You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI CAMPUS TORQUATO NETO LICENCIATURA PLENA EM HISTRIA 2 BLOCO DISCIPLINA: PRTICA PEDAGGICA II ALUNO:

O: MARCOS ALMEIDA ALVES Resumo A Pesquisa em Histria O livro vem a apontar caminhos para a construo do conhecimento histrico a partir do dilogo entre o pesquisador, as fontes e os mtodos. A idia central desse de que qualquer teoria para a analise e produo no campo da Histria no pode ser desvinculada da prpria historicidade da teoria, isto , da construo desta no desenrolar da prpria pesquisa. As autoras acreditam na necessidade de um esboo terico, tambm na sistematizao do trabalho de pesquisa, mas argumentam que cada pesquisa tem sua prpria problemtica, ento se prender a esquemas e mtodos rgidos no compreendia as possibilidades que um tema pode oferecer. Na introduo, as autoras justificam a experincia dos homens nas lutas de interesses e de valores, a partir da a cultura passa a ser aprendida como todo um modo de vida e de luta. Comentam da ao dominadora do Estado nesse contexto, entretanto, mais adiante, mencionam que existem outros meios de poder e dominao, e todo um processo de denominao que permeiam a populao. Propem um estudo de pensar no real, fazendo com que o pesquisador crie novos conceitos de observncia e pesquisa. Levando a histria como um campo de possibilidades. Trabalhar um tema como sendo mais importante ou mais relevante significa fechar os olhos ao leque de possibilidades apresentadas por outros tipos de abordagens. Por isso importante se ampliar a noo de documento para o historiador, bem como as formas de trabalh-los. O destaque est ver o documento dentro de sua historicidade e formular as perguntas que melhor o interpretam, permitindo um dilogo entre historiador e documento, pois o prprio documento tambm formula perguntas. Fontes diferentes pedem analises diferentes. Por exemplo, textos no podem ser vistos da mesma forma que um filme ou uma foto, cada documento pede seu prprio acompanhamento. No captulo que trata dos passos da pesquisa, o de maior contedo destinado a mos a massa, ou melhor, a pesquisa propriamente dita. Enumeram passo a passo, que entendem fazer parte de uma pesquisa. Desde a escolha e definio do tema at o produto final. Destacam dois pontos intrnsecos ao historiador para escolha do tema, o primeiro quando o pesquisador quer ampliar seu campo em torno de um assunto abordado, no segundo caso quando se quer colocar sua prpria experincia, buscar respostas para seu prprio cotidiano. Entretanto, citam que a delimitao do tema se faz necessria. Na parte da pesquisa, entendendo a histria como um campo de possibilidades e a partir da problematiz-la. Podendo explorar a prpria experincia ou na investigao de um objeto apoiando-se na pesquisa cientfica, para essa segunda escolha, as autoras sugerem alguns passos a

serem seguidos: leitura da bibliografia, tomar conhecimentos das posturas tericas e a ultima a formulao de hipteses. Afirmam que os procedimentos de uma pesquisa no so pr-estabelecidos, contudo, no desenvolvimento da pesquisa, fruto do dilogo entre teoria e evidncias. Enfatizam o modo de seleo das evidncias e o interesse e a abordagem pelo pesquisador. Tambm, nessa parte do livro, mencionam a importncia das fontes, inclusive, so contrrias ao que dita os manuais e afirmam que no d para fazer a seleo de fontes depois da problematizao. Quanto ao produto final da pesquisa, pontuam alguns itens importantes ao historiador, a saber: a pesquisa como meio de reflexo, incorporar o social e a expresso natural e espontnea. Por fim, as professoras trabalham a importncia da relao orientador/aluno e como esta pode se construir, e concluem o trabalho chamando a ateno ao fato de que h uma importncia poltica no trabalho do historiador e no se deve deixar de lado esse fato quando se produz se escreve ou quando se analisa a historiografia. Um excelente manual, sem dvidas, embora peque, nalguns momentos, pela prpria tendncia terica das professoras, que buscam uma histria um pouco mais cultural e poltica se aproximando da Histria Nova. Quer dizer, poderiam ter deixado claro que o mtodo que discutem "um" mtodo, e outros, sejam eles da escola econmica, dos annales e outros, tambm podem ser usados. Tive a impresso de que foi bem abordado o que no fazer, mas o que fazer no foi encontrado, embora isso se justifique pela prpria proposta de uma tcnica que se atualiza. Podemos concordar ou discordar das autoras quanto a alguns de seus posicionamentos, mas o livro tem seus mritos principalmente na discusso sobre a necessidade de se flexibilizar os mtodos e projetos de pesquisa e que as tcnicas no precisam ser rgidas e imutveis, mas podem e devem resultar das necessidades da prpria pesquisa e do objeto a ser pesquisado.

You might also like