You are on page 1of 13

Repblica de Angola Ministrio do Ensino Superior e Cincia e Tecnologia Instituto Superior Politcnico Metropolitano de Angola Departamento de Cincias Econmicas

e de Gesto

Introduo Economia

Nome: Pedro Kialongo Fernando Avelino Turma - LEO1NB Sala - 317 Turno - Noturno

Docente: Bonifacio Sessa

Trabalho de Frequncia 1

1. Antes de responder as questes que se seguem, o estudante deve procurar definir, compreender e descriminar os seguintes conceitos: a) Economia: cincia de administrao de recursos, que estuda as formas do
comportamento do consumidor, inventaria os desejos ilimitados, possibilita o bom funcionamento das empresas, e fornece as bases para a formulao de uma politica econmica por parte das empresas e do Estado, visando um fim ltimo: a produo de bens e servios necessrios satisfao das necessidades da populao atravs da utilizao racional dos recursos disponveis escassos. - Estudo da maneira pela qual as pessoas adquirem as necessidades e as comodidades materiais, dos problemas que encontram ao faz-lo e das maneiras pelas quais estes problemas podem ser contornados. - a cincia que estuda as formas de produo, distribuio de bens e servios e o seu uso racional atendendo que os recursos so escassos e as necessidades ilimitadas.

b) Microeconomia: um ramo da economia que estuda o comportamento dos


agentes econmicos (Famlias, Estado, Resto do Mundo, Empresas) produtores e consumidores - individualmente, ou seja, estuda o modo como as empresas e as famlias tomam decises de natureza econmica. Estas decises so para as empresas do tipo: o que produzir e como produzir, a que preos. - Estudo das unidades individuais na economia( como familias, empresas e industrias) e as suas inter-relaes. Estudo da alocao dos recursos e da distribuio de renda. - Estuda a economia em partes, procurando dar solues as necessidades provenientes dos agentes econmicos.

c) Macroeconomia: ramo da economia que estuda o funcionamento da economia


como um todo no que respeita ao produto, ao rendimento, evoluo dos preos, ao desemprego, a despesa, o comrcio internacional e outros indicadores variveis macroeconmicos. A macroeconomia olha para questes como a de saber por que que o conjunto dos preos de um pas cresce mais ou menos de ano para ano, por que que a inflao maior ou menor e qual oo efeito da inflao sobre a produo agregada de um pas ou sobre a despesa de consumo agregado das famlias de um pas. - Estudo dos agregados econmicos, tais como emprego total, taxa de desemprego, produto nacional e taxa de inflao.

d) Sistemas econmicos: o ramo da economia que estuda os mtodos e


instituies pelas quais sociedades determinam a propriedade, direo e alocao dos recursos econmicos e as suas respectivas trajectrias de desenvolvimento econmico. - Conjunto de relaes bsicas, tcnicas e institucionais que caracterizam a organizao econmica de uma sociedade e determinam o sentido das suas decises fundamentais.

e) Economia centralizada: um sistema econmico no qual a produo previa e


racionalmente planejada por especialistas, na qual os meios de produo so propriedade do estado e a actividade econmica controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produo e distribui as matrias primas para as unidades de produo. - Tipo de sistema econmico em que as principais decises quanto ao qu, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens so tomadas ao nvel central pelo Estado. Numa economia centralizada a propriedade dos factores de produo colectiva ou estatal e o mecanismo regulador da economia so os planos efectuados pelo prprio Estado, desenvolvidos com o objectivo de maximizar a satisfao das necessidades da populao. - Sistema econmico em que a produo e a alocao de bens e servios est nas mos do Estado.

f) Modelos econmicos: Um modelo nada mais do que uma representao


simplificada da realidade expressa atravs de smbolos e operaes matemticas que busca descrever um certo conjunto de relaes econmicas. - Modelos so verses simplificadas da realidade , que permitem estudar assuntos complexos isolando suas partes constituintes mais significativas.

g) Prognsticos econmicos: modelo que usado para fazer uma anlise antecipada
das aces econmicas.

h) Economia de mercado livre: modelo econmico em que a actividade econmica


deve ser realizada sem coao ou orientao centralizada. - Economia na qual as decises de indivduos e empresas so tomadas nos mercados, e no as imposies governamentais, determinam as respostas s grandes questes: o qu?, como? e para quem?. - Sistema econmico onde no h interveno do Estado, sendo que as decises so tomadas no mercado com base no preo.

i) Anlise econmica positiva: parte da economia dedicada anlise do


funcionamento do mundo real - passado, presente ou futuro - sem qualquer pretenso de julgar a justia desse funcionamento.

j) Anlise econmica normativa: parte da economia dedicada formulao de conceitos de bem-estar social e utilizao dos ditos conceitos para avaliar polticas e mecanismos econmicos. k) Custo de oportunidade: montante que um recurso poderia render no melhor de
seus usos alternativos. A alternativa que preferida quando algo produzido. - Custo associado a uma determinada escolha e que se traduz no valor que se atribui melhor alternativa de que se prescinde quando se opta entre vrias alternativas devido aos recursos serem escassos. - a transferncia dos factores de produo de um bem A para produzir um bem B, o sacrifcio de se deixar de produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B.

l) Custo e benefcio marginal: custo o ndice de variao do preo de bens e


servios consumidos por uma parte significativa da populao em determinado perodo, cujo valor permite avaliar o poder de compra dos consumidores. Benefcio o resultado de uma aco, que pode ser positiva, negativa ou neutra. Aquilo que se ganha no acto de uma compra ou negcio.

m) Escassez : o que falta ou qualquer deficincia. Montante pelo qual a quantidade


ofertada menor que a quantidade procurada (demandada) ao preo prevalecente; o oposto de excedente. - Conceito base da teoria econmica e representa a insuficincia de bens para satisfazer os desejos ilimitados das populaes.

n) Parmetros: princpio ou norma a ter em conta na estruturao de um problema ou


sistema de problemas.

o) Declive: mede a taxa de variao ao longo da linha, isto variao em Y e por


variao em X. Inclinao de uma recta face ao eixo das abcissas. Coincide com a tangente do ngulo formado pela recta e por esse eixo.

p) Variveis: Dependente e independente: varivel dependente aquela que


influenciada pela varivel independente. Varivel independente aquela que influencia a varivel dependente.

q) Ceteris paribus: as outras coisas sem variar. Na anlise da procura e oferta de um


mercado comum a utilizao de pressuposto de ceteris paribus; isto , toma-se o pressuposto de que nenhuma varivel que afecte a procura ou a oferta, excepto o preo, pode variar.

- Hipteses a seguir em certas leis e funes econmicas e, qie se consideram vrios factores constantes, excepto aquele que est a ser analisado/investigado.

r) Bens e servios: bem- meio material ou imaterial que as pessoas utilizam, bem ou
mal, para satisfazer as necessidades. Servios - produtos que no assumem a forma de um bem material e que satisfaz alguma necessidade.

s) Definir oferta e sua lei: uma representao grfica da funo oferta, a qual
traduz algebricamente a relao entre a quantidade a oferecer de um determinando bem e o seu preo de mercado, mantendo-se constantes os outros factores que podem fazer alterar a oferta de bens. Lei da oferta: a quantidade oferecida de um bem aumenta quando o preo sobe, e diminui quando o preo desce.

t) Definir a procura e sua lei: uma representao grfica da funo procura, a qual
traduz algebricamente a relao entre a quantidade procurada de um determinado bem e o seu preo no mercado, mantendo-se constantes os outros factores que podem fazer alterar o consumo de bens. Lei da procura: a quantidade procurada de um bem aumenta quando o preo desce, e desce quando o preo aumenta.

u) Bens substitutos, complementares, normais e outros. u.1 - Bem substituto - tipo de bens que podem substituir outros no acto da sua
utilizao.

u.2 - Bem complementar - aquele que precisa de outro para ser utilizado de modo a
satisfazer uma necessidade. u.3 Bem normal - bem para o qual a quantidade procurada aumenta quando seu preo baixa.~ u.4 - Bem duradouro - aquele que se utilizado por alguns consumidores impede que outros o possam utilizar, embora ningum esteja impedido de usar. u.5 - Bem livre - aquele que existe na natureza de forma abundante, no existindo a interveno do homem para ele existir. u.6 - Bem econmico - aquele que existe em quantidade limitadas. necessrio para um preo para se obter. u.7 - Bem final - aquele que j sofreu todas as transformaes possveis. u.8 - Bem intermedirio - utilizado com isumo na produo de outro bem ou servio.

2. Descreve as caractersticas do sistema de economia de mercado livre e diga em que circunstncia importante a interveno do Estado/governo no mercado livre. R: As caractersticas do mercado livre so:
1. No h interveno do Estado; 2. As decises so tomadas com base no preo; 3. O agente econmico livre de tomar decises.

3. Esclarece o seguinte dizer: os consumidores tm um interesse prprio racional.

De acordo aos diversos produtos encontrados no mercado, o consumidor livre de tomar a deciso na hora da compra. neste sentido que deve saber pensar. Pensar o suficiente para lhe levar a uma compra que lhe agrade. No deve emocionar-se, para depois no se sentir arrependido. O interesse racional baseado no desejo de satisfazer determinada necessidade, pois, pode existir vrios bens no mercado e o consumidor naquele momento no ter condies para efectuar a compra.

4. O Pedro aceitou uma proposta de emprego para exercer a funo de contabilista numa empresa de seguros e usufruir um salrio de USD 42.000,00 (quarenta e dois mil dlares). Ele tinha vindo a trabalhar para um banco privado onde rendia-lhe USD 32.000,00 (trinta e dois mil dlares). Qual o custo de oportunidade de aceitar a proposta da empresa de seguros? R: O custo de oportunidade deixar de trabalhar no banco privado. 5. O Jonas est a considerar a compra de um novo tapete para a sua loja de perfume. O benefcio adicional do tapete de $ 35.000,00 e o custo adicional de $28.000,00. Que conceito econmico pode o Jonas basear a sua deciso. Deve o Jonas comprar o novo tapete ou no? Porqu? R: O conceito que Jonas deve basear-se para a sua deciso o Ceteris Paribus. O Jonas
deve comprar, porque ele no vai perder nada o benefcio maior que o custo.

6. Compraste cinco latas de doce caseiro 6000 Kz cada durante a feira de promoo para t-los como presente de natal. No ltimo dia da feira tu regressas e encontras a lata de doce a ser vendida a metade do preo. O valor de obteres outra lata de doce de 4000 Kz. Qual o custo marginal de mais uma lata de doce? R: a) Custo inicial - 5 6000Kz b) Custo marginal - 1 4000Kz 7. O representante de uma publicadora oferece-se a levar e pagar o almoo a um professor e este aceita. Qual o custo de oportunidade do professor aceitar o almoo? R: O custo de oportunidade a tarefa que o professor iria desempenhar na hora
que o almoo foi marcado. Ou seja, o que o professor deixou de fazer no momento do almoo.

8. Algumas pessoas pensam que acordos de comrcio internacionais como os da SADC podem aumentar o nvel de desemprego em Angola. Isto uma questo da anlise econmica positiva. Comente (dois pargrafos). R: Pode aumentar o nvel de desemprego caso os recursos no forem bem utilizados, de outra forma o cenrio pode se bem diferente.

Mas tambm, esses acordos podem ajudar bastante de acordo as convenes que so celebradas e se so direccionadas para a populao. 9. BESS SOLUTIONS AUTO est considerando os vrios possveis nveis de produo. Os benefcios esto representados a seguir: Quantidade Benefcios (Nveis de produo) 100 70 200 130 300 180 400 220 a) Qual o benefcio marginal de aumentar a produo de 200 unidades para 300 unidades? R: O benefcio marginal de 100 unidades. 10. BESS SOLUTIONS REFINARIA pode controlar a sua produo diria de gasolina e leo de aquecimento num vasto cenrio, dependentemente da demanda (procura), de acordo o quadro que se segue (em 000 barris): leo de aquecimento Gasolina 250 0 200 50 150 90 100 125 50 150 0 170 b) Desenvolve a FPP ou CPP para este cenrio. c) Qual o custo de oportunidade de aumentar a produo de leo de aquecimento de 100 para 150? R: O custo de oportunidade 50.000 barris de leo de aquecimento

11. A Korea do Sul gastou somas grandes de dinheiro em melhorar o sistema de educao. Demonstre o impacto deste melhoramento na sua FPP/CPP usando automoveis e computadores como os dois produtos.

12. Se assumirmos uma relao entre consumo (Y) e renda (X) de forma que: Y=0,9X. a) Demonstre graficamente esta relao. b) Qual o declive desta linha (curva)? c) Qual o intercepto (interseco ou ponto de interseo)?

13. Os dados que se seguem mostram os resultados de exame do Joo e o tempo (horas) investido nos estudos.
Provas Horas Estudadas Nota

1 2 3 4 5 6

2 3 4 1 7 0

75 85 90 50 90 0

a) Apresenta a opo grfica desta tabela e assegura a colocao da varivel independente (explicativa ou exogena) no eixo horizontal. b) A relao parece ser linear? Explique. c) Determine o declive entre 2 e 3 horas de estudo.

14. Tu tens 5 horas para investir nos teus estudos, porm deves escolher entre estudar Microeconomia I e Macroeconomia II. Todo tempo que gastas em estudar cada disciplina aumenta a sua nota de exame para aquela disciplina, mas existe um custo porque no podes estudar a outra disciplina ao mesmo tempo. A tabela a seguir apresenta os teus custos e benefcios marginal.
Horas de estudo em Micro Marginal Benefit (aumento de pontos no Exame de Micro) Custo Marginal (perca de pontos no Exame de Macro)

0 1 2 3 4 5

0 20 15 12 5 2

0 5 10 12 15 18

a) Se valorizas de forma equitativa os pontos para ambos os exames, durante quanto tempo deves estudar Microecnomia I, e porqu? R: De forma equitativa devia estudar duas horas e meia de Microeconomia I. 15. Para cada par de equao, mostre graficamente a equao original; indica se houve ou no mudana (variao) no intercepto, no declive ou simultaneamente nos dois (declive e intercepto); mostre graficamente a nova equao. a) Y=50 - 2x ; Y=1.000 - 2x b)Y= 10x ; Y= 20x c) Y= - 50 + 5x ; Y= - 1.000 + 10x

Referncias Bibliogrficas
WONNACOT, Paulo , WONNACOT, Ronald, Economia, 2 Edio, Makron Books, 2004 SOARES, Jos Carlos, Dicionrio de Economia, Pltano Editora, 2008 Tiradas da internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia#Sistemas_econ.C3.B4micos Pgina visitada em11/05/12 http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_planificada Pgina visitada em11/05/12 http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/economiacentralizada.htm Pgina visitada em11/05/12 http://www.ppge.ufrgs.br/giacomo/arquivos/ecop72/modelos-economicos.pdf Pgina visitada em11/05/12 http://pt.shvoong.com/business-management/1922235-introdu%C3%A7%C3%A3o%C3%A0-economia-modelos-econ%C3%B4micos/Pgina visitada em11/05/12

You might also like