You are on page 1of 2

REDE DE ATENO ONCOLGICA

Lanada em 2005, a Poltica Nacional de Ateno Oncolgica passou a tratar o cncer como problema de sade pblica, conforme orienta a OMS. O controle da doena deve focalizar o diagnstico precoce e a preveno, em vez de se concentrar no tratamento das fases avanadas. O INCA vem estruturando uma Rede de Ateno Oncolgica para congregar parceiros governamentais ou no com um objetivo: reduzir a incidncia e a mortalidade por cncer e garantir qualidade de vida aos pacientes em tratamento.

www.inca.gov.br

INSTITUTO NACIONAL DE CNCER

Voc conhece o INCA?


O Instituto Nacional de Cncer (INCA) o rgo do Ministrio da Sade do Brasil que orienta e assegura a realizao de aes nacionais para o controle do cncer.

Pesquisa
Interage com instituies no pas e no exterior e estimula a produo do conhecimento cientfico, visando melhorar procedimentos diagnsticoteraputicos e formar pesquisadores em oncologia.

Centros de Alta Complexidade em Oncologia. O INCA acompanha a instalao, treina, equipa, fiscaliza e supervisiona esses centros.

Controle do Tabagismo
Em 15 anos, as aes do programa reduziram o percentual de fumantes na populao em cerca de 40%. Tais resultados garantiram ao INCA o posto de Centro Colaborador da Organizao Mundial da Sade para o Controle do Tabaco na Amrica Latina e pases de lngua luso-hispnica.

O que o INCA faz?


Coordena e desenvolve aes de controle do cncer nas reas de ensino, pesquisa, preveno, deteco e vigilncia, informao e assistncia oncolgica:

Assistncia
Estrategicamente, o Instituto Nacional de Cncer funciona como instncia tcnica do Ministrio da Sade para os assuntos ligados cincia e s prticas oncolgicas (controle, avaliao, regulamentao, e incorporao tecnolgica). Somente no Estado do Rio de Janeiro, o INCA absorve mais da metade dos pacientes em tratamento oncolgico.

Ensino
Articula educao e prtica para melhorar a prestao de servios em oncologia em todo o Brasil.

Como o INCA trabalha no Brasil? Por meio de programas nacionais, como:


Qualidade em Radioterapia
D condies para que as instituies de servios de radioterapia do SUS apliquem a radioterapia com qualidade e eficincia.

Controle dos cnceres de mama e de colo do tero


Reduzir a mortalidade a meta do Programa Nacional de Controle do Cncer de Mama e de Colo do tero. Para isso, preconiza o acesso ao diagnstico precoce pelo exame preventivo, o exame clnico das mamas, alm do tratamento adequado do tumor. A deteco desses tumores na fase inicial faz parte das determinaes da Poltica Nacional de Ateno Oncolgica, lanada em 2005.

Preveno, Deteco Precoce e Vigilncia do Cncer


Desenvolve programas nacionais em parceria com as secretarias de sade estaduais e municipais brasileiras. Assim, executa aes estratgicas de preveno e deteco precoce do cncer embasadas pela anlise e produo de dados tcnicos e cientficos sobre a doena.

Expanso da Assistncia Oncolgica


Visa a expandir o modelo da assistncia oncolgica integral por meio da implantao de

You might also like