You are on page 1of 6

Ministrio de Msica

Pastores e Lderes

No separe um msico para o ministrio sem que ele receba a devida preparao e contnua orientao. Por outro lado, cuidado para no colocar pessoas que no possuem qualificaes mnimas para atuar no ministrio. Ex: uma pessoa que no possui musicalidade ficar exposta diante das pessoas. importante conferir se este o ministrio dela. Lembre-se que " fcil colocar pessoas no ministrio, mas difcil tir-las". Portanto, cuidado para no criar nas pessoas falsas expectativas, pois isso acarretar problemas para voc. Ensine a Palavra de Deus constantemente; no somente sobre temas que envolvem "louvor e adorao", mas detenha-se em assuntos que forme o carter do msico; principalmente no incio da formao de um ministrio de msica. importante fazer reunies de estudo da Palavra. O pastor no precisa ser msico, mas precisa ter a viso a respeito do ministrio de msica, seno pode acabar atrapalhando o crescimento dos msicos e da Igreja. Invista tempo e dinheiro na formao dos msicos, pelo menos nos que exercem alguma funo de liderana e acreditem neles, pois surgiro frutos. Aprimore continuamente os equipamentos de som e instrumentos. Eles possuem uma vida til, no so eternos. Alm da reunio de estudo da Palavra, estabelea reunies de orao com alvos bem definidos. De tempo em tempo realize reunies de comunho (passeios, churrascos, jantares, caf-da-manh, entre outros). Pastores, andem com seus msicos, pois eles tambm so suas ovelhas. Cobre, mas dentro de um equilbrio, no exija mais do que eles podem oferecer. Em um outro aspecto de cobrana, seja cuidadoso e prudente, pois no se pode exigir de uma criana um comportamento de um adulto. Seja paciente! Seja um exemplo vivo. No mande s fazer, faa na frente, mostre como se faz. No estou dizendo sobre a tcnica musical, mas falo sobre vida, conduta, postura, compromisso, responsabilidade, amor e respeito.

Dirigente de Louvor

Conhea bem os arranjos e os cnticos ensaiados. Estabelea alguns sinais para mostrar a parte do cntico que voc quer cantar, subida de tom, entre outras coisas. Dirija a igreja, mas tambm os msicos. Muitos grupos musicais ficam perdidos com a falta de direo de alguns dirigentes; no sabem se voltam 1 estrfe, se entram no cro, etc. Procurem falar somente o necessrio. No se esquea que, de repente, j foi escalado um pregador para a reunio. O ministrio de msica e a linguagem

principal a cantada e no a falada. Alguns dirigentes falam demais e se esqueem de ministrar cantando. Estude msica, principalmente o canto. Muitas vezes a congregao "suporta" em amor a falta de tcnica e afinao mnima de alguns dirigentes de louvor. Seja livre e no formal. Quando errar, encare com naturalidade, porque apesar de estar na frente da congregao, voc est ministrando diante de Deus e para Ele. Ele sabe como e quem somos. Estude e viva a Palavra continuamente, para que Ela esteja sempre nos seus lbios. A boca fala do que est cheio o corao. Permita que os msicos instrumentistas profetizem tambm. D espao para que isso ocorra, seja sensvel ao Esprito Santo. Antes de exigir que a congregao tenha uma postura de adorao no louvor, veja se sua vida referencial nessa adorao, queira ou no, voc como dirigente um referencial. A adorao contagiada e no somente ensinada. O fluir deve comear primeiramente quando voc estiver a ss com Deus (no seu quarto), no espere fluir s no plpito. Voc fluir l em cima (plpito) a medida que fluir em baixo (no quarto).

Msicos em Geral

O msico precisa aprender a se "mixar" no grupo, aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, um conjunto musical. Todo msico deve treinar prtica de conjunto se quiser amadurecer mais rapidamente. A teoria musical fundamentalmente necessria, mas entre a teoria e a prtica h uma distncia que poucos querem percorrer. "Um bom mdico no aquele que receita um remdio sem saber o que est fazendo. Um bom msico no aquele que toca sem saber o que faz". Autodidata - H um engano no uso deste termo, pois h muitos analfabetos musicais dizendo-se autodidatas (uma desculpa para a preguia), autodidata aquele que estuda sem um professor, mas estuda. Uns falam antes de tocar algo, outros tocam antes de falar algo. Eis a diferena entre "msicos" e msicos. O msico deve aprender a conduzir uma msica como ela e no como ele acha que deve ser. Isto maturidade. H msicas em que o metrnomo s serve para o primeiro compasso, porque necessitam de uma interpretao flexvel. A pulsao rtmica bem como o andamento so para serem sentidos e no ouvidos. Este princpio para todos, mas fundamental para bateristas e percursionistas. Acompanhar um cntico antes de tudo uma prtica de humildade e sensibilidade. Nas igrejas, geralmente, os msicos querem mostrar toda a sua tcnica em hora errada. O correto usar poucas notas, no saturar a harmonia, inserir frases nos espaos meldicos apenas, e o baterista conduzir. Ou seja, economize informaes musicais! H uma tendncia atual de supervalorizar a velocidade do msico, quantas notas ele executa por tempo. Velocidade no sinnimo de bom msico. O bom

msico aquele que tem a sensibilidade de fazer a coisa certa na hora certa. A velocidade uma consequncia. A tcnica deve ser estudada e sempre aprimorada, mas lembre-se de que um meio de facilitar a execuo da msica e no um meio de exibicionismo. Uma boa maneira de aprimorar a interpretao aprender primeiro a se ouvir, depois executar. Tem gente que canta e toca e no sabe o que est fazendo; acostume ento a gravar o que executado e seja autocrtico, estude, grave e oua o que estudou; com o tempo voc encontrar a forma ideal para a sua execuo. Lembre-se: pausa tambm msica, portanto, "no sole na pausa". A msica possui trs elementos bsicos: harmonia, melodia e ritmo. Procure distribuir os instrumentos musicais no arranjo conforme estes elementos. H instrumentos harmnicos e meldicos, h somente meldicos, h rtmicos e instrumentos que fazem os trs, mas defina no ensaio ou arranjo, quais sero os devidos "papis" para cada instrumento. A escolha do tom de uma msica depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e confortvel para ela. Mesmo que o tom escolhido no seja o mais confortvel para o instrumentista ele deve execut-lo. Outra observao que o tom pode influenciar na soronidade da msica vocal com acompanhamento. O problema que muitos confundem. Na msica instrumental, a tcnica e a expresso so mais exigidos porque as notas devem transmitir algo. Na msica onde h o canto, a nfase para a mensagem, portanto, no deve ser interferida por outros elementos. Versatilidade - Procure ser o mais possvel. Saiba ouvir vrios estilos, do erudito ao moderno, oua com ouvido crtico e analtico. Saiba ouvir. Extraia coisas boas de cada estilo. Outro detalhe, o msico no ficar "preso" somente ao seu instrumento, saiba apreciar a forma de execuo como sonoridade e fraseado de outros instrumentos.

Tecladista

Geralmente os instrumentos harmnicos, numa banda, como os teclados, violes e guitarras, entram em choque. Procure definir no arranjo e no ensaio o papel de cada um ritmico-harmnico. Para os tecladistas, seria bom que estudassem tcnica em um piano, isto melhora a "pegada". O tecladista tem duas mos, seria bom saber us-las! Na maioria dos casos a mo esquerda limita-se a dobrar o baixo, atrapalhando, por vezes, o contrabaixista. Por isso, a tcnica pianstica insubstituvel! Apesar de ser um instrumento verstil, no toque o teclado sempre da mesma forma e com os mesmos sons. Oua! Cada estilo tem uma maneira de tocar e timbres mais coerentes a serem usados. Estude bem o uso dos pedais. No estrague com o p o que voc faz com as mos. Durante a execuo de uma msica no necessrio tocar muitas notas. Esteja sensvel ao ritmo e ao tipo de msica.

Quando estiver fazendo um fundo musical, fique atento a dinmica do dirigente para que haja harmonia (ligao) ao que est sendo falado. Ex: nfase na alegria - usar acordes maiores, etc.

Baterista

Procure estudar a tcnica com o auxlio de um metrnomo. Lembre-se que estudar a tcnica, no a mesma coisa que estudar ritmos. Ao executar uma msica, lembre-se que voc no est sozinho, aplique as viradas no tempo e momentos certos. No necessrio uma virada de quatro em quatro compassos. importante seguir um "groove" junto com o baixista, pois so eles que do sustentao msica. Seja um msico maduro e disciplinado! Esteja atento ao dirigente de louvor, pois ele quem conduz as voltas da msica. Os pratos no possuem o mesmo som. Utilize-os corretamente, para no atrapalhar o desenvolvimento da harmonia.

Baixista

Um instrumento no toca sozinho, depende de voc; logo, no tenha medo de toc-lo. Durante as ministraes, lembre-se que voc no est tocando no seu CD solo, deixe os outros tocarem tambm. No seja cansativo! Mantenha a disciplina musical e procure trabalhar o "groove" junto com o baterista. Tenha uma boa variedade ritmica, baixista sem "swing" pior que gringo tocando msica brasileira. No use "slap" em msica de "adorao" - o mesmo que bateria de escola de samba no meio de uma valsa. O que voc aprendeu hoje, no necessrio aplicar na primeira msica que tocar.

Guitarrista

Procure se coordenar com o tecladista para que no haja "excesso" de harmonia. Procure ouvir todos os instrumentos quando estiver ministrando e lembre-se que voc no est tocando um CD solo. No seja cansativo, pois existe o momento certo para se fazer solos. Esteja sensvel! Seja maduro! Procure com diligncia a sonorizao ideal e os efeitos a serem utilizados de acordo com as canes que esto sendo ministradas. No necessrio tocar todo tempo, explore as pausas criando assim, expectativa. Procure ser um guitarrista verstil, estudando vrios estilos e ritmos.

Backing Vocal

O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, um instrumento s, e como tal, necessrio estar no contexto do arranjo geral. No pode ser um instrumento solto. Procure atingir nos ensaios, o equilbrio de voz entre todos. necessrio timbrar as vozes e estar atento afinao. Procure cantar dentro da sua tessitura (extenso vocal). Faa diviso de vozes, pois isso enriquecer a msica. Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para no cantar outra parte da msica atrapalhando assim, o fluir do cntico. Desenvolva expresso quando estiver cantando. Cuidado com os improvisos, pois em excesso podem se tornar cansativo e ao mesmo tempo atrapalhar o dirigente.

Tcnico de Som

importante estudar e conhecer os equipamentos para poder utiliz-los da melhor maneira, evitando tambm danos nos equipamentos por causa do seu uso inadequado. Existem muitos "curiosos" atuando nesta rea. Cuidado com o volume dos instrumentos para no saturar o ambiente e provocar incmodo aos ouvintes. Lembre-se que o volume das vozes deve ser maior em relao aos instrumentos para que as pessoas entendam o que est sendo falado ou cantado. Sua participao no culto fundamental. Fique atento! No fique "viajando". Concentrao total! Quando voc estiver escalado para atuar no som, no se distraia e nem se ocupe com outras atividades: servir a ceia, fazer o ofertrio, cuidar dos carros estacionados, etc. Saiba que j existem pessoas escaladas para estas atividades. Isso parece um absurdo mencionar, mas acontece, e muito... Seja amvel e educado quando as pessoas vierem te falar ou orientar algo relacionado ao som. No atrapalhe a ministrao! Quando surgir algum problema seja discreto para poder solucion-lo. Depois de mixado os volumes, no h mais necessidade de ficar mexendo na mesa de som. Portanto, no mexa mais no som, pois isso atrapalha o bom andamento da ministrao. Participe da ministrao! Cuide dos equipamentos como se fosse seu! Devemos zelar pelas coisas de Deus.

A postura do Msico

Aprenda a honrar e respeitar seus lderes. Seja submisso! Cumpra com seus compromissos (horrios, ensaios, reunies, etc). Seja uma pessoa de palavra! Aprenda a servir com alegria (Rm 14:17-18).

Esteja concentrado quando vier para o culto. Se voc chegar mais cedo dedique um tempo orao. Quando os teus companheiros chegarem, no fique tocando "instrumental", mas procure ensaiar as msicas que iro ser ministradas naquele culto. Depois, dedique um momento de orao junto com os teus companheiros. Cuidado com a sua aparncia (vesturio) para que no haja comentrios negativos entre as pessoas. Seja prudente! Cuidado com as brincadeiras e piadas fora de hora (Sl 37:30). No fique "voando"! Participe de todos os momentos da ministrao. Profetize atravs da msica! (I Cr 25:1). No seja um msico medocre! Leia, estude e medite a Palavra de Deus, pois Ela quem nos traz inspirao e uno. Profecia = Inspirao: vem da Palavra de Deus - Uno (Jo 6:63) - definio: Atos 10:38 - poder! a presena de Deus manifesta na pessoa do Esprito Santo. Lembre-se: "A base do seu ministrio deve ser a meditao e orao".

You might also like