You are on page 1of 7

Gnero nas intersees: classe, etnia e geraes ST.

34 Francineide Pires Pereira Universidade Federal do Piau Palavras-chave: masculinidades; classe; raa/etnia.

Seja homem!: o processo social de produo de masculinidades

Introduo Resultado de uma pesquisa realizada para uma tese de doutoramento em cincias sociais, pela PUC/SP1, o trabalho procura apreender e analisar os processos sociais de construo e persistncia da dominao masculina, em unidade com classe e raa/etnia. Enfrenta, portanto, a discusso sobre a natureza das relaes de gnero nas condies atuais, por meio do estudo da vida dos homens, procurando no incorrer na abordagem de um homem abstrato, que termina por atender aos interesses de um homem branco, de classe mdia ou proprietrio. Para tanto, realiza uma abordagem terico-metodolgica, que leva em conta a diversidade das clivagens particulares produzidas em face deste processo, pela escolha dos sujeitos componentes da pesquisa. Baseia-se, ento, na histria de vida de oito (08) pessoas do gnero masculino, sendo que seis (06) so heterossexuais diferenciados por condio social (proprietrios, segmentos mdios e operrios) e raa/etnia (brancos e negros) , e dois deles so homossexuais, um branco e um negro. Todos vivem em Teresina, capital do Estado do Piau, Brasil. O recurso da histria de vida permitiu a apreenso dos acontecimentos em processo, das prticas em situao, numa perspectiva etnossociolgica2. Tinha como pergunta de pesquisa: se (e quais) categorias de homens, em tendo suas subjetividades constitudas socialmente, como resultado de presses diversas, promoveram mudanas em suas vidas e at que ponto as mudanas, porventura ocorridas, tinham o sentido de busca de relaes superadoras?

1 Ser engendrado como homem

Tomando como categoria central de anlise a produo antroponmica3, segundo a qual, nas condies do capitalismo, as pessoas so produzidas do modo como sero consumidas pela sociedade, apresento o processo de produo de seres humanos ocorrido na histria dos seis entrevistados heterossexuais. Em seguida, baseio-me, principalmente, em Saffioti4 e Connell5 para

apresentar das histrias de vida, os processos sociais de construo de identidades no somente gendradas, mas gendradas na direo da forma patriarcal desta determinao. Com doze anos de idade, Cirineu, por exemplo, descrreve a relao pai-filho no que toca ao trabalho. Ao fazer isto, termina por descrever a construo de sua identidade como a de um deteminado tipo de homem:
E a gente se habituou muito a ter esse dilogo entre pai e filho. E eu, como mais velho passei a ser o filho de confiana do velho. A, todo negcio, como ele j era um pouco adoentado, todo negcio dele, ele teria que confirmar comigo. Chamava: meu filho, ser bom fazer isso? A, a gente comeou a dar idia. Para comear, com 12 anos, quando eu disse que ia assumir o servio, porque ele adoeceu, ele disse que eu no tinha condio. E queria ficar sempre dominando. Dizer: faz isso, faz aquilo. E eu senti que no dava. A eu digo: no, pai, o senhor pode deixar a direo do servio, que eu sei. E a gente passou. A, ns j ramos trs rapazes.

Tambm Cabea Branca, ao descrever a sua a condio de alugadona infncia f-lo, j de modo gendrado. Quando surge a pergunta: mas, o servio que voc fazia na casa era o servio esperado de homem?, ele esclarece:
No! Era s mesmo o servio: dar gua a animal, cortar lenha para cozinhar o feijo, dar gua ao gado, s criaes [...]. Era assim, a luta de casa, mas no de cozinha; a de cozinha era s mesmo para pisar arroz, ajudar a pisar arroz, as meninas... tinha dia que as meninas no podiam pisar tudo, a gente ajudava a pisar. Tudo era pisado em pilo, o arroz.

J a experincia de Paco descreve a situao oposta: ser obrigado a fazer trabalhos dompesticos, quando:

[...] meu grande sonho era tambm trabalhar de vender [cocada}, s que eu sempre fui protegido pela mame. Minha mame nunca me deixou fazer isso; ela botava o filho da outra para ir fazer, n, da irm. [...]. Na realidade, eu era encarregado dos trabalhos domsticos em casa. Eu cozinhava, quando ela ia lavar roupa. Ento, eu ficava tomando conta da comida e das crianas. Varria a casa, cozinhava, botava no fogo. Quando dava tal hora, eu ia no..., a gente morava muito prximo do rio, a eu descia, ia pegar a roupa na bacia; voltava para casa, estendia e ficava cuidando dessa parte mais domstica com ela.

Face a este sonho no realizado, Paco conclui: eu sempre fui uma criana trancada dentro de casa. Eu no tive uma infncia ... normal como as outras crianas prximas ao meu bairro tinham, que eram muito soltas, na rua.

Pronto, eis a definio de uma infncia normal para um menino! Eis tambm a demonstrao de que a construo de modelos de masculinidade um processo bem mais amplo do que a relao parental. Devido s peculiaridades de sua famlia, Paco era levado a realizar trabalho que, ainda hoje, ele descreve que no era de uma infncia normal. Mas, a relao com os pares, a observao levaram-no a tentar negar este trabalho e realizar outras prticas. Com isto, torna-se possvel fazer a crtica insuficincia da questo de classe no engendramento de homens. Em seguida, ingresso com a discusso acerca da questo da raa/etnia. Neste ponto, demonstro o modo como a dificuldades em lembrar, espontaneamente, sobre o tema revelada pelos entrevistados negros, pode ser um indicativo de um processo social amplo de silenciamento manifestado em mbito individual, pelo esforo de igualar-se em condio social (pobreza). Isto foi demonstrado pelo fato de que, quando instados a falar, apareceram duas posies: negar-se a tratar do assunto, por no ter existido o preconceito; negar-se a falar, para no vitimizar. Aps isto, houve um efeito cascata de rememoraes acerca de preconceitos manifestados contra eles. inmeras lembranas fica menos difcil enfrentar... De posse desta discusso e das categorias fundamentais determinantes da produo de seres humanos, ingresso com a apresentao e anlise das histrias dos seis homens heterossexuais, agora como auto-produo, no captulo intitulado pasrgada aqui: engendrando-se homem heterossexual. Apresento um questionamento acerca da amplitude e da rigidez categoria habitus, tal como apresentada por Pierre Bourdieu6, para explicar a dominao masculina. Esta categoria compreende, segundo o autor, a conjugao entre as aparncias biolgicas e seus efeitos nos corpos e nas mentes, produzidos por um longo trabalho coletivo de socializao do biolgico e de biologizao do social, no qual os gneros como habitus sexuados so postos como fundamento, tanto da realidade, como da representao sobre esta. Ao invs de um trabalho pedaggico explcito, a dominao masculina seria, segundo este autor, o efeito automtico, e sem agente, de uma ordem fsica e social inteiramente organizada segundo o princpio de diviso androcntrico (o que explica a enorme fora de presso que ela exerce)7. Do modo como utilizada a categoria, a dominao masculina termina por se constituir num poder auto-hipntico8, pois, baseando-se num princpio de diviso atemporal e universal, produz efeito automtico, advindo de um inconsciente simblico, muito mais do que resultado de lutas, contradies, imposies e pedagogias. O autor minimiza, desconsidera e tenta descredenciar o longo e intenso trabalho anterior das feministas9 alm de, ao opor a dominao simblica s outras dimenses deste mesmo processo, como o uso da fora, a luta pela construo do consentimento, eternizar um processo que histrico, localizando-o no passado e retirando dos homens contemporneos a participao ativa nesta construo. E mais: a responsabilidade pela atividade 3

para usar uma expresso cara ao universo misgino de construo/reconstruo cotidiana deste processo, como foi visto na histria de vida da pesquisa aqui apresentada, seria, afinal das mulheres. E esta a conseqncia mais grave, pois ele promove o que Mathieu chama de simetrizao10, ou seja, a equalizao de dominantes e dominados na construo da ordem de dominao. Conforme esta autora, a dimenso mais insidiosa da simetrizao promovida por Bourdieu aquela na qual ele supe que as duas categorias so dominadas pela dominao11.No se pode, obviamente, admitir tal assertiva, na medida em que o prprio ato da dominao constitui uma violncia, para quem a sofre, e uma vitria, para quem a exerce. As experincias em anlise demonstram o esforo dos entrevistados para superar sua insegurana e funcionar pelo modelo predominante de masculinidade tanto pela quantidade de namoradas, quanto pelas prticas sexuais com prostitutas, como tambm pela tentativa de fazer sexo com as moas mais chegadas. Diferentemente da reduo a um inconsciente simblico), h aqui um processo pedaggico, construdo, vigiado e atualizado cotidianamente. , ao mesmo tempo, o resultado de luta. Luta que passava de gerao em gerao, como mostra o relato Scrates: [...] isto era, isto era, isto era, vamos dizer, uma coisa que meu pai martelava na cabea da gente! Os relatos confirmam que os homens podem viver a experincia de se posicionar em relao s exigncias sociais postas para eles como um fardo pesado. Podem, tambm, pelo menos descrev-las como um prazer e uma pedagogia entre pares. Paco, por exemplo, apresenta, com riqueza de detalhes, estas prticas, na dcada de 1970:

Eu tive prtica de zoofilia. Eu no tive foi aqui, pra ir correr no Piraj. Mas na hora que ela me soltava pra ir pro interior, pra Esperantina, eu aproveitava! A prtica era geral. Era uma prtica comum entre os meninos. [...]. 15, 16 anos, dessa faixa etria pra baixo, j era comum, era muito comum. Eu at os 14 anos, quando eu viajava... E, nesse caso, era vrios tipos de animais. [...] jumento, porco, cabrito, galinha

Em sntese, quanto a este tema, pode-se perceber, com Mathieu12, que a dominao masculina um processo que se dirige ao ajustamento entre capacidades scio-individuais dos homens e um ideal social de virilidade, que coincide com o modelo ideal do humano. Esse processo claramente ilustrado na experincia em foco. J para as mulheres, como foi o caso das mulheres envolvidas com os homens desta pesquisa, a experincia se dirige s contradies entre uma imposio (no somente simblica, nem inconsciente) de uma personalidade individual e social reduzida e determinada em menos humanidade, alm de uma humanidade como indeterminao. 4

Desse modo, h, verdade, no processo de dominao das mulheres, a construo de um habitus, uma incorporao do modelo predominante de prticas. Este modelo produz uma doxa que beneficia os homens e prejudica as mulheres. Mas tudo isso no resultado de divises arbitrrias e nem somente de um inconsciente simblico, oriundo de sociedades tradicionais, naturalizado e incorporado. resultado, certamente, da apropriao do resultado de lutas antigas, mas tambm de lutas atuais. O posicionamento da namorada de Cirineu, um dos entrevistados, quando no se submeteu s imposies de sua poca no tocante ao exerccio da iniciao sexual, demonstra que, mesmo em situaes quase impossveis, pessoas com esquemas mentais e corpos gendrados, disputam posies, contestam e resistem. As conseqncias podem ser desastrosas, tambm. Cirineu encontrou apoio nas estruturas simblicas inconscientes conscientes. Lucas correspondeu ao modelo, por meio da presso de pares. Mas, havia tambm uma estrutura institucional e simblica para garantir a defesa de sua honra. Aquelas disputas ocorreram contemporaneamente. No foi necessrio um desvio para uma tradio extica, [...] indispensvel para quebrar a relao de enganosa familiaridade que nos liga nossa prpria tradio13. A produo/reproduo do espao-tempo social por gnero, em benefcio do gnero masculino no , ento, como tenta fazer crer Bourdieu, um nmos arbitrrio, que produz a somatizao das relaes sociais de dominao. Enfim, podemos retirar das experincias em questo, que dominantes e dominados no dispem nem do mesmo poder para construir as relaes, nem so subordinados de modo idntico sua dominao. Ou seja, podemos perguntar,

[...] Se a ordem do mundo (a troca de mulheres, a produo e a reproduo, etc.), [...] construda pelos homens, que ele [Bourdieu] designa [...] como agentes ativos, as mulheres, no entanto, como agentes passivos, como podemos dizer que ele/ela dominante/dominada construiu, mesmo que praticamente, as estruturas de poder simblico cognitivo ou outros?14

Aps esta apropriao crtica da categoria habitus, apresento no item construes e trnsitos entre o privado e o pblico, os trnsitos dos homens heterossexuais entre estes espaos, mostrando como eles so cotidianamente construdos com base numa diviso anteriormente existente. Desse modo, o contrato sexual, numa sociedade patriarcal, supondo-se o patriarcado como um processo fraternal15 da poder-se cham-lo de viriarcado, permite compreender os diversos lugares nos quais as mulheres so distribudas, a fim de que estes homens possam transitar. E, mesmo que as mulheres j tenham conquistado novos espaos sociais, a luta daqueles, com apoio social, para que continuem como mediadores da relao entre o pblico e o privado, sendo que as mulheres deveriam aceitar tal diviso. assim que se explica o fato de existirem o esforo para que parcela 5

das mulheres seja cingida ao espao privado, realizando o trabalho domstico e de cuidado com os filhos e para que as outras prostitutas, amantes, mulheres independentes etc. , fiquem no espao pblico e no reivindiquem direitos ante aos homens heterossexuais, no que respeita ao espao privado. Um outro ngulo de discusso enfrentado na pesquisa aquele relacionado com a percepo de que ser engendrado como pessoa do gnero masculino heterossexual , geralmente, confundido com o homem ser genrico. Deste modo, o questionamento desta relao feito por meio da apresentao as experincias dos sujeitos que so engendrados, apesar de no serem heterossexuais. Ou seja, discuto o auto-engendramento de homens homossexuais, num mundo homofbico. No primeiro item, entre infernos e parasos: cathexis como determinante?, procuro enfrentar a discusso acerca da impresso que os relatos de homossexuais causam, ou seja, a de que os relacionamentos sexuais/sociais tornam-se determinantes, face s outras estruturas da ordem patriarcal de gnero. No item seguinte, trabalho, posio de classe e raa/etnia, apresento o esforo destes entrevistados para se auto-produzir, tal como o conjunto das pessoas, sendo que em seu caso se agregam as dificuldades j apresentadas anteriormente.

Consideraes finais Foi possvel observar, face ao recurso histria de via, as o processo de construo de subjetividades singulares, como um processo social. As contradies surgidas nas histrias destes homens, face s diversas formas de contestao da dominao masculina, nos movimentos feministas e no movimento de homossexuais, bissexuais e transgneros tambm puderam ser explicitadas. Dentre os resultados obtidos est tambm o de que a maioria das mudanas observadas nas histrias tem o sentido da adaptao s novas condies sociais postas pelos novos espaostempo apropriados pelas mulheres e pelos homossexuais. Trata-se, ento, de uma modernizao que, em que pese sua importncia, no pe em relevo a necessidade de superao da dominao. Ao contrrio, trata-se de uma reapropriao de espaos, em benefcio do modelo hegemnico de masculinidade. E, neste processo perdem todos, as mulheres, os homossexuais, os heterossexuais. Todos, enfim.

PEREIRA, F. P. Seja homem! Produo de masculinidades em contexto patriarcal. (Doutorado em Cincias Sociais PUC/SP), So Paulo, setembro de 2005.

2 3

BERTAUX, D. Les rcits de vie: perspective ethnosociologique. Direction: Francois de Singly. Paris: Nathan, 1997.

BERTAUX, D. Destinos pessoais e estrutura de classe: para uma crtica da antroponomia poltica. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

SAFFIOTI, H. I. B. Violncia de gnero: o lugar da prxis na construo da subjetividade. Lutas Sociais. NEILS (Ncleo de estudos de ideologias e lutas sociais da PUC/SP), n. 2, jan./jul., 1997. . O estatuto terico da violncia de gnero. In: SANTOS, J. V. T. dos. (Org.). Violncias no tempo da globalizao. So Paulo: Hucitec, 1999. . Gnero e Patriarcado. So Paulo, 2001, (mimeo). . Gnero, patriarcado, violncia. So Paulo: Ed. Fundao Perseu Abramo, 2004. (Coleo Brasil Urgente). CONNEL, R. W. Gender & Power: society, the person and sexual politics. California: Stanford University Press, 1987. . Como teorizar o patriarcado. Educao e realidade, Porto alegre, 16(2): 85-93, jul/dez. 1990. . The big picture: masculinities in recent world history. Theory and Society: renewal and critique in social theory, 22/5, out/93, pp. 597-624. . Polticas de masculinidade. Educao e Realidade, 20(2): 185-206, jul./dez., 1995. . Masculinities: knowledge; power and social change. California: University of California Press, 1995. . La organizacin social de la masculinidad. Biblioteca Virtual de Ciencias Sociales. Disponvel em: <www.cholonautas.edu.pe>. Acesso em: 18/09/2005.
6 7 8 5

BOURDIEU, P. A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. Ibid, p. 34.

MATHIEU, Nicole-Claude. Bourdieu ou le pouvoir auto-hypnotique de la domination masculine. Les temps modernes, n. 604, p. 296-324, 1999.

Segundo Matheiu (Op. Cit.) esta atitude, dentre outras, se explicita por meio de: referncia rpida a certos autores maiores, deformando suas teorias e ignorando seus outros trabalhos sobre o tema (p. 293); referncia a certos autores com aluso falsa a suas teorizaes ou com aluso a propsito de um detalhe (p. 294); aluso, sem citao do autor, a certas teorias, diretamente em proveito de seu tema (p. 295); recurso provvel a notas de segunda mo, sem rever o texto original nem suas datas (p. 296); utilizao de um ttulo abusivo e enganoso para sua obra (p. 297).
10 11 12 13 14 15

Ibid., p. 304. Ibid, p. 308

Ibid, p. 312-313 BOURDIEU, Op. cit., p. 09 MATHIEU, Op. Cit., p. 304, grifo da autora, traduo nossa). PATEMAN, C. O contrato sexual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

You might also like