You are on page 1of 5

REVISO BIBLIOGRFICA DO CONTEDO PROGRAMTICO DESENHO TCNICO Ronan Adler Tavella (65.

787) 1 Descrio e uso dos principais elementos utilizados para o desenvolvimento do desenho tcnico; Materiais usados para o desenvolvimento do desenho tcnico: Lapiseira: Para trabalhar com desenho tcnico a lapiseira melhor, pois mantm uma. Espessura uniforme durante o traado, eliminando a tarefa de preparo da ponta. Borracha: A borracha deve ser do tipo macio, com capa protetora. Rgua graduada: Deve ser do tipo transparente. Para construes geomtricas. Escalmetro: Tem um formato triangular, o que permite a graduao de seis escalas diferentes. muito til para a leitura de medidas em desenhos impressos. Esquadros: So duas peas de formato triangular um com ngulos de 45 e outro 30 / 60. Compasso: Instrumento usado para o traado de circunferncias ou arcos, assim como o transporte de medidas. Usaremos em construes geomtricas. (Recomendaes: Ajuste a abertura do compasso ao tamanho do raio, diretamente sobre a escala. Aps isso, inicie o traado da circunferncia, inclinando o compasso na direo do trao e complete o circulo) Transferidor: Instrumento usado para medir ou marcar ngulos. J os elementos fundamentais usados no desenho tcnico, so: os pontos, um ponto um elemento do espao que indica uma posio, as retas, um objeto geomtrico que possui infinitos pontos em apenas uma dimenso, os planos e os slidos. 2 De que forma deve ser utilizada a caligrafia no desenho tcnico; A caligrafia no desenho tcnico descreve os caracteres usados para escrever em desenho. A caligrafia tcnica normalizada so letras e algarismos inclinados para a direita, formando um angulo de 75 com a linha horizontal. Exemplo de Letras Maisculas:

ABCDEFHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Exemplo de Letras Minsculas:

abcdefhijklmnopqrstuvwxyz
Exemplos de Algarismos:

0123456789IVX
3 Como elaborar o traado de retas paralelas fazendo uso do compasso e atravs do uso de esquadros; Construo de paralela com rgua e compasso; Dada uma reta r e um ponto qualquer fora dessa reta, podemos construir uma reta paralela reta dada que passa por este ponto, basta seguir os seguintes passos; Primeiramente, coloque o compasso no ponto qualquer (que neste caso ser C) e trace um arco que corte a reta no ponto E. Com a mesma abertura do compasso usada no procedimento anterior, colocar a ponta seca do mesmo no ponto B e traando outro arco cortando a reta em C. Do ponto E, com abertura igual distancia

CF, traar um arco para obter D. E como ultimo passo s pegar a rgua e traar uma reta que corte os pontos C e D, que esta ser paralela a reta dos pontos AB.

Construo de paralela com esquadros; Para encontrar uma reta paralela a reta r utilizando esquadros necessrio seguir estes passos; Primeiro, coloque o esquadro de 45 sobre a reta r e o esquadro de 60 ao lado do mesmo (manter o esquadro de 60 fixo durante todo o processo). Aps fazer isso deslize cuidadosamente o esquadro de 45, mantendo ele encostado ao esquadro de 60, at algum ponto e traar a nova reta. Esta reta ser paralela a reta r. Esboo explicativo:

4 Como elaborar o traado de retas perpendiculares fazendo uso do compasso e atravs do uso de esquadros; Construo de perpendicular com rgua e compasso; Dada uma reta e um ponto P na reta, podemos obter uma reta perpendicular reta dada, do seguinte modo: Colocar o compasso no ponto P e marcar os pontos A e B sobre a reta que devem estar a mesma distncia de P. Logo aps, coloque o compasso no ponto A e raio igual a medida de AB para traar um arco. Colocar o compasso no ponto B e com o mesmo raio, traar outro arco. Os arcos iram se cruzar em C e a reta de P a C ser perpendicular a reta que contem os pontos AB.

Construo de perpendicular com esquadros; Para encontrar uma reta perpendicular a reta r utilizando esquadros necessrio seguir estes passos; Primeiro, coloque o esquadro de 45 sobre a reta r e o esquadro de 60 ao lado do mesmo (manter o esquadro de 60 fixo durante todo o processo). Depois virar o esquadro de 45 de modo que ele forme uma linha reta que atravesse a reta r. Esta linha reta ser perpendicular a reta r. Esboo explicativo:

5 Demonstre, fazendo uso do compasso, o processo de construo de tringulos: equiltero, issceles, escaleno e triangulo retngulo. Tringulo Equiltero: Para criar um tringulo equiltero usando o compasso devemos seguir estes passos; Abrir o compasso em uma abertura qualquer e marcar a circunferncia. Destacar o centro e um ponto qualquer da circunferncia (neste caso 1). Com o raio da circunferncia marcar o prximo ponto, para isso deve-se colocar a ponta seca no ponto 1 e marcar o ponto 2 e depois fazer o mesmo para encontrar o ponto 3, 4, 5 e 6. Dividindo assim a circunferncia em 6 partes. Escolhemos ento os algarismos pares ou impares e ligamos eles com retas (utilizando a rgua) formando assim um tringulo equiltero inscrito na circunferncia.

Tringulo Issceles: Para criar um tringulo issceles usando o compasso, devemos seguir estas indicaes; Fazer uma reta r e marcar nela um ponto qualquer (neste caso P). Abrir o compasso em certa abertura, colocar a ponta seca em P e marcar outro ponto nessa reta que ser o ponto Q (esta ser a base do tringulo). Agora, abrir o compasso em uma abertura maior que ponto mdio da distncia PQ e encontrar as mediatrizes. Depois, traar uma reta que atravesse a mediatriz at a reta r ( distncia entre a reta e uma das mediatrizes ser a altura do triangulo). Ento, escolher uma abertura do compasso para ser o lado do tringulo, colocar a ponta seca em P e traar um risco

que atravesse a distancia entre a mediatriz e a reta, fazer o mesmo processo com o ponto Q e assim o encontro dos riscos ser o ponto R. Ligando os pontos PQR teremos um triangulo Issceles.

Tringulo Escaleno: Para criar um tringulo escaleno usando o compasso, devemos seguir estas indicaes; Primeiramente deve-se traar uma reta que neste caso ser a reta que liga os pontos G e H. Abrir o compasso em certa medida e traar um pequeno arco sobre a reta. Logo aps, abrir o compasso em uma medida menor que a anterior, colocar a ponta seca no ponto G e traar um arco de circunferncia. Ento, abrir o compasso em uma terceira vez com a sua medida sendo menor que a ultima que foi usado, colocar a ponta seca sobre o ponto H e traar outro arco de circunferncia. O ponto onde os arcos encontram-se ser o ponto I. Unindo os pontos GHI obtemos um tringulo escaleno.

Tringulo Retngulo: Abrir o compasso em um raio qualquer e marcar a circunferncia. Traar uma reta que corte a circunferncia em duas partes iguais e esta ser o dimetro do circulo. O dimetro ser do ponto A at o ponto B. Depois, escolher um ponto da circunferncia (neste caso C) e traar uma reta que passe pelos pontos ABC. Assim obter um tringulo retngulo.

You might also like