You are on page 1of 46

ESTATUTO DA UNESP

TTULO I Da Universidade e seus Fins Artigo 1 o A Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" (Unesp), criada pela Lei no 952, de 30 de janeiro de 1976, autarquia de regime especial, com autonomia didticocientfica, administrativa, disciplinar e de gesto financeira e patrimonial, regendo-se por este Estatuto e por seu Regimento Geral. CAPTULO I Dos Objetivos Artigo 2 o A Unesp rege-se pelos princpios de liberdade de pensamento e de expresso de desenvolvimento crtico e reflexivo, com o objetivo permanente de criao e de transmisso do saber e da cultura, devendo:
1

I - criar, preservar, organizar e transmitir o saber e a cultura por meio do ensino, da pesquisa e da extenso; II - oferecer ensino pblico, gratuito e de qualidade, sem discriminao de qualquer natureza; III - formar cidados capacitados profisses; para o exerccio da investigao e das diferentes

IV - privilegiar e estimular a atividade intelectual e a reflexo continuada sobre a sociedade brasileira, defendendo e promovendo a cidadania, os direitos humanos e a justia social; 2 V - promover atividades de extenso e de articulao com a comunidade. CAPTULO II Da Organizao Artigo 3 o A organizao da Unesp obedece s seguintes diretrizes: I - universalidade do conhecimento; II - cooperao entre os Institutos, Faculdades e Cmpus responsveis pelos estudos e atividades necessrias a cada curso, projeto ou programa; III - estruturao baseada em Departamentos reunidos em Institutos ou Faculdades integrados em Cmpus; IV - indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso; V - descentralizao administrativa e racionalidade de organizao, com plena utilizao de recursos humanos e materiais;
Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 2 Acrescentado pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)
1

VI - participao do corpo docente, do corpo discente, do corpo tcnico e administrativo e da comunidade local e regional nos rgos colegiados; VII - unidade de patrimnio e de administrao.

Artigo 3 oA Os docentes ocuparo setenta por cento dos assentos em cada rgo colegiado e comisso, inclusive nos que tratarem da elaborao ou alterao do Estatuto e do Regimento Geral, bem como da escolha de dirigentes.
4

Artigo 4 o A Unesp constituda de Unidades Universitrias e Unidades Complementares, integradas em Cmpus Universitrios e Unidades integradas em Cmpus Experimentais.
5

Pargrafo nico - So os seguintes os Cmpus Universitrios: 1. Cmpus de Araatuba; 2. Cmpus de Araraquara; 3. Cmpus de Assis; 4. Cmpus de Bauru; 5. Cmpus de Botucatu; 6. Cmpus de Franca; 7. Cmpus de Guaratinguet; 8. Cmpus de Ilha Solteira; 9. Cmpus de Jaboticabal; 10. Cmpus de Marlia; 11. Cmpus de Presidente Prudente; 12. Cmpus de Rio Claro; 13. Cmpus de So Jos dos Campos; 14. Cmpus de So Jos do Rio Preto; 15. Cmpus de So Paulo.

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/1999. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 4 Acrescentado pelo artigo 2 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 5 Redao dada pela Resoluo Unesp n 74, de 18/12/2008 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 605, de 28/11/2008. (Parecer CEE/CES n 615/2008)

Artigo 5 o As Unidades Universitrias so Institutos e Faculdades, todos de igual hierarquia. Artigo 6 o Integrados s Unidades Universitrias, podero existir: I - Unidades Auxiliares; II - Centros Interdepartamentais. Artigo 7 o As Unidades Auxiliares, de natureza e constituio variveis e adequadas a cada caso, sero sempre diretamente subordinadas a uma Unidade Universitria, ainda que possuam administrao prpria. Pargrafo nico - As Unidades Auxiliares devero possuir Regulamento prprio, aprovado pela Congregao da Unidade Universitria a que estiverem integradas. Artigo 8 o Os Centros Interdepartamentais devero cumprir objetivos especficos e possuir Regulamento prprio, aprovado pela Congregao da Unidade Universitria a que estiverem integrados. Artigo 9 o Unidades Complementares podero ser criadas para cumprir objetivos especficos, com Regimento prprio, aprovado pelo Conselho Universitrio. Artigo 10 So Unidades Complementares, entre outras: I - Institutos especiais; II - Museus; III - Centros Interunidades. 6 Pargrafo nico - A criao, constituio e funcionamento das Unidades Complementares sero estabelecidos pelo Conselho Universitrio em resolues especficas. Artigo 11 As Unidades Universitrias que integram os Cmpus mencionados no artigo 4o so as seguintes: I - Cmpus de Araatuba: a) Faculdade de Odontologia; II - Cmpus de Araraquara: a) Faculdade de Cincias Farmacuticas; b) Faculdade de Cincias e Letras;
6

Alterao aprovada pelo Parecer CEE 32/2000, homologado pela Resoluo SE, de 29/03/2000.

c) Faculdade de Odontologia; d) Instituto de Qumica; III - Cmpus de Assis: a) Faculdade de Cincias e Letras; IV - Cmpus de Bauru: a) Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao; b) Faculdade de Cincias; 7 c) Faculdade de Engenharia ; V - Cmpus de Botucatu: a) Faculdade de Cincias Agronmicas; b) Faculdade de Medicina; c) Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia; d) Instituto de Biocincias; VI - Cmpus de Franca: a) Faculdade de Histria, Direito e Servio Social; VII - Cmpus de Guaratinguet: a) Faculdade de Engenharia; VIII - Cmpus de Ilha Solteira: a) Faculdade de Engenharia; IX - Cmpus de Jaboticabal: a) Faculdade de Cincias Agrrias e Veterinrias; X - Cmpus de Marlia: a) Faculdade de Filosofia e Cincias; XI - Cmpus de Presidente Prudente: a) Faculdade de Cincias e Tecnologia; XII - Cmpus de Rio Claro: a) Instituto de Biocincias; b) Instituto de Geocincias e Cincias Exatas; XIII -Cmpus de So Jos dos Campos:

Redao dada pela Resoluo UNESP n 73, de 23/12/97. Alterao aprovada pelo Decreto n 42.602 de 09/12/1997.

a) Faculdade de Odontologia; XIV -Cmpus de So Jos do Rio Preto: a) Instituto de Biocincias, Letras e Cincias Exatas; XV -Cmpus de So Paulo: a) Instituto de Artes. Pargrafo nico - Outros Cmpus e Unidades podero ser criados, por deliberao do Conselho Universitrio, respeitadas as diretrizes bsicas da Unesp.
8

Artigo 12 suprimido Artigo 13 suprimido 1o - suprimido

2o - suprimido
10

Artigo 13A A UNESP oferecer educao bsica de nvel mdio e educao profissional de nvel tcnico em Colgios Tcnicos, subordinados a Unidades Universitrias.

1o - Os Diretores dos Colgios Tcnicos sero designados pelo Diretor da Unidade Universitria, ouvida sua congregao. 2o - Os Colgios Tcnicos encaminharo proposta de seu Regimento Congregao da respectiva Unidade Universitria que, aps manifestao, o encaminhar apreciao do Conselho Universitrio. TTULO II Do Patrimnio e dos Recursos Artigo 14 Constituem patrimnio da Unesp: I - os bens, direitos e outros valores pertencentes Unesp, bem como os que lhe forem destinados, doados ou que venham a ser adquiridos; II - os bens oriundos de herana vacante; III - fundos especiais; IV - saldos dos exerccios financeiros transferidos para conta patrimonial.
8

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 9 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 10 Alterao aprovada pelo Parecer CEE 32/2000, homologado pela Resoluo SE, de 29/03/2000.

1o - Cabe Unesp administrar seu patrimnio e dele dispor. 2o - A aquisio de bens pela Unesp isenta de tributos estaduais. 3o - Os atos de aquisio de bens imveis pela Unesp, inclusive sua transcrio nos registros de imveis, so isentos de custas e emolumentos. 4o - A Unesp poder promover investimentos tendentes valorizao patrimonial e obteno de rendas aplicveis na realizao de seus objetivos. Artigo 15 Os recursos financeiros da Unesp so provenientes de: I - dotaes do Governo do Estado consignadas em seu oramento; II - dotaes que lhe forem atribudas nos oramentos da Unio, de outros Estados e de Municpios; III - subvenes e doaes; IV - rendas de aplicaes de bens e de valores patrimoniais, de servios prestados e de produo; V - taxas e emolumentos; VI - outras rendas. Pargrafo nico - As rendas geradas ou obtidas pelas Unidades sero aplicadas de acordo com projetos aprovados pelas Congregaes. TTULO III Da Administrao da Universidade CAPTULO I Da Administrao Central

Artigo 16 So rgos da administrao central: I - Conselho Universitrio (CO); II - Conselhos Centrais: a - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso Universitria (CEPE); b - Conselho de Administrao e Desenvolvimento (CADE); III - Reitoria.

SEO I Do Conselho Universitrio


11

Artigo 17 O Conselho Universitrio, instncia superior da Universidade, de carter normativo e deliberativo, tem a seguinte composio: I - o Reitor, seu presidente nato;

12

II - o Vice-Reitor; III - os Pr-Reitores; IV - os Diretores das Unidades Universitrias;

V - um representante das Unidades a que se referem os incisos I a III do artigo 10, eleito pelos respectivos Diretores, dentre seus pares; VI - um representante docente por Unidade Universitria; VII - dez representantes discentes, vedado mais de um representante por cmpus; VIII - dez representantes do corpo tcnico e administrativo, eleitos por seus pares, vedado mais de um representante por cmpus ou da Reitoria; IX - um representante da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP; X - um representante das associaes patronais; XI - um representante das associaes de trabalhadores. 1- Os membros do Conselho Universitrio tm os seguintes mandatos: I - coincidente com o exerccio das respectivas funes, no caso dos incisos I a V; II - dois anos para os representantes a que se referem os incisos VI e VIII a XI; III - um ano para os representantes discentes. 2o - Os representantes docentes e do corpo tcnico e administrativo, e respectivos suplentes, sero eleitos por seus pares, em eleies convocadas pelo Reitor. 3o - A representao discente, integrada por alunos regulares da graduao e da psgraduao, ser indicada na forma da legislao em vigor. 4o - Os representantes referidos nos incisos IX a XI sero estranhos aos quadros da Universidade e indicados na forma estabelecida pelo Conselho Universitrio.

Redao dada pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 12 Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005.(Parecer CEE 136/2005) OBS: O inciso III j havia sofrido alterao pela Resoluo UNESP n 59, de 02/12/92, aprovada pelo Decreto n 36.470/93, bem como pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99, aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99.

11

5o - Os representantes de que tratam os incisos VI, VII e VIII podero exercer at dois mandatos consecutivos. 6o - O Reitor ter direito tambm a voto de qualidade. 7o - No ser permitida a participao dos membros do Conselho Universitrio em mais de um dos outros conselhos centrais.
13

Artigo 18 So atribuies do Conselho Universitrio: I - traar as diretrizes gerais e exercer a jurisdio superior da Universidade;

II - aprovar, acompanhar e avaliar a execuo do plano global da Universidade, na forma definida pelo colegiado; III - alterar o Estatuto e o Regimento Geral da Unesp, por deliberao de dois teros da totalidade de seus membros em exerccio; IV - aprovar os regimentos das Unidades Universitrias, das Unidades Complementares e dos colegiados centrais; V - aprovar a proposta oramentria da Unesp; VI - aprovar o relatrio anual da execuo oramentria; VII - autorizar aplicaes de capital; VIII - autorizar a alienao de bens imveis, por deliberao de dois teros da totalidade de seus membros em exerccio; IX - deliberar sobre a aceitao de legados e doaes, quando clausulados; X - aprovar os estatutos do pessoal docente e do pessoal tcnico e administrativo; XI - deliberar sobre planos de carreira de servidores da Universidade; XII - decidir sobre a criao, a extino, a transformao, o desligamento e a incorporao de cmpus ou de unidades, por deliberao de dois teros da totalidade de seus membros em exerccio; XIII - estabelecer a ordem de sucesso dos Pr-Reitores, nas substituies eventuais do Reitor e do Vice-Reitor; XIV - conferir, por deliberao de dois teros da totalidade de seus membros em exerccio, ttulos de Doutor "Honoris Causa" e de Professor Emrito, prmios e outras dignidades universitrias; XV - estabelecer normas para reconhecimento de ttulos acadmicos obtidos fora da Unesp; XVI - fixar os quadros de pessoal da Unesp; XVII - deliberar sobre a criao e extino de cursos de Graduao e de Ps-Graduao "stricto sensu" bem como sobre reestruturao de cursos de Graduao;
13

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo Unesp n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99.

XVIII - homologar acordos e convnios; XIX - constituir comisso especial para exercer as funes de Congregao das Unidades Universitrias e de Conselho das Unidades Complementares, quando for o caso; XX - interpretar este Estatuto e o Regimento Geral e resolver os casos omissos; XXI - delegar competncias, por deliberao de dois teros da totalidade de seus membros em exerccio; XXII - julgar, em grau de recurso, deliberaes do CEPE e do CADE; XXIII - exercer quaisquer outras atribuies decorrentes de lei, deste Estatuto e do Regimento Geral, em matria de sua competncia. Artigo 19 O Conselho Universitrio reunir-se- ordinariamente uma vez a cada dois meses e, extraordinariamente, quando convocado pelo Reitor ou pela maioria da totalidade de seus membros em exerccio. Artigo 20 O Conselho Universitrio poder constituir comisses assessoras permanentes e transitrias.

SEO II Do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso Universitria


14

Artigo 21 O CEPE, colegiado deliberativo e consultivo, tem a seguinte composio:

I - o Vice-Reitor, seu presidente nato; II - os Pr-Reitores de Graduao, de Ps-Graduao, de Pesquisa e de Extenso Universitria;
15

III - trs representantes docentes, um de cada grande rea do conhecimento, com titulao mnima de doutor, indicados pelas Cmaras, em comum acordo; IV - oito docentes, com titulao mnima de doutor, sendo um representante de cada subrea do conhecimento, eleitos por seus pares; V - um representante docente indicado pelo Conselho Universitrio, dentre seus membros;
16

VI - um representante docente indicado pelo CADE, dentre seus membros; VII - o presidente da Comisso Permanente de Avaliao (CPA);

14

Redao dada pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 15 Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) OBS. O inciso I j havia sofrido alterao pela Resoluo UNESP n 59, de 02/12/92, aprovada pelo Decreto n 36.470, de 28/01/93, bem como pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99, aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 16 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

VIII - trs representantes discentes da graduao, vedado mais de um por cmpus, indicados na forma da legislao em vigor; IX - um representante discente da ps-graduao, no pertencente aos quadros funcionais da Universidade, indicado na forma da legislao em vigor; X - dois representantes do corpo tcnico e administrativo, sendo um indicado pelo Conselho Universitrio, dentre seus membros, e um eleito por seus pares; XI - um representante da categoria de pesquisador, eleito por seus pares. 1o - As grandes reas e subreas do conhecimento so as definidas pelo Conselho Universitrio. 2o - O Vice-Presidente do CEPE ser eleito pelo colegiado dentre os Pr-Reitores que o integram, com mandato de um ano. 3o - Os membros do CEPE tero os seguintes mandatos: I - coincidente com o exerccio das respectivas funes, no caso do Vice-Reitor e dos PrReitores; II - coincidente com o respectivo mandato junto ao Conselho Universitrio, ao CADE e s Cmaras, no caso dos representantes indicados por esses colegiados; III - dois anos para os representantes docentes, de pesquisadores e do corpo tcnico e administrativo, quando eleitos por seus pares; IV - um ano para os representantes discentes.
17

Artigo 22 Ao CEPE vinculam-se as seguintes Cmaras: I - a Cmara Central de Graduao - CCG; II - a Cmara Central de Ps-Graduao - CCPG; III - a Cmara Central de Extenso Universitria - CCEU; IV - a Cmara Central de Pesquisa - CCPe.

18

19

1o - A CCG tem a seguinte composio: I - o Pr-Reitor de Graduao, seu presidente nato; II - oito docentes, um de cada subrea do conhecimento, eleitos por seus pares; III - trs representantes de coordenadores de curso de Graduao, um de cada grande rea do conhecimento, eleitos por seus pares;

Redao dada pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 18 Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 19 Acrescentado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005)

17

10

IV - trs representantes discentes da graduao, um de cada grande rea do conhecimento, indicados na forma da legislao em vigor; V - dois representantes do corpo tcnico e administrativo, ligados rea acadmica, eleitos por seus pares. 2o - A CCPG tem a seguinte composio: 20 I - o Pr-Reitor de Ps-Graduao, seu presidente nato; II - oito docentes, com titulao mnima de doutor, um de cada subrea do conhecimento, eleitos por seus pares; III - trs representantes de coordenadores de curso de Ps-Graduao, um de cada grande rea do conhecimento, eleitos por seus pares; IV - um representante dos pesquisadores; V - trs representantes discentes da ps-graduao, um de cada grande rea do conhecimento, no pertencentes aos quadros funcionais da Universidade, indicados na forma da legislao em vigor; VI - dois representantes do corpo tcnico e administrativo, ligados rea acadmica, eleitos por seus pares. 21 2oA - A CCPe tem a seguinte composio: I - O Pr-Reitor de Pesquisa, seu presidente nato; II - oito presidentes de comisses de pesquisa, um de cada subrea de seu conhecimento, eleitos por seus pares; III - dois representantes discentes da Ps-Graduao, no pertencentes aos quadros funcionais da Universidade, indicados por seus pares na forma da legislao em vigor; IV - dois representantes do corpo tcnico e administrativo, de nvel superior, ligados rea de pesquisa, eleitos por seus pares. 3o - A CCEU tem a seguinte composio: I - o Pr-Reitor de Extenso Universitria, seu presidente nato; II - trs docentes, um de cada grande rea do conhecimento, eleitos por seus pares; III - quatro representantes de presidentes de comisses permanentes de extenso universitria, eleitos por seus pares; IV - um Diretor de Unidade Complementar, eleito por seus pares; V - trs supervisores de Unidade Auxiliar, eleitos por seus pares; VI - trs representantes discentes, indicados na forma da legislao em vigor;

Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 21 Pargrafo e incisos acrescentado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005. Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005)

20

11

VII - dois representantes do corpo tcnico e administrativo, eleitos por seus pares. 22 4o - Os membros da CCG, CCPG, CCPe e CCEU devero escolher seus vicepresidentes. 23 5o - Os membros da CCG, CCPG, CCPe e CCEU tero os seguintes mandatos: I - coincidente com o exerccio das respectivas funes, no caso dos Pr-Reitores; II - um ano para a representao discente; III - dois anos para os demais representantes. 6 o - No que se refere s representaes de docentes, de discentes e do corpo tcnico e administrativo, vedada a participao de mais de um representante por cmpus. Artigo 23 O CEPE reunir-se- ordinariamente uma vez por ms e, extraordinariamente, quando convocado por seu presidente ou pela maioria da totalidade de seus membros em exerccio.
24

Artigo 24 Ao CEPE compete: I - manifestar-se sobre: a - criao, extino, transformao, desligamento e incorporao de cmpus ou de unidades: b - acordos e convnios em matria de sua competncia; c - planos de carreira de docentes e de pesquisadores; II - deliberar sobre: a - regulamentao de cursos de aperfeioamento, especializao, extenso universitria, cursos sequnciais e outros; b - criao, reestruturao e extino de Departamentos e de Centros Interdepartamentais; c -criao e extino de funes autrquicas do corpo docente e do corpo de pesquisadores; d - contratao e dispensa de docentes e pesquisadores; e - transferncia de docentes e pesquisadores; f - o Regimento Geral da Graduao; g - o Regimento Geral da Ps-Graduao; h - o Regimento Geral da Extenso Universitria;

22

Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 23 Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 24 Redao dada pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

12

III - fixar, anualmente, o calendrio de atividades globais da Universidade; IV - estabelecer normas para: a - avaliao da produo acadmica dos docentes e pesquisadores, dos Departamentos, das Unidades Universitrias e das Unidades Complementares; b - concursos de docentes e pesquisadores; c - contratao de auxiliares de ensino, professores colaboradores e professores visitantes; d - avaliao e promoo de alunos; e - matrcula, trancamento, suspenso e cancelamento de matrcula, bem como transferncia de alunos; f - concesso de bolsas e auxlios institucionais a estudantes de graduao; g - afastamento de docentes e pesquisadores h - revalidao de diplomas e ttulos acadmicos obtidos no exterior; i - assegurar que a prestao de servios remunerados contribua para o financiamento das atividades-fim da Universidade; V - fixar o nmero de vagas dos programas de residncia; VI - apreciar os relatrios anuais de avaliao encaminhados pelas Congregaes e pelos Conselhos das Unidades Complementares e elaborar relatrio geral da Universidade em matria de sua competncia; VII - homologar os ttulos de mestre e de doutor obtidos em Unidades Complementares; VIII - exercer quaisquer outras atribuies decorrentes de lei, deste Estatuto e do Regimento Geral, em matria de sua competncia.
25

Artigo 24A - Compete Cmara Central de Graduao:

I - manifestar-se sobre a criao, extino e reestruturao de cursos de Graduao; II - deliberar sobre: a - nmero de vagas a ser fixado anualmente para os diversos cursos de Graduao, ouvidas as Congregaes interessadas; b - estrutura curricular dos cursos de Graduao III - aprovar: a - programas de concurso para provimento do cargo de Professor Assistente; b - a distribuio das disciplinas pelos Departamentos e respectivo nmero de crditos; IV - propor: a - o Regimento Geral da Graduao;
25

Acrescentado pelo artigo 2 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99.

13

b - normas para assegurar que a prestao de servios remunerados contribua para o financiamento de atividades de Graduao; V - homologar: a - critrios para avaliao dos cursos de Graduao; b - regulamentao de estgios supervisionados; c - o regulamento de cursos de Graduao mantidos pelas Unidades Universitrias aps aprovao de seus rgos colegiados; VI - revalidar diplomas de graduao obtidos no exterior; VII - fixar critrios de avaliao do trabalho docente dos professores envolvidos com os cursos de Graduao.
26

Artigo 24B - Compete Cmara Central de Ps-Graduao:

I - manifestar-se sobre a criao, reestruturao ou extino de cursos ou de reas de concentrao de Ps-Graduao; II - deliberar sobre: a - estrutura curricular dos cursos ou reas de concentrao de Ps-Graduao ainda no reconhecidos pelo MEC; b - realizao de cursos de especializao e aperfeioamento, conforme normas estabelecidas pelo CEPE; III - aprovar programas de concurso para obteno do ttulo de professor livre-docente e de provimento de cargo de professor titular; IV - homologar os regulamentos de cursos de Ps-Graduao; V - revalidar ttulos acadmicos obtidos no exterior; VI - propor: a - o Regimento Geral da Ps-Graduao; b - normas para assegurar que a prestao de servios remunerados contribua para o financiamento de projetos e atividades de pesquisa e ensino em nvel de Ps-Graduao; VII - reconhecer a equivalncia de ttulos acadmicos obtidos fora da Unesp.
27

Artigo 24C - Compete Cmara Central de Extenso Universitria:

I - assessorar o CEPE em assuntos referentes extenso universitria; II - acompanhar a implementao da poltica institucional de extenso universitria;
26

Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) OBS: O artigo 24B foi acrescentado pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 27 Acrescentado pela Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

14

III - propor: a - regulamentao de cursos de extenso universitria, de atualizao, temticos de curta durao e de difuso cultural; b - normas e procedimentos para a concesso de bolsas e auxlios institucionais e estudantes de graduao; c - requisitos para a utilizao de recursos humanos e infra-estrutura da Universidade em atividades de prestao de servios; d - requisitos para a intervenincia de Fundao nos acordos e convnios da Universidade com instituies pblicas e privadas, que se destinarem prestao de servios; e - critrios para a avaliao da produo acadmica no que se refere extenso universitria; f - normas para assegurar que a prestao de servios remunerados contribua para o financiamento de projetos e atividades de extenso universitria; g - o Regimento Geral da Extenso Universitria; IV - manifestar-se sobre: a - criao de Unidades Auxiliares e de Centros Interdepartamentais; b - relatrios anuais de avaliao encaminhados pelas Congregaes e Unidades Complementares, no que diz respeito s atividades de extenso e de prestao de servios, e elaborar o relatrio geral; V - homologar o oferecimento de cursos de extenso universitria, de atualizao, temticos de curta durao e de difuso cultural. Artigo 24D - Compete Cmara Central de Pesquisa traar as diretrizes que nortearo as aes da Universidade no que se refere pesquisa. SEO III Do Conselho de Administrao e Desenvolvimento
29 28

Artigo 25

O CADE, colegiado deliberativo e consultivo, tem a seguinte composio: I - o Pr-Reitor de Administrao, seu presidente nato; II - trs Diretores de Unidades Universitrias, um de cada grande rea do conhecimento, indicados pelo Conselho Universitrio, dentre seus membros, vedado mais de um por cmpus; III - oito docentes, um de cada subrea do conhecimento, eleitos por seus pares;
Acrescentado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005. Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 29 Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 OBS. O inciso I , bem como o item 1 do 2, j haviam sofrido alteraes pela Resoluo UNESP n 59, de 02/12/92, aprovada pelo Decreto n 36.470, de 28/01/93.
28

15

IV - quatro docentes indicados pelo Conselho Universitrio, dentre seus membros; V - dois docentes indicados pelo CEPE, dentre seus membros; VI - um docente representante das Unidades Complementares, eleito por seus pares; VII - dois representantes discentes indicados na forma da legislao em vigor; VIII - seis representantes do corpo tcnico e administrativo, dois indicados pelo Conselho Universitrio e quatro eleitos por seus pares, vedado mais de um representante por cmpus ou da Reitoria. 1o - O Vice-Presidente do CADE ser eleito pelo Conselho dentre seus membros docentes no integrantes do CEPE. 2o - Os membros do CADE tero os seguintes mandatos: I - coincidente com o exerccio das respectivas funes, no caso do Pr-Reitor de Administrao e dos Diretores de Unidades Universitrias; II - dois anos para os representantes docentes e do corpo tcnico e administrativo, quando eleitos por seus pares; III - coincidente com o respectivo mandato junto ao Conselho Universitrio e ao CEPE, no caso dos representantes indicados por esses colegiados; IV - um ano para os representantes discentes. Artigo 26 O CADE reunir-se- ordinariamente uma vez por ms e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente ou pela maioria da totalidade de seus membros em exerccio. Artigo 27 No CADE poder constituir comisses assessoras permanentes e transitrias. Artigo 28 Compete ao CADE: I - manifestar-se sobre: a - acordos e convnios, em matria de sua competncia; b - proposta oramentria da Unesp; c - proposta de aplicao de capital; d - aceitao de legados e doaes, quando clausulados; e - estatutos do pessoal docente e do pessoal tcnico e administrativo; II - deliberar sobre: a - taxas, emolumentos ou honorrios cobrados pela expedio de documentos ou pela prestao de servios;

16

b - criao, extino e modificao de funes autrquicas de pessoal tcnico e administrativo; 31 c - transferncia de funes autrquicas vagas ou providas do pessoal tcnico e administrativo; 32 d - lotao de cargos e funes autrquicas de pessoal tcnico e administrativo; e - aceitao de legados e doaes sem encargos e vinculaes; f - propostas de fixao e alterao de estruturas administrativas; III - propor normas para: 33 a - fixao dos quadros do pessoal docente e do pessoal tcnico e administrativo da Universidade; b - afastamento de pessoal tcnico e administrativo; c - concursos para provimento de funes autrquicas; IV - propor o sistema remuneratrio para o quadro da Universidade; V - propor medidas que visem ao aperfeioamento da administrao da Universidade; VI - exercer quaisquer outras atribuies decorrentes de lei, deste Estatuto ou do Regimento Geral, em matria de sua competncia. SEO IV Da Reitoria
34

30

Artigo 29 A Reitoria, rgo que superintende todas as atividades universitrias, exercida pelo Reitor e compreende:

I - Gabinete do Reitor; II - Pr-Reitorias; 36 III - suprimido 37 IV - suprimido 38 V - suprimido


35

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 31 Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 32 Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 33 Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 34 Redao dada pela Resoluo UNESP n 59, de 02/12/92. Alterao aprovada pelo Decreto n 36.470, de 28/01/93. 35 Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 36 Suprimido pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 37 Suprimido pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 38 Suprimido pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005)

30

17

VI - Secretaria Geral; VII - Assessoria Jurdica; VIII - Assessoria de Planejamento e Oramento; IX - Assessoria de Informtica; X - Assessoria de Relaes Externas; XI - Assessoria de Comunicao e Imprensa; XII - Coordenadoria Geral de Bibliotecas. 39 1o - As Pr-Reitorias sero exercidas por Professores Titulares, mediante indicao do Reitor, homologada pelo Conselho Universitrio. 40 2o - Os dirigentes dos rgos mencionados nos incisos I e VI a XII sero de livre escolha do Reitor, observados os requisitos exigidos para o exerccio da respectiva funo. 41 3o - Diretamente subordinada ao Reitor, como rgo de assessoramento e na forma estabelecida pelo Conselho Universitrio, funcionar a Comisso Permanente de Avaliao - CPA. 42 4o - A constituio, organizao e atribuies dos rgos mencionados nos incisos I a XII deste artigo sero estabelecidos pelo CO.

SEO V Do Reitor Artigo 30 O Reitor e o Vice-Reitor sero nomeados pelo Governador, com base em listas trplices de Professores Titulares da Unesp, com mandato de quatro anos, vedado o exerccio de dois mandatos consecutivos. 43 1o - As listas referidas neste artigo sero elaboradas por Colgio Eleitoral especial, constitudo pelo Conselho Universitrio, CEPE e CADE, a partir do resultado de consulta prvia comunidade universitria, nos termos estabelecidos pelo Colgio Eleitoral. 44 2o - Prevalecero, na consulta de que trata o 1 , a votao uninominal e o peso de setenta por cento para a manifestao dos docentes em relao ao conjunto de categorias. 3o - Cada membro do Colgio Eleitoral ter direito a um nico voto.

Alterado pela Resoluo Unesp n 44, de 10/05/2005.Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 117/2005. (Parecer CEE 136/2005) 40 Redao dada pela Resoluo UNESP n 59, de 02/12/92. Alterao aprovada pelo Decreto n 36.470, de 28/01/93. 41 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 42 Redao dada pela Resoluo UNESP n 59, de 02/12/92. Alterao aprovada pelo Decreto n 36/470, de 28/01/93. 43 Redao dada pela Resoluo UNESP n 52, de 24/09/98. Alterao aprovada pelo Decreto n 43.457, de 17/09/98. 44 Redao dada pela Resoluo UNESP n 52, de 24/09/98. Alterao aprovada pelo Decreto n 43.457, de 17/09/98.

39

18

Artigo 31 - O Reitor ser substitudo em suas faltas, impedimentos e vacncia pelo ViceReitor. Pargrafo nico - Nos impedimentos temporrios do Reitor e do Vice-Reitor, a Reitoria ser exercida por um dos Pr-Reitores, segundo ordem de substituio estabelecida pelo CO. Artigo 32 O Reitor, o Vice-Reitor e os Pr-Reitores podero ser desobrigados do exerccio de suas atividades docentes, sem prejuzo dos vencimentos, gratificaes e demais vantagens. Pargrafo nico - O exerccio da Reitoria, da Vice-Reitoria e das Pr-Reitorias ser sempre em regime de dedicao integral e incompatvel com a acumulao de qualquer outra funo administrativa.
45

Artigo 33 Na vacncia da funo de Reitor ou de Vice-Reitor, para completar o mandato, ser convocado o Colgio Eleitoral, no prazo mximo de trinta dias, para a indicao da lista referida no artigo 30. 1o - As listas sero compostas a partir de consulta prvia comunidade, no caso de no transcorridos dois teros do mandato.

2o - As listas sero elaboradas pelo Colgio Eleitoral, a partir de nomes indicados pelas Congregaes na forma estabelecida pelo referido colgio, no caso de transcorridos dois teros do mandato. Artigo 34 Ao Reitor compete: I - dirigir e administrar a Universidade e represent-la em juzo ou fora dele; II - zelar pelo cumprimento da legislao em vigor; III - convocar e presidir o CO e as Assemblias Universitrias; IV - superintender todos os servios da Reitoria; V - dar posse ao Vice-Reitor e aos Pr-Reitores; VI - nomear e dar posse aos Diretores e aos Vice-Diretores das Unidades Universitrias; VII - designar os Diretores das Unidades Complementares, escolhidos na forma dos respectivos Regimentos; VIII - designar os Presidentes dos Conselhos Regionais; IX - estabelecer e fazer cessar as relaes jurdicas de emprego do pessoal docente e do pessoal tcnico e administrativo; X - exercer o poder disciplinar, no mbito de sua competncia; XI - cumprir e fazer cumprir as decises do CO;
45

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

19

XII - submeter ao CO a proposta oramentria da Unesp; XIII - ordenar o empenho de verbas e respectivas requisies de pagamento; XIV - autorizar adiantamentos; XV - autorizar alienao de bens mveis; XVI - conferir graus universitrios; XVII - proceder, em sesso pblica e solene, entrega de ttulos e prmios conferidos pelo CO; XVIII - convocar eleies para as representaes do corpo docente e do corpo tcnico e administrativo junto ao CO, Conselhos Centrais e Comisses do CEPE; XIX - convocar o Colgio Eleitoral; XX - presidir a qualquer reunio universitria a que comparea; XXI - delegar competncia; XXII - adotar, em situaes especiais, medidas que se fizerem necessrias, "ad referendum" do CO; XXIII - designar comisses especiais, temporrias ou permanentes, bem como grupos de trabalho, para assessoria especfica; XXIV - exercer quaisquer outras atribuies conferidas por lei, por este Estatuto, pelo Regimento Geral ou por delegao superior.
46

Artigo 35 Ao Vice-Reitor compete exercer as atribuies definidas neste Estatuto e no Regimento Geral, bem como as que lhe forem delegadas pelo Reitor. Artigo 36 Alm das competncias que lhes forem delegadas pelo Reitor, compete aos Pr-Reitores coordenar as atividades referentes s respectivas reas de atuao.

CAPTULO II Da Administrao dos Campus Artigo 37 O Cmpus ser constitudo de: I - Unidades Universitrias; II - Unidades Complementares. 1o - Os Cmpus complexos podero possuir rgos administrativos para gerenciar ou executar as atividades comuns e servios de infraestrutura fsica.
46

Redao dada pela Resoluo UNESP n 59, de 02/12/92. Alterao aprovada pelo Decreto n 36.470, de 28/01/93.

20

2o - A estrutura administrativa atender s peculiaridades de cada Cmpus e ser fixada por ato do Reitor, ouvido o CADE. 3o - A estrutura administrativa do Cmpus identificar-se- com a da Unidade Universitria, quando esta for nica no Cmpus.

CAPTULO III Da Administrao das Unidades Universitrias Artigo 38 A administrao das Unidades Universitrias ter como rgos: I - a Congregao; II - a Diretoria. Pargrafo nico - A estrutura administrativa de cada Unidade Universitria ser fixada por ato do Reitor, ouvido o CADE. SEO I Da Congregao
47

Artigo 39 A Congregao, rgo deliberativo e normativo em matria de ensino, pesquisa, extenso universitria e administrao, tem a seguinte composio: I - o Diretor, seu presidente nato; II - o Vice-Diretor; III - os Chefes de Departamento; IV - os supervisores das Unidades Auxiliares; V - cinco representantes docentes; VI - um representante da associao docente local; VII - um representante dos coordenadores de curso de Graduao; VIII - um representante dos coordenadores de curso ou de rea de Ps-Graduao; IX - um representante docente de cada Comisso Permanente; X - representantes discentes, na proporo de quinze por cento do total dos membros docentes, sendo um representante da entidade estudantil mxima da Unidade; XI - representantes do corpo tcnico e administrativo, na proporo de quinze por cento do total dos membros docentes, sendo um indicado pela associao local de servidores da Unidade Universitria. 1 o - Os membros da Congregao tero os seguintes mandatos:

47

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

21

I - coincidente com o exerccio das respectivas funes, no caso dos incisos I, II, III, IV, VII, VIII e IX; II - dois anos para os representantes a que se referem os incisos V, VI e XI; III - um ano para os representantes discentes. 2 o - Os representantes docentes e do corpo tcnico e administrativo, e respectivos suplentes, sero eleitos por seus pares, em eleio convocada pelo Diretor. 3 o - Os representantes das associaes de docentes, de servidores tcnicos e administrativos e de alunos sero indicados pelas respectivas entidades. 4 o - A representao discente, proporcional ao nmero de alunos regulares da graduao e da ps-graduao, ser indicada na forma da legislao em vigor. 5 o - O Diretor ter direito tambm a voto de qualidade. 6 o - No clculo do percentual referido nos incisos X e XI, ser considerado o nmero inteiro, desprezada a frao. Artigo 40 A Congregao reunir-se- ordinariamente uma vez por ms e, extraordinariamente, quando convocada por seu Presidente ou pela maioria da totalidade de seus membros em exerccio.
48

Artigo 41 Compete Congregao: I - fixar calendrio de planejamento e execuo das atividades da Unidade Universitria; II - aprovar, supervisionar e avaliar projetos pedaggicos dos cursos de Graduao, propostas dos cursos de Ps-Graduao e de Extenso e projetos de trabalho dos Departamentos que compem o plano de atividades da Unidade; III - analisar anualmente o relatrio global da Unidade e encaminh-lo ao CEPE; IV - aprovar, por deliberao de dois teros da totalidade de seus membros em exerccio, o Regimento da Unidade e suas alteraes, encaminhando-as ao Conselho Universitrio; V - propor ao Conselho Universitrio a criao ou extino de cursos de Graduao, ouvida a Comisso Permanente de Ensino; VI - propor ao CEPE a criao, transformao ou extino de Departamentos; VII - propor CCG o nmero de vagas a ser fixado anualmente, para os diversos cursos de Graduao; VIII - propor CCPG: a - a criao e extino de cursos ou reas de Ps-Graduao, ouvidas as Comisses Permanentes de Ensino e Pesquisa;

48

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 OBS. O inciso XIX j havia sofrido alterao pela Resoluo UNESP n 06, de 10/01/96, aprovada pelo Decreto n 40.494, de 29/11/95.

22

b - as alteraes e reestruturaes curriculares dos cursos e reas de concentrao de PsGraduao ainda no reconhecidas pelo MEC; IX - deliberar sobre: a - realizao de concurso de pessoal docente e respectivas inscries; b - composio das comisses julgadoras de concurso de pessoal docente; c - regulamentos dos Departamentos, das Unidades Auxiliares e dos Centros Interdepartamentais; d - cursos seqnciais, conforme normas estabelecidas pelo CEPE; e - programa de atividades de cursos e reas de concentrao de Ps-Graduao, bem como as alteraes supervenientes propostas pelo conselho de curso ou de rea; f - credenciamento de docentes e orientadores, bem como sobre a participao de especialistas externos Unesp na programao de atividades de cursos ou reas de concentrao de Ps-Graduao; g - nmero anual de vagas a serem oferecidas em cada uma das reas de concentrao dos cursos de Ps-Graduao e sua distribuio por orientador; h - alteraes e reestruturaes curriculares dos cursos e reas de concentrao de PsGraduao reconhecidos pelo MEC; i - aproveitamento de crditos em disciplinas obtidos em programas ministrados fora de uma das Universidades estaduais do Estado de So Paulo; j - composio das comisses examinadoras das dissertaes de Mestrado e das teses de Doutorado; l - transferncia de alunos; m - realizao de cursos de extenso universitria, atualizao, temticos de curta durao e de difuso cultural; X - aprovar regulamento de curso de Ps-Graduao; XI - homologar: a - ttulos de mestre e doutor; b - o resultado dos exames de seleo e qualificao dos cursos de Ps-Graduao; c - o aproveitamento de crditos obtidos nos programas de ps-graduao da Unidade, de outras Unidades da Unesp, e de outras Universidades estaduais do Estado de So Paulo; d - a escolha do coordenador e do vice-coordenador de curso de Graduao e de curso ou de rea de Ps-Graduao; e - os pareceres das comisses julgadoras de concurso de pessoal docente, com direito a rejeit-los quanto ao aspectos legal e formal; XII -manifestar-se sobre: a - propostas de admisso, renovao de contrato, transferncia e dispensa de pessoal docente, encaminhadas pelo Departamento interessado;

23

b - pedidos de afastamento de pessoal docente, ouvido o respectivo Departamento; c - aceitao de doaes e legados Unidade; d - criao de cargos e funes; e - convnios de intercmbio cientfico e cultural; f - cursos de aperfeioamento e especializao, conforme normas estabelecidas pelo CEPE; g - os relatrios e planos globais de atividades vinculados aos regimes de trabalho; h - programas de concursos para provimento de funes e cargos docentes; XIII - estabelecer normas de estgios da Unidade; XIV - aprovar a aplicao da verba de custeio e receita prpria da Unidade; XV - aprovar, por maioria da totalidade de seus membros em exerccio, a suspenso de concurso de pessoal docente, mediante justificativa circunstanciada do Departamento interessado; XVI - dirimir dvidas sobre a realizao de concurso de pessoal docente; XVII - conferir prmios e propor ao Conselho Universitrio a concesso de dignidades universitrias; XVIII -avaliar, anualmente, a produo acadmica da Unidade com base nos relatrios dos Departamentos; XIX - conceder e outorgar ttulo de Professor Emrito a professor aposentado da Unidade que se tenha destacado na carreira; XX - estabelecer normas e procedimentos para escolha do Diretor e Vice-Diretor, respeitado o disposto no art.46; XXI - indicar, anualmente, trs docentes dentre seus membros, portadores do ttulo de doutor, no mnimo, em ordem de sucesso, para substituies eventuais do Diretor e do Vice-Diretor; XXII - julgar, em grau de recurso, as deliberaes dos demais colegiados da Unidade; XXIII - delegar competncias por deliberao de dois teros da totalidade de seus membros em exerccio; XXIV - exercer quaisquer outras atribuies decorrentes de lei, deste Estatuto, do Regimento Geral e do Regimento da Unidade, em matria de sua competncia.
49

Artigo 42 A Congregao ter as seguintes comisses permanentes: I - Comisso Permanente de Ensino; II - Comisso Permanente de Pesquisa;

49

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

24

III - Comisso Permanente de Extenso Universitria.


50

Artigo 43 A Comisso Permanente de Ensino tem a seguinte composio: I - os coordenadores de cursos de Graduao e de cursos ou de reas de Ps-Graduao;

II - representantes docentes, discentes e tcnicos e administrativos, na forma estabelecida pela Congregao, respeitado o disposto no art. 3A. 1o - A presidncia e a vice-presidncia da Comisso sero exercidas por coordenadores referidos no inciso I, eleitos pelo colegiado. 2o - Os representantes docentes e tcnicos e administrativos tero mandato de dois anos. 3o - Os representantes discentes tero mandato de um ano e sero indicados na forma da legislao em vigor. 4o - O mandato dos membros referidos no inciso I ser coincidente com o exerccio da respectiva coordenao. 5o - A Congregao poder, a seu critrio, indicar outros representantes.
51

Artigo 44

A Comisso Permanente de Pesquisa tem a seguinte composio: I - coordenadores de Grupos de Pesquisa e coordenadores de cursos de Ps-Graduao; II - representantes docentes, com titulao mnima de doutor; III - representantes de Unidades Auxiliares e de Centros Interdepartamentais; IV - representantes discentes e tcnicos e administrativos, em nmero a ser fixado pela Congregao. 1o - A presidncia e a vice-presidncia da Comisso sero exercidas por membros docentes, eleitos pelo colegiado, com mandato de dois anos. 2o - Os representantes docentes e tcnicos e administrativos, de Unidades Auxiliares e de Centros Interdepartamentais tero mandato de dois anos. 3o - Os representantes discentes tero mandato de um ano. 4o - O nmero e a forma de escolha dos membros referidos nos incisos I, II e III sero estabelecidos pela Congregao, respeitado o disposto no art.3A. 5o - O mandato dos coordenadores de Grupos de Pesquisa e de cursos de Ps-Graduao deve coincidir com o exerccio da respectiva funo de coordenador.

50

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 51 Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

25

6o - A Congregao poder, a seu critrio, indicar outros representantes.


52

Artigo 45 A Comisso Permanente de Extenso Universitria tem a seguinte composio: I - o Vice-Diretor, seu presidente nato;

II - representantes docentes, em nmero a ser fixado pela Congregao, respeitado o disposto no art. 3A; III - supervisores de Unidades Auxiliares e coordenadores de Centros Interdepartamentais, com mandato coincidente com o da respectiva funo; IV - representantes discentes e tcnicos e administrativos, em nmero a ser fixado pela Congregao. 1o - O Vice-Presidente ser eleito pelo colegiado, dentre os membros referidos nos incisos II e III. 2o - Os representantes docentes e representantes tcnicos e administrativos sero eleitos por seus pares, com mandato de dois anos. 3o - Os representantes discentes tero mandato de um ano. 4o - A Congregao poder, a seu critrio, indicar outros representantes.
53

Artigo 45A Compete s Comisses Permanentes assessorar a Congregao em questes relativas a sua rea de atuao e exercer as atribuies que lhe forem delegadas, nos termos do inciso XXIII do art. 41. SEO II Da Diretoria

Artigo 46 A Diretoria da Unidade Universitria ser exercida pelo Diretor, auxiliado pelo ViceDiretor, ambos professores da Unesp portadores, no mnimo, do ttulo de Doutor, escolhidos por meio de consulta comunidade da Unidade Universitria, cujos resultados sero homologados pela Congregao. 55 1o - Os mandatos do Diretor e do Vice-Diretor sero de quatro anos e coincidentes, vedado o exerccio de mandatos consecutivos.

54

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 53 Acrescentado pelo artigo 2 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99.Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 54 Redao dada pela Resoluo UNESP n 52, de 24/09/98. Alterao aprovada pelo Decreto n 43.457, de 17/09/98. 55 Redao dada pela Resoluo UNESP n 52, de 24/09/98. Alterao aprovada pelo Decreto n 43.457, de 17/09/98.

52

26

2o - O Diretor ser substitudo em suas faltas, impedimentos e vacncia pelo ViceDiretor. 3o - No impedimento do Diretor e do Vice-Diretor, a Direo ser exercida por docente indicado pela Congregao nos termos do inciso XVI do artigo 41. 4o - Na vacncia da funo de Diretor ou de Vice-Diretor, proceder-se- a nova escolha no prazo de trinta dias. 5o - O Diretor ou o Vice-Diretor designado nas condies referidas no 4o completar o mandato restante. 6o - O Diretor e o Vice-Diretor podero ser dispensados pelo Reitor de suas atividades docentes, sem prejuzo dos vencimentos, gratificaes e demais vantagens. 7o - Com antecedncia mnima de trinta dias do trmino dos mandatos do Diretor e do Vice-Diretor, sero escolhidos os respectivos sucessores. 8o - O Diretor e o Vice-Diretor no podero acumular suas funes com as de Chefe de Departamento. 56 9o - As normas para a realizao da consulta de que trata o "caput" deste artigo sero estabelecidas pela Congregao, atendido o disposto no 2 do artigo 30. Artigo 47 O Diretor ser assessorado, em assuntos de natureza administrativa, por uma Comisso Permanente de Administrao, presidida pelo Vice-Diretor e integrada por membros de livre escolha do Diretor. Artigo 48 Ao Diretor compete: I - administrar e representar a Unidade; II - zelar, no mbito de sua competncia, pela execuo deste Estatuto, do Regimento Geral e do Regimento da Unidade; III - cumprir e fazer cumprir as decises da Congregao; IV - exercer o poder disciplinar no mbito de sua competncia; V - convocar as reunies da Congregao; VI - adotar, em situaes especiais, medidas que se fizerem necessrias, "ad referendum" da Congregao; VII - submeter Congregao e encaminhar aos rgos superiores o plano de atividades e os relatrios da Unidade; VIII - designar comisses especiais, temporrias ou permanentes, bem como grupos de trabalho, para assessoria especfica; IX - dar posse aos Chefes e Vice-Chefes de Departamento;
Redao dada pela Resoluo UNESP n 52, de 24/09/98. Alterao aprovada pelo Decreto n 43.457, de 17/09/98.
56

27

X - delegar competncias; XI - exercer quaisquer outras atribuies que lhe forem conferidas por este Estatuto, pelo Regimento Geral, pelo Regimento da Unidade ou por delegao superior. Artigo 49 Ao Vice-Diretor compete exercer as atribuies definidas neste Estatuto, no Regimento Geral, no Regimento da Unidade, bem como as que lhe forem delegadas pelo Diretor.

SEO III Dos Departamentos Artigo 50 O Departamento a unidade bsica da estrutura universitria e integra, para efeito de organizao didtico-cientfica e administrativa, disciplinas afins de um campo do conhecimento. 57 1o - suprimido 58 2o suprimido

Artigo 51 Compete ao Departamento:


I - ministrar disciplinas de cursos de gra-duao e de ps-graduao, bem como de cursos de especializao, aperfeioamento, extenso e outros; 59 II - promover o desenvolvimento de linhas de pesquisa; III - promover a extenso universitria; IV - incentivar a promoo de programas interdepartamentais, interunidades ou interuniversidades; V - propor medidas de carter administrativo para o desenvolvimento dos programas de trabalho; VI - organizar o plano de atividades do Departamento; VII - propor a criao, a extino ou a redistribuio de disciplinas; VIII - promover e supervisionar as solicitaes de financiamento de pesquisas; IX - coordenar os pedidos de bolsas de estudo; X - realizar anualmente a avaliao das atividades desenvolvidas. Artigo 52 A criao ou a transformao de qualquer Departamento depende de aprovao, pela Congregao e pelo CEPE, de proposta fundamentada que evidencie o atendimento aos seguintes requisitos:
57

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 58 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 59 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

28

I - atividades de ensino, de pesquisa e de extenso universitria, desenvolvidas de forma integrada; II - docentes de competncia comprovada, que se tenham distingido na orientao de trabalhos acadmicos e na coordenao de pesquisas;
60

III - no mnimo quinze docentes, trs dos quais, pelo menos, portadores de ttulo acadmico igual ou superior ao de Doutor; IV -disciplinas obrigatrias integrantes de currculos plenos de graduao.

Artigo 53 So rgos de administrao do Departamento: I - Conselho de Departamento; II - Chefia.


61

Artigo 54

O Conselho de Departamento, rgo mximo de deliberao nesse nvel, tem a seguinte composio: I - o Chefe de Departamento, seu presidente nato; II - o Vice-Chefe; III - cinco representantes docentes, eleitos por seus pares; IV - dois representantes discentes, indicados na forma da legislao em vigor; V - um representante do corpo tcnico e administrativo, eleito por seus pares, desde que o Departamento conte com o mnimo de trs servidores da categoria. 1o - O mandato dos representantes referidos no inciso III ser de dois anos. 2o - Os representantes discentes tero mandato de um ano, permitida uma reconduo, devendo a indicao recair em alunos matriculados em disciplina do Departamento. 3o - O representante do corpo tcnico e administrativo ter mandato de dois anos, permitida uma reconduo. 4o - O Chefe de Departamento ter direito tambm a voto de qualidade.

60

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 61 Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

29

62

Artigo 55

Compete ao Conselho de Departamento: I - propor Congregao o Plano Global de Atividades do Departamento, segundo normas estabelecidas pelo CEPE e diretrizes definidas pelo Conselho Universitrio; II - promover o desenvolvimento de linhas de pesquisa e a organizao de Grupos de Pesquisa; III - atribuir aos docentes encargos acadmicos e administrativos; IV - zelar pelo cumprimento do plano de atividades do docente e demais encargos que lhe forem atribudos pelo Conselho de Departamento; V - coordenar os planos de ensino das disciplinas do Departamento, ouvidos os Conselhos de Curso; VI - manifestar-se sobre: a - a criao, a extino e a redistribuio de disciplinas de Graduao e de PsGraduao; b - relatrios e planos de atividades do pessoal docente e do pessoal tcnico e administrativo; c - o envolvimento dos docentes em cursos de extenso, aperfeioamento, especializao, consultorias, assessorias, participao em projetos e prestao de servios; VII - propor: a - a admisso, a renovao de contrato ou a dispensa de docentes e de servidores tcnicos e administrativos; b - a criao e extino de cargos e de funes e a realizao de concurso para docentes e servidores tcnicos e administrativos; c - a realizao de cursos de especializao, aperfeioamento, seqenciais e de extenso universitria; VIII - apreciar pedidos de afastamento e de transferncia de docentes e de servidores tcnicos e administrativos; IX - supervisionar os laboratrios do Departamento; X - estudar e apreciar convnios que envolvam o Departamento, submetendo-os Congregao; XI - elaborar a proposta oramentria do Departamento; XII - destinar os recursos obtidos pelo Departamento; XIII - encaminhar Congregao projeto de Regulamento do Departamento, bem como as respectivas alteraes;
62

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

30

XIV - proceder, anualmente, avaliao das atividades de ensino, pesquisa e extenso universitria, desenvolvidas no Departamento, registrando-a em relatrio a ser encaminhado Congregao; XV - responsabilizar-se, perante os rgos superiores, pelo desenvolvimento do trabalho cientfico e de extenso de seus docentes, pelos cursos ministrados e pelas atividades do corpo tcnico e administrativo; XVI - exercer quaisquer outras atribuies decorrentes de lei, deste Estatuto, do Regimento Geral, do Regimento da Unidade e do Regulamento do Departamento, em matria de sua competncia; Artigo 56 O Conselho do Departamento reunir-se- ordinariamente uma vez por ms e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente ou pela maioria da totalidade de seus membros em exerccio. Artigo 57 A funo executiva, em nvel de Departamento, ser exercida pelo Chefe, auxiliado pelo Vice-Chefe. 1o - O Chefe e o Vice-Chefe sero eleitos dentre os docentes portadores, no mnimo, do ttulo de Doutor, conforme normas estabelecidas no Regulamento do Departamento. 63 2o - As normas a que se refere o pargrafo anterior devero atender ao disposto no 2 do art. 30. 3o - Os mandatos do Chefe e do Vice-Chefe de Departamento so de dois anos e coincidentes, vedado o exerccio de mais de um mandato consecutivo. 4o - O Chefe ser substitudo, em suas faltas, impedimentos e vacncia, pelo Vice-Chefe. 5o - No impedimento do Chefe e do Vice-Chefe, a chefia ser exercida por docente indicado pelo Conselho de Departamento, atendidas as condies estabelecidas no pargrafo 1o deste artigo. 6o - No caso de vacncia da funo de Chefe ou de Vice-Chefe, antes do trmino do respectivo mandato, a eleio se far no prazo de quinze dias. 7o - O Chefe ou o Vice-Chefe, eleito nas condies referidas no pargrafo 6o, completar o mandato restante. Artigo 58 Compete ao Chefe: I - administrar e representar o Departamento; II - zelar, no mbito de sua competncia, pela execuo deste Estatuto, do Regimento Geral, do Regimento da Unidade e do Regulamento do Departamento; III -cumprir e fazer cumprir as decises do Conselho de Departamento; IV - exercer o poder disciplinar no mbito de sua competncia;
Redao dada pela Resoluo UNESP n 52, de 24/09/98. Alterao aprovada pelo Decreto n 43.457, de 17/09/98.
63

31

V - convocar as reunies do Conselho de Departamento; VI - adotar, em situaes especiais, as medidas que se fizerem necessrias, "ad referendum" do Conselho de Departamento; VII - submeter Congregao o plano global de atividades do Departamento; VIII - encaminhar, para avaliao da Congregao, relatrios peridicos referentes ao plano global de atividades do Departamento; IX - submeter aprovao da Congregao o Regulamento do Departamento, bem como suas eventuais alteraes; X - convocar, anualmente, em assemblia geral, os membros do Departamento para avaliao de suas atividades de ensino, pesquisa e extenso universitria; XI - exercer quaisquer outras atribuies que lhe forem conferidas por este Estatuto, pelo Regimento Geral, pelo Regimento da Unidade, pelo Regulamento do Departamento ou por delegao superior. CAPTULO IV Das Autarquias Vinculadas Artigo 59 Podero vincular-se Unesp autarquias de regime especial e outras autarquias. Artigo 60 As autarquias de que trata o artigo anterior tero sua vinculao com a Unesp definida pelo Regimento Geral e disciplinada nos respectivos regimentos, aprovados pelo Conselho Universitrio. TTULO IV Do Ensino, da Pesquisa e da Extenso Universitria CAPTULO I Do Ensino SEO I Dos Cursos
64

Artigo 61 A Unesp ministrar cursos de: I - graduao; II - ps-graduao stricto sensu; III - ps-graduao lato sensu; IV - extenso universitria; V - seqenciais e outros.

64

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

32

Artigo 62 Os cursos de graduao habilitaro ao exerccio profissional, na rea definida pelo respectivo currculo. Artigo 63 Para matrcula em cursos de graduao, ser exigido, no mnimo: I - prova de concluso do ensino de segundo grau ou equivalente, ou de curso de nvel superior; II - classificao em concurso vestibular para a Unesp. Pargrafo nico - Desde que resultem vagas aps a matrcula dos candidatos classificados no concurso vestibular, poder ser aceita a matrcula de portadores de diploma de curso superior, dispensada a exigncia do inciso II. Artigo 64 Os estudos necessrios graduao sero cumpridos mediante integralizao dos currculos correspondentes a cada curso.
65

Artigo 65 A matrcula ser feita por disciplina ou conjunto de disciplinas, respeitado o sistema de requisitos estabelecido no currculo pleno.

1o - Por proposta da Unidade Universitria, poder ser adotado o regime seriado de matrcula. 2o - As unidades informaro aos interessados, antes de cada perodo letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua durao, requisitos, qualificao dos professores, recursos disponveis e critrios de avaliao, obrigando-se a cumprir as respectivas condies.
66

Artigo 65A - Os cursos de Graduao oferecidos no perodo noturno devem apresentar os mesmos padres de qualidade daqueles do perodo diurno.

67

Artigo 66 Os cursos de ps-graduao stricto sensu compreendem os nveis de mestrado e doutorado, levando, respectivamente, aos graus de Mestre e Doutor e tm por objetivo a formao de docentes, de pesquisadores e de recursos humanos especializados no diferentes ramos do saber, bem como o desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Artigo 66A Os cursos de ps-graduao lato sensu compreendem a especializao e o aperfeioamento.

68

65

Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99 66 Acrescentado pelo artigo 2 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99. 67 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 68 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

33

1o - Os cursos de especializao, destinados a graduados, tm por objetivo o aprofundamento em um ou mais domnios do conhecimento. 2o - Os cursos de aperfeiomento, destinados a graduados, visam a atualizar ou a aprimorar conhecimentos ou tcnicas de trabalho.
69

Artigo 66B Os cursos de extenso universitria visam a difundir conhecimentos e tcnicas na comunidade. Artigo 66C Os cursos seqenciais, por campo de saber, constitudos pela juno de disciplinas afins, destinados a candidatos graduados ou no, visam expanso cultural, atualizao ou aprimoramento de conhecimentos ou tcnicas de trabalho. Artigo 66D Os cursos mencionados nesta seo sero regulamentados pelo CEPE.

70

71

Pargrafo nico - A Unesp poder instituir outras modalidades de cursos para atender a necessidades especficas.
72

Artigo 67 Ser instituda, em nvel de Unidade Universitria, conforme normas a serem estabelecidas pelo CEPE, a coordenao de cursos de Graduao e de cursos ou de reas de PsGraduao. Pargrafo nico - O Conselho responsvel pela coordenao didtica dos cursos de graduao contar com representantes de Unidades que participem do respectivo ensino. SEO II Do Vestibular Artigo 68 O concurso vestibular tem por objetivo a seleo de candidatos matrcula inicial nos cursos de graduao. Artigo 69 O concurso vestibular consiste na avaliao dos conhecimentos obtidos no ensino de segundo grau, ou equivalente, e na verificao da aptido do candidato para os estudos superiores. Artigo 70 A Unesp poder instituir rgo com a finalidade especfica de realizar concurso vestibular ou celebrar convnio com outras instituies, para esse fim.

69

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 70 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 71 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 72 Redao dada pelo artigo 1 da Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99. Alterao aprovada pelo Decreto n 44.190, de 19/08/99

34

SEO III Do Calendrio Escolar Artigo 71 Anualmente, o calendrio escolar de cada Unidade Universitria ser fixado pela respectiva Congregao, mediante ato do Diretor, observadas as normas gerais estabelecidas pelo CEPE. CAPTULO II Da Pesquisa Artigo 72 A Unesp incentivar a pesquisa por todos os meios ao seu alcance, tais como: I - formao de pessoal em seus cursos de ps-graduao ou em outras instituies nacionais ou estrangeiras; II - formao de grupos de pesquisadores; III - intercmbio com outras instituies cientficas, estimulando o desenvolvimento de projetos em comum; IV - promoo de congressos, simpsios e seminrios; V - garantia de condies para a execuo de projetos especiais; VI - obteno de bolsas especiais de pesquisa em categorias diversas, principalmente na de iniciao cientfica; VII - convnios com entidades nacionais, estrangeiras e internacionais; VIII - divulgao das pesquisas realizadas. CAPTULO III Da Extenso Universitria

Artigo 73 A extenso universitria visa integrao da Universidade com a comunidade, mediante desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa que lhe sejam inerentes. Artigo 74 A extenso universitria, diretamente voltada para a comunidade, poder com esta articularse por intermdio de instituies pblicas e particulares, no cumprimento de programas especficos. TTULO V Da Comunidade Universitria Artigo 75 A comunidade universitria constituda pelo corpo docente, pelo corpo discente e pelo corpo tcnico e administrativo.

35

Artigo 76 Cabe comunidade universitria a fiel observncia dos preceitos exigidos para a manuteno da ordem, da dignidade e da disciplina na Unesp.
73

Pargrafo nico - O regime disciplinar a que ficaro sujeitos os membros da comunidade universitria ser estabelecido no Regimento Geral, nos Regimentos das Unidades e nos Estatutos dos docentes e dos servidores. CAPTULO I Do Corpo Docente

74

Artigo 77 O corpo docente, formado por quantos exeram, em nvel superior, atividades inerentes ao sistema indissocivel de ensino e pesquisa, abranger as seguintes categorias: I - professores de carreira docente; II - auxiliares de ensino.

1o - Integraro, ainda, o corpo docente: 1 - professores colaboradores; 2 - professores visitantes. 75 2o - O CEPE definir a natureza das atividades a serem desenvolvidas por auxiliares de ensino, professores colaboradores e professores visitantes.

SEO I Da Carreira Docente Artigo 78 A carreira docente obedece ao princpio de integrao das atividades de ensino, de pesquisa e de extenso universitria, compreendendo os seguintes cargos e funes: I - Professor Assistente; II - Professor Assistente Doutor; III - Professor Adjunto; IV - Professor Titular. 1o - As categorias mencionadas nos incisos I e IV constituem cargos e as demais, funes. 2o - Ouvidas as Congregaes, e com aprovao do CO, a Reitoria providenciar a criao dos cargos de que trata o pargrafo anterior.

73

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 74 Supresso e renumerao do 2 pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 75 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

36

Artigo 79 O provimento dos cargos inicial e final da carreira docente ser feito mediante concurso pblico de ttulos e provas, na forma da lei e de conformidade com as normas estabelecidas neste Estatuto e no Regimento Geral. Artigo 80 O acesso s funes de Professor Assistente Doutor e de Professor Adjunto far-se- nos termos das disposies deste Estatuto e do Regimento Geral. Artigo 81 Consideradas as convenincias do ensino e da pesquisa e respeitada a categoria na carreira, ser permitida transferncia de docentes, nos termos deste Estatuto, ouvidas as respectivas Congregaes. 1o - A transferncia de um Departamento para outro, na mesma Unidade, depende de pronunciamento da Congregao e de homologao do CEPE. 2o - A transferncia de docentes de outras Universidades para a Unesp obedecer regulamentao especial estabelecida pelo CO. SEO II Do Acesso Carreira Docente Artigo 82 Para o concurso de ingresso ao cargo de Professor Assistente, exigida comprovao de, no mnimo, ttulo de Mestre. 1o - O candidato a concurso para o cargo de Professor Assistente deve apresentar memorial circunstanciado e comprovar as atividades realizadas, os trabalhos publicados e demais informaes que permitam cabal avaliao de seus mritos. 2o - Para o concurso de que trata este artigo, so exigidas as seguintes provas: 1 - prova de ttulos; 2 - prova didtica, versando sobre disciplina ou conjunto de disciplinas do Departamento; 3 - outra prova, proposta pelo Conselho de Departamento e aprovada pela Congregao. Artigo 83 O Professor Assistente que obtiver o ttulo de Doutor passar a exercer a funo de Professor Assistente Doutor. Artigo 84 O Professor Assistente Doutor que obtiver, em concurso de ttulo e provas, o ttulo de Livre-Docente, passar a exercer a funo de Professor Adjunto. Artigo 85 O docente ocupante do cargo de Professor Assistente, que vier a exercer qualquer das funes da carreira, far jus vantagem pecuniria correspondente diferena entre a referncia do cargo que ocupa e a da funo de carreira que passar a exercer. 1o - A vantagem pecuniria referida neste artigo ser incorporada ao vencimento, para todos os efeitos legais.

37

2o - O docente que contar com vantagem pecuniria, nos termos deste artigo, e vier a exercer outra funo de carreira de maior valor, far jus incorporao da diferena relativa nova vantagem. 3o - vedada a percepo cumulativa de mais de uma vantagem pecuniria de que trata este artigo. Artigo 86 O cargo de Professor Titular ser provido mediante concurso pblico de ttulos e provas. 76 1o - Para inscrio no concurso de que trata este artigo, ser exigido, no mnimo, ttulo de Livre-Docente obtido na Unesp, USP - Universidade de So Paulo, Unicamp Universidade Estadual de Campinas, ou pela Unesp declarado equivalente. 2o - Especialista de reconhecido valor, no portador de ttulos acadmicos, poder ser admitido para concurso de Professor Titular, a juzo de dois teros dos membros da Congregao, e mediante manifestao favorvel do CEPE, homologada pelo CO tambm por dois teros da totalidade de seus membros em exerccio. Artigo 87 O concurso para o cargo de Professor Titular constar de: I - julgamento de memorial que demonstre: a - produo cientfica, tecnolgica, literria, filosfica ou artstica; b - atividade didtica; c - atividades de formao e orientao acadmica; d - atividades profissionais vinculadas disciplina ou conjunto de disciplinas em concurso; II - prova didtica; III - prova de argio. 1o - No julgamento do memorial sero consideradas, preponderantemente, as atividades desenvolvidas pelo candidato nos ltimos cinco anos. 2o - A prova didtica pblica e pertinente disciplina ou conjunto de disciplinas. 3o - A prova de argio pblica e destina-se avaliao geral da qualificao cientfica, literria ou artstica do candidato, de acordo com o que dispuser o Regimento Geral. SEO III Do Regime de Trabalho Docente Artigo 88 O regime de trabalho do pessoal docente ser estabelecido pelo CO, que fixar suas diretrizes.

Redao dada pela Resoluo UNESP n 06, de 10/01/96. Alterao aprovada pelo Decreto n 40.494, de 29/11/95.

76

38

Artigo 89 A Unesp adotar como regime preferencial de trabalho aquele que fixar a dedicao integral docncia e pesquisa. CAPTULO II Do Corpo Discente Artigo 90 A Unesp ter alunos regulares, alunos especiais e alunos ouvintes. 77 1o - Regulares so os alunos matriculados em curso de graduao ou de ps-graduao stricto sensu, com direito a diploma aps o cumprimento dos respectivos currculos. 2o - Especiais so os alunos matriculados, com direito a certificado aps o cumprimento dos requisitos mnimos, em: 78 1 - cursos de ps-graduao lato sensu, extenso, seqenciais, ou de outra natureza; 79 2 - disciplinas isoladas de cursos de graduao ou de ps-graduao stricto sensu, observadas as exigncias estabelecidas para os alunos regulares. 3o - Ouvintes so os alunos admitidos em disciplinas ou cursos, desde que exista disponibilidade de vagas, observadas as exigncias disciplinares e de freqncia, mas no as de verificao de aproveitamento, fazendo jus a atestados de freqncia, quando cumpridos os mnimos estabelecidos para alunos regulares. 4o - A passagem de aluno especial condio de aluno regular no importar, necessariamente, no aproveitamento, em cursos regulares, dos estudos concludos. 5o - O aluno ouvinte que passar condio de aluno regular no poder aproveitar a freqncia obtida em disciplinas cursadas naquela qualidade. Artigo 91 Os alunos regulares tero representao nos rgos colegiados, na forma da lei. Artigo 92 Os Regimentos das Unidades Universitrias disciplinaro as formas de admisso dos alunos especiais e dos alunos ouvintes.

CAPTULO III Do Corpo Tcnico e Administrativo

Artigo 93 O corpo tcnico e administrativo ser formado por todos quantos exeram funes no docentes, excluindo-se aqueles sem vnculo empregatcio com a Unesp.
77

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 78 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 79 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

39

Artigo 94 O pessoal tcnico e administrativo ser organizado em quadro prprio. Artigo 95 As funes do corpo tcnico e administrativo sero estruturadas em carreiras e o ingresso far-se- mediante concurso pblico. Artigo 96 O regime jurdico do pessoal tcnico e administrativo ser o autrquico, na forma estabelecida pelo Estatuto dos Servidores da Unesp. Pargrafo nico - Havendo interesse da Universidade, poder ser contratado pessoal em outro regime jurdico.

TTULO VI Da Qualificao e dos Ttulos Artigo 97 A qualificao universitria far-se- por meio da outorga de: I - diploma, aps a concluso de cursos de graduao; II - ttulo de Mestre, aps concluso de curso de ps-graduao em nvel de Mestrado e defesa de dissertao; III - ttulo de Doutor, aps concluso de curso de ps-graduao em nvel de Doutorado e defesa de tese; IV - ttulo de Livre-Docente, aps aprovao em concurso de ttulos e provas; V - certificados, na forma prevista neste Estatuto. 1o 81 2o 80

Artigo 98 Podero candidatar-se Livre-Docncia somente portadores do ttulo de Doutor.

Artigo 99 O concurso para a obteno do ttulo de Livre-Docente constar de:


I - julgamento de memorial elaborado nos termos do 1o do artigo 82;

80 81

Revogado pelo Decreto n 41.542 de 06/01/97 e Resoluo UNESP 18, de 24/02/97. Revogado pelo Decreto n 41.542 de 06/01/97 e Resoluo UNESP 18, de 24/02/97.
o

40

II -defesa de tese original e indita ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela, alcanada aps o doutoramento e por ele apresentada de forma ordenada e crtica de modo a evidenciar a originalidade de sua contribuio nos campos da Cincia, das Artes ou das Humanidades. III - prova didtica; IV - prova escrita, sobre assunto de ordem geral e doutrinria, pertinente a disciplina ou conjunto de disciplinas do Departamento. 1o - Na anlise do memorial, sero consideradas, preferencialmente, as atividades desenvolvidas aps a obteno do ttulo de Doutor. 2o - A prova didtica ser pblica e pertinente a disciplina ou conjunto de disciplinas do Departamento. 3o - O Regimento da Unidade Universitria poder prever a realizao de mais uma prova, definindo-lhe a natureza e a modalidade.

82

Artigo 100 A Unesp proceder revalidao de diplomas estrangeiros, observada a legislao vigente.

Artigo 101 Com aprovao de dois teros da totalidade dos membros em exerccio do CO, a Unesp poder atribuir ttulos de: I - Professor Emrito a seus professores aposentados, que tenham alcanado posio eminente no ensino e na pesquisa; II - Professor "Honoris Causa" a professores e cientistas ilustres, no pertencentes Unesp, que lhe tenham prestado relevantes servios; III - Doutor "Honoris Causa" a personalidades que se tenham distingido, seja pelo saber, seja pela atuao em prol das artes, das cincias, da filosofia, das letras, da promoo dos direitos humanos, da justia social, dos valores democrticos ou do melhor entendimento entre os povos.

Artigo 102 As Congregaes, por dois teros da totalidade de seus membros em exerccio, podero atribuir o ttulo de Professor Emrito da Unidade a seus professores aposentados que tenham alcanado grau eminente no ensino e na pesquisa.

Redao dada pela Resoluo UNESP n 06, de 10/01/96. Alterao aprovada pelo Decreto n 40.494, de 29/11/95.

82

41

TTULO VII Da Assemblia Universitria

Artigo 103 A Assemblia Universitria, presidida pelo Reitor, ser constituda por representantes do corpo docente, do corpo discente e do corpo tcnico e administrativo, na forma estabelecida pelo Regimento Geral. 1o - A Assemblia Universitria, reunir-se-, ordinariamente, por convocao do Conselho Universitrio, para manifestar-se sobre as atividades desenvolvidas pela Universidade, bem como sobre a programao futura.
83

2o - O Conselho Universitrio manifestar-se- sobre as moes aprovadas pela Assemblia Universitria. TTULO VIII Disposies Gerais
84

Artigo 104

O Conselho Universitrio poder criar, por meio de resolues especficas, com a aprovao de dois teros de seus membros em exerccio, Cmpus Experimentais, em carter transitrio, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extenso. 1 - Os Cmpus Experimentais constituiro unidades acadmico-administrativas com estruturas e respectivas normas definidas pelo CADE. 2 - Compete ao CEPE estabelecer normas de organizao das atividades de ensino, pesquisa e extenso universitria dos Cmpus Experimentais.
85

Artigo 104A

Na criao ou no eventual desdobramento de Unidades Universitrias, as Unidades resultantes devero atender, no mnimo, aos seguintes requisitos: I -nvel de atividade tcnica e cientfica, definido por linhas de pesquisa, no campo do conhecimento abrangido pela futura Unidade; II -cinqenta docentes; III -vinte e cinco docentes portadores, no mnimo, do ttulo de Doutor; IV -cinco docentes portadores, no mnimo, do ttulo de Livre-Docente;
83

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 84 Redao dada pela Resoluo Unesp n 74, de 18/12/2008 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 605, de 28/11/2008. (Parecer CEE/CES n 615/2008). 85 Redao dada pela Resoluo Unesp n 74, de 18/12/2008 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 605, de 28/11/2008. (Parecer CEE/CES n 615/2008).

42

V -dois Professores Titulares; VI -setenta por cento dos docentes em dedicao integral docncia e pesquisa. Artigo 105 A Unidade Universitria s constituir sua Congregao quando tiver, no mnimo, um tero dos seus Departamentos implantados, com os respectivos Conselhos instalados nos termos deste Estatuto.

Artigo 106 As reunies dos colegiados referidos neste Estatuto, no Regimento Geral e nos Regimentos das Unidades, excetuando-se as festivas e as solenes, tero carter privado.

Pargrafo nico - Quando necessrio, com aprovao do Colegiado, poder ser enviado convite ou convocao a pessoas, para prestao de esclarecimentos, para depoimentos ou para assessoria.

Artigo 107 Nenhum docente poder exercer, concomitantemente, mais de uma representao da respectiva categoria na administrao central da Universidade.

Artigo 108 Os representantes junto aos rgos colegiados sero eleitos ou indicados juntamente com os respectivos suplentes. Pargrafo nico - No ser permitido voto por procurao.

Artigo 109 Os ttulos de Doutor e de Livre-Docente obtidos nos antigos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de So Paulo, integrados Unesp, so considerados vlidos para todos os efeitos, independentemente de qualquer outra formalidade.

Artigo 110 O ensino, nos nveis de graduao e de ps-graduao, gratuito na Unesp.

Artigo 111 A Unesp poder admitir intelec-tuais, artistas, tcnicos e outros especialistas de reconhecida competncia, para exercer atividades universitrias, em nveis paralelos aos da carreira universitria. Pargrafo nico - A admisso de que trata este artigo ser regulamentada pelo CO. Artigo 112 - O docente que deixar de pertencer categoria que representa nos colegiados da Unesp perder a representao para a qual foi eleito, cabendo ao suplente completar o mandato.

43

Artigo 113 O representante discente que deixar de ser aluno regular da Unesp perder a representao para a qual foi indicado, cabendo ao suplente completar o mandato. Artigo 114 Este Estatuto somente poder ser alterado por deliberao de, no mnimo, dois teros da totalidade dos membros em exerccio do CO.

86

TTULO IX Disposies Transitrias

Artigo 1 o suprimido
87 88

Pargrafo nico - suprimido

Artigo 2 o suprimido
89

Artigo 3 o suprimido 91 Pargrafo nico - suprimido


90

Artigo 4 o suprimido
92

Artigo 5 o suprimido
93

Artigo 10 acrescentado pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 87 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 88 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 89 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 90 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 91 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 92 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 93 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000)

86

44

Artigo 6 o suprimido
94

Artigo 7 o suprimido
95

Artigo 8 o At que seja promulgado novo Regimento Geral, continuaro a ser aplicadas normas que no conflitem com as disposies deste Estatuto, cabendo ao CO resolver casos omissos. Artigo 9 o suprimido
96 97

Artigo 10 - Os departamentos j existentes, que contem com no mnimo de 10 docentes em sua composio, tero prazo at 30/04/2003 para adequao ao disposto no inciso III do Art.52.

FIM DO DOCUMENTO

94

Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 95 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 96 Alterao aprovada pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001. (Parecer CEE 155/2000) 97 Alteraes aprovadas pelas Portarias CEE/GP ns. 42, de 22/02/2001 e 207, de 23/05/2003 (Pareceres CEE ns.155/2000 e 176/2003, respectivamente)

45

LEGISLAO COMPILADA Decreto n 29.720, de 03/03/1989 Resoluo n UNESP n 21, de 21/02/89 Resoluo n UNESP n 59, de 02/12/92 Decreto n 36.470, de 28/01/93 Resoluo UNESP n 45, de 03/12/94 Decreto n 40.494, de 29/11/95 Resoluo UNESP n 06, de 10/01/96 Decreto n 41.542, de 06/01/97 Resoluo UNESP n 18, de 24/02/97 Decreto n 42.602, de 09/12/97 Resoluo UNESP n 73, de 23/12/97 Decreto n 43.457, de 17/09/98 Resoluo UNESP n 52, de 24/09/98 Decreto n 44.190, de 19/08/99 Resoluo UNESP n 41, de 25/08/99 Parecer CEE 155/2000, aprovado pela Portaria CEE/GP n 42, de 22/02/2001 Parecer CEE 32/2000, homologado pela Resoluo SE, de 29/03/2000 Parecer CEE 176/2003, aprovado pela Portaria CEE/GP n 207, de 23/05/2003 Parecer CEE 136/2005, aprovado pela Portaria CEE/GP n 117/2005 Resoluo UNESP n 44, de 10/05/2005. Parecer CEE/CES N 615/2008, homologado pela Resoluo SE de 27/11/2008, aprovada pela Portaria CEE/GP n 605, de 28/11/2008 Resoluo UNESP n 74, de 18/12/2008

46

You might also like