You are on page 1of 24

Pintura em Oleo

Curso em portugus totalmente ilustrado passo a passo com dicas sobre materiais, tcnicas, cores, efeitos e orientaes para desenhistas iniciantes.
Conhecimento gratuito evoluo humana.

Prezado aluno: Presume-se que o voc tenha uma prtica intermediria ou avanada em desenho; onde j fizeram exerccios e aperfeioamentos em grafite (lpis) e aquarelas. Isto porque para adquirir o material de pintura a leo, como telas e tintas, h um custo mais elevado e a margem de erros para alunos evoludos diminuir. Neste curso de pintura aprenderemos passo a passo as tcnicas para pintar um quadro comeando pelos mais simples. Conforme sua evoluo e aprimoramento em breve voc ter suas prprias tcnicas e estilo, sendo isto elemento nico de cada artista. Caso queiram iniciar primeiro um curso de desenho em 6 mdulos (recomendvel) faam o download aqui: Curso Completo de Desenho.pdf vol.01 de 06

Curso Completo de Desenho.pdf vol.02 de 06

Curso Completo de Desenho.pdf vol.03 de 06

Curso Completo de Desenho.pdf vol.04 de 06

Curso Completo de Desenho.pdf vol.05 de 06

Curso Completo de Desenho.pdf vol.06 de 06

Apostila elaborada por: Francisco Farias Jr Email: franciscofariasjr@gmail.com Os textos e figuras foram retiradas dos sites: http://www.portalcursos.com/ http://www.atelier-online.com/ http://www.4shared.com/

CURSO DE PINTURA A LEO


Lio 01: Materiais e utenslios de pintura Lio 02: Os pincis Lio 03: Esptulas Lio 04: A tela Lio 05: As cores Lio 06: Inicio do quadro Lio 07: Pintura de uma paisagem Lio 08: Cuidado dos pincis Lio 09: Dicas Finais

Lio 01: Materiais e utenslios de pintura Para realizar os quadros a leo usamos fundamentalmente os seguintes materiais e utenslios de trabalho:

Telas; leos; Pincis; Esptula; Cavalete; Aguarrs; Panos.

Materiais e utenslios. As cores: Primarias; Secundarias; Complementarias; Frias e quentes. Exemplos: O mar; Uma paisagem.

Os materiais que utilizaremos no curso de pintura

Cavalete

Paleta e aguarrs

Esptulas

leos

Lio 02: Os pincis Tm-se uma grande variedade de pincis, que se diferenam por: Formas: Achatados; Arredondados. Materiais: Fibra sinttica; Plos de marta; Plos de cerda.

Tamanhos Os pinceis de cabos curtos servem para pintar com aguarela, guache e nanquim, enquanto que os de cabos compridos destinam-se a tinta a leo e acrlica. Os pincis de pintura de leo so utilizados na posio horizontal com a superfcie a pintar na vertical, a tinta a leo por tanto no desliza. Quando sustm o pincel horizontalmente na mo, a pega comprida serve para manter o balano na mo. Com o tempo aprenderemos qual ser o melhor para cada trabalho. Comearemos com um de n 2 e depois um de n 12.

Lio 03: Esptulas Com este utenslio se consegue deixar uma maior carga de pintura que com o pincel. A folha da esptula de ao. Tem-se de distintas formas: De pra; De diamante; Retangular; muito utilizado para fazer a mistura das cores na paleta.

Lio 04: A tela Tem-se de vrios tipos, em funo do que queremos pintar: Figura; Marinha; Paisagem.

Nesta fotografia vemos vrios tamanhos possveis de telas para os quadros. Para quem no est habituado a trabalhar com as cores a leo, aconselhvel utilizar uma tela de pequenas dimenses (30x30cm), para fazer testes de cor antes de decidir qual a cor a utilizar e tambm para praticar formas de aplicao da tinta e das texturas. Esta pode ser uma forma simples de ir ganhando segurana. O que Imprimadura Imprimadura o processo de preparao de uma superfcie para receber a pintura. a camada que se d a tela ou a tbua para prepar-las para a pintura. Na confeco de telas, esta preparao pode ser feita com gesso acrlico ou das formas tradicionais onde se utiliza branco de titnio (pigmento) misturado com cola animal ou vegetal e leo de linhaa. Estas telas apresentam colorao levemente amareladas e devero aguardar um tempo de secagem de no mnimo trs semanas antes de receber a pintura para assim, evitar rachaduras. Alguns artistas preparam as suas prprias telas e fazem a imprimadura aplicando uma mistura de gesso com de acrlico de alguma cor tela, de forma a facilitar a obteno das cores e tonalidades desejadas na pintura. A tela no a nica superfcie para pintar com leos Com tintas a leo podemos pintar em quase qualquer tipo de superfcie. A nica recomendao que esta esteja devidamente preparada e selada para permitir a tinta aderir facilmente superfcie. Podem ser usadas superfcies slidas tais como: madeira, mdf, lata, cobre, tijolo, concreto, pladur, cermica. E ainda outras superfcies tais como: papel para leos, papel de aguarela, papel de ilustrao, linho, seda, polister...e tantas outras para escolher!

Lio 05: As cores Cores primrias: Vermelho; Amarelo; Azul. Estes dois quadros esto pintados somente com estas trs cores.

Tintas Para comear, aprenderemos a misturar e conhecer as cores de nossa paleta. Com a mistura das trs cores primrias (azul, amarelo e vermelho) conseguiremos todas as demais. Na paleta temos agregado o branco, o que se usar para clarear as cores. O branco a ausncia de cor. A cor negra se forma com a mistura das trs primarias.

Esta a carta cromtica aonde se representam as cores.

A cor amarela Existem muitos tipos de amarelos. Os fundamentais so: Amarelo limo: cor brilhante. Bastante til para obter uma gama de verdes, ao mistur-lo com cobalto ou azul marinho; Amarelo cdmio: forte e demora em secar; Ocra amarelo: um amarelo apagado.

A cor azul Existe uma grande gama de azuis. Entre outros podemos considerar: Azul cobalto: o mais puro; Azul marinho: tem tendncia vermelha. o mais fcil de combinar. Ser o que utilizaremos. Ideal para os cus; Azul prssia: tem tendncia verde. Ideal para campos (exemplo: sombras das rvores).

A cor vermelha Encontramos uma grande variedade de vermelhos: Carmim: o mais parecido ao vermelho primrio; Vermelho cdmio; Vermelho vermelho; Terra siena tostada; Vermelho tit: um dos que mais uso nos meus quadros.

Nos quadros se mostram a utilizao da cor vermelha As cores secundrias na pintura a leo Roxo; Laranja; Verde.

As cores secundrias so o resultado da mistura das primrias.

As cores complementares so as esto opostas no crculo cromtico

Cores frias e quentes Frias: Azul: com esta cor se consegue idia de distncia. Quentes: Vermelho e amarelo: proporcionam mais relevo e idia de proximidade.

Lio 06: Inicio do quadro Antes de iniciar a pintura, separe todo o material solicitado. Tenha a mo, um pedacinho de pano. Ele ser muito til para secar o pincel. Algumas pessoas preferem em lugar do pano, um papel suave tipo Tisue ou at papel sanitrio. Iniciamos nossa aprendizagem com um quadro com as trs cores primarias: vermelho, azul e amarelo. Desenhamos o horizonte com carvo. Uma vez marcado, se apaga com um pano que no deixe plos.

Mistura de cores Na esptula colocamos as trs cores primarias e tambm branco. Com estes obteremos todas as cores. Comeamos pela cor do cu. Para isto misturamos o branco e um pouco de azul, e branco com um pouco de vermelho.

Pintamos o fundo do cu Pintamos o fundo do cu. Neste caso usamos o pincel de forma plana, para cobrir uma rea maior. Nas zonas onde vo ficar as nuvens agregamos uma maior quantidade de branco.

Pintamos a base do cu Agora vamos completando o cu de nosso quadro a leo. Escurecemos a base do cu com o horizonte, agregando mais azul mistura.

Nesta imagem podemos ver como ficam os distintos tons do cu.

As nuvens Aqui podemos ver como vai mudando a pincelada quando damos movimentos circulares para formar as nuvens.

Vamos agregando ao horizonte um pouco de vermelho.

A mistura de cores para o cu Estamos trabalhando com o branco e pequenas quantidades de vermelho e azul, pois estes mancham muito. Se coloca um pequeno horizonte, mais escuro, sobre o trao do carvo agregando mais azul e mais vermelho. Para variar a pincelada e estreitar o trao, se gira o pincel (ou mudar para outro menor).

As luzes e sombras Para ressaltar as luzes e as sombras nas nuvens, na parte superior se clareia com um pouco de branco. Prestar ateno nas duas maneiras de usar o pincel como do distintos resultados. Assim terminamos com o cu.

A pintura do mar Comeamos com o mar. Em primeiro lugar pintamos uma linha que nos servir de horizonte, abaixo da que temos.

Fizemos outra mistura de cor para o mar, com um tom azul bastante mais forte que o cu, misturando menos quantidade de branco e sem vermelho (por agora).

As pinceladas para pintar o mar


Comeamos a pintar o mar de atrs para frente com largas pinceladas que se vo encurtando a medida que avanamos. Com a cor fazemos o mesmo, vamos clareando a medida que nos aproximamos. Com isto conseguimos tanto com o trao como a cor, dando profundidade ao quadro.

Pintamos o mar Continuamos pintando o mar. Na paleta se mistura agora o vermelho e o amarelo, como podemos ver nas duas imagens que se mostram abaixo.

O trao do pincel Trocamos a posio do pincel para mudar o trao, fazendo-o mais curto e fino para conseguir o movimento das ondas.

Vamos terminando o mar, cobrindo a tela totalmente.

Marcando o horizonte Uma vez marcado o horizonte, vamos esfum-lo com o cu. Por isso utilizamos o pincel, sem pintura nenhuma, misturando suavemente cu e mar para perder a linha do horizonte.

Fazendo isso obtemos como resultado profundidade e distncia.

A sensao de movimento Vamos dar a sensao de movimento: as ondas. Para isso utilizamos as cores branca e azul sem misturar-las, diretamente sobre o mar. Os traos devem ser como se mostrou antes. Quanto mais pertos so menores e finos.

As cores, sombras e luzes Brincamos agora com as cores. Como fizemos antes com as sombras e as luzes das nuvens faremos agora com as ondas. Colocamos o branco em cima fazendo espuma e o azul em baixo fazendo a sombra da onda.

Sombras e luzes Este o resultado procurado: sombras e luzes no cu e no mar, para evitar um quadro plano e realar as formas; Contrastar claros e escuros transmite volumem e idia de movimento.

Lio 07: Pintura de uma paisagem Vamos agora pintar uma paisagem. Em primeiro lugar, desenhamos a paisagem com carvo. Depois, manchamos por reas com a pintura muito diluda em aguarrs, Com a esptula arranhamos o fundo e conseguimos as montanhas; Com distintos tons de cor ocre diludo marcamos as casas e seus tetos; Finalmente, marcamos a zona do arvoredo com uma cor verde mais forte, para dar idia de proximidade e, por tanto, profundidade em relao ao povoado.

Pintura da paisagem Com a tinta sem diluir vamos acabando as casas com pequenos traos brancos e laranjas, aplicando com a esptula deixando carga de pintura. Nos tetos aplicamos traos com cores mais escuras; Deve-se leva uma ordem, detrs para frente, na hora de pintar; Deixe uma carga de pintura sobre as rvores; A carga de pintura no deve cobrir todo o quadro. Existiro reas que fiquem quase sem pintura e outras com muita carga.

Efeito final

Este o efeito final; Utilizamos as cores primrias, secundrias e complementares; Usamos pincis para manchar as zonas e a esptula para deixar carga de pintura;

Lio 08: Cuidado dos pincis


Quando terminarmos devemos limpar muito bem os pincis para que durem muito tempo; Tiramos o resto do leo com um papel absorvente; Com um pano encharcado em aguarrs terminamos de limp-lo.

Secar com um pano e ter cuidado que no fiquem restos de leo e aguarrs; Guardar o pincel com as cerdas para cima; Devemos limpar a paleta e a esptula da mesma forma que os pincis.

Lio 09: Dicas finais Tintas de leo Quando voc for comprar suas tintas notar dezenas de tonalidades diferentes, porm, um bom "colorista" no aquele que usa muitas cores, mas sim aquele que com poucas cores cria uma imensa variedade de tons. As tintas de leo so basicamente pigmentos de diferente natureza, modos em p e misturados com aglutinante lquido, que por regra geral o leo de linhaa, e guardados em tubos os quais so vendidos a nvel comercial com diferentes nomes e marcas. Muitos fabricantes dispem de catlogos com mais de 100 cores, no entanto convm reduzir a seleo de cores a uns 15 no mximo, tendo em conta as suas qualidades mais importantes como so: a permanncia, o poder ou potencia, o corpo ou consistncia, a qualidade de secagem e a compatibilidade com outras cores. Embora a quantidade de tintas de leo que possamos adquirir seja pouca, convm que seja sempre da maior qualidade possvel. A tinta de cor branca de titnio no txica. Por isso, muitos artistas preferem trabalhar com ela em lugar de outros tipos de branco que contm chumbo. A cor amarelo ocre ideal para atingir uma tonalidade discreta e, ao mesmo tempo, forte. Alm disso, se acrescentar um pouco de azul no amarelo ocre, o resultado ser um tom de verde muito bonito. Se a pintura verde olivo acabou e voc est a meio duma pintura, ento, no precisa parar. Para obter este tom, basta misturar um pouco de preto como amarelo ocre. A maioria dos artistas acha que vermelho de cdmio o tom de vermelho mais til na pintura, principalmente quando se pinta flores. Portanto, esta cor no deve faltar em sua paleta. Cores Terras so cores que nas suas origens foram criadas a partir de minerais naturais extrados da terra, sendo o mais usado xido do ferro. Hoje em dia fabricado Oxido de ferro sinttico. As principais cores terra so: Raw Umber, Burnt and Raw Sienna, Yellow Ochre, Terre Verte, (Green Earth), Caput Mortuum, Davys Grey, Venetian and Light Red. Existem muitas outras, mas as 5 primeiras mencionadas so aquelas mais conhecidas popularmente. Estas cores so utilizadas para criar castanhos e amarelos neutros e para tons de pele. A desvantagem que estas cores so recessivas, ou seja, aparentam ser fortes ao perto, mas fracas distanciam. Como limpar e conservar os quadros pintados a leo. S aps um ano de concluda, uma obra poder ser envernizada. Para isso, recomendvel seguir o seguinte procedimento: a pintura dever ser limpa com um pano macio umedecido em essncia de terebintina. Depois de esta estar completamente seca, aplica-se uma camada fina de Verniz Cristal diludo em cerca de vinte por cento de essncia de terebintina. Algumas dicas sobre a mistura de cores e os efeitos. Existem diversas formas de misturar as cores. Van Gogh era um dos mestres que costumava mesclar uma cor na outra. Ele, aproveitava a tinta de fundo ainda mida e aplicava outras cores. Na pintura em tela, este recurso muito usado e proporciona efeitos belssimos. Outra maneira de mesclar as cores enquanto a tinta esta mida usando uma esptula. Alm da mistura de cores, conseguem-se criar diversas texturas. Podem-se criar efeitos de pontos de luz raspando com cuidado a camada de tinta at alcanar a tela branca. Para obter suaves efeitos de textura, basta trabalhar com o pincel ou a esptula sobre a tinta a leo mida. No caso dos pincis, cada tipo de plo proporciona um efeito diferente. J a esptula

proporciona uma textura mais definida e marcante. Se tiver a possibilidade, adquira vrios tipos de pincis e experimente com eles. Familiarizar-se com os efeitos e caractersticas dos pincis, as suas formas e plos, pode marcar a diferena e qualidades dos seus trabalhos. O que um "Mahl stick" e para que usado. E uma espcie de vara com a ponta plana. E utilizada para apoiar sobre ele, a mo que pinta, e assim ter acesso a pequenas reas de pintura para realizar pormenores. A parte plana da vara apoia-se na borda da tela ou sobre uma parte j seca.

You might also like