You are on page 1of 5

Professora: Slvia Luz. silvialuz20@gmail.

com

FICHA DE BIOLOGIA.

Contato:

CITOLOGIA O estudo das clulas e suas respectivas funes. O termo clula (do grego kytos = cela; do latim cella = espao vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigaes sobre a constituio da cortia analisada atravs de lentes de aumento. A teoria celular, porm, s foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluram que todo ser vivo constitudo por unidades fundamentais: as clulas. Assim, desenvolveu-se a citologia (cincia que estuda as clulas), importante ramo da Biologia. As clulas provm de outras preexistentes. As reaes metablicas do organismo ocorrem nas clulas. As clulas so os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das clulas so to pequenas, que necessrio juntar milhares para cobrir a rea de um centmetro quadrado. As unidades de medida so o micrmetro (m), o nanmetro (nm) e o angstron (). Clulas - rins, pele e fgado (30 m em mdia); hemcias (entre 5 m e 7m). vulo - 0,1 mm. Componentes qumicos da clula gua Corresponde a 70% do volume celular; dissolve e transporta materiais na clula; participa de inmeras reaes bioqumicas. Sais minerais - So reguladores qumicos. Carboidratos - Compostos orgnicos formados por carbono, hidrognio e oxignio. Exemplos: monossacardeos (glicose e frutose); dissacardeos (sacarose, lactose e maltose); polissacardeos (amido, glicognio e celulose). Que tem a funo de fornecer energia atravs das oxidaes e participao em algumas estruturas celulares. Lipdios - Compostos formados por carbono, hidrognio e oxignio; insolveis em gua e solveis em ter, acetona e clorofrmio. Exemplos: lipdios simples (leos, gorduras e cera) e lipdios complexos (fosfolipdios). Tem participao celular e fornecimento de energia atravs de oxidao. Protenas - Compostos formados por carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio, que constituem polipeptdios (cadeias de aminocidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua funo, na participao da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no

transporte de ons e molculas e na catalisao de reaes qumicas. cidos Nuclicos - Compostos constitudos por cadeias de nucleotdeos; cada nucleotdeo formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um acar (ribose e desoxirribose) e um cido fosfrico. cido Desoxirribonuclico (DNA) - Molcula em forma de hlice formada por duas cadeias complementares de nucleotdeos. O DNA responsvel pela transmisso hereditria das caractersticas. cido Ribonuclico (RNA) - Molcula formada por cadeia simples de nucleotdeos. O RNA controla a sntese de protenas. Trifosfato de Adenosina (ATP) - Tipo especial de nucleotdeo, formado por adenina, ribose e trs fosfatos. Tem a funo de armazenar energia nas ligaes fosfato. ESTRUTURA CELULAR E SUAS PRINCIPAIS ORGANELAS.

Membrana Celular

A membrana celular semipermevel e seletiva; transporta materiais passiva ou ativamente.

Professora: Slvia Luz. silvialuz20@gmail.com

FICHA DE BIOLOGIA.

Contato:

Transporte Passivo - Difuso no sentido dos gradientes de concentrao, sem gasto de energia. Como no transporte de glicose. Transporte Ativo - Movimentao contra gradientes de concentrao, com gasto de energia. Exemplo: bomba de sdio, que concentra K+ mais dentro que fora da clula e Na+ mais fora que dentro. Transporte Facilitado - Protenas transportadoras ou permeases modificam a permeabilidade da membrana; ocorre tanto passiva quanto ativa. Citoplasma Fundamental Hialoplasma - colide com 85% de gua e protenas solveis e insolveis (microfilamentos e microtbulos); reverso de gel para sol e vice-versa.

Lisossomos - So pequenas vesculas que contm enzimas digestivas; destacam-se do complexo de Golgi e juntam-se aos vacolos digestivos. Fazem a digesto intracelular; em alguns casos, extracelular.

Peroxissomos - So pequenas vesculas que contm peroxidase. Tem a funo de decomposio de perxido de hidrognio (H2O2), subproduto de reaes bioqumicas, altamente txico para a clula.

Retculo Endoplasmtico (RE) - Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesculas. RE rugoso - retculo endoplasmtico associado a ribossomos; local de sntese de protenas; tambm denominado RE granular. RE liso - retculo endoplasmtico sem ribossomos; local de sntese de lipdios e de carboidratos complexos; tambm denominado RE agranular.

Vacolos - So cavidades limitadas por membrana lipoprotica. Os vacolos podem ser digestivos, autofgicos ou pulsteis. Vacolo Digestivo - As partculas englobadas so atacadas pelas enzimas lisossmicas, formando um fagossomo. Vacolo Autofgico - Digere partes da prpria clula. Vacolo Pulstil - Controla o excesso de gua da clula; comum nos protozorios de gua doce.

Ribossomos - Grnulos de 15 a 25 nm de dimetro, formados por duas subunidades; associam-se ao RE ou encontram-se livres no hialoplasma; so constitudos por protenas e RNA ribossmico; ligam-se ao RNA mensageiro formando polirribossomos. Tem a funo de sntese de protenas.

Centrolos - Organelas constitudas por dois cilindros perpendiculares um ao outro; cada cilindro formado por nove trincas de microtbulos; ausentes nas clulas dos vegetais superiores. Tem a funo de orientao do processo de diviso celular.

Complexo de Golgi - Sistema de bolsas achatadas e empilhadas, de onde se destacam as vesculas; pequenos conjuntos que so denominados dictiossomos. Armazenam substncias produzidas pela clula.

Clios e Flagelos - So expanses filiformes da superfcie da clula; os clios so curtos e geralmente numerosos; os flagelos so longos e em pequeno nmero. So formados por nove pares perifricos de microtbulos e um par central; o corpsculo basal, inserido no citoplasma, idntico aos centrolos. Tem a

Professora: Slvia Luz. silvialuz20@gmail.com

FICHA DE BIOLOGIA.

Contato:

funo de movimentao da clula ou do meio lquido.

das clulas, junto da membrana plasmtica. Componentes do Ncleo Carioteca - A carioteca (ou envoltrio nuclear) visvel ao microscpio eletrnico, em que vista como dois folhetos sobrepostos. Possui poros grandes que permitem livre intercmbio de molculas entre o ncleo e o citoplasma. O envoltrio nuclear apresenta continuidade com as membranas do retculo endoplasmtico, sugerindo que faam parte de um mesmo sistema de membranas, todas de natureza lipoprotica. Cariolinfa (ou suco nuclear) - uma gelatina fluida que se assemelha ao hialoplasma, com o qual tem comunicao direta atravs dos poros da carioteca. Comparada com o hialoplasma, mostra maior concentrao de protenas, de RNA e de nucleotdeos. Nuclolos - So corpsculos esfricos, densos, intensamente corados nas preparaes usuais de microscopia. No possuem membrana e seu nmero varivel, geralmente um ou dois por ncleo, e esto ausentes nas clulas procariticas. So constitudos de protenas e DNA, responsvel pela produo de RNA ribossmico, que constitui os ribossomos no citoplasma. Durante a diviso celular, os nuclolos desaparecem e seus constituintes participam da formao dos ribossomos, distribudos entre as clulas-filhas da diviso. Eles reaparecem no final da diviso, produzidos pela regio terminal de certos cromossomos, a zona organizadora do nuclolo. Cromatina - O DNA o material gentico das clulas e contm as informaes que controlam a estrutura e as atividades das clulas e do organismo inteiro. Tambm o responsvel pela transmisso dessas informaes de um indivduo para os descendentes. O material gentico das clulas procariticas representado pelo cromossomo circular que contm apenas DNA. Nas clulas eucariticas, o material gentico formado pela cromatina, constituda por DNA e protenas chamadas histonas. Na intrfase, a cromatina mostra-se como um emaranhado de filamentos longos e finos, cuja maior parte encontra-se aderida face interna da carioteca. As pores descondensadas so chamadas de eucromatina, enquanto as partes j enoveladas durante a intrfase formam a heterocromatina.

Mitocndrias - So organelas ovides ou em bastonete, formadas por uma dupla membrana lipoprotica e uma matriz. A membrana externa contnua e a interna forma as cristas mitocondriais. Nestas, prendem-se as partculas mitocondriais, constitudas por enzimas respiratrias: NAD, FAD e citocromos. Possuem DNA, sintetizam protenas especficas e se autoreproduzem. Produz energia na clula, sob forma de ATP. O Ncleo: Caractersticas Gerais.

Uma clula bacteriana, por no possuir carioteca o envoltrio nuclear, classificada como procaritica. Clulas de animais e vegetais, que possuem ncleo individualizado e delimitado pela carioteca, so eucariticas. Alm de carioteca, o ncleo celular possui, em seu interior, substncias especficas para as funes que executa: DNA, RNA, protenas, etc. Chamamos de intrfase o perodo em que a clula no est se dividindo, ou seja, o perodo entre duas divises celulares. Apesar da aparente inatividade do ncleo interfsico, importantes processos metablicos acontecem nessa etapa da vida da clula. A duplicao do DNA e a produo de RNA so os mais significativos. Na maioria das clulas, o ncleo nico, esfrico e tem posio central. Os glbulos vermelhos dos mamferos, clulas do sangue, so anucleados. As clulas musculares estriadas tm dezenas de ncleos que ocupam a periferia

Professora: Slvia Luz. silvialuz20@gmail.com Exerccios propostos:

FICHA DE BIOLOGIA.

Contato:

1.(UNIFAL/2009) A respeito de Citologia, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os procariontes so unicelulares e tm a estrutura celular mais simples, sem ncleo individualizado, sendo que o material gentico no est envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear. b) Na osmose, sempre que houver diferena de concentrao do solvente entre duas solues, o soluto se mover da soluo menos concentrada para a mais concentrada. c) No citosol, realizam-se diversas reaes qumicas do metabolismo, como a fase inicial da respirao celular e a sntese de vrias substncias. d) A sntese de protenas por meio da unio de aminocidos ocorre nos ribossomos, presentes em todos os seres vivos. e) Na respirao celular, a gliclise ocorre no citosol, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratria ocorrem na mitocndria. 2. (UNIMONTES JUNHO/2007) As organelas celulares so estruturas especializadas, presentes em clulas eucariticas. As alternativas a seguir referem-se s caractersticas do Complexo de Golgi, EXCETO: a) Geralmente se encontra prximo ao ncleo. b) No apresenta cisternas na sua constituio. c) Pode exportar substncias. d) Distribui e armazena protenas e lipdeos. 3. (UFMT/2009) Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na gua h cerca de 3,5 bilhes de anos. Sem a gua, acreditam os cientistas, no existiria vida. Ela forma a maior parte do volume de uma clula, da sua importncia no funcionamento dos organismos vivos. Na clula, a) o plasto retm a maior parte da gua, formando uma disperso chamada citosol. b) o hialoplasma constitudo de gua e molculas de protena, formando uma disperso chamada colide. c) o lisossoma constitudo de gua e molculas de protena, formando uma disperso chamada citosol. d) o ribossoma retm a maior parte da gua, formando uma disperso chamada gel. e) o retculo endoplasmtico retm a maior parte da gua, formando uma disperso chamada colide. 4. (UFLA-JULHO/2006) Na coluna da esquerda, encontram-se nomes de organelas celulares e,

na coluna da direita, importantes processos fisiolgicos. Marque a seqncia que representa a correlao CORRETA entre as duas colunas. Organelas 1 2 3 4 5 ribossoma retculo endoplasmtico mitocndria lisossoma aparelho de golgi

Processos fisiolgicos A sntese de ATP B empacotamento e formao de gros de secreo C sntese de protenas D digesto intracelular E neutralizao de substncias txicas a) 1A, 2B, 3D, 4C, 5E b) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C c) 1C, 2E, 3A, 4D, 5B d) 1C, 2B, 3A, 4D, 5E 5. (UNESP-JULHO/2008) Leia as descries seguintes. I. Organela constituda por numerosos sculos interligados, normalmente localizada nas proximidades do ncleo e do retculo endoplasmtico granuloso. II. Organela do tipo vacolo, rica em enzimas. III. Rede de canais delimitados por membranas lipoproticas. Pode-se afirmar corretamente que o item a) I refere-se ao retculo endoplasmtico nogranuloso, que tem a funo de transporte de substncias dentro das clulas. b) I e o item III referem-se, respectivamente, ao complexo golgiense e ao retculo endoplasmtico, os quais esto particularmente desenvolvidos em clulas com funo de secreo. c) II refere-se aos lisossomos, que so vacolos responsveis pela produo de protenas. d) II e o item III referem-se, respectivamente, aos lisossomos e ao complexo golgiense, os quais so responsveis pelo processo de fagocitose dentro da clula. e) III refere-se aos centrolos, que so responsveis pela formao de clios e flagelos celulares. 6. (UFV/2003) semelhana do que acontece na formao de clculos renais nos animais, o

Professora: Slvia Luz. silvialuz20@gmail.com

FICHA DE BIOLOGIA.

Contato:

metabolismo celular em plantas pode formar incluses cristalferas constitudas por oxalato de clcio, tambm conhecidas como drusas, rfides e monocristais. Essas incluses so comumente encontradas em uma das organelas abaixo. Assinale a alternativa CORRETA: a) Plastdeo b) Vacolo c) Lisossomo d) Complexo de golgi e) Peroxissomo 7. (UFVJM/2005) Leia a informao seguinte. No citoplasma das clulas encontram-se os orgnulos que interagem fisiologicamente, executando diferentes funes na manuteno da vida dos diversos rgos. Com base nessa informao e em seus conhecimentos, CORRETO afirmar que: a) O centrolo participa da diviso celular animal. b) O complexo de Golgi participa da sntese de lipdeos. c) O lisossomo responsvel pela respirao celular. d) O retculo endoplasmtico liso responsvel pela sntese de protenas. 8. (PISM UFJF/2009) Voc j deve ter observado um inseto caminhando pela superfcie da gua de uma lagoa. A propriedade da gua que permite que a pata do inseto no rompa a camada de gua : a) adeso. b) calor especfico. c) tenso superficial. d) calor de vaporizao. e) capilaridade. 9. (ENEM/2007) Ao beber uma soluo de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substncia a) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. b) inflamvel que, queimada pelo organismo, produz gua para manter a hidratao das clulas. c) que eleva a taxa de acar no sangue e armazenada na clula, o que restabelece o teor de oxignio no organismo. d) insolvel em gua, o que aumenta a reteno de lquidos pelo organismo. e) de sabor adocicado que, utilizada na respirao celular, fornece CO2 para manter estvel a taxa de carbono na atmosfera. 10.(UFS/2008) As protenas so substncias que esto presentes em todos os seres vivos.

As protenas so formadas por unidades menores, denominadas de: a) cidos nuclicos b) aminocidos c) monossacardeos d) enzimas e) ligao peptdica (UCPel/2006) Os lipdeos so molculas apolares que no se dissolvem em solventes polares como a gua. Com relao aos lipdeos, podemos afirmar que: I. so molculas ideais para o armazenamento de energia por longos perodos. II. importantes componentes de todas as membranas celulares. III. esto diretamente ligados sntese de protenas IV. servem como fonte primria de energia. V. a cutina, a suberina e a celulose so exemplos de lipdeos. A(s) alternativa(s) correta(s) (so): a) I, IV e V b) I e III c) II e IV d) II e V e) I e II

You might also like