You are on page 1of 9

Uso da tomografia multidirecional na visualizao de dente impactado

Neste artigo de 2009, publicado pela Revista Gacha de Odontologia, pelas autoras Ana Elizabeth Aguiar da SILVA; Mnica Almeida TOSTES; da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Niteri, Rio de Janeiro, Brasil; Contm o relato clnico de um paciente do gnero masculino, leucoderma, oito anos de idade, que apresentava o dente 11 impactado.

Os dentes impactados so aqueles que perderam sua fora irruptiva e no conseguem atingir sua posio na arcada dentria, dentro do tempo esperado, por algum impedimento. A impactao de dentes anteriores pode ter diversas etiologias, tais como: falta de espao no arco dental, perda precoce de decduo, rotao do germe dentrio, presena de dentes supranumerrios, odontomas, traumatismo ou qualquer outra obstruo. A maioria dos casos de impactao de dentes superiores ps-traumtica acontece na infncia, nas denties decdua e mista.

O tratamento do dente impactado bem variado e depende das circunstncias nas quais est envolvido: ele pode ser mais conservador, bastando uma simples remoo de gengiva circundante para que o dente retorne ao seu curso normal de irrupo; pode ser tracionado ortodonticamente ou removido cirurgicamente, quando h impossibilidade de recolocao no seu stio. O dente impactado pode causar reabsoro das razes dos dentes vizinhos, dor, infeces, cisto dentgero com subsequente destruio ssea e aparecimento de ameloblastomas em suas paredes.

O diagnstico da impactao realizado atravs de exames clnico e radiogrfico convencional. Existem vrias tcnicas radiogrficas de localizao dos dentes com impactao: radiografia periapical, radiografia oclusal, telerradiografia de perfil, tomadas com variaes de angulaes, como na tcnica de Clark e as tomografias. As radiografias convencionais so empregadas na elaborao da fase inicial do plano de tratamento, pois apresentam vantagens, como o baixo custo e a facilidade de acesso.

No diagnstico inicial de dentes impactados, as radiografias convencionais so utilizadas, porm, esses exames mostram uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional, acarretando a sobreposio dos tecidos, imagem pouco ntida, com um contraste relativamente baixo, o que dificulta a visualizao de detalhes importantes das estruturas anatmicas e a interpretao integral de determinadas patologias. Recentemente, so requeridos outros exames imagenolgicos da regio de cabea e pescoo, como por exemplo, a tomografia multidirecional, que permite a observao minuciosa das regies anatmicas a serem avaliadas. Apresenta como desvantagem um maior custo, porm, compensado pelo benefcio de imagens com melhor definio, que assegura a correta evoluo do plano de tratamento.

CONCLUSO

Atravs da tomografia multidirecional, verificou-se a identificao precisa da patologia do dente em questo, guiando o tratamento cirrgico, desde a etapa de seu planejamento, otimizando o tempo da cirurgia e, consequentemente, diminuindo as complicaes ps-operatrias.

Tomografia Cone Beam em odontologia

A Tomografia Computadorizada de Feixe Cnico, tambm conhecida como Cone Beam, um mtodo de diagnstico por imagem que utiliza Radiao X e permite obter a reproduo do complexo maxilo mandibular em qualquer um dos trs planos do espao. O exame apresenta uma dose bem menor de radiao e seu custo bem reduzido quando comparado as tomografias espirais ou Fan Beam. A Tomografia Cone Beam ou feixe cnico, como tambm conhecida tem sido o exame que mais tem crescido nas solicitaes de auxilio ao diagnstico dos dentistas. Ela oferece uma imagem volumtrica, possibilitando uma melhor

visualizao de altura, largura e profundidade em um mesmo exame.

Pensando em imagem digital interesante discorrer sobre alguns aspectos fundamentais. Essencialmente essas imagens so compostas por um arranjo matricial (linhas x colunas) que compoem as estruturas retangulares ou quadradas, denominadas Pixel (picture element). O pixel possui somente duas dimenses e um elemento plano . Para criar o volume acrescentou-se mais um plano (y) que fornece a profundidade e convencionou-se chamar esse novo elemento de Voxels (volume elements). Em uma analogia simples o pixel seria a face do dado e o voxel seria o cubo correspondente(1) (veja figura)

A implantodontia foi a uma das primeiras especialidades a utilizar os recursos da tomografia pois lhe possibilitava verificar tanto altura como largura de rebordo para o planejamento de implantes, enxertos etc, mas atualmente seus recursos so utilizados por praticamente todas as especialidade da odontologia trazendo para prximo do

cirurgio dentista a possibilidade de visualizar mais do que uma periapical ou radiografia panormica pode lhe oferecer. Todas as especialidades foram beneficiadas com o advento a cone beam. Hoje fraturas, perfuraes endodnticas, perdas sseas, patologias do complexo maxilo mandibular, localizao de terceiros molares e supranumerarios, so facilmente identificadas pelo equipamento. possvel at mesmo obtermos cortes frontais, laterais e axiais para cefalometria.

Com o advento da tomografia Cone Beam as maiores clnicas de radiologia dos grandes centros e at de cidades menores em todo o Brasil adequaram seus servios e migraram seus equipamentos para tomgrafos cone beam, havendo at noticias sobre esta tecnologia em sites de noticias especializados em odontologia. (vide:Tomografia computadorizada:Radiologia odontolgica ganha novos olhos ). Hoje ja existem servios especializados somente em tomografia cone beam em algumas cidades do Brasil.

A vantagem da Tomografia Computadorizada cone Beam a imagem volumtrica, sendo o feixe de Raios X em forma de cone, da o nome Cone Beam. Enquanto na Tomografia mdica ou fan Beam a aquisio por planos na cone beam a aquisio feita em um nico volume que depois ser processado na workstation que far as reconstrues conforme seja solicitado pelo radiologista. Isto faz com que a dose de exposio ao paciente seja bem menor, similar a do exame periapical da boca toda (2). A tomografia cone beam oferece a possibilidade de o dentista receber a imagem em diversos formatos, inclusive no formato DICOM (Digital Imaging and Communication in Medicine) que um formato tecnolgico global , cujo desenvolvimento iniciou-se em 1993 e foi designado para permitir a interoperalidade dos sistemas usados para a produo, armazenamento, visualizao, processamento , envio e impresso de imagens mdicas e documentos correlatos(3). Programas especficos que so enviados pelas clinicas onde a imagem foi adquirida ou que podem at mesmo ser baixados na internet, permitem a reconstruo em mltiplos planos do volume adquirido possibilitando ver as imagens em normas axiais, coronais, sagitais e oblquas, assim como a

reconstruo em 3D. Os principais programas usados so o Icatvison, Implante Viewer, e o dental Slice. Adicionalmente, o programa permite gerar imagens bidimensionais, rplicas das radiografias convencionais utilizadas na Odontologia como: a panormica, radiografia das ATMs e telerradiografias em norma lateral e frontal (4). O profissional pode manipular as imagens tridimensionais segundo sua convenincia e assim mostrar aos seus pacientes as imagens de maior interesse, podendo ser impressas e arquivadas no pronturio como parte da documentao.

Os dados digitais do paciente podem tambm ser enviados para prototipagem, obtendo-se um modelo da regio escaneada em material resinoso. Aplicao da Tomografia Computadorizada Feixe Cnico muito abrangente, podendo ser usada em todas as reas da Odontologia.(4)

Referncias: (1) CAVALCANTI, M; Tomgrafia computadorizada por feixe cnico. So Paulo. Santos. 2010 (2) HATCHER, D. C.; ABOUDARA, C. L. Diagnosis goes digital. Am J Orthod Dentofacial Orthop, St. Louis, v. 125, no. 4, p. 512-515, Apr. 2004. (3) CAVALCANTI, M; Diagnstico por Imagem da Face. So Paulo. Santos. 2008 (4) SCARFE, W. C.; FARMAN, A. G.; SUKOVIC, P. Clinical applications of cone-beam computed tomography in dental practice. J Can Dent Assoc, Ottawa, v. 72, no.1, p. 75-80, Feb. 2006. (5) Tomografia Computadorizada volumtrica ICAT - disponvel emhttp://www.papaizassociados.com.br/site/servicos.asp . acesso em 11/09/2010 (6) Tomografia computadorizada:Radiologia odontolgica ganha novos olhos disponivel em http://www.odontosites.com.br/odonto/default2.asp?s=noticias2.asp&id=627 &titulo=Tomografia_computadorizada_Radiologia_odontologica_ganha_novos_ olhos_ . Acesso em 11/09/2010

(7)AUGUSTO, L ; A Revoluo do diagnstico por imagem - Tomografias Odontolgicas tipo Cone Beam ; Disponivel em http://www.cetrobh.com/2010/08/revolucao-do-diagnostico-porimagem.html acesso em 11/09/10

A tomografia computadorizada, muito utilizada na rea mdica, tambm pode ser referida como tomografia computadorizada helicoidal ou em espiral, em funo da trajetria espacial do feixe de raios X em torno do paciente. So realizadas por grandes e sofisticados aparelhos, com grande exposio radiao para o paciente. Este tipo de exame tambm conhecido como tomografia computadorizada mdica. A tomografia computadorizada utilizada especificamente na Odontologia mais recente e tambm muito conhecida como tomografia computadorizada volumtrica ou de feixe cnico, em funo da forma espacial do feixe de raios X sobre o paciente. So realizadas por aparelhos menores e de maior facilidade no manuseio e cada exposio do paciente corresponde, em mdia, radiao de uma radiografia panormica ou

ortopantomografia, dependendo da regio estudada e da marca do aparelho. No mercado, h vrias marcas comerciais disponibilizando modelos e designs diferentes: iCAT da Imaging Sciences; NewTom

You might also like