You are on page 1of 10

REVISITANDO A CRTICA DE SRAFFA TEORIA NEOCLSSICA MARSHALLIANA Michele Cristina Silva Melo Doutoranda UFF michelecsmelo@yahoo.com.

br

INTRODUO A teoria neoclssica e seus conceitos fundamentais baseados na concepo da curva de demanda e de oferta dominam o cenrio da teoria econmica desde a poca da chamada Revoluo Marginalista. Entretanto, no foram poucos os autores que realizaram crticas, com maior ou menor profundidade, ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho revisitar as crticas efetuadas por Pero Sraffa (1988), em seu clssico artigo As Leis dos Rendimentos sob Condies de Concorrncia, teoria neoclssica marshalliana, nas quais o autor busca mostrar as deficincias de tal teoria, bem como seu descolamento da realidade. 1 A TEORIA MARSHALLIANA Com a Revoluo Marginalista, a teoria do valor passa a ter como inspirao fundamental a simetria entre as curvas de demanda e oferta, com base na hiptese de que as causas essenciais na determinao do preo de bens especficos podem ser simplificados, e agrupados, de tal forma que possam ser representados por um par de curvas de demanda e oferta coletivas que se interceptem (SRAFFA, 1988, p.11). Como ponto de partida necessrio caracterizar a teoria neoclssica marshalliana, que advoga algumas condies, elencadas abaixo (PINDYCK; RUBINFELD, 2002): (a) o preo determinado pela interseco entre as curvas de oferta e demanda, que so independentes entre si; (b) o mercado competitivo, ou seja, existe um grande nmero de produtores; (c) as empresas so tomadores de preos, de forma que nenhuma empresa individual consegue alterar os preos isoladamente; (d) os produtos so homogneos;

(e) as empresas visam maximizao de lucros; (f) o futuro previsvel (no existe incerteza); (g) analisa-se o custo marginal, ou seja, as empresas consomem os fatores de produo de forma marginal; A curva de oferta marshalliana formada pela juno de duas leis dos rendimentos, presentes nos autores clssicos, quais sejam, a Lei dos Rendimentos Decrescentes de David Ricardo e a Lei dos Rendimentos Crescentes de Adam Smith (1988). A Lei dos Rendimentos Decrescentes defendida por Ricardo diz respeito a distribuio da renda em uma economia, tal como podemos observar abaixo:
O produto da terra [...] se divide entre as trs classes da sociedade, a saber: o proprietrio da terra, o dono do capital necessrio para seu cultivo e os trabalhadores, cujos esforos so empregados no cultivo. Em diferentes estgios da sociedade, no entanto, as propores do produto total da terra destinadas a cada uma dessas classes, sob o nome de renda, lucro e salrio, sero essencialmente diferentes, o que depender essencialmente da fertilidade do solo, da acumulao de capital e da populao, e da habilidade, a engenhosidade e dos instrumentos empregados na agricultura. Determinar as leis que regulam essa distribuio a principal questo da Economia Poltica (RICARDO, 1987, p. 39).

A Lei dos Rendimentos Decrescentes da terra foi formulada inicialmente por Turgot, j em 1968, no que foi seguido por James Anderson e Malthus, em 1777 e depois por Ricardo em 1817. Em uma definio mais simples, podemos descrever tal teoria como: medida que a terra cultivada mais intensamente, o rendimento aumenta em razo menor que a do custo, ou seja, cada unidade do produto agrcola se torna mais cara. Por sua vez, podemos definir as leis dos rendimentos crescentes como os ganhos de produtividade obtidos pela diviso do trabalho, ou ainda nas palavras de Marshall,
Dizemos em geral que enquanto o papel da natureza na produo mostra uma tendncia para rendimentos decrescentes, o papel do homem mostra uma tendncia para rendimentos crescentes. A Lei dos Rendimentos Crescentes pode ser assim enunciada: um aumento do trabalho e do capital leva geralmente a uma maior organizao que aumenta a eficincia do trabalho e do capital (MARSHALL, Livro IV, Cap. XIII, p. 318).

A diviso do trabalho, responsvel por gerar tantas vantagens, no em sua origem, segundo Smith (1988), o efeito de uma sabedoria humana qualquer, conseqncia necessria, embora muito lenta e gradual de certa tendncia ou propenso existente na natureza humana, qual seja, a propenso a intercambiar, permutar ou trocar uma coisa pela

outra. A certeza de poder trocar toda a parte excedente da produo realizada de seu prprio trabalho, isto , a produo acima do consumo pessoal, estimula cada individuo a dedicarse a uma ocupao especifica. Dessa forma, com a juno das duas leis apresentadas acima, e devidamente generalizadas por Marshall para se adequarem a teoria neoclssica, se originou a curva de oferta em U.

2 A CRTICA SRAFFIANA Sraffa no concordava com todos os princpios colocados por Marshall e expressou suas crticas no artigo As Leis dos Rendimentos em Condies Competitivas, o qual provocou grande impacto ao questionar alguns dogmas basilares da teoria ortodoxa dos preos (POSSAS, 1983, p. 152).
No quadro de tranqilidade que a moderna teoria do valor nos apresenta existe um ponto obscuro que altera a harmonia do todo, representado pela curva de oferta baseada nas leis dos rendimentos crescentes e decrescentes. (...) suas fundaes so menos slidas que outras partes da estrutura (SRAFFA, 1988, p.12).

De uma forma geral, o autor formula duas crticas a teoria neoclssica. A crtica externa mostra que a teoria vigente analisa apenas os casos limites a concorrncia perfeita e o monoplio e no leva em conta as situaes intermedirias que so freqentemente mais observadas na economia.
[...] a vertente terica dominante, inspirada em Marshall, examinara apenas duas situaes limtrofes no que diz respeito s condies de concorrncia, a concorrncia pura ou livre [...] e o monoplio, quando no mundo real o que predomina so situaes intermedirias. (POSSAS, 1983, p. 156).

Ainda com relao as crticas externas, para Sraffa a teoria neoclssica no se adequa a realidade, pois as empresas no so simplesmente tomadoras de preos, bem como no operam com custos crescentes, mas sim com custos decrescentes ou constantes. A crtica interna se deve ao fato de as Leis dos Rendimentos no proporcionais (a Lei dos Rendimentos Decrescentes de Ricardo e a Lei dos Rendimentos Crescentes de

Smith) terem sido generalizadas para se adaptarem a teoria neoclssica. Segundo Sraffa, tal generalizao causa inconsistncias na curva de oferta e a tornam irrealista.
(...) removeu ambas as leis da posio que, de acordo com a diviso tradicional da economia poltica, costumava ocupar, uma sob o titulo de distribuio e a outra de produo, e transferiu-as para o captulo valor de troca, l fundindo-as na lei dos rendimentos no proporcionais e derivando delas uma lei da oferta (SRAFFA, 1988, p.16).

A noo de rendimentos decrescentes, desenvolvida em Ricardo, estava associada teoria da distribuio da terra, e no teoria dos preos, de modo que a teoria marginalista estendeu sua aplicao a qualquer combinao de fatores de produo (conceito alheio a Ricardo), inclusive capital e trabalho, e no apenas terra, onde parece ser mais razovel, dando-lhe um pretenso carter universal (POSSAS, 1983, p.156). Da mesma forma, a lei dos rendimentos crescentes, exposta por Adam Smith, se relaciona com as causas do progresso econmico atravs das vantagens obtidas pela diviso do trabalho, e no a uma teoria dos custos e preos como funo da escala de produo (POSSAS, 1983, p.157). A transformao requerida pela Lei dos Rendimentos Crescentes foi mais radical do que as adaptaes da Lei dos Rendimentos Decrescentes (LRD). Na LDR, apenas se generalizou de um caso particular, a terra, para todos os outros casos. No entanto, na LRC, o papel nela desempenhado pela diviso do trabalho foi enormemente restringido e limitado ao caso de surgimento de empresas suplementares independentes em virtude do aumento da produo de uma determinada indstria. importante ressaltar tambm que uma maior diviso interna do trabalho, como resultado do aumento das dimenses da firma, tambm foi inteiramente abandonada, devido a sua incompatibilidade com as condies de concorrncia (SRAFFA, 1988, p.17). Tal atitude se deve ao fato de, para a viso neoclssica de concorrncia, a firma produz somente at sua capacidade tima, independente das outras firmas. Sraffa coloca em debate ainda, a hiptese de uma curva de demanda infinitamente elstica adotada pelos economistas neoclssicos (utilizada para representar a situao de uma empresa em concorrncia pura). Para o autor, o principal obstculo que a empresa enfrenta para se expandir no so seus custos, como apregoa a teoria neoclssica, mas a dificuldade de aumentar as vendas sem reduzir o preo ou sem aumentar os custos de comercializao.

[...] mesmo num mercado competitivo, a demanda com que uma empresa se defronta no inteiramente elstica, o que denota algum grau de controle, por menor que seja, sobre o mercado e portanto sobre o preo. (POSSAS, 1983, p. 158).

Segundo Sraffa, para diminuir os preos as empresas devem analisar se as vendas aumentaro e se conseguiro diminuir custos. As empresas no praticam guerra de preos para no prejudicar o mercado, de forma que o preo caia mais do que o aumento da demanda e diminua a receita total, bem como para evitar retaliaes (as demais empresas tambm diminurem seus preos). Assim, para Sraffa, mais fcil a empresa aumentar seus preos. Dessa forma, Sraffa tem como objetivo discutir a inconsistncia da teoria neoclssica, atravs, principalmente, da incompatibilidade da Lei dos Rendimentos no proporcionais s condies competitivas, mostrando como cada uma delas rompe com os pressupostos neoclssicos.

3 A INCOMPATIBILIDADE DA LEI DOS RENDIMENTOS COM CONDIES CONCORRENCIAIS Como dissemos anteriormente, para se adaptar as Leis dos Rendimentos teoria neoclssica, foram necessrios alguns ajustes. A Lei dos Rendimentos Decrescentes de Ricardo, vlido para agricultura, foi generalizada para todas as atividades econmicas (comerciais, industriais e agrcolas), supondo assim, que todos os setores possuam rendimentos decrescentes. Para Sraffa, esta generalizao equivocada, porque a maioria das atividades (industriais principalmente) no possui rendimentos decrescentes, uma vez que a produtividade dada pela mquina e no pelo homem. neste ponto, em que se analisa em que medida as curvas de oferta e demanda satisfazem as condies de concorrncia, que surgem os problemas realmente srios. A teoria neoclssica admite que as condies de produo e demanda de uma mercadoria possam ser consideradas independentes entre si e em relao oferta e demanda de todas as outras mercadorias, com relao a pequenas variaes. Para Sraffa (1988), a hiptese de independncia no poderia ser legitima simplesmente pelo fato de tal independncia no ser perfeita e, a adoo de tal suposto

implica no rompimento da noo de equilbrio parcial1. Para visualizar melhor temos o seguinte exemplo: a elevao da produo na indstria A, faz com que esta indstria demande mais insumo (y), e com isso o preo do insumo aumenta, bem como o custo da empresa A. Da mesma forma, a indstria B, que tambm utiliza o insumo y ter seus custos elevados. Entretanto, como as indstrias no utilizam as mesmas quantidades de insumo, se alteram a relao entre os preos de A e B, causando alteraes nas curvas de oferta e demanda, mostrando que no so independentes e, portanto, no podem determinar preo. Resumindo: o fato de um aumento no custo de uma indstria provocar um aumento no custo de outra indstria rompe com a noo de equilbrio parcial. Com relao a Lei dos Rendimentos Crescentes de Smith, o mesmo tambm rompe com alguns pressupostos neoclssicos. A realidade das economias de produo em grande escala no se adaptam s exigncias da curva de oferta, sendo maiores ou mais restritas do que o necessrio. Uma maior diviso interna do trabalho levaria a uma reduo dos custos. Uma maior reduo de custos dentro de uma nica firma levaria a um crescimento mais rpido da mesma, e conseqentemente romperia com a noo de concorrncia perfeita, pois tal empresa, crescendo mais rpido teria poder de mercado. Da mesma forma, se essa reduo de custo se der entre indstrias, uma indstria cresceria mais que outra, rompendo com a noo de equilbrio parcial. Esta idia de rendimentos crescentes internos a indstria est relacionada a idia de externalidades positivas, afinal uma externalidade positiva no beneficia todos os setores de forma igual alguns podem utilizar mais que outros o que faria com que crescessem mais rapidamente e rompessem com a noo de equilbrio parcial. Nesta viso, as nicas economias de escala que poderiam ser consideradas, seriam aquelas externas s firmas, mas internas indstria. Entretanto, este meio termo constitui, segundo Sraffa (1988, p.20), precisamente a classe mais raramente encontrada. Assim, a teoria desenvolvida pelo modelo neoclssico no pode fazer aluso a um conceito geral aplicvel a indstrias normais, mas apenas para casos excepcionais. extremamente complexo, no campo da livre concorrncia, lidar com indstrias com especificidades to diversas e que se originam tambm em circunstncias to distintas.
1

A noo de equilbrio parcial na teoria neoclssica est associada a independncia entre oferta e demanda.

Em virtude das complicaes impostas seria interessante, portanto, o abandono da livre concorrncia em direo ao estudo do monoplio, onde se encontram teorias mais bem definidas. Cabe ressaltar, entretanto, que, na medida em que se lida com teorias sobre os casos extremos, monoplio e concorrncia perfeita, de se esperar que as condies reais de diferentes indstrias no se enquadre em nenhuma das categorias extremas, mas sim em uma zona intermediria e, a natureza da indstria analisada pode estar mais prxima do sistema monopolista ou mais prxima do sistema de concorrncia perfeita. A teoria convencional nos leva a crer que, para uma indstria situada em uma zona intermediaria e formada por muitos empreendimentos independentes entre si pode-se aplicar as concluses da teoria concorrencial, mesmo que o ambiente econmico no seja totalmente perfeito. Isto somente possvel pela natureza friccional das imperfeies que podem ser sobrepujadas pela fora da concorrncia. Para Sraffa (1988, p.23), tal concluso inadmissvel, pois muitos dos obstculos que alteram a unidade do mercado, que a condio essencial da concorrncia, no so de natureza friccional, mas foras ativas que produzem efeitos permanentes e mesmo cumulativos. Como exemplo, podemos citar dois pontos, nos quais a teoria da concorrncia difere da realidade: a) a idia de que o produtor em concorrncia no pode deliberadamente afetar o preo de mercado; e b) cada produtor em concorrncia produz normalmente em circunstancias de custos individuais crescentes. A primeira questo faz referncia a um ponto discutido na prxima sesso. Com a possibilidade da compra se realizar com base no na utilidade do produto, mas de acordo com a preferncia do consumidor possvel ao produtor determinada dose de liberdade na fixao de preos. As preferncias dos consumidores demonstram, de acordo com Sraffa (1988, p.26), uma disposio por parte dos compradores que constituem a clientela da firma, de pagar, se necessrio, algo extra a fim de obter os bens de uma firma em particular, em vez de outra qualquer. Por sua vez, sobre o ponto b, a experincia cotidiana mostra que um grande nmero de empresas, principalmente aquelas de bens de consumo durveis, trabalha sob condies de custos individuais decrescentes. Sob tal condio, quase todos os produtores expandiriam seus negcios se houvesse garantia de que o mercado seria capaz de absorver toda a produo ao preo corrente. O principal obstculo para o crescimento da produo,

no so as condies internas que no permitem uma produo maior sem aumento de custo, mas sim, na dificuldade de vender quantidades maiores de bens sem reduzir o preo ou sem incidir em custos maiores de comercializao. 4 CONTRIBUIES Sraffa abandona, ento, a noo de concorrncia perfeita, devido a possibilidade de existncia de produtos diferenciados e, por conseguinte, de poder de mercado por parte de algumas empresas, uma vez que, existem mercados fragmentados, onde uma empresa pode exercer o domnio dentro de tal fragmento.
So inmeros os motivos que levam um determinado grupo de compradores a preferir uma firma em particular: hbito antigo, conhecimento pessoal, confiana na qualidade do produto, proximidade, conhecimento de aspectos especficos, possibilidade de obteno de crdito, reputao de uma marca comercial ou smbolo, nome com altas tradies, ou ainda devido s caractersticas especiais dos modelos ou da apresentao do produto (SRAFFA, 1988, p.26).

A afirmao de Sraffa de que os produtos so diferenciados contrasta com a suposio neoclssica de homogeneidade dos mesmos, o que tambm contribuiu para romper com a noo de concorrncia perfeita. Para o autor, mesmo produtos supostamente homogneos possuem algum grau de diferenciao, o que cria a possibilidade da existncia de mercados fragmentados e controle de preos. Resumindo: quanto mais diferenciado o produto, mais fragmentado o mercado e maior o controle de preos (as firmas no se colocam apenas como tomadoras de preos). Neste contexto, quem entra no mercado tem que arcar com elevados custos de comercializao (barreiras a entrada). Dessa forma, observamos que Sraffa introduz no debate econmico a noo de concorrncia imperfeita, que ser mais bem discutido com Robinson2 (que procura reformular a teoria neoclssica aps as crticas de Sraffa) e a idia de barreiras a entrada (que so discutidas por Bain3).

2 3

Para mais detalhes ver Robinson, J. A Economia da Concorrncia Imperfeita, 1933. Para mais detalhes ver Bain, J. Barriers to new competition. Cambridge, Mass.: Harvard U.P., 1956.

CONCLUSO Notamos assim, que as crticas realizadas por Sraffa teoria neoclssica marshalliana colaboraram para a sua reformulao posterior, e para o desenvolvimento da teoria econmica, atravs do debate entre idias, e destaque para sua contribuio para o desenvolvimento da economia industrial. Os argumentos utilizados por Sraffa foram importantes para o prprio desenvolvimento posterior da teoria neoclssica, que mesmo aps diversas reformulaes, incorporando ou no algumas crticas efetuadas por Sraffa, continua como a teoria dominante no cenrio econmico. Alm de mostrar as inconsistncias decorrentes da generalizao realizada por Marshall das Leis dos Rendimentos no proporcionais para a teoria neoclssica e o descolamento da realidade, o autor antecipa alguns conceitos e idias importantes para a economia, sobretudo a economia industrial, como a noo de concorrncia imperfeita e de barreiras a entrada.

BIBLIOGRAFIA

1 - MARSHALL, A. Princpios de Economia. Madri: Aguilar, 1957. 2 - PINDYCK, R.; RUBINFELD, D. Microeconomia. So Paulo: Prentice Hall, 2002. 3 - POSSAS, M. L. (Apresentao) Kalecki, Sraffa e Robinson. Srie Os Economistas. Abril Cultural,1983. 4 - RICARDO, D. Princpios de Economia Poltica e Tributao. So Paulo, Abril Cultural (Col. Os Economistas), 1987.

5 - SMITH, A. Investigao sobre a natureza e a causa da riqueza das naes. Coleo os Economistas. So Paulo: Nova Cultural, 1988.

6 - SRAFFA, P. (1926). As leis dos rendimentos sob condies de concorrncia. IN: Clssicos da literatura econmica. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1988.

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo revisitar as crticas realizadas por Sraffa teoria neoclssica tradicional. Tais crticas podem ser divididas em dois tipos: crticas externas e crticas internas. As crticas externas se referem a no aderncia da teoria neoclssica aos fenmenos observados em condies reais e ao fato de a teoria abordar apenas os casos extremos, monoplio e concorrncia perfeita, onde a maioria dos casos reais no se encontra. Por sua vez, as crticas internas abordam as origens da curva de oferta e as adaptaes necessrias nas leis dos rendimentos no proporcionais para seu surgimento, o que na opinio do autor fonte de inmeros problemas.

ABSTRACT: The present article has as objective to revisit the critical ones carried through by Sraffa the traditional neoclassical theory. Such critical ones can be divided in two types: critical external and critical interns. Critical the external ones if relate not the tack of the neoclassical theory to the phenomena observed in real conditions and to the fact of the theory to approach only the cases, monopoly and perfect competition extreme, where the majority of the real cases does not meet. In turn, the critical interns approach the origins of the curve of offer and the necessary adaptations in the laws of the not proportional incomes for its sprouting, what in the opinion of the author is source of innumerable problems.

You might also like