You are on page 1of 7

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

Medidas de Volume

ITABUNA-BA NOVEMBRO 2011

Medidores Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis


Engenharia Mecnica UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

GABRIEL ALVES COSTA 01201120289 KEVIN SACRAMENTO VIVAS NERES - 01201120292 RUTHIELLE DOS REIS PEREIRA 01201120316

Medidas de Volume

Relatrio

apresentado

disciplina

de

Qumica Experimental, curso de Engenharia Mecnica, sob orientao do Prof. Dr. Sailer Santos dos Santos.

ITABUNA-BA NOVEMBRO 2011

Medidores Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis


Engenharia Mecnica UESC

1 - RESUMO
Atravs da transferncia de uma certa quantidade de volume de H2O entre diferentes recipientes, o experimento demonstrou uma variao na medida obtida de cada instrumento, demonstrando assim a impreciso que um medidor est sujeito quando se trabalha com diferentes tipos de instrumentos.

2 INTRODUO E OBJETIVO
Desde a antiguidade o homem busca uma maneira de encontrar preciso em seus experimentos, independente de qual seja a sua finalidade. Entretanto grande parte (talvez todas) as medidas de uma propriedade fsica ou qumica esto afetadas por uma incerteza, chamada geralmente de erro, desvio ou impreciso da medida. No decorrer de atividades realizadas em laboratrios de extrema importncia saber realizar a leitura correta de uma medida representada nos instrumentos. necessrio extrema ateno e cuidado com a escolha da tcnica adequada para a realizao de qualquer tipo de atividade experimental, para que o resultado obtido seja o mximo confivel e preciso. Tudo isto segue a finalidade de que por mais que os instrumentos sejam sofisticados, estes apresentam erros que devem ser considerados, para que ao final haja resultados mais precisos e seguros. Uma das mais comuns e importantes operaes de laboratrio a determinao de volume. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a preciso com que elas foram feitas (ou calculadas), para que haja uma familiarizao dos instrumentos, bem como suas funes, sua classificao e utilizao. Os conhecimentos fsicos sobre dilatao nos permite afirmar que instrumentos produzidos sob circunstncias diferentes (j que variam pelo fato de se ter diversas fabricantes de um mesmo produto), mesmo que estes sejam do mesmo material, podem apresentar diferenas em sua calibragem de medida. Este fator, combinado com a taxa de erro das prprias marcaes do recipiente, pode acarretar em desigualdade de valores numricos entre dois recipientes diferentes, mesmo que o volume em questo seja o mesmo. Um bom experimentador deve, alm de manusear bem os instrumentos, levar em considerao seus erros e, assim, minimizar suas influncias nos resultados de uma medio. O propsito desta experincia utilizando-se de diferentes materiais, graduados e volumtricos, foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponveis para a determinao de volume e ao transferir certa quantidade de lquido entre elas, demonstrar os valores obtidos de cada recipiente com finalidade de anlise da impreciso para uma mesma quantidade de lquido.

Medidores Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis


Engenharia Mecnica UESC

3 MATERIAIS, REAGENTES E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL


3.1.1 Materiais:
Bquer Erlenmeyer Proveta Graduada Pipeta Volumtrica Bureta Tubos de Ensaio

3.1.2 - Reagentes
gua Destilada

3.2 Procedimento Experimental 3.2.1 Experimento n 01


Houve a transferncia de 50 ml de gua destilada para o bquer e em sequncia para o erlenmeyer, e a seguir para a proveta graduada. Cada medidor realizou este procedimento uma vez.

3.2.2 Experimento n 02
Cada medidor pipetou 10 ml de gua destilada com pipeta volumtrica e transferiu para a proveta o liquido armazenado. Cada medidor realizou este procedimento uma vez.

3.2.3 Experimento n 03
Com a pipeta graduada, houve a transferncia de 1,0 ml de gua destilada para um primeiro tubo de ensaio; 5,0 ml de gua destilada para um segundo tubo de ensaio; 2,7 ml de gua destilada para um terceiro tubo de ensaio; 3,8 ml de gua destilada para um quarto tubo de ensaio e 4,5 ml de gua destilada para um quinto tubo de ensaio. Cada medidor realizou estes procedimentos uma vez.

3.2.4 Experimento n 04
Cada medidor encheu uma bureta com 25 ml de gua destilada, e transferiu o volume aferido para uma proveta de 50 ml. Cada medidor realizou este procedimento uma vez.

Medidores Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis


Engenharia Mecnica UESC

4 RESULTADOS
4.1
Medidor Volume Medido 40 ml 39 ml 38 ml 10 ml 11 ml 25 ml 29 ml Instrumento Utilizado Bquer Erlenmeyer Proveta Graduada Pipeta Volumtrica Proveta Graduada Bureta Proveta Graduada

Kevin Vivas

4.2
Medidor Volume Medido 40 ml 38 ml 38 ml 10 ml 11 ml 25 ml 26 ml Instrumento Utilizado Bquer Erlenmeyer Proveta Graduada Pipeta Volumtrica Proveta Graduada Bureta Proveta Graduada

Gabriel Alves

4.3
Medidor Volume Medido 40 ml 38 ml 39 ml 10 ml 11 ml 25 ml 27 ml Instrumento Utilizado Bquer Erlenmeyer Proveta Graduada Pipeta Volumtrica Proveta Graduada Bureta Proveta Graduada

Ruthielle Reis

Medidores Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis


Engenharia Mecnica UESC

4.4 - Resultado
45 40 35 30 25 20 15 10 5 0

Volume Medido (ml)

Kevin Vivas Gabriel Alves Ruthielle Reis

Instrumento Utilizado

5 DISCUSSO
Observa-se atravs da projeo das tabelas e do grfico a diferente quantidade de volume quando se transfere a gua destilada de um recipiente para outro. Apesar da diferena de volume obtido entre os medidores ser aparentemente pequena, notvel que em procedimentos que exijam uma maior preciso esta quantidade que varia em mdia de 1,0 ml poder acarretar em um dano relativamente srio ao experimento elaborado. Leva-se tambm em considerao que os instrumentos utilizados nesta experincia possuem apenas 2 algarismos significativos, (Se for apresentada um volume como 40 ml (2 significativos), est indicado que o volume est entre 39,5 ml e 41,5 ml) o que leva a uma maior impreciso do volume que iremos medir.

6 - CONCLUSO
Quando realizamos atividades experimentais no laboratrio ou at mesmo em sala de aula, desde que se manipulem medidas de volumes deve-se ter o maior cuidado possvel no aferimento dos equipamentos. Portanto, o contnuo exercer da prtica possibilita o entendimento de como utilizar as ferramentas que nos so fornecidas para apresentar um resultado mais preciso possvel dentro da impreciso da medida.

Medidores Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis


Engenharia Mecnica UESC

7 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
7.1 - http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeoqQAG/tecnicas-medidas-massa-volumetemperatura (acessado dia 01/11/2011 s 20h e 20min.) 7.2 - http://www.ebah.com.br/content/ABAAAejHgAK/relatorio-experimental (acessado dia 01/11/2011 s 21h e 35min.) 7.3 - http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/significativos.htm (acessado dia 01/11/2011 s 22h e 25min.) 7.4 - Russel, John B., Qumica geral vol. I, So Paulo, 2 ed., 1994.

Medidores Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis


Engenharia Mecnica UESC

You might also like