You are on page 1of 73

Prof. Luiz Duarte Silva Jnior ldsja@terra.com.

br

Desafio:
converter o converter o conhecimento em conhecimento em

aumento de renda aumento de renda

No h receita geral, mas adaptao para cada sistema de produo!

Viabilizar a cultura do milho em potencial e estabilidade de produo.

Planta
(potencial gentico)

Clima
(gua, luz, vento e temperatura)

Solo
(nutrio)

A planta encontra-se apta realizao do processo de fotossntese aproximadamente uma semana aps a emergncia, quando apresenta duas folhas totalmente expandidas.

Fatores tecnolgicos que afetam o potencial de produtividade da cultura do milho.

Fonte: EMBRAPA

Sistemas de Produo de Milho


1. Produtor Comercial de Gros

Normalmente produzem milho e soja em rotao, podendo tambm envolver outras culturas. So especializados na produo de gros e tm por objetivo a comercializao da produo. Plantam lavouras maiores. Utilizam a melhor tecnologia disponvel, inclusive o plantio direto.

2. Produtor de Gros e Pecuria

O agricultor usa um nvel mdio de tecnologia, por lhe parecer o


mais adequado.

comum o plantio de milho visando a renovao de pastagens. A


regio muitas vezes no produz soja e o milho a principal

cultura.

As lavouras so de tamanho mdio a pequena.

A capacidade gerencial no to boa e muitas vezes as operaes agrcolas no so realizadas no momento oportuno, com o insumo adequado ou na quantidade adequada. A qualidade das mquinas e equipamentos agrcolas podem tambm comprometer o rendimento do milho.

3. Pequeno Produtor aquele produtor de subsistncia A maior parte da produo consumida na propriedade. O nvel tecnolgico baixo, inclusive envolvendo o uso de semente no melhorada. O tamanho da lavoura pequena.

4. Produo de Milho Safrinha Este tipo de explorao de milho plantado nos estados PR, SP, BA, MT, MS e GO. O milho semeado extemporaneamente, aps a soja precoce. O agricultor tem um bom conhecimento sobre a cultura. O rendimento e o nvel tecnolgico dependem muito da poca de plantio. Nos plantios mais cedo o sistema de produo , s vezes, igual ao utilizado na safra normal.

Nos plantios tardios o agricultor reduz o nvel tecnolgico em funo do maior risco da cultura devido, principalmente, s condies climticas (frio excessivo, geada e deficit hdrico) . A reduo do nvel tecnolgico refere-se, basicamente, semente utilizada e reduo nas quantidades de adubos e defensivos aplicados.

Aes na instalao da lavoura


Uniformidade de plantas na lavoura (preciso); Usar a quantidade de adubo necessria para a obteno do rendimento esperado; Adequao da poca de semeadura para melhor aproveitamento da radiao incidente; Usar arranjos espaciais de plantas que tenham apresentado acrscimo de rendimento;

A qualidade, tanto da matria-prima, como da execuo de todas as etapas de manejo; O potencial atual de uma rea de produo, foi determinado nos anos anteriores; Conhecimento e domnio da determinao dos estdios de crescimento; Presena constante e permanente, durante todo o ano, nas reas cultivadas.

Altura da planta

Insero da espiga

AGN 2012 Super precoce

Cultivares Os hbridos simples so potencialmente mais produtivos que os outros tipos, apresentando maior uniformidade de plantas e espigas. So tambm os mais caros. O saco de 60.000 sementes, normalmente suficiente para o plantio de um hectare. Os hbridos triplos so tambm bastante uniformes e seu potencial produtivo intermedirio entre os hbridos simples e duplos. O mesmo ocorre com o preo de suas sementes. Os hbridos duplos so um pouco mais variveis em caractersticas da planta e espiga que os simples e triplos. O custo da semente dos duplos mais baixo que o preo da semente dos simples e triplos.

Escolha do hbrido

A escolha do hbrido dever fundamentar-se na adequao de suas necessidades trmicas poca de semeadura e regio considerada. Sistema de combinao de hbridos Conjunto de hbridos indicados, aqueles que apresentam caractersticas agronmicas desejveis e complementares, e que satisfaam as necessidades e finalidades de uso do produtor e superem as limitaes da regio onde situa-se a lavoura.

Objetivos gerais do sistema: Alta produtividade com maior estabilidade e segurana ao longo do tempo. Reduo dos riscos imprevisveis, como variabilidade do clima e presso de doenas. Extrair o mximo do potencial gentico de cada hbrido. Atender a um maior nmero de necessidades do produtor brasileiro. Aumentar a rentabilidade da atividade profissional na lavoura.

Sistema de combinao um conceito moderno na cultura do milho O sistema de combinao de hbridos tem como base o planejamento de uma lavoura onde sero plantados vrios hbridos escolhidos. potencial produtivo que a carga gentica que o hbrido possui em relao a seu volume de produo. precocidade que se traduz pela rapidez com que o hbrido chega a umidade ideal de colheita. defensividade que a capacidade que o hbrido tem de melhor tolerar e superar situaes adversas.

Caractersticas a serem consideradas na escolha da cultivar so: resistncia s doenas mais comuns na regio, sanidade de gros, empalhamento, caractersticas do gro, resistncia ao acamamento resistncia ao quebramento, dobramento de espigas aps a maturao, baixa insero das espigas,

excelente enraizamento tolerncia ao alumnio txico e maior eficincia no uso de nutrientes finalidade da produo (gros, silagem, milho verde etc.) adaptao regio de cultivo poca de semeadura potencial produtivo ciclo (normal; semiprecoce; precoce; superprecoce)

nvel de adubao (baixo, mdio ou alto) sistema de produo utilizado (sequeiro ou irrigado) Nada adianta usar uma semente de alto potencial produtivo e de maior custo se o manejo e as condies da lavoura no permitirem que a semente expresse o seu potencial gentico.) sistema de plantio (convencional ou direto) caractersticas do hbrido ou variedade (ciclo, altura da planta, altura da insero da espiga, arquitetura da planta)

dry down - taxa ou a velocidade de secagem (perda de gua pelos gros) aps a maturidade fisiolgica.

staygreen - caracterstica da planta de permanecer verde mesmo quando a espiga j se encontra em adiantado estdio de maturao)

Para safra 2008/09, esto disponibilizadas para comercializao 302 cultivares de milho , sendo: 46 novas cultivares (3 variedades, 5 hbridos duplos, 12 hbridos triplos e 26 hbridos simples). 19 desses hbridos (4 hbridos triplos e 15 hbridos simples) sero tambm comercializados com o gene Bt marca YieldGard.

Predomina o nmero de hbridos simples, modificados ou no, que representam hoje 46,69% das opes de mercado. Os hbridos simples e triplos, modificados ou no,

representam, hoje, cerca de 71,19% das opes para os produtores. As cultivares classificadas como precoces representam 67,9% das opes de mercado enquanto as hiper e superprecoces representam 22,7% (90,6% Precoces, Hiper e Super)

Para os hbridos triplos e simples, freqente a densidade de 50 a 60 mil plantas por hectare, havendo casos de recomendao de at 80 mil plantas por hectare. Na safra 2008/09, apenas 64 cultivares foram recomendadas com densidades de plantio igual ou maior do que 60 mil plantas por hectare.

A maioria das empresas j esto recomendando densidades de plantio em funo da regio, da altitude e da poca de plantio. J existem empresas recomendando a densidade em funo do espaamento, o que representa uma evoluo. Normalmente as maiores densidades so recomendadas associadas a espaamentos reduzidos.

As cultivares apresentam exigncias trmicas - graus-dias (G.D.).

UC = [ (temperatura mxima + temperatura mnima) : 2] - 10

onde temperaturas mximas iguais ou maiores que 30C devem ser consideradas como 30C, e temperaturas mnimas iguais ou menores que 10C devem ser consideradas como 10C.

Normais, maior do que 890 graus-dias (G.D.), as precoces, de 830 a 890 G.D., e superprecoces, menor do que 830 G.D. Essas exigncias calricas se referem ao comprimento das fases fenolgicas compreendidas entre a emergncia e o incio da polinizao.

Com relao ao gro, verifica-se uma predominncia de gros semiduros (53,9%) e duros (28,4%) no mercado. Materiais dentados so minoria (5,7%) e geralmente so utilizados para a produo de milho verde ou produo de silagem.

Os nveis de tecnologia recomendados para cada cultivar, de acordo com a indicao da Empresa, 39,25% das cultivares so recomendadas para nvel de tecnologia alto e mdio/alto e alto, onde so recomendados apenas os hbridos simples ou triplos.

Neste grupo os hbridos simples modificados ou no representam 84,9% das opes.

Alm da produo de gros, h indicao de: para a produo de silagem de planta inteira (99 cultivares) para produo de silagem de gros midos (28 cultivares), para a produo de milho verde (07 cultivares), para produo de milho pipoca (07 cultivares), para a produo de canjica (02 cultivares), para a indstria de amido (02 cultivares), e para milho doce (02 cultivares).

Tambm muito importante o conhecimento do comportamento das cultivares com relao s principais doenas: fusariose, ferrugem comum - Puccinia sorghi, ferrugem branca - Physopella zea, ferrugem polisora Puccinea polysora, pinta branca Phaeosphaeria maydis, helmintosporiose - Helminthosporium turcicum, Helminthosporium maydis, enfezamento ou corn stunt, cercosporiose e doenas do colmo e dos gros.

por ocasio do plantio, que se obtm uma boa ou m populao de plantas. onde tudo comea.

Na cultura do milho, o fator populao de plantas extremamente importante, com certeza o maior responsvel, e o que mais contribui dentre todos os componentes de rendimento para altas produtividades.

Definindo populao ideal para cada hbrido

LIMITE MNIMO
Regies sujeitas seca ou vernicos freguemtes Baixa fertilidade do solo ou adubaes moderadas/baixas Plantios tardios Colheitas tardias, longa exposio no campo

LIMITE MXIMO
Regies sem problemas graves de falta de gua Fertilidade natural alta ou adubao mdia/alta Plantios mais cedo Irrigao Colheita com umidade mais alta

Altitudes baixas, regies muito Altitudes mdia e alta quentes Produtores com bom nvel tcnico e bom manejo

Na escolha do arranjo de plantas de milho que maximize os recursos ambientes, fundamental que se considere:

o ciclo da cultivar, objetivo da lavoura, nvel de fertilidade do solo, disponibilidade hdrica, poca de semeadura e o comprimento da estao de crescimento.

Hbridos mais precoces (ciclo mais curto) requerem maior densidade de plantas em relao aos de ciclo normal para atingir seu potencial de rendimento. Os hbridos mais precoces (superprecoces) geralmente

apresentarem menor estatura, folhas menores, menor rea foliar por planta e menor sombreamento do dossel da cultura

Densidade de plantas recomendadas diferentes tipos de cultivares. Tipo de cultivares

para

os

Densidades de plantas recomendadas Nmero/ha 55.000 a 72.000 50.000 a 60.000 40.000 a 55.000 40.000 a 50.000

Hbrido simples Hbrido triplo Hbrido duplo Variedade

Para obteno de altos rendimentos de gros, a densidade geralmente utilizada varia de 5 a 7 plantas/m, com espaamento entre linhas de 0,7m a 0,9m. Para produo de silagem, tanto de planta inteira como de gros midos, o arranjo de plantas o mesmo utilizado para produo de gros. Para milho pipoca, a densidade recomendada de 6,5 a 8,0 plantas/m, com espaamento entre linhas de 0,75 a 0,90.

Para produo de milho doce e milho verde, recomenda-se densidade de plantas entre 3,5 a 4,0 plantas/m, pois importante que as espigas tenham tamanho grande, para aumentar o rendimento industrial e atender s exigncias dos consumidores do produto in natura.

Outra forma especial de consumo natural deste cereal o minimilho, que consiste no processamento de espigas jovens (comprimento de 4 a 10 cm e dimetro de 1 a 1,5 cm) pela indstria de conservas alimentcias. Nesse caso, a densidade de plantas recomendada varia de 14 a 18 plantas/m. A disponibilidade de gua , provavelmente, o principal fator que afeta a escolha da densidade tima de plantas.

A poca mais crtica da planta de milho deficincia hdrica situa-se no perodo entre duas a trs semanas do espigamento. Quando h alta probabilidade de falta de umidade nesta fase, deve-se diminuir a densidade para que o solo possa suprir as plantas com suas reservas hdricas. Densidades mais elevadas s devem ser recomendadas sob condies de alta precipitao pluvial ou sob irrigao e com alto nvel de manejo, pois com maior densidade aumenta-se o ndice de rea foliar e, conseqentemente, o consumo de gua.

Outra prtica que poder ser adotada, quando h alta probabilidade espaamento de deficincia hdrica, a reduo constante no a

entrelinhas,

mantendo-se

densidade de plantas. Essa medida pode diminuir a competio entre plantas por gua, devido a sua distribuio mais eqidistante

Espaamento entre linhas

Espaamento entre plantas

Milho solteiro (MST), mecanizado tratorizado.

Consrcio com fileiras simples de milho e duplas de feijo (M1F2), mecanizado tratorizado.

Consrcio com fileiras duplas de milho e duplas de feijo (M2F2), mecanizado tratorizado.

Densidade de semeadura do feijo e do milho.

A necessidade nutricional das plantas outro aspecto a ser considerado na escolha do arranjo de plantas em milho, pois a cultura muito exigente em fertilidade do solo. O milho responde progressivamente a altas adubaes, desde que os demais fatores estejam em nveis timos, sendo que o nitrognio e o nutriente ao qual o milho apresenta melhor resposta de aumento de rendimento de gros.

Funes da Plantadeira
sulcar (profundidade adequada) dosar (semente e adubo) depositar (semente e adubo) cobrir compactar

MANUTENO DA PLANTADEIRA Realizada nos perodos de entressafta, e deve contemplar uma checagem geral, principalmente nos: elementos de corte e de deposio de adubo, engrenagens, correntes de transmisso, discos duplos de corte do carrinho da semente, limitadores de profundidade, compactadores, condutores de adubo e semente e, principalmente, os componentes de distribuio de semente e adubo.

REGULAGEM DA PLANTADEIRA Basicamente, vamos enfocar as regulagens de plantadeiras com sistema de distribuio a disco, j que as mesmas representam ao redor do 80% do mercado brasileiro. Pontos de checagem e regulagem: Discos e Anis Engrenagens Disco de Corte Condutor da semente Compactador Equilbrio da plantadeira

Definir o disco e o anel em funo do tamanho da semente adquirida (peneira). Verificar a relao adequada entre as engrenagens da roda motriz e motora, objetivando a distribuio do nmero correto de sementes. Velocidade de plantio: 5 a 6 km/h. Equipamentos mais antigas prximo a 5 km/h. Profundidade de plantio: 3 a 5 cm.

Regulagem Prtica da Plantadeira no campo que devemos testar ou fazer a regulagem final, observando principalmente: a quantidade de sementes por metro; a distribuio ou espaamento entre elas na mesma linha; a profundidade; a uniformidade desta profundidade, a fim de garantir a emergncia das plantas ao mesmo tempo; a profundidade e local de deposio do adubo. Obrigatoriamente, temos que colocar o fertilizante ao lado e abaixo da semente.

Marcao do terreno

Calculo do nmero e quantidade de sementes a ser semeada Para calcular o nmero de sementes a ser semeada, necessrio que se conhea o poder germinativo do lote de sementes. Esta informao, geralmente, fornecida pela empresa onde as sementes foram adquiridas, porm este valor (% germinao) superestima o valor de emergncia das sementes no campo. Recomenda-se que se faa um teste de emergncia em campo.

% emergncia em campo = (n de plantas germ x 100) 100 sementes n de pl/m = [pop/ha desejada x espaamento (m) ] 10.000 De posse destes valores, calcula-se o nmero de sementes por metro de sulco: n de sementes/m =(n de plantas que se deseja/m x 100) % de emergncia em campo Para estimar a quantidade de semente que ser gasta por ha, pode-se usar a seguinte frmula: Q = (1000 x P x D) , onde: GxE Q = Quantidade de sementes, em kg/ha; P = Peso de 100 sementes, em gramas; D = N de plantas que se deseja/m; E = Espaamento utilizado em cm; e G = % de emergncia a campo.

Uso do Grafite em Plantadoras O tratamento de sementes de milho com inseticidas altera a rugosidade da superfcie delas, pelo aumento do ngulo de repouso, afetando o desempenho da semeadora, pela dificuldade de movimentao no depsito e tambm nos sistemas distribuidores (discos ou dedos prensores). A utilizao de grafite tem melhorado a plantabilidade (facilidade de passagem das sementes tratadas com inseticidas, em sistema de distribuio de disco de plantio).

A utilizao de grafite tem melhorado a plantabilidade (facilidade de passagem das sementes tratadas com inseticidas, em sistema de distribuio de disco de plantio). A quantidade de grafite varia de acordo com o tamanho da semente. Sementes maiores ou redondas demandam uma maior quantidade. Em mdia tm-se utilizado 2 a 4 gramas de grafite por kg de sementes chatas e 5 a 6 gramas de grafite por kg de sementes redondas.

RECEBIMENTO DA SEMENTE

a) Planeje a poca mais adequada para receber a semente; b) Reserve um local antecipadamente de: Fcil acesso;

- Galpo limpo, bem ventilado, sob estrados de madeira; e - No armazenar sementes juntamente com adubo, calcrio ou agroqumicos;

Cuidado com umidade e temperaturas altas. A semente um SER VIVO. A temperatura do armazm no deve ultrapassar 25C e a umidade relativa do ar no ultrapassar 70%; No empilhar as sacas de sementes contra as paredes do galpo; No armazenar sementes juntamente com adubo, calcrio ou agroqumicos; O galpo deve estar livre de fungos e roedores;

c) Pense antes em como ordenar as cultivares nas pilhas, caso sejam grandes quantidades: Por ordem de plantio (primeira cultivar a ser plantada na frente da pilha); Por lote; Por peneira; Por empresa.

You might also like