You are on page 1of 12

UFMG - 2003

2 DIA

BIOLOGIA

BERNOULLI COLGIO E PR-VESTIBULAR

Biologia Questo 01
Observe estas figuras, em que esto representadas a produtividade anual de 1 m2 de pasto e a quantidade de alimento que um boi consome por m2 nesse perodo:

Considerando as informaes dessas figuras e outros conhecimentos sobre o assunto, faa o que se pede. 1. NOMEIE, na sequncia em que acontecem, as transformaes de energia que se verificam na cadeia alimentar representada nessas figuras. 2. O pisoteio no pasto faz com que 69,8% da energia produzida pelo capim no seja utilizada pelo gado. A) CITE uma estratgia que pode ser usada para reduzir o impacto resultante do pisoteio no pasto. B) EXPLIQUE como os materiais pisoteados pelo gado retornam ao ciclo biogeoqumico. 3. IDENTIFIQUE a relao ecolgica que se estabelece, de modo geral, entre o gado e outros herbvoros. JUSTIFIQUE sua resposta. Relao ecolgica: Justificativa: 4. FORMULE uma hiptese para explicar por que cerca de 63% da energia que o gado obtm do capim perdida nas fezes. 5. No ambiente do pasto, a pirmide de biomassa costuma ser invertida, como representado nesta figura:

EXPLIQUE por que isso ocorre. RESOLUO: 1. Fotossntese e respirao no produtor e respirao no consumidor. 2. A) Alternncia de pastagens. B) Atravs da ao decompositora de organismos no solo. 3. Relao ecolgica: Competio Justificativa: Utilizam o capim como recurso alimentar. 4. O tempo de exposio da celulose no processo digestivo do boi insuficiente. 5. Uma maior biomassa no consumidor pode ser mantida com uma menor biomassa do produtor, graas alta produtividade, ao alto crescimento vegetativo do capim e baixa demanda do boi.

Biologia Questo 02
Atualmente, o cncer considerado, entre as doenas mais frequentes, a segunda causa de morte. Analise esta figura em que os estgios, numerados de I a IV,representam o desenvolvimento de um tumor, ao longo do tempo, numa mesma rea:

1.Com base nas informaes dessa figura, CITE trs alteraes celulares envolvidas na formao do estgio IV. Alterao celular: Alterao celular: Alterao celular: 2. Sabe-se que o cncer tambm pode ser causado por fatores ambientais. Analise estes grficos:

Com base nas informaes desses grficos, faa o que se pede. A) Considerando o grfico I e as condies gerais das pessoas que vivem nos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, CITE um comportamento que pode explicar a) as diferentes incidncias de cncer de mama. b) a semelhana de incidncias de cncer de pulmo.

B) Considerando-se o grfico II, observa-se que o cncer de pele representa 29% do total. Para prevenir essa doena, recomenda-se evitar exposio direta ao Sol no horrio de 10h s 16h. EXPLIQUE essa recomendao. C) EXPLIQUE por que a maior incidncia de alteraes malignas ocorre no tecido epitelial. 3. Analise este grfico:

A) D um titulo a esse grfico. B) FORMULE uma hiptese que explique a maior incidncia de cncer na terceira idade. 4. Embora seja uma doena gentica, o cncer nem sempre hereditrio. EXPLIQUE essa afirmativa.

RESOLUO: 1. Alterao celular: Na forma Alterao celular: No nmero Alterao celular: No volume Outras (Na colorao, na composio citoplasmtica) 2.A) a) Autoexame b) Tabagismo B) Para evitar o perodo de maior incidncia de raios ultravioleta. C) Porque o tecido que mantm maior capacidade de diviso celular. 3. A) Frequncia de cncer invasivo de acordo com sexo e idade. B) Acmulo de fatores (Ex.: variao hormonal, mutaes) que predispe ao tumor. 4. A alterao gentica, que causou o cncer, pode ocorrer aps o nascimento, por fator ambiental.

Biologia Questo 03
Analise este esquema:

Nesse esquema, observa-se que uma sequncia de caractersticas morfolgicas possibilita a elaborao de uma rvore evolutiva simplificada de alguns grupos de seres vivos. Com base nas informaes desse esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, faa o que se pede. 1. Em relao a I, CITE o grupo que A) apresenta o agente causador de uma doena transmitida pelo barbeiro e/ou por transfuso sangunea. B) produtor na rede alimentar. C) contm plasmdio. 2. Observe estes desenhos:

A) CITE o nmero do grupo representado na rvore evolutiva que indica a posio desses animais. B) O risco da presena de um representante desse grupo na carne exige controle da Vigilncia Sanitria. JUSTIFIQUE essa exigncia com base no ciclo de vida desse representante. 3. Observe estas estruturas de sustentao de representantes de alguns grupos da rvore evolutiva:

CITE o nome do grupo que apresenta a estrutura A: B: C: 4. EXPLIQUE a importncia adaptativa da regulao da temperatura corporal dos representantes do grupo X da rvore evolutiva. 5. Leia este trecho de msica: Ei pintassilgo Oi pintarroxo Melro, uirapuru Ai, chega-e-vira Engole-vento Sara, inhambu Foge asa-branca Vai, patativa ........................
Chico Buarque de Holanda, Passaredo.

Considerando os seres nomeados nesse trecho, ARGUMENTE a favor de ou contra essa afirmativa: A presena da asa uma caracterstica adaptativa importante. RESOLUO: 1. A) Protista (ou Protozorio) B) Protista (ou Alga) C) Monera (ou Bactria) 2. A) II B) A possibilidade da presena de larva cisticerco na carne. 3. A: Aneldeo B: Equinoderma C: Artrpode 4. Regulao de temperatura independente do meio externo, permitindo alto e constante metabolismo. 5. Permitiu a conquista de novos hbitats e novos nichos (disperso migrao).

Biologia Questo 04
A fibrose cstica a mais comum entre as doenas genticas graves da infncia. No Brasil, a sobrevida de pacientes com essa doena , em mdia, de 12 anos. Analise este esquema:
Gene Normal Mutante

Protena normal

Protena alterada

Glndulas sudorparas anormais

Secrees pulmonares espessas

Insuficincia pancretica

Ausncia ou obstruo do ducto deferente

Altos nveis de cloreto de sdio no suor

Pneumonia

Insuficincia respiratria

Indivduo normal

Indivduo fibrocstico

Considerando as informaes desse esquema e outros conhecimentos sobre o assunto, faa o que se pede. 1. EXPLIQUE a importncia das enzimas produzidas pelo pncreas para o desenvolvimento normal do indivduo. 2. EXPLIQUE por que as secrees pulmonares espessas aumentam a incidncia de pneumonia nos indivduos fibrocsticos. 3. Atualmente, esto descritas cerca de 1 000 mutaes no gene da fibrose cstica. Entre essas, a mais comum a F508 ou seja, a ausncia do aminocido fenilalanina na posio 508 da cadeia polipeptdica. A) Na mutao F508, o nmero de nucleotdeos envolvidos : B) EXPLIQUE, do ponto de vista gentico, por que pacientes com fibrose cstica podem apresentar diferentes expresses fenotpicas da doena. 4. Analise este heredograma: LEGENDA Normal Fibrose cstica

Com base nas informaes desse heredograma, A) DETERMINE o tipo de parentesco que existe entre III.2 e III.3. B) DETERMINE a probabilidade de IV.2, ao se casar com uma pessoa heterozigota, ter criana com fibrose cstica. (Deixe seus clculos registrados, explicitando, assim, seu raciocnio.) 5. EXPLIQUE por que se observa um aumento na incidncia da fibrose cstica em populaes isoladas.

RESOLUO: 1. As enzimas so indispensveis para uma completa digesto e um bom aproveitamento de nutrientes. 2. Facilita a instalao da bactria. 3. A) 3 B) O mesmo gen capaz de sofrer vrias mutaes causando alteraes diversas. 4. A) Primos em primeiro grau. B)
Chance de IV.2 ser Aa: (III.2) Aa AA Aa
2 3

Chance de V.1 ser aa: (IV.2) Aa AA Aa Aa (a pessoa heterozigota) Aa aa


1 4

Clculo final
2 3 1 4 1 6

Aa (III.3) Aa aa

5. Aumenta a frequncia da homozigose recessivo, devido a casamentos consanguneos.

Biologia Questo 05
Observe esta figura, em que esto representados alguns aspectos da organizao estrutural de um tecido:

Considerando as informaes dessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, 1. NOMEIE a clula assinalada com A. 2. EXPLIQUE a importncia da estrutura B para a funo da clula A. 3. Observe esta figura, em que est representado um detalhe da rego C, assinalada na figura I:

Atualmente, a aplicao de BOTOX toxina produzida pela bactria Clostridium botulinum tem sido utilizada para diminuio de rugas de expresso na regio superior da face. Geralmente, seu efeito dura alguns meses. Considerando a sequncia de eventos representados na figura II, CITE a provvel etapa X, Y ou Z de atuao do BOTOX. JUSTIFIQUE sua resposta. Etapa: Justificativa: 4. CITE uma vantagem evolutiva associada ao fato de os neurotransmissores serem encontrados no interior de vesculas envolvidas por membrana. 5. De cada 10 pessoas que levantam peso em sesses de musculao, apenas cinco se tornam musculosas a ponto de fazer diferena notvel. Alguns frequentadores de academia ingerem anabolizantes, ou bombas, para aumentar a reteno de nitrognio no corpo. A) EXPLIQUE como a reteno de nitrognio est associada ao aumento da massa muscular. B) CITE um prejuzo para o organismo resultante do uso abusivo de anabolizantes.

RESOLUO: 1. Clula Muscular. 2. Dar apoio para o deslizamento dos filamentos de actina entre os de miosina. 3. Etapa: y; Justificativa: Inibio dos mediadores qumicos (ou bloqueio de acetilcolina) 4. Maximizao dos efeitos dessas substncias na transmisso do impulso. 5. A) Facilita a formao de protenas componentes da fibra muscular. B) Aumento da incidncia de cncer no fgado e na prstata, atrofia testicular, comprometimento da espermatognese.

Biologia Questo 06
Observe esta figura, em que est representada a distribuio de plantas em uma horta:

1. Considerando as interaes descritas a seguir, que favorecem o aumento da produtividade da horta, faa o que se pede. A) Ervas como cebolinha e hortel protegem couves e alfaces do ataque de pequenos herbvoros como pulges e lagartas. EXPLIQUE o mecanismo de ao dessa proteo. B) Crescendo ao redor dos ps de couve, o espinafre melhora as condies abiticas do ambiente. CITE dois componentes abiticos alterados pelo espinafre e EXPLIQUE os mecanismos envolvidos em cada uma dessas alteraes. Componente abitico1: Mecanismo de alterao: Componente abitico 2: Mecanismo de alterao: 2. A placa colocada na horta anuncia: Vende-se alface orgnica. A) EXPLIQUE o que o horticultor quer dizer com o termo orgnica. B) EXPLIQUE o significado cientfico desse termo. 3. Numa parte do canteiro, o horticultor observou que algumas verduras apresentavam cor amarelada, gancho apical virado para baixo e caule longo e fino como representado nesta figura:

CITE o fator que favorece o aparecimento de plantas com essas caractersticas. JUSTIFIQUE sua resposta. Fator: Justificativa: 4. Muitos cultivos - como, por exemplo, o de hortel na horta - so mantidos por clonagem do vegetal. EXPLIQUE um mtodo de obteno de clone vegetal. RESOLUO: 1. A) Produo de substncias volteis que afastam esses animais. B) Componente abitico1: Umidade do solo. Mecanismo de alterao: Maior cobertura do solo. Componente abitico 2: Temperatura. Mecanismo de alterao: Impede grandes variaes. 2. A) No foi usado adubo artificial. B) Foram usados produtos naturais, de origem orgnica, da ciclagem do prprio meio. 3. Fator: Luminosidade deficiente. Justificativa: Causou o estiolamento. 4. Retirada de clulas meristemticas (ou estaquia retirada e plantio de ramos).

You might also like