You are on page 1of 5

Morihei Ueshiba O Sensei

O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, tambm conhecido por O'Sensei, nasceu na cidade de Tanabe (Japo) no dia 14 de Dezembro de 1883. Ele era o quarto filho (nico filho homem) de Yoroku e Yuki Ueshiba. De seu pai, Morihei herdou a determinao de um samurai e o interesse por assuntos pblicos, e de sua me herdou um intenso interesse por religio, poesias e artes.

Morihei Ueshiba aos 85 anos

Morihei Ueshiba era uma criana sensvel e estava frequentemente doente. Aos seis anos de idade, comeou a estudar em um templo budista local, onde aprendeu a entoar os mantras sagrados e at cogitou a id de se tornar um monge budista. Morihei passou grande parte de sua infncia em meio a natureza.

Seu pai, Yoroku Ueshiba, contava histrias do bisav de Morihei, Kichiemon, que era conhecido por ter sido um dos samurais mais fortes de sua poca. Yoroku tambm encorajou o filho a desenvolver-se atravs da prtica do sum e da natao. Morihei treinava seu corpo intensamente e finalmente se convenceu da necessidade de ser forte aps seu pai ter sido atacado e surrado por uma gangue contratada por polticos rivais. Todas as vezes que havia um campeonato de sum, Morihei era o primeiro a se inscrever e, frequentemente saa campeo. Ele tinha se decidido a se tornar to forte para derrotar qualquer pessoa que o desafiasse.

Muito bom em matemtica, empregou-se aos 17 anos de idade como assessor de um escritrio de coleta de impostos, sendo considerado um timo trabalhador, mas durante um perodo foi obrigado a administrar um novo imposto dirigido aos agricultores e pescadores. Convencido que os impostos eram injustos, ele indignou-se e veio a se tornar lder do movimento de protesto.

Em 1902, Morihei mudou-se para Tquio, onde abriu um a pequena loja de suprimentos. Durante sua estadia em Tquio, descobriu que tinha afinidades com as artes marciais treinando Jujutsu no Dojo Kito-ryu e Shikage da espada Japonesa. Nesse perodo teve uma grave crise de bri-bri que o fez deixar tudo para os empregados e voltar Tanabe. Logo aps o retorno Tanabe, Morihei casou-se com Hatsu Itogawa que era uma parente distante.

A relao entre a Rssia e o Japo estava muito ruim, ento o jovem Morihei Ueshiba decidiu alistar-se no exrcito para servir ao seu pas. Infelizmente, Morihei media apenas 1,50m e estava um pouco abaixo da altura exigida. Extremamente determinado, ele ficou treinando sozinho durante vrios meses nas montanhas, e at pendurava-se em rvores para aumentar seu tamanho. Alistou-se novamente como reservista e depois foi convocado. A incansvel energia do jovem chamou a ateno dos superiores e ele foi promovido a sargento. No incio, no foi enviado para a linha de batalha, pois seus conhecimentos eram valiosos e era usado para treinar os soldados.

Aps a concluso da guerra Russo-Japonesa em 1905, muitos superiores de Morihei recomendaram ele uma carreira militar que foi rejeitada por ele. Morihei retornou Tanabe como civil em 1906. Durante esses 4 anos no exrcito, Morihei melhorou sua condio fsica e conseguiu seu primeiro Menkyo (licena para dar aulas de artes marciais).

Retornado para o mbito familiar Morihei dedicou-se a agricultura, mas continuava inquieto. Em 1911, ocorreu o nascimento de sua primeira filha, Matsuko, que fez com que sua disposio melhorasse. Nesta fase, o governo japons recrutou voluntrios para colonizarem Hokkaido. Morihei organizou um grupo de agricultores e pescadores para realizar este grande desafio.

Em 1915, Morihei Ueshiba conheceu Sokaku Takeda na ilha de Hokkaido. Embora muito forte e gil, Morihei no era preo para o mestre do Daito-ryu. Imediatamente Morihei increveu-se por um ms para treinar, e assim o acompanhou por 4 anos. Em 1917, nasceu Takemori, o segundo filho de Morihei.

Morihei Ueshiba aos 37 anos Em 1919, chegaram notcias que seu pai estava muito doente com seus 76 anos de idade. No caminho de volta para casa em Hokkaido, Ueshiba tomou conhecimento dos poderes curativos de um extraordinrio lder religioso da Omoto-kyo chamado Onisaburo Deguchi. Morihei decidiu ento parar em Ayabe, centro da nova religio Omoto para orar pelo seu pai.

Quando Morihei finalmente chegou Tanabe, ficou sabendo que seu pai j havia falecido. Contaram-lhe que suas ltimas palavras para Morihei foram: "No deixe nada prend-lo - viva do jeito que quiser."

Na primavera de 1920, Morihei, sua esposa e trs filhos mudaram-se para Ayabe. A abertura de seu dojo em 1920 foi a nica alegria de Morihei no primeiro ano em Ayabe, pois neste mesmo ano seus dois filhos, Takemori (com 3 anos) e Kuniharu (6 meses), faleceram aps uma doena num intervalo de 3 semanas. Em 1921, nasce Kisshomaru Ueshiba. Em Fevereiro de 1924, Deguchi, Morihei e um pequeno grupo de seguidores da Omotokyo partiram para Monglia com a finalidade de difundir a religio. Acabaram perseguidos e capturados pelos chineses. Eles foram soltos sob custdia do consul japons, retornando ao Japo no final de Julho do mesmo ano.

Morihei Ueshiba aos 51 anos

Em 1925, Morihei foi transformado por uma viso divina. Ele havia sido desafiado por um oficial da marinha para um combate de Kendo. Morihei aceitou, por foi desarmado. O oficial ficou naturalmente ofendido por esta atitude e atacou Morihei furiosamente. Morihei escapou facilmente de todos os ataques do oficial que ficou exausto e concedeu a vitria Morihei. Aps o combate, Morihei saiu para o jardim onde sentiu uma forte vibrao e sentiu-se banhado por raios de pura luz dourada. Neste momento, ele se imaginou assumindo a forma de um ser dourado e diz ter compreendido a natureza da Criao: "O caminho do guerreiro maninfestar Amor divino, um esprito que envolva e nutra todas as coisas." Lgrimas de gratidao escorreramm-lhe pelo rosto.

Em 1930, Morihei teve um encontro com Jigoro Kano, fundador do Jud. Kano ficou admirado com a habilidade de Morihei e pediu que aceitasse dois de seus alunos mais graduados como alunos.

Morihei Ueshiba aos 55 anos Em 1931, Ueshiba abriu o Kobukan dojo no subrbio de Tquio, onde ensinava Aiki Budo. Nesta poca o Kobukan ficou conhecido como Dojo do Inferno devidos aos intensivos treinos. Muitos lutadores tambm apareciam para desafiar Ueshiba e saiam impressionados com sua destreza.

Em 1937, o Japo entra em guerra contra a China e em 1941 contra os Estados Unidos. O seu descontentamento com a guerra e a destrio abalou Morihei emocionalmente e fisicamente, fazendo-o resignar todas as suas posies, e deixando as operaes do Kobukan Dojo para seu filho Kisshomaru. Morihei ento se muda para uma pequena fazenda em Iwama no outono de 1942. Em Iwama, Morihei construi o santurio Aiki com um dojo aberto natureza. Foi nesse ano que ele formalmente designou a sua arte de AIKIDO, o Caminho da Harmonia.

Nos seus ltimos anos de vida, Morihei conduziu poucas aulas diretamente, ensinando mais atravs do exemplo e inspirao. Quando ele era o responsvel pelo treino, enfatizava mais o lado espiritual do Aikido.

Em 1961, Morihei fez sua primeira e nica visita aos Estados Unidos, ficando 40 dias no Hava.

Em Maro de 1968, Morihei passou mal em Iwama. Sabendo que o fim estava prximo, Morihei levantou-se na manh de 10 de Maro e conduziu seu ltimo treino. Ele foi ento hospitalizado com o diagnstico de cncer de fgado. Morihei se recusou ser operado e pediu para ser levado para casa.

Morihei faleceu pacificamente na manh de 26 de Abril de 1969. Uma de suas frases finais foi: "Aikido para o mundo inteiro."

Morihei Ueshiba (1883-1969)

You might also like