You are on page 1of 12

SEL313

Conversores AC/DC

SEL313 Circuitos Eletrnicos I Conversores AC/DC


1. Tipos de Conversores
As fontes de alimentao de tenso e corrente contnuas usadas em eletrnica, em grande parte, so construdas atravs de circuitos retificadores baseados em transformadores monofsicos de 60 Hz, retificadores de meia-onda ou de onda-completa e de filtros capacitivos. As topologias desses conversores AC/DC sero vistas a seguir. 1.1 Retificador Monofsico de Meia-Onda A Figura 1 mostra um retificador monofsico de meia-onda com filtro capacitivo.

Figura 1 - Retificador Monofsico de Meia-Onda com Filtro Capacitivo.

Nesse circuito, um transformador monofsico, geralmente abaixador de tenso, aplica uma senide, oriunda da rede de 60 Hz, sobre um retificador de meia-onda constitudo pelo diodo D. O capacitor C filtra a onda retificada tornando-a a mais constante possvel. O sinal retificado e filtrado recolhido por uma carga genrica RL. O fusvel f protege o circuito contra curtos-circuitos e sobrecargas. O retificador de meia-onda preferido em aplicaes de baixas correntes. 1.2 Retificador Monofsico de Onda-Completa com Dois Diodos e Center Tap A Figura 2 mostra um retificador monofsico de onda-completa, com dois diodos, com tomada central (center tap) e com filtro capacitivo. Nesse circuito, um transformador monofsico, geralmente abaixador de tenso, aplica uma senide, oriunda da rede de 60 Hz, sobre um retificador de onda-completa constitudo pelos diodos D1 e D2. O capacitor C filtra a onda retificada tornando-a a mais constante possvel. O sinal retificado e filtrado recolhido por uma carga genrica RL. O fusvel f protege o circuito contra curtos-circuitos e sobrecargas. O retificador de onda-completa com dois diodos e tomada central preferido em aplicaes de altas correntes e baixas tenses.

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

Figura 2 - Retificador Monofsico de Onda-Completa com Dois Diodos e com Filtro Capacitivo.

1.3 Retificador Monofsico de Onda-Completa com Diodos em Ponte A Figura 3 mostra um retificador monofsico de onda-completa, com diodos em ponte e com filtro capacitivo.

Figura 3 - Retificador Monofsico de Onda-Completa em Ponte e com Filtro Capacitivo.

Nesse circuito, um transformador monofsico, geralmente abaixador de tenso, aplica uma senide, oriunda da rede de 60 Hz, sobre um retificador de onda-completa constitudo pelos diodos D1 ~ D4. O capacitor C filtra a onda retificada tornando-a a mais constante possvel. O sinal retificado e filtrado recolhido por uma carga genrica RL. O fusvel f protege o circuito contra curtos-circuitos e sobrecargas. O retificador de onda-completa em ponte preferido em aplicaes de altas correntes e de altas tenses.

2. Clculos Grficos
2.1 Retificador Monofsico de Meia-Onda A maneira mais prtica e precisa de se calcular retificadores com filtros capacitivos ainda atravs dos grficos apresentados por Schade em 1943 [1]. As curvas mostradas nas Figuras 4, 6 e 7 fornecem todas as informaes necessrias para os clculos de retificadores de meia-onda. A resistncia RS, que aparece nesses grficos, equivalente perda total do trafo.

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

Figura 4 - Grfico de Schade Usado para o Clculo da Tenso de Sada da Fonte da Figura 1.

As resistncias de perdas dos diodos podem ser negligenciadas, pois, como so as resistncias dinmicas desses componentes, possuem valores bem baixos. A queda de tenso direta por diodo normalmente deve ser considerada. Em fontes de alta corrente devese estipular, por diodo, a seguinte queda de tenso direta: V = 1 V (0,9 V V 1,1 V). Atravs do grfico da Figura 4 pode-se calcular a tenso de sada (Vo(DC)) da fonte da Figura 1 em funo da tenso de pico do secundrio do trafo (VM = 2Vef), da razo RS RL e do produto CRL. A resistncia RS representa as perdas totais em srie do trafo, C o capacitor de filtro e = 2f a freqncia angular da senide da rede (f = 60 Hz). Para que haja uma regulao satisfatria da tenso de sada, deve-se fazer CRL 50 e RS RL 0,05 %. Esses valores, no entanto, podem causar, como mostra o grfico da Figura 6b, correntes de pico sobre os diodos superiores a 20 vezes a corrente mdia por eles, que, no caso, vale Vo(DC) RL. Esse fato limita a aplicao desse tipo de retificador a aplicaes de baixas correntes, com fatores de regulao aceitveis. Para que o fator de ondulao sobreposta (ripple) seja adequado, como mostra o grfico da Figura 7, tambm se deve fazer CRL 50, nesse tipo de retificador. A corrente de surto inicial pelos diodos, que vale VM RS, tambm limita aplicaes de baixas perdas para esse tipo de retificador.

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

Figura 5 - Grfico de Schade Usado para o Clculo da Tenso de Sada de um Retificador Monofsico de Onda-Completa.

Figura 6 - Grficos de Schade Usados para o Clculo de Correntes em Diodos de Circuitos Retificadores. a.) Corrente Eficaz nos Diodos. b.) Corrente de Pico Repetitivo nos Diodos.

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

Figura 7 - Grfico de Schade Usado para o Clculo da Porcentagem da Ondulao Sobreposta (Ripple) Sobre a Tenso de Sada de Circuitos Retificadores Monofsicos.

1.2 Retificador Monofsico de Onda-Completa As curvas mostradas nas Figuras 5, 6 e 7 fornecem todas as informaes necessrias para os clculos de retificadores de onda-completa dos dois tipos. A resistncia RS, que aparece nesses grficos, equivalente perda total por enrolamento do trafo. As resistncias de perdas dos diodos podem ser negligenciadas, pois, como so as resistncias dinmicas desses componentes, possuem valores bem baixos. A queda de tenso direta por diodo normalmente deve ser considerada. Em fontes de alta corrente devese estipular, por diodo, a seguinte queda de tenso direta: V = 1 V (0,9 V V 1,2 V). Atravs do grfico da Figura 5 pode-se calcular a tenso de sada (Vo(DC)) das fontes das Figuras 2 e 3 em funo da tenso de pico do secundrio do trafo (VM = 2Vef), da razo RS RL e do produto CRL. A resistncia RS representa as perdas totais em srie do trafo, C o capacitor de filtro e = 2f a freqncia angular da senide da rede (f = 60 Hz). Para que haja uma regulao satisfatria da tenso de sada, deve-se fazer CRL 10, para uma regulao superior a 10 %, e CRL 40, para uma regulao superior a 2 %. Deve-se fazer, tambm, RS RL 0,1 %. Esses valores podem causar, como mostra o grfico da Figura 6b, correntes de pico sobre os diodos entre 10 e 17 vezes superiores corrente mdia por eles, que, no caso, vale Vo(DC) 2RL. Esse fato no chega, no entanto, a ser limitante para a maioria das aplicaes. Para que o fator de ondulao sobreposta (ripple) seja adequado, como mostra o grfico da Figura 7, tambm se deve fazer CRL 20, nesses tipos de retificadores.

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

A corrente de surto inicial pelos diodos, que vale VM RS, limita, contudo, aplicaes de baixas perdas para esses tipos de retificadores. A constante de tempo de carga do capacitor de filtro vale RSC e, grosso modo, o diodo estar protegido se VM RS IFSM e 8,3 ms, sendo IFSM a corrente de surto mximo no repetitivo suportado pelo diodo. Por essa razo, muitas vezes, deve-se preferir um trafo com perdas maiores para que os diodos no sejam danificados, embora a regulao da fonte seja prejudicada. A mxima tenso reversa suportada pelos diodos vale 2VM para os retificadores das Figuras 1 e 2 e VM para o retificador da Figura 3. No dimensionamento desses diodos deve-se dar uma margem de segurana de 20 % ~ 50 %. Os fusveis devem ser dimensionados atravs dos clculos das correntes eficazes nos diodos, feitos com o auxlio do grfico da Figura 6a. Ao resultado final deve-se acrescentar cerca de 10 %, para compensar a corrente de magnetizao de primrio. Para o circuito da Figura 3 pode-se escrever que: I sec(trafo ) = 2 I Def e I fusvel = I prim ( trafo ) =
N N2 I sec(trafo ) = 2 2 I Def N1 N1

Para o circuito da Figura 2 pode-se escrever que, para cada enrolamento secundrio:

I sec(trafo ) = I Def
e, para o condutor da tomada central:

I CT = I sec(trafo ) 2
A corrente no primrio do trafo vale, portanto:
I fusvel = I prim ( trafo ) = N N2 I CT = 2 2 I Def N1 N1

Para o circuito da Figura 1 pode-se escrever que:

I sec(trafo ) = I Def

e I fusvel = I prim ( trafo ) =

N2 I sec(trafo ) N1

A relao de espiras do trafo calculada por:

V prim N1 N 2 Vsec(total )
Os trafos so caracterizados pelas seguintes relaes:

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

RS (trafo ) =

Vef ( vazio ) I ef ( nom )

reg 100

[]

Onde, Vef(vazio) a tenso eficaz do secundrio do transformador em vazio, Ief(nom) a capacidade nominal de corrente do transformador e reg o seu fator de regulao calculado por: reg = Vef ( vazio ) Vef ( c arg a ) Vef ( vazio ) 100 [%]

Onde, Vef(carga) a tenso de secundrio do transformador quando ele estiver fornecendo a corrente Ief(nom). A potncia nominal de um transformador calculada por: Pnom = Vef ( vazio ) I ef ( nom ) [VA]

3. Roteiro de Projeto
Para se desenvolver um projeto de uma fonte de alimentao constituda de um retificador e de um filtro capacitivo, normalmente os seguintes dados so necessrios: Tenso contnua mdia de sada com carga mxima: Vo(DC). Tenso de pico senoidal do secundrio do trafo: VM. Mximo valor pico-a-pico da ondulao sobreposta (ripple): Vr(pk-pk). Corrente de sada da fonte com carga mxima: Io = Vo(DC) RL.
3.1 Clculo de [CRL]

O fator de ondulao, calculado pelo grfico da Figura 7, tem o seguinte significado algbrico: r= Vr ( ef ) Vo ( DC ) 100 [%] (1)

Pelo fato da forma de onda da ondulao no ser bem definida, ficando entre senoidal e triangular, o valor eficaz da ondulao, Vr(ef), pode ser aproximada pela relao: 100 Vr ( pk pk ) 2 3 Vo ( DC ) r 100 Vr ( pk pk ) 2 2 Vo ( DC ) [%] (2)

Para satisfazer uma certa margem de segurana no clculo, normalmente o valor inicial suposto para a ondulao ser:

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313 100 Vr ( pk pk ) 2 2 Vo ( DC )

Conversores AC/DC

[%]

(3)

Em funo do valor obtido pela Equao 3, usando-se o grfico da Figura 7, obtm-se o valor de [CRL] necessrio para o fator de ondulao desejado.
3.2 Clculo de RS / RL

Usando-se o valor de Vo(DC) VM desejado e o valor de [CRL] calculado no item 3.1, atravs do grfico da Figura 4 ou da Figura 5, estabelece-se a faixa de RS / RL possvel para o projeto. Como RL conhecida, calcula-se RS.
3.3 Clculo de C

Usando-se o valor de [CRL] calculado no item 3.1, pode-se calcular:


C=

[CRL ]
Vo ( DC ) 2f I o

[F]

(4)

3.4 Propriedades Exigidas pelo Retificador

3.4.a Corrente mdia por diodo: A corrente mdia que atravessa cada diodo do retificador vale I D = I o , para retificadores I de meia-onda, e I D = o , para retificadores de onda-completa, em ponte ou com dois 2 diodos. 3.4.b Corrente eficaz e de pico repetitivo por diodo: A corrente eficaz (IDef) por diodo do retificador deve ser calculada pelo grfico da Figura 6a e a corrente de pico repetitivo (IM) por diodo do retificador deve ser calculada pelo grfico da Figura 6b, lembrando-se que n = 1 para retificadores de meia-onda e n = 2 para retificadores de onda-completa. 3.4.c Corrente de surto inicial por diodo: A corrente de surto inicial, que pode atravessar os diodos no instante de ligao da fonte, vale Isurto = VM RS. Essa corrente deve ser inferior corrente de pico no repetitivo suportada pelo diodo, isto , Isurto < IFSM. 3.4.d Mxima tenso reversa por diodo:

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

Nos retificadores de meia-onda e de onda-completa com dois diodos e tomada central, cada diodo est sujeito a uma tenso reversa mxima de 2VM. Nos retificadores de ondacompleta em ponte, cada diodo est sujeito a uma tenso reversa mxima de VM. Devido a transientes presentes na rede, uma margem de segurana de 20 % ~ 50 % deve ser usada no dimensionamento dos diodos. 3.4.e Dimensionamento do Trafo: - Tenso eficaz de secundrio em vazio: no dimensionamento dessa tenso, as perdas em srie por diodo devem ser levadas em conta. Ento:

Vef (sec) =

VM 2

+ nV

[V]

(5)

Na Equao 5, 0,9 V V 1,1 V a perda em srie por diodo de juno e n o nmero de diodos em srie, isto , n =1 para meia-onda e onda completa com dois diodos e n =2 para ponte. Se os diodos forem de barreira Schottky, deve-se fazer: 0,45 V V 0,55 V. - Corrente eficaz no secundrio do trafo: Ief(sec) = IDef, para meia-onda, Ief(sec) = IDef e ICT = 2 IDef para onda completa com dois diodos e Ief(sec) = 2 IDef, para retificadores em ponte. - Capacidade de potncia do trafo: P = Vef(sec) Ief(sec) [VA], para meia onda e onda completa em ponte e P = Vef(sec) ICT [VA], para onda completa com dois diodos. - Fator de regulao do trafo: reg = RS I ef (sec) Vef ( vazio ) 100 [%] (6)

3.4.f Dimensionamento do Fusvel de Proteo de Primrio: A relao de espiras do trafo calculada por: N 1 V prim N2 Vsec (7)

O fusvel de proteo da fonte deve ser dimensionado, portanto, para a seguinte corrente:
I fusvel = N2 I ef (sec) [A] N1

(8a) ou

I fusvel =

N2 I CT N1

(8b)

P. R. Veronese

17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

4. Exemplos de Clculo
4.1 Sntese

4.1.a Projeto: Para ser usada com o estabilizador eletrnico 7812, deve-se construir uma fonte DC a partir de um retificador em ponte e de um filtro capacitivo, como mostra a Figura 3. Essa fonte dever possuir as seguintes caractersticas: Vo(DC) = 16 V e Vr(pk-pk) = 2 V em plena carga com Io = 1 A. A mxima tenso de pico na sada deve ser: VM = 25 V. Sabendo-se que o trafo alimentado pela rede de 60 Hz, dimensionar todos os componentes do circuito. 4.1.b Resoluo: Usando-se a Equao 3, tem-se: r 100 Vr ( pk pk ) 2 2 Vo ( DC ) = 100 2 2 2 16 = 4,42 [%]

Atravs do grfico da Figura 7 estima-se: 10 [CRL] 15. Escolhendo-se [CRL] = 10, atravs do grfico da Figura 5 e com Vo(DC) VM = 16 25 = 64 %, calcula-se: RS RL = 20 %. Como RL = 16 RS = 3,2 . Atravs da Equao 4 calcula-se: C=

[CRL ]
Vo ( DC ) 2f I o

10 = 1,658 10 3 [F] 2 60 16

Deve-se usar, portanto, C = 1800 F 35 V, que o valor comercial mais prximo. Recalcula-se, ento, [CRL] = 1200,001816 = 10,86, dentro, portanto, da faixa inicial prevista. As caractersticas dos diodos podem, ento, ser calculadas: = 1 = 0,5 [A]. 2 2 Corrente eficaz nos diodos: atravs do grfico da Figura 6a, com RS nRL = 10 % e n[CRL] = 21,72, calcula-se I Def 2,2 I D = 1,1 [A]. Corrente mdia nos diodos: I D = Corrente de pico repetitivo nos diodos: atravs do grfico da Figura 6b, com RS nRL = 10 % e n[CRL] = 21,72, calcula-se I M 5,3 I D = 2,65 [A]. Corrente de surto inicial nos diodos: Isurto = VM RS = 25 3,2 =7,8 [A]. Io

P. R. Veronese

10

17/9/2004

SEL313 -

Conversores AC/DC

Mxima tenso reversa sobre os diodos: PIV = VM =25 V. Ento qualquer diodo com BV 30 V adequado.

Diodos do tipo 1N4001, com I D = 1A; BV = 50V _ e _ I FSM = 30 A , servem perfeitamente. As caractersticas do trafo podem ser calculadas com: Tenso eficaz de secundrio: Vef (sec) =
VM + nV =

25 2

+ 2 = 19,68 [V].

Perdas totais: RS = 3,2 . Corrente eficaz de secundrio: Ief(sec) = 2 IDef =2 1,1 =1,56 [A]. Potncia do trafo: P = Vef(sec) Ief(sec) = 19,68 1,56 = 30,61 [VA]. RS I ef (sec) 3,2 1,56 100 = 100 = 25,37 [%]. Fator de regulao do trafo: reg = 19,68 Vef ( vazio )
N 1 V prim N 127 = 1 = 6,45 . N2 Vsec N 2 19,68 N 1,56 = 0,242 [A]. Pode-se usar Corrente de fusvel: I fusvel = 2 I ef (sec) = I fusvel = 6,45 N1 um fusvel de 250 mA.

Relao de espiras:

Segundo foi comentado no item 1.2, RSC = 3,2 0,0018 = 5,76 ms. Como 8,3 ms, os diodos esto protegidos contra excesso de surto inicial.
4.2 Anlise

4.2.a Circuito:

Foi montado um circuito retificador com a topologia da Figura 2. O trafo possui as seguintes caractersticas: 25 Vef + 25 Vef no secundrio; P =125 VA e reg = 25 %. O capacitor de filtro vale C = 3300 F 35 V e a carga mxima da fonte vale RL(min) = 10 . Calcular todos os parmetros dessa fonte.
4.2.b Resoluo:

A capacidade nominal de corrente do trafo vale Ief(sec) = 125 50 = 2,5 A e a resistncia total de perdas do secundrio vale:
RS (total ) = reg Vef ( vazio ) =

100 I ef (sec)

25 50 = 5 [] 100 2,5

A resistncia de perdas por enrolamento vale, portanto, RS = 2,5 . Tm-se, ento, que [CRL] = [1200,003310] = 12,44 e RS / RL =25 %. Se a fonte estiver em vazio (RL ), a tenso de sada vale: Vo(DC) =252= 35,36 V. P. R. Veronese 11 17/9/2004

SEL313

Conversores AC/DC

Se a fonte estiver com carga mxima, pelo grfico da Figura 5 calcula-se Vo(DC) VM =0,61 Vo(DC) = 0,61252-V = 0,61252-1 = 20,57 V. A corrente mxima que a fonte fornece vale, portanto, Io = 2,057 A. A corrente mdia por diodo vale, conseqentemente, I D = 1,0285 A. Usando-se o grfico da Figura 6a, com n[CRL] = 24,88 e RS / nRL =12,5 %, obtm-se: I Def = 2,1 I D = 2 1,0285 = 2,16 A. Usando-se o grfico da Figura 6b, com n[CRL] = 24,88 e RS / nRL =12,5 %, obtm-se: I M = 5 I D = 5 1,0285 = 5,143 A. A corrente de surto inicial pelos diodos vale Isurge = 225 2,5 = 14,14 A e = 2,5 0,0033 = 8,25 ms. A mxima tenso reversa sobre os diodos vale PIV = 2 VM = 70,71 V. Podem ser usados, portanto, diodos do tipo 1N4002, que possuem os seguintes parmetros: I D = 1A; BV = 100V _ e _ I FSM = 30 A . O fator de ripple, pelo grfico da Figura 7, vale r 3,9 %. O trafo estar conduzindo uma corrente eficaz mxima igual a Ief(sec) = IDef por enrolamento, ou seja, Ief(sec) = IDef = 2,16 A, no secundrio. O center tap conduz uma corrente igual a ICT = 2,16 2 = 3,055A. A relao de espiras do trafo, para um primrio de 127 V, vale 5,08:1:1. A corrente de fusvel de proteo de primrio dever, portanto, valer: Ifusvel = 3,055 5,08 = 0,6 A. Poder ser usado, no caso, um fusvel de 600 mA.

5. Referncia
1. O. H. Schade, Analysis of Rectifier Operation, Proc. IRE, vol 31, no 7, p.p. 341-361, 1943.

P. R. Veronese

12

17/9/2004

You might also like