You are on page 1of 5

1

Evangelismo por meio da literatura


Certa vez, um aluno da Universidade de Jacksonville, na Flrida (EUA), ao receber um folheto, foi logo o amassando. Em seguida, atirou o panfleto na primeira lixeira que viu no dormitrio. Mais tarde, seu companheiro de dormitrio tirou o folheto da lixeira, leu-o e recebeu a salvao. Hoje, ele pastor de uma igreja na Flrida. Certa vez encontrei um irmo cujo trabalho era recolher o lixo do rio Avon. Era um servio chato e maante, e ele vivia se perguntando qual era o sentido da vida. Um dia ele recolheu do rio um pedao de papel comum, todo ensopado. Ele achou aquele pedao de papel interessante e o guardou cuidadosamente em sua bolsa para ler mais tarde. Naquela mesma noite, com todo o cuidado ele secou o papel na frente de um aquecedor e o desdobrou. Ao abri-lo, descobriu que se tratava de um folheto evangelstico. Ao ler a mensagem do folheto, ele aceitou Jesus e foi salvo naquela noite (Richard Gunther). Nada mais eficiente do que um folheto para semearmos a semente das boas-novas (Billy Graham).

Como utilizar folhetos evangelsticos


Se Paulo empregava todas as estratgias possveis, sem dvida ele utilizaria os folhetos evangelsticos como forma de alcanar aqueles que esto fora da f. Um livro cristo conta a histria verdadeira de um mergulhador que achou um pedao de papel preso na concha de uma ostra. O mergulhador pegou o papel, viu que se tratava de um folheto evangelstico e pensou: No posso mais resistir... a misericrdia de Deus to grande, que ele fez com que a sua Palavra me seguisse at aqui no fundo do oceano. Deus utilizou um folheto para salvar aquele homem. Por que deveramos usar folhetos? Simplesmente porque Deus os usa. Ele usou um folheto para salvar o grande missionrio Hudson Taylor, bem como um nmero infindvel de pessoas. S esse fato, isoladamente, j deveria servir de incentivo ao cristo no exerccio de utilizar folhetos regularmente para alcanar os perdidos, se no houvesse ainda outras boas razes para utilizlos. Veja s: Os folhetos podem nos propiciar uma abertura para compartilhar nossa f. Podemos sentir a reao das pessoas quando lhes entregamos um folheto, alm de verificar se elas esto ou no abertas para ouvir as coisas do Esprito.

Eles podem testemunhar por ns. Se somos tmidos demais para falar aos outros das coisas de Deus, pelo menos podemos entregar folhetos s pessoas ou deix-los em locais estratgicos onde elas podero apanh-los. Eles falam s pessoas de maneira individual, quando elas esto prontas para ouvir a mensagem; ningum l um folheto contra sua vontade. Eles podem entrar nas casas das pessoas quando ns prprios no podemos. Os folhetos no batem boca com ningum, eles simplesmente apresentam os argumentos s pessoas. O Dr. Oswald J. Smith declarou certa vez: A nica forma de cumprirmos a Grande Comisso ser pela via escrita. Por sua vez, Charles Spurgeon disse: Quando no pudermos nos servir da pregao nem da conversa pessoal, precisaremos ter mo um folheto evangelstico... mas tenha um folheto que seja impactante e de qualidade, seno melhor no entregar nada. Um folheto marcante pode ser a semente da vida eterna, por isso no saia sem seus folhetos. Se voc quer a receptividade das pessoas literatura que deseja entregar-lhes, tente cumpriment-las antes de oferecer a elas um folheto. Se obtiver delas uma resposta a um bom-dia ou a um caloroso Como vai, senhor?, voc ter feito um excelente progresso, pois estar quebrando o gelo, e elas provavelmente aceitaro sua oferta. Depois da saudao inicial, no pergunte se a pessoa aceita o folheto. Se voc perguntar: O senhor aceita isto?, a pessoa perguntar: O que isso?. Faa outra pergunta: Voc j viu o que diz aqui?. Neste caso, a pergunta tem efeito duplo: atia a curiosidade e faz com que a pessoa pergunte: O que diz a?. nesta hora que voc lhe entrega o folheto. Este tipo de abordagem provoca nas pessoas o sentimento de que esto ficando de fora de alguma coisa. E esto mesmo! Talvez voc jamais se imagine entregando folhetos na rua. No se preocupe, voc no o nico! Todos ns temos receio de fazer isso. A resposta a este medo est na intimidade de suas oraes. Pea a Deus que lhe d misericrdia. A misericrdia engolir seus temores. Medite sobre o destino final das pessoas que morrem sem Jesus. Sinta as dores de quem foi para o inferno. Enfrente em si mesmo o que lhe causa temor.

Voc gosta de passear na montanha-russa? Alguns cristos gostariam de saltar de bungee-jump ou pular de paraquedas. No estranho que algumas pessoas estejam prontas a arriscar a vida pelo amor ao medo e a no arriscar nada quando veem um semelhante caminhar para o abismo do inferno? Pergunte a si mesmo quantas pedras ensanguentadas voc j viu com o sangue dos cristos que foram compartilhar o evangelho? Quanta cinza de fogueira voc j viu proveniente das estacas onde corpos de cristos foram queimados por falar de Jesus? Nosso medo vem, em parte, da rejeio. Temos medo de parecer tolos. Esta uma forma sutil de orgulho. Outra parte de nosso medo vem diretamente do inimigo. Ele sabe que o medo nos paralisa. Precisamos resistir ao diabo e s suas mentiras. Se Deus por ns, quem ser contra ns? Jamais subestime o poder de um folheto evangelstico. Veja a experincia de George Whitefield que, depois de ter lido um folheto intitulado A VIDA DE DEUS NA ALMA DO HOMEM, declarou: Deus me mostrou que, se eu no nascer de novo, serei eternamente condenado. Em seguida, ele orou: Deus, se eu no sou um cristo, ou se no sou um cristo verdadeiro, pelo amor do teu Filho Jesus Cristo mostra-me o que o cristianismo verdadeiro, para que eu no seja condenado ao inferno no ltimo dia! Depois disso, o dirio de Whitefield nos conta: Daquele momento em diante eu tive a convico de que era uma nova criatura. Se voc nunca entregou folhetos, por que no comear logo a faz-lo? Deixe alguns no caminho do supermercado ou nas caixas de correspondncia. Fazendo assim, a cada noite voc ter um motivo especial de orao pea que Deus use o folheto que voc deixou naquele local especfico. Voc tambm sentir uma satisfao profunda ao tomar parte, ainda que considere pequena, na obra da Grande Comisso. Voc ajudou a levar a vida eterna para este mundo que perece. No desperdice sua vida. Faa algo pelo Reino de Deus enquanto for possvel. Lembre-se sempre: viva cada dia como se fosse o ltimo da sua vida um dia voc vai acertar! Comentrio de Charles Spurgeon sobre folhetos evangelsticos Lembro-me vividamente de uma vez em que distribumos folhetos numa cidade da Inglaterra onde esse tipo de folheto nunca havia sido distribudo. Lembro-me bem de andar de casa em casa, falando em linguagem simples sobre as coisas do Reino de Deus. Enfim, eu no teria feito nada daquilo se no tivesse me animado ao perceber que era capaz de fazer alguma coisa... [Os folhetos] so adaptados para pessoas que tm poucas habilidades e, apesar disso, desejam servir a Jesus de alguma maneira.

Gente que no domina a arte da eloquncia, mas tem a fidelidade nas mos. Gente que no pode se levantar e pregar, mas pode distribuir esses pregadores silenciosos por toda parte... gente que pode comprar um pacote com mil folhetos e, depois, espalh-los por uma vasta rea. Considero a distribuio de folhetos evangelsticos apenas o primeiro passo de nossas aes, o qual no se compara a tantas outras coisas que podem ser feitas por Cristo; mas no fosse pelo primeiro passo, jamais passaramos ao segundo. Uma vez conquistada essa primeira etapa, ficamos animados a enfrentar a prxima, e assim prosseguimos at a ltima... H um servio genuno prestado a Cristo por intermdio da distribuio do evangelho na forma impressa, servio este que s aparecer de verdade no cu, e o dia do juzo demonstrar isso. At l ningum poder dizer quantas pessoas tero sido aladas ao cu por meio desses folhetos. Poderia dizer, se certo citar assim as Escrituras que as folhas da rvore servem para a cura das naes (Ap 22.2) e os folhetos evangelsticos fazem exatamente isso. Essas folhas alcanam lugares onde a rvore toda no poderia ser levada, assim as folhas passam a ter um poder medicinal e curativo; elas so portadoras da genuna palavra da verdade, declarando a todos que o Salvador foi crucificado e que o pecador pode ser salvo simplesmente ao depositar sua confiana nEle. O mtodo simples de distribuir folhetos tem sido muito abenoado, e milhares de almas tm adentrado o Reino dos cus por meio dele. Se ainda no fizemos nada por Jesus, que cada um de ns possa comear a fazer alguma coisa neste exato momento. Que tal comear pela distribuio de folhetos? Onde voc pode deixar folhetos evangelsticos: Nas caixas de correspondncia; Nos carrinhos de supermercado; Nos bolsos das roupas em lojas; Em cartas endereadas a entes queridos; Entregar junto com uma gorjeta polpuda; Nos assentos dos restaurantes; Com os atendentes de restaurantes do tipo fast-food, com caixas, aeromoas, motoristas de txi, com frentistas nos postos de gasolina; Nos banheiros; Em locais de descanso; Nos caixas eletrnicos e nos balces de agncias bancrias; Dentro de envelopes com contas a pagar; Nos elevadores;

Nos vestirios dos hotis, para os empregados da limpeza; Em mquinas de sorvete; Nas estantes de jornais; Na sala de espera de consultrios mdicos e de hospitais; Nos bancos de aeroportos, de estaes de metr e de pontos de nibus; Nas bolsas frente dos assentos de avies; Dentro de revistas que outras pessoas vo ler; Dentro de txis.

Extrado da BBLIA DE ESTUDO EVANGELISMO EM AO (Comentada por RAY COMFORT)

You might also like