You are on page 1of 2

MOO

A Extino da Empresas Municipais de Sintra e a Salvaguarda dos Postos de Trabalho

1. Considerando que o Partido Socialista de Sintra tem vindo ao longo da ltima dcada, a manifestar a sua preocupao relativamente ao estado das empresas municipais de Sintra, sobretudo no que toca sua falhada gesto operacional e financeira; 2. Considerando que a maioria PSD/CDS sempre deu ponto cego nas propostas socialistas, tapando precisamente o n que era preciso desatar, hipotecando o futuro das empresas. 3. Considerando que a maioria que est na cmara nunca apresentou uma estratgia com futuro, preocupando-se, apenas, em distribuir os lugares nas administraes das empresas; 4. Considerando que as preocupaes se adensam agora, quando conhecido o projeto de lei onde assumido claramente o objetivo de extinguir o nmero elevado de empresas municipais; 5. Considerando que o projeto de diploma aponta pela via da fuso e ou extino das empresa municipais que no cumpram parmetros financeiros, concretamente: (I) As empresas que apresentem resultados lquidos negativos nos ltimos 3 anos, com capitais prprios negativos e tecnicamente falidas nos termos do Cdigo das Sociedades Comerciais; (ii) As empresas que apresentem vendas de prestao de servios realizados nos ltimos trs anos no cobrem, pelo menos, 50% dos gastos totais incorridos; (iii) Quando se verificar que, nos ltimos trs anos, o peso contributivo dos subsdios explorao superior a 50% das suas receitas; (iv) Quando se verificar que, nos ltimos 3 anos, o peso contributivo dos subsdios explorao superior a 50% das suas receitas; 6. Considerando que os parmetros estabelecidos determinam que a quase totalidade do universo empresarial municipal de Sintra ser afetado / extinto;

7. Considerando que a extino e/ou fuso das empresas que venha a ocorrer dever sempre ter em conta o princpio constitucional da segurana no emprego de todos os seus trabalhadores; 8. Considerando que os trabalhadores das empresas municipais desenvolvem hoje uma tarefa que determinante no fornecimento de servios essenciais aos muncipes de Sintra. 9. Considerando que os trabalhadores das empresas municipais no tm qualquer responsabilidade na posio debilitante e problemtica do universo empresarial de Sintra, situao esta criada pelas sucessivas decises desastrosa da maioria PSD/CDS, com consequncias catastrficas no passivo financeiro do municpio.

Neste sentido, a Comisso Politica do Partido Socialista de Sintra: 1. Manifesta ao Governo e Cmara Municipal de Sintra a sua profunda preocupao quanto manuteno dos postos de trabalho dos trabalhadores das empresas extintas. 2. Alerta e recomenda Assembleia da Repblica que a reintegrao dos trabalhadores oriundos das empresas extintas dever passar pela criao de um regime especial que garanta a transferncia dos respectivos trabalhadores para os novos servios e ou entidades que passem a assegurar as atividades das empresas extintas/internalizadas ou fundidas, acautelando que a reintegrao no prejudicar, em sede remuneratria, os trabalhadores envolvidos.

Comisso Poltica de Sintra, 11 de Maio de 2012

You might also like