You are on page 1of 4

Significado Brainstorming uma tcnica de gerao de idias.

. Na lngua inglesa, o termo brain significa crebro enquanto que storming significa tempestade. A verso na lngua portuguesa seria uma exploso de idias[Minicucci, 1992]. O que Brainstorming ? Tipo de reunio com o objetivo principal de fazer o grupo pensar sobre todos os aspectos do problema ou da soluo destes. uma tcnica muito comentada e utilizada para se descobrir novos caminhos e alternativas perante uma situao aparentemente sem sada ou de difcil soluo Quando usar ? O Brainstorming til quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de ideias sobre um assunto a ser resolvido, possveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou aes a serem tomadas. Variaes do Brainstorming Existem dezenas de variaes diferentes do brainstorming, tais como o annimo, o individual, o clssico, o construtivo-destrutivo, o didtico, entre outros. Brainstorming Annimo Acontece quando os participantes preferem manter o anonimato das ideias apresentadas, as ideias devem ser anotadas anteriormente pelos membros e entregues ao coordenador para que as leia para o grupo, buscando-se o desenvolvimento de nova ideias. Brainstorming individual Algumas pessoas pensam melhor quando trabalham sozinhas. Neste caso, elas podem usar as regras do Brainstorming para apoiar a gerao de ideias. Pode ser bastante til o uso do Mapa Mental para classificar e desenvolver as ideias geradas. Brainstorming Clssico Segundo o autor (Baxter 2003), o brainstorming clssico pode ser dividido em vrias etapas: Orientao - sendo a fase inicial onde o coordenador estar orientando a equipe, mostrando o problema. Preparao - nessa fase o coordenador estipula um tempo determinado, geralmente em torno de 30 minutos, para o fornecimento das ideias. Anlise - o agrupamento de ideias propostas em tempo definido, geralmente 15 minutos, aps o tempo inicial determinado pelo coordenador. Ideao: fase de associao, escolha das mais relevantes, refinamento ou juno das alternativas proposta com vistas a escolher a alternativa (ou as alternativas) a serem detalhada. Incubao: consiste na interrupo e retomada da tcnica, com intervalo de horas ou dias, quando o rendimento da mesma no estiver sendo considerado como satisfatrio. Sntese e Avaliao: Os objetivos dessas fases detalhar, descrever a soluo escolhida, e confronta-la com o problema, verificando sua aderncia. Brainstorming construtivo/destrutivo Aplica-se para revelar aspectos positivos e negativos de produtos, sistemas e projetos para depois propor solues para os mesmos. O diferencial desta variao est na diviso de trs fases distintas: primeiro aponta-se falhas ao produto em questo, segundo as falhas so organizadas e classificadas em grupos e terceiro procura-se solues para os problemas levantados. Brainstorming didtico Somente o coordenador conhece o problema e vai conduzindo o grupo em cada sesso introduo de novas informaes. Busca-se ao final somente uma ideia relativamente nova.

As 4 regras bsicas do Brainstorming so as seguintes: proibido criticar: No se permite nenhuma crtica, como "esta ideia impossvel" ou "isto custa muito caro". Cabe ao coordenador do grupo evitar que estas crticas ocorram. Todos os comentrios e discusses sobre as ideias apresentadas devem ser feitas aps a sesso terminada. A fantasia ilimitada: Cada membro pode desenvolver pensamentos livremente e ideias como quiser, o livre pensar na sesso bem vindo e quanto mais extravagante a ideia, melhor podem ser os resultados. Quantidade precede qualidade: Deve-se exprimir o maior nmero possvel de propostas e ideias. No h direito de autor: Cada participante pode retomar e desenvolver os pensamentos de um outro membro do grupo, isto , os participantes devem ser encorajados a melhorar as ideias, ou combinar duas ou mais ideias em outra ainda melhor. Essas ideias de segunda gerao so de "caronas". A melhor forma de ter uma boa ideia ter muitas ideias. Linus Pauling Referncias MINICUCCI, Agostinho - Tcnicas de trabalho em grupo, Editora Atlas , 1992. BAXTER, M. - Projeto de Produto - Guia Prtico para o Desenvolvimento de Novos Produtos So Paulo, Editora Edgar Blcher, 1998. SIQUEIRA, Jairo. FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE: Brainstorming. Disponvel em: http://criatividade.files.wordpress.com/2007/02/brainstorming.pdf. Acessado em: 16 de abril de 2011 s 18h41min. BRAINSTORMING O brainstorming ou Tempestade de ideias, mais que uma tcnica de dinmica de grupo, e uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um individuo ou de um grupo criatividade em equipe colocando a servio de objetos pr-determinados. O METODO DE BRAINSTORMING A tcnica de brainstorming prope que um grupo de pessoas de Duas at dez pessoas se renam e se ultilizem das diferenas em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um determinador comum eficaz e coom qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante. prefervel que as pessoas que se envolvam nesse mtodo seja de setores e competncias diferentes, pois suas experincias diversas podem colaborar com a tempestade de ideias que se forma ao longo do processo de sugesto e discuo. Nenhuma ideia descartada ou julgada como errada ou absurda. INTRODUO A tcnica de brainstorming tem varias aplicaes, mas frequentemente usada em: * Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes. * Publicidade - desenvolver ideias para campanhas de publicidade. * Resoluo de problemas - consequncias, solues alternativas, anlise de impacto, avaliao.

* Gesto de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produo. * Gesto de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades. * Formao de equipes - gerao de partilha e discusso de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe H 3 principais partes no brainstorming: * Encontrar os fatos, * Gerao da ideia, * Encontrar a soluo. Da busca dos fatos na resoluo de um problema existem duas subpartes: * Definio do problema, * Preparao. A tcnica de brainstorming funciona para problemas que tem muitas solues possveis tal como a gerao de ideias para o seu desenho PRINCIPIOS Os dois princpios so: * Atraso do julgamento * Criatividade em quantidade e qualidade As maiorias das ms ideias so inicialmente boas ideias. Atrasando ou adiando o julgamento, dada a hiptese de se gerarem muitas ideias antes de se decidir por uma. Nesse patamar, todas as ideias so iguais. Quanto mais ideias forem geradas, ser mais provvel encontrar uma boa ideia. Um ideia pode levar a uma outra, ideias ms podem levar a boas ideias. REGRAS As quatro principais regras do brainstorming so: * Crticas so rejeitadas: A no ser que a avaliao seja evitada, o princpio do julgamento no pode operar. Esta regra aquela que primariamente diferencia um brainstorming clssico dos mtodos de conferncia tradicionais. * Criatividade bem-vinda: Esta regra utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha mente, sem preconceitos e sem medo que isso o v avaliar imediatamente. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta tambm o nmero de ideias geradas. * Quantidade necessria: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipteses h de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade. * Combinao e aperfeioamento so necessrios: O objetivo desta regra encorajar a gerao de ideias adicionais para a construo e reconstruo sobre as ideias dos outros. COMPOSIO DO GRUPO A maioria dos grupos de brainstorming so constitudos por trs elementos: * O lder. * Os membros. * Um secretrio. Devem escolher-se pessoas que estejam no mesmo patamar de hierarquia na organizao. A Maioria das pessoas no consegue libertar nem ser suficientemente criativo na frente do seu chefe. O lder do grupo deve ser familiar com o processo do brainstorming e ter facilidade em manter relaxado, e numa atmosfera descontrada.

AVALIAO DO GRUPO Enquanto um grupo tpico de brainstorming dever conter desde seis a doze pessoas, o grupo de avaliao deve conter exatamente cinco a sete pessoas. Usando um numero impar eliminam-se as possibilidades de empate quando efetuada a votao das possveis solues. A Composio do grupo de avaliao pode variar, poder constituir em pessoas que faziam parte do grupo de gerao de ideias ou na combinao de pessoas deste grupo com pessoas externa. Ultilizar as mesmas pessoas poder ter a vantagem de assegurar a familiaridade com o problema, enquanto o uso de um grupo de pessoas externas ao grupo original pode ter o beneficio de maior objetividade. CONCLUSO Quando se necessita de respostas rpidas e questes relativamente simples, o brainstorming e uma das tcnicas mais populares e eficazes, colocando acima de mais nada o potencial criativo do grupo, a fim de se obter ideias inovadoras para as demais reas, como marketing, fim, etc. Esta tcnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras reas, tais como educao, negcios, informtica, internet e outras situaes mais tcnicas.

You might also like