You are on page 1of 4

UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS PNEUMOLGICOS (UCIP)

Alameda das Linhas de Torres 117, 1769-001 Lisboa 217548000 Ext.1542

GUIA DE ACOLHIMENTO

uma unidade de prestao de cuidados de sade a doentes cuja situao clnica requer uma interveno permanente, eficaz e especializada por parte da equipa de sade. Mdicos, Enfermeiros e Auxliares de Aco Mdica constituem esta equipa que cuida 24h do seu doente. Contamos ainda com a colaborao de Secretria de Unidade, Fisioterapeuta, Dietista, Tcnica de Radiologia, Maqueiros e outros.

Qual o horrio das visitas?


Das 16h s 20h. A pessoa de referncia dispe ainda de outro perodo entre as 13h30 e as 15h30. Este, poder dispor ainda, do refeitrio do hospital que funciona entre as 12h s 12h30 e entre as 13h30 e as 15h30

O que vou encontrar na UCIP?


A situao clnica do doente exige a utilizao de muita tecnologia e aparelhos podendo tornar o ambiente intimidante. Contudo, toda esta tecnologia permite a observao sistemtica do doente, bem como da sua recuperao. Todos os aparelhos possuem avisos sonoros que alertam para a existncia de alteraes do estado do doente ou para avisar o final do tratamento, mas no indicam necessariamente um problema grave.

Que outros aspectos devo ter em conta durante a visita?


Deve colaborar na manuteno de um ambiente calmo e sereno. Ateno!! Deve desligar o telemvel antes de entrar na Unidade. No deve dar alimentos e ou medicamentos ao doente sem falar previamente com a equipa de sade. ... a sua colaborao fundamental para o sucesso nos cuidados prestados na UCIP... Ajude-nos a ajudar o seu doente!!!!!!!

O que a UCIP?

Como vou encontrar o doente? Posso tocar-lhe? Posso falar com ele?
Por vezes, o doente tem de ser ligado ao ventilador levando necessidade de sedao, aparentando estar a dormir. Pode tocarlhe, falar-lhe sem qualquer risco. Ele pode estar a ouvi-lo e a senti-lo.

Como posso obter informaes?


A existncia de uma pessoa de referncia entre os familiares e amigos permite que seja transmitida a informao sem que haja repetio da mesma por parte da equipa de sade. Essa pessoa de referncia ser definida pelo doente ou na sua impossibilidade pelos familiares. Ser o elo de ligao entre a equipa, o doente e restantes familiares e amigos. Poder dirigir-se aos enfermeiros e mdicos da UCIP. A Equipa Mdica informa-o acerca do diagnstico, evoluo e prognstico do doente. A Equipa de Enfermagem presta cuidados de enfermagem e poder fornecer-lhe informaes sobre esses mesmos cuidados. As Auxiliares de Aco Mdica colaboram na prestao de cuidados.

Por que uso bata e desinfecto as mos entrada e sada da UCIP?


Para proteco da sua sade e da do doente, controlando a disseminao de doenas.

O Responsvel pela UCIP o Dr. Luis Telo. A Enfermeira-Chefe da UCIP a Enfermeira......................... A UCIP est integrada no Servio de Insuficientes Respiratrios cujo Director o Dr. Pontes da Mata.

Poder utilizar o contacto telefnico:


217548541 - De Segunda a Sexta-Feira entre as 8h e as 16h 217548542 - Restante horrio

...em Cuidados Intensivos so prestados cuidados a doentes que na sua maioria esto instveis e cujas condies de sade no variam dia-a-dia mas de minuto a minuto...

You might also like