You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO CURSO CINCIAS SOCIAIS PLO EAD BRASLIA

O TRABALHO E O CAPITALISMO FLEXIVEL

Richard Santos Matrcula: 177739

BRASLIA 2010

O TRABALHO E O CAPITALISMO FLEXIVEL

Richard Santos1

Resumo
A proposta do mesmo visa analisar a rdua realidade dos trabalhadores frente a exigncia mundializada do mercado mundial neste novo sculo. Visando o aumento da lucratividade dos grandes investidores do setor privado,onde, pensadores a servio do capital formularam uma srie de adequaes da tradicional relao patro empregado, tornando mais flexvel esta empregabilidade, afrouxando atravs do sistema jurdico as leis trabalhistas e onerando o trabalhador, hoje descoberto de antigas conquistas trabalhistas. Estas mudanas so orquestradas a partir de aes do novo capitalismo chamado de flexvel, do neoliberalismo que se alastra cada vez mais com a chegada da mundializao economia,

Palavras-chave: Flexibilidade do trabalho, Neoliberalismo, Globalizao da


Economia e Capitalismo.

Graduando em Cincias Sociais pela UMESP - Universidade Metodista de So Paulo

Introduo
Observa-se a situao de conflito entre as novas metodologias de trabalho e o bem estar social dos trabalhadores que so impelidos a aceitarem desafios diversificados com o propsito de honrarem seus postos de trabalho e conseqentemente seus ganhos para o sustento da famlia. As empresas que hoje atuam de forma descentralizada, inclusive fisicamente, podem atuar em vrios continentes ao mesmo tempo, dada a virtualidade das informaes, passaram a exigir desdobramentos dos seus funcionrios que vem desgastando a estrutura emocional, impactando diretamente no ncleo da famlia e, conseqentemente na prpria sociedade. Enfocaremos essa temtica com base na abordagem feita pelo escritor norte americano Richard Sennett, professor de sociologia da Universidade de Nova York e da London School of Economics em seu livro A Corroso do Carter (2009), editado no Brasil pela Editora Record, So Paulo, sobre a sociedade atual, demonstrando que os cidados tem sido afetados pelo regime de trabalho chamado de flexvel. Priorizaremos a questo do desgaste emocional provocado nos trabalhadores dentro desses novos conceitos que distanciaram as equipes entre si, dada a forte concorrncia que se estabeleceu na corrida pela manuteno do posto de trabalho e os esforos para aumentar os ganhos, atingindo as metas impostas pelas empresas, concorrendo sempre a premiaes, promoes e destaques diversos, que se constituem na mola mestra do capitalismo flexvel, dentro do neoliberalismo globalizante.

Progresso e sociedade
Conflito. o que se observa entre o desenvolvimento do capitalismo flexvel promovendo crescimento estratosfrico na economia, dando resposta considerada positiva ao atendimento das necessidades de consumo da populao mundial que cresce aceleradamente e o sistema acachapante das garantias do trabalhador e as necessidades de qualidade de vida que vem sendo profundamente prejudicadas tanto para o trabalhador como para os seus familiares. A globalizao vem seguindo exclusivamente os padres econmicos neoliberais, com visvel tendncia ao beneficiamento das naes ricas, dos

mega empresrios e industriais, com a finalidade de acumular riquezas em detrimento do equilbrio social, deixando margem os valores humanos.

Estrutura
Na leitura do texto de COSTA Sergio Quase crtica. Insuficincias da sociologia da modernidade reflexiva, disponibilizado no site da scielo, acesso de 14/09/2010, notase as pesadas crticas apresentadas pelo autor, principalmente tese da sociologia reflexiva de Giddens op. Cit. Ressalto a seguir trs de suas observaes que considerei mais contundentes: o processo de reflexividade social como justificativa para a situao econmica atual; a globalizao como generalizao da modernidade, e a teoria da sociedade de risco. Enfatiza o paradoxo entre controle e risco e a dissincronia entre a espacializao das competncias polticas estabelecidas e o desenraizamento geogrfico dos riscos exponenciados pelos processos de transformao global. Discorda da maneira como os dois estudiosos, Beck e Giddens encaram a globalizao, como sendo uma necessidade do desenvolvimento, estabelecendo um novo formato em que a sociedade se adapta facilmente realidade sem fronteiras. No se pode negar que as imposies da economia moderna, no ps revoluo industrial e no ps II guerra mundial, trouxeram implicaes bastante complexas que vem causando transtornos incomensurveis para a sociedade, dentro da chamada sociabilidade humana. A metodologia neoliberal, seguindo os interesses imperialistas de acmulo de capitais, desencadeou problemas no seio das famlias que dificilmente podero ser contornados. A vida moderna vem girando num processo de extrema competitividade, desgastando os relacionamentos, prejudicando a sade fsica e emocional dos trabalhadores e tirando-lhes o mnimo da qualidade de vida. A mencionada sociedade de risco protagoniza a era das angstias do consumismo desenfreado. Meditemos tambm sobre a flexibilidade da produo que j no obedece a fronteiras e o vigoroso aumento da capacidade produtiva das mega empresas e indstrias, traz instabilidade sistemtica para os trabalhadores que j no vem no estado o ator capaz de dar-lhes a proteo institucional to necessria. Acredito que tudo ter de ser repensado, mais dias ou menos dias, ser uma questo de continuidade, de sobrevivncia. As estruturas e mega estruturas implementadas visando unicamente o enriquecimento dar lugar, um dia, pela fora dos fatos, ao ator principal que o homem, como no dizer do grande pensador grego, Protgoras: o homem a razo de todas as coisas.

Trabalho & Automao


Richard chama a ateno para o desgaste que a badalada flexibilizao do trabalho provoca para os trabalhadores que se vem obrigados a aceitarem as imposies do mercado em nome da garantia dos postos de trabalho. Ele cita o caso bem interessante de uma padaria na cidade de Boston nos EUA, que ao passar por profunda modernizao, trouxe alta produtividade, contudo, forte desestmulo aos trabalhadores de diversas etnias. Os padeiros viam-se compilados a operarem teclas de computadores a porem as mos na massa, de forma literal. Para eles, acabou-se o orgulho de ser padeiros, pois, com a mesma especializao poderiam trabalhar em sapataria, oficinas ou fbricas. a fase da automao total e da desiluso como profissionais, afirmou ele:
Dificuldade e flexibilidade so opostos no processo de produo comum do padeiro. Nos momentos em que as mquinas entram em pane, eles se veem de repente impedidos de cuidar do seu prprio trabalho e isso ricochetea no senso do prprio trabalho. Quando a mulher na padaria diz padaria, sapataria, grfica, s dizer, seu sentimento pela mquina de um tipo descontrado, simptico. Mas tambm, como me disse repetidas vezes, no padeira. Essas duas declaraes esto intimamente relacionadas. A compreenso que tem do trabalho superficial; sua identidade como trabalhadora, leve.(...) Quando tudo nos facilitado, como no trabalho que descrevi, tornamo-nos fracos; nosso compromisso com o trabalho se torna superficial, uma vez que no entendemos o que fazemos. No esse o mesmo dilema que preocupava Adam Smith? Creio que no. Nada era escondido do trabalhador na fbrica de alfinetes; muita coisa escondida dos trabalhadores da padaria. O trabalho deles muito claro, e, no entanto muito obscuro. A flexibilizao cria distines entre superfcie e profundidade; aqueles que so objetos menos poderosos da flexibilidade so obrigados a permanecer na superfcie.

E ao discorrer sobre a situao de risco em que a maioria tem de se embrenhar na atualidade competitiva, ressalta o desgaste emocional do trabalhador e de seus familiares nessas batalhas dirias pela sobrevivncia. Ao mencionar o caso da senhora Rose, dona de um bar em Nova York que arrendou o estabelecimento a terceiros para entrar no concorrido mercado de trabalho, demonstra a frustrao da mesma que depois de um curto espao de tempo abandonou aquele status quo para retornar ao seu mundo, retomando as rdeas do velho Trout Bar: Estar continuamente exposto ao risco pode assim corroer nosso senso de carter. No h narrativa que supere a regresso mdia, estamos sempre comeando de novo. Depois, enfatiza:

Essa histria bsica, porm, poderia ter tido um colorido diferente numa sociedade diferente. A dimenso sociolgica da exposio de Rose ao risco est no modo como as instituies moldam os esforos do indivduo para mudar sua vida. Vimos alguns dos motivos pelos quais as instituies modernas no so elas prprias rgidas e claramente definidas; a incerteza delas resulta de atacar a rotina, embora enfatizando atividades de curto prazo, pela criao de redes amorfas, altamente complexas, em lugar das burocracias de estilo militar. O risco de Rose ocorreu numa sociedade que busca desregular o tempo e o espao.

No devemos nos esquecer de que o segmento do proletariado industrial produtivo, que luta contra a automao macia das indstrias. Embora essa otimizao tecnolgica seja vantajosa para o acmulo de capitais, a presena humana imprescindvel para o equilbrio econmico e social. Atualmente fala-se em flexibilizao do trabalho, em equipes sem chefes, em significativas premiaes, trabalho em casa e tantas outras inovaes que, olhando assim, em primeira mo, imagina-se que o trabalhador esteja sendo valorizado, reconhecido, porm, tudo no passa de estratgias bem engendradas para aumento substancial na produtividade com o inevitvel acmulo de capitais por parte dos mega empresrios e industriais. Veja o caso dos mineiros no Chile, as condies de trabalho eram as piores possveis, altamente insalubres e certamente percebendo salrios baixos, trabalhavam e muitos outros trabalham em minas pelo mundo a fora, no Brasil, inclusive, sem as condies mnimas de sobrevivncia, portanto no deixando de trazer os valiosos minrios para as grandes corporaes que pouco se importam pelas vidas humanas em questo. A estratgia da diviso do trabalho hoje nunca permitir o conhecimento e entrosamento do trabalhador em toda a cadeia produtiva. Cada um cumpre a sua parte que fazer um pouquinho do processo, isto garante o isolamento necessrio para no interferir na inteligncia da empresa que sustentada por uma minoria preparada para no abrir o jogo, conseqentemente, a produtividade fica garantida sempre e o trabalhador no seu mundo vai sendo distrado com os reconhecimentos oferecidos pela empresa. , como frisou a professora Luci no Guia de Estudos da UMESP, 2009, um processo alienante, com atividades repetitivas e cronometradas sob rgido controle. O trabalho, mesmo que rodeado por computadores e robs de ltima gerao no perdeu sua natureza alienante. O trabalhador continua alheio ao domnio do processo produtivo como um todo; continua apartado do seu produto de trabalho; permanece submetido lgica da explorao.

Neoliberalismo na sociabilidade humana


No se tem dvida de que o sistema neoliberal impe pesado nus sobre a classe trabalhadora que se v obrigada a corresponder s exigncias dos mega empresrios nas suas aes de crescimento desmedido, num eterno acumular de riquezas. Os trabalhadores, no af de manter seu posto de emprego, na luta pela sustentao de suas famlias, cedem a essas presses, considerando a grande demanda de mos em busca de qualquer oportunidade de trabalho. uma situao desumana, sem muitas perspectivas de melhorias, pois que, com a globalizao econmica e o total desinteresse dos governantes e das classes dominantes em mudar esse estado de coisas, observa-se que o problema da falta de sociabilidade humana se arrastar por muito tempo, desgastando ainda mais a sociedade de um modo geral e promovendo distncia ainda maior entre as classes sociais, no deplorvel desrespeito aos direitos do homem, conforme Declarao Universal editada pela ONU, Organizao das Naes Unidas. De acordo com o notvel texto do guia de estudos, 1 edio, 2009, da Universidade Metodista de So Paulo, p. 17 a 20, de autoria de Marcelo Silva Carvalho, as gestes dos estadistas Ronald Reagan nos EUA e Margareth Thatcher na Inglaterra, fortaleceram ainda mais o sistema neoliberal com suas polticas de iseno do estado na economia, em linha com o pensamento de Hayek em contraponto ao keynesianismo. A queda do muro de Berlim e a descompensao da economia no leste europeu, surgiram como uma ducha nas pretenses dos trabalhadores em virem e vivenciarem relaes mais humanas no trato mercado/mo de obra. Penso como os latinos que afirmavam que a virtude est no meio (in mediu virtus), por isso, no d para viver sem a interveno do estado na economia pois o ator responsvel para garantir o mnimo de sociabilidade humana e os direitos bsicos dos cidados, porm, nota-se que a economia, excessos parte, tem forte condio de se auto regular, pela lei natural de oferta e procura. Todavia, o estado tem de estar como sentinela nessas relaes, garantindo o andamento saudvel desse caminhar, mantendo o direito do chefe de famlia de sustentar dignamente sua casa, ele tem direito a uma moradia, e ao mesmo tempo, permitir a fluidez do mercado, sem o famigerado interesse de acmulo de riquezas a qualquer custo. Sem maiores iluses, para que isto se d, necessrio que haja um empenho determinante como foi no caso da mobilizao das grandes potncias econmicas mundiais que se uniram para abafarem a crise econmica de 2008/09 e o mesmo que se deu em outras pocas. Isto deixou claro que se houver vontade se

consegue. Diante disto, pergunta-se, por que, ento, no se inicia essa tomada de posio, ser preciso outra revoluo francesa!?. Acreditamos que a regulao do mercado pelo Estado, parte de um complicado processo de dominao poltica dos chamados pases em desenvolvimento. Acreditamos, que quando os rgos que formam o comando dirigente e regulador do sistema financeiro internacional,( FMI, BID, etc.), determinam normas, regras, a serem seguidas por estes pases dependentes e condenam o processo econmico interno dos mesmos interferindo nas aes de seu banco central nacional, estes grupos membros do sistema de agiotagem internacional a servio do imperialismo, esto trabalhando em causa prpria, esto procedendo em favor dos pases imperialistas que praticam internamente o protecionismo, levantam barreiras alfandegrias para produtos externos, subsidiam os seus produtores, etc. Porm, condenam a mesma ao oriunda nos pases economicamente dependentes. Acreditamos ainda, que ao acusarem o Estado ligeiramente protecionista de tolher a liberdade poltica, esto impondo a este mesmo Estado uma quebra de sua soberania, e fazendo pesar a mo reguladora do imperialismo internacional, que impede o avano e entrada dos menores no clube dos grandes.

Desestatizao
As propostas de privatizao do neoliberalismo buscam o enfraquecimento do estado, priorizando o livre mercado, contudo, as experincias vem mostrando que o sistema desencadeia inflao, juros altos, crises econmicas e uma distncia cada vez maior entre as classes sociais. Quem rico fica ainda mais rico e quem pobre no tem muitas chances para progredir. Privatizaes, salvo alguns casos, normalmente beneficia grupos milionrios, enfraquece o estado e provoca desemprego, pois, o primeiro ato da nova administrao de uma empresa pblica, ao ser privatizada, o corte de uma infinidade de postos de trabalho. E o mais absurdo que em muitas situaes a compra de empresas pblicas feita com o dinheiro do prprio governo, ou seja, do povo que paga para ser, ato contnuo, prejudicado. So financiamentos facilitados do governo por meio de bancos sociais, como o BNDES, no Brasil. A teoria de Keynes veio como uma resposta ao liberalismo praticado pela economia de mercado que pregava a no interveno do Estado na economia para que no fosse colocada em perigo a liberdade das empresas. Para Keynes o desenvolvimento dependia de polticas sociais voltadas para assegurar o pleno emprego e a redistribuio de renda por meio do controle estatal de preos, da inflao e dos salrios. A escola keynesiana se fundamenta no princpio de que o ciclo econmico no auto-regulador

como pensavam os neoclssicos, uma vez que determinado pelos interesses individuais dos empresrios. por esse motivo, e pela ineficincia do sistema capitalista em empregar todos que querem trabalhar que Keynes defende a interveno do Estado na economia. O mercado econmico privado no capaz e nem tem interesse em criar polticas de gesto que beneficie o trabalhador e as necessidades pblicas, por isso o Estado tem que assumir essa tarefa. Dessa forma o Estado usa das suas ferramentas para regular as falhas que ocorrem de tempos em tempos no sistema capitalista. Suas principais armas so: a poltica fiscal (impostos X gastos governamentais) e a poltica monetria (insero ou retirada de dinheiro do mercado). Chegando concluso deste despretensioso trabalho, conclumos que a diviso de trabalho dentro do capitalismo flexvel, inovou totalmente as rotinas de trabalho, tornouse altamente produtiva, imprimiu rapidez inacreditvel nas cadeias produtivas, contudo, tolhe a iniciativa do trabalhador e, sem saudosismo, tira o romantismo das velhas profisses, como no caso dos padeiros de Boston, ou como na conhecida melodia brasileira, no estilo raiz, Mgoas de um Boiadeiro, que demonstra a saga de um peo de boiadeiro, chorando a profisso perdida, no atropelo do progresso. As mega empresas hoje atuam com unidades em todos os continentes, de maneira transversal, garimpando mo de obra barata, matria prima adequada, conquanto, nunca optando pelas preferncias do trabalhador e de suas famlias. Todos tm de seguir essa dinmica para no ficarem margem do mercado efervescente.

Bibliografia
SENNET, Richard. A Corroso do Carter: as consequncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. So Paulo: Editora Record, 2009. Site da scielo, acesso de 14/09/2010 Guia de Estudos da UMESP, 2009 Portal Espao Academico- www.espacoacademico.com.br

You might also like