You are on page 1of 14

1

UMC
Universidade Mogi das Cruzes

O que comunicao?

Leonardo Correa Carvalho Marcio Rogrio Caivano Eduardo de Sousa Rodrigues Geraldo Wolnei Siqueira Giovanni Fernandes Olavo Lopes

So Paulo 2012

Sumrio

Introduo............................................................................................................................pag. 3 Prlogo................................................................................................................................pag. 4 Do grunhido ao satlite.........................................................................................................pag5 Os meios de comunicao....................................................................................................pag.6 O ato de comunicar.............................................................................................................pag.7 impossvel no comunicar..............................................................................................pag.10 Que significa Isto?..............................................................................................................pag.12 Os dois gumes da linguagem..............................................................................................pag.13 Concluso...........................................................................................................................pag.14

Introduo

Na dcada de 1970 foi descoberto o homem social, nas dcadas anteriores preocuparam-se com o conhecimento que resultou em um desenvolvimento tecnolgico. Mas foi na dcada de 1970 que foi reconhecida a importncia do fato do homem ser produto e produtor ao mesmo tempo, ficou claro que o homem esta rodeado pelo meio ambiente social composto por outras pessoas que mantm uma relao social. Devido o homem viver em sociedade a comunicao se tornou essencial para sua convivncia, neste trabalho vamos mostrar como a comunicao se desenvolveu no decorrer das dcadas.

Prlogo

sempre razo ter oportunidade de se perguntar sobre o que comunicao a razo no a comumente mencionadas, isso o nome desenvolvido dos meios tecnolgicos de comunicao. Nas dcadas anteriores se preocupavam com o conhecimento e as vezes com o melhoramento ao redor do homem desenvolvendo o urbanismo. As escolas respeitam as caractersticas e necessidades da vida individual e social, os meios de comunicao parecem valorizar apenas o lucro e o prestigio tentando persuadir a sociedade. Scrates foi sempre tachado de ingnuo, pois falava que o conhecimento de verdade leva a virtude, bastando uma pessoa saber o que verdadeiro para viver a verdade. Um bom conhecimento dos meios de comunicao leva o individuo a ter um pensamento critico sobre a informao que lhe passada.

Do grunhido ao satlite.

A comunicao humana se desenvolveu ate chegar aos parmetros de hoje, no se sabe ao certo quando ela surgiu, alguns falam que os sons usados para criar uma linguagem eram imitaes dos sons da natureza, outros que vieram de exclamaes espontneas. Porem nada impede que o homem primitivo usasse objetos para produzir sons e se comunicar. O homem encontrou uma forma de associar um som a um objeto ou ao, assim surgiram os signos a base da comunicao. Outra grande inveno foi a gramtica, formada por um conjunto de regras de combinao para relacionando signos entre si. Se cada pessoa criasse seus prprios signos a compreenso seria difcil, e graas a gramtica a compreenso no depende s dos signos,mas tambm de sua estrutura de apresentao. Com os signos e ordem de combinao dos mesmos o homem criou a linguagem atribuindo diversos modos de usa-la. Vencer o tempo e a distancia. H poucas duvidas de que a primeira forma organiza de comunicao humana foi linguagem oral, porm esta sofre da falta de permanncia e alcance, por isso os homens tem apelado a modo de fixar signos e transmiti-los a distancia. Para fixar os signos o homem utilizou desenhos e mais tarde a linguagem escrita. Com a criao da escrita no sculo IV o homem encontrou a soluo para a distancia, pois as mensagens poderiam circular sem perder seu efeito. Mas chegou um momento em que o homem se sentiu limitado devido cada signo representar somente um objeto, passou-se ento a utilizar signos para representar ideias. Um grau maior de liberdade foi alcanado quando se percebeu que as palavras se compunham por um grau menor de som (fonemas), e que os signos poderiam representar estas unidades de som, esta descoberta serviu para o desenvolvimento da fonografia, onde os signos representam sons. Com o fato dos signos grficos representarem sons nasceu o conceito das letras, estas compunham um alfabeto onde cada letra representa um som. Isto era o que faltava para facilitar um maior alcance da linguagem, pois qualquer pessoa poderia apreender a combinar sons sem associar os smbolos a um objeto. O que faltava para conquistar a distancia era um meio vivel de se transportar os signos. Os chineses foram os primeiro a inventar o papel e os tipos de imprensa mvel.

Os meios de comunicao. Paralelamente aos meios de linguagem se desenvolveu os meios de comunicao, Gutenberg inventou a tipografia e o papel ficou mais leve e resistente, de modo que os livros comearam a serem impressos rapidamente. A indstria grfica associou-se a tecnologia de modo que hoje possvel imprimir jornais e livros no mundo inteiro ao mesmo tempo. A inveno da fotografia teve um forte impacto no desenvolvimento da comunicao visual, ela possibilitou a ilustrao da linguagem escrita, e mais tarde foi inspirao para a transmio da linguagem sonora, aliada a eletrnica. O alcance da comunicao foi assegurado pela tecnologia que atravs de ondas transmite signos. O domnio das ondas eletromagnticas reduziu o tamanho do mundo criando a ideia de globalizao. A cincia e tecnologia da comunicao se inovam constantemente, a vinculao dos meios de comunicao com o processamento de dados criou uma nova cincia a informtica. A indstria da comunicao. Para explorar comercialmente a capacidade tecnolgica dos meios de comunicao, criou-se a imprensa para colher a informao, empresas para construir a infraestrutura necessria a transmisso da comunicao. Ao mesmo tempo psiclogos, socilogos, politicologos de todo o mundo buscam a forma ideal de transmitir a mensagem de forma que seja interpretada corretamente. O processo de desenvolvimento de aparelhos e tcnicas de programao foi acompanhado por um aumento na influencia e poder da comunicao da sociedade. A induo de ideais foi to grande que se transformou num fator fundamental de poder e domnio de atividade humana. A indstria cultural se tornou uma das mais atraentes inverses de capital, e consequentemente multinacionais passaram a serem donas das redes de comunicao. A comunicao elevou-se ao nvel de ser um dos grandes problemas polticos do mundo, visto que tem poder para estabilizar ou desestabilizar governos. Assim evoluiu a comunicao, comeou com grunhidos e gestos e hoje enriquecida em seu contedo e meios ganha maior permanncia e alcance aumentando sua influencia sobre pessoas.

O ato de comunicar. O velho arteso de Petrolina mostra seu filho como se faz uma carranca de barro. O menino pega um pouco de barro e tenta fazer o que aprendeu. A pea vai comear no teatro lotado. O ator diz as linhas decoradas com tanta sinceridade e sentimentos a pea termina com o estrepitar dos aplausos. O famoso locutor de radio l no microfone as noticias nacionais e internacionais, nesse momento, mais de trs milhes de pessoas o esto escutando. O que h de comum nestas trs situaes? O que h de comum que todas so atos de comunicao. O que ento a comunicao? H duas maneiras de definir o que uma coisa: enumerar os elementos de que est composta ou indicar para que serve. E para que serve a comunicao? Serve para que as pessoas se relacionem entre si. pela comunicao as pessoas compartilham experincias. Analisemos as trs situaes de comunicao acima. O arteso ensina seu filho a fazer carrancas de cermica. Compartilha com ele conhecimentos e experincias, usam palavras, gestos, objetos e movimentos. O ator e a plateia se comunicam: o ator diz suas palavras, faz gestos, caminha, pula, se ajoelha. A realidade social recebe o impacto do teatro: ela reflete sobre si mesma atravs do drama e da comedia representados no palco. O locutor de radio se comunica com o publico. Um complexo mecanismo tecnolgico a emissora leva suas palavras ate milhes de receptores. Quais, ento, so os elementos comuns aos trs atos de comunicao? Em primeiro lugar nos trs casos temos uma realidade na qual a comunicao se realiza. Em segundo lugar nos trs casos h pessoas que desejam partilhar alguma coisa: conhecimentos, emoes, informaes. Estes so os interlocutores ( os que falam entre si ). Num momento dado cada interlocutor fonte de comunicao e noutro receptor. As coisas que deseja compartilhar outro elemento da comunicao, que chamaremos de mensagem. Durante a comunicao, elas aparecem de modo que possam ser ouvidas, vistas e tocadas. O quarto elemento viria ento ser a forma como a mensagem se apresenta: as palavras, os gestos, os olhares, movimentos do corpo. As formas que representam as ideias e as emoes do corpo chamam-se signos. Signo todo objeto perceptvel que de alguma maneira remete a outro objeto. Em geral, os signos formam conjuntos organizados chamados cdigos. A lngua portuguesa, o cdigo morse, os sinais de transito, o sistema braile para cegos, so conjuntos organizados de signos.

O quinto elemento da comunicao da comunicao seriam os meios que os interlocutores utilizam para levar suas palavras ou gestos as outras pessoas. Resumindo os elementos bsicos da comunicao so: A realidade ou situao onde ela se realiza e sobre o qual tem um efeito transformador; Os interlocutores que dela participam; Os contedos ou mensagens que elas compartilham; Os signos que elas utilizam para representa-los; Os meios que empregam para transmiti-los. A boca humana capaz de reproduzir infinitas combinaes de sons, e o ouvido pode captar e distinguir milhares dessas combinaes. O rosto, os olhos e as mos podem mover-se de mil maneiras para criar gestos expressivos. De posse dos elementos da comunicao, estamos em condies de analisar como funciona este complexo processo. As frases do processo terica e praticamente impossvel dizer onde comea e onde termina o processo da comunicao. No possvel, assim, enumerar as frases de uma comunicao como se fossem partes de uma sequencia linear ordenada. As frases podem se dar em qualquer ordem, ou simultaneamente, e podem at entrar em conflito umas com as outras vejamos: A pulsao vital ocorre em todo o corpo, mas seu centro o celebro. A interao: a pessoa necessita entrar em interao com o meio ambiente. A seleo: as vezes esta seleo provocada por estmulos que vem de fora, outras vezes pela deciso da prpria pessoa de tomar consciente. A percepo: no caso de estmulos que vem de fora, o homem sente a realidade que o rodeia por meio de seus sentidos- vista, ouvido, olfato, tato e paladar. A decodificao: percebidos os signos, a pessoa tem que determinar o que eles representam a que cdigo pertencem. A interpretao: exige que se coloque a mensagem em um contexto, que se compare com outros elementos do repertorio e com o conhecimento que se tem das intenes do

interlocutor. Qualquer pessoa, por exemplo, pode decodificar as palavras ser ou no essa a questo. A incorporao: a flexibilidade mental do receptor, sua mente aberto ou fechada, seu nvel de tenso ou ansiedade, s vezes a incorporao s parcial e uma parte da mensagem rejeitada. A reao: as vezes a transformao provocada pela mensagem puramente interna. Quando o ator no teatro consegue emocionar sua plateia, pode aparecer externamente ela esteja comovida. As funes da comunicao um produto funcional da necessidade humana de expresso e relacionamento, ela satisfaz uma serie de funes entre as quais as que se seguem: Funo instrumental: satisfazer necessidades materiais ou espirituais da pessoa. Funo informativa: apresentar nova informao. Funo regulatria: controlar o comportamento de outros. Funo interacional: relacionar-se com outras pessoas. Funo de expresso pessoal: identificar e expressar o eu. Funo heurstica ou explicativa: explorar o mundo dentro e fora da pessoa. Funo imaginativa: criar um mundo prprio de fantasia. Outra funo da comunicao indicar a qualidade de nossa participao no ato de comunicao. A comunicao no apresenta uma pilha de signos e smbolos, seno um discurso, isto , uma obra de sentido e de coerncia que somente ns, homens, podemos construir. As qualidades nicas da comunicao humana destacam-se quando a comparamos com a comunicao animal, os animais tambm possuem signos, rgos emissores e receptores. Os animais se comunicam da mesma maneira instintiva com a qual constroem seus ninhos, fogem dos perigos e copulam para reproduzir sua espcie. Da que a comunicao animal carece do potencial de beleza e de paixo que o homem coloca em suas mensagens.

10

impossvel no comunicar necessrio entender que a comunicao no inclui apenas as mensagens que as pessoas trocam deliberadamente entre si. Para comunicao ou Para linguagem quando as palavras so trocadas sem querer e criam efeito. Olhares, maneiras, roupas que se veste, o tom em que se falado algo, tudo define uma mensagem a ser passada. As vezes at mesmo o silencio mais significativo que qualquer palavra, pois, tratar de ignorar a presena, deixar com que outras pessoas respondam suas perguntas e etc. mostrando a irritao mostrada pelo silncio. O carisma, muitas vezes involuntrio faz com que algumas pessoas consiga se pronunciar modelando as palavras, um canto. Arthur da Tvola percebeu o misterioso carisma comunicativo das grandes cantoras. A comunicao transcultural mostra que o fato de que cada cultura tenha seus prprios cdigos de comunicao tornando bastante difcil a comunicao entre outras culturas. Na experincia de Missionrios, exploradores, diplomatas, e tcnicos de organismos internacionais, existem numerosos exemplos de confuses devidas a uma codificao errada dos cdigos locais. A Metacomunicao mostra porque na vida impossvel no comunicar. A pessoa que comunica em geral necessita dar a seus interlocutores uma ideia de como ele deseja que sua mensagem seja decodificada e interpretada. Isto se chama metacomunicao, isto : comunicao sobre a prpria comunicao. A metacomunicao pode ser verbal ou no verbal, isto , feita com palavras, gestos, olhares, tom de voz e etc. As nossas conversas esto compostas por uma parte que o que queremos dizer e por outra parte que uma indicao de como seremos entendidos, de como desejamos ser entendidos. O propsito da comunicao ajudar ara a modificao dos significados que as pessoas atribuem aos casos e atravs da modificao que a comunicao colabore nos valores e no comportamento. As pessoas no especificam seu potencial de comunicao, tendo um pouco de orientao, treinamento para aproveitar sua capacidade de expresso. As pessoas desenvolvem todo seu potencial de comunicao aproveitando o timo poder da comunicao para a expresso, o relacionamento e a participao dentro de um projeto geral de transformao social, implica a tomada de uma serie de medidas pela sociedade. Desde o pr-escolar at o ensino mdio a matria comunicao e expresso deveria receber a maior nfase. Ela poderia at ser o eixo central de todo currculo sobre tudo nas primeiras sries. Na educao formal e no formal de adultos o potencial de comunicao deve tambm ser desenvolvido. Na educao formal dando mais importncia a capacidade de comunicar do que de absorver conhecimentos, isto , de socializar o aprendido em beneficio da ampliao

11

social da profisso ou ocupao. Na educao no formal tornando-a mais um processo de resoluo de problemas que de adoo de prticas recomendados. Na manipulao da comunicao mobilizaram alguns tipos de medidas que sua enumerao seria possvel. Uma tentativa de classificao dessas medidas : -Comunicao Dirigida : consistindo na manipulao da linguagem, obrigatoriedade de certo significados e imposio de certos contedos. -Comunicao limitada : envolve qualquer medida pra a manuteno das massas na ignorncia. A educao sendo orientada para forar as classes baixas a manterem seus cdigos restritos, que no lhes permitem articular seus interesses e participar do jogo poltico. -Comunicao constrangida : os esforos realizados por grupos privados e governamentais para estruturar e limitar a comunicao publica com a finalidade de conseguir que prevaleam seus interesses.

12

Que significa Isto? A comunicao seria impossvel sem a significao, isto , a produo social de sentido. Sabemos que signo todo objeto perceptvel, que foram especificamente criados para fazer pensar em outros objetos. Os Smbolos so um tipo especial de signos, eles segundo a enciclopdia Delta Larousse 'objetos fsicos a que se da significao moral fundada em relao natural'. Tambm tem os sinais 'indcios que possibilitam conhecer/econhecer adivinhar ou prever alguma coisa. prprio da mente humana a capacidade de identificar o que h de comum em muitos objetos semelhantes. Esta capacidade de abstrao deu origem ao conceito, que viria ento a ser a imagem formada na mente do homem aps perceber muitas coisas semelhantes entre si. Em primeiro lugar temos o objeto representado chamado 'objeto referente' quando o signo ' faz referencia' a ele, temos o significado do signo, que viria a ser o conceito ou a imagem formada na mente a cerca do referente e por ultimo temos o Significante, que a apresentao fsica do signo, o desenho ou uma fotografia, estes so diferentes significantes que signo pode adotar. Tambm H,a os signos digitais que se representa com numero e os analgicos que so representativos em gesto. Os signos tm vrios significados tudo depende do contexto, da situao e circunstncia que ele mencionado, poder ser mal representa ou no aceito dependendo da ocasio ele pode representa um acidente, como o mesmo pode ser interpretada como um comportamento. possvel que a grande diferena entre a comunicao humana e animal consista em que os signos animais so todo demonstrativo o que poderia fazer de conotativo neles seria apenas a lembranas das experincias associadas aos signos, j no ser humano a conotao algo muito diferente. A capacidade de imaginao da para a conotao uma liberdade quase total bastante objetivas e concretas, a imaginao constri novas realidades. O significado conotativo introduz a liberdade na comunicao humana. Enquanto o significado denotativo orienta o homem na realidade o conotativo.

13

Os dois gumes da linguagem. A linguagem uma faca de gumes, ela pode levar o homem comunho no amor e na amizade, mas tambm pede ser utilizada para ocultar, enganar, separar, dominar e destruir. Em qualquer lngua humana h certo nmero de sons, chamamos silabas, pode ser combinado dentro de um conjunto de regras, congregando unidades significativas denominadas palavras. A total liberdade dos homens para escolher os signos e a gramtica de suas lnguas teve como natural consequncia a existncia de milhares de idiomas e dialetos ao longo da historia. Geralmente se reconhece trs tipos de formao de palavras: isolante, aglutinante e inflexionante. Tanto a sobrevivncia de uma lngua e sua ramificao depende de variados fatores histricos, geogrficos, culturais, tais como o regionalismo. Existem diferenas importantes entre a linguagem empregada pelas classes sociais mais elevadas e utilizadas pelas subalternas. As classes populares tem o objetivo de se comunicar baseado numa nica perspectiva ou ponto de vista, mais descritivo que interpretativo, a classe media e alta olham coisas sob vrios pontos de vista e comparam diversas interpretaes alternativas. natural que pessoas que no conseguem manejar proposies complexas e noes abrangentes que no articulam suas intenes claramente se encontram em completa desvantagem entre pessoas com amplo vocabulrio. Ao servir como auxiliar do pensamento e da conscincia, a linguagem pede ser ainda instrumento de manipulao de pessoas. A imposio de novos significados para as palavras um recurso utilizado nos regimes totalitrios. A publicidade comercial tem explorado engenhosamente a capacidade de as palavras contornarem significados gratificantes, na manipulao de mensagens persuasivas. Uma tcnica de manipulao da linguagem amplamente utilizada por governos e instituies o emprego de eufemismos. A possibilidade de manipulao de todos os tipos de linguagem tem provocado a intensificao de um treinamento para a capacitao do publico em geral na leitura critica das mensagens.

14

Concluso

Apesar de no sabermos exatamente como e onde comunicao surgiu, ela veio se desenvolvendo junto com a sociedade. A maior barreira da comunicao a distancia, esta quebrada com o desenvolvimento da tecnologia que permite que a mensagem percorra distancias cada vez maiores em menos tempo. Devido esta propagao por meio da tecnologia, a comunicao tornou-se uma forte ferramenta de persuaso usada para controlar a sociedade.

You might also like