You are on page 1of 3

1.

1 Introduo Instrumentao

Conceito: cincia que aplica e desenvolve tcnicas para medidas e controles em equipamentos e processos industriais. Instrumentos: Dispositivos que realizam tarefas de medio, registro, controle de variveis fsicas, e transmisso. A instrumentao pode, ento, ser definida como a cincia que aplica e desenvolve tcnicas para medidas e controles em equipamentos e processos industriais Tomando-se como exemplo o sistema de medio de energia eltrica encontrado em residncias, um instrumento que mede e registra a energia eltrica consumida durante um dado perodo de tempo. Realizam-se aqui, trs atividades distintas: 1. medio da energia eltrica consumida em cada instante; 2. soma das energias consumidas durante um certo perodo de tempo; 3. registro no totalizador do aparelho. No processo de energia as principais grandezas so: Presso, nvel, vazo e temperatura.

1.2 Por que automatizar? A utilizao de instrumentos para controle automtico de processo nos permite, Incrementar e controlar a qualidade do produto, aumentar a produo e rendimento, obter e fornecer dados seguros da matria-prima e da quantidade produzida, alm de ter em mos dados relativos economia dos processos. No final dos anos trinta, comearam a surgir os primeiros instrumentos de controle automtico. Com o surgimento da eletrnica dos semicondutores no incio dos anos 50, surgiram os instrumentos eletrnicos analgicos, e gradativamente, a partir desta data, os instrumentos pneumticos foram substitudos pelos eletrnicos, em processos onde no existia risco de exploso. 1.3 Terminologia e Simbologia RANGE (Faixa de medida): Limite inferior e superior da capacidade de medida ou de transmisso do instrumento. Exemplo: 100 ~ 500C; 0 ~ 20 psi; 30 ~ 30 mmca.

SPAN (Alcance): a diferena algbrica entre o valor superior e inferior da faixa de medida do instrumento. (Diferena entre ambos) Exemplo: Um instrumento com range de 100 a 250C, possui Span = 150C

ERRO: Diferena entre o valor lido ou tranmitido pelo o instrumento, se o processo ocorrer um regime permanente (que no varia ao longo do tempo) ser chamado ERRO ESTATICO, podendo ser positivo ou negativo, ocorrendo uma alterao, um atraso na transferncia de energia, sendo chamado de ERRO DINMICO.

SENSIBILIDADE: a razo entre a variao do valor indicado ou transmitido por um instrumento e a da varivel que o acionou, aps ter alcanado o estado de repouso. Exemplo: Um termmetro de vidro com range de 0 a 500C possui uma escala de leitura de 50 cm. Sensibilidade = (50 / 500 cm)/C = 0,1cm/

Histerese: a diferena mxima apresentada por um instrumento, para um mesmo valor, Em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a varivel percorre toda a escala nos Sentidos ascendentes e descendentes ou o desvio porcentual mximo com o qual, para uma Mesma varivel (por exemplo vazo), uma indicao do valor instantneo afasta-se do outro, Dependendo de ter sido alcanado a partir de valores maiores ou menores. Exemplo: Num instrumento com range de 0 a 200C mostrad Conformidade: o desvio percentual mximo com o qual uma determinada varivel se afasta da sua curva caracterstica. Reprodutibilidade: a mxima diferena encontrada ao se aplicar um valor conhecido diversas vezes, em um dispositivo eletrnico pneumtico ou mecnico. 2. Simbologia Conforme Norma ABNT (NBR-8190) As normas foram criadas em diversos pases, Com o objetivo de simplificar e globalizar o entendimento dos documentos utilizados para representar as configuraes das malhas de instrumentao, uma das normas mais utilizadas em projetos indstrias no Brasil a estabelecida pela ISA (Instrument Society of America). 2.1Tipos de conexes 1. Conexo do processo, ligao mecnica ou suprimento ao instrumento.

2. Sinal pneumtico ou sinal indefinido para diagramas de processo.

3. Sinal eltrico.

4. Tubo capilar (sistema cheio).

5. Sinal hidrulico. 6. Sinal eletromagntico ou snico (sem fios).

2.2 Simbologias de identificao de instrumentos de Campo e Painel

Instrumentao de Vazo

Vlvula de Controle

You might also like