You are on page 1of 9

CAPTULO II 2 Ar condicionado automotivo.

2.1. Ar Condicionado, refrigerao e refrigerante utilizado.


O condicionamento do ar o processo que regula, artificialmente, a temperatura, o fluxo de ar, a umidade e a limpeza do ar de um espao determinado
PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

a um nvel desejado. O condicionamento de ar de um veculo busca oferecer um espao confortvel durante a conduo do veculo, com o desempenho adequado, fruto de investigao de processos industriais ou de laboratrio. A refrigerao um processo que controla a diminuio de temperatura de um espao determinado e mantm esta temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradvel. O conceito de temperatura quente ou fria relativo, significa apenas que um corpo tem mais ou menos calor. Assim, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra rea.

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

28 -

Figura 2.1. Posicionamento do sistema de condicionamento de ar no veculo.

2.2. Elementos que compem o condicionamento de ar automotivo


PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

Compressor. um dispositivo que, quando acionado mecanicamente, provoca um diferencial de presso no gs, criando um fluxo de refrigerante, fazendo o mesmo circular por todo o sistema. Neste processo, face aos atritos existentes, fundamental a presena de um leo lubrificante. Para o presente trabalho foi escolhido um compressor, dentro da classificao usual dos compressores para condicionamento de ar, de pisto de duplo efeito.

Figura 2.2- Compressor de disco inclinado

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

29 -

Evaporador. Este trocador de calor, que representa o elemento de refrigerao, faz a troca trmica, entre o gs que passa por seu interior baixa temperatura e presso, e o ar do habitculo do veculo. Para tal o ar do ambiente forado a circular atravs da caixa evaporadora e da vai para os difusores. Condensador. Tem a funo de retirar calor do gs refrigerante que vem do compressor na fase gasoso sob condies de alta presso e alta temperatura. Durante o processo ocorre a mudana de fase, da fase vapor para a fase lquida do refrigerante. Filtro Secador
PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

As funes bsicas do filtro secador so: filtrar, acumular e retirar a umidade do refrigerante. No sistema em estudo optou-se por um filtro secador com visor de inspeo, que permite monitorar a fase do fluido refrigerante dentro do circuito de alta presso. Vlvula de expanso. o elemento que regula o fluxo de refrigerante em funo da taxa de evaporao. tambm o elemento que provoca a reduo de alta para uma de baixa presso do fluido refrigerante durante o ciclo de refrigerao. Eletroventiladores. Normalmente tm a funo, principalmente, de controlar o fluxo de ar pelo condensador, auxiliando na retirada de calor do refrigerante, o que implica na reduo da temperatura e condensao do refrigerante. Atualmente os sistemas de condicionamento de ar utilizados na maioria dos veculos adotam o mtodo de refrigerao por compresso de vapor, ilustrado na Figura 2.3 pode a ser visto que o compressor succiona o refrigerante que sai do evaporador, na fase de vapor superaquecido a baixa presso, comprime e recalca a alta temperatura e presso. O refrigerante segue ento pela linha de

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

30 -

descarga at o condensador. Neste, durante a troca de calor com o meio exterior, passa pelas fases de superaquecimento, condensao (bifsica), e subresfriamento. Escoa em seguida atravs da vlvula de expanso, que tem por finalidade regular a vazo de refrigerante e provocar uma perda de carga (presso), levando o refrigerante a fase bifsica, condio na qual entra no evaporador. Neste ponto ocorre, efetivamente, a troca de calor para o resfriamento do reservatrio frio (ar do ambiente condicionado). Aps este processo, o refrigerante, na fase de vapor superaquecido e a baixa presso, retornam ao ponto inicial, para ser novamente succionado pelo compressor, fechando desta forma o ciclo de refrigerao.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

Figura 2.3- Esquema de um sistema de condicionamento de ar automotivo-tpico.

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

31 -

No passado, a maioria dos condicionadores de automvel operava usando o refrigerante diclorofluormetano (CCl2F2), tambm chamado comumente Freon 12 ou R-12. Este foi considerado o fluido ideal em termos de estabilidade e por ser miscvel com determinados lubrificantes. Hoje em dia, sabe-se que o Freon 12 e os outros clorofluorcarbonetos (CFC) so prejudiciais camada de oznio. Como alternativas para substituir os CFCs, as seguintes substncias foram consideradas: - HCFC (hidroclorofluorcarbono) contendo cloro que se quebra antes da atingir a estratosfera. - HFC (hifrofluorcarbono) sem cloro. Tabela 2.A.1.- Tipos alternativos de CFCs.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

O presente trabalho se desenvolve usando o refrigerante R-134a como resposta s preocupaes a respeito ao meio-ambiente. Dentre as substncias apresentadas na Tabela 2.A.1 o HFC134a foi selecionado como refrigerante alternativo para os novos sistemas A/C j que ele oferece baixo potencial de esgotamento de oznio (ODP), baixo potencial de aquecimento global e apresenta caractersticas que so relativamente prximas daquelas do CFC12.

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

32 -

A Figura 2.4 mostra a disposio dos componentes principais que compem em um sistema de condicionamento de ar automotivo.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

Figura 2.4- Diagrama dos componentes principais do condicionamento de ar num veculo. 1- Unidade de resfriamento (vlvula de expanso, evaporador) 2- Filtro Secador 3- Motor do ventilador de refrigerao 4- Condensador 5- Embreagem magntica 6- Compressor 7- Motor do ventilador

2.3. Processos durante a troca de calor do ciclo veicular


A Figura 2.5 ilustra os processos ocorridos no sistema de condicionamento de ar e os pontos de troca de calor. 1-4 : Compresso do fluido refrigerante em fase gasosa, provocando um rpido aumento da temperatura e da presso do mesmo, atravs do compressor.

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

33 -

4-3 : O fluido cede calor Q1 ao exterior, atravs do condensador a presso constante. 3-2 : Expanso atravs da vlvula de expanso. 2-1 : O fluido absorve calor Q2 do interior do habitculo, atravs do evaporador.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

Figura 2.5- Diagrama Presso Volume especifico do ciclo e pontos de troca de calor no veculo.

2.4. Determinao das potncias trmicas


O evaporador absorve do meio que est sendo refrigerado a potncia trmica, pela evaporao do gs refrigerante. Esta potncia tambm denominada como a capacidade de refrigerao do aparelho. No condensador a potencia trmica rejeitada pelo gs refrigerante. Esta potncia absorvida na forma de calor sensvel pelo ar que resfria e condensa o gs refrigerante e se pode calcular da seguinte equao.
Qcond = mc .c p .(Tout Tin )

ar

(2.1)

Utilizou-se um ventilador marca VALEO para forar a circulao do ar proveniente do umidificador e das resistncias eltricas dentro das cmaras. A potencia consumida pelo ventilador dada por:
Pventil = V .I . cos ventil

(2.2)

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

34 -

A potncia dissipada nas resistncias eltricas simula a carga trmica submetida ao aparelho. Para o presente estudo, se utilizou um conjunto de resistncias eltricas com capacidade de variar a carga por meio de um variador de potncia com finalidades de aquecer a cmara de teste.
PC arg Elet = V .I elet

(2.3)

Para o funcionamento em certas condies de carga trmica e estabilidade nas grandezas de contorno, se pode estabelecer um regime estvel (permanente) para a aplicao da primeira lei da termodinmica e fazer um balano de energia nas cmaras.

PconARCOND + PC arg Elet + Pventil = Qcond

(2.4)

PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

2.5. Reviso Bibliogrfica.


Na rea de condicionamento de ar encontra-se os trabalhos de Lee & Yoo (2000) que propem um modelo para combinar os programas de anlise de desempenho dos componentes (cada componente estudado independentemente) de um sistema de condicionamento de ar do automvel, que simula o desempenho do sistema integrado do automvel. Discutem-se os efeitos de tamanho do condensador e o refrigerante utilizado no desempenho do sistema. Kedzierski (2001) apresenta dados das misturas que foram projetadas para examinar os efeitos da frao, da viscosidade, e da miscibilidade da massa do lubrificante no desempenho do sistema no traspasso trmico de refrigerante R134a. Os estudos de Jung et al (2000) apresentam desempenhos termodinmicos das misturas refrigerantes para CFC12 usados em condicionadores de ar de automveis. As misturas refrigerantes compuseram de HCFC22, HFC134a, HCFC142b, e outros que foram propostos para trocar o CFC12. Carter & Haselden (2000) Propem estudos experimentais com R407C e obterem COP de 4. Tambm, um programa da simulao foi utilizado para modelar o comportamento de outras misturas. Obterem um COP de cerca de 5 para a mistura R32/R134a.

Captulo II: Ar Condicionado Automotivo.

35 -

Whitchurch, Dunn e Miller (1997) apresentam estudos dos efeitos da umidade em sistemas de condicionamento de ar. Um sistema de umidade foi instalado num mvel para testes do condicionamento de ar, o sistema pode produzir umidades relativas na entrada do evaporador no excesso de 95%. No trabalho de Crawford,1992 estabelece estudos nos efeitos do aceite nas caractersticas termodinmicas do dichlorodifluoromethane (R-12) e de Tetrafluoroethane (R-134a). Obteve-se dados para as misturas do aceite mineral de R-12/naphthenic y do aceite mineral de R-12/paraffinic. Os dados se comparam com os resultados obtidos para as misturas do glicol de R134a/polialquileno (PAG). Estabelecem que os efeitos da solubilidade de lubrificantes sintetizados em R-134a so menores que para R-12 e os aceites minerais. Knobloch & Crawford, 1992 desenvolveram modelos empricos simples
PUC-Rio - Certificao Digital N 0015609/CA

para um compressor e um condensador de um condicionador de ar de automvel. Os modelos deviam ser obtidos de dados reais do funcionamento do sistema. Os modelos foram desenvolvidos para potencia do compressor, caudal volumtrico da entrada do compressor e presso da entrada do condensador. Hemami & Dunn (1998) desenvolveram um modelo transitrio para prever o comportamento do ciclo de compresso do vapor de um sistema de condicionamento de ar de automvel. Zietlow, VanderZee e Pedersen (1993) apresentam trabalhos em simulao do estado permanente de um sistema de condicionamento de ar automotivo para avaliar opes do desenho. A simulao foi validade com dados experimentais e tambm fizeram analise custo-energia para proporcionar uma base razovel de comparao. Jabardo et al (2001) apresenta uma avaliao do modelo experimental de um sistema de condicionamento de ar automotor utilizando um compressor de capacidade varivel.

You might also like