You are on page 1of 7

Cursos Profissionais

Direco Regional de Educao do Centro Equipa de Apoio s Escolas - Leiria

Tcnico de Gesto Ambiental

EXAME FINAL DE MDULO 1 Momento

Mdulo n 1: Ecologia I

Aluno:___________________________________________________N______

Classificao:______________________________

Prof.:___________________________________

Cotaes:
Questes Cotao Questes Cotao Questes Cotao Questes Cotao 1 6 1 42 1 14 1.1 12 2 6 2.1 6 2.1 6 1.2 15 3 6 2.2 10 2.2 6 1.3 7 4 6 3 12 3 6 4 12 5.1 12 Grupo III 5 10 6 6 Grupo I

Grupo II

Grupo IV

MOD.07, reviso 0

Pgina 1 de 7

Cursos Profissionais
Direco Regional de Educao do Centro Equipa de Apoio s Escolas - Leiria

Tcnico de Gesto Ambiental

I L, atentamente, o texto: 1 Formando manchas brancas no mapa do Brasil, existem ainda zonas inexploradas nas enormes florestas do Amazonas. Esta regio abrange 6,5 milhes de km quadrados e habitada por 90 000 ndios. Os rios esto cheios de caimes e piranhas. A anaconda venerada por algumas tribos e as borboletas e os colibris so considerados de bom augrio. Assinala a opo correta. 1. As zonas inexploradas da Amaznia constituem um ambiente natural, porque: a) contm uma enorme biodiversidade. b) l existem gigantescas anacondas. c) so um ambiente que se formou sem interveno humana. d) os ndios coexistem em equilbrio com o ambiente que os rodeia.

2. A floresta amaznica um ecossistema, porque: a) os rios so a principal fonte de alimento dos ndios. b) contm uma enorme biodiversidade especialmente no que diz respeito a aves exticas. c) o "pulmo" do Planeta. d) um conjunto de seres vivos que habitam uma determinada rea geogrfica, estabelecendo relaes de interdependncia entre si e com o meio ambiente.

3. Os caimes constituem uma populao, porque: a) so seres vivos da mesma espcie que vivem numa determinada rea geogrfica num determinado espao de tempo. b) o seu bitopo o rio. c) so seres vivos de espcies diferentes que mantm entre si relaes de interdependncia. d) estabelecem com as piranhas uma estreita relao de interdependncia.

4. O habitat do caimo o rio, porque: a) o rio o local onde vive a populao de caimes. b) sem o rio esta populao no sobrevivia. c) o rio a sua fonte de alimento e de outras condies indispensveis sua sobrevivncia. d) neste local que vive a comunidade da qual fazem parte os caimes e as piranhas.

MOD.07, reviso 0

Pgina 2 de 7

Cursos Profissionais
Direco Regional de Educao do Centro Equipa de Apoio s Escolas - Leiria

Tcnico de Gesto Ambiental

5. Os ecossistemas so entidades complexas, integrados por componentes fsicos-qumicos e biolgicos. As perguntas que se seguem apresentam alguns conceitos relacionados com os ecossistemas. Faz corresponder cada uma das definies que se seguem a letra de um dos conceitos da chave. 5.1. Conjunto de Seres vivos da mesma espcie 5.2. Componente fsico-qumica do ambiente 5.3. Papel desempenhado por uma espcie no ecossistema 5.4. Conjunto dos seres vivos de um ecossistema 5.5. rea geogrfica de um ecossistema CHAVE A = Biocenose B = Bitopo C = Nicho Ecolgico D = Factores Abiticos E = Populao 6. Utilizando as letras respectivas, coloca por ordem decrescente de complexidade os termos que se seguem: A Ecossistema F - Biosfera 1 II 1. Os textos que se seguem descrevem relaes entre seres vivos. Depois de os leres, atentamente, preenche o quadro. 1. Certas espcies de aves extraem as sanguessugas, que se fixam nos espaos interdentais, dos crocodilos africanos. Quando os pssaros se aproximam, os crocodilos abrem a boca facilitando, deste modo, a operao de limpeza aos seus amigos. 2. As armadilhas dos nepentes crescem na extremidade das suas folhas. Os insectos, atrados pela sua cor e nctar, quando tentam pousar caem dentro da flor, em forma de nfora, afogando-se no lquido que se encontra no fundo. 3. As formigas-brancas alimentam-se de celulose, substncia abundante na madeira, que estes insectos comem. Se no seu intestino no existissem certos microorganismos, as formigas no poderiam digerir a celulose e, por mais que comessem, morriam fome. Por sua vez, os microrganismos conseguem, por este processo, um lugar hmido para viver e uma fonte de alimentao segura. B Espcie C Comunidade D Populao E - Terra

MOD.07, reviso 0

Pgina 3 de 7

Cursos Profissionais
Direco Regional de Educao do Centro Equipa de Apoio s Escolas - Leiria

Tcnico de Gesto Ambiental

4. As bromileceas so uma famlia de plantas qual pertence o anans. Estas plantas armazenam gua num reservatrio central que pode conter cerca de 5 litros de gua, o que constitui o abrigo ideal para animais aquticos como , por exemplo, o girino da rela. 5. Bactrias do gnero Rhizobium vivem alojadas no interior das razes de plantas leguminosas que desenvolvem nodosidades semelhantes a pequenos quistos. As bactrias obtm dos sucos destas plantas substncias orgnicas, em troca, fixam o azoto atmosfrico que, em seguida, transferido para as leguminosas. 6. Existem plantas parasitas que em vez de produzirem o seu prprio alimento, atravs da fotossntese, possuem meios para o retirar de outras plantas. Prendem-se aos caules ou razes da hospedeira absorvendo os acares e sais minerais que necessitam, para sobreviver.

2. O grfico seguinte traduz uma relao alimentar entre seres vivos de duas espcies A e B (A alimenta-se de B).

MOD.07, reviso 0

Pgina 4 de 7

Cursos Profissionais
Direco Regional de Educao do Centro Equipa de Apoio s Escolas - Leiria

Tcnico de Gesto Ambiental

2.1. Classifica a relao bitica entre os indivduos das espcies A e B. 2.2. Explica a evoluo da espcie B, ao longo do tempo.

3. O que existe em comum e o que distingue as relaes de mutualismo e simbiose?

III 1. Indica, utilizando as letras da chave, o factor abitico que influencia os seres vivos em cada uma das seguintes situaes: 1.1. Reproduo das corujas 1.2. Hibernao do ourio-cacheiro 1.3. Fototropismo das plantas 1.4. Reproduo da lampreia 1.5. Mudana de cor da pelagem da lebre 1.6. Folhas reduzidas do cato 1.7. Urina concentrada do rato-canguru CHAVE A- gua B- Luz C- Temperatura 2. Um empresrio pretende investir na produo de gengibre. Sabe partida, que o gengibre uma planta que necessita de muita gua mas no suporta encharcamento. Possuindo 3 terrenos agrcolas, cada um com um tipo de solo diferente, resolve fazer um estudo do solo para verificar em qual dos seus terrenos deve iniciar a produo de gengibre. Os resultados desse estudo encontram-se esquematizados na figura.

MOD.07, reviso 0

Pgina 5 de 7

Cursos Profissionais
Direco Regional de Educao do Centro Equipa de Apoio s Escolas - Leiria

Tcnico de Gesto Ambiental

2.1. O factor do ambiente estudado pelo empresrio para determinar o local de plantao do gengibre um factor: a) Edfico b) Climtico c) Bitico d) Econmico (indica a opo correta) 2.2. Qual o terreno (A, B ou C) mais indicado para plantar o gengibre? 3. A lagartixa um animal que no regula a sua temperatura do corpo e por esse motivo no suporta grandes variaes de temperatura. Por isso pode-se classificar a lagartixa como um animal. a) Hometrmico e Estenotrmico b) Homeotrmico e Euritrmico c) Poiquilotrmico e Euritrmico d) Poiquilotrmico e Estenotrmico (assinala a opo correta) 4. Um grupo de investigadores resolveu estudar em laboratrio, o efeito das interaes biticas em duas plantas: o centeio e o rabanete. Para tal utilizaram 4 canteiros. Eis a tabela com os resultados do teste efectuado:

Faz corresponder a cada afirmao a letra adequada da chave. 4.1. A cultura de centeio beneficiada se as sementeiras forem pequenas 4.2. A anlise de cada canteiro isoladamente nada nos permite concluir 4.3. Cada planta de centeio estabelece relaes de cooperao 4.4. O centeio compete intra-especificamente 4.5. A cultura de rabanete prejudicada, quando cultivada num mesmo campo em que esteja presente tambm o centeio 4.6. A cultura de centeio prejudicada, quando cultivada num mesmo campo em que esteja presente tambm o rabanete. CHAVE A- Afirmao apoiada pelosdados do quadro B- Afirmao em desacordopelos dados do quadro C- No h dados no quadro que suportem ou contrariem a afirmao

MOD.07, reviso 0

Pgina 6 de 7

Cursos Profissionais
Direco Regional de Educao do Centro Equipa de Apoio s Escolas - Leiria

Tcnico de Gesto Ambiental

5. O quadro seguinte ilustra as preferncias de alguns seres vivos relativamente luz.

5.1. Considerando que as espcies so animais, refere: a) a espcie que no afectada pela luz. b) o animal noturno. c) os animais que se distribuem, apenas, em zonas fortemente iluminadas. IV 1. L, atentamente, o texto. Muitas espcies de peixes nadam em conjunto, o que lhes aumenta a possibilidade de sobrevivncia. Frequentemente, os cardumes so constitudos por pequenos peixes, que se alimentam de plncton, como os arenques. Os arenques so um elo vital nas cadeias alimentares do mar, uma vez que constituem o alimento de muitos peixes grandes e aves marinhas. Atualmente, existem poucos cardumes de atuns, no porque lhes falte alimento como, por exemplo, os arenques, mas, principalmente, devido pesca excessiva. Migrando anualmente para o Mediterrneo, no incio do Vero, tornam-se numa presa previsvel e, claro, o Homem, seu principal predador, aproveita a oportunidade, exagerando a captura. 1.1. Utilizando os seres vivos mencionados no texto, constri: a) uma cadeia alimentar com 4 nveis trficos; b) uma teia alimentar que inclua a cadeia alimentar construda em a). 1.2. Da cadeia alimentar que construste, refere: c) os consumidores de 3. ordem; b) os consumidores de 1. ordem; a) os produtores. 1.3. Menciona a principal causa de desequilbrio desta cadeia alimentar.

MOD.07, reviso 0

Pgina 7 de 7

You might also like