You are on page 1of 26

PORTUGUS

MANUAL DO UTILIZADOR

AR CONDICIONADO
Por favor leia este manual cuidadosamente antes de utilizar o seu aparelho e guarde-o para futuras referncias
TIPO: TIPO CASSETE PARA TECTO
MODELOS
LTNH182QLE0 LTNH242PLE0 LTNH302PLE0 LTNH362NLE0 LTNH482MLE0 LTNH602MLE0 LTNC182QLE0 LTNC242PLE0 LTNC302PLE0 LTNC362NLE0 LTNC482MLE0 LTNC602MLE0 LTUH182QLE0 LTUH242PLE0 LTUH302PLE0 LTUH362NLE0 LTUH482MLE0 LTUH602MLE0 LTUC182QLE0 LTUC242PLE0 LTUC302PLE0 LTUC362NLE0 LTUC482MLE0 LTUC602MLE0

www.lg.com

Manual do Proprietrio do Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

NDICE
A. Precaues de Segurana ..........3 B. Introduo ao Produto.................6 1. Nome e funo das peas.........6 2. O que fazer antes de utilizar .....6 3. Lmpadas de Indicao de Funcionamento..........................7 C. Instrues de funcionamento .....8 1. Como introduzir as Pilhas .........8 2. Manuteno do Controlo Remoto Sem Fio .....................................8 3. Mtodo de Funcionamento........8 4. Controlo Remoto Sem Fio.........9 D. Como utilizar o Boto de Seleco do Modo.......................................10 1. Funcionamento do Arrefecimento ................................................10 2. Funcionamento Automtico.....11 3. Funcionamento da Comutao Automtica (Apenas modelo de bomba de calor) ......................12 4. Funcionamento da Desumidificao Saudvel .................................13 5. Funcionamento do Aquecimento (Apenas modelo de bomba de calor) .......................................14 6. Funcionamento Jet Cool ........15 7. Funcionamento da Purificao NANO PLASMA (Opcional).....16 8. Funcionamento do boto 2nd F (2 F) ......................................17 9. Funcionalidades Adicionais.....18 10. Definir o Endereo do Controlo Central ..................................21 E. Manuteno e Assistncia ........22 1. Unidade Interna.......................22 2. Filtro Purificador (Opcional).....23 3. Conselhos de Utilizao!.........24 4. Conselhos para Resoluo de Problemas! Poupe tempo e dinheiro!.................25 5. Contacte imediatamente a assistncia nas seguintes situaes .............25

PARA OS SEUS REGISTOS


Escreva aqui os nmeros do modelo e de srie: Modelo # Srie # Pode encontr-los numa etiqueta do lado de cada unidade. Nome do Vendedor Data de Aquisio I Agrafe a sua factura a esta pgina, para o caso de necessitar de comprovar a data de compra ou para efeitos de garantia.

LEIA ESTE MANUAL


Encontrar no interior muitos conselhos teis para utilizar e conservar correctamente o seu ar condicionado. Basta algum cuidado preventivo da sua parte para lhe poupar muito tempo e dinheiro durante a vida til do seu ar condicionado. Encontrar muitas respostas a problemas comuns na tabela dos conselhos de resoluo de problemas. Se consultar primeiro a nossa tabela de Resoluo de Problemas, poder no ter de chamar a assistncia.

PRECAUES
Contacte um tcnico de assistncia autorizado para a reparao ou manuteno desta unidade. Contacte um instalador para a instalao desta unidade. O ar condicionado no se destina a ser utilizado por crianas pequenas ou pessoas invlidas sem superviso. As crianas pequenas devem ser vigiadas para garantir que no brincam com o ar condicionado. Quando o cabo elctrico precisar de ser substitudo, o trabalho de substituio deve ser realizado apenas por pessoal autorizado, utilizando apenas peas de substituio genunas. O trabalho de instalao deve ser realizado de acordo com o Cdigo Elctrico Nacional, apenas por pessoal qualificado e autorizado.

2 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Precaues de Segurana

Precaues de Segurana
Para evitar leses no utilizador ou noutras pessoas e danos materiais, devem ser seguidas as seguintes instrues. I O funcionamento incorrecto pelo incumprimento das instrues ir causar danos ou avarias. A gravidade classificada pelas seguintes indicaes.

AVISO CUIDADO
Ligue sempre o produto terra.

Este smbolo indica a possibilidade de morte ou leses graves. Este smbolo indica a possibilidade de leses ou danos.

AVISO
No use um disjuntor de circuito defeituoso ou com capacidade insuficiente. Use um disjuntor e fusvel com a classificao correcta. Existe risco de incndio ou choque elctrico. Ligue sempre o aparelho terra, de acordo com o diagrama de cablagem. No ligue o fio de terra a tubos de gs ou de gua, a tubos de iluminao ou a fios de telefone. Existe risco de incndio ou choque elctrico. No modifique ou aumente o cabo elctrico. Se o cabo ou fio elctrico apresentar arranhes ou estiver descarnado ou deteriorado, deve ser substitudo. Existe risco de incndio ou choque elctrico. Nunca instale a unidade externa numa base mvel ou num lugar de onde possa cair. Se a unidade externa cair, pode causar danos ou leses, e mesmo a morte de uma pessoa. No use um cabo elctrico ou uma ficha danificados, ou uma tomada solta. Caso contrrio, pode causar um choque elctrico ou incndio. No deixe entrar gua nas partes elctricas. Instale a unidade afastada de fontes de gua. Existe risco de incndio, avaria do produto ou choque elctrico. No use uma tomada mltipla. Ligue sempre este aparelho a um circuito e disjuntor dedicados. Caso contrrio, tal pode causar um choque elctrico ou incndio. Instale de forma segura o painel e a tampa da caixa de controlo. Existe risco de choque elctrico. Para trabalhos de electricidade, contacte o vendedor, o revendedor, um electricista qualificado ou um Centro de Assistncia Autorizada. No desmonte ou repare o produto por si mesmo. Existe risco de incndio ou choque elctrico. Use um disjuntor ou fusvel com a classificao correcta.

PORTUGUS

Existe risco de incndio ou choque elctrico, devido a p, gua, etc. Para instalao, remoo ou reinstalao, contacte sempre o vendedor ou um Centro de Assistncia Autorizado. Existe risco de incndio, choque elctrico, exploso ou danos. Se este produto ficar cheio de gua (inundado ou submergido), contacte um Centro de Assistncia Autorizado para reparao, antes de o voltar a utilizar. Existe risco de incndio ou choque elctrico.

Existe risco de incndio ou choque elctrico. No instale o produto num suporte de instalao defeituoso. Certifique-se de que a rea de instalao no se deteriora com os anos. Tal pode causar a queda do produto.

Certifique-se de que verifica o refrigerante a ser utilizado. Por favor, leia a etiqueta do produto. Utilizar um refrigerante incorrecto pode impedir o funcionamento normal da unidade. No coloque um aquecedor ou outros aparelhos de aquecimento perto do cabo elctrico. Existe risco de incndio e choque elctrico.

No toque, comande ou repare o produto com as mos molhadas. Segure na ficha com a mo para a desligar. Existe risco de choque elctrico ou incndio. No armazene nem use gases inflamveis ou combustveis perto do produto. Existe risco de incndio.

Manual do Proprietrio 3

Precaues de Segurana
As ligaes de cablagem interiores/exteriores devem ser mantidas bem apertadas e o cabo deve ser disposto de forma a que seja impossvel ser puxado dos terminais de ligao. Ligaes soltas ou incorrectas podem causar a gerao de calor ou incndio. Na unidade externa, o condensador fornece energia de alta voltagem para os componentes elctricos. Descarregue completamente o condensador antes de realizar os trabalhos de reparao. Um condensador carregado pode causar choque elctrico. No use o produto num espao confinado durante um longo perodo de tempo. Ventile regularmente. Pode ocorrer uma falta de oxignio, o que prejudicar a sua sade. Ventile regularmente a diviso onde est o produto, se o utilizar juntamente com um fogo ou um aparelho de aquecimento, etc. Pode ocorrer uma falta de oxignio, o que prejudicar a sua sade. Certifique-se de que ningum, especialmente crianas, pode andar ou cair sobre a unidade externa. Tal pode resultar em leses e danos no produto. Elimine com segurana os materiais de embalagem. Materiais como parafusos, pregos, pilhas, peas partidas, etc., retirados aps a instalao, devem ser colocados de parte e deitados fora, bem como os sacos de plstico da embalagem. Existe o risco das crianas brincarem com eles, podendo ocorrer leses. Ao instalar a unidade, use o kit de instalao fornecido com o produto. Certifique-se de que a ficha do cabo elctrico no est suja, solta ou partida, e s depois insira a ficha completamente.

Uma ficha suja, solta ou partida pode causar um choque elctrico ou incndio. Certifique-se de que usa apenas as peas listadas na lista de peas sobresselentes. Nunca tente modificar o equipamento.

Caso contrrio, a unidade pode causar e causar graves danos. No abra a grelha frontal do produto durante a operao. (No toque no filtro electrosttico, se a unidade estiver equipada com este.) Existe risco de leso fsica, choque elctrico ou avaria do produto. Desligue a corrente e desligue a unidade antes de limpar ou reparar o produto.

O uso de peas inadequadas pode causar choques elctricos, a gerao excessiva de calor ou um incndio. Se algum rudo, odor estranho ou fumo sair do produto, desligue imediatamente o disjuntor ou desligue o cabo de alimentao. Existe risco de choque elctrico ou incndio. Se no pretender utilizar o produto durante um longo perodo de tempo, desligue a ficha da corrente ou desligue o disjuntor. Existe risco de falha ou avaria do produto, ou de uma operao imprevista. No coloque NADA sobre o cabo elctrico. Existe risco de incndio ou choque elctrico.

Existe risco de choque elctrico. Certifique-se de que o cabo elctrico no pode ser puxado ou danificado durante a operao. Existe risco de incndio ou choque elctrico.

No ligue ou desligue a ficha da tomada para ligar ou desligar a unidade. Existe risco de incndio ou choque elctrico.

Se derramar gs inflamvel, desligue o gs e abra uma janela para ventilao antes de ligar o produto. No use o telefone, nem ligue ou desligue interruptores. Existe risco de exploso ou incndio.

CUIDADO
O produto deve ser levantado e transportado por duas ou mais pessoas. Evite leses pessoais. No instale o produto onde este fique directamente exposto a ventos do mar (com salitre). Tal pode causar a corroso do produto. Instale a mangueira de drenagem para garantir que a gua condensada devidamente drenada para fora. Uma ligao incorrecta pode causar o derramamento de gua. Inspeccione as fugas de gs (refrigerante) aps a instalao ou reparao do produto. Os baixos nveis de refrigerante podem causar a falha do produto.

Mantenha o nvel mesmo ao instalar o produto. Para evitar vibrao ou rudo.

No instale o produto num local onde o rudo ou o ar quente da unidade externa possa prejudicar ou perturbar os vizinhos. Tal pode causar um problema aos seus vizinhos e uma disputa.

4 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Precaues de Segurana
No use o produto para finalidades especiais, como para conservar alimentos, obras de arte, etc. Trata-se de um aparelho de ar condicionado e no de um sistema de refrigerao de preciso. Existe risco de danos ou perda de propriedade. No toque nas peas metlicas do produto ao remover o filtro de ar. No bloqueie a entrada ou a sada do fluxo de ar. Use um pano macio para o limpar. No use detergentes agressivos, solventes ou borrifos de gua, etc. Existe risco de incndio, choque elctrico ou danos nas partes de plstico do produto. Insira sempre o filtro correctamente depois de limpar. Limpe o filtro a cada duas semanas ou mais frequentemente, se necessrio. Um filtro sujo reduz a eficincia.

Tal pode causar a avaria do produto.

No ande nem coloque objectos por cima do produto. (unidades externas)

Existe risco de leses pessoais.

Existe risco de leses pessoais e de avaria do produto. Tenha cuidado ao desembalar e instalar o produto. As extremidades afiadas podem causar leses. No misture ar ou gs para alm do refrigerante especificado utilizado no sistema. Se entrar ar no sistema de refrigerante, tal resultar numa presso excessivamente alta, causando leses ou danos no equipamento. Substitua todas as pilhas do controlo remoto por pilhas novas do mesmo tipo. No misture pilhas antigas com pilhas novas, ou diferentes tipos de pilhas. Existe risco de incndio ou falha do produto.

No introduza as mos ou outros objectos atravs das entradas ou sadas de ar, enquanto o produto estiver em funcionamento. Existem peas afiadas e em movimento que podem causar leses pessoais. No incline a unidade ao remov-la ou desinstal-la. A gua condensada no interior pode derramar.

Se o gs refrigerante derramar durante a reparao, no toque no gs refrigerante derramado. O gs refrigerante pode causar queimaduras de frio. Se o gs refrigerante derramar durante a instalao, ventile imediatamente a rea. Caso contrrio, pode prejudicar a sua sade.

PORTUGUS

A desmontagem da unidade, o tratamento do leo refrigerante e de eventuais peas deve ser feito de acordo com as normas locais e nacionais.

No recarregue ou desmonte as pilhas. No elimine as pilhas pelo fogo. Estas podem arder ou explodir. No deixe o ar condicionado funcionar durante muito tempo, se a humidade for muito elevada e se uma porta ou janela estiver aberta. A humidade pode condensar e molhar ou danificar os mveis.

Se o lquido das pilhas tocar na sua pele ou na sua roupa, lave bem com gua limpa. No use o controlo remoto se as pilhas tiverem derramado. Os qumicos contidos nas pilhas podem causar queimaduras ou outros problemas de sade. No exponha a sua pele, crianas ou plantas ao fluxo de ar quente ou frio. Tal pode prejudicar a sua sade.

Se ingerir o lquido das pilhas, escove os seus dentes e consulte um mdico. No use o controlo remoto se as pilhas tiverem derramado. Os qumicos contidos nas pilhas podem causar queimaduras ou outros problemas de sade. No beba a gua drenada do produto.

Use um banco ou uma escada firme ao limpar, fazer manuteno ou reparar o produto em altura. Tenha cuidado e evite leses pessoais.

Esta gua no pura e pode causar graves problemas para a sade.

Manual do Proprietrio 5

Introduo ao Produto

Introduo ao Produto
Nome e funo das peas
6 7 5 2 1

4 3

4 8

1: Unidade interna 2: Unidade externa 3: Controlo remoto 4: Entrada de ar 5: Descarga de ar 6: Tubagem do refrigerante, fio elctrico de ligao 7: Tubo de drenagem 8: Fio terra Fio terra para a unidade externa, para evitar choques elctricos.

O que fazer antes de utilizar


Se a sua instalao tiver um sistema de controlo personalizado, pergunte ao seu vendedor da LG qual a operao que corresponde ao seu sistema. A: Sistema par ou sistema de operao simultnea B: Multi-sistema 1: Unidade com controlador remoto 2: Unidade sem controlador remoto (quando utilizada como operao simultnea) * Controlador remoto de fio : acessrio

A 1 2

B 1 1

6 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Introduo ao Produto

Lmpadas de Indicao de Funcionamento

: Para comandar a unidade quando o controlo remoto no puder ser utilizado por algum motivo. Modo de : Acende-se durante o Modo de Descongelamento ou na operao Hot Start. Descongelamento (Apenas no modelo de bomba de calor) Temporizador : Acende-se durante a operao do temporizador. Receptor de sinal : Recebe os sinais do contole remoto(Som do recebimento do sinal: dois pequenos bipes ou um bipe longo) Sinal do Filtro : Acende-se 2400 horas depois da unidade comear a ser utilizada. On/Off : Acende-se durante a operao do sistema.

Forada

PORTUGUS

Manual do Proprietrio 7

Instrues de Funcionamento

Instrues de Funcionamento
Como inserir as pilhas
1. Retire a tampa do compartimento para pilhas, empurrando-a na direco da seta. 2. Insira pilhas novas, certificando-se de que os plos (+) e (-) das pilhas so correctamente instalados. 3. Volte a instalar a tampa, deslizando-a para a posicionar.

AVISO
1. Utilize/substitua sempre ambas as pilhas por outras do mesmo tipo. 2. Se o sistema no for utilizado durante um longo perodo de tempo, remova as pilhas para preservar o seu perodo de vida til. 3. Se o ecr de apresentao do controlo remoto comear a esbaterse, substitua ambas as pilhas. 4. Utilizar pilhas AAA (1,5 volts).

Manuteno do Controlo Remoto Sem Fios


1. Seleccione um local adequado de acesso fcil e simples. 2. Fixe firmemente o suporte a uma parede, etc. com os parafusos fornecidos. 3. Faa deslizar o controlo remoto para o interior do suporte.

AVISO
1. O controlo remoto nunca deve ser exposto directamente luz solar. 2. O transmissor e o receptor de sinal devem ser sempre mantidos limpos para processarem comunicaes adequadas. Utilize um pano macio para os limpar. 3. Caso outros aparelhos tambm sejam comandados com o controlo remoto, alterelhes a posio ou consulte o seu tcnico de reparaes.

Mtodo de Funcionamento
1. O receptor de sinal est situado no interior da unidade. 2. Aponte o controlo remoto na direco da unidade para a comandar. No devero existir bloqueios de nenhum tipo entre ambos.

8 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Instrues de Funcionamento

Controlo Remoto Sem Fios


Os controlos tero o seguinte aspecto. 1. BOTO LIGAR/DESLIGAR Para ligar/desligar a unidade. Transmissor de Sinal 2. BOTO DE SELECO DE MODO DE FUNCIONAMENTO Para seleccionar o modo de funcionamento. 3. BOTES DE REGULAO DA TEMPERATURA DA DIVISO Para seleccionar a temperatura da diviso. 4. BOTO SELECTOR DA VELOCIDADE DA VENTOINHA INTERIOR Para seleccionar a velocidade da ventoinha em quatro posies: baixa, mdia, alta e CHAOS. 5. BOTO JET COOL Para iniciar ou parar a refrigerao rpida. (Faz a ventoinha funcionar a uma velocidade muito elevada 1 em modo de arrefecimento) 6. BOTO CHAOS SWING 3 Para parar ou accionar o movimento das persianas e para definir a direco de fluxo de ar pretendida cima/baixo. 7. BOTES DE LIGAR/DESLIGAR O TEMPORIZADOR 10 Para definir a hora de incio e de fim do funcionamento. CANCEL 9 8. BOTES DE ACERTO DAS HORAS SET ON OFF Para acertar as horas. AUTO CLEAN 17 9. BOTO PARA ACTIVAR/CANCELAR O TEMPORIZADOR Para activar ou cancelar o funcionamento do temporizador. 10. BOTO DO MODO SLEEP AUTOMTICO 12 Para activar o funcionamento do modo automtico sleep. 16 11. BOTO DE CIRCULAO DO AR(OPCIONAL) Para fazer circular o ar numa diviso sem realizar operaes arrefecimento ou aquecimento. 12. BOTO DE VERIFICAO DA TEMPERATURA DA DIVISO Porta de Para verificar a temperatura da diviso. elevao 13. BOTO DE PLASMA (OPCIONAL) (aberta) Para activar ou desactivar a funo de purificao atravs Modo de Funcionamento do plasma. 14. BOTO DE CONTROLO DA DIRECO DO FLUXO DE Operao de Arrefecimento AR HORIZONTAL (OPCIONAL) Para definir a direco pretendida do fluxo de ar horizontal. Funcionamento Automtico ou Alteraes Automticas 15. BOTO RESET Utilizado antes de acertar as horas. 16. BOTO DE 2F Operao de Desumidificao Saudvel Utilizado antes da utilizao dos modos impressos a azul na parte inferior dos botes.
Operao de Aquecimento

5 6

4 2 7 11 8 13 14 15

PORTUGUS

Modelo s Frio (

), Modelo Bomba de Calor(

17. BOTO DE LIMPEZA AUTOMTICA (OPCIONAL) Para activar o modo de limpeza automtica. Em alguns modelos, este boto possui uma 2 funo de controlo da luminosidade dos Indicadores Luminosos.

AVISO
Para utilizar as funes impressas a azul na parte de baixo dos botes, prima primeiro o boto 2 F e a seguir a funo que pretender. Ao premir o boto 2 F, activar a funo impressa a azul do respectivo boto. Para cancelar a funo, prima outra vez o boto 2 F; se no o fizer a funo desactiva-se automaticamente se no for utilizada durante 10 segundos. O controlador remoto sem fio no funciona com os modos "Boto de Controle Direcional do Fluxo de Ar Horizontal 14." e o "Limpeza Auto 17." para o tipo cassete de teto de 4 vias ( 4Way).

Manual do Proprietrio 9

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo


Funcionamento do Arrefecimento

1 2

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Abra a porta do Controlo Remoto. Para seleccionar o Funcionamento do Arrefecimento, prima o boto de Seleco do Modo de Funcionamento. Cada vez que premir o boto, altera-se o modo de funcionamento na direco da seta.

Arrefecimento

Automtico

Desumidificao Saudvel

Aquecimento (Apenas modelo de bomba de calor)

3
ON

Regule a temperatura para um valor inferior temperatura ambiente. A temperatura pode ser regulada entre 18C~30C a intervalos de 1C.
Para aumentar a temperatura

Para diminuir a temperatura

Pode seleccionar a velocidade da ventoinha para quatro nveis - baixa, mdia, alta ou CAOS. Cada vez que premir o boto, altera-se o modo de velocidade da ventoinha.

Corrente de ar natural segundo a lgica de CAOS Para uma maior sensao de ar fresco, prima o Selector da Velocidade da Ventoinha Interior e regule o modo CAOS. Neste modo, a corrente de ar assemelha-se a uma brisa natural ao alterar automaticamente a velocidade da ventoinha de acordo com a lgica de CAOS.

10 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionamento Automtico

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Abra a porta do Controlo Remoto. Para seleccionar Funcionamento Automtico, prima o boto de Seleco do Modo de Funcionamento. Cada vez que premir o boto, altera-se o modo de funcionamento na direco da seta.

PORTUGUS

Arrefecimento.

Automtico

Desumidificao Aquecimento Saudvel (Apenas modelo de bomba de calor)

ON

A temperatura e a velocidade da ventoinha so reguladas automaticamente atravs dos controlos electrnicos com base na temperatura ambiente real. Se quiser alterar a temperatura regulada, prima os botes de Regulao da Temperatura Ambiente. A temperatura regulada ser alterada tendo em conta a temperatura ambiente.
Para aumentar a temperatura

Para diminuir a temperatura

DURANTE O FUNCIONAMENTO AUTOMTICO: No pode alterar a velocidade da ventoinha interior. A mesma foi j regulada segundo a norma Fuzzy. Se o sistema no estiver a funcionar como o desejado, altere manualmente para outro modo. O sistema no alterar automaticamente do modo de arrefecimento para o modo de aquecimento, ou do aquecimento para o arrefecimento; logo deve regular o modo e a temperatura desejada novamente. Durante o Funcionamento Automtico, premir o boto de oscilao em caos produz a oscilao das alhetas horizontais para cima e para baixo automaticamente. Se desejar parar a oscilao automtica, prima novamente o boto de oscilao em caos.

Manual do Proprietrio 11

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionamento da Comutao Automtica (Apenas modelo de bomba de calor)

1 2

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Abra a porta do controlo remoto. Para seleccionar Funcionamento da Comutao Automtica, prima o boto de Seleco do Modo de Funcionamento. Cada vez que premir o boto, altera-se o modo de funcionamento na direco da seta.

Arrefecimento. Comutao automtica

Desumidificao Saudvel

Aquecimento (Apenas modelo de bomba de calor)

3
ON

Feche a porta do controlo remoto. Regule a temperatura para um valor inferior temperatura ambiente. A temperatura pode ser regulada entre 18C~30C a intervalos de 1C.
Para aumentar a temperatura

Para diminuir a temperatura

Regule novamente a velocidade da ventoinha com a porta do controlo remoto ainda fechada. Pode seleccionar a velocidade da ventoinha para quatro nveis - baixa, mdia, alta e CAOS. Cada vez que premir o boto, altera-se a velocidade da ventoinha.

Durante o Funcionamento da Comutao Automtica O ar condicionado altera o modo de funcionamento automaticamente para manter a temperatura interior. Quando a temperatura ambiente variar acima de +2C relativamente temperatura de regulao, o ar condicionado mantm a temperatura ambiente dentro de +2C relativamente temperatura de regulao atravs do modo de comutao automtica.

12 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionamento da Desumidificao Saudvel

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Abra a porta do Controlo Remoto. Para seleccionar Funcionamento da Desumidificao Saudvel, prima o boto de Seleco do Modo de Funcionamento. Cada vez que premir o boto, altera-se o modo de funcionamento na direco da seta.

PORTUGUS

Arrefecimento.

Automtico

Desumidificao Aquecimento Saudvel (Apenas modelo de bomba de calor)

3
ON

Regule a velocidade da ventoinha. Pode seleccionar a velocidade da ventoinha para quatro nveis - baixa, mdia, alta e CAOS. Cada vez que premir o boto, altera-se a velocidade da ventoinha.

CORRENTE DE AR NATURAL SEGUNDO A LGICA DE CAOS


Para uma maior sensao de ar fresco, prima o Selector da Velocidade da Ventoinha Interior e regule o modo CAOS. Neste modo, a corrente de ar assemelha-se a uma brisa natural ao alterar automaticamente a velocidade da ventoinha de acordo com a lgica de CAOS.

DURANTE O FUNCIONAMENTO DA DESUMIDIFICAO SAUDVEL: Se seleccionar o modo de desumidificao no boto de seleco do funcionamento, o A/C inicia a execuo da funo de desumidificao, regulando automaticamente a temperatura ambiente e o volume de ar para a melhor condio para desumidificao com base na temperatura ambiente lida. Neste caso, no exibida a temperatura de regulao no Controlo Remoto e tambm no consegue controlar a temperatura ambiente. Durante a funo de desumidificao saudvel, o volume de ar regulado automaticamente de acordo com o algoritmo respondendo temperatura ambiente e torna a condio ambiente saudvel e confortvel mesmo na estao hmida.

Manual do Proprietrio 13

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionamento do Aquecimento (Apenas modelo de bomba de calor)

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Abra a porta do Controlo Remoto.Para seleccionar o Funcionamento do Aquecimento, prima o boto de Seleco do Modo de Funcionamento. Cada vez que premir o boto, altera-se o modo de funcionamento na direco da seta.

Arrefecimento.

Automtico

Desumidificao Saudvel

Aquecimento (Apenas modelo de bomba de calor)

3
ON

Regule a temperatura para um valor superior temperatura ambiente. A temperatura pode ser regulada entre 18C~30C a intervalos de 1C.
Para aumentar a temperatura

Para diminuir a temperatura

Regule novamente a velocidade da ventoinha. Pode seleccionar a velocidade da ventoinha para quatro nveis - baixa, mdia, alta e CAOS. Cada vez que premir o boto, altera-se a velocidade da ventoinha.

CORRENTE DE AR NATURAL SEGUNDO A LGICA DE CAOS


Para uma maior sensao de ar fresco relativamente a outra velocidade da ventoinha, prima o Selector da Velocidade da Ventoinha Interior e regule o modo CAOS. Neste modo, a corrente de ar assemelha-se a uma brisa natural ao alterar automaticamente a velocidade da ventoinha de acordo com a lgica de CAOS.

14 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionamento Jet Cool

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Prima o boto Jet Cool para funcionar com o modo de arrefecimento por velocidade e a unidade funcionar com a velocidade muito alta da ventoinha em modo de arrefecimento durante 30 minutos.

PORTUGUS

Para cancelar o modo Jet Cool, prima novamente o boto Jet Cool, ou o boto da ventoinha, ou o boto da temperatura ambiente, e a unidade funcionar em velocidade alta da ventoinha no modo de arrefecimento.

ou

ou

AVISO
Durante a funo JET COOL em qualquer momento, o A/C inicia a ventilao do ar fresco a uma velocidade extremamente alta durante 30 minutos, regulando automaticamente a temperatura ambiente para 18C. especialmente utilizado para arrefecer a temperatura ambiente no espao de tempo mais curto. Para voltar ao modo de funcionamento do arrefecimento normal a partir do modo Jet Cool, basta premir ou o boto de seleco do modo de funcionamento, o boto de seleco do volume de ar ou de regulao da temperatura, ou o boto JET COOL novamente.

Manual do Proprietrio 15

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionamento da Purificao NANO PLASMA (Opcional)

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Abra a porta do Controlo Remoto. Prima o boto INICIAR/DESLIGAR do funcionamento do Purificador de Ar PLASMA. O funcionamento ter incio quando premir este boto e parar quando premir novamente o boto.

Regule a velocidade da ventoinha. Pode seleccionar a velocidade da ventoinha para quatro nveis - baixa, mdia, alta ou CAOS. Cada vez que premir o boto, altera-se o modo de velocidade da ventoinha. O funcionamento da purificao do ar (PLASMA) est disponvel no Aquecimento ou em quaisquer outros funcionamentos.

Apenas Funcionamento da Purificao do Ar PLASMA


Se premir o boto PLASMA, activa a purificao do ar NANO PLASMA. Cada vez que premir o boto ( ), altera-se o modo de velocidade da ventoinha.

16 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionamento "2nd F" (2 F)

Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro.

Abra a porta do Controlo Remoto e prima o boto 2nd F (2 F) para activar as funes marcadas a cor azul na parte inferior dos botes. (Verifique a indicao da 2 funo no visor do Controlo Remoto.) Estes botes activam a regulao do temporizador da seguinte forma:

PORTUGUS

CANCEL ON OFF SET AUTO CLEAN

CANCEL ON OFF SET AUTO CLEAN

A funo 2nd F (2F) desliga-se automaticamente num curto espao de tempo ou quando premir o boto novamente.

Para mais informaes detalhadas consulte as funes na pgina seguinte.

Manual do Proprietrio 17

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Funcionalidades adicionais
Modo de Hibernao
1. Prima o boto Automtico do Modo de Hibernao para regular o tempo em que pretende desligar a unidade automaticamente.. 2. O Temporizador programado para aumentos de uma hora ao premir o boto Automtico do Modo de Hibernao 1 at 7 vezes. O modo de hibernao est disponvel por 1 at 7 vezes. Para alterar o perodo de tempo em nveis de 1 hora, prima o Boto do Modo de Hibernao enquanto aponta para o ar condicionado. 3. Certifique-se de que o visor LCD Automtico do Modo de Hibernao se acende. Para cancelar o Modo de Hibernao, prima o boto Automtico do Modo de Hibernao vrias vezes at que a estrela ( ) desaparea do visor de funcionamento.

AVISO
O Modo de Hibernao ser activado em velocidade baixa da ventoinha (arrefecimento) ou velocidade mdia da ventoinha (apenas bomba de calor) para hibernao silenciosa. NO MODO DE ARREFECIMENTO: A temperatura aumentar automaticamente a intervalos de 1C durante os seguintes 30 minutos e a intervalos de 2C em 1 hora para hibernao confortvel.

Regular as Horas
1. Podem ser reguladas as horas quando tiver premido o boto Reiniciar. Se tiver acabado de substituir as pilhas, deve premir o boto Reiniciar para reiniciar as horas. 2. Prima o boto 2nd F (2 F) e verifique se o cone 2nd F (2 F) est ligado.

3. Prima os botes de Regulao das Horas at que sejam reguladas as horas desejadas.
CANCEL

4. Prima o boto REGULAR Temporizador.

SET

AVISO
Verifique o indicador para A.M. (diurno) e P.M. (nocturno).

18 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Atrasar o Incio/Regular Antes a Paragem


1. Certifique-se de que as horas esto reguladas correctamente no visor do Controlo Remoto. 2. Prima o boto 2nd F (2 F). 3. Prima os botes de Temporizador LIGADO/DESLIGADO para ligar ou desligar o Temporizador. 4. Prima os botes de Regulao das Horas at que sejam reguladas as horas desejadas. 5. Prima a regulao ligada/desligada seleccionada premindo o boto REGULAR Temporizador enquanto aponta o Controlo Remoto para o receptor do sinal.
CANCEL SET ON OFF

Para cancelar a regulao do temporizador. CANCEL Prima o boto Cancelar Temporizador enquanto aponta o Controlo Remoto para o receptor do sinal. SET (A lmpada do temporizador do ar condicionado e o visor sero desligados.)

Temporizador desligado com atraso

Temporizador ligado com atraso

Temporizador desligado e ligado com atraso

Temporizador ligado e desligado com atraso

PORTUGUS

Controlo da Direco do Fluxo de Ar na Vertical (Opcional)


O fluxo de ar para cima/para baixo (Fluxo de ar na Vertical) pode ser ajustado utilizando o controlo remoto. 1. Prima o boto Iniciar/Parar para iniciar a unidade. 2. Prima o boto de Oscilao em Caos e as alhetas oscilaro para cima e para baixo. Prima novamente o boto de Oscilao em Caos para regular a alheta na vertical na orientao do fluxo de ar desejada.

AVISO
Se premir o boto da oscilao em CAOS, a direco do fluxo de ar alterada automaticamente com base no algoritmo de CAOS para distribuir o ar na diviso uniformemente e em simultneo para fazer as pessoas se sentirem mais confortveis, como se estivessem a desfrutar de uma brisa natural. Utilize sempre o controlo remoto para regular a direco do fluxo de ar para cima/para baixo. Mover manualmente a alheta de direco do fluxo de ar na vertical com as mos poder danificar o ar condicionado. Quando a unidade estiver desligada, a alheta de direco do fluxo de ar para cima/para baixo fechar a ventoinha de sada do ar do sistema.

Controlo da Direco do Fluxo de Ar na Horizontal (Opcional)


O fluxo de ar para cima/para baixo (Fluxo de Ar na Horizontal) pode ser regulado utilizando o controlo remoto. Prima o boto Iniciar/Parar para iniciar a unidade. Abra a porta do Controlo Remoto. Prima o boto Iniciar/Parar Direco do Fluxo de Ar e as alhetas oscilaro para a esquerda e para a direita. Prima novamente o Boto do Controlo da Orientao do Fluxo de Ar para regular a alheta na horizontal para a orientao do fluxo de ar desejada.

Manual do Proprietrio 19

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Modo da Circulao do Ar
Faz circular o ar ambiente sem arrefecimento ou aquecimento. 1. Prima o boto Iniciar/Parar. A unidade emitir um sinal sonoro. 2. Abra a porta do controlo remoto. Prima o boto da Circulao do Ar. Feche a porta do controlo remoto. Agora, cada vez que premir o Selector da Velocidade da Ventoinha Interior, a velocidade da ventoinha alterada de baixa para CAOS e de novo para baixa.

Ar de velocidade CAOS A velocidade da ventoinha est em baixa rotao.

A velocidade da ventoinha est em mdia rotao.

A velocidade da ventoinha est em alta rotao.

AVISO
O Ar de velocidade CAOS economiza o consumo de energia e evita o arrefecimento excessivo. A velocidade da ventoinha alterada automaticamente de alta para baixa ou vice-versa, consoante a temperatura ambiente.

Limpeza Automtica (Opcional)


AUTO CLEAN
1. Sempre que premir o boto da Limpeza Automtica, a Funo da Limpeza Automtica ser reservada e cancelada. 2. A funo de Limpeza Automtica funciona antes e aps o modo de arrefecimento ou de desumidificao. Para informaes detalhadas consulte os pontos abaixo. 3. Quando se iniciar a unidade aps a reserva da Limpeza Automtica, a funo de Incio de Arrefecimento activada e a Ventoinha interior inicia aps 20 segundos. 4. Quando premir o boto Iniciar/Parar para desligar a unidade aps ter reservado a funo Limpeza Automtica, o ar condicionado faz circular o ar interior no modo de Limpeza Automtico sem mais qualquer funcionamento do Arrefecimento ou Desumidificao. Para modelo apenas de Arrefecimento, dura 30 minutos; para modelo de Bomba de Calor, 16 minutos. 5. Se premir novamente o boto de limpeza automtica durante o funcionamento do produto, ser cancelada a funo Limpeza Automtica.

AVISO

Durante a funo Limpeza Automtica, podem ser removidas humidades deixadas nas unidades interiores aps o Funcionamento do Arrefecimento ou o Funcionamento de Desumidificao Saudvel. Durante a funo Limpeza Automtica, esto disponveis apenas o boto Iniciar/Parar, o boto Plasma e o boto Limpeza Automtica.

20 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Como utilizar o Boto de Seleco do Modo

Definir o Endereo do Controlo Central

Quando premir uma vez o boto REINICIAR mantendo premido o boto JET COOL em simultneo, ser exibido 00 no VISOR LCD e entrar no modo de definio de endereo.

Sempre que premir o boto de Aumentar Temperatura (Para Cima), tambm aumenta o nmero de endereos do grupo. (Dgito esquerda) E sempre que premir o boto de Diminuir Temperatura (PARA BAIXO), tambm aumenta o nmero de endereos da unidade interior. (Dgito direita) (Campo de controlo do N. do Endereo do Grupo e N. do Endereo da Unidade Interior : 00~FF)

PORTUGUS

Para aumentar a temperatura

(00, ...., 90, A0, ...., F0)

CANCEL ON OFF SET AUTO CLEAN

Para diminuir a temperatura


(00, ...., 09, 0A, ...., 0F)

Quando premir o boto Iniciar/Parar no seu controlo remoto direccionado para o receptor da unidade interior aps definir o endereo, ser definido o endereo.

(Endereo N. 3 da unidade interior do Segundo Grupo)

4
AVISO

4. Quando premir o boto REINICIAR aps completar a definio do endereo, ser cancelada a funo definio de endereo. No caso de cancelamento, o visor LCD exibe o modo de pausa inicial.

Recomenda-se que cumpra o procedimento abaixo para verificar o endereo da unidade interior com o controlo remoto. Prima uma vez o boto Reiniciar mantendo premido em simultneo o boto da direco da corrente de ar ( ) do controlo remoto. O VISOR LCD do controlo remoto exibe 88. Quando prime o boto INICIAR/PARAR no seu controlo remoto apontando para o receptor da unidade interior, o visor LED da unidade interna acende com o endereo inicialmente definido.

Manual do Proprietrio 21

Manuteno e Assistncia

Manuteno e Assistncia
Unidade Interna
Grade, Caixa e Controlo Remoto Desligue o sistema antes de limpar. Para limpar, passe um pano macio e seco. No use lixvia ou abrasivos. NOTA A corrente elctrica deve ser desligada antes de limpar a unidade interna.

Filtros de Ar
Os filtros de ar por detrs da grade frontal devem ser inspeccionados e limpos a cada 2 semanas ou mais frequentemente, se necessrio.

Retire os Filtros de Ar. I Segure na patilha e puxe ligeiramente para a frente, para retirar o filtro.

CUIDADO: Quando estiver a remover o filtro de ar, no toque nas partes metlicas da unidade interna. Tal pode causar leses.

I Nunca use o seguinte: gua com temperatura superior a 40C. Pode causar deformao e/ou descolorao. Substncias volteis. Pode danificar as superfcies do ar condicionado.
SI

Limpe a sujidade do filtro de ar, utilizando um aspirador ou lavando com gua. I Se a sujidade for persistente, lave com um detergente neutro em gua tpida. I Se for utilizada gua quente (50C ou mais), pode ficar deformado. Depois de lavar com gua, deixe secar bem sombra. I No exponha o filtro de ar a luz solar directa ou ao calor de fogo, quando o estiver a secar. Instale o filtro de ar.

N NER

Be

n z ene

SCO U RIN G C LB A R GER

22 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Manuteno e Assistncia

Filtro Purificador (Opcional)


Limpar
O filtro de PLASMA por detrs dos filtros de ar deve ser inspeccionado e limpo a cada 3 semanas ou mais frequentemente, se necessrio.

1 2 3 4 5

Aps retirar os filtros de ar, puxe ligeiramente para fora para remover o filtro de PLASMA. Mergulhe o filtro de PLASMA em gua misturada com detergente neutro, durante 20~30 minutos. Deixe secar o filtro de PLASMA sombra durante um dia(Em particular, a humidade deve ser perfeitamente removida destas partes). Observe os cortes das linhas de descarga elctrica. Reinstale o filtro de PLASMA na posio original.

CUIDADO: No toque neste filtro de PLASMA durante 10 segundos depois de abrir a grade de entrada. Pode sofrer um choque elctrico.

PORTUGUS

Substituio
Perodo de utilizao recomendado: Cerca de 2 anos

Abra o painel frontal e retire o filtro de ar.

Volte a inserir o filtro de ar e feche o painel frontal.

2 3

Retire o filtro de purificao do ar. Insira um novo filtro de purificao do ar.


2 1

Manual do Proprietrio 23

Manuteno e Assistncia

Conselhos de Utilizao!
No arrefea demasiado a diviso. No bom para a sua sade e desperdia electricidade. Mantenha as persianas ou cortinas fechadas. No deixe entrar luz solar directa na diviso quando o ar condicionado estiver em funcionamento. Limpe regularmente o filtro de ar. Um filtro de ar obstrudo reduz o fluxo de ar, e diminui os efeitos de refrigerao e desumidificao. Limpe, pelo menos, uma vez a cada duas semanas. Mantenha a temperatura ambiente uniforme. Ajuste a direco de fluxo de ar vertical e horizontal para garantir uma temperatura uniforme na diviso. Ventile ocasionalmente a diviso. Como as janelas so mantidas fechadas, uma boa ideia abri-las e ventilar a diviso regularmente.

Certifique-se de que as portas e as janelas esto bem fechadas. Evite abrir as portas e as janelas tanto quanto possvel para manter o ar fresco na diviso.

Quando o ar condicionado no for utilizado....


Se o aparelho no for utilizado durante um longo perodo de tempo.
1. Opere o ar condicionado com as definies seguintes durante 2 a 3 horas. Tipo de operao: Modo de operao com ventoinha. (Consulte a pgina 14.) Isto secar os mecanismos internos. 2. Desligue o disjuntor.

CUIDADO: Desligue o disjuntor se no pretender utilizar o ar condicionado durante um longo perodo de tempo. A sujidade pode acumular-se e causar um incndio.

3. Retire as pilhas do Controlo Remoto.

Quando pretender utilizar novamente o ar condicionado.


I Verifique se as entradas e as sadas de ar das unidades interna/externa no esto bloqueadas.

Informaes teis
Os filtros de ar e a sua conta de electricidade. Se os filtros de ar ficarem obstrudos com p, a capacidade de refrigerao reduzida e 6% da electricidade utilizada para accionar o ar condicionador ser desperdiada.

24 Ar Condicionado Tipo Cassete para Tecto

Maintenance and Service

Conselhos para Resoluo de Problemas! Poupe tempo e dinheiro!


Verifique os seguintes pontos antes de solicitar uma reparao ou assistncia.... Se o problema persistir, por favor contacte o seu revendedor.

Caso
O ar condicionado no funciona.

Explicao
Enganou-se ao programar a temporizao? Quando ligada pela primeira vez, a unidade interior passa a funcionar aps um perodo de quinze segundos. Verifique se libertado um odor a humidade das paredes, da alcatifa, dos mveis ou de objectos hmidos existentes na diviso. A condensao ocorre quando o fluxo de ar do ar condicionado arrefece o ar quente da diviso.

See page
-

A diviso apresenta um odor peculiar. Parece que a condensao est a derramar do ar condicionado. O ar condicionado no funciona Trata-se da proteco do mecanismo. durante 3 minutos quando reiniciado. Aguarde cerca de trs minutos at a operao comear. No refrigera nem aquece com O filtro de ar est sujo? Ver instrues de limpeza do eficcia. filtro de ar. A diviso estava muito quente quando o ar condicionado foi ligado. Aguarde algum tempo at arrefecer. A temperatura foi definida correctamente? As aberturas de entrada e sada de ar da unidade interna esto obstrudas? Para um rudo semelhante a gua a fluir. O ar condicionado funciona de - Trata-se do som do fron a fluir no interior da unidade forma ruidosa. de ar condicionado. Para um rudo semelhante a ar comprimido libertado para a atmosfera. - Trata-se do som da gua de desumidificao a ser processada no interior da unidade de ar condicionado. Este som gerado pela expanso/contraco da grade escutado um som de estalido. de entrada, etc. devido a mudanas de temperatura. A lmpada de aviso do filtro (LED) Limpe o filtro, prima o boto Timer e o boto * do est acesa. controlo remoto sem fios ao mesmo tempo, durante 3 seg. O visor do controlo remoto aparece O disjuntor de circuito foi accionado? apagado ou pouco visvel.

PORTUGUS

22

Contacte imediatamente a assistncia nas seguintes situaes


1. Se acontecer algo anormal, como cheiro a queimado, muito rudo, etc.. Desligue a unidade e desligue o disjuntor. Nunca tente reparar por si prprio, nem reiniciar o sistema nestes casos. 2. O cabo elctrico principal est demasiado quente ou danificado. 3. O cdigo de erro gerado por auto-diagnstico. 4. A gua sai pela unidade interna, mesmo se a humidade for baixa. 5. Qualquer interruptor, disjuntor (de segurana, terra) ou fusvel deixou de funcionar adequadamente. O utilizador deve realizar uma inspeco e uma limpeza de rotina para evitar o mau desempenho da unidade. No caso de uma situao especial, o trabalho deve ser realizado apenas por pessoal de assistncia.

Manual do Proprietrio 25

Av. Sor Juana lns de la Cruz No. 555 Col. San Lorenzo LG ELECTRONICS MEXICO, S.A. DE C.V. Tlalnepantla, Estado de Mxico C.P. 54033 Sor Juana Ines de la Cruz No. 555, San Lorenzo Tel. 5321 1919 Tlalnepantla Estado de Mexico Telfono sin C.P. 54033 costo 01 800 347 1919 Pgina 5321-1919, 01800-3471919 TEL. (55)web http://www.lg.com.mx

You might also like