You are on page 1of 7

NOTA SOBRE A METAPSICOLOGIA FREUDIANA NOTES ABOUT THE FREUDIAN METAPSYCHOLOGY NOTAS SOBRE LA METAPSICOLOGIA FREUDIANA Rafael Raffaelli1

Resumo Discute-se a diferenciao metapsicolgica das instncias narcsicas na obra de Freud, segundo a leitura de Lacan de Guisa de Introduo ao Narcisismo. Palavras-chave Freud; Lacan; Narcisismo; Metapsicologia Abstract The metapsychological differentiation of the narcissistic instances in Freuds works is discussed according to Lacans reading of On Narcissism: an Introduction. Keywords Freud; Lacan; Narcissism; Metapsychology Resumen Se discute la diferenciacin metapsicolgica de las instancias narcisicas en la obra de Freud conforme la lectura de Lacan de Una Introduccin la Narcisismo. Palabras-clave Freud; Lacan; Narcisismo, Metapsicologia

Doutor em Psicologia Clnica, PUC/SP. Professor Titular do Departamento de Psicologia da UFSC e do Corpo Permanente do Programa de Estudos Interdisciplinares em Cincias Humanas da UFSC.

INTRODUO O objetivo do presente artigo colocar em evidncia a questo da definio das instncias narcisistas do ideal-de-Eu e Eu-ideal, tal como foram descritas por Freud, seguindo a leitura que Lacan realiza de sua obra Guisa de Introduo ao Narcisismo. Devido s alteraes no entendimento de Freud sobre a definio e a funo dessas instncias ao longo de sua obra, persiste at os dias de hoje uma controvrsia sobre essa questo, dificultando aos estudiosos da psicanlise uma compreenso adequada da tpica freudiana. Lacan, em seu O Seminrio 1, conduz uma anlise atenta dessa questo, sendo acompanhado nessa empreitada por J.Leclaire, O.Mannoni e J.Hypollite, buscando clarificar esses conceitos atravs da leitura do original em alemo. Ser realizado primeiramente um levantamento histrico do desenvolvimento do conceito de metapsicologia e da definio das instncias narcsicas na obra de Freud, para depois trabalhar com a leitura conduzida por Lacan.

1. METAPSICOLOGIA E AS INSTNCIAS DO APARELHO PSQUICO Termo criado por Freud em 1896 numa carta a seu amigo Fliess, a metapsicologia distingue as concepes tericas psicanalticas das perspectivas da psicologia clssica. Os modelos propostos na metapsicologia esto para alm do observvel e referem-se a um conjunto de teorias que define as instncias do aparelho psquico: a teoria das pulses, o recalcamento e a interpretao dos sonhos, entre outros processos. Divide-se nas perspectivas dinmica, relativa ao conflito psquico e composio das foras de origem pulsional; tpica, relativa diferenciao da psique em sistemas ou instncias com diferentes funes; econmica, relativa distribuio e circulao da energia psquica ou pulsional. Os principais textos em que Freud trabalha numa perspectiva metapsicolgica so: o Projeto de uma Psicologia (1895); A Interpretao dos Sonhos (1900), em especial o Captulo VII; Formulaes sobre os Dois Tipos do Acontecer Psquico (1911); Guisa de

Introduo ao Narcisismo (1914); O Inconsciente (1915); Para Alm do Princpio do Prazer (1920); O Eu e o Isso (1923) e Esboo da Psicanlise (1938), entre outros. A tpica, do grego topos ou lugar, uma teoria dos lugares. A denominada primeira tpica freudiana dividia as instncias psquicas em Consciente, Pr-consciente e Inconsciente, como no Captulo VII de A Interpretao dos Sonhos; a partir de 1920 essa concepo substituda pela segunda tpica, dividindo a personalidade em Eu (Ego), Isso (Id) e Supereu (Superego). Mas essa mudana na metapsicologia freudiana, no que se refere diviso das instncias psquicas, comea a tomar corpo a partir de 1914, com proposio de um sistema denominado ideal-de-Eu. O ideal-de-Eu na formulao freudiana nos remete diferenciao entre o mundo e o Eu, na qual o Eu tomado como objeto amoroso em substituio ao narcisismo primrio, que foi a primeira unidade na qual operou a clivagem entre gozo e angstia; isso implica numa renncia onipotncia infantil e abre caminho para a assuno de novos ideais, calcados sobre os modelos parentais e os esteretipos sociais. J que o ser humano no pode renunciar idia de perfeio de sua infncia, tenta reconquist-la na forma de idealizaes projetadas sobre o Eu, que iro orient-lo como objetivos a serem alcanados no mundo. Em seu texto de 1914, Guisa de Introduo ao Narcisismo, Freud assim define essa instncia do aparato psquico: Assim, o que o ser humano projeta diante de si como seu ideal o substituto do narcisismo perdido de sua infncia, durante a qual ele mesmo era seu prprio ideal. (Freud, 1914/2004: 112) A formulao freudiana sobre o ideal-de-Eu sobre alteraes ao longo de sua obra: em 1917 (Conferncias Introdutrias Sobre Psicanlise), o ideal-de-Eu colocado como uma instncia do prprio Eu. Em 1921 (Psicologia das Massas e Anlise do Eu) o ideal-de-Eu visto uma instncia autnoma em relao ao Eu, embora as funes que lhe sejam atribudas confundam-se com as do Supereu: A essa instncia demos o nome de ideal-de-Eu (Ichideal) e lhe atribumos como funes a auto-observao, a conscincia moral, a censura onrica e a influncia principal na represso. (Freud, 1921/1981: 2588) Em 1923 (O Eu e o Isso) a noo de ideal-de-Eu praticamente se confunde com a de Supereu, quando esse termo introduzido na metapsicologia freudiana; finalmente em

1933 (Novas Conferncias Introdutrias Sobre Psicanlise) o ideal-de-Eu aparece como uma das funes do Supereu. (Laplanche/Pontalis, 1986: 289-291; Roudinesco/Plon, 1998: 362-363) Mas nem todos que trocam seu narcisismo primrio por um ideal-de-Eu grandioso conseguem sublimar suas pulses; embora atingir as metas do ideal-de-Eu exija a sublimao, essa no pode ser forada. Da surge uma tenso psquica que pode conduzir a uma neurose: justamente entre os neurticos que encontramos as maiores diferenas de tenso entre o desenvolvimento alcanado pelo seu ideal-de-Eu e o grau possvel de sublimao de suas pulses libidinais primitivas. (Freud, 1914/2004: 113)

2. A LEITURA DE LACAN Em O Seminrio 1, o Dr.Leclaire fica responsvel pela traduo do texto original de Guisa de Introduo ao Narcisismo, que comentado trecho a trecho por Lacan e os demais presentes.
Chegamos a essa questo importante o que acontece com a libido do eu no adulto normal? Devemos admitir que ela se confundiu totalmente nos investimentos objetais? Freud rejeita essa hiptese, e lembra que o recalque existe, com, em suma, uma funo normalizante. O recalque (...) emana do eu nas suas exigncias ticas e culturais. As mesmas impresses, os mesmos eventos que ocorreram a um indivduo, os mesmos impulsos, excitaes, que uma pessoa deixa nascer em si, ou que pelo menos elabora de maneira consciente, sero rejeitados por outra pessoa com indignao, ou mesmo abafados, antes de se tornarem conscientes. (Lacan, 1983: 156)

Ao se diferenciar, o Eu necessita estabelecer uma relao com seus objetos, mas no pode dissolver-se neles. O recalque estabelece limites para a escolha objetal, devido internalizao das proibies; isso faz com que cada indivduo estruture sua personalidade de uma maneira diferente.
H a uma diferena de comportamento, de acordo com os indivduos, as pessoas. Freud tenta formular essa diferena assim: - Podemos dizer que uma pessoa erigiu em si um ideal com o qual mede o seu eu atual, enquanto a outra est desprovida dele. A formao de um ideal condicionaria ento para o eu o recalque. para esse eu ideal que vai agora o amor de si, de que gozava na infncia (...) o eu real das wirklich Ich. (Lacan, 1983: 156)

A formao de um ideal o que levaria as pessoas a encararem diferentemente os estmulos a que esto submetidas, a partir de uma relao tambm diferenciada com os seus recalques.
O texto prossegue: - O narcisismo parece desviado para seu novo eu ideal que se encontra de posse de todas as preciosas perfeies do eu, como o eu infantil. O homem mostrou-se incapaz, como sempre, no domnio da libido, de renunciar a uma satisfao, uma vez obtida. Freud emprega pela primeira vez o termo eu ideal na frase para esse eu ideal que vai agora o amor de si, de que gozava, na criana, o verdadeiro eu. (Lacan, 1983: 156)

Note-se que o primeiro momento em que Freud emprega essa nova terminologia eu ideal na sua conceituao terica metapsicolgica.
Mas diz em seguida Ele no quer renunciar perfeio narcsica da sua infncia, e (...) procura reganh-la na forma nova do seu ideal do eu. Figuram, pois, aqui, os dois termos: eu-ideal e ideal do eu. (Lacan, 1983: 156)

Como Freud era rigoroso no que escrevia, de se estranhar o emprego simultneo, dentro de um mesmo pargrafo, desses dois termos: Eu-ideal e ideal-de-Eu. Em vrias das primeiras tradues da obra de Freud na inglesa, na francesa, na espanhola e tambm na brasileira essa diferenciao no assinalada.
E Freud emprega a Ich-Ideal, que exatamente simtrico e oposto ao Ideal-Ich. o signo de que Freud designa aqui duas funes diferentes. (...) Um est no plano do imaginrio, o outro no plano do simblico porque a exigncia do Ich-Ideal toma seu lugar no conjunto das exigncias da lei. (Lacan, 1983: 157)

Estabelecida essa primeira diferena tpica entre essas duas instncias simtricas, surge o espao para a terceira e mais conhecida instncia do aparelho psquico: o Supereu.
No seria espantoso, diz ele [Freud] em seguida, que encontrssemos uma instncia psquica especial que cumprisse a misso de velar pela segurana da satisfao narcsica decorrente do ideal do eu e que, para esse fim, observasse e vigiasse de maneira ininterrupta o eu atual. Essa hiptese de uma instncia psquica especial que preencheria, pois, uma funo de vigilncia e de segurana nos conduzir em seguida ao supereu. (Lacan, 1983: 158)

A estruturao do Eu ocorre a partir do abandono do narcisismo primrio, ao mesmo tempo em que persiste o desejo de recuper-lo. Esse abandono acontece atravs do deslocamento da libido para um ideal-de-Eu formado segundo modelos exteriores e a realizao desse ideal gera prazer.

Chama-se ideal do eu alguma coisa que est para alm de uma forma do eu, que propriamente um ideal e que se aproxima mais da idia, da forma. (...) A primeira vez que ele fala do eu-ideal, para dizer que para o eu ideal que se dirige agora o amor de si-mesmo. (...) Seria talvez preciso distinguir um desenvolvimento da pessoa e uma estruturao do eu, (...) porque um eu que estrutura, mas num ser que se desenvolve. (Lacan, 1983: 159-160)

CONCLUSO A diferenciao proposta por Jacques Lacan - apoiada na leitura de Guisa de Introduo ao Narcisismo - entre as instncias narcsicas, admite as seguintes instncias: Eu, Supereu, ideal-de-Eu (registro do simblico) e Eu-ideal (registro do imaginrio). Tomando essa diferenciao como base, temos que o fim do complexo de dipo resulta na estruturao do Supereu como topos das interdies internalizadas e, ao mesmo tempo, na formao do ideal-de-Eu, que congrega as idealizaes e as expectativas sociais introjetadas. Atravs do ideal-de-Eu o objeto revestido por uma fascinao amorosa, pois na teorizao freudiana a idealizao enaltece o objeto sem modificar a sua natureza, processo que a diferencia da sublimao, que transforma a pulso sexual em ao correlata dessexualizada. Assim o Eu fica submetido a duas instncias reguladoras complementares, uma que determina o interdito (proibio) e outra que traa as metas pessoais (ambio) a serem alcanadas; assim, se por um lado infringir a lei do Supereu acarreta culpa, por outro, a consecuo dos objetivos propugnados pelo ideal-de-Eu gera exultao.

REFERNCIAS

FREUD, S. (1914/2004). Guisa de Introduo ao Narcisismo (1914). In Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente. (L.A.Hanns, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. FREUD, S. (1921/1981). Psicologa de las Masas y Analisis del Yo (1921). In Obras Completas. (L.Lopes-Ballesteros y de Torres, Trad.). Madrid: Biblioteca Nueva. LACAN, J. (1983). O Seminrio 1: Os Escritos Tcnicos de Freud 1953-1954. (B.Milan, Trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar. LAPLANCHE, J./PONTALIS, J.-B. (1986). Vocabulrio de Psicanlise. So Paulo: Martins Fontes.

ROUDINESCO, E./PLON, M. (1998). Dicionrio de Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Artigo recebido em 09 de maro de 2007 Artigo aceito em 25 de maio de 2007

You might also like