You are on page 1of 32

Avaliao e Valorao de Passivos Ambientais

Dr. Georges Kaskantzis

kaska@ufpr.br

SUMRIO
INTRODUO DEFINIO DE PASSIVO AMBIENTAL ORIGEM DO PASSIVO AMBIENTAL RECONHECIMENTO DO PASSIVO AMBIENTAL MENSURAO DO PASSIVO AMBIENTAL PASSIVO AMBIENTAL EVIDENTE E DIFUSO MATRIZ DE PASSIVOS AMBIENTAIS INVESTIGAO DE PASSIVO AMBIENTAL TCNICAS DE RECUPERAO VALORAO DE RECURSOS NATURAIS VALORAO DE DANOS E PASSIVOS AMBIENTAIS MODELOS DE VALORAO DE PASSIVOS AMBIENTAIS ESTUDOS DE CASOS PROPOSTA DE INSTRUO NORMATIVA

INTRODUO
Em geral, os termos dano e impacto ambiental so associados ao de passivo ambiental e quase sempre so utilizados como sinnimos. Contudo, da mesma forma que as obrigaes de outra natureza, nem sempre os passivos ambientais tm origem e so penalizados pela agresso que causam ao meio ambiente.

H casos em que a empresa responsvel executa, alm das aes de recuperao do dano j existente, outras preventivas para evitar impactos ambientais. No entanto, essas medidas geram gastos econmicos e, portanto tambm devem ser considerados passivos ambientais (genericamente tambm em termos contbeis).
Assim, os passivos ambientais podem ter como origem qualquer evento ou transao que reflitam a interao da empresa com o meio ecolgico e, que resulte no sacrifcio de recursos financeiros no presente ou no futuro.

DEFINIO GERAL DE PASSIVOS AMBIENTAIS

Passivos ambientais so obrigaes que exigiro a entrega de ativos ou a prestao de servios no futuro, em decorrncia de transaes passadas ou presentes que envolveram a empresa e o meio ambiente

ORIGEM DOS PASSIVOS AMBIENTAIS


Aquisio de ativos para a conteno dos impactos ambientais (Chamin, Precipitadores, Estaes de Tratamento de Efluentes); Aquisio de insumos para serem utilizados no processo operacional para que estes no produzam resduos txicos; Despesas de manuteno e operao do departamento de gerenciamento ambiental, inclusive mo de obra; Gastos para a recuperao e tratamento das reas contaminadas (mquinas, equipamentos, mo de obra, insumos em geral); Pagamento de multas por infraes ambientais (emisso de odores);

Gastos para compensar danos irreversveis, inclusive aqueles para reduzir o desgaste da imagem da empresa perante a opinio pblica.

ONDE ESTARIA LOCALIZADO ESTE RECICLADOR ?

Imaginem os tambores de Meditathion e Profenophos exalando odores neste local. Teramos algum problema?

SISTEMAS PARA CONTROLAR A POLUIO

RECONHECIMENTO DO PASSIVO AMBIENTAL


Um ponto importante que deve ser mencionado o momento do reconhecimento do passivo ambiental. Em geral, o passivo ambiental deve ser reconhecido no momento da ocorrncia do fato gerador, independente de qualquer cobrana externa. Portanto, se houver leso ao ambiente, a obrigao pelas conseqncias deve ser reconhecida no instante em que as mesmas ocorrem ou quando se toma conhecimento da ocorrncia.

RECONHECIMENTO DO PASSIVO AMBIENTAL


Todos os gastos para a manuteno do sistema de gerenciamento ambiental devem ser reconhecidos e registrados no perodo em que ocorrem, Ou quando se toma conhecimento de que o meio natural sofreu impacto nocivo em decorrncia do processo deve-se procurar imediatamente dados e informaes tcnicas que permitam determinar o valor da obrigao j existente.

QUANTO CUSTA GERENCIAR RESDUOS CONTAMINADOS ?

MENSURAO DO PASSIVO AMBIENTAL


A medida dos passivos ambiental em alguns casos envolve variveis complexas. Como exemplo, questes do tipo: Qual o valor da perda de qualquer extenso de solo frtil por ms, em funo da deposio de produtos qumicos resultantes da atividade econmica? Qual a elevao da referida perda se tais produtos se infiltrarem no lenol fretico da regio? Qual o custo dos produtos qumicos e da tecnologia capazes de recuperar essa perda? Quais mecanismos podem deter o alastramento da contaminao? Quais os custos financeiros?

VALOR DO PASSIVO AMBIENTAL ?

MENSURAO DO PASSIVO AMBIENTAL Qual o limite da responsabilidade da empresa sobre os danos permanentes provocados na sade da populao local em decorrncia da deposio de resduos txicos no solo? Qual o custo da exausto dos recursos naturais, em funo da extrao de minrios ou corte das florestas entre outros? Qual o nvel de descontaminao requerido? (O QUANTO LIMPO LIMPO?)

QUAL O NVEL DE DESCONTAMINAO REQUERIDO?

QUANTO TEMPO?

EXISTE TCNICA?

VOLTAR A SITUAO ANTERIOR?


CUSTO / BENEFCIO? QUAL SER O USO FUTURO DA REA?

Assim, observa-se que muitos dos reais passivos ambientais no podem ser efetivamente reconhecidos porque:
No existem na atualidade tcnicas adequadas para identific-los; No possvel definir com segurana quem foi a fonte (Barigui) - Quem responsvel? - Desde quando? - Quanto cabe a cada poluidor?

No existe tecnologia adequada para recuperar os danos provocados pelo impacto no meio ambiente No se pode definir com preciso o montante dos insumos necessrios para combater a degradao do meio ambiente.

Dessa forma, os passivos ambientais que vamos considerar so aqueles j existentes e cujos os valores podem ser estimados de forma tcnica e da melhor forma possvel. Como por exemplo:
Na recuperao de uma rea contaminada a empresa pode, atravs dos estudos de engenharia, determinar os recursos necessrios para executar os trabalhos. Naturalmente, o valor estimado est sujeito a uma margem de erro, mas, o importante ter um valor, ainda que aproximado, dos gastos que sero necessrios para recuperar o dano. A empresa ao adquirir equipamentos necessrios para controlar os poluentes do processo, por exemplo, pode usar as notas fiscais para fundamentar o registro contbil da exigibilidade ambiental. O custo dos funcionrios contratados para monitorar o processo ou recuperar o dano ambiental (limpeza da rea, operao e manuteno dos sistemas de abatimento da poluio), tambm um registro legal e contbil da exigibilidade ambiental. Portanto, um passivo ambiental.

PROTEO INDIVIDUAL PARA EQUIPES DE DESCONTAMINAO

CASOS REAIS DE PASSIVOS AMBIENTAIS


Em 1998, quando a Parmalat comprou a ETTI, simultaneamente, adquiriu um passivo ambiental de aproximadamente U$ 2 milhes. O passivo ambiental era gerado pela emisso irregular dos resduos nos esgotos de Araatuba. O custo do tratamento de cada metro cbico de efluente era de U$ 200 mil por ms, no perodo de maior produo do produto massa de tomate. A Protecter & Gamble comprou a fbrica de sabo em p da Orniex e contraiu um passivo ambiental, decorrente da emisso de material particulado do processo, no valor de, aproximadamente, U$ 500 mil. Em 1976, a Rhodia adquiriu a Clorogil que depositava lixo txico nos fundos da propriedade. Os resduos que no foram acondicionados de forma adequada contaminaram o lenol fretico e o solo da regio. A Rhodia foi responsabilizada pela contaminao e at hoje arca com as seqelas dessa transao.

DEFINIO TCNICA DE PASSIVO AMBIENTAL

Passivos ambientais so deposies antigas e stios contaminados que produzem riscos para o bem-estar da coletividade, segundo a avaliao tecnicamente respaldada das autoridades competentes

Deposies antigas so aterros ou reas abandonadas onde foram depositados os resduos txicos. Stios contaminados so reas industriais fechadas ou abandonadas, onde foram manipuladas ou fabricadas substncias nocivas no passado. Exemplos de potenciais stios contaminados so os postos de combustveis, indstrias de beneficiamento de metais, galvnicas, couro, qumicas, petrleo, papel, entre outras.

REAS INDUSTRIAIS

ATERROS ABANDONADOS

ARMAZENAMENTO DE RESDUOS

DEPSITO CLANDESTINO DE RESDUOS

PASSIVO AMBIENTAL EVIDENTE E DIFUSO Passivos Ambientais Evidentes: So aqueles facilmente identificados pela sua magnitude, detectabilidade, permanncia e previsibilidade de suas conseqncias e, Aqueles documentados pela empresa ou rgo fiscalizador da atividade industrial em anlise.

PASSIVO AMBIENTAL EVIDENTE

Passivos Ambientais Difusos:


Os passivos ambientais difusos decorrem dos impactos de natureza difusa e difcil constatao

Os impactos difusos so de baixa intensidade e magnitude e ocorrem em reduzidas escalas do espao e tempo, de forma contnua ou alternada
Exemplo: pequenos vazamentos intermitentes

PASSIVOS AMBIENTAIS DIFUSOS

MATRIZ DE PASSIVOS AMBIENTAIS Esta tcnica permite investigar os passivos ambientais evidentes e difusos no solo, nas guas subterrneas e superficiais, na atmosfera (meios mveis), bem como os administrativos e sociais. A tcnica de anlise matricial do passivo ambiental consiste em identificar os passivos decorrentes da instalao, operao e finalizao das atividades da empresa, classific-lo e registr-lo de forma ordenada nas clulas da matriz (Bolmam e Kaskantzis).

MATRIZ DE PASSIVOS AMBIENTAIS


NOME: EMPRESA: DATA:
(A) ADMINISTRAT (T) TRATAMENTO (PR) PRELIMINAR (E) ESTOCAGEM (CF) CONFIRMATRIA (P) PROCESSO (EV) EVIDENTE
(NC) NO CONSTATADO

REA DE INVESTIGAO

FASE DE INVESTIGAO

TIPO DE PASSIVO

(DT) DETALHADA

(DF) DIFUSO

(O) OUTRA

ETAPA DO CICLO DE VIDA DA EMPRESA

ASPECTO INVESTIGADO

1. Solo

11P

11APREV

2. gua subterrnea

NC

3. gua superficial 1. IMPLANTAO 4. Flora 2. OPERAO 5. Fauna 3. ENCERRAMENTO 6. Atmosfera 7. Administrativo 8 Legal 9. Social 10. Econmico 39E NC 24P 24PPR

OBS: 333 COMBINAES POSSVEIS

You might also like