You are on page 1of 10

A vegetao como isolamento trmico em fachadas

7 de maro de 2012

http://unaus.eu/index.php/blog/31-la-vegetacion-como-aislante-termico-en-fachadas
Por Javier Marquez Privado

Trabalho realizado no mbito do Programa de Fortalecimento cursos on-line e sustentabilidade

Introduo
Nas ltimas dcadas, por razes econmicas, sustentabilidade, etc., Est produzindo uma conscincia ambiental progressiva quanto forma como produzimos e consumimos recursos naturais. Este interesse tambm est a afectar o projecto de arquitectura e construo de edifcios. Uma das formas que a arquitetura pode ser aproximado para o meio ambiente atravs da integrao de vegetao na envolvente dos edifcios, interiores e fachadas. Nos ltimos anos, tem aumentado o nmero de publicaes, artigos e de investigao sobre a utilizao de jardins de cobertura e, em menor medida, da utilizao de vegetao em fachadas. O objetivo deste estudo fornecer uma viso crtica sobre o potencial da utilizao da vegetao como isolamento trmico em fachadas de edifcios. Aspectos positivos e negativos do uso da vegetao na construo Tradicionalmente, a vegetao tem sido utilizado em arquitectura por razes principalmente cosmticos. Hoje, o uso da vegetao em edifcios tambm responde busca de melhorias na eficincia energtica do mesmo, e na qualidade ambiental das cidades. Os benefcios resultantes da utilizao da vegetao no espao urbano pode ser econmica, social e ecolgica: . funo ecolgica O uso de vegetao em escala urbana est associada com aumento da biomassa,

biodiversidade e melhorar a qualidade do ar atravs da reteno de partculas em suspenso e fixao do CO2, reduo de rudo , diminuindo o escoamento e melhoria do grau de umidade atmosfrica e qualidade da gua e reduo do efeito ilha de calor das cidades. papel econmico. difcil quantificar, uma vez que um investimento em melhorias para resultados mdio e longo prazo. No entanto, os efeitos indirectos podem ser limitados a: a qualificao do espao urbano e, portanto, o aumento da poupana de turismo, energia em ar condicionado, a melhoria da sade e bem-estar fsico e mental dos cidados e, assim, salvar custos em sade. comuns, etc. . funo social permite melhorar as condies da cidade e promove a coeso social e conhecer pessoas atravs de parques, praas, reas de lazer, reas

Aspectos funcionais da integrao da vegetao nas fachadas


Vantagens: Isolamento trmico de edifcios Sombra. A interaco com a radiao solar. absoro de calor por evaporao alterar o efeito do vento tem sobre o edifcio. isolamento de som do edifcio. proteco das membranas de impermeabilizao degradao pelo efeito de raios ultravioletas, flutuaes de temperatura extremo, e assim por diante. Ocupao de espao aberto, proporcionando experincias do ponto de vista esttico e de lazer. A produo de alimentos . Agricultura. visuais Melhora do edifcio, especialmente na diviso e fachadas traseiras.

Desvantagens: Despesas associadas investimento inicial e de manuteno. Danos vegetao pode resultar no edifcio. sistemas de construo e tecnologia desenvolvida em parte.

Sistemas vegetais fachadas de integrao


Mostra uma variedade de sistemas de vegetao verticais de edifcios. Deve distinguir dois grupos principais: as fachadas ou paredes de vida ou painis utilizando geotxteis frente ancorada parede como apoio para todos os tipos de arbustos e de tamanho pequeno e de outras fachadas com vegetao, utilizando um sistema de rede, cabeamento ou rede como principalmente suporte para trepadeiras. 1. Fachadas com vegetao 1,3. Plantadores permetro (Figura 1) 1,2. Cortina vegetal ou pele dupla 1.2.1. Reticulados modulares (Figura 2) 1.2.2. Fiao (Figura 3) 1.2.3. Mesh (Figura 4) 1,1. Tradicional (Figura 5) 2. Vivendo paredes 2,2. Feltros geotxteis (Figura 6) 2,1. Os painis Precultured (Figura 7)

Figura 1. Flower Tower, Paris. [1]

Figura 2. Estdio 5C, Tempe. [2]

Figura 3. Goodwill Office Building, Bangkok, Tailndia. [3]

Figura 4. Ginstica Pavilho Retiro, Madrid. [4]

Figura 5. Habitao privada. [5]

Figura 6. Caixa Forum, Madrid. [6]

Figura 7. TfL Edgware Road, Londres. [7]

Aspectos funcionais da vegetao como um isolante trmico


Para estudar a capacidade de regulao trmica que pode oferecer em uma cobertura de vegetao que temos em mente os diversos fatores e aspectos funcionais que contribuem e intervir diretamente. Basicamente estes so isolamento trmico, a interaco com a radiao solar, isto , sombra, arrefecimento evaporativo, ea variao do efeito do vento sobre o edifcio. Isolamento trmico - Densidade da folhagem. - Modificao do entreferro. - Substrato / espessura, densidade, teor de umidade. - Tipo de construo de isolamento. Interao com a radiao solar - sombra: -. densidade da folhagem - Tipo de sistema utilizado. O resfriamento evaporativo: - Tipo de planta. - Clima seco / mido. - Vento. - Substrato / espessura, densidade, teor de umidade. Variao dos efeitos do vento sobre edifcios: -. densidade da folhagem

- Orientao da fachada. - direo e velocidade do vento. Exemplos empricos do comportamento trmico da vegetao nas fachadas

Estudo 1
A anlise foi realizada com uma fachada de dupla pele vegetao em clima mediterrnico. Foram medidos temperatura do ar durante todo o ano. Resultados: "A temperatura ambiente no espao intermdio foi inferior no perodo frondosa (1,36 C, na fachada sudoeste em Julho), e maior no perodo de folhas (3,8 C, na fachada sudoeste em Fevereiro)." "A temperatura da superfcie na parede em frente foi em mdia 5,5 C maior do que em reas ensolaradas reas sombreadas na tela de vegetao, atingindo um mximo de 15,8 C mais alta em setembro, para o sul oeste" . Os resultados da simulao com a mesma fachada vegetao realizada com a ferramenta de simulao BIOCLIM + CONFIANA: "Podemos ver que o fato de telas com no aumentar ligeiramente aquecimento da demanda da planta (entre 0,8% e 1% para exposies de plantas a considerar agindo sobre os vos das janelas, e entre 4% e em 6%, se se considera a poro opaca da parede), enquanto que diminuindo significativamente exigncias de energia para o arrefecimento entre 27% a 30%, se a planta telas actuando nas aberturas de janelas e entre 60% e 66% quando se considera tambm a parte opaca da parede da fachada. " "Houve diminuies na temperatura interna de 2 C mais quente durante a semana para implementar uma tela de vegetao para as aberturas de janelas, e at 2,5 C quando a planta tela tambm se aplica parede opaca fachada. " "Olhando para a distribuio mensal desses ganhos, parece que eles ocorrem principalmente nos meses de inverno, quando so mais necessrias, e so mnimos nos meses de vero. Isto significa que os valores de temperatura interior, as diferenas menores do que as temperaturas mnimas a mais elevada, sendo entre 0,6-1,44 C diferena entre o mnimo eo 8,8-10 , 3 C diferena no mximo. "

Estudo 2
Este experimento compara o comportamento trmico de 4 paredes com plantas diferentes tratamentos. O estudo produziu os dados sobre a temperatura da superfcie e da velocidade de temperatura e de ar em quatro tipos de fachadas. Dois sistemas utilizando cips. Uma vegetao diretamente na parede e outra vegetao indiretamente por meio de rede modular. O terceiro sistema utilizado foram os painis precultured. Finalmente, foi tambm utilizado um nu frente (sem vegetao) Resultados: Comparando os trs sistemas de fachada vegetao usado com o nu frontal no houve diferenas significativas na temperatura do ar como as medidas (a 1 m e 10 cm na frente das fachadas), embora uma pequena diferena de 1,2 C entre o nu frontal e vegetao que direta. O comportamento trmico similar entre as duas fachadas com apego vegetao. A diferena de temperatura entre a superfcie frontal sem vegetao e escalada vegetao indirecta de 2,7 C, enquanto o painel frontal com a diferena precultured de 5 C. No sistema de parede viva (painis precultured), a temperatura do ar de 10 cm da fachada aumenta 1,1 C acima da cmara de ar mais tarde.

No caso de sistema de painel precultured, em comparao com outros sistemas, h uma temperatura mais elevada. provvel que esta diferena de temperatura devido a uma reduo de 100% da radiao solar pela concepo na parede. A tendncia de temperaturas encontradas nas fachadas investigados no apresenta diferenas significativas entre fachadas com vegetao e sem vegetao fachada. Isto provavelmente porque as medidas foram realizadas no outono com luz solar direta e pouco mais baixas as temperaturas da superfcie externa de 18 C. Uma investigao por Bartfelder e Khler (1987) em Berlim, durante o vero, mostra uma tendncia similar para baixas temperaturas (16,7 C para fachadas sem vegetao e 16,3 C por trs da folhagem. Pelo contrrio, para as temperaturas mais elevadas, foi obtido 31,0 C durante fachada nua e 25,2 C durante fachada vegetada, que mostra que a vegetao tem uma influncia sobre a pele do edifcio, dependendo das condies meteorolgicas. Wong et al. (2009) mostra uma reduo mdia de 4,36 temperatura C sobre a superfcie da parede em um ensaio realizado em 21 de junho de 2008, em Singapura, comparando uma fachada vegetada atravs de um sistema de videiras indirectos e uma fachada sem vegetao. Alm disso, obtm uma temperatura mais baixa em torno de 2 C durante a noite e at a 9 C no perodo da tarde comparando alguns painis de parede de vida com uma parede precultured livre de vegetao.

Concluses
Considerando os dados apresentados nas vrias investigaes, conclumos: - A energia principal salvar sistemas de fachada usando refrigerao vegetao ocorre no aquecimento negligencivel. D melhor comportamento trmico em altas temperaturas que baixas. - O sistema de parede ao vivo atravs do uso de esteiras geotxteis ou painis precultured obter melhor isolamento trmico de fachadas outros vegetao. - Sistemas de fachadas com vegetao, seja direto, indireto ou vegetal cortina de responder da mesma forma. Tem-se observado que a investigao neste campo so escassos e praticamente no existem dados suficientes para permitir que nos quantificar a capacidade isolante destes sistemas. Por outro lado, licenas comerciais so dispersos e so pouco desenvolvidos. Em geral, pode dizer-se que a utilizao de vegetao como isolamento trmico em fachadas ineficaz. A capacidade de termorregulao baseado principalmente na interao com a radiao solar e efeito de resfriamento evaporativo de variao do vento sobre o edifcio. Talvez os sistemas vivos de parede (geotxteis ou esteiras painis precultured) utilizando espessura do substrato vegetal pode ser considerado parte no isolamento total da fachada. Eu acho que h possibilidades na utilizao destes sistemas como de economia de energia elementos passivos, apesar de suas limitaes. Para isso, essencial para avanar no seu estudo e aprofundar seus conhecimentos.Melhor especificar e limitar o uso de estaes de tratamento como limitaes funcionais oferecidas por cada espcie de planta em cada clima. Os efeitos ambientais da integrao planta em fachadas so certamente muito positivo. Talvez, a poupana de energia capacidades destes sistemas em tempo, resultando insignificante, mas o uso macio de vegetao na construo integrada sobre todo um territrio ou as condies meteorolgicas da cidade melhorar significativamente. Isso pode ser um grande incentivo para continuar a desenvolver e implementar estes sistemas em arquitetura.

Figura 8. Concurso de imagem. Entrada # 193: Encaminhamento de Dallas por Atelier de Dados e MOOV. [8]

Bibliografia e referncias
Perez Luque, Gabriel. (2010): Vegetades Faanes. Com Seu potenciais alunos para o sistema passiu d'Estalvi d'energia, Mediterrani clima continental. (Tese de Doutorado - University of Catalonia), Disponvel em: tdx.cat[Acessado em 25 dez 2011] Ottel, Marc (2011): A envolvente do edifcio verde _ greening Vertical. (Tese de Doutorado - Thechnische Universiteit Delft), Disponvel em: repository.tudelft.nl [Acessado em 26 de dezembro de 2011] www.greenscreen.com www.sciencedaily.com courses.elteasygreen.com enst.umd.edu www.archinode.com inhabitat.com

bustler.net edouardfrancois.com Fonte das imagens: [1] 20Flower% http://mimoa.eu/projects/France/Paris/Tower [2] http://www.flickr.com/photos/shoot-art/5956496726/ [3] http://www.architectkidd.com/index.php/2010/04/green-walls/ [4] http://picasaweb.google.com/lh/photo/7zGZ7BRF4URK75AGst7MPA [5] [6] http://www.easyviajar.com/espana/la-caixaforum-madrid-5536 [7] http://www.biotecture.uk.com/portfolio/TfL_Edgware_Road.html [8] http://www.jetsongreen.com/2009/06/revision-dallas-super-sustainable-city-block.html

You might also like