You are on page 1of 4

Beyond Anarchy: the importance of security institutions David A.

Lake (summer 2001)


A guerra fria teve sua durecao etc aumentada por conta das instituicoes de seguranca. As insituicoes de seguranca garantem o exerccio da hegemonia , a qual se tornou uma das principais caracteristicas. Presume-se geralmente que quando interesses nacionais compromissados por oportunismo esto em risco, os Estados evitam cooperao ou formao de instituies mais hierarquizadas, as quais exercem constries nos membros. Segundo o autor, as insittuies de segurana importam, justamente porque os interesses nacionais imporantes esto em risco. Alm disso, instituies anrquicas so menos efetivas quando os participantes tem incentivos para defeito, menos efetivas do que hierarquicas no comportamento dos membros. SECURITY HIERARCHIES Instituies (KEOHANE): Conjunto de normas (formais ou informais) persistentes e conectado, que precrevem modelos de comportamento, atividade restritiva, e molda expectativas. Nada mnessa definio limita as instituies a acordos voluntrios entre Estados soberanos. As insituies podem ser hierarquicas ou anarquicas, com coero ou voluntariamente negociadas, etc. O importante [e que atores relevantes compartilhamd e um entendimento comum das regras que moldam e restrigem as suas intereaes. Instituioes de seguranas hierarquicas: esferas de influencia, onde os Estados dominantes previnem os subordinados de entrar em relaes de segurana com terceiras partes. (ex.: EUA e Am. Lat. Na doutrina Monroe). Protetorados, onde os Estados subordinados cedem controle de suas polticas externa e de defesa para poderes dominantes (Gr-Bretanha e Afeganisto at IIGM) Imprios informais, o Estados dominante controla reas de poltica de Estados subordinados, mesmo as consideradas domsticas, mas os subordinados continuam interagindo com terceiras partes (EUA E Am. Central sob o Corolrio Roosevelt para doutrina Monroe) Imprios, Estados dominantes controlam formalemtne subordinaods que no retm personalidade internacional independente, e no tem o direito de firmar acordos itnernacionais em seu prprio nome.

A IMPORTNCIA DA HIERARQUIA Se ater ao fenomeno da anarquia impedie a tirar inferencias cuasais importantes.

Alm disso, a real questo no o valor absoluto das OIs, mas em que medida elas so relativamente importante a cortes, legislaes, e outras instituies hierarquicas que caracterizam a poltica domstica. IDENTIFICANDO EFEITOS INSTITUCIONAIS J que instituies so endogenas, demonstrar que elas importam alm dos interesses que as deram origem dificlimo. Aqui o autor usa a reao de terceiras partes criao da instituio quanto maior a mudana de atitude de no membros, maior o efeito da instituio (tanto membros quanto no membros agiro em seus prprios interesses). tambm feita uma anlise quanto ao que ocorreria caso uma diferente instituio fosse usada. Explicando escolha institucional Instituies so tanto um produto quanto uma causa : os atores criam as instituies para servirem aos seu interesses, e essas influenciam seus comportamento, tanto facilitando o alcance de certos objetivo, quanto retrigindo comportamento. Dessa forma, as instituies permitem a convergncia de expectativas. A escolha de um acordo de cooperao depende dos interesses estatais e das caracteristicas de relaces entre os Estados. Assim, a escolha de relao de segurana depende de 3 variveis: 1. Produo conjunta da economia determina os ganhos da cooperao de segurana. Quanto maior a produo, mais dispostos os Estados estaro a obter uma cooperao. 2. Custo esperado de oportunismo ou custo de quando um parceiro de se omitir do acordo. Este custo declna com a hierarquia, pois os subordinados estaro menos dispostos a agir contra a agir contra os dominantes. 3. Custo de governana os recursos deprendidos em criar e manter a relao, os quais aumentam com a hierarquia idia de dar algo em troca da liberdade. Instituies anrquicas: Economias conjuntas pequenas, cria-se Instituies anrquicas quando est nos interesses das partes de tolerar um acordo, e estes no impem muitos custos aos membros, quando a necessidade de alterar o comportamento baixa. Economias grandes, mas o custo de governana cresce rapidamnete com a hierarquia. Custos potenciais so atrativos, mas a hierarquia no possvel devido ao oportunismo.

Instituies hierarquicas: Mais provveis quando benefcios significativos com a cooperao (por ex. Economias de escala tecnologicas) e baixos custos em criar e manter uma relao que no cresce rapidamente com a hierarquia. Quando os beneficios e custos de oportunismo so grandes, o fator definitivo so os custos de governana.

INSTITUIES DE SEGURANA E A GUERRA FRIA

URSS Imprio informal com a Europa do Leste: cooperao desejada pos a) URSS tinha mto a ganhar com a Europa Oriental (se defender contra Ocidente e Alemanha recuperada; alm de projetar foras e influir em escala mundial). B) os custos de oportunismo pelos parceiros eram altos (np podia haver buracos por onde o ocidente poderia influir, dessa maneira um certo nivel de hierarquia era necessrio). C) os custos de governana eram baixos (os custos de formar um imprio j tinham sido absorvidos na guerra contra a Alemanha), os custos eram ainda diminuidos pela instaurao de regimes obedientes ao Kremlin, mas que careciam de apoio domstico. Os efeitos do imprio informal: pode ser aferidos pelas aes soviticas e reaes ocidentais nos anos ps-guerra. O golpe na Tchecoslovquia (25/02/1948) e a demanda sovitica para Finlndia assinar um tratado de amizade foram sinais decisivos para o Ocidente de que a URSS tinha ambies fora a regio herdada pelos sucessos IIGM. Reaes dos EUA: inicialmente houve o aumento com despesas em defesa. Ademais, houve a criao uma aliana de compensao, que j tinha sido sugerido pela Gr-Bretanha antes do golpe na Tchecoslovquia. O Tratado do Atlantico do Norte foi assinado em 04/1949 pelos EUA, Bretanha, Canada, Frana e Benelux em Washington. HOUVE UMA GRANDE RESPOSTA DO OCIDENTE FORMAO DO IMPRIO SOVITICO. Caso fosse escolhida uma instituio menos hierrquica, a URSS teria tido dificuldades em agir unilateralmente, desafiar o Ocidente e seria menos eficiente (haveria buracos). Os conflitos com o Ocidente seriam reduzidos, mas ainda teria havido o desenrolar da Guerra Fria.

A aliana ocidental Uma aliana relativamente anrquica foi criada pelos EUA pois a) havia grandes benefcios para os EUA em cooperar com aliados europeus (era melhor dividir o fardo do que atuar sozinho), e os parceiros eram mais confiveis, os EUA poderia criar uma certa diviso de trabalho, se especializando em foras navais e nuclear, enquanto a Europa contribuia com foras terrestres e poder aereo tatico (apesar de fee-ride). B) os riscos da Europa agir oportunisticamente eram menores para os EUA do que para URSS. Os membros acreditavam que a OTAN seria efetiva, delegavam responsabilidade para a organizao e ficavam dependentes. C) Os EUA tinha lutado a IIGM em coalizo, diferentemente da URSS. os custos de governana para impor uma hierarquia eram muito altos, e nao tinham sido absorvidos como um subproduto da derrota dos nazis. Efeitos da aliana do ocidente: a aliana tendo sido criada em um perodo de desconfinaa, parece ter despertado pouca ateno da URSS. Nos meses antes da formalizao do tratado a URSS estava aceitando o status quo, e nao desafiando o desenvolvimento do acordo. Obviamente a OTAN provocou um aprofundamento na Guerra Fria, pois agregou capacidades individuais em uma ameaa mais potente. Uma opo OTAN seraia uma oposio unilateral, o que requeriria mais esforos para produzir o mesmo nvel de segurana. Um nivel de seguridade menor poderia levar tanto a uma resposta menor por parte da URSS (segundo os revisionistas, devido a menores malentendidos) ou a uma resposta mais agressiva (de acordo com os neotradicionalistas). NO entenato evidencias apontam pra a primeira opo.

INSTITUIES DE SEGURANA E A GUERRA DO GOLFO PERSA 1/08/1990 Os EUA criamum protetorado de facto na Arbia Saudita, aps a invaso do Kuwait. Para mostrar o compromisso no-explorao e resguardar o reino de tendencias oportunistas, os EUA contruiram uma coalizo multilateral. Esta contava com Estados que contribuiam substancialmente, assim como com pases como a Sria como uma barreira contra os EUA ignorar o consenso. Alm dessa coalizo interna, havia a externa, do CS da ONU que tbm checariam as polticas dos EUA. Essa multilateralidade era necessria pra Arbia Saudita entrar voluntariamente essa relao de segurana que a deixava vulnervel, em uma instituio caracterizada por um protetorado multilateral cercado de normas, o que s foi possvel devido a decadas de cooperao na OTAN participao do Egito e estados do Golfo. Vantagem aos EUA da instituio: a) beneficios oriundos da cooperao, como acesso bases terrestres para destruir tropas iraquianas, fora as foras substanciais e assistncia financeira de outros pases. B) havia o risco de que caso os EUA agissem sozinhos, a Arbia Saudita negociasse com o Iraque (provavelmente em termos de petrleo), possibilidade que ia contra os interesses norte americanos. Isso mostra o alto oportunismo da Arbia Saudita, por isso houve esse tal nvel de hierarquia. C) Os custos de governana eram tolerveis, os custos indireos de restrio de suas prprias polticas eram maiores. Os efeitos do protetorado e coalizo: pode ser aavaliada pelas tentativas frustradas de Saddam de minar a coalizo: constatando que os pases rabes se alinharam ao EUA (exceto Jordo), Hussein lana uma ofensiva contra Israel, na esperana de que os rabes no se sentissem confortveis em lutar do mesmo lado de israelitas. Saddam tenta tbm minar a coalizo interna pela Frana e pela Rssia; contudo ambas tentativas fracassaram. Como alternativa ao protetorado: unilateralismo norteamericano dificuldades logisticas. Uma instituio menos hierarquica, com a Arbia Saudida como um igual menor influncia no policymaking, o que levaria a menor foras de coalizo, ou mais diversificadas menor solidez poltica e resultados da guerra menos certos.

CONCLUSO Instituies no sc XXI Atualmente, os EUA desfrutam uma posio de poder se precedente justamente po isso usa de inituies de seguraa para proteger os outrosdo oortunismo inerente hegemonia. A coalizo mutilateral foi repetida (Somalia, Haiti, Bosnia, Kosovo) para controlar o oportunismo dos parceiros e se vincular a trabalhar dentro do consenso internacional. Vale a pena ressaltar que h nos EUA a discusso entre unilateralistas e multilateralistas.

You might also like