You are on page 1of 45

unidade, no representam uma alta eficincia do trocador, e sim que a performance do mesmo se aproxima daquela de um trocador em contra-corrente, para

condies operacionais similares. Em geral o mtodo -NUT usado em indstrias automobilsticas, aeroespaciais, de arcondicionado, de refrigerao e em indstrias de projetos de trocadores compactos. O mtodo da DTML usado em indstrias de processo, potncia e petroqumicas, e tambm naquela que projetam trocadores compactos.

Referncias Bibliogrficas
1.Kaka, S., Heat exchangers fundamentals and design , texto do minicurso realizado durante o 2 0 Congresso de engenharia Mecnica Norte-Nordeste, Joo Pessoa, PB, junho 1992. 2. zi ik, M.N., Transferncia de calor um texto bsico . Editora Guanabara-Koogan, 1990. 3. Shah, R.K., A short course on single 1988. phase process heat exchangers . Rio de Janeiro, maro de

4. Holman, J.P., Transferncia de calor . Mcgraw Hill do Brasil, 1983. 5. Fraas, A.P. & zi ik, M.N., Heat exchanger design . Jonh Wiley, NY, 1965. 6. Incropera, F.P. & Witt, D.P.de, Fundamentos de transferncia de calor e de massa . 4a ed., Editora Guanabara-Koogan, 1998.

P=

Tte - Tts Tce - Tcs

onde t e c se referem ao tubo e carcaa, respectivamente. 2. Calcule R = razo de taxa de capacidade trmica por:
R= Tcs - Tce Tte - Tts

3. Determine F = fator de correo para a DTML, graficamente, para P, R e arranjo conhecidos. 4. Calcule a taxa de transferncia de calor e a DTML. 5. Calcule A a partir de

A=

Q U F (DTML)

3.4.2 Soluo do problema de potncia trmica a. Mtodo do -NUT 1. Calcule NUT e C* a partir das especificaes de entrada. 2. Determine (a partir do NUT e do C*) e o arranjo de escoamento atravs do grfico -NUT ou da frmula -NUT. 3. Calcule Q = Cmn (Tqe Tfe) e as temperaturas de sada por:

Tqs = Tqe - Q/Cq Tfs = Tfe + Q/Cf


b. Mtodo da DTML 1. Calcule R atravs de R = Ct/Cc ou de R = Cf/Cq. 2. Assuma a temperatura de sada para determinar P ou vice-versa. Calcule a DTML. 3. Obtenha F da curva F x P para o arranjo especificado. 4. Determine Q = U A F (DTML). 5. Avalie as temperaturas de sada para Q, Cf e Cq conhecidos e compare com aqueles do passo 2. 6. Repita os passos 2 a 5 at que a convergncia desejada seja atingida. Os resultados em ambos os mtodos devem ser idnticos. Contudo as iteraes envolvidas no clculo das temperaturas de sada no mtodo da DTML podem se tornar tediosas. Da a preferncia pelo mtodo do -NUT, devido aos grupos adimensionais envolvidos. Os valores de F prximo

Tabela 3.1. Relaes para a efetividade e o NUT para diversos tipos de trocadores.

Tabela 3.1. Relaes para a efetividade e o NUT para diversos tipos de trocadores.

3.4 Comparao entre os mtodos da DTML e o da eficcia Abaixo, esto relacionados os passos bsicos para a soluo de dois tipos de problemas de trocadores de calor: os problemas de potncia trmica e os de dimensionamento. 3.4.1 Soluo do problema de dimensionamento a) Mtodo -NUT 1. Calcule atravs das temperaturas especificadas da entrada e sada. 2. Determine o NUT para e C* = (C mn/C mx) e o arranjo de escoamento pelas curvas -NUT (similares Fig.3.8). Podem ser necessrias iteraes para calcular o NUT pela frmula -NUT, em alguns arranjos. 3. Calcule a rea necessria atravs de A = NUT Cmn/U. b) Mtodo da DTML 1. Calcule P = efetividade de temperatura atravs de:

Figura 3.8. Efetividade de diversos tipos de trocadores em funo do NUT.

(3.21) Agora, usando-se a Eq. (3.18), conclui-se que:

(3.22) Este mesmo resultado poderia ter sido obtido para um trocador com escoamento paralelo, onde o fluido frio seria o fluido mnimo. Apenas C q e Cf deveriam ser trocados entre si. Para outros tipos, aqui no especificados, possvel a utilizao das equaes da Tabela 3.1, para o clculo de eficincia . A expresso geral para um trocador em paralelo :

(3.23) onde NUT = nmero de unidades de transferncia de calor. (3.24) Este fator pode ser considerado como um fator do tamanho do trocador de calor. O cresce com o NUT. Tais aumentos podem ser conseguidos pelo aumento do tamanho do trocador, ou ento pelo aumento do U, que est diretamente ligado com a velocidade do fluido, atravs do h. Conseqentemente, o aumento do NUT se realiza com adio dos custos de fabricao ou com gastos de operao. possvel demonstrar que, para um trocador em contra-corrente a eficincia pode ser dada por:

(3.25)

Em processos de ebulio ou condensao, a temperatura de um dos fluidos permanece constante, e este fluido se comporta como se tivesse C infinito (DT0 que: C) e Cmin/Cmx 0. Nestes casos, pode-se demonstrar

(3.26)

(3.15) Se Cf < Cq C f = C mn, logo:

(3.16) Estas duas possibilidades existem tanto para trocador em paralelo, quanto para o trocador em contra-corrente. A fim de se obter uma outra expresso para a eficincia, considere um trocador com escoamento em paralelo e que o fluido quente seja o fluido mnimo, ou seja, aquele para o qual, o produto mc menor. Da equao 3.6:

(3.17)

(3.18) De um balano de energia sobre os dois fluidos: (3.19)

(3.20) De (3.18) possvel se escrever que:


Tqs - Tfs = Tqe - Tfe = Tqs - Tqe + Tqe - Tfs + Tfe - Tfe Tqe - Tfe

(Tqs - Tqe) + (Tqe - Tfe) - (Cq/Cf) (Tqe - Tqs) Tqe - Tfe Tqs - Tfs (1 + Cq ) Cf Tqe - Tfe

= 1+

Figura 3.7. Fator de correo para um trocador de correntes cruzadas de um nico passe, um fluido misturado e outro no.

3.3 Mtodo da eficcia No projeto de um trocador de calor tpico, as temperaturas de entrada de ambos os fluidos no so normalmente conhecidas. Esta situao pode surgir quando o coeficiente de transferncia de calor total, U, conhecido e o tamanho da unidade, pr-fixado. Nusselt e Tem Broeck desenvolveram um mtodo que dispensa processos iterativos. Introduz-se uma definio de eficincia do trocador de calor, , a qual pode ser usada para eliminar a temperatura desconhecida de descarga.
e= transferncia de calor real transferncia mxima possvel de calor (3.12)

onde a eficincia do trocador e o denominador a transferncia de calor que resultaria se o fluido sofresse uma variao de temperatura igual mxima diferena de temperatura disponvel no equipamento, isto , a temperatura do fluido quente na entrada menos a temperatura do fluido frio tambm na entrada. Denomina-se o fluido mnimo, aquele para o qual o produto C = mc menor. Portanto:

Qmx = (mc)mn (Tqe - Tfe) = Cmn (Tqe - Tfe)

(3.13)

onde Cmn = (mc) mn. O fluido com Cmn deve ser usado para determinar a transferncia de calor mxima possvel, porque se o outro fluido pudesse sofrer a variao mxima de temperatura disponvel, o balano de energia exigiria que o fluido com Cmn sofresse uma variao de temperatura ainda maior que a mxima disponvel, o que seria impossvel. Ento, de (3.12) e (3.13):

Qreal = e Cmn (Tqe - Tfe)

(3.14)

Esta equao bsica para se calcular o calor transferido quando as temperaturas de descarga so desconhecidas. O problema consiste ento, em determinar valores apropriadas para . Se Cq < Cf Cq = C mn, logo:

para

um

Figura 3.6. Fator de correo um trocador de correntes cruzada de nico passe, ambos os fluidos nomisturados.

Figura 3.4. Fator de correo para um trocador com um passe na carcaa e um nmero par de passes nos tubos.

Figura 3.5. Fator de correo para um trocador de dois passes na carcaa e duas vezes um nmero par de passes nos tubos.

(3.8) Define-se ento: (3.9) De onde se conclui que: (3.10) Observa-se que os ndices 1 e 2 podem ser trocados, sem que o valor numrico altere. Logo, a designao das extremidades arbitrria. Nota-se tambm, que para um trocador em paralelo, T 1 = Tqe Tfe; T2 = Tqs Tfs, E para um trocador em contra-corrente, T 1 = Tqe Tfs; T2 = Tqs Tfe. Com estas consideraes, sempre possvel se calcular a DTML pela Eq.(3.9), desde que se tome os T1 e os T 2 apropriados. A determinao desta diferena de temperaturas, em trocadores de calor mais complexos, se torna bastante difcil. Nestes arranjos de escoamento, costume se definir um fator de correo F, como a razo entre a verdadeira diferena da temperatura e a DTML. H cartas de correo publicadas com este objetivo. Estas, juntamente com a equao:
Q = U A F (DTML) (3.11)

fornecem um mtodo prtico para clculos de transferncia de calor. importante ressaltar que, nestes casos, calcula-se a DTML que ser usada na Eq. 3.11, supondo-se que o trocador seja contra-corrente. E usa-se o grfico referente ao trocador que est sendo calculado, para se determinar o F. Nas figuras 3.4, 3.5, 3.6 e 3.7 so mostrados os fatores de correo para os diversos tipos de trocadores. Nelas so usados os parmetros, R = razo de taxa de capacidade trmica; P = efetividade de temperatura.

(3.2) Numa faixa dx: (3.3) De onde:

(3.4)

(3.5) Substituindo (3.2) em (3.5): d(Tq - Tf) = -U (Tq - Tf) dA ( 1 1 ) + . . mq cq mf cf

d(Tq - Tf) = -U dA ( 1 ) + .1 . mq cq mf cf T q - Tf

Integrando-se a equao acima:

(3.6) Onde: T2 = (Tq Tf) no ponto final de integrao, e T1 = (Tq Tf) no ponto final. Fazendo um balano de energia em cada fluido: . Q mq cq = Tqe - Tqs

(3.7) Logo:

ln

T2 = - U dA [(Tqe - Tqs) + (Tfs - Tfe)] T1 Q

Em qualquer um desses trocadores, vantajoso empregar uma equao simplificada da forma: (3.1) Onde ( T)med diferena de temperatura apropriada entre os fluidos quente e frio, e U o coeficiente global de transferncia de calor. De incio admite-se que o U era conhecido. N a realidade, a parte mais difcil da anlise de qualquer trocador uma previso exata deste parmetro. Isto exige a determinao prvia do coeficiente h, para cada fluido. Uma complicao adicional freqentemente encontrada em trocadores que usam fluidos, cujas propriedades dependem fortemente da temperatura. Este fato produz variaes significativas do h, e conseqentemente do U atravs do dispositivo, exigindo uma anlise da variao das propriedades. Nestes casos, sugere-se a diviso do trocador em pequenas sees, sobre as quais as propriedades do fluido possam ser consideradas constantes e ,ento, usar um mtodo numrico para soluo. 3.2 Mtodo da diferena de temperatura mdia logartmica (DTML) Para se calcular a diferena de temperatura requerida no item anterior, considere as seguintes hipteses: a) O coeficiente global de transferncia de calor, U, constante atravs do trocador; b) A temperatura de cada fluido constante para uma dada seo reta e pode ser representada por uma temperatura volumtrica; c) No existe troca de calor, exceto entre os dois fluidos; d) Os calores especficos dos fluidos so constantes. Para a deduo da DTML considere o escoamento paralelo. Seja T q, a temperatura do fluido quente e Tf, a temperatura do fluido frio. Os ndices e e s indicaro entrada e sada, respectivamente. Em qualquer seo dA, tem-se:

No escoamento paralelo, a temperatura de descarga do fluido frio no pode superar a temperatura de descarga do fluido quente. Em contra-corrente, esta restrio no existe. A rea da superfcie necessria para realizar uma dada transferncia de calor, sob determinadas condies menor num projeto em contra-corrente, do que a requerida naquele que envolve escoamento em paralelo.

A diferena de temperatura entre os fluidos quente e frio depende da localizao ao longo do caminho do escoamento. Isto tambm vlido para evaporadores e condensadores com passagens nicas. Os perfis de temperatura para um condensador esto na Fig.3.3. A diferena principal entre este caso e os anteriores que a temperatura do fluido quente permanece constante. Tal situao surge quando o escoamento da gua de resfriamento usado para condensar vapor presso constante.

2.6 Classificao quanto aos mecanismos de transferncia de calor

3. Clculos de transferncia de calor 3.1 Diagrama T x X


Os casos de placa larga (ou de um tubo duplo) com escoamento em paralelo ou em contra-corrente so indicados nas figuras abaixo, que ilustram as vantagens de um trocador em contra-corrente.

projetados para operar a temperaturas de at 7900C. Para aplicaes onde s temperaturas necessitem ser superiores, usam-se matrizes de cermica. Para temperaturas inferiores, pode-se empregar plstico, papel ou madeira. Estes ltimos operam presso atmosfrica, enquanto que os de metal ou cermica suportam at 400 kPa. 2.4.4.2 Regeneradores de matriz fixa So referidos tambm como de escoamento peridico, de leito fixo ou estacionrio. Para operao contnua, este tipo de equipamento tem, no mnimo, duas matrizes idnticas, operando em paralelo, em contraste com o rotativo, no qual apenas uma matriz necessria. Podem ser classificados em duas categorias majoritrias: a) Regeneradores no-compactos, usados para altas temperaturas (925 a 15000C), com gases corrosivos, em indstrias do ao e em tanques de fuso de vidro; b) Regeneradores altamente compactos, usados para quaisquer temperaturas, como em processos criognicos de separao do ar, em refrigerao e em ciclos Stirling, entre outros. O regenerador, um elemento importante em um motor Stirling, tem somente uma matriz, e ento, no apresenta escoamento contnuo do fluido, como em outros trocadores.

2.5 Classificao quanto aos arranjos de escoamento

Figura 2.23. Regeneradores rotativos, tipo-disco.

Figura 2.24. Regeneradores rotativos, tipo-tambor.

O regenerador tipo-tambor oferece algumas vantagens importantes em aplicaes de ciclos a gs, em plantas mveis. O tambor pode ser colocado envolvendo o turbomecanismo, eliminado completamente a tubulao de conexo e proporcionando um fluxo uniforme dentro do equipamento, alm de isolar acusticamente o motor. Porm, o custo de fabricao maior do que o de um regenerador tipo-disco. Regeneradores rotativos so projetados para ter uma densidade de rea superficial de 6600 m2/m3 ou mais. Podem empregar materiais poucos espessos, resultando em uma maior economia, para dadas eficincias e queda de presso, do que qualquer trocador conhecido at hoje. Os de metal, so

Os tubos de calor fechados operam praticamente sem manuteno, so silenciosos e apresentam uma condutividade trmica elevada em uma direo, e muito baixa na outra. Por isso, so chamados de diodos trmicos . Eles podem ser usados para diminuir o congelamento de solos junto s fundaes de edificaes nas regies rticas, para proporcionar o autodegelo das bias de navegao, para refrigerao de componentes eletrnicos e para enclausuramento de gases radioativos. Recentemente, passou a ser aplicado tambm para acondicionamento de ambientes. Neste ltimo caso, o tamanho do tubo limitado pela espessura da parede do ambiente ( 30cm) e assim,a resistncia trmica das extremidades passa a ter importncia, podendo diminuir substancialmente a condutividade efetiva do dispositivo. 2.4.4 Regeneradores O regenerador um trocador de armazenamento. A fim de se ter uma operao contnua em um equipamento deste tipo, ou a matriz deve se mover periodicamente para dentro e para fora das correntes fixas dos gases, como em um regenerador rotativo; ou as correntes de gs, direcionadas atravs de vlvulas, so lanadas ou retiradas das matrizes fixas, como em um regenerador de matriz fixa. As principais vantagens dos regeneradores so: Podem usar uma superfcie mais compacta, se comparada com a de um recuperador; Podem ser construdos em metal, cermica, nylon, plstico ou papel, dependendo de sua aplicao; O custo da superfcie do regenerador por unidade de rea de transferncia de calor substancialmente mais baixo do que o do recuperador equivalente; A superfcie da matriz tem caractersticas de autolimpeza, j que os gases quente e frio fluem alternadamente pelo mesmo percurso. Os regeneradores so idealmente empregados em aplicaes gs-gs que exigem uma alta eficcia, geralmente superior a 85%. A maior desvantagem de um dispositivo desta natureza que h uma inevitvel mistura entre os dois gases, quando se passa de um escoamento para outro. Portanto, em casos onde a contaminao proibida, no possvel o uso de um regenerador.

2.4.4.1 Regeneradores rotativos Podem ser de dois tipos: a) Tipo-disco, no qual a matriz, que a superfcie de transferncia de calor, tem a forma de um disco e os fluidos escoam axialmente, como na Fig.2.23; b) Tipo-tambor, no qual a matriz um tambor oco e os fluidos escoam radialmente (Fig.2.24).

Os trocadores tubos-de-calor so similares a trocadores de tubo aletado exceto pelo fato de que o tubo um tubo de calor e que os gases quente e frio fluem continuamente em partes separadas do trocador (Fig.2.21).

Figura 2.21. Trocador de calor tubo-de-calor.

Um tubo de calor um tubo de metal, permanentemente fechado, em ambos os lados, evacuado, e que tem aproximadamente um quarto do seu volume preenchido por um fluido, chamado de fluido de trabalho. Dentro da parede do tubo pode haver uma superfcie porosa ou ranhurada. A primeira necessria quando se trabalha na ausncia da gravidade. A forma de operao (Fig.2.22) deste tipo de trocador descrita a seguir. O calor transferido do gs quente exterior para o tubo de calor por conveco. Este calor, chegando seo de evaporao, provoca a vaporizao do fluido de trabalho, existente dentro do tubo. Com a evaporao, ocorre o aumento de presso e o vapor flui para a seo de condensao, atravs da parte central do tubo. O gs refrigerante que escoa por fora desta regio, remove o calor latente de condensao do vapor dentro do tubo de calor. O vapor condensa e retorna para o evaporador por capilaridade e/ou gravidade. Em geral, existe uma pequena diferena de temperatura, de aproximadamente 50C, entre as duas sees.

Figura 2.22. Tubo de calor e sua operao.

Figura 2.19. Aletas longitudinais.

Figura 2.20. Aletas contnuas sobre um feixe de tubos.

Figura 2.18. Tubos aletados individualmente.

Figura 2.17. Geometrias das aletas em trocadores com aletas-placa.

Aletas planas so usadas quando a queda de presso crtica, e as aletas onduladas ou interrompidas no so capazes de compatibilizar necessidade de queda de presso com restrio de rea de escoamento.

Trocadores com aletas-placa so geralmente projetados para presses moderadas (< 700 kPa) e podem ser manufaturados em qualquer tamanho e formato. So largamente utilizados em usinas eltricas, em projetos de propulso (automveis e avies) e, em ciclos termodinmicos. Os trocadores com aletas-tubo podem ser classificados em convencionais e especializados. Nos primeiros a troca de calor entre os dois fluidos ocorre atravs da parede, por mecanismos de conduo. Em contraste, nos especializados, como nos trocadores com tubo de calor, os tubos, com ambas as extremidades fechadas, agem, como parede de separao e a troca trmica ocorre atravs desta parede , por conduo, evaporao e condensao do fluido de trabalho. Em trocadores com aletas-tubo, estas, em geral, so colocadas do lado de fora, mas tambm podem ser usadas dentro dos tubos em algumas aplicaes. Podem ser classificadas em: a. Aletas normais sobre tubos individuais (Fig.2.18); b. Aletas longitudinais sobre tubos individuais (Fig.2.19); c. Aletas externas contnuas sobre um feixe de tubos (Fig. 2.20);

Figura 2.16. Trocadores com aleta-placa.

Os tipos mais comuns so geometrias com aletas-placa e com aletas-tubo. O primeiro tipo tem aletas ou espaadores contidos entre as duas placas paralelas, como mostrado na Fig. 2.15.
Figura 2.15. Componentes bsicos do trocador com aleta-placa.

Outras configuraes esto indicadas no Fig. 2.16.

Tem baixo custo de fabricao se comparado com trocadores tubo-carcaa. Suas principais desvantagens so: Ter seu comprimento mximo limitado; Sua mxima presso de operao ser de 1000 kPa; Sua temperatura mxima ser da ordem de 5000C. Suas principais caractersticas so: No apresentam chicanas; Tem um nico passe e o arranjo de escoamento geralmente contra-corrente; Devido ao pequeno dimetro hidrulico conseguem-se altos coeficientes de transferncia de calor; Suporta altas presses; usado em indstrias qumicas e de papel; Os trocadores de placa dobrada podem servir como fonte ou sumidouro de calor dependendo se o fluido dentro da placa est sendo aquecido ou resfriado. So trocadores relativamente baratos e podem ser fabricados na forma desejada. So usados em criogenia e em indstrias qumicas, txteis, alimentcias e farmacuticas. 2.4.3 Trocadores com superfcies estendidas
Os trocadores tubulares e de placa tm eficincia em torno de 60% ou menos. Em muitas aplicaes uma maior eficincia desejvel. Para fluidos de baixa densidade, como gases, a restrio de queda de presso requer uma maior rea de escoamento. Ento a questo como se pode aumentar as reas superficiais e de escoamento conjuntamente, mantendo-se uma configurao geomtrica razovel. Aletas colocadas na superfcie primria podem aumentar a densidade de rea superficial. O coeficiente de transferncia de calor do lado das superfcies aletadas pode ser maior ou menor do aquele das superfcies no-aletadas. Por exemplo, aletas interrompidas aumentam a rea e o h enquanto que a existncia de aletas internas em um tubo pode resultar numa ligeira diminuio do valor do h.

Enquanto placas ou tubos separam as correntes dos dois fluidos, as aletas formam passagens para um nico fluido. Elas podem ser fixadas por soldagem, ajuste mecnico, extruso, colagem, etc. So usadas em ambos os lados numa aplicao gs-gs. E em aplicaes gs-lquido, apenas do lado do lquido. Aletas tambm podem ser utilizadas para proporcionar conteno de presso e rigidez do sistema.

A temperatura de cada fluido forma um plano curvo no grfico temperatura versus espao (Fig.2.14). Isto de se esperar, uma vez que ambos os fluidos mudam de temperatura em suas respectivas direes de movimento.

Figura 2.14. Temperatura X Espao.

Por exemplo, considere o caminho do fluido quente mais prximo da sada do fluido frio. Este fluido quente troca calor com o frio, ao longo de toda a sua trajetria, a uma temperatura mdia mais alta T f, do que para qualquer outro caminho do fluido quente. Logo, este caminho possui a menor troca de calor no trocador e a temperatura Tq mais elevada na sada. Nos trocadores de placa espiralada, os dois fluidos podem escoar ambos em contra-corrente espira; um em espiral e o outro normalmente espiral e, finalmente, um em espiral e o outro em uma combinao de escoamento em espiral com escoamento perpendicular a espiral. Trata-se de trocadores no-compactos e o conjunto envolvido por uma casca cilndrica. Suas vantagens so: Podem trabalhar com lquidos viscosos e incrustadores por causa da passagem nica; Tem baixa taxa de incrustao se comparado com trocadores tubo-carcaa; Tm baixo custo de manuteno;

Figura 2.11. (a) Trocador lamella ; (b) Sua seo reta; (c) Conjunto de lamellas .

Figura 2.12. Trocadores de placa dobrada.

Os trocadores tipo placa apresentam algumas vantagens: Podem ser facilmente desmontados para limpeza e inspeo, sendo por isso muito empregado nas indstrias alimentcias; A superfcie de transferncia de calor pode ser trocada ou rearranjada para diferentes aplicaes ou mudanas de carga; A alta turbulncia devida s placas reduz a incrustao de 10 a 25% em relao quela que ocorre em trocadores tubo-carcaa. Todos esses motivos levam a uma reduo do custo e do volume total. So largamente utilizados em indstrias farmacuticas, alimentcias e de borracha sinttica. So tambm usados como aquecedores, resfriadores e condensadores, em indstrias qumicas e em refinarias de petrleo. Os trocadores de placas largas so fceis de construir, so usados em aplicaes de baixa presso, e o arranjo de escoamento pode ser paralelo, contra-corrente e escoamento cruzado.

Suas configuraes sero mostradas nas figuras 2.8, 2.9, 2.10 e 2.11.

Figura 2.9. Trocador tipo placa.

Figura 2.10. Trocador de placa espiralada com ambos os fluidos em contra-correntes espirais

Figura 2.8. Dimetro equivalente.

Para transmisso de calor o permetro molhado dado pela circunferncia externa do tubo interno. Nos clculos de perda de presso, o atrito no resulta somente da resistncia oferecida pelo tubo externo, mas tambm afetada pela superfcie externa do tubo interno. O permetro molhado total (D2 + D1), e para perda de presso em tubos anulares:
2 2

4 p (D2 - D1 ) De' = 4. rea de escoamento = permetro molhado 4 p (D2 + D1) De' = D2 - D1

Isto conduz a um resultado anmalo: os nmeros de Reynolds, para as mesmas condies , G e so diferentes para queda de presso e transferncia de calor, uma vez que De pode assumir valores distintos de De quando calculados para os dois casos. Na realidade estes dois valores devem ser considerados apenas aproximadamente, uma vez que uma ntida distino entre o escoamento laminar e turbulento para Re = 2100, no completamente vlida para partes anulares. 2.4.2 Trocadores tipo placa So usualmente construdos com placas finas, que podem ser lisas ou apresentar alguma forma de corrugao. Em geral este tipo de trocador no permite altos diferenciais de presso ou temperatura, como aqueles que, podem ocorrer no trocador tubular. Podem ser classificados como: a) Placas; b) Placas espiraladas; c) Lamellas ; d) Placas dobradas;

Para unidades muito grandes ou aplicaes com temperaturas muito elevadas, h problemas de dilatao trmica. Uma soluo usar um tipo com cabeote flutuante. Outros podem usar tubos removveis. Um trocador de duplo tubo comum encontra-se representado abaixo e suas partes principais so dois conjuntos de tubos concntricos, dois trs conectores, um cabeote de retorno e uma curva de retorno. Denomina-se grampo.

Figura 2.7. Grampo.

extremamente til porque pode ser disposto em qualquer conjunto com conexes de tubos atravs de partes padronizadas e fornece uma superfcie barata para transferncia de calor. Na destilao em processos industriais, usa-se um nmero muito grande de trocadores, implicando em grande espao ocupado e para cada trocador introduzido a mais, correspondem 14 novos pontos de ligao, implicando em um alto gasto e uma manuteno mais difcil. Quando um fluido escoa, por exemplo, na parte anular de um tubo concntrico, conveniente representar os coeficientes de transferncia de calor e os fatores de atrito pelos mesmos tipos de curvas e equaes usadas para tubos e canos. Para isto vantajoso se usar um dimetro equivalente De, que iguala quatro vezes o raio hidrulico, sendo este, por sua vez, o raio do tubo equivalente seo reta anular. O raio hidrulico a razo entre a rea de escoamento e o permetro molhado.
De = 4 rh = 4. rea de escoamento permetro molhado

(D2 - D1 ) De = 4 p = 4pD1

D2 - D1 D1

Figura 2.5. (a) Quatro chicanas varetas sustentadas por barras deslizantes (tubos no-mostrados); (b) Tubo sustentado por quatro barras; (c) Arranjo quadrado de tubos com varetas; (d) Arranjo triangular de tubos com varetas;

O trocador de calor do tipo duplo tubo consiste usualmente de dois tubos concntricos. Combina escoamento anular e se encontra mostrado na Fig. 2.6.

o tipo mais simples de trocador tendo encontrado larga aceitao, por causa da facilidade de manuteno e do seu baixo custo. Quando ambos os fluidos escoam no mesmo sentido diz-se que o escoamento paralelo; se os fluidos se movem em sentidos opostos, tem-se um trocador em contracorrente. Os trocadores de duplo tubo so adequados quando a troca trmica requerida moderada.

Chicanas simplesmente segmentadas

Chicanas duplamente segmentadas

Chicanas triplamente segmentadas

Ausncia de tubos na janela W

Figura 2.4. Tipos de chicanas planas

Fig.2.4.1 Tipos de chicanas planas sobre um feixe de tubos

Chicanas podem ser classificadas em transversais e longitudinais. Este ltimo tipo controla a direo do escoamento. O tipo transversal pode ser classificado em plano e barra (ou vareta). A chicana plana usada para sustentar os tubos e direcionar o fluido a aproximadamente 900 em relao aos tubos, visando o aumento do coeficiente de transferncia de calor. Mais alguns tipos de chicanas so mostrados na Fig. 2.5.

O trocador de tubo carcaa mostrado na figura 2.1. Os componentes principais so tubo (ou feixe de tubos), carcaa, cabeotes e chicanas. um dos tipos mais robustos e projetado para virtualmente quaisquer condies de capacidade e operao, tais como altas presses, altas temperaturas, fluidos altamente corrosivos e lquidos muito viscosos. So trocadores versteis, feitos com uma grande variedade de materiais metlicos e no-metlicos indo de pequenos tamanhos queles gigantes. So largamente utilizados no resfriamento de petrleo, em indstrias qumicas e tambm como geradores de vapor, condensadores, aquecedores de gua de alimentao e resfriadores de leo em usinas geradoras de potncia. Nas figuras abaixo, so mostradas mais algumas configuraes de tubos usados neste tipo de trocadores, assim como chicanas planas.

Curva senoidal

Forma J

stick de hquei invertido

stick de hquei

Figura 2.2. Algumas configuraes de tubos, usados em trocadores tubo-carcaa. (Aplicaes nucleares).

Tubo em serpentina

Tubo helicoidal
Figura 2.3. Configuraes de tubos.

Tubo baioneta

2.4.1 Trocadores tubulares So bastante flexveis no projeto, pois a geometria do ncleo permite mudanas no dimetro, comprimento e arranjo dos tubos. So usados principalmente nas aplicaes lquido-lquido nas duas fases (condensao ou evaporao). Podem tambm ser usado em aplicaes gs-gs, quando as temperaturas de operao e/ou presso muito altas ou quanto incrustao um problema severo. Fluidos com impurezas devem ser colocados passando nos tubos. Isto facilita a limpeza, pois no necessria a remoo do feixe de tubos, o que ocorreria caso este fluido fosse usado no lado da casca, j que para limpar o lado da carcaa necessrio se desmontar todo o trocador. Fluidos corrosivos tambm devem ser postos no lado dos tubos, para que no sejam danificados os dois materiais: o dos tubos e o da carcaa. So principalmente classificados em: a. Tubo-carcaa; b. Duplo-tubo; c. Tubo espiralado;

Figura 2.1 Trocadores tubo-carcaa

Com o uso de superfcies compactadas, a geometria resultante para um trocador tem uma grande rea frontal e um pequeno de percurso de escoamento; O projeto do cabeote tem uma grande importncia para que o escoamento seja uniforme; 2.4 Classificao quanto aos aspectos de construo

Quatro grupos majoritrios podem ser apresentados: trocadores tubulares, tipo placa, de superfcie estendida e regeneradores. Apesar de os mtodos de clculo da transferncia de calor (do -NUT e da DTML) serem idnticos para trocadores tubulares, do tipo placa e de superfcie estendida, a influncia dos fatores abaixo deve ser considerada no projeto. Estes fatores so: correes devidas a fugas ou correntes de bypass no trocador tubo-carcaa; os efeitos devido presena de poucas placas no trocador tipo placa; e a ineficincia de temperatura da aleta, no caso de um trocador de superfcie estendida. Alm disso, o mtodo do -NUT deve ser modificado para levar em conta a capacidade trmica da matriz de um regenerador.

2.3 Classificao de acordo com o grau de compacidade superficial

Um trocador compacto tem uma rea de transferncia de calor de alta densidade superficial, maior que o valor arbitrado em 700 m2/m3. Trocadores de placa e de tubo-carcaa so no-compactados. Radiadores de automveis tm densidade de rea da ordem de 1100 m2/m3. O pulmo humano um dos mais compactados trocadores de massa e calor e tem densidade de rea superficial igual a aproximadamente 17500 m2/m3. A diminuio da massa e do volume de um trocador particularmente importante em projetos de propulso e de sistemas de transporte. tambm fundamental em criogenia, refrigerao e sistemas de ar condicionado. O coeficiente de transferncia para gases geralmente uma ou duas ordens de grandeza menor que aquele da gua, leo e outros lquidos. Para minimizar o tamanho e o peso de um trocador gslquido, a condutncia trmica (produto hA) de ambos os lados do equipamento deve ser a mesma. Isto implica na necessidade de uma maior rea de troca de calor no lado do gs, isto , uma superfcie compacta deve ser usada deste lado. Vrias tcnicas so empregadas para se fabricar tais superfcies. Usa-se aletas entre placas planas, tubos circulares aletados ou passagens cilndricas densamente compactadas, das mais variadas sees retas. As caractersticas tpicas de trocadores compactos so: Muitas superfcies disponveis com diferentes graus de magnitude de densidade de rea superficial; Flexibilidade em distribuir rea superficial dos lados quente e frio, como requerido nas consideraes de projeto; Custo elevado; Economia de peso e volume; Apresentam tambm importantes tpicos de operao e projeto, tais como: No mnimo um dos fluidos um gs; Os fluidos devem ser limpos e relativamente no-corrosivos; a restrio de projeto de queda de presso muitas vezes to importante quanto a taxa de transferncia de calor; Presses e temperaturas de operao, em geral, so limitadas se comparadas com aquelas habituais em trocadores de tubo-carcaa;

flutuaro, aumentando o volume do leito. Esta sua caracterstica referida como uma condio de fluidizao. Reaes qumicas e combusto futura podem complicar o projeto deste tipo de trocador. 2.1.2 Trocadores de contato direto Neste caso, os dois fluidos entram em contato direto, trocam calor e s ento so separados. Transferncia de massa envolvida. A transferncia de calor latente em trocadores deste tipo representa uma poro significativa da energia total. Altas taxas de transferncia de calor so observadas. Este tipo de equipamento relativamente barato e problemas de incrustao praticamente no existem. Podem ser classificados como: a) Trocadores com fluidos no-miscveis tanto podem trocar apenas calor sensvel como tambm pode ocorrer condensao-vaporizao. Condensao de vapores orgnicos e vapores de leo com gua ou ar so exemplos tpicos. b) Trocadores lquido-gs neste tipo, um dos fluidos um gs (muitas vezes ar) e o outro, um lquido a baixa presso. Eles so imediatamente separados aps a troca de energia. Nas aplicaes de umidificao de gs (ar) ou resfriamento de lquido (gua), o fluido evapora parcialmente e o vapor levado junto com o gs. Nestes casos, mais de 90% da transferncia de energia se d devido transferncia de massa. Exemplo: torre de resfriamento de gua, com escoamento natural ou forado de ar. c) Trocadores vapor-lquido o vapor parcial ou totalmente condensado usando-se gua lquida como refrigerante. Exemplos: aquecedores abertos de gua de alimentao, em usinas geradoras de potncia. 2.2 Classificao quanto ao nmero de fluidos

Os mais comuns envolvem dois fluidos. Aqueles que usam trs fluidos so largamente usados em criogenia e em alguns processos qumicos, tais como sistemas de separao de ar e unidades de separao ar-hlio. Trocadores com at doze correntes de fluidos j foram usados em aplicaes especficas, mas a teoria de projeto se torna muito complexa e no ser aqui abordada.

2. Classificao Geral De maneira mais detalhada, os trocadores de calor podem ser classificados de acordo com: Os processos de transferncia; O nmero de fluidos; O grau de compacidade superficial; Os aspectos de construo; Os arranjos de construo; Os mecanismos de transferncia de calor;

a) b) c) d) e) f)

2.1 Classificao quanto aos processos de transferncia

2.1.1 Trocadores de calor de contato indireto Neste tipo de trocador as correntes do fluido permanecem separadas e o calor transferido continuamente atravs de uma parede impermevel, de maneira transitria. Podem ser classificados em: a) Trocador de calor de transferncia direta h um escoamento contnuo de calor atravs da parede que separa os dois fluidos. Neste dispositivo no h partes mveis e ele freqentemente denominado de recuperador. Exemplos: tubular placa plana e com superfcies estendidas. b) Trocadores de armazenamento aqui ambos os fluidos usam a mesma passagem e o calor flui intermitentemente. A superfcie de transferncia de calor geralmente a estrutura celular e chamada de matriz. O calor no transferido continuamente atravs de uma parede, mas alternadamente armazenado e rejeitado pela parede matriz. tambm chamado de recuperador. c) Trocadores de leito fluidizado neste dispositivo, um dos lados do trocador de dois fluidos imerso em um leito de material slido finamente fragmentado, que pode ser um leito de areia ou de partculas de carvo. Se a velocidade do fluido ao passar no leito pequena, as partculas slidas permanecem no seu lugar. Caso contrrio, as mesmas sero carregadas pelo fluido. Elas

slidas nas paredes do canal de escoamento, e de um valor mximo, para minimizar problemas de corroso e eroso. Vibrao induzida pelo escoamento tornou-se um problema importante em trocadores tubocarcaa por causa das velocidades muito altas do fluido no lado da carcaa. Este distrbio pode ocorrer na forma de vibrao acstica ou vibrao dos tubos, induzindo fraturas nos mesmos. Entre as consideraes a serem tomadas no projeto de um trocador e j citadas anteriormente, duas etapas so importantes: a) O projeto trmico, para assegurar que a unidade vai transferir a quantidade necessria de calor, dentro das especificaes requeridas; b) O projeto mecnico, para garantir que o trocador suporta a presso e as cargas consideradas; O objetivo de um projeto trmico determinar a rea requerida para a troca trmica a um determinado fluxo de calor transferido entre os dois fluidos, com determinadas vazes e temperaturas. Devem levar em conta, critrios mecnicos e econmicos. Na seleo ou no projeto de um trocador de calor, deve-se levar em considerao as opes disponveis, as necessidades e as restries da aplicao. Os principais fatores a serem analisados so: a) b) c) d) A quantidade de calor a ser transferido; As temperaturas e presses envolvidas; O peso do equipamento; As quedas de presso;

O objetivo da avaliao de um trocador o de determinar o fluxo de transferncia de calor e a distribuio de temperatura que podem ser produzidas para um sistema existente ou que esteja sendo proposto, sob dadas condies de operao de fluidos, vazes mssicas e temperaturas de entrada definidos. A avaliao do desempenho fornece uma base para: fixar mudana nas condies de operao de um equipamento existente, de modo a resultar numa melhoria de operao; determinar quando uma unidade existente deve ser limpa, inspecionada, modificada ou trocada; selecionar um novo equipamento que execute uma nova tarefa; Sobre o tema, novas pesquisas tm-se detido principalmente em: Incrustao; Superfcies estendidas; Meios porosos; Vibrao; Efeitos de gases no-condensveis; Novos refrigerantes, a fim de se permitir o abandono dos clorofluorcarbonos (CFC); Instabilidades em escoamentos bifsicos, que podem causar fadiga trmica, levando fadiga mecnica e a possveis rompimentos dos tubos; As formulaes do projeto trmico so aplicveis universalmente e no so fiscalizadas pelos governos. Aquelas referentes ao projeto mecnico so regidas por cdigos e normas estabelecidos ou adaptados pelo governo.

usinas trmicas e nucleares, onde o calor transferido por contato direto entre os fluidos quente e frio, no-miscveis. H ainda alguns trocadores, tais como reatores nucleares e aquecedores eltricos, que incluem uma fonte interna de calor e um fluido de refrigerao para remover a energia trmica liberada dentro do sistema. Tais trocadores no sero analisados neste texto. Outro tipo de trocador de calor, que cada vez se torna mais importante devido miniaturizao dos equipamentos e s aplicaes aeroespaciais, o trocador de calor compacto, que tambm usado em aplicaes onde o coeficiente de transferncia de calor, h, em um dos lados, muito menor que no outro. Esta situao normalmente encontrada nas aplicaes de gs para lquido e de gs para vapor condensado. Se aumentarmos a rea efetiva do lado do trocador que apresenta o menor h, usando extenses de superfcies tais como aletas, possvel reduzir o peso e o tamanho total. Este tipo de equipamento apresenta uma grande variedade de superfcies disponveis, flexibilidade de projeto e custos substanciais. Por isto, so preferencialmente usados em aplicaes onde o fator espao o preponderante. O projeto de um trocador de calor um problema muito complexo, j que se encontram envolvidas muitas variveis. A imposio de valores a estas variveis vai depender da aplicao do trocador e da experincia do projetista. costume se afirmar, que nesta rea, apresentando-se o mesmo problema a vinte pesquisadores diferentes, deles voltem vinte solues diferentes. O referido projeto deve incluir: a) b) c) d) e) Anlise trmica; Anlise estrutural; Consideraes de fabricao; Anlise de custos; Consideraes de dimenses e de queda de presso;

Tcnicas para aumentar o coeficiente de transferncia de calor incluem, alm de aletas, aumento na velocidade do gs e turbulncia induzida artificialmente. Qualquer uma delas produz tambm a queda de presso, ocorrendo conseqentemente, um aumento do custo de operao, pois aumento o trabalho de bombeamento. Nas aplicaes espaciais e na aviao, o tamanho do dispositivo , normalmente o fator mais importante. Por outro lado, os projetos de usinas estacionrias grandes so otimizados puramente em termos financeiros. Tal estudo inclui custos iniciais, custos de operao, vida antecipada, manuteno e taxas de juros. Um dos mais srios problemas enfrentados no funcionamento de trocadores o da incrustao, que definida como a deposio de uma camada isolante de material sobre a superfcie de transferncia de calor. Na expresso do coeficiente global de transferncia de calor, U, deve ser colocada a resistncia externa produzida pela incrustao, e tambm a interna, devido ao mesmo motivo. Os valores da resistncia trmica das camadas formadas sobre os componentes so normalmente chamadas de fatores de incrustao. Elas dependem do grau de pureza do fluido, do comprimento da parte que entra em operao e tambm, porm menos, das temperaturas de operao e velocidades de escoamento. A performance termoidrulica reduzida atravs da diminuio de transmisso de calor e do aumento da queda de presso. Em alguns casos, a incrustao pode ser acompanhada pela corroso (destruio de um metal ou de uma liga atravs de reao eletroqumica), ou de eroso (gasto de uma superfcie slida pelo impacto de uma corrente lquida). A velocidade de um fluido num tubo, imposta com o auxlio de uma bomba, limitada entre um valor mnimo para no haver deposio de partculas

Figura 1.1 Classificao dos trocadores de calor de acordo com o arranjo de escoamento.

Os aquecedores so usados principalmente para aquecer fluidos e vapor d gua usualmente empregado para este propsito, embora nas refinarias de petrleo o leo aquecido que circula, serve para o mesmo objetivo. Os resfriadores so usados para resfriar o fluido de trabalho, sendo a gua o principal meio refrigerante. Os condensadores so refrigeradores que servem para remover calor latente em vez de calor sensvel. O objetivo dos refervedores suprir as necessidades de calor em um processo de destilao. E os evaporadores so usados para concentrar uma soluo, pela vaporizao da gua. Se alm da gua, ocorrer a vaporizao de qualquer outro fluido, a unidade se chama vaporizador. Regeneradores so trocadores de calor nos quais um fluido quente e outro frio passam alternadamente atravs de uma mesma superfcie, que recebe inicialmente calor do fluido quente e que depois, cede calor ao fluido frio. Normalmente consistem de um fluxo atravs de uma passagem contendo pelotas de elevada capacidade trmica. Como exemplo, podem-se citar as torres de resfriamento e de destilao. Nestes trocadores, o processo de transferncia de calor transiente, isto , as temperaturas da parede aquecedora e dos fluidos variam com o tempo. Nos trocadores de calor de contato direto, o calor transferido misturando-se parcial ou completamente os fluidos. Os fluidos quente e frio, que entram separadamente, deixam o trocador como uma nica corrente misturada. Aplicaes incluem o condensador a jato de vapor d gua e de outros vapores, usando um spray de gua. Estes tipos de trocadores incluem torres de refrigerao de

1. Introduo
Um trocador de calor um equipamento no qual se efetua transferncia de energia trmica interna entre dois ou mais fluidos a diferentes temperaturas. Na sua forma mais simples, dois fluidos, um quente e o outro frio, trocam calor basicamente atravs dos mecanismos de conduo e conveco e so separados por uma parede slida, chamada parede de separao ou superfcie de transferncia de calor. Existem trocadores de calor de tantos tamanhos, tipos e aplicaes que se torna necessria uma classificao, mesmo arbitrria ou ampla, e assim o fazem diversos autores como Kaka (1), zi ik (2) e Shah (3). Uma classificao mais geral ser apresentada no prximo captulo. O trocador de calor mais simples aquele no qual os dois fluidos se misturam e o deixam numa temperatura intermediria, determinada pela conservao da energia. Este equipamento mais um misturador que um trocador. Porm na maior parte das aplicaes, os fluidos no se misturam e o calor se transfere entre eles, atravs de uma parede de separao, que pode ter diversas geometrias e que tambm chamada de superfcie direta ou primria. Para aumentar a rea de troca de calor, aletas podem ser conectadas superfcie direta e so chamadas de superfcies indiretas ou secundrias ou estendidas. Estas aletas formam passagens para fluidos individuais, mas no os separam. Kaka (1) faz uma classificao inicial, mais ampla, dos trocadores, dividindo-os em: recuperadores; regeneradores; de contato direto; Recuperadores so trocadores de calor de transferncia direta, nos quais a troca de calor entre os dois fluidos a diferentes temperaturas feita atravs de uma fina parede slida. Entre os recuperadores encontram-se os aquecedores de ar, os economizadores, os evaporadores, os condensadores e os refervedores. Seus projetos variam desde os mais simples do tipo placa, no qual os dois fluidos esto separados por uma placa larga, ou projetos com tubo no interior do tubo, at sistemas muito complicados, envolvendo passagens mltiplas, grades ou chicanas. Podem ainda ser classificado de acordo com a direo do escoamento dos fluidos, e de acordo com o nmero de passes dentro do trocador. Alm disso, se um trocador, no ocorre mudana de fase dos fluidos, refere-se ao equipamento como um trocador de calor sensvel. Caso contrrio, trata-se de um trocador de calor latente. Os padres de escoamento so: a) Escoamento paralelo, onde os dois fluidos escoam na mesma direo e no mesmo sentido (Fig. 1.1 a); b) Escoamento contra corrente, onde os dois fluidos escoam na mesma direo, porm em sentido contrrio (Fig. 1.1 b); c) Escoamento cruzado, com ambos os fluidos no misturados (Fig. 1.1 c); d) Escoamento cruzado, com um dos fluidos no-misturados (Fig. 1.1 d);

PREFCIO
O interesse dos alunos do Departamento de Engenharia Qumica da UFPE, que cursaram a disciplina de Transmisso de Calor nos ltimos anos, sobre o assunto que trata de Trocadores de Calor, nos levaram a escrever estas notas de aula. Os livros de Transmisso de Calor dedicam pouco espao ao referido tpico e a exigidade da carga horria destinada disciplina no permite a adoo de textos especficos mais completos. A idia de um pequeno texto auxiliar foi reforada aps a nossa participao em dois minicursos sobre Trocadores de Calor, ministrados pelos Profs. Drs. Ramesh Shah, Chefe da Diviso de Radiadores da General Motors, em Nova York, e Sadik Kaka, Professor do Departamento de Engenharia Mecnica da Universidade de Miami, e que aconteceram, respectivamente, no Rio de Janeiro, em maro de 1988, e em Joo Pessoa, em junho de 1992. As participaes foram patrocinadas pelo Departamento de Engenharia Mecnica e pela Reitoria da UFPE. Existe a inteno de se escrever um outro volume, abordando tpicos mais especficos tais como vibrao, incrustao seleo e projeto e trocadores envolvendo mudana de fase. Agradeo a Andra Galindo Carneiro Rosal, pela atualizao das figuras deste texto, e a Carla Simone Cardoso Guimares pelo resgate do texto original.

Rita de Cssia Fernandes de Lima.

SUMRIO

1. INTRODUO

2. CLASSIFICAO GERAL

2.1 Processos de transferncia 2.2 Nmero de fluidos 2.3 Grau de compacidade superficial 2.4 Aspectos de construo 2.5 Arranjos de escoamento 2.6 Mecanismos de transferncia de calor

3. CLCULOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR

3.1 Diagramas T x X 3.2 Mtodo da diferena de temperatura mdia logartmica (DTML) 3.3 Mtodo da eficcia 3.4 Comparao entre o mtodo da DTML e o da eficcia

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Classificao e Noes Bsicas

RITA DE CSSIA FERNANDES DE LIMA Departamento de Engenharia Mecnica UFPE

You might also like