You are on page 1of 2

FACULDADE LUTERANA DE TEOLOGIA FLT Curso: Bacharelado em teologia Turma: Teo05 Professor: Rolf Krueger. Estudante: Jhonny Neuhaus.

. Tema: Ficha de Leitura da Apostila: O ciclo vital da famlia pg. 61-76 Recm Nascido a vida biolgica da criana comea no ventre materno, ondes as caractersticas dos pais so unidas. Graas a gentica (que estuda os caracteres como a cor da pele, dos olhos, etc.) podemos antecipar algumas caractersticas da criana. Quando a criana nasce ele tem o primeiro baque social, ela sai de um lugar seguro e quente para um mundo inseguro e de certa forma frio. As crises de um ser vo aumentando ou evoluindo conforme a criana se desenvolve, as crises correspondem transio no ciclo evolutivo. Os estudiosos da infncia concordam em trs sub-etapas: a primeira infncia, a segunda infncia e a idade escolar. A primeira infncia perodo em que se depende integralmente dos cuidados dos pais. Este perodo de dependncia bem grande, por isso a infncia tem tanta importncia para a sobrevivncia. A segunda infncia perodo da linguagem e dos movimentos independentes. A idade escolar vai do inicio da socializao at o inicio da puberdade. Caractersticas do Recm Nascido a criana nessa fase passa a lutar pela vida, pela sua existncia. Ela um ser instvel e inseguro, o primeiro ms de vida muito turbulento, um ms de muito cuidado. Neste perodo sua conduta est relacionada com as complexas funes de alimentao, sono e excreo, ou seja, se a criana come bem, dorme bem e est de fraldas limpas ela ser uma criana de certa forma mais tranquila. O recm-nascido tem movimentos espontneos que so substitudos com o tempo por movimentos ordenados. Desde o nascimento a criana j tem alguns movimentos como a suco (mamar) e deglutio (engolir). Os sentidos so bem diversos viso, sentir frio e calor, sentir dor, etc. O nenm quase no se manifesta afetivamente ele capta seus sentidos atravs do mamar. Idade Pr-Escolar as transformaes ocorridas durante a primeira infncia so maiores do que qualquer outra etapa, a aprendizagem deve esperar o processo de desenvolvimento. A criana vai adquirindo domnio sobre todos os sentidos e msculos do corpo aos poucos, conforme cada etapa. A criana aprende a falar pelo ouvir, importante contar histrias ao beb. A fala tambm vai se desenvolvendo com o passar da idade, a criana comea falando pouqussimas palavras at chegar a fase de perguntas. Segunda Infncia o desenvolvimento se da muito pela aquisio de hbitos. Aos trs anos a criana apresenta um EU DEFINIDO. A criana e tem uma noo do grupo familiar e do ns. Aos quatro anos a criana muito ativa ela comea a se virar mais sozinha, suas emoes esto mais a flor da pele. Os cinco anos so muito importantes

para o EU, se torna mais ativo, ajuda, fala bastante, faz rudos com a boca. Os Seis anos aqui nesta idade a criana inicia a leitura e escrita, pois a idade escolar formal. Seus desenhos so coloridos dentro das linhas definidas, consegue andar de bicicleta. muito voltado para si e quer tudo em funo dela mesma. Ela se mostra impaciente, se mostra valente, este ano de vida traz mudanas fundamentais. Aos sete anos a criana se acalma, ela passa a se concentrar mais, ela se torna um bom ouvinte e gosta que leiam para ela. Os sete anos uma idade mais agradvel, se torna mais madura, se ela mostrar certa timidez ou melancolia bem normal e natural. A criana passa a raciocinar e tem posies crticas, faz perguntas concretas a respeito de Deus. Aos Oito anos menos fechada e contrada que aos 7, gosta de dramas, ela se sente mais madura tanto na parte fsica quanto na parte intelectual. Os meninos tem menos pacincia e so e vivem correndo, comeam a se interessar pelo mundo dos adultos. muito falante, faz distino e separao dos sexos, pode-se dizer que as meninas de certa forma so as inimigas. Comeam a duvidar da infalibilidade dos pais. A criana de nove anos est na fase intermediria entre ser criana e ser adolescente. A automotivao uma caracterstica primordial, est sempre ocupada ela aplica o que est em sua mente, quer ser o melhor aluno, se interessa por colees, futebol no caso do menino, tambm um grande conversador. Entre os dez e os doze anos devemos lembrar que as idades de certa forma esto interligadas. Os dez anos esta interligado com os nove e os onze anos, as mudanas dos nove para os dez passam despercebidas. um ano de consolidao do fora aprendido at ento. Gosta do lar e de ficar em casa, a criana da uma trgua a me e a obedece mais do que antes, se entendem melhor com os irmos mais novos. Os onze anos o inicio da adolescncia. Comeam as mudanas bruscas biolgicas, principalmente nas meninas. Sua personalidade muda de forma clara, ele inquieto e investigador. Em funo das muitas mudanas a criana ou o adolescente pode ser facilmente entendido como grosseira e difcil. Ela prefere contradizer e responder, aos onze anos se encontra uma etapa de transio. O desenvolvimento espiritual na infncia preferimos falar do desenvolvimento espiritual da criana ao invs de desenvolvimento religioso, o religioso tende a ser identificados com rituais, crenas e modos de atuar. Uma criana pode crescer sem religio, mas no pode crescer sem assimilar crenas bsicas acerca de si mesmo, dos demais e do universo. A criana no pode crescer em um ambiente espiritual neutro. Devemos fazer o melhor que temos a nosso alcance, porm, em ltima instancia, dependemos da obra sobrenatural de Deus.

You might also like