You are on page 1of 49

APOSTILAS JOVENS EBD

HISTRIA E DOUTRINA DOS BATISTAS

Pr. Ricardo Luiz de Freitas Ministro de Jovens INTRODUO Neste trimestre estaremos estudando sobre as doutrinas de nossa denominao, mas porque? Bem importante que como um jovem cristo batista voc saiba o porque voc batista e o que e no que os batistas crem. Por isso importante estarmos refletindo sobre nossas doutrinas e a importncia delas para a nossa vida,bem como saber aplic-las ao nosso dia-a-dia. Voc tambm ter a oportunidade de ler a Declarao Doutrinria da CBB e os Princpios Batistas que esto anexos a apostila. Tambm estaremos lendo sobre a vida de alguns homens que contriburam de forma direta ou indireta para o surgimento de nossa denominao, pois devemos ter em mente que como batistas somos descendentes da Reforma Protestante ocorrida no sculo XVI e por isso importante tambm saber um pouco sobre a vida desses homens que deram nova luz ao estudo da bblia e a prtica crist. Espero que voc goste da leitura e possa perceber que a palavra de Deus pode ser rica para dar vida aos nossos coraes e mentes e que a nossa denominao herdeira de um grande tradio que foi resultado de lutas e profundos estudos da Palavra de Deus. Pr. Ricardo Luiz de Freitas

LIO 1 A ORIGEM DOS BATISTAS. Existem algumas verses do surgimento dos batistas, uma inclusive difundida pelo livro Rastro de Sangue que defende a idia de que os batistas vem desde Joo Batista, mas no existe fontes histricas para confirmar isso. Mas podemos dizer que a denominao Batista teve sua origem na Inglaterra e Holanda no comeo do sculo XVII. Batistas apareceram atravs de intenso e radical movimentos dissidentes de reforma tais como Puritanismo, Separatistas e, possivelmente, Anabatistas. Influenciados pela Teologia de reforma de Ulrich Zwinglio e Joo Calvino, a Bblia inglesa e um profundo desejo por reforma espiritual, alguns desses Separatistas adotaram o batismo somente para os que criam. Mais tarde eles adotaram o batismo por total imerso e foram apelidados de Batistas por causa dessa prtica.1 A importncia de refletirmos sobre a origem de nossa denominao e nossas doutrinas que somente conhecendo o passado podemos entender o presente e fazer um futuro melhor e tambm estaremos evitando cometer erros que outros antes de ns realizaram. Os Batistas no Brasil Em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista, voltada para a evangelizao do Brasil, j existiam duas outras igrejas batistas, organizadas por imigrantes norteamericanos, residentes na regio de Santa Brbara do DOeste e Americana, SP. Os casais de missionrios batistas norte-americanos, recm chegados ao Brasil, Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros; e Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados pelo ex-padre Antnio Texeira de Albuquerque, batizado em Santa Brbara DOeste; decidiram iniciar a sua misso na cidade de Salvador, Bahia, com 250.000 habitantes. Ali chegaram no dia 31 de agosto de 1882 e no dia 15 de outubro, organizaram a PIB do Brasil com 5 membros; os dois casais de missionrias e o ex-padre Antnio Teixeira (1). Nos primeiros vinte e cinco (25) anos de trabalho, Bagby e Taylor auxiliados por outros missionrios e, por um nmero crescente de brasileiros, evangelistas e pastores, j tinham organizado 83 igrejas, com aproximadamente 4.200 membros (2).
1

McBeth, Leon H. 1987. The Baptist Heritage. Nashiville: Broadman Press, p. 21

ORGANIZAO DA CONVENO Segundo Jos dos Reis Pereira, Salomo Guinsburg foi a primeira pessoa a pensar na organizao de uma Conveno nacional dos batistas brasileiros (3). Mas, somente em 1907, a idia foi concretizada. B. Deter, Zacharias Taylor e Salomo Guinsburg concordaram em dar prosseguimento ao plano. Eles conseguiram a adeso de outros missionrios e de lderes brasileiros, inclusive Francisco Fulgncio Soren, que tinha, inicialmente, algumas reservas. A comisso organizadora optou pela data de 22 de junho de 1907 para organizar a Conveno, na cidade de Salvador, quando transcorreriam os primeiros 25 anos do incio do trabalho batista brasileiro, tambm comeado na referida cidade. No dia aprazado, na PIB de Salvador, em sesso solene, foi realizada a primeira Assemblia da Conveno Batista Brasileira, composta de 43 mensageiros enviados por Igrejas e organizaes. A casa estava cheia. O clima era de festa, celebrando o que Deus fizera a partir daquele incio to pequeno! Criada a Conveno, foi eleita sua primeira diretoria: Presidente Francisco Fulgncio Soren; 1 Vice-presidente Joaquim Fernandes Lessa; 2 Vice-presidente Joo Borges da Rocha; 1 Secretrio Teodoro Rodrigues Teixeira; 2 Secretrio Manuel I. Sampaio; Tesoureiro Zacharias Taylor. A motivao bsica da criao da Conveno foi misses e falava-se na evangelizao de Portugal, do Chile e da frica. Foram criadas alm das duas Juntas Missionrias, Misses Nacionais e Misses Estrangeiras (hoje Misses Mundiais) outras juntas: para a Casa Publicadora Batista, para Escola Bblica Dominical, para Unio de Mocidade Batista, para Educao e Seminrio, e para a Administrao do Seminrio. Ao todo 7 Juntas. As reas de Misses, Educao Religiosa e Publicaes, Educao Teolgica e Educao, foram as que receberam maior ateno dos convencionais. OS BATISTAS E MISSES Misses locais, nacionais e mundiais empolgaram o corao do povo batista brasileiro e a obra se expandiu por todo o territrio ptrio e se espalhou pelo mundo, como se pode ver hoje. OS BATISTAS E A EDUCAO A educao uma marca visvel do povo batista. Sua paixo pelo estudo da Bblia desenvolveu o interesse pela educao religiosa, cultivada nas igrejas atravs das organizaes de treinamento e da EBD. Os templos se tornaram verdadeiros complexos educacionais. Com a Educao Religiosa veio a Educao Teolgica. Inicialmente atravs de aulas dadas pelos missionrios em suas casas, depois surgiram os Seminrios: Seminrio

Teolgico Batista do Norte do Brasil, organizado em Recife, PR, por Salomo Guinsburg, em 1 de abril de 1902, e o Seminrio Teolgico Batista do Sul, fundado pelo missionrio John Watson Shepard, na cidade do Rio de Janeiro, 1908. A estes dois Seminrios, formam agregados dezenas de outros espalhados por todo o pas, com milhares de alunos. A Educao chamada de geral, ou secular, teve a mesma origem, o desejo de abrir oportunidades para o estudo da juventude e, de criar uma escola com capacidade para exercer influncia sobre a sociedade brasileira. O Colgio Taylor Egdio fundado em Salvador pela senhora Laura Taylor e pelo Capito Egdio Pereira de Almeida foi o primeiro a vingar. Em 1922 ele foi transferido para a cidade de Jaguaquara, onde existe at hoje. (4) Depois dele, e por causa dele, vieram o Colgio Batista Brasileiro de So Paulo; Colgio Americano Batista do Recife; Instituto Batista Industrial em Corrente, Piau; Colgio Americano, em Vitria; Colgio Batista Shepard no Rio de Janeiro; Colgio Batista Alagoano em Alagoas; Colgio Batista Fluminense em Campos, RJ; Colgio Batista Mineiro, em Belo Horizonte. Alm destes Colgios dezenas de outros foram organizados com a ajuda dos missionrios ou por iniciativa de igrejas, Convenes estaduais e de particulares batistas. A contribuio dos batistas na rea educacional realmente notvel, considerando tanto a qualidade quanto a quantidade. CONCLUSO Podemos perceber um pouco de nossa histria, espero que neste trimestre voc possa compreender que ser Batista no apenas fazer parte de uma igreja legal, mas de uma igreja que tem a sua histria pautada no conhecimento das Escrituras e na divulgao do evangelho. Que voc jovem possa realizar hoje a continuidade do ministrio dos primeiros batistas para que no futuro outros possam conhecer a Deus atravs de nossa denominao tambm. LEITURA E MEDITAES DA SEMANA segunda-feira Sl 119.89 tera-feira Is 40.8 quarta-feira Lc 24.44,45 quinta-feira 5r 10.35 sexta-feira Rm 3.2 sbado I Pe 1.25 domingo Hb 4.12

LIO 2 DOUTRINAS BATISTAS ESCRITURAS SAGRADAS Voc j ouviu algum dizer que acredita em Deus, mas no acredita na Bblia? Eu acho esse argumento interessante, pois o documento no qual temos relato sobre Deus na Bblia. Na verdade a pessoa que usa esse argumento no conhece nem Deus e nem a Bblia. E uma outra questo para pensarmos o que significa a Bblia para voc? Alguns dizem que ela a Palavra de Deus, outros que ela contm a Palavra de Deus, mas como jovem batista, voc deve compreender que a Bblia est muito alm desses conceitos, pois contendo ou sendo a Palavra de Deus ela o nosso manual para uma vida de acordo com a vontade de Deus.
A nossa declarao Doutrinria nos diz o seguinte sobre a Bblia: A Bblia a Palavra de Deus em linguagem humana. o registro da revelao que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Esprito Santo. Tem por finalidade revelar os propsitos de Deus, levar os pecadores salvao, edificar os crentes e promover a glria de Deus. Seu contedo a verdade, sem mescla de erro e por isso um perfeito tesouro de instruo divina . Revela o destino final do mundo e os critrios pelos quais Deus julgar todos os homens . A Bblia autoridade nica em matria de religio, fiel padro pelo qual devem seu aferidas a doutrina e a conduta dos homens . Ela deve ser interpretada sempre luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo .

Voc percebeu a grande importncia que a Bblia tem para as nossas vidas e para a denominao Batista, mas como voc falaria para algum sobre a Bblia? Leia o texto de I Pedro 1. 20 e 21 e diga o que a Palavra de Deus para voc?

Um trecho interessante de nossa declarao sobre as Escrituras o seguinte: Tem por finalidade revelar os propsitos de Deus, levar os pecadores salvao, edificar os crentes e promover a glria de Deus. Qual a relevncia disso para a sua vida? As Escrituras merecem nossa total ateno, pois atravs delas que podemos saber a vontade de Deus para as nossas vidas. No apenas por sermos jovens batistas, mas por sermos crentes em Cristo, devemos sempre ter a Palavra de Deus ao nosso lado.

LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira Sl 119.11 Tera-feira Mt 24.35 Quarta-feira Leia o seu versculo predileto Quinta-feira Compartilhe co algum o seu versculo predileto Sexta-feira Lucas 4. 16 a 19 Sbado Leia um versculo de um livro da Bblia que voc no costuma ler com freqncia Domingo Joo 1. 1 a 10 John Wycliffe um dos pr-reformadores saiba um pouco sobre a sua vida.
John Wycliffe (Hipswell, Yorkshire, ca. 1330 Luttersworth, Leicestershire, 1384), telogo ingls pertencente ao clero secular, desejava uma renovao estrutural da Igreja e uma volta ao esprito do cristianismo primitivo, preparando, embora de longe, o cisma luterano. Aluno da universidade de Oxford, participou das discusses filosficas ento em curso entre os adeptos do realismo, de um lado, e do nominalismo, de outro. Amigo de Joo de Gaunt, filho de Eduardo III, apoiou-o na luta para obter a emancipao da Inglaterra da tutela do papado. Em 1378, talvez por desconfiana dos polticos que no seguiam a sua doutrina ou por coerncia com o espiritualismo radical que pregava, rompeu os vnculos com a corte. Enviou para pregar os frades pobres, posteriormente denominados lolardos, considerando que os idiotae e os simplices eram os mais idneos para difundir a mensagem do reino de Deus, preparou-lhes homilias e patrocinou uma traduo da Bblia para o ingls. Em 17 de maio de 1382, um snodo, convocado pelo bispo de Canturia, reprovava vinte e quatro de suas proposies, considerando-as herticas. Aps a condenao de seu pensamento decretada pelo Conclio de Constana (1414-18), seu cadver foi exumado e suas cinzas foram lanadas ao rio. Suas obras mais significativas, todas ligadas sua atividade de reformador, so constitudas pelo trptico De 7ristia divino (1375, O senhorio de Deus), De civili 7ristia (1376, O poder civil), De officio 7rist (1378, A funo do rei). Wycliffe sentiu a necessidade de dotar as prprias idias de uma base teolgica e, em 1378, publicou De veritate Scripturae Sacrae (A verdade da Sagrada Escritura) e De Ecclesia (A Igreja); em 1379, De potestate papae (O poder do papa), De ordine 7ristiano (A ordem crist) e De Eucharistia (A Eucaristia), com o qual se indisps com as Ordens mendicantes, por questionar o dogma da transubstanciao, que constitua o argumento central da pregao destes e um dos aspectos caractersticos da vida das irmandades e das ordens terceiras. Wycliffe defendeu a supremacia jurisdicional do poder rgio sobre o sacerdotal. No reconhece Igreja o direito de posse por consider-la universitas praedestinatorum (comunidade dos predestinados), pura interioridade, sem nenhuma funo jurdico-institucional. Uma vez cancelado o papel mediador da Igreja, Wycliffe nega em conseqncia a necessidade do sacramento da confisso; considera a Eucaristia um mero smbolo, a partir do momento em que a substncia do po e do vinho no pode transubstanciar-se; desautoriza as Ordens religiosas mendicantes que, entre outras coisas, no souberam conservar o esprito de pobreza; nega a validade das censuras eclesisticas e das indulgncias; tende interpretao pessoal da Bblia; reprope a doutrina donatista da ineficcia dos sacramentos administrados pelo sacerdote pecador.

LIO 3 DEUS O QUE VOC SABE SOBRE ELE? Quem Deus para voc? Eu creio que esta pergunta respondida por qualquer pessoa, uns vo dizer que uma energia positiva, outros que o criador dos seus e da terra, outro que um mito, ou um conjunto de boas coisas, existe tambm aqueles que dizem que ns somos deuses e assim por diante, mas e para voc? Como voc responderia a esta pergunta, escreva abaixo: _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ Como jovem cristo esse um tipo de pergunta que voc deve estar sempre preparado para responder. E para te auxiliar nessa resposta existe a Declarao Doutrinria da CBB, onde ela mostra a forma como os Batistas crem em Deus, leia a seguir:
O nico Deus vivo e verdadeiro esprito pessoal, eterno, infinito e imutvel; onipotente, onisciente, e onipresente; perfeito em santidade; justia, verdade e amor . Ele criador, sustentador, redentor, juiz e senhor da histria e do universo, que governa pelo Seu poder, dispondo de todas as coisas, de acordo com o seu eterno propsito e graa. Deus infinito em santidade e em todas as demais perfeies. Por isso, a Ele devemos todo o amor, culto e obedincia. Em sua triunidade, o eterno Deus se revela como Pai, Filho e Esprito Santo, pessoas distintas mas sem diviso em sua essncia .

Eu gostaria de propor que voc relesse o texto acima e me dissesse o que mais chama a sua ateno nas caractersticas de Deus apresentadas acima: _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _

Apesar de todas essas caractersticas, lembre-se que nenhuma delas capaz de definir a Deus, pois se o definimos estamos limitando-opor nossas palavras e isso de foram alguma possvel.

Como aplicar isso a sua vida? extremante necessrio termos conhecimento de Deus, pois s assim poderemos saber como Ele age em nossas vidas. Por exemplo: Deus sendo, onipotente podemos estar seguros de que por maiores que sejam os problemas eles nunca sero maiores ou mais poderosos do que o nosso Deus. Deus sendo onisciente poderemos estar tranqilos em relao ao nosso futuro, pois Deus sabe o que melhor para as nossas vidas. E por isso eu posso deitar tranqilo ( Salmos 4.8) Deus sendo esprito pessoal, podemos ter a certeza de que Ele se importa com cada um de ns, apesar de nossos pecados e falhas. Apesar de Deus estar l em cima das estrelas ele olha e est bem atento a tudo o que acontece contigo, mesmo aquelas coisas que esto bem escondidinhas no fundo do seu corao. Diante destes trs exemplos possvel perceber como e importante saber sobre Deus, como Ele e como Ele age. Procure sempre ter mais conhecimento de Deus e aplicar esse conhecimento ao seu dia-a-dia. Leia o texto de Salmos 19. 1. a 9 e reflita sobre a ao de Deus sobre a natureza e a sua vida. Compartilhe a seguir o que este texto lhe falou sobre Deus: ___________________ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ Um outro aspecto sobre Deus que Ele um Deus que manifesta graa, a graa que se manifestou a voc atravs de Jesus Cristo, Jesus que a manifestao no apenas da graa de Deus, mas tambm de seu amor. Ento voc pode levantar de manh e ter alegria apesar das tribulaes, voc ode dormir a noite apesar dos desafios do dia que passou, pois sabe que tem um Deus que te valoriza no pelo o que voc faz, mas porque Ele te ama e te quer bem. Leia o texto de Efsios 2. 1 a 9 e reflita sobre a ao de graa e amor que Deus realizou e realiza por voc e depois compartilhe no espao a seguir o que voc pde aprender de Deus:___________________________________________________________________

10

______________________________________________________________________ __ COCLUSO Voc pde perceber que para os batistas Deus est muito alm de nossa compreenso, mas mesmo assim Ele vem para o nosso lado, nos dando conforto, amor e vida. Ento como um jovem batista voc deve sempre lembrar que Deus est ao seu redor e agindo para o seu bem. Por isso a sua vida deve ser um culto agradvel ao Senhor, pois com certeza Ele tem cuidado de voc. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira Comece a semana orando e agradecendo a Deus por Ele se fazer presente em sua vida Tera-feira I Pedro 1. 17 a 19 Quarta-feira Filipenses 3.1 Quinta-feira Mt 28.19 Sexta-feira Filipenses 3.7 Sbado Deut. 6. 4 e 5 Domingo Jeremias 10.1

O QUE SIGNIFICA ESTAR CRUCIFICADO


Segundo um relato do falecido Dr. A. W. Tozer, um recm-convertido aproximou-se de um Cristo mais antigo e lhe fez a seguinte pergunta: "O que significa estar crucificado?" "Estar crucificado implica em trs coisas. Primeiro, o Crucificado tem os olhos sempre voltados para uma s direo o; segundo, ele no pode voltar atrs; terceiro, ele no tem mais planos prprios." Pensemos nesses trs fatos.2

2
,

Revista F para Hoje, p. 20 5/9/02

11

LIO 4 DEUS FILHO JESUS, O CRISTO. Nossa Declarao Doutrinria apresenta que Jesus o Deus Filho da seguinte forma:
Jesus Cristo, um em essncia com o Pai, o eterno Filho de Deus . NEle, por Ele e para Ele, foram criadas todas as coisas . Na plenitude dos tempos Ele se fez carne, na pessoa real e histrica de Jesus Cristo, gerado pelo Esprito Santo e nascido de Virgem Maria, sendo em sua pessoa verdadeiro Deus e verdadeiro homem . Jesus a imagem expressa do seu Pai, a revelao suprema de Deus ao homem. Ele honrou e cumpriu plenamente a lei divina e obedeceu a toda a vontade de Deus . Identificou-se perfeitamente com os homens, sofrendo o castigo e expiando as culpas de nossos pecados, conquanto Ele mesmo no tivesse pecado . Para salvar-nos do pecado morreu na cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos e, depois de aparecer muitas vezes a seus discpulos, ascendeu aos cus, onde, destra do Pai, exerce o seu eterno Supremo Sacerdcio . Jesus Cristo o nico Mediador entre Deus e os homens e o nico suficiente Salvador e Senhor . Pelo seu Esprito Ele est presente e habita no corao de cada crente e na Igreja . Ele voltar visivelmente a este mundo em grande poder e glria, para julgar os homens e consumar sua obra redentora .

Jesus, manifestao do amor de Deus que coisa maravilhosa saber disso, no jovem? Saber que Deus te ama tanto que um dia entregou o seu proprio Filho, por voc. Mas existem algumas coisas interessantes que devemos saber sobre Jesus a primeira que o seu nome original no Jesus Cristo e sim Jesus, Cristo um ttulo que foi acrescentado ao seu nome. Preste ateno nos textos abaixo e pense sobre o que ser escrito. O termo Cristo corresponde ao hebraico msah , e denota uma pessoa que foi cerimonialmente ungida para um cargo3. No Antigo Testamento vrias pessoas foram ungidas e separadas para cumprir alguma funo divinamente ordenada.4 Ainda no Antigo Testamento, dois detentores de cargos se descrevem como msah, como tendo sido ungido: o sumo sacerdote, como responsvel pelas prticas religiosas oficiais e o rei, porm somente o rei era considerado como tendo
3 4

DICONRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA, p.488 LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento, p. 128

12

uma misso messinica, na sentido da expectativa de Israel, que era de um messias poltico e terreno. Contudo o fator essencial para o sustento do governo do rei era o elemento da responsabilidade nos assuntos de Deus na base do poder transferido, pois essencialmente a uno autorgava pessoa ungida uma posio de poder e o direto de exerc-lo. No caso dos sacerdotes a uno era em primeiro lugar uma purificao ritual, tendo por objetivo a capacitao dos sacerdotes para realizarem um culto vlido.5

Em concordncia com o acima exposto, Ladd acrescenta: .... a uno indicava uma designao divina para o ofcio teocrtico em questo e, consequentemente, indicava que em virtude da uno, as pessoas ungidas pertenciam a um crculo especial de servos de Deus e que suas pessoas eram sagradas e inviolveis (I Crnicas 16:22).[...] Algumas vezes Deus refere-se a certas pessoas como seu ungido porque no propsito de Deus elas foram colocadas a parte para dar cumprimento ao propsito divino, ainda que no tivessem sido realmente ungidas com o leo da consagrao.6 Berkhof, tambm diz que a uno era um sinal visvel de designao para um ofcio e o estabelecimento de uma relao sagrada e o resultante carter sacrossanto da pessoa ungida.7 Mas, porque os cristos primitivos designaram Jesus como o Messias ou Cristo? Obviamente, o nome Jesus Cristo significa, para a cristandade, muito mais do que a posio messinica de um certo Jesus de Nazar. Os aspectos da salvao planejados por Deus para o mundo esto ligados, conforme todo o Novo Testamento, a Jesus como sendo o Cristo. Em Jesus, o Cristo, esta a salvao para todos aqueles que confiam nEle e apropriam para si mesmos os frutos da Sua morte e ressurreio.8 O nome Cristo foi em primeiro lugar usado como um substantivo comum aplicado ao Senhor, mas gradativamente se desenvolveu e se tornou um nome prprio, sendo ento usado sem o artigo.9 Ento, Jesus tornou-se conhecido no apenas como Jesus, o Cristo ou Messias, mas como Jesus Cristo ou Cristo Jesus. Ocasionalmente Paulo fala de Jesus, mas, na maioria das vezes Paulo usa o nome composto e fala com mais freqncia de Cristo do que de Jesus.10

5 6 7 8 9

Ibid., p.490 LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento, p. 128

BERKOHF, Louis. Teologia Sistemtica, p. 312


Ibid., p.488

BERKOHF, Louis. Teologia Sistemtica, p. 313


LADD, George Eldon. Op. Cit., p. 127

10

13

Interessante no jovem, saber como o nome Cristo importante para perceber a obra e a misso de Jesus entre ns. Que voc no se esquea nunca que Jesus o nosso sacerdote, pois Ele o nico que pode nos levar a Deus (Joo 14.1) e nico a quem devemos submeter as nossas vidas, pois Ele o nosso Senhor. Jesus o nosso exemplo maior aquele a quem devemos imitar e crer naquilo que est registrado sobre Ele na Bblia, a nossa Declarao Doutrinria fala sobre a volta de Jesus e isso tambm nunca deve sair de sua mente e de seu corao, pois Ele voltar ra resgatar aqueles que so seus e junto com Jesus poderemos ir junto para as moradas celestes, onde no h dor, pranto, tristeza ou morte. Leia o texto abaixo e medite sobre isso: Vi ento um cu novo e uma nova terra, porque o primeiro cu e a primeira terra desapareceram e o mar j no existe. E a cidade santa, a nova Jerusalm, eu a vi descendo do cu , de junto de Deus , preparada como uma esposa que se enfeitou para seu esposo ;E ouvi uma voz forte, vinda do trono, que dizia: Eis a morada de Deus com os homens. Ele habitar com eles. Eles sero seu povo e ele ser o Deus que est com eles. ;Ele enxugar toda lgrima de seus olhos. J no haver morte. No haver mais luto, nem clamor, nem sofrimento, pois o mundo antigo desapareceu. ;E Aquele que est sentado no trono disse ento: Eis que eu fao novas todas as coisas!Depois disse: Escreve: estas palavras so certas e verdicas. ;Disseme ainda: Est feito. Eu sou o Alfa e o mega, o comeo e o fim. A quem tem sede, darei gratuitamente da fonte da gua da vida. Apoc. 21. 1 a 6 Compartilhe abaixo o que Deus lhe falou sobre este texto: _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ CONCLUSO Podemos concluir ento que Jesus o nosso exemplo maior e a sua vinda a qui na terra motivo de nossa gratido a Deus, pois atravs dEle temos no apenas a vida eterna como tambm um exemplo para imitar em todas as situaes de nossa vida. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira Filip. 2. 5 a 11 Tera-feira Joo 1.1

14

Quarta-feira Mateus 1.1 Quinta-feira I Pedro 1.3 Sexta-feira fale de Jesus para algum hoje Sbado separe este dia para orar Domingo compartilhe na EBD oi que Deus te falou durante a semana.

LIO 5 DEUS ESPRITO O ESPIRITO SANTO A nossa declarao doutrinria afirma o seguinte sobre a terceira pessoa da trindade, o Esprito Santo: O Esprito Santo, um em essncia com o Pai e com o Filho, pessoa divina . o
Esprito da Verdade . Atuou na criao do mundo e inspirou os homens a escreverem as Sagradas Escrituras . Ele ilumina os homens e os capacita a compreenderem a verdade divina . No Dia de Pentecostes, em cumprimento final da profecia e das promessas quanto descida do Esprito Santo, Ele se manifestou de maneira singular e irrepetvel, quando os primeiros discpulos foram batizados no Esprito, passando a fazer parte do Corpo de Cristo que Igreja. Suas outras manifestaes, constantes no livro Atos, confirmam a evidncia de universalidade do dom do Esprito Santo a todos os que crem . O batismo no Esprito Santo sempre ocorre quando os pecadores se convertem a Jesus Cristo, que os integra, regenerados pelo Esprito, igreja. Ele d testemunho de Jesus Cristo e o glorifica. Convence o mundo do pecado, da justia e do juzo, opera a regenerao do pecador perdido, sela o crente para o dia da redeno final, habita no crente, guia-o em toda a verdade, capacita-o para obedecer vontade de Deus. Distribui dons aos filhos de Deus para a edificao do Corpo de Cristo e para o ministrio da Igreja no mundo. Sua plenitude e seu fruto na vida do crente constituem condies para a vida crist vitoriosa e testemunhante.

Pelo descrito acima podemos perceber como a ao do Esprito Santo ampla e necessria para a vida de todo o cristo, o texto acima tambm demonstra a concepo que nossa denominao possui do Esprito Santo e de sua importncia para os membros das igrejas batistas. preciso que voc tenha conscincia que o Esprito Santo to importante quanto Jesus e Deus, pois Ele tambm um dos integrantes da trindade. Mas o Novo Testamento ao falar sobre Ele, no fala apenas de pneuma palavra grega que significa respirao, esprito, sopro, mas o retrato tambm como parkletos, palavra grega que significa Ajudador, Intercessor, Advogado. Ento temos dois termos que se referem ao Esprito Santo, portanto vamos analisar alguns textos que refletem a ao e o significado do Esprito Santo: Sobre o termo pneuma temos: Joo 4.24a - aparece como uma descrio de Deus

15

Mateus 3.16, Efsios 3.16 e I Pedro 1.11 significa esprito de Deus ou de Cristo. Sobre o termo parkletos temos: Joo 14.16, 26; 15.26 e 16.7 como o Ajudador. Ijoo 2.1 como o intercessor e advogado Atravs destes textos pode-se perceber como a aco do Esprito Santo em nossas vidas. Isso algo que voc como um jovem cristo deve ter sempre em mente, pois o Consolador que est constantemente contigo, te instruindo, te ajudado e lhe dirigindo pelos caminhos s vezes difceis que passamos. Alguns dizem que o Esprito Santo uma energia assim como Deus, mas Ele est muito, alm disso, pois como vimos nos textos bblicos ele pessoal e se manifesta em nossas vidas de vrias formas. Voc saberia descrever como o Esprito Santo se manifesta ou manifestou na sua vida? Compartilhe sua experincia nas linhas a seguir:_________________________________ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ Uma das primeiras aes do Esprito na sua vida foi no momento da sua converso, pois Ele quem nos convence do pecado e do juzo ( Joo 16. 8-11). E sempre Ele que nos mostra quando estamos errados e nos alerta sobre a necessidade de pedir perdo a Deus por nossas falhas. O BATISMO NO ESPRITO SANTO Nossa declarao doutrinria diz o seguinte: O batismo no Esprito Santo sempre ocorre quando os pecadores se convertem a Jesus Cristo, que os integra, regenerados pelo Esprito, igreja. A compreenso do que o batismo no Esprito e quando ele se realiza fundamental para compreendermos ao do Esprito em nossas vidas, voc deve saber que ao aceitar a Jesus voc j foi batizado e selado pelo Esprito e que no necessrio nenhuma outra experincia espiritual para validar a sua aceitao a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. O texto de Joo 14. 23 muito esclarecedor, quando fala que ao demonstrarmos o nosso amor por Jesus, entregando nossas vidas a Ele e seguindo os seus ensinamento Ele far morada em nossos coraes. Isso reconfortante, pois atravs deste texto percebe que Deus habita com todos os seus filhos.

16

Portanto, se voc j aceitou a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida saiba que voc batizado no esprito e que Deus o estar usando de acordo com a vontade dEle, dando a voc dons para que voc possa ser til na obra de Deus. COMO APLICAR ISSO A SUA VIDA?
1. Confie que o Esprito de Deus est presente em sua vida e que independente dos problemas e at alegrias que voc passe ele nunca te abandonar. Rom. 8.31 a 38. 2. Voc uma vez que j aceitou a Jesus como Salvador e Senhor est batizado no Esprito e isso quer dizer que voc deve estar sempre a disposio de Deus, para que Ele o use em sua obra. 3. Use o dom que Deus te concedeu para que outros possam ser edificados e tambm chegar ao conhecimento de Cristo atravs de voc. 4. No tenha medo de falar de Jesus aos outros, pois quem te capacita o Esprito Santo. Joo 14.26

LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira Atos 1.8 Tera-feira Joo 14. 26 Quarta-feira Joo 14. 15 a 20 Quinta-feira Joo 14. 21 a 25 Sexta-feira Joo 14. 27 a 31 Sbado Rom. 8.31 Domingo Atos 8.26 a 31 John Huss mais um dos pr-reformadores, saiba um pouco sobre o seu legado
John Huss nasceu em 1373 em Hussinek, uma pequena aldeia da Bomia. Aos dezesseis anos, ingressou na Universidade de Praga, sendo estudante aplicado. Comeou a lecionar em 1398, sendo tambm ordenado e logo assumiu o posto de pregador da Capela dos Santos Inocentes de Belm, em Praga. Neste tempo, pregava contra os abusos da Igreja, sem apresentar variao na ortodoxia comumente aceita. O posicionamento de Huss, no obstante apresentar um corpo de doutrinas equivalentes ao consensual da poca, alcanou os crculos acadmicos em acirradas disputas. Atravs de um discpulo seu, Jernimo de Praga, teve acesso as obras de Wycliff, que vieram a influenciar seu pensamento quanto aos abusos da Igreja. Sua influncia foi crescente, o que levou Huss a pregar em muitos snodos. Dois grupos estavam contrrios a Huss: os alemes e um setor tradicional da igreja, constantes alvos das crticas do pregador da capela de Belm. Em 1408, um setor tradicional da Igreja se levantou contra ele e o bispo Sbinsko pediu para que ele parasse de pregar. Isto apenas fez com que a sua influncia crescesse na Universidade. No perodo do Grande Cisma, sua posio neutra quanto a questo fez com que ele tivesse o apoio do Rei da Bomia, Venceslau, que apoiava o papa pisano. Este, papa Alexandre V, apoiado pelo bispo de Praga, inimigo de Huss que at a apoiava Gregrio XII, publicou uma bula contra Wycliff e proibiu a pregao fora das catedrais, mosteiros ou Igrejas paroquiais, o que exclua a capela de Belm. Ao defender algumas teses de Wycliff, Huss excomungado, mas no para de pregar. Huss foi posteriormente convocado para, em Roma, dar conta de suas aes. Huss no vai e foi novamente excomungado,

17

agora pelo cardeal Collona em 1411, em nome do papa. Joo XXIII sucedeu Alexandre V como papa pisano, e publicou uma bula fornecendo indulgncias para quem lutasse contra Ladislau de Npoles, protetor de Gregrio XII. Huss atacou esta Bula e ocorreram conflitos em Praga. O Rei, que apoiava o papa pisano, proibiu as crticas a venda de indulgncias, sendo posteriormente esta ordem revogada, devido a um acordo entre o papa e Sigismundo, sucessor de Venceslau. Em 1412, Huss foi excomungado novamente por no obedecer nova ordem de se apresentar ao papa em Roma, sendo decretado o interdito a qualquer cidade que acolhesse Huss. Dada esta ordem, Huss se retira para o interior da Bomia, mas no para com suas pregaes. Com os rumores sobre a realizao de um Conclio em Constana, Sigismundo resolveu fornecer um salvo-conduto a Huss, com o propsito de resolver sua questo. Quando chega no Conclio, as autoridades tratam Huss como herege, prendendo-o. Sigismundo inicialmente protesta, mas posteriormente revoga sua deciso por no querer ser identificado com um herege. Huss tinha apenas uma opo: se retratar diante do Conclio pelas posies wycliffianas que nunca defendeu. Por ficar irredutvel, sua morte decretada em 6 de Julho de 1415.

LIO 6 SOBRE O HOMEM E A MULHER Existem vrias idias sobre a criao do homem e a sua composio. Alguns alegam que o homem um ser dicotmico, ou seja, dividido em duas partes, uma espiritual e outra material (corpo) outros alegam que o homem um ser tricotmico,ou seja dividido em trs partes, corpo, alma e esprito. Mas e voc qual a sua idia sobre a formao do homem e da mulher? A nossa declarao doutrinria trs o seguinte sobre isso: Por um ato especial, o homem foi
criado por Deus sua imagem e conforme sua semelhana e disso decorrem o seu valor e dignidade . Seu corpo foi feito do p da terra e para o mesmo p h de voltar. Seu esprito procede de Deus e para Ele retornar . O Criador ordenou que o homem domine, desenvolva e guarde a obra criada . Criado para a glorificao de Deus , seu propsito amar, conhecer e estar em comunho com seu Criador, bem como cumprir sua divina vontade . Ser pessoal e espiritual, o homem tem capacidade de perceber, conhecer e compreender, ainda que em parte, intelectual e experimentalmente, a verdade revelada, e para tomar suas decises em matria religiosa, sem a mediao, interferncia ou imposio de qualquer poder humano, seja civil ou religioso.

Grandes heresias tem sido difundidas por causa de conceitos errados sobre a formao do homem/mulher, podemos dizer que uma delas o Gnosticismo, nome derivado do termo grego gnosis (conhecimento), os gnsticos tornaram-se uma seita que defendia a posse de conhecimentos secretos que, segundo eles, tornava-os superiores aos cristos comuns que no tinham o mesmo privilgio. O movimento surgiu a partir das filosofias pags anteriores ao Cristianismo, que floresciam na Babilnia, Egito, Sria e Grcia (Macednia). Ao combinar filosofia pag, alguns elementos da Astrologia e mistrios das religies gregas com as doutrinas apostlicas do Cristianismo, o gnosticismo tornou-se uma forte influncia na Igreja. A premissa bsica do gnosticismo uma cosmoviso dualista. O Supremo Deus Pai emanava do mundo espiritual "bom". A partir dele, procediam sucessivos seres finitos (ons), quando um deles (Sofia) deu luz a Demiurgo

18

(deus criador), que criou o mundo material "mau", juntamente com todos os elementos orgnicos e inorgnicos que o constituem.11 A partir de uma viso gnstica muitos cristo acham que no devem zelar pelo corpo, pois ele material e assim mau que o importante cuidar do lado espiritual, pois este o lado bom. Essa idia vai contra o expresso no texto de II Cor. 6. 16, que diz que ns somos templo, habitao do Esprito Santo e por isso devemos zelar pelo nosso corpo, bem como pelo nosso lado espiritual. Por isso voc jovem deve compreender a importncia de saber o que pensa a sua denominao sobre certas definies a fim de que voc tenha uma resposta bblica e fundamentada em sua doutrina para responder as questes que o mundo nos apresenta.

Algo maravilhoso perceber que o homem e a mulher foram criados por Deus, eu poderia at dizer esculpidos a sua imagem e semelhante. E isso algo maravilhoso, pois demonstra o cuidado que Deus tem para com voc e comigo at mesmo na criao. Leia o texto de Gnesis 1.27 e diga como o autor bblico demonstra a criao dos seres humanos: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ Para que voc foi criado? De onde viemos? Para onde vamos? Qual a nossa finalidade nesse mundo? So perguntas que tem atormentado a mente de muitas pessoas, mal sabem elas que a reposta simples e est na Bblia. A Bblia nos mostra que o homem foi criado para glorificar a Deus e que a sua origem o p da terra, mas o destino depender de sua deciso ao lado de Jesus, cu ou inferno. A nossa Declarao Doutrinria diz o seguinte sobre a finalidade do homem: O Criador ordenou que o homem domine, desenvolva e guarde a obra criada . Criado para a glorificao de Deus , seu propsito amar, conhecer e estar em comunho com seu Criador, bem como cumprir sua divina vontade Como bom saber que a nossa vida no obra do acaso, ou um jogo de sorte ou azar, mas que ela est pautada nos fundamentos eternos do propsito divino. Gosto muito de
Dicionrio de Religies - Ed. Vida

11

19

ler Romanos 8.28, mas dentro de uma traduo que mais fiel ao texto grego a qual diz o seguinte:

Em todas as coisas Deus coopera para que o bem aparea, conforme o seu propsito para aqueles que o amam (traduo prpria)

Este texto mostra que o homem est nas mo de Deus e foi criado para louv-lo por isso. Ento jovem, a sua finalidade neste mundo adorar ao Senhor atravs da sua vida, do seu testemunho, dos seus pensamentos e de suas palavras.

CONCLUSO Como um jovem cristo voc pode ter a alegria de acordar de manh e saber que voc foi criado por Deus de forma completa. Voc pode viver tranqilo sabendo que existe um Deus poderoso que se preocupa com voc de foram integral. Que as suas angstias, alegrias e tribulaes, sejam elas matrias ou espirituais, fazem parte da preocupao de Deus por voc tambm. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira Romanos 8. 18 a 21 Tera-feira Gnesis 1. 26 a 28 Quarta-feira Gnesis 2. 15 a 24 Quinta-feira Ore por um colega seu Sexta-feira Joo 3.16 Sbado Convide algum para ir a igreja no domingo Domingo Comece o dia orando
.

Nada menos do que a interveno de Deus pode trazer-nos vida espiritual.


Joe Nesom

20

LIO 7 O JOVEM BATISTA E O PECADO Todos sabemos que pecar no agrada a Deus. Contudo um dos maiores problemas de nossa poca a definio de pecado. Muitos dizem que pecado algo cultural, pois em certos lugares beber e fumar comum tanto para crentes como para no crentes. J em outros locais isso j considerado pecado gravssimo. Em nossa poca de liberdade preciso ter uma base para lidar com certos conceitos e costumes. Uma declarao Doutrinria tem a finalidade de expor a viso de uma denominao sobre a sua crena e o seu modo de vida. Por isso importante averiguarmos agora o que a nossa Declarao Doutrinria nos fala sobre o pecado: No princpio o homem vivia em estado de inocncia e mantinha perfeita comunho com Deus . Mas, cedendo tentao de Satans, num ato livre de desobedincia contra seu Criador, o homem caiu no pecado e assim perdeu a comunho com Deus e dele ficou separado. Em conseqncia da queda de nossos primeiros pais, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados prtica do mal. Todo pecado cometido contra Deus, sua pessoa, sua vontade e sua lei. Mas o mal praticado pelo homem atinge tambm o seu prximo. O pecado maior consiste em no crer na pessoa de Cristo, o Filho de Deus, como Salvador pessoal. Como resultado do pecado, da incredulidade e da desobedincia do homem contra Deus, ele est sujeito morte e condenao eterna, alm de se tornar inimigo do prximo e da prpria

21

criao de Deus. Separado de Deus, o homem absolutamente incapaz de salvarse a si mesmo e assim depende da graa de Deus para ser salvo.

Pelo exposto acima podemos entender que o pecado tudo aquilo que desagrada a Deus, mas tambm pecado aquilo que atinge o meu prximo e o escandaliza. Jesus adverte que se alguma coisa escandaliza o seu prximo voc deve deixar de faz-la. Jesus tambm adverte que pecado no apenas aquilo que fazemos, mas tambm aquilo que pensamos. (Mateus 5.28 a 30)

Contudo graas a Deus e a sua misericrdia todo o pecado pode ser perdoado, menos a blasfmia contra o Esprito Santo, que a no aceitao de Jesus Cristo como Salvador e Senhor. O perdo que conseguimos de nossos pecado atravs de Cristo e uma vez que voc pediu perdo pelo seu pecado Deus o estar perdoando. Deus o estar vendo novemtno como um jovem ou uma jovem justos perante o Senhor. ( Romanos 5.1) Leia Efsios 2. 8 a 10 e compartilhe o que este texto fala a voc sobre a ao de Jesus Cristo: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ O amor cuidado que o jovem cristo deve ter com o pecado e as suas razes por causa do seu salrio, pois como bem sabemos o salrio do pecado a morte (Rom. 6.23). Voc deve estar vigilante, pois a nossa cultura est impregnada de valores e atitudes pecaminosa e por isso voc no deve se deixar levar pelas razes deste mundo (Romanos 12. 1 e 2). A Bblia tambm nos alerta que o pecado no deve ser uma constncia em nossas vidas, pois aonde abundou o pecado superabundou a graa. Sendo que uma vez que estamos

22

com Cristo, estamos mortos para o pecado e o mesmo no deve ter domnio sobre as nossas vidas. ( Romanos 6). Uma vez que o pecado no domina nossas vidas, pois fomos justificados por Cristo, nos tornamos pessoas justas perante Deus, a nossa Declarao tambm fala sobre justos e mpios, leia o texto abaixo: Deus, no exerccio de sua soberania, est conduzindo o mundo e a histria a seu termo final. Em cumprimento sua promessa, Jesus Cristo voltar a este mundo, pessoal e visivelmente, em grande poder e glria. Os mortos em Cristo sero ressuscitados e os crentes ainda vivos juntamente com eles sero transformados, arrebatados e se uniro ao Senhor. Os mortos sem Cristo tambm ressuscitados. Conquanto os crentes j estejam justificados pela f, todos os homens comparecero perante o tribunal de Jesus Cristo para serem julgados, cada um segundo suas obras, pois atravs destas que se manifestam os frutos da f ou os da incredulidade. Os mpios condenados e destinados ao inferno l sofrero o castigo eterno, separados de Deus. Os justos, com os corpos glorificados, recebero seus galardes e habitaro para sempre no cu, com o Senhor. Voc jovem pode ficar tranqilo, pois uma vez que voc aceitou a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, voc se tornou um justo, uma pessoa justificada no pelas suas obras, por ser um bom filho, um bom estudando ou um bom funcionrio, mas foi justificado pela f em Cristo Jesus, mediante a graa de Deus. COMO APLICAR ISSO A MINHA VIDA? NO SE DEIXE DOMINAR PELO PECADO. NO DEIXE COM OS CONCEITOS DE NOSSA CULTURA QUE SO CONTRRIOS A BBLIA FAAM PARTE DA SUA VIDA. SAIBA QUE VOC NO PERFEITO E NUNCA O SER, MAS QUE DEVE LUTAR PARA CHEGAR A PERFEIO SEMPRE. OBRAS. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA SAIBA QUE QUEM TE JUSTIFICA CRISTO E NO AS SUAS

23

Segunda-feira Romanos 6. 1 a 5 Tera-feira Efsios 2. 1 a 5 Quarta-feira Ore por sua vida Quinta-feira Romanos 1.16 a 17 Sexta-feira Romanos 6. 12 a 14 Sbado Ore por um colega seu Domingo Comece o dia orando

24

25

LIO 8 O QUE VOC SABE SOBRE A SALVAO E A ELEIO? O que significa a expresso ser salvo por Jesus? Como voc explicaria esta expresso para algum? E o que significa ser eleitos por Deus? Quer dizer que Deus votou na gente para algum cargo? Voc pode at nunca ter pensado nestas questes, mas elas so cruciais para um bom relacionamento com a nossa f. E sabendo disso a nossa declarao doutrinria nos fala o seguinte sobre esses dois aspectos que atingem a vida do jovem cristo:
A salvao outorgada por Deus pela sua graa, mediante arrependimento do pecador e da sua f em Jesus Cristo como nico Salvador e Senhor . O preo da redeno eterna do crente foi pago de uma vez por Jesus Cristo, pelo derramamento do seu sangue na cruz . A salvao individual e significa a redeno do homem na inteireza do seu ser . um dom gratuito que Deus oferece a todos os homens e que compreende a regenerao, a justificao, a santificao e a glorificao . A regenerao o ato inicial da salvao em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido, dele fazendo uma nova criatura em Cristo. obra do Esprito Santo em que o pecador recebe o perdo, a justificao, a adoo como filho de Deus, a vida eterna e o dom do Esprito Santo. Nesse ato o novo crente batizado no Esprito Santo, por ele selado para o dia da redeno final, e liberto do castigo eterno dos seus pecados . H duas condies para o pecador ser regenerado; arrependimento e f. O arrependimento implica em mudana radical do homem interior, por fora do que ele se afasta do pecado e se volta para Deus. A f a confiana e aceitao de Jesus Cristo como Salvador e a total entrega da personalidade a ele por parte do pecador . Nessa experincia de converso o homem perdido reconciliado com Deus, que lhe concede perdo, justia e paz . A justificao, que ocorre simultaneamente com a regenerao, o ato pelo qual Deus, considerando os mritos do sacrifcio de Cristo, absolve, no perdo, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma vida de retido diante de Deus e de correo diante dos homens . Essa graa concedida no por causa de quaisquer obras meritrias praticadas pelo homem mas, por meio de sua f em Cristo . A santificao o processo que, principiando na regenerao, leva o homem realizao dos propsitos de Deus para a sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeio moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presena e o poder do Esprito Santo que nele habita . Ela ocorre na medida da dedicao do crente e se manifesta atravs de um carter marcado pela presena e pelo fruto do Esprito, bem como por uma vida de testemunho fiel e servio consagrado a Deus e ao prximo . A glorificao o ponto culminante da obra da salvao . o estado final, permanente, da felicidade dos que so redimidos pelo sangue de Cristo . Rom. 8:30; II Ped.1:10,11; I Joo 3:2; Fil. 3:12; Heb. 6:11 I Cor. 13:12; I Tess. 2:12; Apoc. 21:3,4

26 ELEIO Eleio a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, no por qualquer mrito, mas segundo a riqueza da sua graa . Antes da criao do mundo, Deus, no exerccio da sua soberania divina e luz de sua prescincia de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvao. Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleio est em perfeita consonncia com o livre-arbtrio de cada um e de todos os homens. A salvao do crente eterna. Os salvos perseveram em Cristo e esto guardados pelo poder de Deus. Nenhuma fora ou circunstncia tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. O novo nascimento, o perdo, a justificao, a adoo como filhos de Deus, a eleio e o dom do Esprito Santo asseguram aos salvos a permanncia na graa da salvao .

Percebemos que a salvao compreende trs aspectos: a regenerao, a santificao e a glorificao. Esses trs pontos demonstram que a salvao um ato e um processo que se prolonga por toda a nossa vida. Voc ainda hoje sofre os efeitos do seu primeiro passo da converso. Isso importante, pois mostra que devemos sempre estar submissos a ao de Deus em nossas vidas, pois ainda no somo aquilo que o Senhor quer que sejamos. Entender a eleio tambm se faz muito importante, pois esta doutrina demonstra que a salvao no algo que merecemos, mas que vem de Deus e que tivemos a honra de sermos escolhidos por Ele para desfrutarmos das bnos e do amor que Ele derramou e demonstrou atravs da vida e morte de Jesus. COMO APLICAR ISSO A MINHA VIDA? O primeiro passo voc j deu que foi aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de vida, caso voc no tenha feito isso, esta a hora. O segundo passo compreender que a cada dia de vida voc tem a oportunidade de se tornar uma pessoa melhor para Deus e para o seu prximo, pois a salvao no ocorreu apenas no momentos em que voc deixou Jesus entrar, mas ela continua atravs do processo de santificao de sua vida. O terceiro aspecto importante para aplicar a sua vida saber que o Deus que te escolheu o Deus que te ama e est constantemente ao teu lado. Voc no deve temer as incertezas ou os perigos que lhe aparecem, mas sim confiar naquele que te chamou das trevas para a luz.

27

LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira Ore entregando esta semana nas mos de Deus. Tera-feira Joo 16. 5 a 15 Quarta-feira Hebreus 1. 1 a 4 Quinta-feira Hebreus 3.1 a 3 Sexta-feira I Joo 1. 1 a 4 Sbado I Joo 1. 5 Domingo I Joo 1. 10 Em Jesus voc pode confiar
Jesus, filho de Jud!

Talvez voc no tenha percebido. Mas profundamente significativa a associao do nome de Jesus com o nome de Jud, como fazem os livros de Hebreus e Apocalipse. Examine as duas passagens: bem conhecido que o nosso Senhor descende de Jud, tribo da qual Moiss nada fala quanto a sacerdcio (Hb 7.14, NVI); Eu chorava muito, porque no se encontrou ningum que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. Ento um dos ancios me disse: No chore! Eis que o Leo da tribo de Jud, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. (Ap 5.4,5, NVI). Essa identificao de Jesus com Jud de suma importncia, porque o quarto filho de Jac no era flor que se cheirasse. Entre seus filhos, havia os gmeos Perez e Zer, que eram o resultado de uma unio tremendamente desconfortvel. O pai e a me dessas crianas eram ambos vivos (Jud e Tamar). Ela era nora dele e sabia muito bem com quem estava se deitando. Ele era sogro dela e no tinha a mnima idia de com quem estava se deitando (a mulher tinha o rosto recoberto por um vu e vestia roupa de prostituta). Os gmeos eram frutos de uma emboscada armada por uma mulher sem escrpulo e vingativa contra o sogro, que, por sua vez, fazia sexo por dinheiro (Gn 38.1-30). Entre os descendentes de Jud e Tamar, estavam todos os reis de Israel at a diviso do reino, e todos os reis do reino do sul depois da ruptura, e tambm Jos, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que chamado o Cristo (Mt 1.16). A genealogia de Jesus Cristo explcita a esse respeito: Abrao gerou Isaque; Isaque gerou Jac; Jac gerou Jud e seus irmos; Jud gerou Perez e Zer, cuja me foi Tamar (Mt 1.2,3). Essa aproximao de Jud com Jesus serve de encorajamento para quem est atolado na lama do pecado e precisa de misericrdia, pois onde foi grande o pecado, foi bem maior a graa (Rm 5.20, EP).
Extrado da Revista Ultimato On-line http://www.ultimato.com.br/revistas_artigo.asp? sec_secaoMestre=596&edicao=283&sec_id=605

LIO 9

28

REINO DE DEUS Centro da mensagem de Jesus. O principal motivo da vinda de Jesus ao mundo, no foi curar os enfermos, multiplicar os pes e fazer todos os milagres que temos relatado na Bblia, mas a sua principal funo foi a de pregar o Reino de Deus. Demonstrar que o Reino de Deus um lugar onde no h fome, onde no h doena. um lugar onde o domnio de Deus completo. O texto de Mateus 4.23 a 25 e perceba como Jesus realizava o seu ministrio de pregao. A nossa Declarao Doutrinria no mostra o seguinte sobre o Reino de Deus:
O reino de Deus o domnio soberano e universal de Deus e eterno. tambm o domnio de Deus no corao dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela f, aceitando-o como Senhor e Rei. , assim, o reino invisvel nos coraes regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus sditos . A consumao do reino ocorrer com a volta de Jesus Cristo, em data que s Deus conhece, quando o mal ser completamente vencido e surgido o novo cu e a nova terra para a eterna habitao dos remidos com Deus .

Ao contrrio do que muitos pensam a igreja no o Reino de Deus ela na verdade um dos componentes do Reino de Deus, pois o Reino Ele est em nossos coraes e se manifesta de vrias formas no mundo, dentro e fora da igreja. Leia abaixo o que a nossa Declarao fala sobre a igreja:
Igreja uma congregao local de pessoas regeneradas e batizadas aps profisso de f. nesse sentido que a palavra igreja empregada no maior nmero de vezes nos livros do Novo Testamento. Tais congregaes so constitudas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanas de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bblia para a edificao mtua e para a propagao do evangelho. As igrejas neotestamentrias so autnomas, tm governo democrtico, praticam a disciplina e se regem em todas as questes espirituais e doutrinrias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientao do Esprito Santo. H nas igrejas, segundo as Escrituras, duas espcies de oficiais: pastores e diconos. As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma f e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer sejam de natureza eclesistica ou outra, no deve envolver a violao da conscincia ou comprometimento de lealdade a Cristo e sua Palavra. Cada igreja um templo do Esprito Santo. H tambm no Novo Testamento um outro sentido da palavra igreja em que ela aparece como a reunio universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre Ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo a cabea. Sua unidade de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperao voluntria na realizao dos propsitos comuns do reino de Deus.

Ento voc jovem cristo que j teve uma experincia com Jesus pode dizer que faz parte do Reino de Deus e tambm faz parte da igreja.

29

Sua principal funo neste mundo ento no pregar sobre a sua igreja ou sobre a sua doutrina, mas pregar sobre o Reino de Deus, difundir e viver os seus princpios, que so a liberdade a igualdade e a fraternidade e acima de tudo mostrar que existe um s Deus e atravs dele nos tornamos um s corpo. No texto I Corntios 12. 12 temos uma importante palavra do apstolo Paulo sobre o corpo e os seus membros e que a igreja formada por vrias pessoas, com gostos, talentos e dons diferentes. Assim tambm o Reino de Deus, pois este no formado por uma denominao ou uma igreja, mas o conjunto dos servos de Deus aqui na terra. E voc um importante representante deste Reino, um embaixador (II Cor. 5.20). Como aplicar isso em minha vida? - Saiba que voc parte de um Reino que extrapola as paredes da sua igreja; - Tenha a conscincia de que voc um representante deste Reino, onde quer que voc esteja; - Perceba que independente de seus talentos, dons e conhecimento voc importante para o Reino. - Realize constantemente a sua principal funo que a de pregar o Reino de Deus, tratar as pessoas com igualdade, ser uma pessoa fraterna e mostrar que o evangelho o nico capaz de nos libertar do pecado. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira II Corintios 5. 17 a 21 Tera-feira Mateus 5. 1 a 11 Quarta-feira I Corntios 12. 1 a 5 Quinta-feira I Corntios 12. 12 a 20 Sexta-feira I Cor. 26 a 30 Sbado Mateus 13, 18 a 23 Domingo Ligue para um irmo seu e ore com ele.

LIO 10

30

A VIDA CRIST DO JOVEM BATISTA Nos Princpios Batistas temos um ponto que fala sobre a vida crist e nesta lio estaremos meditando sobre a relao deste ponto coma sua maneira de encarar a vida. Um dos primeiros tpicos fala sobre a que Salvao pela graa demonstra que a salvao ddiva de Deus atravs de Jesus Cristo, condicionada, apenas, pela f em Cristo e rendio soberania divina. Este deve ser um princpio fundamental para todo o jovem batista, pois nada merecemos, tudo o que temos nos dado pela graa de Deus que nada mais do que um favor no merecido. Este princpio concorda com a Declarao doutrinria conforme vimos em lies anteriores quandon falvamos sobre a salvao. O segundo tpico deste princpio trata das Exigncias do Discipulado, ou seja, voc um discpulo de Cristo e deve viver como tal, estas exigncias em relao ao discipulado cristo esto baseadas no reconhecimento da soberania de Cristo, relacionam-se com a vida em um todo e exigem obedincia e devoo completas. Os pontos abordados anteriormente no se mostram novos, pois em vrios momento voc j pode refletir sobre eles, mas o que importante que estes so princpios fundamentais de nossa denominao e por isso voc deve no apenas conhec-los como tambm vivenci-los. O Sacerdcio do Crente. Cada cristo, tendo acesso direto a Deus atravs de Jesus Cristo, o seu prprio sacerdote e tem a obrigao de servir de sacerdote de Jesus Cristo em benefcio de outras pessoas. O princpio acima no apenas fundamental para os batistas, mas para todos os protestantes, pois este foi um dos elementos basilares da Reforma Protestante, ocorrido no sculo XVI. Voc um sacerdote e como tal deve saber que tem o deve de estar constantemente unido a Cristo, intercedendo por sua prpria vida e pela vida daqueles que ainda no tem a Jesus. Pois a funo do sacerdote no Antigo Testamento era a de interceder pelo povo, pois s ele tinha acesso a Deus, porm com a vinda de Jesus, todos aqueles que um dia o receberam tem acesso direto a Ele e isso inclui voc. . Essa pequena reflexo sobre a vida crist serve para demonstrar a voc jovem o quo importante a sua vida e como ela deve ser refletida no relacionamento com outros que esto ao seu redor.

31

Mas os princpios batistas tambm falam sobre como deve ser a nossa relao com a nossa famlia e com a nossa ptria leia o trecho a seguir retirado dos princpios batistas que esto em anexo em nossa apostila:
O Cristo e Seu Lar O lar bsico, no propsito de Deus para o bem-estar da humanidade, e o desenvolvimento da famlia deve ser de supremo interesse para todos os cristos. O Cristo Como Cidado O cristo cidado de dois mundos - o reino de Deus e o estado - e deve ser obediente lei do seu pas, tanto quanto lei do seu pas, tanto quanto lei suprema de Deus.

A vida do jovem batista no compreende apenas em dar testemunho fora de casa, mas dentro dela tambm. Tambm no estamos separados do mundo ou alheios aos nossos deveres de cidados. Como servos de Deus devemos cumprir com nossos deveres para com o nosso pas, para com os nossos familiares e para com as pessoas que esto ao nosso redor. E quais so os deveremos do jovem cristo? Zelar pelo seu exemplo dentro de sua vizinhana. Testemunhar de Cristo. Cumprir com seus deveres cvicos Interceder a Deus por sua vida e a de outros que ainda no conhecem a Jesus.

CONCLUINDO. Assim como a Declarao doutrinria, o conhecimento dos princpios batistas se faz extremamente necessrios para que o jovem cristo saiba lidar com as questes do dia-adia com base em sua doutrina e acima de tudo no conhecimento das Escrituras. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira Filipenses 2. 12 a 18 Tera-feira Filipenses 3. 1 a 3 Quarta-feira Filipenses 3. 7 a 9 Quinta-feira I Pedro 1. 3 a 8 Sexta-feira I Pedro 1. 13 a 16 Sbado I Pedro 1. 22 a 23 Domingo I Pedro 2. 4 a 5

32

LIAO 11 EVANGELIZAO E MISSES (Vale a pena pensar nisto novamente) A nossa declarao doutrinria nos mostra o quanto importante e necessrio a realizao da obra evangelizadora e o quanto necessrio que cada membro da igreja se comprometa com este trabalho, seja realizando-o atravs da igreja ou no dia a dia. Por isso jovem voc uma pea importantssima para o trabalho de evangelizao e misses de sua igreja, vejamos o nos diz a nossa declarao sobre o assunto: A misso primordial do povo de Deus a evangelizao do mundo, visando a reconciliao do homem com Deus . dever de todo discpulo de Jesus Cristo e de todas as igrejas proclamar, pelo exemplo e pelas palavras, a realidade do evangelho, procurando fazer novos discpulos de Jesus Cristo em todas as naes, cabendo s igrejas batiz-los e ensin-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou. A responsabilidade da evangelizao estende-se at aos confins da terra e por isso as igrejas devem promover a obra de misses, rogando sempre ao Senhor que envie obreiros para a sua seara. Sobre o evangelismo j refletimos em uma de nossos primeiros estudos e podemos perceber todas as suas implicaes, mas voltar a este assunto se faz importante, pois o evangelismo deve ser uma constncia em nosso viver. A nossa declarao doutrinria enfatiza muito bem, ao mostrar que a evangelizao dever de todo o cristo e que a mesma deve ser realizada atravs da pregao ou do testemunho, mas deve ser realizada. Da mesma forma que a declarao doutrinria mostra a importncia do evangelismo os princpios batistas tambm nos alertam que estes itens fazem parte de nossa tarefa enquanto igreja e componentes da mesma, leia o trecho abaixo:
Evangelismo O Evangelismo, que bsico no ministrio da Igreja e na vocao do crente, a proclamao do juzo e da graa de Deus em Jesus Cristo e a chamada para aceit-Lo como Salvador e seguiLo como Senhor. Misses As misses procuram a extenso do propsito redentor de Deus em toda parte, atravs do evangelismo, da educao e do servio cristo, e exigem de ns dedicao mxima.

33

Voc neste momento convidado a refletir sobre qual tem sido a sua dedicao nestas reas, seja na realizao ou no incentivo do evangelismo e da obra de misses. Leia o texto de Mateus 28. 19 a 20 e reflita sobre a misso que Jesus d aos seus discpulos, depois leia o texto de Atos 1. 8 e compare os dois textos e escreva as semelhanas sobre estes e as diferenas, logo aps leia o texto de Atos 2 e verifique como estes texto se relacionam: _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _ Este um bom exerccio para verificarmos como as promessas de Cristo se cumpriram naquele tempo e ainda esto se cumprindo em nossos dias atravs da vida de cada uma de ns. Concluso

34

Evangelizar tarefa de todos os crentes em Cristo. Devo me esforar ao mximo para realizar este ministrio. Posso confiar nas promessas de Cristo. Devo ser um instrumento nas mos de Deus. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA

Segunda-feira I Tess. 3. 11 a 13 Tera-feira I Tess. 4. 1 a 8 Quarta-feira I Tess. 5. 6 a 11 Quinta-feira I Tess. 5. 14 a 18 Sexta-feira Ligue para um amigo e ore com ele Sbado Convide algum para ira a igreja Domingo II Tess. 1. 12

LIO 12 O JOVEM A SUA DENOMINAO (AUTO-CRTICA) Nesta ltima lio estaremos meditando sobre a necessidade de estarmos atentos a estes princpios que estudamos durante este trimestre, princpios estes inseridos em nossa declarao doutrinria e em nossos princpios batistas. Antes de qualquer coisa preciso perceber que fundamental para cada um de ns estarmos constantemente nos avaliando e isso um dos itens inseridos em nossos princpios batistas que deve ser constantemente realizado por cada uma de ns, leia o trecho abaixo:
A Autocrtica Todo grupo de cristos, para conservar sua produtividade, ter que aceitar a responsabilidade da autocrtica construtiva. Como batistas, revendo o progresso realizado no decorrer dos anos, temos todos inteira razo de desvanecimento ante as evidncias do favor de Deus sobre ns. Os batistas podem bem cantar com alegria: "Glria a Deus, grandes coisas Ele fez!" Podem eles tambm lembrar que aqueles a quem foi dado o privilgio de gozar de to alta herana, reconhecidos ao toque da graa, devem engrandec-la com os seus prprios sacrifcios.

A autocrtica no o descontentamento com tudo aquilo que proposto, mas sim uma anlise que deve ser feita para que os erros do passado ou do presente no se repitam no futuro. preciso deixar bem claro que o jovem que no cocnorda com os princpios e fundamentos da igreja batista, tem que procurar se conformar ou procurar uma igreja e ou denominao na qual esteja bem integrada com os seus conceitos.

35

Mas a igreja tambm no pode se fechar a novas idias e estratgias e por isso o princpio da autocrtica deve ser realizado tanto pela liderana da igreja, da denominao, bem como por cada integrante da igreja. Por isso foi importante analisarmos alguns pontos de nossa declarao e de nossos princpios para verificarmos se estamos agindo conforme estes padres ou se temos distorcido alguma coisa destes. Nesta analise voc que um jovem cristo batista importante, para contribuir sempre com o crescimento de sua igreja e de sua denominao.

A autocrtica tambm no murmurao, muitos acham que reclamando pelos cantos e incentivando revoltas ou motins vo mudar as coisas ou consertar aquilo que acham estar errado. Este no o melhor caminho, o melhor caminho estar integrado na sua igreja, participando das decises e dando opinies nos fruns prprios para propostas de mudanas. A autocrtica um olhar para dentro de si mesmo, um auto exame perceber como voc tem colaborado para o crescimento da igreja e do Reino de Deus, olhar para dentro de voc e perceber se voc tem contribudo para o crescimento ou para o afastamento daqueles que esto ao seu redor. Leia o texto de I Pedro 4. 9 a 11 e comente sobre os conselhos de Pedro aos servos de Cristo: _______________________________________________________________________ _

_______________________________________________________________________ _ _______________________________________________________________________ _

_______________________________________________________________________ _

36

COMO APLICAR ISSO A SUA VIDA? - VOC UMA PEA IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA; - POR ISSO VOC DEVE PARTICIPAR DAS DECISES DA MESMA; - VOC DEVE CONSTANTEMENTE SE AUTO-EXAMINAR; - VOC DEVE CONTRIBUIR COM A SUA PARTICIPAO E NO COM MURMURAO. LEITURAS E MEDITAES PARA A SEMANA Segunda-feira I Corntios 11. 28 Tera-feira I Cor. 10. 23 a 24 Quarta-feira I Cor. 2. 6 a 10 Quinta-feira Ore pela liderana de sua igreja Sexta-feira I Corntios 9. 24 a 27 Sbado I Cor. 15. 57 a 58 Domingo Procure o seu pastor e converse com ele sobre a sua igreja.
Robinson Cavalcanti extrado do revista ultimato - online Igreja em crise Em um mundo imperial, capitalista, neoliberal e burgus, a igreja mais e mais apenas um dbil eco do seu tempo constantiniano sem ira santa, sem profetismo, sem mrtires. As instituies vivem sempre o desdobramento de sua histria, embora nem sempre conscientes desse fato. Mudanas vo ocorrendo, ora devido sua dinmica interna, ora resultantes de fatores externos. O certo que todas as instituies vivem dentro de um processo histrico e refletem a cultura e a conjuntura de onde se inserem. Com a igreja no diferente. As instituies passam por perodos ora de expanso, ora de estagnao, ora de declnio. Podem aparecer, marcar geraes e desaparecer. Com relao famosa Janela dos povos noalcanados (Norte da frica, Oriente Mdio etc.), ali, nos primeiros sculos, houve uma florescente igreja crist. Muitas vezes a capacidade de resistncia ou de adequao a fatores externos limitada. Internamente, contudo, refletimos o conjunto de acertos e erros, e do equilbrio entre a fidelidade s razes e a abertura ao novo, o discernimento entre o essencial e o acidental, entre o eterno e o antigo, entre o necessrio e o suprfluo. A igreja vive sempre a tenso entre a sua instituio divina e a sua composio humana, entre a proposta primitiva e a necessria adequao aos tempos e aos lugares, entre a sua catolicidade e a sua localidade, a sua universalizao e a sua inculturao. A igreja vive a tenso entre os excessos do centralismo e a pulverizao da disperso. Reflete sempre o nvel cultural, o discernimento e a sanidade (ou no) dos seus ocasionais lderes. Reflete sempre a tica dos lderes e dos liderados.

37

Enfim, a igreja vive como pensa. A vida da igreja suas mensagens, sua msica, suas normas sempre um reflexo da sua teologia. Como bem sabemos, no h teologia neutra, e todas as teologias possuem um componente ideolgico. So sistemticos e sinceros discursos sobre Deus e sobre o mundo de Deus. Sinceros discursos entre tantos outros. Lamentavelmente, a falta de humildade e o delrio de grandeza de tantos os leva arrogante pretenso de identificar o prprio discurso com o discurso do prprio Deus. O seu seria correto; os dos outros, sempre equivocados ou demonacos. O seu, pleno; os dos outros, incompletos. A prtica da igreja tem oscilado entre a alienao dos devaneios metafsicos, msticos, ultramundistas e futuristas, e a radicalidade milenarista; entre a valorizao da ao coletiva e o individualismo mais egocntrico e no-solidrio. Os cristos ora tm ignorado completamente o mundo que os cerca, ora tm tentado mud-lo com armas apenas humanas. Ora tm procurado manter a unidade s custas da verdade e da renovao, ora tm procurado a verdade e a renovao s custas da unidade. Ora tm-se curvado diante da cincia como um mito, ora tm rejeitado suas vlidas descobertas (sistematizao da revelao natural). Nossa mensagem, no passado, confrontou a antiga Roma. No presente, somos subservientes nova Roma e ainda a identificamos como um ensaio da Nova Jerusalm. A ideologia do novo Csar a ideologia de muitos cristos. A igreja largamente reflete a ideologia dominante, que sempre a ideologia das potncias e das classes dominantes. Em um mundo imperial, capitalista, neoliberal e burgus, a igreja mais e mais apenas um dbil eco do seu tempo constantiniano sem ira santa, sem profetismo, sem mrtires. Contentamo-nos (afinal, ningum de ferro...) com uma domesticada liberdade religiosa, sem os riscos das catacumbas. Para tal, elaboramos biblicamente as desculpas e tratamos de silenciar ou marginalizar as incmodas e profticas vozes que ameacem a paz... e os dlares. Planejamos tecnicamente a misso, sucumbimos tirania dos nmeros, dos resultados, dos fatos espetaculares, aos espetculos em que o quantitativo vale mais do que o qualitativo. Decises e adeses em vez de discipulado. Ativismo em vez de maturidade. O pensar no necessrio; perigoso e di. Poupemos o pobre povo, especialmente os jovens, de pensar. Um pouco de po (talvez) para os de fora, circo (sempre) para os de dentro. Mantras, xtases, coreografias ao som importado e santificado, catarse isso o que importa. Assim todos se sentem felizes, sem grilos e sem culpas. A Palavra de Deus cada vez menos aberta, e o de forma seletiva, lida pelos culos da nova teologia/ideologia, comprovando o que cada lder ou grupo, sectariamente, j tem construdo. Ao Esprito Santo decreta-se que conceda emoes e alguns dons, e se probe a exigncia do fruto. No caso brasileiro, a igreja j perdeu sua inocncia e o entusiasmo juvenil. A memria e o legado positivo do passado j foram esquecidos e abandonados. Essa imensa comunidade, que se autodenomina evanglica (mas que, de fato, fundamentalista) no tem uma identidade comum nem possui um projeto histrico (o teocrtico, talvez). Serva do sculo. Fragmentada, sob a rivalidade e a fogueira da vaidade dos (mui vivos) caudilhos do Senhor e de suas empresas religiosas.

38

Protestantismo que no protesta. Reformados com amnsia da Reforma e com fobias de reformas, cultivando os seus verdadeiros heris: Caim (Sou eu, porventura, guardio do meu irmo?), Pilatos (diante da problemtica do mundo, lavo minhas mos) e Pedro (Nada de Jerusalm e cruz, faamos aqui permanente acampamento e louvorzo). Quais seriam, ento, as marcas de uma igreja normal? Sectarismo, alienao, emocionalismo, legalismo, moralismo, antiintelectualismo, valores burgueses, falta de amor e de resposta individualidade e privacidade do prximo. Negar essa verdade? Fugir dela? Desanimar? Mas no foi Ele quem disse: Edificarei a minha igreja (Mt 16.18)? Robinson Cavalcanti bispo da Diocese Anglicana do Recife e autor de, entre outros, A Igreja, o Pas e o Mundo e A Utopia Possvel em busca de um cristianismo integral.

ANEXOS DECLARAO DOUTRINRIA DA CBB


PREMBULO: Os discpulos de Jesus Cristo que vieram a ser designados pelo nome batista se caracterizavam pela sua fidelidade s Escrituras e por isso s recebiam em suas comunidades, como membros atuantes, pessoas convertidas pelo Esprito Santo de Deus. Somente essas pessoas eram por eles batizadas e no reconheciam como vlido o batismo administrado na infncia por qualquer grupo cristo, pois, para eles, crianas recm-nascidas no podiam ter conscincia de pecado, regenerao, f e salvao. Para adotarem essas posies eles estavam bem fundamentados nos Evangelhos e nos demais livros do Novo Testamento. A mesma fundamentao tinham todas as outras doutrinas que professavam. Mas suas exigncia de batismo s de convertidos que mais chamou a ateno do povo e das autoridades, da derivando a designao batista que muitos supem ser uma forma simplificada de anabatista, aquele que batiza de novo. A designao surgiu no sculo XVII, mas aqueles discpulos de Jesus Cristo estavam espiritualmente ligados a todos os que, atravs dos sculos, procuraram permanecer fiis aos ensinamentos das Escrituras, repudiando, mesmo com risco da prpria vida, os acrscimos e corrupes de origem humana. Atravs dos tempos, os batistas se tm notabilizado pela defesa destes princpios: 1 - A aceitao das Escrituras Sagradas como nica regra de f e conduta. 2 - O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrtica e autnoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas. 3 - A separao entre Igreja e Estado. 4 - A absoluta liberdade de conscincia. 5 - A responsabilidade individual diante de Deus. 6 - A autenticidade e apostolicidade das igrejas. Caracterizam-se tambm os batistas pela intensa e ativa cooperao entre suas igrejas. No havendo nenhum poder que possa constranger a igreja local, a no ser a vontade de Deus, manifestada atravs de seu Santo Esprito, os

39 batistas, baseados nesse princpio da cooperao voluntria das igrejas, realizam uma obra geral de misses, em que foram pioneiros entre os evanglicos nos tempos modernos; de evangelizao, de educao teolgica, religiosa e secular; de ao social e de beneficncia. Para a execuo desses fins, organizam associaes regionais e convenes estaduais e nacionais, no tendo estas, no entanto, autoridade sobre as igrejas; devendo suas resolues ser entendidas como sugestes ou apelos. Para os batistas, as Escrituras Sagradas, em particular o Novo Testamento, constituem a nica regra de f e conduta, mas, de quando em quando, as circunstncias exigem que sejam feitas declaraes doutrinrias que esclaream os espritos, dissipem dvidas e reafirmem posies. Cremos estar vivendo um momento assim no Brasil, quando uma declarao desse tipo deve ser formulada, com a exigncia insubstituvel de ser rigorosamente fundamentada na Palavra de Deus. o que faz agora a Conveno Batista Brasileira, nos 19 artigos que se seguem: I - ESCRITURAS SAGRADAS A Bblia a Palavra de Deus em linguagem humana (1). o registro da revelao que Deus fez de si mesmo aos homens (2). Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Esprito Santo (3). Tem por finalidade revelar os propsitos de Deus, levar os pecadores salvao, edificar os crentes e promover a glria de Deus (4). Seu contedo a verdade, sem mescla de erro e por isso um perfeito tesouro de instruo divina (5). Revela o destino final do mundo e os critrios pelos quais Deus julgar todos os homens (6). A Bblia autoridade nica em matria de religio, fiel padro pelo qual devem seu aferidas a doutrina e a conduta dos homens (7). Ela deve ser interpretada sempre luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo (8). (1) Sl 119.89; Hb 1.1; Is 40.8; Mt 24.35; Lc 24.44,45; Jo 10.35; Rm 3.2; I Pe 1.25; I Pe 1.21. (2) Is 40.8; Mt 22.29; Hb 1.1,2; Mt 24.35; Lc 24.44,45; 16.29; Rm 16.25,26; I Pe 1.25. (3) Ex 24.4; II Sm 23.2; At 3.21; II Pe 1.21. (4) Lc 16.29; Rm 1.16; II Tm 3.16,17; I Pe 2.2; Hb 4.12; Ef 6.17; Rm 15.4 (5) Sl 19.7-9; Sl 119.105; Pv 30.5; Jo 10.35; 17.17; Rm 3.4; 15.4; II Tm 3.15-17. (6) Jo 12.47.48; Rm 2.12,13. (7) II Cr 24.19; Sl 19.7-9; Is 34.16; Mt 5.17,18; Is 8.20; At 17.11; Gl 6.16; Fp 3.16; II Tm 1.13. (8) Lc 24.44,45; Mt 5.22,28,32,34,39; 17.5; 11.29,30; Jo 5.39, 40; Hb 1.1,2; Jo 1.1,2,14. II - DEUS O nico Deus vivo e verdadeiro esprito pessoal, eterno, infinito e imutvel; onipotente, onisciente, e onipresente; perfeito em santidade; justia, verdade e amor (1). Ele criador, sustentador, redentor, juiz e senhor da histria e do universo, que governa pelo Seu poder, dispondo de todas as coisas, de acordo com o seu eterno propsito e graa(2). Deus infinito em santidade e em todas as demais perfeies (3). Por isso, a Ele devemos todo o amor, culto e obedincia (4). Em sua triunidade, o eterno Deus se revela como Pai, Filho e Esprito Santo, pessoas distintas mas sem diviso em sua essncia (5). (1) Dt 6.4; Jr 10.1; Sl 139; I Co 8.16; I Tm 2.5,6; Ex 3.14; 6.2,3; Is 43.15; Mt 6.9; Jo 4.24; I Tm 1.17; Ml 3.6; Tg 1.17; I Pe 1.16,17. (2) Gn 1.1; 17.1; Ex. 15.11-18; Is 43.3; At 17.2426; Ef 3.11; I Pe 1.17. (3) Ex 15.11; Is 6.2; J 34.10. (4) Mt 22.47; Jo 4.23,24; I Pe 1.15,16 (5) Mt 28.19; Mc 1.9-11; I Jo 5.7; Rm 15.30; II Co 13.13; Fp 3.3. 1. DEUS PAI Deus, como Criador, manifesta disposio paternal para com todos os homens (1). Historicamente Ele se revelou primeiro como Pai ao povo de Israel, que escolheu consoante os propsitos de sua graa (2). Ele o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem enviou a este mundo para salvar os pecadores e deles fazer filhos por adoo (3). Aqueles que aceitam Jesus Cristo e nEle crem so feitos filhos de Deus, nascidos pelo seu Esprito, e, assim, passam a t-lo como Pai celestial, dEle recebendo proteo e disciplina (4). (1) Is 64.8; Mt 6.9; At 17.26-29; I Co 8.6; Hb 12.9. (2) Ex 4.22,23; Dt 32.6-18; Is 1.2,3; Jr 31.9.

40 (3) Sl 2.7; Mt 3.17; Lc 1.35; Jo 1.12. (4) Mt 23.9; Jo 1.12,13; Rm 8.14-17; Gl 3.26; 4.4-7; Hb 12.6-11. 2. DEUS FILHO Jesus Cristo, um em essncia com o Pai, o eterno Filho de Deus (1). NEle, por Ele e para Ele, foram criadas todas as coisas (2). Na plenitude dos tempos Ele se fez carne, na pessoa real e histrica de Jesus Cristo, gerado pelo Esprito Santo e nascido de Virgem Maria, sendo em sua pessoa verdadeiro Deus e verdadeiro homem (3). Jesus a imagem expressa do seu Pai, a revelao suprema de Deus ao homem (4). Ele honrou e cumpriu plenamente a lei divina e obedeceu a toda a vontade de Deus (5). Identificou-se perfeitamente com os homens, sofrendo o castigo e expiando as culpas de nossos pecados, conquanto Ele mesmo no tivesse pecado (6). Para salvar-nos do pecado morreu na cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos e, depois de aparecer muitas vezes a seus discpulos, ascendeu aos cus, onde, destra do Pai, exerce o seu eterno Supremo Sacerdcio (7). Jesus Cristo o nico Mediador entre Deus e os homens e o nico suficiente Salvador e Senhor (8). Pelo seu Esprito Ele est presente e habita no corao de cada crente e na Igreja (9). Ele voltar visivelmente a este mundo em grande poder e glria, para julgar os homens e consumar sua obra redentora (10). (1) Sl 2.7; 110.1; Mt 1.18-23; 3-17; 8.29; 14.33; 16.16,27; 17.5; Mc 1.1; Lc 4.41; 22.70; Jo 1.1,2; 11.27; 14.7-11; 16.28. (2) Jo 1.3; ICo 8.6; Cl 1.16,17. (3) Is 7.14; Lc 1.35; Jo 1.14; Gl 4.4,5. (4) Jo 14.7-9; Mt 11.27; Jo 10.30, 38; 12.44-50; Cl 1.15-19; 2.9; Hb 1.3. (5) Is 53; Mt 5.17; Hb 5.7-10. (6) Rm 8.1-3; Fl 2,1-11; Hb 4.14,15; I Pe 2.21-25 (7) At 1.6-14; Jo 19.30,35; Mt 28.1-6; Lc 24.46; Jo 20.1-20; At 2.22-24; I Co 15.4-8. (8) Jo 14.6; At 4.12; I Tm 2.4,5; At 7.55,56; Hb 4.1416; 10.19-23. (9) Mt 28.20; Jo 14.16,17; 15.26; 16.7; I Co 6.19. (10) At 1.11; I Co 15.24-28; I Ts 4.14-18; Tt 2.13. 3. DEUS ESPRITO SANTO O Esprito Santo, um em essncia com o Pai e com o Filho, pessoa divina (1). o Esprito da Verdade (2). Atuou na criao do mundo e inspirou os homens a escreverem as Sagradas Escrituras (3). Ele ilumina os homens e os capacita a compreenderem a verdade divina (4). No Dia de Pentecostes, em cumprimento final da profecia e das promessas quanto descida do Esprito Santo, Ele se manifestou de maneira singular e irrepetvel, quando os primeiros discpulos foram batizados no Esprito, passando a fazer parte do Corpo de Cristo que Igreja. Suas outras manifestaes, constantes no livro Atos, confirmam a evidncia de universalidade do dom do Esprito Santo a todos os que crem (5). O batismo no Esprito Santo sempre ocorre quando os pecadores se convertem a Jesus Cristo, que os integra, regenerados pelo Esprito, igreja (6). Ele d testemunho de Jesus Cristo e o glorifica (7). Convence o mundo do pecado, da justia e do juzo (8), opera a regenerao do pecador perdido (9),sela o crente para o dia da redeno final (10),habita no crente (11), guia-o em toda a verdade (12), capacita-o para obedecer vontade de Deus (13). Distribui dons aos filhos de Deus para a edificao do Corpo de Cristo e para o ministrio da Igreja no mundo (14). Sua plenitude e seu fruto na vida do crente constituem condies para a vida crist vitoriosa e testemunhante (15). (1) Gn. 1:2; J 23:13; Sal. 51:11; 139:7-12; Is. 61:1-3; Luc. 4:18,19; Joo 4:24; 14:16,17; 15:26; Heb. 9:14; I Joo 5:6,7; Mat. 28:19 (2) Joo 16:13; 14:17; 15:26 (3) Gn.1:2; II Tim. 3:16; II Ped. 1:21 (4) Luc. 12:12; Joo 14:16,17,26; I Cor. 2:10-14; Heb. 9:8 (5) Joel 2:28-32; At. 1:5; 2:1-4; Luc. 24:29; At. 2:41; 8:14-17; 10:44-47; 19:5-7; I Cor. 12:12-15 (6) At. 2:38,39; I Cor. 12:12-15 (7) Joo 14:16,17; 16:13,14 (8) Joo 16:8-11 (9) Joo 3:5; Rom. 8:9-11 (10) Ef.4:30 (11) Rom. 8:9-11 (12) Joo 16:13 (13) Ef. 5:16-25 (14) I Cor. 12:7,11; Ef. 4:11-13 (15) Ef. 5:18-21; Gl. 5:22-23; At. 1:8 III - O HOMEM Por um ato especial, o homem foi criado por Deus sua imagem e conforme sua semelhana e disso decorrem o seu valor e dignidade (1). Seu

41 corpo foi feito do p da terra e para o mesmo p h de voltar (2). Seu esprito procede de Deus e para Ele retornar (3). O Criador ordenou que o homem domine, desenvolva e guarde a obra criada (4). Criado para a glorificao de Deus (5), seu propsito amar, conhecer e estar em comunho com seu Criador, bem como cumprir sua divina vontade (6). Ser pessoal e espiritual, o homem tem capacidade de perceber, conhecer e compreender, ainda que em parte, intelectual e experimentalmente, a verdade revelada, e para tomar suas decises em matria religiosa, sem a mediao, interferncia ou imposio de qualquer poder humano, seja civil ou religioso (7). (1) Gn. 1:26-31; 18:22; 9:6; Sal. 8:1-9; Mat. 16:26 (2) Gn. 2:7; 3:19; Ecl. 3:20; 12:7 (3) Ecl. 12:7; Dan. 12:2,3 (4) Gn. 1:21; 2:1; Sal. 8:3-8 (5) At. 17:26-29; I Joo 1:3,6,7 (6) Jer. 9:23,24; Miq. 6:8; Mat. 6:33; Joo 14:23; Rom. 8:38,39 (7) Joo 1:4-13; 17:3; Ecl. 5:14; I Tim. 2:5; J 19:25,26; Jer. 31:3; At. 5:29; Ez. 18:20; Dan. 12:2; Mat. 25:32,46; Joo 5:29; I Cor. 15; I Tess. 4:16,17; Apoc. 20:11-30 IV - O PECADO No princpio o homem vivia em estado de inocncia e mantinha perfeita comunho com Deus (1). Mas, cedendo tentao de Satans, num ato livre de desobedincia contra seu Criador, o homem caiu no pecado e assim perdeu a comunho com Deus e dele ficou separado (2). Em conseqncia da queda de nossos primeiros pais, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados prtica do mal (3). Todo pecado cometido contra Deus, sua pessoa, sua vontade e sua lei (4). Mas o mal praticado pelo homem atinge tambm o seu prximo (5). O pecado maior consiste em no crer na pessoa de Cristo, o Filho de Deus, como Salvador pessoal (6). Como resultado do pecado, da incredulidade e da desobedincia do homem contra Deus, ele est sujeito morte e condenao eterna, alm de se tornar inimigo do prximo e da prpria criao de Deus (7). Separado de Deus, o homem absolutamente incapaz de salvar-se a si mesmo e assim depende da graa de Deus para ser salvo (8). (1) Gn. 2:15-17; 3:8-10; Ecl. 7:29 (2) Gn. 3; Rom. 5:12-19; Ef. 2:12; Rom. 3:23 (3) Gn. 3:12; Rom. 5:12; Sal. 51:15; Is. 53:6; Jer. 17:5; Rom. 1:18-27; 3:10-19; 7:14-25; Gl. 3:22; Ef. 2:1-3 (4) Sal. 51:4; Mat. 6:14,15; Rom. 8:22 (5) Mat. 6:14, 15; 18:21-35; I Cor. 8:12; Tiago 5:16 (6) Joo 3:36; 16:9; I Joo 5:10-12 (7) Rom. 5:12-19; 6:23; Ef. 2:5; Gn. 3:18; Rom. *:22 (8) Rom. 3:20,23; Gl. 3:10,11; Ef. 2:8,9 V - SALVAO A salvao outorgada por Deus pela sua graa, mediante arrependimento do pecador e da sua f em Jesus Cristo como nico Salvador e Senhor (1). O preo da redeno eterna do crente foi pago de uma vez por Jesus Cristo, pelo derramamento do seu sangue na cruz (2). A salvao individual e significa a redeno do homem na inteireza do seu ser (3). um dom gratuito que Deus oferece a todos os homens e que compreende a regenerao, a justificao, a santificao e a glorificao (4). (1) Sal. 37:39; Is. 55:5; Sof. 3:17; Tito 2:9-11; Ef. 2:8,9; At. 15:11; 4:12 (2) Is. 53:4-6; I Ped. 1:18-25; I Cor. 6:20; Ef. 1:7; Apoc. 5:7-10 (3) Mat.16:24; Rom.10:13; I Tess. 5:23,24; Rom. 5:10 (4) Rom. 6:23; Heb. 2:1-4; Joo 3:14; I Cor. 1:30; At. 11:18 A regenerao o ato inicial da salvao em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido, dele fazendo uma nova criatura em Cristo. obra do Esprito Santo em que o pecador recebe o perdo, a justificao, a adoo como filho de Deus, a vida eterna e o dom do Esprito Santo. Nesse ato o novo crente batizado no Esprito Santo, por ele selado para o dia da redeno final, e liberto do castigo eterno dos seus pecados (1). H duas condies para o pecador ser regenerado; arrependimento e f. O arrependimento implica em mudana radical do homem interior, por fora do que ele se afasta do pecado e se volta para Deus. A f a confiana e aceitao de Jesus Cristo como Salvador e a total entrega da personalidade a ele por parte do pecador (2). Nessa experincia de converso o homem perdido reconciliado com Deus, que lhe concede perdo, justia e paz (3).

42 (1) Deut. 30:6; Ez. 36:26; Joo 3:3-5; I Ped. 1:3; Tiago 1:18; I Cor. 5:17; Ef. 4:20-24 (2) Tito 3:5; Rom. 8:2; Joo 1:11-13; Ef. 4:32; At. 11:17 (3) II Cor. 1:21,22; Ef. 4:30; Rom. 8:1; 6:22 A justificao, que ocorre simultaneamente com a regenerao, o ato pelo qual Deus, considerando os mritos do sacrifcio de Cristo, absolve, no perdo, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma vida de retido diante de Deus e de correo diante dos homens (1). Essa graa concedida no por causa de quaisquer obras meritrias praticadas pelo homem mas, por meio de sua f em Cristo (2). (1) Is. 53:11; Rom. 8:33; 3:24 (2) Rom. 5:1; At. 13:39; Mat. 9:6; II Cor. 5:31; I Cor. 1:30 A santificao o processo que, principiando na regenerao, leva o homem realizao dos propsitos de Deus para a sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeio moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presena e o poder do Esprito Santo que nele habita (1). Ela ocorre na medida da dedicao do crente e se manifesta atravs de um carter marcado pela presena e pelo fruto do Esprito, bem como por uma vida de testemunho fiel e servio consagrado a Deus e ao prximo (2). (1) Joo 17:17; I Tess. 4:3; 5:23; 4:7 (2) Prov. 4:18; Rom. 12:1,2; Fil. 2:12,13; II Cor. 7:1; 3:18; Heb. 12:14; Rom. 6:19; Gl. 5:22; Fil. 1:9-11 A glorificao o ponto culminante da obra da salvao (1). o estado final, permanente, da felicidade dos que so redimidos pelo sangue de Cristo (2).(1) Rom. 8:30; II Ped.1:10,11; I Joo 3:2; Fil. 3:12; Heb. 6:11(2) I Cor. 13:12; I Tess. 2:12; Apoc. 21:3,4 VI - ELEIO Eleio a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, no por qualquer mrito, mas segundo a riqueza da sua graa (1). Antes da criao do mundo, Deus, no exerccio da sua soberania divina e luz de sua prescincia de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvao (2). Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleio est em perfeita consonncia com o livre-arbtrio de cada um e de todos os homens (3). A salvao do crente eterna. Os salvos perseveram em Cristo e esto guardados pelo poder de Deus (4). Nenhuma fora ou circunstncia tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus (5). O novo nascimento, o perdo, a justificao, a adoo como filhos de Deus, a eleio e o dom do Esprito Santo asseguram aos salvos a permanncia na graa da salvao (6). (1) Gn. 12:1-3; x. 19:5,6; Ez. 36:22,23,32; I Ped. 1:2; Rom. 9:22-24; I Tess. 1:4 (2) Rom. 8:28-30; Ef. 1:3-14; II Tess. 2:13,14 (3) Deut. 30:15-20; Joo 15:16; Rom. 8:35-39; I Ped. 5:10 (4) Joo 3:16,36; Joo 10:28,29; I Joo 2:19 (5) Mat. 24:13; Rom. 8:35-39; I Joo 2:27-29; Jer. 32:40 (6) Joo 10:28; Rom. 8:35-39; Jud. 24; Ef. 4:30 VII - REINO DE DEUS O reino de Deus o domnio soberano e universal de Deus e eterno (1). tambm o domnio de Deus no corao dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela f, aceitando-o como Senhor e Rei. , assim, o reino invisvel nos coraes regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus sditos (2). A consumao do reino ocorrer com a volta de Jesus Cristo, em data que s Deus conhece, quando o mal ser completamente vencido e surgido o novo cu e a nova terra para a eterna habitao dos remidos com Deus (3). (1) Dan. 2:37-44; Is. 9:6,7 (2) Mat. 4:17; Luc. 17:20; 4:43; Joo 18:36; 3:3-5; Mat. 6:33; I Ped. 2:9,10 (3) Mat. 25:31-46; I Cor. 15:24; Apoc. 11:15 VIII - IGREJA Igreja uma congregao local de pessoas regeneradas e batizadas aps profisso de f. nesse sentido que a palavra igreja empregada no maior nmero de vezes nos livros do Novo

43 Testamento (1). Tais congregaes so constitudas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanas de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bblia para a edificao mtua e para a propagao do evangelho (2). As igrejas neotestamentrias so autnomas, tm governo democrtico, praticam a disciplina e se regem em todas as questes espirituais e doutrinrias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientao do Esprito Santo (3). H nas igrejas, segundo as Escrituras, duas espcies de oficiais: pastores e diconos. As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma f e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer sejam de natureza eclesistica ou outra, no deve envolver a violao da conscincia ou comprometimento de lealdade a Cristo e sua Palavra. Cada igreja um templo do Esprito Santo (4). H tambm no Novo Testamento um outro sentido da palavra igreja em que ela aparece como a reunio universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre Ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo a cabea. Sua unidade de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperao voluntria na realizao dos propsitos comuns do reino de Deus (5). (1) Mat. 18:17; At. 5:11; 20:17,28; I Cor. 4:17; I Tim. 3:5; III Joo 9; I Cor. 1:2,10 (2) At.2:41,42 (3) Mat. 18:15-17 (4) At. 20:17,28; 6:3-6; 13:1-3; Tito 1:5-9; I Tim. 3:1-3; Fil. 1:1; I Cor. 3:16,17; At. 14:23; I Ped. 5:1-4 (5) Mat. 16:18; Col. 1:18; Heb. 12:22-24; Ef. 1:22,23; 3:8-11; 4:1-16; 5:22-32; Joo 10:16; Apoc. 21:2,3 e pessoal (2). Simboliza a morte e o sepultamento do velho homem e a ressurreio para uma nova vida em identificao com a morte, sepultamento e ressurreio do Senhor Jesus Cristo e tambm prenncio da ressurreio dos remidos (3). O Batismo, que condio para ser membro de uma igreja, deve ser ministrado sob a invocao do nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (4). A ceia do Senhor uma cerimnia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: o po e o vinho (5). Nesse memorial o po representa o seu corpo dado por ns no Calvrio e o vinho simboliza o seu sangue derramado (6). A Ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas at a volta de Cristo e sua celebrao pressupe o Batismo bblico e o cuidadoso exame ntimo dos participantes (7). (1) Mat. 3:5,6,13-17; 26:26-30, 28:19; Joo 3:22,23; 4:1,2; I Cor. 11:20,23-30 (2) At. 2:41,42; 8:12,36-39; 10:47,48; 16:33, 18:8 (3) Rom. 6:3-5; Gl. 3:27; Col. 2:12; I Ped. 3:21 (4) Mat. 28:19; At. 2:38,41,42; 10:48 (5) e (6) Mat. 26:26-29; I Cor. 10:16,17-21; 11:23-29 (7) Mat. 26:29; I Cor. 11:26-28; At. 2:42; 20:4-8 X - O DIA DO SENHOR O domingo, dia do Senhor, o dia do descanso cristo, satisfazendo plenamente a exigncia divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do esprito (1). Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia (2). Deve ser para os cristos um dia de real repouso em que, pela freqncia aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado orao, leitura bblica e outras atividades religiosas eles estaro se preparando para aquele descanso que resta para o povo de Deus(3). Nesse dia os cristos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuado aquele que seja imprescindvel e indispensvel vida da comunidade. Devem tambm abster-se de recreaes que desviem a ateno das atividades espirituais (4).

IX - O BATISMO E A CEIA DO SENHOR O Batismo e a Ceia do Senhor so as duas ordenanas da igreja estabelecidas pelo prprio Senhor Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simblica (1). O Batismo consiste na imerso do crente em gua, aps sua pblica profisso de f em Jesus Cristo como Salvador nico, suficiente

44 (1) Gn. 2:3; x. 20:8-11; 31:14-17; Is. 58:13,14; Mat. 12:12; Heb. 4:4 (2) Joo 20:1,19,26; At. 20:7; Apoc. 1:10; I Cor. 16:1,2 (3) Heb. 4:9-11; Apoc. 14:12,13 (4) x. 20:8-11; 31:15; Jer. 17:21,22,27; Ez. 22:8; Mat. 12:12 XI - MINISTRIO DA PALAVRA Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvao, para o servio cristo, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o seu reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Esprito Santo (1). Entretanto, Deus escolhe, chama e separa certos homens, de maneira especial, para o servio distinto, definido e singular do ministrio da sua palavra (2). O pregador da Palavra um porta-voz de Deus entre os homens (3). Cabe-lhe misso semelhante quela realizada pelos profetas do Velho Testamento e pelos apstolos do Novo Testamento, tendo o prprio Jesus como exemplo e padro supremo (4). A obra do porta-voz de Deus tem uma finalidade dupla: a de proclamar as boas-novas aos perdidos e a de apascentar os salvos (5). Quando um homem convertido d evidncias de ter sido chamado e separado por Deus para esse ministrio, e de possuir as qualificaes estipuladas nas Escrituras para o seu exerccio, cabe igreja local a responsabilidade de separ-lo, formal e publicamente, em reconhecimento da vocao divina j existente e verificada em sua experincia crist (6). Esse ato solene de consagrao consumado quando os membros de um presbitrio ou conclio de pastores, convocados pela igreja, impe as mos sobre o vocacionado (7). O ministro da Palavra deve dedicar-se totalmente obra para a qual foi chamado, dependendo em tudo do prprio Deus (8). O pregador do evangelho deve viver do evangelho (9). s igrejas cabe a responsabilidade de cuidar e sustentar adequada e dignamente seus pastores (10). (1) Mat. 28:19,20; At. 1:8; Rom. 1:6,7; 8:28-30; Ef. 4:1,4; II Tim. 1:9; Heb. 9:15; I Ped.1:15; Apoc. 17:14 (2) Mar. 3:13,14; Luc. 1:2; At. 6:1-4; 13:2,3; 26:16-18: Rom. 1:1; I Cor. 12:28; II Cor. 2:17; Gl. 1:15-17; Ef. 4:11,12; Col. 1:21-26 (3) x. 4:11,12; Is. 6:5-9; Jer. 1:5-10; At. 20:2428 (4) At. 26:19,20; Joo 13:12-15; Ef. 4:11-17 (5) Mat. 28:19,20; Joo 21:15-17; At. 20:24-28; I Cor. 1:21; Ef. 4:12-16 (6) At. 13:1-3; I Tim. 3:1-7 (7) At. 13:3; I Tim. 4:14 (8) At. 6:1-4; I Tim. 4:11-16; II Tim. 2:3,4; 4:2,5; I Ped. 5:1-3 (9) Mat. 10:9,10; Luc. 10:7; I Cor. 9:13,14; I Tim. 5:17,18 (10) II Cor. 8:1-7; Gl. 6:6; Fil. 4:14-18 XII - MORDOMIA Mordomia a doutrina bblica que reconhece Deus como Criador, Senhor e Dono de todas as coisas (1). Todas as bnos temporais e espirituais procedem de Deus e por isso devem os homens a Ele o que so e possuem e, tambm, o sustento (2). O crente pertence a Deus porque Deus o criou e o remiu em Jesus Cristo (3). Pertencendo a Deus, o crente mordomo ou administrador da vida, das aptides, do tempo, dos bens, da influncia, das oportunidades, da personalidade, dos recursos naturais e de tudo o que Deus lhe confia em seu infinito amor, providncia e sabedoria (4). Cabe ao crente o dever de viver e comunicar ao mundo o evangelho que recebeu de Deus (5). As Escrituras Sagradas ensinam que o plano especfico de Deus para o sustento financeiro de sua causa consiste na entrega pelos crentes de dzimos e ofertas aladas (6). Devem eles trazer igreja sua contribuio sistemtica e proporcional com alegria e liberalidade, para o sustento do ministrio, das obras de evangelizao, beneficncia e outras (7). (1) Gn. 1:1; 14:17-20; Sal. 24:1; Ecl. 11:9; I Cor. 10:26 (2) Gn. 14:20; Deut. 8:18; I Crn. 29:14-16; Tiago 1:17; II Cor. 8:5 (3) Gn. 1:27; At. 17:28; I Cor. 6:19,20; Tiago 1:21; I Ped. 1:18-21 (4) Mat. 25:14-30; 31-46 (5) Rom. 1:14; I Cor. 9:16; Fil. 2:16 (6) Gn. 14:20; Lev. 27:30; Prov. 3:9,10; Mal. 3:8-12; Mat. 23:26 (7) At. 11:27-30; I Cor. 16:1-3; II Cor. 8:1-15; Fil. 4:10-18

45 XIII - EVANGELIZAO E MISSES A misso primordial do povo de Deus a evangelizao do mundo, visando a reconciliao do homem com Deus (1). dever de todo discpulo de Jesus Cristo e de todas as igrejas proclamar , pelo exemplo e pelas palavras, a realidade do evangelho, procurando fazer novos discpulos de Jesus Cristo em todas as naes, cabendo s igrejas batiz-los e ensin-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou (2). A responsabilidade da evangelizao estende-se at aos confins da terra e por isso as igrejas devem promover a obra de misses, rogando sempre ao Senhor que envie obreiros para a sua seara (3). (1) Mat. 28:19,20; Joo 17:20; 20:21; At. 1:8; 13:2,3; Rom. 1:16; 10:13-15; II Cor. 5:18-20; I Tess. 1:8; I Ped. 2:9,10 (2) Mat. 28:18-20; Luc. 24:46-49; Joo 17:20; At. 1:8 (3) Mat. 28:19; At. 1:8; Rom. 10:13-15 XIV - EDUCAO RELIGIOSA O ministrio docente da igreja, sob a gide do Esprito Santo, compreende o relacionamento de Mestre e discpulo, entre Jesus Cristo e o crente (1). A Palavra de Deus o contedo essencial e fundamental nesse processo e no programa de aprendizagem crist (2). O programa de educao religiosa nas igrejas necessrio para a instruo e o desenvolvimento de seus membros, a fim de crescerem em tudo naquele que a cabea, Cristo. s igrejas cabe cuidar do doutrinamento adequado dos crentes, visando sua formao e desenvolvimento espiritual, moral e eclesistico, bem como motivao e capacitao sua para o servio cristo e o desempenho de suas tarefas no cumprimento da misso da igreja no mundo (3). (1) Mat. 11:29,30; 23:10; Joo 13:14-17 (2) Joo 14:26; I Cor. 3:1,2; II Tim. 2:15; I Ped. 2:2,3; 3:15; II Ped. 3:18 (3) Sal. 119; II Tim. 3:16,17; 4:2-5; Col. 1:28; Mat. 28:19,20; At. 2:42; Ef. 4:11-16; 6:10-20; Fil. 4:8,9; II Tim. 2:2 XV - LIBERDADE RELIGIOSA Deus e somente Deus o Senhor da conscincia (1). A liberdade religiosa um dos direitos fundamentais do homem, inerente sua natureza moral e espiritual (2). Por fora dessa natureza, a liberdade religiosa no deve sofrer ingerncia de qualquer poder humano (3). Cada pessoa tem o direito de cultuar a Deus, segundo os ditames de sua conscincia, livre de coaes de qualquer espcie (4). A Igreja e o Estado devem estar separados por serem diferentes em sua natureza, objetivos e funes (5). dever do Estado garantir o pleno gozo e exerccio da liberdade religiosa, sem favorecimento a qualquer grupo ou credo (6). O Estado deve ser leigo e a Igreja livre. Reconhecendo que o governo do Estado de ordenao divina para o bem-estar dos cidados e a ordem justa da sociedade, dever dos crentes orar pelas autoridades, bem como respeitar e obedecer s leis e honrar os poderes constitudos, exceto naquilo que se oponha vontade e lei de Deus (7). (1) Gn. 1:27; 2:7; Sal. 9:7,8; Mat. 10:28; 23:10; Rom. 14:4; 9,13; Tiago 4:12; I Ped.2:26; 3:11-17 (2) Jos. 24:15; I Ped. 2:15,16; Luc. 20:25 (3) Dan. 3:15-18; Luc. 20:25; At. 4:9-20; 5:29 (4) Dan. 3:16-18; 6; At. 19:35-41 (5) Mat. 22:21; Rom. 13:1-7 (6) At. 19:34-41 (7) Dan. 3:16-18; 6:7-10; Mat. 17:27; At. 4:1820; 5:29; Rom. 13:1-7; I Tim.2:1-3; Tito 3:1; I Ped. 2:13-17 XVI - ORDEM SOCIAL Como o sal da terra e a luz do mundo, o cristo tem o dever de participar em todo esforo que tende ao bem comum da sociedade em que vive (1). Entretanto, o maior benefcio que pode prestar anunciar a mensagem d evangelho; o bem-estar social e o estabelecimento da justia entre os homens dependem basicamente da regenerao de cada pessoa e da prtica dos princpios do evangelho na vida individual e coletiva (2). Todavia, como cristos, devemos estender a mo de ajuda aos rfos, s vivas, aos ancies, aos enfermos e a outros necessitados, bem como a todos aqueles que forem vtimas de quaisquer injustia e opresses (3). Isso faremos no esprito de amor, jamais

46 apelando para quaisquer meios de violncia ou discordantes das normas de vida expostas no Novo Testamento (4). (1) Mat. 5:13-16; Joo 12:35,36; Fil. 2:15 (2) Mat. 6:33; 25:31-46; Mar. 6:37; Luc. 10:2937; 19:8,9; Joo 6:26-29; At. 16: 31-35; Mat. 28:19 (3) x. 22:21,22; Sal. 82: 3,4; Ecl. 11:1,2; Miq. 6:8; Zac. 7:10 (4) Is. 1:16-20; Miq. 6:8; Mat. 5:9; Luc. 3:10-14; At.4:32-35; II Tim.2:24; Filem.; Tiago 1:27 XVII - FAMLIA A famlia, criada por Deus para o bem do homem, a primeira instituio da sociedade. Sua base o casamento monogmico e duradouro, por toda vida, s podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal (1). O propsito imediato da famlia glorificar a Deus e prover a satisfao das necessidades humanas de comunho, educao, companheirismo, segurana, preservao da espcie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimenses (2). Cada em virtude do pecado, Deus prov para ela, mediante a f em Cristo, a bno da salvao temporal e eterna, e quando salva poder cumprir seus fins temporais e promover a glria de Deus (3). (1) Gn. 1:27; 2:18-25; Jos. 24:15; I Reis 2:1-3; Mal. 2:15; Mar. 10:7-9,13-16; Ef. 5:22-33; 6:1-4; Col. 3:18-25; I Tim. 3:4-8; Heb. 13:4; I Ped. 3:17 (2) Gn. 1:28; 2:18-25; Sal. 127:1-5; Ecl. 4:913 (3) At. 16:31,34 XVIII - MORTE Todos os homens so marcados pela finitude, de vez que, em conseqncia do pecado, a morte se estende a todos (1). A Palavra de Deus assegura a continuidade da conscincia e da identidade pessoais aps a morte, bem como a necessidade de todos os homens aceitarem a graa de Deus em Cristo enquanto esto neste mundo (2). Com a morte est o destino eterno de cada homem (3). Pela f nos mritos do sacrifcio substitutivo de Cristo na cruz, a morte do crente deixa de ser tragdia, pois ela o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presena de Deus. A esse estado de felicidade as Escrituras chamam dormir no Senhor(4). Os incrdulos e impenitentes entram, a partir da morte, num estado de separao definitiva de Deus (5). Na Palavra de Deus encontramos claramente expressa a proibio divina da busca de contato com os mortos, bem como a negao da eficcia de atos religiosos com relao aos que j morreram (6). (1) Rom. 5:12; 6; I Cor. 15:21,26; Heb. 9:27; Tiago 4:14 (2) Luc. 16:19-31; Heb. 9:27 (3) Luc. 16:19-31; 23:39-46; Heb. 9:27 (4) Rom. 5:6-11; 14:7-9; I Cor. 15:18-20; II Cor. 5:14,15; Fil. 1:21-23; I Tess. 4:13-17; 5:10; II Tim. 2:11; I Ped. 3:18; Apoc. 14:13 (5) Luc. 16:19-31; Joo 5:28,29 (6) x. 22:18; Lev. 19:31; 20:6,27; Deut. 18:10; I Crn. 10:13; Is. 8:19;38:18; Joo 3:18; 3:36; Heb. 3:13 XIX - JUSTOS E MPIOS Deus, no exerccio de sua soberania, est conduzindo o mundo e a histria a seu termo final (1). Em cumprimento sua promessa, Jesus Cristo voltar a este mundo, pessoal e visivelmente, em grande poder e glria (2). Os mortos em Cristo sero ressuscitados e os crentes ainda vivos juntamente com eles sero transformados, arrebatados e se uniro ao Senhor (3). Os mortos sem Cristo tambm ressuscitados (4). Conquanto os crentes j estejam justificados pela f, todos os homens comparecero perante o tribunal de Jesus Cristo para serem julgados, cada um segundo suas obras, pois atravs destas que se manifestam os frutos da f ou os da incredulidade (5). Os mpios condenados e destinados ao inferno l sofrero o castigo eterno, separados de Deus (6). Os justos, com os corpos glorificados, recebero seus galardes e habitaro para sempre no cu, com o Senhor (7). (1) Mat. 13:39,40; 28:20; At. 3:21; I Cor. 15:2428; Ef. 1:10; II Ped. 3:10 (2) Mat. 16:27; 24:2731; 26:64; Mar. 8:38; Luc. 17:24; 21:27; At. 1:11; I Tess. 4:16; I Tim. 6:14,15; II Tim. 4:1,8; Tito 2:13; Heb. 9:28; Apoc. 1:7 (3) Dan. 12:2,3; Joo 5:28,29; 6:39,40,44; 11:25,26; Rom.8:23; I Cor. 15:12-58; Fil. 3:20,21; Col. 3:4; I Tess. 4:14-17 (4) Dan. 12:2; Joo 5:28,29; At. 24:15; I Cor. 15:12-24 (5) Mat. 13:49,50; 25:14-46; At. 10:42; I Cor. 4:5; II Cor. 5:10; II Tim.4:1; Heb.

47 9:27; II Ped. 2:9; 3:7; I Joo 4:17; Apoc. 20:1115; 22:11,12 (6) Dan. 12:2,3; Mat.16:27; 18:8,9; 25:41-46; Mar.9:43-48; Luc. 16:26-31; Joo 5:28,29; Rom. 6:22,23; I Cor. 6:9,10; Ii Tess. 1:9; Apoc. 20:11-15 (7) Dan. 12:2,3; Mat. 16:27; 25:31-40; Luc. 14:14; 16:22,23; Joo 5:28,29; 14:1-3; Rom. 6:22,23; I Cor. 15:42-44; Apoc. 22:11,12

PRINCPIOS BATISTAS
Estes princpios foram organizados por uma comisso de 19 lderes da Conveno Batista do Sul dos Estados Unidos, em 1964, por ocasio das comemoraes do 3o. jubileu da organizao da primeira conveno batista, de mbito nacional, na Amrica do Norte Trienial Convention, 1814.

A VIDA CRIST
A Salvao pela graa A salvao ddiva de Deus atravs de Jesus Cristo, condicionada, apenas, pela f em Cristo e rendio soberania divina. As Exigncias do Discipulado As exigncias do discipulado cristo, baseadas no reconhecimento da soberania de Cristo, relacionam-se com a vida em um todo e exigem obedincia e devoo completas. O Sacerdcio do Crente Cada cristo, tendo acesso direto a Deus atravs de Jesus Cristo, o seu prprio sacerdote e tem a obrigao de servir de sacerdote de Jesus Cristo em benefcio de outras pessoas . O Cristo e Seu Lar O lar bsico, no propsito de Deus para o bem-estar da humanidade, e o desenvolvimento da famlia deve ser de supremo interesse para todos os cristos. O Cristo Como Cidado O cristo cidado de dois mundos - o reino de Deus e o estado - e deve ser obediente lei do seu pas, tanto quanto lei do seu pas, tanto qaunto lei suprema de Deus.

A AUTORIDADE

Cristo como Senhor A Suprema fonte de autoridade o Senhor Jesus Cristo, e toda a esfera da vida est sujeita sua soberania. As Escrituras A Bblia, como revelao inspirada da vontade divina, cumprida e completada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo, nossa regra autorizada de f e prtica. O Esprito Santo O Esprito Santo o prprio Deus revelando sua pessoa e vontade aos homens. Ele, portanto, interpreta e confirma a voz da autoridade divina.

O INDIVDUO
Seu Valor Cada indivduo foi criado imagem de Deus e, portanto, merece respeito e considerao como uma pessoa de valor e dignidade infinita. Sua Competncia Cada pessoa competente e responsvel perante Deus, nas prprias decises e questes morais e religiosas. Sua Liberdade Cada pessoa livre perante Deus, em todas as questes de conscincia, e tem o direito de abraar ou rejeitar a religio , bem como de testemunhar de sua f religiosa, respeitando os direitos dos outros.

A IGREJA
Sua Natureza A Igreja, no sentido lato, a comunidade fraterna de pessoas redimidas por Cristo e tornadas uma s na famlia de Deus. A Igreja, no sentido local, a companhia fraterna de crentes batizados, voluntariamente unidos para o culto, desenvolvimento espiritual e servio . Seus Membros Ser membro da Igreja um privilgio, dado exclusivamente a pessoas regeneradas que voluntariamente aceitam o batismo e se

48 entregam ao discipulado fiel, segundo o preceito cristo . Suas Ordenanas O batismo e a ceia do Senhor, as duas ordenanas da Igreja, so smbolos da redeno, mas sua observncia envolve realidades espirituais na experincia crist. Seu Governo Uma Igreja um corpo autnomo, sujeiro unicamente a Cristo, sau cabea. Seu governo democrtico, no sentido prprio, reflete a igualdade e responsabilidade de todos os crentes, sob a autoridade de Cristo. Sua Relao Para com o Estado A Igreja e o Estado so constiudos por Deus e so perante Ele responsveis. Devem permanecer distintos, mas tm a obrigao do reconhecimento e reforo mtuos, no propsito de cumprir-se a funo divina. Sua Relao Para com o Mundo A Igreja tem uma posio de responsabilidade no mundo; sua misso para com o mundo; mas seu carter e ministrios so espirituais. vida de tempo integral, ao ministrio relacionando com a obra da Igreja. Evangelismo O Evangelismo, que bsico no ministrio da Igreja e na vocao do crente, a proclamao do juzo e da graa de Deus em Jesus Cristo e a chamada para aceit-Lo como Salvador e segui-Lo como Senhor. Misses As misses procuram a extenso do propsito redentor de Deus em toda parte, atravs do evangelismo, da educao e do servio cristo, e exigem de ns dedicao mxima. Mordomia A mordomia crist concebe toda a vida com um encargo sagrado, confiado em Deus, e exige o emprego responsvel de vida, tempo, talento e bens - pessoal ou coletivamente - no servio de Cristo. O Ensino e Treinamento A natureza da f e a experincia crists e a natureza e necessidades das pessoas fazem do ensino e treinamento um imperativo. Educao Crist A educao crist emerge da relao da f e da razo, e exige excelncia e liberdade acadmicas que so tanto reais quanto responsveis. A Autocrtica Todo grupo de cristos, para conservar sua produtividade, ter que aceitar a responsabilidade da autocrtica construtiva.

A NOSSA TAREFA CONTNUA


A Centralidade do Indivduo De considerao primordial na vida e no trabalho de nossas Igrejas o indivduo, com seu valor, suas necessidades, sua liberdade moral, seu potencial perante Cristo. Culto O culto - que envolve uma experincia de comunho com o Deus vivo e santo - exige uma apreciao maior sobre a reverncia e a ordem, a confisso e a humildade, a conscincia da santidaade, majestade, graa e propsito de Deus. O Ministrio Cristo Cada cristo tem o dever de ministrar ou servir com abnegao completa; Deus, porm, na sua sabedoria, chama vrias pessoas de um modo singular para dedicarem sua

Como batistas, revendo o progresso realizado no decorrer dos anos, temos todos inteira razo de desvanecimento ante as evidncias do favor de Deus sobre ns.Os batistas podem bem cantar com alegria: "Glria a Deus, grandes coisas Ele fez!" Podem eles tambm lembar que aqueles a quem foi dado o privilgio

49

de gozar de to alta herana, reconhecidos ao toque da graa,

devem engrandec-la com os seus prprios sacrifcios.

You might also like