You are on page 1of 2

DEPENDNCIA PSICOLGICA

O fumador "v" no cigarro um ponto de apoio psicolgico ou emocional, alm de uma fonte de prazer, que apesar de danosa sua sade (todo fumador sabe disto), incorporada aos seus hbitos. Alguns fumadores ficam tensos s em pensar de parar de fumar, uma vez que no se imaginam vivendo sem o fumo. A nicotina funciona como um estimulante directo do sistema nervoso, alm de facilitar a ao de alguns neurotransmissores (dopamina, noradrenalina e serotonina) que tm efeito anti-depressivo. A nicotina se concentra no crebro alguns segundos aps inalada, e exerce o seu efeito por uns trinta minutos. Aps este perodo o fumador sente necessidade de acender outro cigarro. A propaganda das indstrias do tabaco associam o fumo situaes contrrias ao seu real efeito, tais como desempenho sexual e desportivo, beleza, inteligncia, poder de deciso e sucesso profissional, levando ao condicionamento mental. O fumador incorpora o cigarro suas rotinas de tal forma, que algumas situaes so obrigatoriamente acompanhadas por ele. Estas situaes so chamadas de gatilhos . As mais citadas pelos fumantes so : (que so gestos automticos) Atender ao telefone; Aps refeies; Aps relaes sexuais; Aps bebidas estimulantes como caf ou lcool; Quando param o carro em congestionamentos; e Situaes de tenso ou de expectativa em resumo, o condicionamento psicolgico se baseia na criao de hbitos e rituais, no condicionamento mental, e na sensao estimulante produzida pelo fumo.

A dependncia psicolgica pode ocorrer por qualquer coisa ou algum. Primeiro comea no seu consciente que admite que necessita de algo/algum e com o tempo isso transmitido to veemente para o subconsciente que realmente ficamos dependentes. Para se livrar de tal dependncia, necessita-se de um tratamento cuidadoso e paciente, pois a dependncia no ocorre de um dia para a noite. Isso como uma pea que nosso crebro prega. Isso ocorre muito em usurios de drogas, onde a dependncia psicolgica bem mais forte que a fsica

A dependncia psicolgica se relaciona com a necessidade de usar determinada droga para ter um uma sensao de bem estar, e alvio das tenses. Se caracteriza por fenmenos cognitivos onde sempre h uma busca pelos efeitos iniciais do uso da droga. Em muitos casos, a dependncia psicolgica se d em pessoas com baixa auto-eficcia ou motivao, e acompanha a dependncia fsica. A droga, quando usada como estratgia contra algum problema (usada como fuga, por exemplo), tambm causa da dependncia. A dependncia psicolgica influenciada pela droga, pelos seus efeitos positivos (a boa viagem) e negativos (a m viagem), pela companhia do uso (sozinho, com amigos, com desconhecidos) e pelos estados emocionais e afectivos.

You might also like