You are on page 1of 7

Projeto Ser Humano

Mediunidade Relacionamento com Espritos Introduo Isto pode parecer algo essencialmente religioso. A religio Esprita. Mas, no . Como vamos ver.

Enfatizar a relao com Espritos, os viventes do mundo Espiritual, exige que tenhamos informao sobre como a vida fora do corpo.

Lidar com pessoas difceis cincia que desafia pensadores em todas as pocas de nossa humanidade. Quando educadores se ocupam do tema, no para sugerir que eliminemos o mal, eliminando seus autores. O mal, na viso educativa, so enganos, erros, aprendizado enganoso, aplicao do entendimento para produzir mal-estar na comunidade. citao doutrinria do Espiritismo que Espritos impuros existam sempre, porque a criao de Espritos na condio de simples e ignorantes contnua, ininterrupta. Quando adentramos nveis que superam essa danosa condio espiritual, ganhamos a misso de retornar na escala, ponto abaixo de ns mesmos, ajudando no que pudermos. Para que essa relao seja produtiva, preciso conviver com todos, compreender como vivem, porque agem assim, e impulsion-los ao progresso. Conduz-los no caminho que ns mesmos percorremos. Continuarmos aprendendo com as experincias comuns.

Projeto Ser Humano


Sobre o Espiritismo Tema 12
Formao Esprita de mdiuns

O mundo espiritual e a vida dos Espritos


in questes de O Livro dos Espritos, de Allan Kardec Vem progredindo bastante o Espiritismo, desde alguns anos, mas o seu maior progresso se verifica depois que entrou no rumo filosfico, porque despertou a ateno de pessoas esclarecidas. Hoje no mais uma diverso, mas uma doutrina de que no riem os que zombavam das mesas-girantes. Esforando-nos por sustent-lo nesse terreno, estamos certos de conquistar adeptos mais teis do que atravs de manifestaes levianas. Temos a prova disso todos os dias, pelo nmero de adeptos resultante da simples leitura do LIVRO DOS ESPRITOS.
in Introduo, em O Livro dos Mediuns, Allan Kardec.

A escala esprita Formao Esprita de mdiuns Textos da Filosofia Esprita interessantes ao trato da mediunidade

Trechos retirados de O Livro dos Espritos, de Allan Kardec - em negrito os trechos interessantes para discusso.

TERCEIRA ORDEM: ESPRITOS IMPUROS

- Caracteres gerais. Predominncia da matria sobre o esprito. Propenso ao mal. Ignorncia, orgulho, egosmo, e todas as ms paixes que se lhe seguem. - Tm a intuio de Deus, mas no o compreendem. - Nem todos so essencialmente maus; em alguns, h mais leviandade. Uns no fazem nem o bem, nem o mal; mas, pelo simples fato de no fazerem o bem, revelam a sua inferioridade. Outros, pelo contrrio, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando encontram ocasio de o praticar. - Eles podem aliar a inteligncia maldade ou malcia; mas, qualquer que seja o seu desenvolvimento intelectual, suas idias so pouco elevadas e os seus sentimentos mais ou menos abjetos. - Os seus conhecimentos sobre as coisas do mundo esprita so limitados, e o pouco que sabem a respeito se confunde com as idias e os preconceitos da vida corprea. No podem dar-nos mais do que noes falsas e incompletas daquele mundo; mas o observador atento encontra frequentemente, nas suas comunicaes, mesmo imperfeitas, a confirmao das grandes verdades ensinadas pelos Espritos superiores. - O carter desses Espritos se revela na sua linguagem. Todo Esprito que, nas suas comunicaes, trai um pensamento mau, pode ser colocado na terceira ordem; por conseguinte, todo mau pensamento que nos for sugerido provm de um Esprito dessa ordem.

- Vem a felicidade dos bons, e essa viso para eles um tormento incessante, porque lhes faz provar as angstias da inveja e do cime. - Conservam a lembrana e a percepo dos sofrimentos da vida corprea; e essa impresso frequentemente mais penosa que a realidade. Sofrem, portanto, verdadeiramente, pelos males que suportaram e pelos que acarretaram aos outros; e, como sofrem por muito tempo, julgam sofrer para sempre. Deus, para os punir, quer que eles assim pensem. (101) - Dcima Classe. Espritos impuros. So inclinados ao mal e o fazem objeto de sua preocupao. - Nona Classe. Espritos levianos. So ignorantes, malignos, inconsequentes e zombeteiros. - Oitava classe. Espritos pseudosbios. Seus conhecimentos so bastante amplos, mas julgam saber mais do que realmente sabem. - Stima classe. Espritos neutros. Nem so bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal; tendem tanto para um como para outro, e no se elevam sobre a condio vulgar da humanidade, quer pela moral ou pela inteligncia. - Sexta classe. Espritos batedores e perturbadores. Estes Espritos no formam, propriamente falando, uma classe distinta, quanto s suas qualidades pessoais, e podem pertencer a todas as classes da terceira ordem. Manifestam frequentemente sua presena por efeitos sensveis e fsicos, como golpes, movimento de deslocamento anormal de corpos slidos, do ar, etc. (102)

Comentrio Livre
Comentrios interessantes sobre Espritos impuros

Em sua divina providncia, visando nosso aprendizado otimizado pela convivncia com as mais diversas diferenas e divergncias humanas, Deus mistura bons e maus, sbios e ignorantes das leis, justamente para que, ensinando e aprendendo possamos despertar nossa conscincia prpria, e possamos agir com determinao, intencionalmente. comum que questionemos porque as coisas se passam dessa forma, porque Deus no conserta os maus, porque no manifesta evidncias inquestionveis para que homens ignorantes, assim como aqueles sbios mas cticos, possam aprender e possam ser convencidos definitivamente sobre o bem e o mal. como se o erro, as maldades fossem coisas inaceitveis, dispensveis, sem finalidades aparentes, a no ser para movimentar a vida, para torn-la mais interessante. Percebemos que o bem e o mal no so resultados simples das coisas, mas parecem resultar da complexidade de como Leis e Foras agem no interior dos acontecimentos e dos seres. De alguma forma Deus cria seres ignorantes e simples, para que seu crescimento seja algo voluntrio e consciente. A conscincia em se despertando, que ela ative a vontade de aprender. H um complicador sutil nessa relao que temos com nossos semelhantes, nossos irmos, que a convivncia com Espritos, "invisveis" aos nossos sentidos fsicos. Portanto, quando estamos encarnados, mergulhados nas sensaes fsicas, dependentes dos estmulos eficientes que nos causem impresso fsica, as trocas de idias e de impresses a nvel espiritual se tornam algo para atiar outras sensibilidades, as da razo, as fortalecidas pelo entendimento. Nem todos as cultivamos, embora elas existam e participem ativamente de nossas condies de vontade e de bem estar. Portanto, conhecer os Espritos, encarnados e os da erraticidade, condio fundamental para que possamos lidar com as orientaes e as instrues que nos chegam atravs de suas comunicaes, que interferem na qualidade de vida. Nos conceitos de vida que dialogamos, entre ns do mundo, com os Espritos atravs da mediunidade, se encontram nosso alimento de alma. Para que possamos identificar a pureza da fonte onde bebemos essas idias e projetos de vida, preciso conhecer os Espritos. Nessa categoria, a dos impuros, se encontram Espritos que precisam de grande considerao no trato usual, por suas necessidades de evoluo; e por suas perturbaes possveis se no usarmos de entendimento bem fundamentado, na considerao de suas idias e de suas intenes.

Aplicao de Conceitos Orientaes Prticas Utilizando os conceitos, como conceitos de vida.

Tendncia ao mal
Em nossa formao espiritual, Deus nos aprisiona nas impresses fsicas, como forma de iniciarmos nossa conscientizao individual, a formao de nossa individualidade. Est a, portanto, uma boa explicao para essa tendncia ao mal que se evidencia em Espritos impuros. quase que impulso natural a de lesar, tirar proveito, impor situaes de sujeio e de inferioridade aos que se mostram incmodos s nossas intenes de sobrevivncia, aos perigosos nossa integridade; ou simplesmente, aos frgeis em sabedoria e indecisos morais. O uso do poder, com a qualidade de nossa condio de inferioridade, como tambm forma de diverso cruel, decorrente de nossos impulsos maus, pode ser caracterstica nossa por uma boa parte de nossa caminhada de melhoria espiritual. O mal estar cultivado que a idia de pecado cronifica, a contaminao doentia com a idia de esprito do mal que nos habita, pode prejudicar o entendimento dessa nossa condio transitria, e prejudicar nosso jeito de lidar com isso, de superarmos mais rapidamente esse nvel evolutivo. Entender, compreender, aceitar, sermos benevolentes com todas as fraquezas humanas pode possibilitar que sejamos cristo, isto , amorosos e solidrios, para que a luta pela produo do bem seja vitoriosa. Visar sempre a produo do bem. O exerccio do bem, do falar bondosamente, de, em qualquer relacionamento buscarmos a lio preciosa de progresso, que nosso relacionamento com todos disponibiliza, a forma segura e caminho nico, para solucionarmos as relaes difceis com Espritos impuros. Muitos de ns ainda nos encontramos em situao tal de espiritualidade, e com isso, atramos, como miasmas doentios, seres que se contentam nesse clima danoso. O trabalho de identificao de Espritos, no pode cair na calnia, no julgamento cruel e rude. O cristo identifica o mal para substitu-lo pelas aes de sade, de bem estar, de progresso. Menos que combater o mal, e os maldosos, preciso travarmos luta amoroso para arrumarmos recursos que possibilitem a construo do bem comum. O tempo que gastamos perseguindo o mal, o uso de recursos aparentemente justificados pela inteno boa, na guerra contra o vcios e as fraquezas humanas, so desperdcios de tempo e de patrimnio valorosos se vermos o quanto podemos fazer na mesma poca e mesma situao se visarmos o bem que substitui o mal de forma espontnea e pacfica.

Jos Fernando Vital vital.pai.family@gmail.com acessar: projetoserhumano.formaoespritademdiuns.tema11 www.scribd.com/espacotempo2461

Lembrete:
Em O Evangelho, Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. III: 2. A casa do Pai o Universo; as diferentes moradas so os mundos que circulam no espao infinito, e oferecem, aos Espritos encarnados, moradas apropriadas ao seu adiantamento. Independentemente da diversidade dos mundos, essas palavras podem tambm ser entendidas como o estado feliz ou infeliz do Esprito na erraticidade. Segundo ele seja mais ou menos depurado e desligado dos laos materiais, o meio em que se encontra, o aspecto das coisas, as sensaes que experimenta, as percepes que possui, variam ao infinito; enquanto que uns no podem se distanciar da esfera em que viveram, outros se elevam e percorrem o espao e os mundos; enquanto certos Espritos culpados erram nas trevas, os felizes gozam de uma claridade resplandecente e do sublime espetculo do infinito; enquanto, enfim, que o mau, atormentado de remorsos e de lamentaes, frequentemente s, sem consolao, separado dos objetos da sua afeio, geme sob o constrangimento dos sofrimentos morais, o justo, reunido queles que ama, goza as douras de uma indizvel felicidade. L tambm h, pois, vrias moradas, embora no sejam nem circunscritas nem localizadas.

You might also like