You are on page 1of 3

Universidade Estadual de Gois Goinia, 20 de abril de 2012.

Curso: Letras 4 ano Disciplina: Literatura Comparada Docente: mile Andrade Discente: Patrcia Santos Csar

Trabalho do 1 Bimestre A obra Balzac e a costureirinha chinesa tambm adaptada para o cinema de Da Sijie, foi lanada de maneira discreta, mas se transformou no s em um best-seller na Frana em termos comerciais, mas em um fenmeno literrio que teve indicao ao Goncourt, o mais importante prmio da literatura francesa. A histria se passa em uma aldeia em meio a montanhas distantes na China, nas quais dois jovens Ma e o amigo Luo da cidade tm de se exilar porque seu pas est em uma transio poltica, bem como social e cultural. Ento, so levados a fora para esse campo de reeducao pelo regime de Mao Ts Tung. Como foram pressionados a irem para l, os adolescentes so obrigados a trabalhar sem parar e recebem pouco alimento, ou seja, so tratados como animais. Durante essa reeducao, os rapazes descobrem uma mala cheia de livros proibidos pela revoluo, tais como: Flaubert, Baudelaire, Balzac, Rousseu, entre outros. Ao longo do filme, descobrem o prazer de ler, pensar e refletir sobre o que at ento desconheciam, pois uma das consequncias do regime foi o fechamento das universidades. Esse prazer de ler, pensar e refletir no diz respeito somente aos adolescentes, pois eles conhecem A Costureirinha, filha de um alfaiate da aldeia vizinha que chama a ateno por sua beleza. Encantados aps serem apresentados a esse novo mundo de oportunidades, Ma e Luo decidem culturizar e educar a jovem costureira. Como acabam descobrindo a felicidade na literatura e a liberdade adquirida atravs dos livros sem mencionar a insacivel fome pela leitura , eles acabam por se envolver tanto com um dos romances franceses de Balzac, rsula Mirout, que Ma tem a ideia de reproduzi-lo sobre o forro de uma pele de carneiro com o receio de que se descobrissem seu tesouro, os trs teriam a histria de rsula em mos como recordao. O referido romance/filme tem um lado imagolgico bastante apurado e entrelaante, pois as relaes interculturais vo desde o autor a seus leitores. Da Sijie nasceu na China e foi levado pelo governo de Mao Tse Tung reeducao na zona rural de Sichuan onde permanece

por quatro anos. Conclui o ensino mdio e universidade na China e consegue estudos com bolsa na Frana. Sabendo disso que comeam as especulaes: levando em considerao sua biografia, Sijie escreve para os franceses ou chineses? Descreve sua experincia de vida ou simplesmente conta como um pas sobrevive a uma revoluo? Seja qual forem as respostas, o autor intencionalmente ou no mostra seu pas por completo tendo como veculo a literatura. Segundo Carvalhal (2006 p.5) primeira vista, a expresso literatura comparada no causa problemas de interpretao. Usada no singular mas geralmente compreendida no plural, ela designa uma forma de investigao literria que confronta duas ou mais literaturas. com essa citao que temos o gancho para entendermos as terico-crticas de Tnia Carvalhal sobre a literatura comparada, porm neste caso, analisaremos a obra de um autor com sua vida pessoal. A citao da autora nos remete a uma definio da expresso literatura comparada que, por coincidncia, se consolida na Frana e em decorrncia disso surge um grande nmero de livros que so responsveis pela difuso do tema em vrios pases. A Literatura Comparada seguiu atravs de inmeras vozes, dentre as quais est Paul Van Tieghem, que em 1931 publica La littrature compare. nesse livro que o autor organiza a Histria Literria Internacional dividindo-a em trs etapas: a Histria das Literaturas Nacionais, a Literatura Comparada e a Literatura Geral. Baseado na leitura de Tnia Carvalhal cabvel afirmar que esta ltima diviso da Histria Literria Internacional serviria melhor como ponto de partida para analisarmos Balzac e a costureirinha chinesa, j que Tieghem tm a seguinte definio e dupla vantagem:
antes de tudo permite, melhor ainda que a Literatura Comparada, ao historiador literrio de uma nao compreender mais plenamente um escritor, uma obra, ao observ-lo mergulhando no meio literrio internacional ao qual ele pertence; em seguida, por si mesma uma disciplina histrica das mais penetrantes e eficazes. (apud Carvalhal, p.17).

Contudo, abordaremos a imagologia juntamente com a Literatura Comparada. Na obra escancara-se um dilogo entre as culturas ocidental e oriental. Essa juno perceptvel na biografia do autor; na aproximao entre Balzac que nos remete/representa a literatura ocidental e a Costureira, j que ambos so teceles (ela de tecidos, e ele de textos); na deciso dos jovens ao tentarem culturizar e educar a tecel e explicita os preconceitos que em alguns momentos colocam os rapazes em situaes difceis. Alm disso, com perspiccia que Sijie nos mostra que, embora estejamos em situaes opressivas, possvel vislumbrar alguma forma de liberdade, a qual s conseguiremos atravs dos estudos. por esse meio, que o autor deixa

claro que podemos conseguir mudar a situao de uma nao reprimida por aqueles que s tem a ganhar sobre a ignorncia alheia.

You might also like