You are on page 1of 2

O sistema de soluo de controvrsias da OMC A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) composta por 153 Pases membros e tem como

o funo primordial a regulao das trocas comerciais de esfera global, o que faz da OMC a maior responsvel pelo processo de consolidao do sistema multilateral de comrcio. Os litgios geram insegurana e instabilidade, o que torna indispensvel presena do Direito para a resoluo desses conflitos. Diante disso, o sistema de soluo de controvrsias desenvolvido pela Organizao Mundial do Comrcio (OMC) necessrio para o bom funcionamento do comrcio, j que assegura o cumprimento das regras constitutivas da organizao. A) rgos de soluo de controvrsias e apelao O comrcio mundial, antes do surgimento da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), era dirigido pelo Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio de 1947 (GATT 47). O GATT, mesmo sendo um acordo multilateral de carter provisrio, foi o principal mecanismo de conduo das relaes econmicas at o incio da dcada de 1990. Durante a existncia do GATT47, o instrumento de soluo de controvrsias entre os Estados membros do acordo multilateral era notadamente frgil. Este mecanismo para a soluo de conflitos admitia que um dos litigantes, em virtude da regra do consenso positivo (consenso aprovado), pudesse entravar indefinidamente a execuo de uma deciso. Ademais, como no havia a determinao de prazos fixos, os conflitos continuavam sem uma deciso por anos. O ESC tem como caractersticas: trata-se de um sistema quase judicial, independente dos membros da OMC e dos demais rgos da organizao; produo de um mecanismo cogente para os membros da Organizao Mundial do Comrcio, sem que haja necessidade de acordos adicionais para consolidar a jurisdio da organizao em relao aos conflitos relativos a seus acordos; o funcionamento do instrumento de soluo praticamente automtico, e s pode ser atravancado pelo consenso entre os litigantes, ou pelo consenso entre todos os membros da OMC para interrupo de uma etapa; o sistema competente para interpretar as regras dos acordos da OMC, mas no tem o poder para aumentar ou diminuir os direitos e obrigaes dos membros; o sistema no permite a possibilidade de um membro da OMC cominar sanes unilaterais em matria comercial, sem o litgio ter sido antecipadamente analisado pela OMC; o ESC ordena que somente o sistema tem a competncia para solucionar conflitos relativos a todos os acordos da OMC.

O OSC formado por todos os membros da OMC, que se renem para deliberar sobre as questes que lhes competem, em consonncia com as previses do ESC. Os cabimentos relativos ao OSC so: organizar painis, receber pareceres dos painis e do rgo de Apelao (OAp), fiscalizar a aplicao de suas deliberaes e advertncias e permitir a suspenso de autorizaes e de outras obrigaes definidas por acordos. O procedimento resolutrio no OSC fundamentado no consenso. Ademais, o OSC tem como funes: acatar a lista sugestiva de painelistas, escolher os integrantes do rgo de apelao, acolher comunicados de terceiros interessados, assim como aprovar o prazo para o adimplemento da deciso pelo membro derrotado. O rgo de Apelao (OAp) outro rgo existente no sistema de soluo de controvrsias da OMC, sendo composto por sete indivduos admitidos a partir do consenso produzido dentro do OSC. Esses indivduos precisam ser sujeitos de distinta capacidade, notadamente experientes em direito, comrcio internacional, bem como nas demais matrias abordadas em acordos da OMC. Alm disso, preciso que os indivduos estejam continuamente disponveis e em curto espao temporal, bem como se necessita que se mantenham cientes das atividades de resoluo de controvrsias e outras atividades relativas OMC. O OAp atua a partir do recebimento de um recurso contrrio deliberaes dos painis, em que trs juzes do rgo de apelao decidem sobre o caso discordante.

You might also like