You are on page 1of 15

Superior Tribunal de Justia

AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.091.654 - PR (2008/0213162-8) RELATORA AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI CLODOALDO DO NASCIMENTO RODRIGUES JOS SILVIO GORI FILHO CATTALINI TERMINAIS MARTIMOS LTDA ELIAN PRADO CAETANO E OUTRO(S) EMENTA

DIREITO CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. SOLIDARIEDADE PASSIVA. DOIS CO-DEVEDORES. TRANSAO COM UM DELES. OUTORGA DE QUITAO PLENA. EXTINO DA SOLIDARIEDADE. DIREITO CIVIL. INDENIZAO. DANO EFETIVO. DANOS MORAIS. ALTERAO PELO STJ. VALOR EXORBITANTE OU NIFMO. POSSIBILIDADE. - Na solidariedade passiva o credor tem a faculdade de exigir e receber, de qualquer dos co-devedores, parcial ou totalmente, a dvida comum. Havendo pagamento parcial, todos os demais co-devedores continuam obrigados solidariamente pelo valor remanescente. O pagamento parcial efetivado por um dos co-devedores e a remisso a ele concedida, no alcana os demais, seno at a concorrncia da quantia paga ou relevada. - Na espcie, contudo, a sobrevivncia da solidariedade no possvel, pois resta apenas um devedor, o qual permaneceu responsvel por metade da obrigao. Diante disso, a consequncia lgica que apenas a recorrida permanea no plo passivo da obrigao, visto que a relao solidria era constituda de to-somente dois co-devedores. - O acolhimento da tese do recorrente, no sentido de que a recorrida respondesse pela integralidade do valor remanescente da dvida, implicaria, a rigor, na burla da transao firmada com a outra devedora. Isso porque, na hiptese da recorrida se ver obrigada a satisfazer o resto do dbito, lhe caberia, a teor do que estipula o art. 283 do CC/02, o direito de exigir da outra devedora a sua quota, no obstante, nos termos da transao, esta j tenha obtido plena quitao em relao sua parte na dvida. A transao implica em concesses recprocas, no cabendo dvida de que o recorrente, ao firm-la, aceitou receber da outra devedora, pelos prejuzos sofridos (correspondentes a metade do dbito total), a quantia prevista no acordo. Assim, no seria razovel que a outra devedora, ainda que por via indireta, se visse obrigada a despender qualquer outro valor por conta do evento em relao ao qual transigiu e obteve quitao plena. - Os arts. 1.059 e 1.060 do CC/02 exigem dano material efetivo como pressuposto do dever de indenizar. O dano deve, por isso, ser certo, atual e subsistente. Precedentes.
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 1 de 15

Superior Tribunal de Justia


- A interveno do STJ, para alterar valor fixado a ttulo de danos morais, sempre excepcional e justifica-se to-somente nas hipteses em que o quantum seja nfimo ou exorbitante, diante do quadro delimitado pelas instncias ordinrias. Precedentes. Agravo provido para conhecer parcialmente do recurso especial e, nesta parte, lhe dar provimento. ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas constantes dos autos, por unanimidade, dar provimento ao agravo regimental, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs. Ministros Massami Uyeda, Sidnei Beneti, Vasco Della Giustina e Paulo Furtado votaram com a Sra. Ministra Relatora. Braslia (DF), 17 de maro de 2009(Data do Julgamento)

MINISTRA NANCY ANDRIGHI Relatora

Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009

Pgina 2 de 15

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.091.654 - PR (2008/0213162-8) AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : CLODOALDO DO NASCIMENTO RODRIGUES JOS SILVIO GORI FILHO CATTALINI TERMINAIS MARTIMOS LTDA ELIAN PRADO CAETANO E OUTRO(S) RELATRIO A EXMA. SRA. MINISTRA NANCY ANDRIGHI (Relator): Cuida-se de recurso especial interposto por CLODOALDO DO

NASCIMENTO RODRIGUES, com fundamento no art. 105, III, a e c, da CF, contra acrdo proferido pelo TJ/PR. Ao: de indenizao por danos materiais e morais, ajuizada pelo recorrente, pescador, em desfavor de CATTALINI TERMINAIS MARTIMOS LTDA., e de Sociedade Naviera Ultrags Ltda. (doravante denominada Ultrags), objetivando a reparao dos prejuzos decorrentes da exploso de navio de propriedade desta, enquanto atracado no terminal da recorrida. Segundo consta da inicial, em 2004, com a exploso houve o vazamento de leo combustvel e metanol, substncias que se alastraram rapidamente por toda a baa de Paranagu, Antonina e Guaraqueaba, o que veio a resultar na proibio de pesca durante 53 (cinqenta e trs dias) (...), queda da produo pesqueira nas baas, e, ainda, esse dano ser sentido durante longos anos uma vez que os manguezais foram seriamente atingidos, prejudicando todo um ecossistema e uma cadeia ecolgica (fls. 03). Transao: o recorrente e a Ultrags formalizaram acordo (fls. 44/47), por meio do qual o pescador e seu advogado receberam R$713,72, dando proprietria do navio, por conta disso, plena, geral e irrevogvel quitao para nada mais reclamar, nesta ou em outra ao, em relao a qualquer indenizao a qualquer ttulo decorrente da exploso do navio, ressalvando expressamente, contudo, que de tal quitao ficava excluda a recorrida. O acordo foi homologado pelo Juiz, que julgou extinto o processo em relao Ultrags e determinou o prosseguimento da ao contra a recorrida (fls. 54).
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 3 de 15

Superior Tribunal de Justia


Sentena: julgou extinto o processo, sem o julgamento do mrito, sob o argumento de que a transao havida entre o(a) autor(a) e Sociedade Naviera Ultrags Ltda. uma das demandadas como causadora do dano extinguiu a dvida em relao a Cattalini Terminais Martimos Ltda. que figura no plo passivo da demanda como devedora solidria (fls. 228/232). Acrdo: inconformado, o recorrente interps apelao, tendo o TJ/PR dado provimento ao recurso, nos termos do acrdo (fls. 321/333) assim ementado:
APELAO CVEL. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS. PESCADOR. EXPLOSO DO NAVIO VICUA NA BAA DE PARANAGU. DEMANDA AJUIZADA CONTRA O ARMADOR DO NAVIO E CONTRA A PROPRIETRIA DO ATRACADOURO ONDE SE ENCONTRAVA O NAVIO. AUTOR QUE CELEBRA TRANSAO COM A PRIMEIRA R, PRETENDENDO CONTINUAR NO PROCESO CONTRA A SEGUNDA. SENTENA QUE EXTINGUE O PROCESSO POR AUSNCIA DE INTERESSE RECURSAL, SOB O FUNDAMENTO QUE O AUTOR TERIA DADO QUITAO INTEGRAL NA TRANSAO CELEBRADA. Preliminares em contra-razes. 1. ALEGAO DE ILEGITIMIDADE PASSIVA. CO-RS QUE SO SOLIDARIAMENTE RESPONSVEIS PELOS DANOS AMBIENTAIS. INTELIGNCIA DO ARTIGO 225, 3 DA CONSTITUIO FEDERAL E DOS ARTIGOS 3, IV E 4, VII, DA LEI N 6.938/81. CARNCIA DE AO NO CONFIGURADA. PRELIMINAR AFASTADA. 2. ALEGAO DE NECESSIDADE DE DILAO PROBATRIA QUANTO AO MRITO DA CAUSA. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL QUE SE APURA OBJETIVAMENTE, NO HAVENDO SE DISCUTIR CULPA. APRECIAO DO MRITO. APLICAO DO ARTIGO 14, 1, DA LEI 6.938/81 QUE PERMITE AO TRIBUNAL ANALISAR, DESDE LOGO, O MRITO DA DEMANDA. MATRIA PRONTA PARA DECISO EM SEGUNDO GRAU. APLICAO TAMBM DO ARTIGO 515, 3 DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL, SEM QUE ISSO IMPLIQUE EM OFENSA AMPLA DEFESA E AO CONTRADITRIO. PRELIMINAR AFASTADA. 3. ALEGAO DE QUE A REVOGAO DO MANDATO DOS ADVOGADOS TORNA INEPTA A PETIO INICIAL. SUBSTABELECIMENTO POSTERIOR QUE NO TEM QUALQUER INFLUNCIA, PODENDO O SUBSTABELECENTE, INCLUSIVE, EMEND-LA, DESDE QUE OBSERVADAS AS EXIGNCIAS PROCESSUAIS. PRELIMINAR AFASTADA. 4. CONDIO DE PESCADOR. PROVA SUFICIENTE NESSE SENTIDO. EXPIRAO DO PRAZO DE VALIDADE DA CARTEIRA DE PESCADOR QUE NO IMPLICA NA PRESUNO DE QUE A ATIVIDADE NO MAIS EXERCIDA. NUS PREVISTO NO ARTIGO 333, I, QUE RESTOU OBSERVADO. PRELIMIINAR AFASTADA. 5. PRETENSO DE IMPOSIO DE SANO POR LITIGNCIA DE
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 4 de 15

Superior Tribunal de Justia


M-F. AUTORA QUE DENUNCIA PROMESSA DE ACORDO FEITA PELA CATTALINI E JUNTA PROVAS NESSE SENTIDO. LITIGNCIA DE M-F NO CONFIGURADA. PRELIMINAR AFASTADA. 6. ALEGAO DE FALTA DE INTERESSE DE AGIR. MATRIA QUE SE CONFUNDE COM O MRITO. AFASTAMENTO COMO PRELIMINAR Apelao. PRETENSO DE REFORMA DA SENTENA QUE EXTINGUIU A AO EM RELAO R CATTALINI, SOB A ALEGAO QUE ESTA TAMBM RESPONDE, POIS A TRANSAO COM A OUTRA R (NAVIERA ULTAGS) S PRODUZ EFEITO ENTE ESTA R E O AUTOR. PRETENSO QUE DEVE SER ATENDIDA. NO APLICAO DO 3 DO ARTIGO 844 DO CDIGO CIVIL PORQUE O ACRDO SE DEU SOBRE PARTE DO DBITO PLEITEADO O QUE IMPLICARIA, NO CASO CONCRETO, EM ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA. APLICAO DO ARTIGO 515, 3, DO C.P.C. DANO AMBIENTAL. RESPONSABILIDADE QUE, POR SER OBJETIVA, INDEPENDE DA PROVA DA CULPA. DANO MORAL CONFIGURADO PELA IMPOSSIBILIDADE DE EXERCCIO DA ATIVIDADE DE PESCADOR. QUANTUM INDENIZATRIO QUE DEVE EQUIVALER QUELE OBJETO DO ACORDO FEITO COM A CO-R, ACRESCIDO DE JUROS E CORREO MONETRIA DESDE A DATA DA CELEBRAO DESSE ACORDO. APELAO PROVIDA, COM APLICAO DO ARTIGO 515 3 DO C.P.C. COM JULGAMENTO DE PROCEDNCIA DA AO E CONDENAO AO VALOR IGUAL AO ACORDO COM A OUTRA R. PRELIMINARES AFASTADAS. APELAO PROVIDA COM JULGAMENTO DO MRITO DA AO .

Embargos de declarao: interpostos pela recorrida (fls. 336/347), forma rejeitados pelo TJ/PR (fls. 353/359). Recurso especial: alega o recorrente (fls. 368/381) que o acrdo recorrido violou os arts. 275 e 277 do CC/02, bem como divergiu da jurisprudncia de outros Tribunais, na medida em que, tendo sido apenas parcial o acordo firmado com a Ultrags, a recorrida permaneceu obrigada solidariamente pelo restante da dvida. Prvio juzo de admissibilidade: o TJ/PR admitiu o recurso especial (fls. 414/415). Deciso monocrtica: neguei seguimento ao recurso especial, nos termos da deciso unipessoal (fls. 421/423) assim ementada:
Recurso especial. Responsabilidade civil. Transao. Extino da obrigao. Smula 83/STJ. - A transao pressupe concesses mtuas dos interessados e produz entre as partes o efeito de coisa julgada, rescindvel apenas por vcio
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 5 de 15

Superior Tribunal de Justia


comprovado. - No se conhece do recurso especial se o entendimento adotado pelo Tribunal de origem encontra-se em consonncia com a jurisprudncia do STJ. Smula 83/STJ. Recurso especial a que se nega seguimento .

Agravo regimental: alega o agravante que no h que se falar em extino da obrigao porque o Recorrente pescador no transacionou com a empresa causadora do dando ambiental ora Recorrida, apenas fez acordo parcial com o armador do navio (responsvel solidrio), nos termos possibilitados pelo artigo 275 e 277 do Cdigo Civil (fls. 436). o relatrio.

Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009

Pgina 6 de 15

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.091.654 - PR (2008/0213162-8) RELATORA AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI CLODOALDO DO NASCIMENTO RODRIGUES JOS SILVIO GORI FILHO CATTALINI TERMINAIS MARTIMOS LTDA ELIAN PRADO CAETANO E OUTRO(S) VOTO A EXMA. SRA. MINISTRA NANCY ANDRIGHI (Relator): Cinge-se a controvrsia a determinar se, celebrada transao entre o credor e um dos devedores solidrios, com o pagamento acordado e a outorga de quitao geral e irrestrita, mas com a ressalva de que tal quitao no abrangia o outro devedor solidrio, pode o credor prosseguir com a ao para obter a condenao deste pelo valor integral do dbito remanescente. Melhor explicando, no particular o recorrente ajuizou ao contra a recorrida e a Ultrags, devedores solidrios, visando condenao destes ao pagamento de indenizao por danos materiais e morais por ele ento estipulados em R$49.000,00. Antes mesmo da citao, a Ultrags e o recorrente formalizaram acordo, por meio do qual este recebeu R$713,72, dando quela, por conta disso, plena, geral e irrevogvel quitao para nada mais reclamar, nesta ou em outra ao, em relao a qualquer indenizao a qualquer ttulo decorrente da exploso do navio (fls. 45), ressalvando expressamente, contudo, que de tal quitao ficava excluda a recorrida. O Juiz de 1 grau de jurisdio extinguiu o processo, sem o julgamento do mrito, sob o argumento de que, com a transao, houve extino da dvida tambm em relao ao co-devedor remanescente (fls. 230). O TJ/PR, por sua vez, reconheceu a incidncia do art. 277 do CC/02 espcie, porm ressalvou que o apelante j celebrou transao com a co-r SOCIEDADE NAVIERA, pelo qual aceitou receber a importncia de R$713,72 (...). Destarte, se referido montante j foi aceito pelo apelante no acordo feito com a co-r, ento prudente que esse valor tambm seja considerado para onerar, do mesmo modo, ambas as rs solidariamente
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 7 de 15

Superior Tribunal de Justia


responsveis, sob pena de ofender o princpio da igualdade entre os litisconsortes passivos (fls. 332). Agora, em sede de recurso especial, o recorrente pretende ver reformado o acrdo do TJ/PR, para que a recorrida seja condenada a lhe pagar indenizao a titulo de danos materiais e morais (...) no valor de R$37.400,00, que equivalem a 100 salrios mnimos decrescidos de R$713,72 j pagos pela Sociedad Naviera Ultragas atravs de acordo (fls. 380/381). Para fundamentar sua pretenso, aduz que, nos termos dos arts. 275 e 277 do CC/02, tendo o pagamento sido parcial, a recorrida continua obrigada solidariamente pelo restante da dvida.

I. Da deciso que negou seguimento ao recurso especial

Por intermdio de deciso unipessoal neguei seguimento ao recurso especial, com fulcro na Smula n 83 do STJ, afirmando estar assente nesta Corte o entendimento no sentido de que a transao, enquanto acordo de vontades, forma de extino das obrigaes. Portanto, uma vez reconhecida a transao, extingue-se a dvida em relao aos devedores (fls. 422). Todavia, no foi levada em considerao particularidade presente na espcie, destacada pelo TJ/PR, consistente no fato de que o pagamento, pelo acordo, foi parcial (fls. 330). Tal peculiaridade, no abordada nos julgados alados a paradigma, torna inaplicvel o mencionado enunciado sumular, de modo que a deciso monocrtica h de ser reconsiderada para viabilizar a anlise do mrito do recurso especial, o que fao a seguir.

II. Dos limites da solidariedade passiva

De acordo com o art. 275 do CC/02, na solidariedade passiva o credor tem a faculdade de exigir e receber, de qualquer dos co-devedores, parcial ou totalmente, a dvida comum. Este mesmo dispositivo legal estabelece, ainda, que havendo pagamento parcial,
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 8 de 15

Superior Tribunal de Justia


todos os demais co-devedores continuam obrigados solidariamente pelo valor remanescente, sendo complementado pelo art. 277 do CC/02, o qual dispe que, o pagamento parcial efetivado por um dos co-devedores e a remisso a ele outorgada, no alcana os demais, seno at a concorrncia da quantia paga ou relevada. H na espcie, entretanto, uma peculiaridade: o recorrente celebrou transao com um dos co-devedores, aceitando, com efeito de pagamento, valor inferior ao postulado na petio inicial, concedendo-lhe plena, geral e irrevogvel quitao. O pagamento parcial, a remisso, a dao ou a novao implicam exonerao daquele devedor-solidrio, subsistindo para os demais o dever de pagar o restante do dbito, abatido o valor remido, dado em pagamento ou novado. Na hiptese dos autos, a relao jurdica constituda de apenas dois devedores solidrios, cuja consequncia que somente um ficou responsvel pelo valor restante da obrigao. Esse valor remanescente, segundo melhor exegese do art. 282, pargrafo nico, do CPC, aquele que resulta da subtrao da quota-parte que cabia ao devedor exonerado da relao solidria. Como no particular, a obrigao, na relao jurdica interna, era de 50% para cada co-devedor, o pagamento de qualquer valor por um deles, aceito pelo credor, com quitao geral, importa subtrao de 50% do total da dvida. O ato de transacionar com um dos co-devedores, aceitando valor inferior ao que era pleiteado, como j dito alhures, exonera totalmente esse co-devedor. E, o efeito quanto aos demais co-devedores , de regra, a sobrevivncia da solidariedade, mas com a diminuio da obrigao em valor correspondente quota-parte daquele co-devedor remido. Na presente hiptese, contudo, a sobrevivncia da solidariedade no possvel, pois resta apenas um devedor, o qual permaneceu responsvel por metade da obrigao. Ressalto, por oportuno, que muito embora no tenha o credor expressamente renunciado solidariedade, a consequncia lgica que apenas a recorrida permanea no plo passivo desta obrigao, visto que a relao solidria era constituda de to-somente dois co-devedores. O que interessa para a soluo do conflito que a recorrida Cattalini tem o direito de abater a quota-parte do co-devedor remido. O mestre Caio Mrio da Silva Pereira bastante claro ao ensinar os efeitos extintivos da solidariedade passiva, observando que, em caso de
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 9 de 15

Superior Tribunal de Justia


pagamento parcial:
todos os devedores continuam obrigados pelo remanescente, acrescendo que o vnculo continua com as mesmas caractersticas, isto , subsiste a solidariedade entre todos os devedores pelo saldo devedor. Da a conseqncia imediata: efetuando um dos devedores pagamento parcial, ficam os demais exonerados at a concorrncia da quantia paga, e solidariamente devedores do restante (...). A remisso, obtida por um dos devedores, prevalece na extenso em que foi concedida, aproveitando aos demais co-devedores, at a concorrncia da quantia relevada (Cdigo Civil de 2002, art. 277). H, pois, diferena nos efeitos da remisso, na solidariedade ativa e na passiva, pois que, se naquela a que concede qualquer credor extingue a obrigao, nesta opera a extino at a concorrncia da quantia remitida, ou seja, na parte correspondente ao devedor perdoado. Por isso que a doutrina aconselha uma ressalva: em se tratando de remisso pessoal, isto , o perdo dado pelo credor a um determinado devedor, somente este se exonera da obrigao, e nada mais deve, cabendo to-somente abater, na totalidade da dvida, a parte correspondente ao devedor forro (...). Se o credor houver perdoado toda a dvida, extingue-se a obrigao, e oponvel a todos os co-obrigados. Sendo a remisso dada a um dos co-devedores, fica este liberado, mas a faculdade de demandar o pagamento aos demais co-obrigados est subordinada deduo da parte relevada. Se o credor exigir de qualquer delas a soluo da obrigao, o devedor demandado pode opor ao credor a remisso, somente at concorrncia da parte remetida, pois quanto ao remanescente a solidariedade sobrevive. O mesmo que ocorre com a remisso estende-se a qualquer outra modalidade de soluo da obrigao (...). Renunciando em favor de um ou de alguns dos devedores, altera-se a situao de todos os coobrigados, em situao anloga a do credor que recebe pagamento parcial de um dos devedores, ou lhe remite parte da dvida. Exonerando da solidariedade um ou mais devedores, subsiste ela quanto aos demais. A redao do pargrafo nico do art. 282 do Cdigo Civil de 2002 no foi feliz. Reproduzindo sempre, quase literalmente, o velho Cdigo, deixou uma dvida que ele afastava. Dizia, ento, que ao credor renunciante somente era lcito acionar aos demais, abatendo no crdito a parte correspondente ao devedor remitido. Embora no o diga expressamente, outro no deve ser o entendimento do pargrafo. Se ao credor, renunciando solidariedade em favor de um dos co-devedores, fosse lcito reclamar a dvida toda contra qualquer dos outros, estaria realizando uma renncia apenas nominal, sem efeito prtico. Demais disso, beneficiando um credor com a renncia, estaria agravando a situao dos demais, contra o disposto no art. 278 do novo Diploma. O conceito de renncia o mesmo que advm do art. 114 do Cdigo Civil de 2002. Pode ser expressa, quando o credor declara, sem reservas, que abre mo da solidariedade e restitui aos devedores a faculdade de solver por partes. tcita quando resulta de uma atitude ou comportamento do credor, incompatvel com a solidariedade. Lembram os autores, como casos de
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 1 0 de 15

Superior Tribunal de Justia


renncia tcita: a) receber o credor quota parte de um devedor, dando-lhe quitao; b) demandar judicialmente um dos devedores, pela sua parte na dvida: no se confunde a situao com a do credor que ajuza ao contra um devedor pela dvida toda; c) receber o credor, habitualmente, a partir de um dos devedores nos juros e frutos. Essas outras hipteses ocorrentes deixam, entretanto, de constituir uma renncia solidariedade, se o credor ressalvar o direito de manter o vnculo da solidariedade (Cdigo Civil de 2002, art. 282) (Instituies de direito civil, vol. 02. Teoria geral das obrigaes. Rio de Janeiro: Forense, 2004, 20 ed. pp. 96, 104).

Outro efeito importante da exonerao parcial de um dos co-devedores que o valor originrio postulado, abatida a quota-parte do exonerado, persiste. A teoria geral das obrigaes clara ao disciplinar que a obrigao subsiste quanto ao devedor restante. A remio parcial a um dos co-devedores, figura jurdica que tambm pode se enquadrar na hiptese em exame, do mesmo modo no altera o valor originrio da obrigao. Isso , ao co-devedor restante no nasce o direito de se ver quitado mediante o pagamento do mesmo valor pelo qual o credor remiu ao devedor exonerado. A obrigao do subsistente remanesce no mesmo valor (do qual sempre se abate o montante total da quota-parte do exonerado, independente do valor que o credor tenha transacionado). Noto, por oportuno, que no obstante a diviso da responsabilidade em partes iguais decorra de mera presuno, na espcie no vejo como fugir dessa premissa, na medida em que o 1 e 2 grau de jurisdio no fizeram nenhuma ressalva quanto a tal diviso. Ao contrrio, ao fixar o valor da indenizao a ser paga pela recorrida tambm em R$713,72 (quantia paga pela Ultrags), o TJ/PR demonstrou entender que ambas as empresas foram igualmente responsveis pelo acidente em questo. A dvida da Ultrags, porm, foi objeto de transao, tendo o recorrente concordado em receber, como pagamento dos danos materiais e morais decorrentes do acidente, a quantia de R$713,72. Dessa forma, verifica-se que o acolhimento da tese do recorrente, no sentido de que a recorrida responda pela integralidade do valor remanescente da dvida, implicaria, a rigor, na burla da transao firmada com a Ultrags. Isso porque, na hiptese da recorrida se ver obrigada a satisfazer o resto do dbito, lhe caberia, a teor do que estipula o art. 283 do CC/02, o direito de reembolso da Ultrags a sua quota, no obstante, nos termos da transao, esta j
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 1 1 de 15

Superior Tribunal de Justia


tenha obtido plena quitao em relao sua parte na dvida. Com efeito, a transao implica em concesses recprocas, no cabendo dvida de que o recorrente, ao firm-la, aceitou receber da Ultrags, pelos prejuzos sofridos (correspondentes a metade do dbito total), a quantia de R$713,72. Assim, no seria razovel que a Ultrags, ainda que por via indireta, se visse obrigada a despender qualquer outro valor por conta do evento em relao ao qual transigiu e, repise-se, obteve quitao plena. Em concluso, na espcie a r, que permaneceu no plo passivo devedora de 50% da totalidade dos danos sofridos pelo autor por fora do acidente amplamente demonstrado, cuja responsabilidade objetiva.

III. Do quantum indenizatrio

Do quanto exposto at aqui, resta definido que, a rigor, a recorrida permanece responsvel pelo pagamento de metade dos danos suportados pelo recorrente.

a. Dos danos materiais

Os valores trazidos na petio inicial a ttulo de danos materiais foram postulados de forma absolutamente aleatria, carecendo de qualquer comprovao concreta, at porque as instncias ordinrias dispensaram a dilao probatria. Realmente, o valor mdio da produo diria de um pescador na regio da bacia do Paranagu antes do acidente, o valor de venda da mercadoria, o tempo que levar para o reequilbrio do ecossistema e o reflexo que isso ter na reproduo dos peixes, so apenas alguns dos fatores levantados pelo recorrente para calcular seus prejuzos materiais, mas que no foram devidamente comprovados nos autos. Conforme admitiu o prprio recorrente por ocasio da distribuio da ao, os trabalhos que vem sendo realizados por IAP e IBAMA, os quais verificaro a extenso dos danos ao longo do tempo, ainda no foram totalmente concludos (fls. 09) (grifei). Alis, tudo indica que o recorrente est ciente da fragilidade dos dados por ele
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 1 2 de 15

Superior Tribunal de Justia


apresentados, tanto que, em suas razes recursais, no obstante pleiteie a condenao da recorrida a pagar indenizao por danos materiais e morais, muda radicalmente o seu critrio de clculo, passando a requerer sejam fixados em R$37.400,00, afirmando que equivalem a 100 salrios mnimos decrescidos dos R$713,72 j pagos (fls. 380/381). Vale dizer, o que na inicial foi pedido apenas a ttulo de danos morais, no recurso especial passou a incluir tambm a pretenso do recorrente por danos materiais, porm agora sem qualquer individualizao das alegadas perdas e danos e lucros cessantes. Esta Corte j firmou o entendimento de que os arts. 1.059 e 1.060 [do CC/02] exigem dano 'efetivo' como pressuposto do dever de indenizar. O dano deve, por isso, ser certo, atual e subsistente (REsp 965.758/RS, 3 Turma, minha relatoria, DJe de 03.09.2008. No mesmo sentido: REsp 300.190/RJ, 4 Turma, Rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 18.03.2002). Dessa forma, no h como se fixar o valor dos danos materiais postulados na petio inicial, tornando-se necessria a liquidao por artigos, para apurar todos os prejuzos suportados pelo recorrente, notadamente: (i) o perodo em que ficou impossibilitado de exercer suas atividades profissionais; (ii) a reduo da sua produtividade em decorrncia do acidente ambiental; e (iii) a reduo da aceitao do seu produto no mercado, tambm em virtude do acidente etc.

b. Dos danos morais

Inicialmente,

recorrente

pleiteou

condenao

de

ambas

as

recorridas-devedoras ao pagamento de indenizao no valor de 100 salrios mnimos a ttulo de danos morais. Nas razes recursais, contudo, reduziu esse valor para quantia incerta, tendo em vista que, nesse mesmo valor de 100 salrios mnimos, incluiu tambm seus prejuzos por danos materiais, sem quantific-los. O TJ/PR, por sua vez, condenou a recorrida ao pagamento de indenizao moral correspondente a R$713,72, ou seja, menos de 02 salrios mnimos, patamar evidentemente
Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009 Pgina 1 3 de 15

Superior Tribunal de Justia


nfimo dada a natureza do dano, circunstncia que autoriza a interveno desta Corte para adequao do valor. Confira-se, guisa de exemplo, os seguintes precedentes: AgRg no Ag 818.350/RJ, 3 Turma, Rel. Min. Sidnei Beneti, DJe de 28.10.2008; AgRg no Ag 939.482/RJ, 4 Turma, Rel. Min. Fernando Gonalves, DJe de 20.10.2008; e AgRg no Ag 1.046.623/RS, 3 Turma, Rel. Min. Massami Uyeda, DJe de 16.09.2008. Inegvel, na espcie, que o recorrente foi submetido a sentimentos de angstia e aflio, dada a total incerteza quanto ao futuro da atividade de onde retira seu sustento. O quadro se agrava por se tratar de acidente envolvendo pescadores, ocupao que ordinariamente se desenvolve no seio familiar, passando de pai para filhos, o que potencializa o sofrimento em questo, trazendo desconfiana quanto ao sustento de toda a famlia do recorrente (lato sensu ), inclusive suas geraes futuras. Dessa forma, majoro os danos morais para R$10.000,00 (dez mil reais), valor mais condizente com o sofrimento causado pelas propores do evento danoso.

Forte em tais razes, DOU PROVIMENTO ao presente agravo regimental, reconsiderando a deciso unipessoal de fls. 421/423, para CONHECER PARCIALMENTE do recurso especial e, nesta parte, lhe DAR PROVIMENTO, condenando a recorrida, CATTALINI TERMINAIS MARTIMOS LTDA., ao pagamento de indenizao ao recorrente, CLODOALDO DO NASCIMENTO RODRIGUES, em virtude da exploso do navio Vicua, em 15.11.2004. Tal indenizao corresponder a: (i) 50% (cinqenta por cento) dos danos materiais, a serem apurados em liquidao por artigos; e (ii) 50% (cinqenta por cento) dos danos morais fixados em R$10.000,00 (dez mil reais), ou seja, R$5.000,00 (cinco mil reais). Por se tratar de responsabilidade extracontratual, os danos materiais devero ser corrigidos monetariamente, pelo ndice estipulado no acrdo de fls. 321/333, e acrescidos de juros legais, tudo desde a data do evento. Os danos morais, por sua vez, devem ser corrigidos desde a data de sua fixao e acrescidos de juros legais desde o evento danoso. Fica mantida a sucumbncia fixada pelo TJ/PR, correspondente a 15% sobre o valor total da condenao.

Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009

Pgina 1 4 de 15

Superior Tribunal de Justia


ERTIDO DE JULGAMENTO TERCEIRA TURMA AgRg no REsp 1091654 / PR

Nmero Registro: 2008/0213162-8

Nmeros Origem: 11792005 4483730 448373002 6022005 EM MESA JULGADO: 17/03/2009

Relatora Exma. Sra. Ministra NANCY ANDRIGHI Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro SIDNEI BENETI Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. JUAREZ ESTEVAM XAVIER TAVARES Secretria Bela. MARIA AUXILIADORA RAMALHO DA ROCHA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : CLODOALDO DO NASCIMENTO RODRIGUES JOS SILVIO GORI FILHO CATTALINI TERMINAIS MARTIMOS LTDA ELIAN PRADO CAETANO E OUTRO(S)

ASSUNTO: Civil - Responsabilidade Civil - Indenizao

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : CLODOALDO DO NASCIMENTO RODRIGUES JOS SILVIO GORI FILHO CATTALINI TERMINAIS MARTIMOS LTDA ELIAN PRADO CAETANO E OUTRO(S)

CERTIDO Certifico que a egrgia TERCEIRA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, deu provimento ao agravo regimental, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs. Ministros Massami Uyeda, Sidnei Beneti, Vasco Della Giustina (Desembargador convocado do TJ/RS) e Paulo Furtado (Desembargador convocado do TJ/BA) votaram com a Sra. Ministra Relatora. Braslia, 17 de maro de 2009

MARIA AUXILIADORA RAMALHO DA ROCHA Secretria

Documento: 865169 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 25/03/2009

Pgina 1 5 de 15

You might also like