You are on page 1of 18

O PAPEL DA DIDTICA DAS CINCIAS NO CURSO DE MAGISTRIO

Martha Marandino Museu de Astronomia e Cincias Afins- MAST/CNPq Rio de Janeiro - RJ

Resumo O artigo em questo procura apresentar algumas reflexes sobre o papel da disciplina de Didtica de Cincias no Curso de Magistrio 2o Grau, a partir de uma experincia concreta. So levantados alguns temas considerados essenciais para a discusso, relativos (1) realidade do aluno (a) de Magistrio, especialmente quanto ao tema da formao bsica nas reas especficas de cincias e (2) viso de cincia, de ensino e de ensino de cincias desses sujeitos. Em seguida apresenta-se a proposta de um curso de Didtica de Cincias no Magistrio 2o grau fundamentada numa concepo multidimensional da educao e do ensino, elaborada a partir da perspectiva crtica da Didtica e em sintonia com alguns resultados de pesquisas recentes na rea do Ensino de Cincias. Esta proposta contextualizada e procurase apresentar algumas experincias de trabalho realizadas.

I- Introduo
As disciplinas de Didtica Geral e Didticas Especficas nos cursos de formao de professores possuem um papel fundamental de articulao entre as diferentes reas do conhecimento presentes na grade escolar. Deveria ser atravs dessas disciplinas que o futuro professor pudesse perceber como os diferentes conhecimentos especficos podem ser trabalhados na escola de primeiro grau, principalmente nos aspectos relativos contedos e metodologias. Essas porm no so as nicas dimenses do processo de ensinoaprendizagem. Como afirma Candau, ... o processo de ensino-aprendizagem para ser adequadamente compreendido, precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimenses humanas, tcnica e poltico-social (1983). O papel das Didticas ento seria o de trabalhar numa perspectiva multidimensional, levando em considerao no s a articulao do conhecimento especfico com o didtico, como

54

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

tambm discutindo o papel da educao, do ensino e do saber especfico num determinado contexto. Em relao a Didtica das Cincias o papel articulador de diferentes campos do conhecimento ainda mais desafiador. Essa disciplina deve integrar no s os conhecimentos advindos da Didtica, enquanto objeto de estudo, como tambm queles das Cincias Fsicas, Qumicas e Biolgicas. Como afirmam Delizoicov e Angotti (1991:16), ainda que outras disciplinas de carter profissionalizante como a Psicologia da Educao possam indicar princpios e direo para o trabalho docente do professor, no so suficientes para capacit-lo docncia de um contedo especfico como o de Cincias Naturais . Esses autores ainda ressaltam que: O tratamento metodolgico do ensino-aprendizagem das Cincias Naturais tem sido to inconsistente, precrio e frgil que nem mesmo h uma nomenclatura homognea para a disciplina. Conforme a poca e a circunstncia, essa disciplina chamada de Didtica de Cincias ou Biologia Educacional, ou ainda associada a subttulos como Programas de Sade e Ecologia. Esses desencontros, aliados a outras razes (como a nodisponibilidade de professores para essas disciplinas, a origem de sua formao), evidenciam um trabalho no-sistemtico e pouco crtico de capacitao efetiva dos professorandos para desenvolverem a formao inicial das crianas em Cincias (Ibid). O texto que se segue procurou analisar especialmente a disciplina de Didtica de Cincias a partir dos pressupostos acima apontados. Assim inteno discutir o papel desta disciplina nos cursos de formao de professores no Magistrio de 2o grau, a partir de uma experincia concreta, indicando quais seriam os temas fundamentais de um programa para esta disciplina, os desafios enfrentados para concretiz-los e sugestes que apontem para uma prtica pedaggica em Didtica de Cincias fundamentada na perspectiva crtica. Este tema merece especial ateno na medida em que a nova Lei de Diretrizes e Bases traz novamente para o debate a responsabilidade sobre a elaborao dos currculos das didticas especiais e sobre o profissional responsvel por ministrar tais disciplinas nos cursos de formao. Alm disso, a discusso atual a respeito dos Parmetros Curriculares Nacionais deve ser ampliada e, acreditamos, com este texto, poder contribuir nesta perspectiva.

Marandino, M.

55

II- A Realidade do aluno de Magistrio do Segundo Grau


Os alunos, na verdade, na maioria alunas, que se matriculam no curso de Magistrio o fazem por razes diversas1, que vo desde o gostar de crianas , at a necessidade de entrar cedo para o mercado de trabalho, alm da prpria identificao com o curso. Apesar das diferenas entre as perspectivas e objetivos, alguns elementos comuns podem ser percebidos entre as alunas e que so importantes de serem analisados para estruturao do programa das disciplinas que compem a grade curricular do Magistrio. So alunas vindas do primeiro grau, logo, a princpio, com um mnimo bsico de conhecimento especfico acumulado em cada rea. Geralmente, a viso de educao dessas alunas romantizada, referente ao modelo idealizado de professora primria, ou referente a uma experincia marcante com um professor/a ou escola que cursou. Muitas vezes tambm a influncia familiar forte, ou por haver professores na famlia - geralmente a me - ou por incentivar a entrada no mercado de trabalho. Desses elementos, destacou-se o tema da formao bsica do alunas do Magistrio nas reas especficas. No entanto, acreditamos ser fundamental conhecer a realidade das alunas, seus interesses, suas opes, para o planejamento da estrutura do curso de Magistrio. Nesse sentido, pesquisas tm mostrado que muitos dos conceitos cientficos fundamentais no so realmente aprendidos na escola. Os trabalhos de pesquisa na perspectiva das Concepes Alternativas ou Espontneas2, realizados desde pelo menos a dcada de 70, tm mostrado que a dificuldade de substituir as idias espontneas pelo conceito cientfico no unicamente um problema de maior clareza ou maior preciso na apresentao, mas sim um processo complexo e profundo. Os resultados ainda indicam que comum a coexistncia entre as concepes do senso comum e as cientficas no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa nesta rea iniciou-se com o interesse pelos erros que comummente eram cometidos pelos alunos. Mas foi somente quando esses erros deixaram de ser encarados como simples curiosidade para serem entendidos como resultados de uma etapa do processo
1 Tais razes foram levantadas a partir de dinmicas realizadas com as alunas que procuraram exatamente perceber os objetivos e as expectativas delas em relao ao curso de Magistrio. So tambm razes identificadas em outras escolas com curso de Magistrio, tendo esse tema sido debatido por professores com experincia nesses cursos. 2 Villani (1989), Solomon (1994), Mortimer (1997), so alguns exemplos de trabalhos nessa perspectiva.

56

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

de construo do conhecimento que a pesquisa se desenvolveu plenamente . (Teixeira e Queiroz, 1990:2) Osterman e Moreira (1990) alertaram para esta problemtica em pesquisa que procurou investigar a preparao em Fsica oferecida no curso de formao de professores para as sries iniciais numa escola de Porto Alegre, partindo da constatao de que se no 1o grau que pela primeira vez o aluno toma contato com os significados cientficos de certos conceitos fsicos e os confronta com seus prprios significados, da maior importncia que a introduo desses conceitos seja feita de modo a no reforar os significados no aceitos cientificamente, a evitar a aquisio de significados errneos e a facilitar a mudana conceitual (p.171). Algumas concluses dessa pesquisa indicaram a nfase dada a Biologia nesses cursos e a falta de vinculao das disciplinas cientficas - Biologia, Qumica e Fsica - com o contedo de 1a a 4a srie e com a Didtica das Cincias que peca pela pouca nfase no contedo e muita preocupao com a pedagogia (p.179). Certamente este um quadro que se repete em outros locais do Brasil. Alm disso, no podemos deixar de citar as condies atuais do ensino de primeiro grau, especialmente das escolas pblicas, onde faltam muitas vezes professores de determinadas disciplinas, onde os ndices de reprovao ainda so muito grandes, onde faltam condies mnimas de material, etc., o que determina tambm as possveis falhas na formao dos jovens. Desta forma ento, ao chegar no segundo grau, as alunas do magistrio possuem, muitas vezes, concepes errneas sobre muitos dos conceitos bsicos da cincia3. As disciplinas especficas cientficas - Biologia, Qumica e Fsica - que compem a grade curricular nem sempre procuram trabalhar na perspectiva de identificar essas possveis falhas. Partem do pressuposto que tais conceitos j deveriam ter sido aprendidos e que, se no foram, no cabe a elas perder tempo j que o contedo muito grande e a carga horria muito pequena, principalmente se comparada ao curso de segundo grau regular 4. Esta constatao de extrema importncia se considerarmos que sero estas mesmas professoras que futuramente estaro ministrando aulas sobre esses mesmos conceitos, provavelmente reforando erros no trabalhados na sua formao.

3 Esse fato tem sido percebido em nossa experincia na compreenso de conceitos e fenmenos como fora, inrcia, estaes do ano, fotossntese, respirao, seres vivos/seres brutos, entre outros. 4 Essas so falas comuns, identificadas em nossa experincia, entre os professores responsveis por essas disciplinas.

Marandino, M.

57

III- A viso de Cincia, do Ensino e do Ensino de Cincias


Moraes e outros (1990), em artigo publicado na Revista Catarinense de Ensino de Fsica, identificam as representaes mais comuns sobre Cincia de alunos de 2 grau, onde percebe-se uma grande concentrao de representaes da cincia como natureza , ou ainda nos desenhos, constatou-se que a grande maioria tinham a cincia desenhada sobre forma de rvore (predominantemente), bichos, plantas, Sol, etc. Na discusso a cincia foi apresentada como a cpia do mundo natural. Esta identificao to forte que os alunos entendem que o cientista desnuda a cincia, e no a constri . Essas idias aparecem, geralmente, junto com a viso do cientista isolado da realidade, neutro, que segue um mtodo rgido de trabalho em seu laboratrio. Em exerccio proposto para as alunas do Magistrio, foi pedido para que representassem o que entendem por Cincia. Essa atividade tinha o objetivo de no s levantar as concepes sobre esse tema, mas tambm provocar o debate sobre o que Cincia e foi encaminhada posteriormente atravs de outras estratgias. As representaes elaboradas pelas alunas possuem as mesmas caractersticas apontadas anteriormente, como pode ser verificado nos desenhos:

58

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

Marandino, M.

59

Percebe-se ainda que elementos como laboratrio e vidrarias nos desenhos so constantes. Na maioria das vezes tambm o cientista aparece trabalhando sozinho. A relao com o meio ambiente e com o planeta Terra tambm surge com freqncia. Tais representaes ao serem explicadas verbalmente pelas alunas aparecem, muitas vezes, acompanhadas de um discurso carregado de uma viso neutra e a-histrica da Cincia. Chassot (1995), ao discutir para que (m) til o ensino de cincia , indica que este deve buscar abandonar um ensino assptico - desvinculado da realidade -, dogmtico - que esquece que a cincia trabalha com modelos, tornado-se assim acrtico -, abstrato - quando no se traduz a linguagem da cincia para que os alunos entendam - e a-histrico - quando no se apresenta como os diferentes modelos so construdos e por que, eventualmente, alguns so abandonados e outros modificados. Concordamos ento com Vianna e outros (1994:81) que indicam quais devem ser os objetivos do ensino de cincias no trabalho com professores do 1o segmento do 1o grau: Pretendemos com os assuntos abordados despi-las (professoras) dos preconceitos sobre cincia; procurar olhar em volta e ver sua influncia no meio e do meio sobre ela; mostrar que, ao longo da histria, diferentes interpretaes foram dadas para os fatos que podem ser observados por elas; mostrar assim que a interpretao cientfica que ensinada hoje, j teve outra interpretao em outras pocas to vlidas quanto a de hoje . Quanto a viso de educao e de ensino das alunas que cursam o magistrio na experincia aqui relatada, comum a percepo do papel da escola como transmissor do conhecimento verdadeiro, no identificando este espao como formador de valores, logo com um compromisso social e poltico. Geralmente no se discute o papel poltico do professor e os contedos se apresentam totalmente desvinculados da realidade. Esta viso das alunas reforada pela prpria estrutura curricular e, muitas vezes, pela prpria postura dos professores do curso de Magistrio, que repetem o modelo transmissor-receptor do conhecimento, transmitindo tambm uma determinada concepo de educao.

60

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

Para levantar a concepo de ensino das cincias das alunas dessa experincia, realizou-se um trabalho onde se props a caracterizao, em pequenos grupos, desta rea do ensino hoje no Brasil, utilizando para tal imagens e textos de jornais e revistas, numa dinmica de corte e colagem. Os resultados dos trabalhos apresentam-se a seguir:

Marandino, M.

61

Para esta caracterizao, os grupos utilizaram como referncia principal a prpria experincia como alunas, e, como pode ser observado nos trabalhos e a partir das discusses suscitadas pela dinmica, percebe-se que predomina a viso de uma prtica fundamentada no livro didtico, excessivamente terica, onde a experincia, quando presente, tem um papel dogmtico de confirmar o que foi transmitido na teoria. Esta opinio das alunas porm no se apresenta, na maioria das vezes, como uma crtica, mas sim um retrato do vivido nas suas experincias pessoais. Por outro lado, ao se posicionarem de forma crtica sobre este tema durante o debate, as alunas, geralmente, responsabilizam os prprios professores por essa prtica tradicional . Mesmo quando apontam o sistema educacional/governo como responsvel, parecem no perceber que os desafios, na verdade, dizem respeito problemtica mais ampla da educao no pas. No novidade para elas a falta de condies de trabalho nas escolas, os baixos salrios dos professores, a falta de material, os problemas relacionados com a violncia na escola, etc. Assim, o desafio parece ser ento lev-las a realizar uma profunda reflexo do ponto de vista estrutural, quanto as causas, as razes dos problemas que levam a atual realidade da educao e, por conseguinte, do ensino de cincias no pas. Tendo como pano de fundo as reflexes feitas anteriormente sobre as vises mais comuns de educao, de ensino, de cincia e de ensino de cincias das alunas de Magistrio e, ainda, considerando a dificuldade da promover mudanas conceituais nos alunos e as falhas na formao especfica em cincias, propomos aqui alguns caminhos para o enfrentamento dos desafios no curso de Didtica de Cincias no Magistrio 2o grau. Ressalta-se que algumas das estratgias propostas teve o desafio de colocar em prtica resultados de pesquisas na rea sobre o tema do ensinoaprendizagem, alm da tentativa de elaborar um curso a partir da perspectiva crtica da educao.

IV- Contextualizando a Proposta


Apresentaremos aqui a proposta que j vem sendo trabalhada a trs anos numa escola particular do Rio de Janeiro. Algumas referncias relacionadas a esta escola so importantes, j que esta proposta recebe influncia de projetos desenvolvidos por ela e pelos objetivos mais amplos do prprio curso de Magistrio. O curso de Magistrio 2 grau desta escola tem por base a educao libertadora evangelizadora. Pretende assim, considerando a situao poltico-econmica do Brasil, que a educao assuma um compromisso tico com toda a sociedade brasileira, a partir da dignidade, da crena no valor do homem, na sua capacidade de ler e entender o mundo, de ser agente-sujeito do processo de transformao, na busca da coerncia entre o pensar e o agir. Desta forma, se apoia em um projeto polticopedaggico que se desenvolve atravs de metodologias que se ajustem s circunstncias da realidade concreta, sem perder a dimenso social e poltica mais ampla e globalizante.

62

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

As disciplinas do curso de Magistrio, a partir destes parmetros fundamentais, estruturam seus currculos articulando-os com os temas especficos de suas respectivas reas. A disciplina de Didtica de Cincias desenvolvida nesse relato tem como fundamento a concepo de educao multidimensional apontada inicialmente no texto. Entende a escola como um dos espaos sociais onde se d a construo do sujeito em vrias de suas dimenses, como por exemplo afetiva, poltica, scio-cultural e ideolgica. Acredita assim que a escola tem um papel decisivo na formao de uma cidadania consciente, participativa e crtica. Essa experincia recebe influncia de algumas das principais tendncias da pesquisa da rea de ensino das cincias5 e, a partir desses referenciais, definiu-se os seguintes objetivos para esta disciplina: identificar o objeto de estudo da Cincia, discutindo as implicaes do conhecimento cientfico e tecnolgico na sociedade; perceber a construo histrica e social de alguns temas/conceitos cientficos; analisar criticamente algumas das principais abordagens do Ensino de Cincias hoje, dando especial ateno para o tema das Concepes Espontneas ou Alternativas na relao ensino-aprendizagem, e estabelecendo relaes dessas abordagens com os diferentes modelos de educao; e discutir os componentes didticos de um planejamento em ensino de cincias, elaborando-o e colocando-o em prtica.

V- Apresentando algumas experincias de trabalho


Procuraremos neste momento indicar algumas experincias realizadas nesta disciplina para o desenvolvimento da proposta de trabalho apresentada. Nestes trs anos de trabalho vrias estratgias tm sido planejadas para alcanar os objetivos

5 Para ver tendncias no ensino de cincias, indicam-se os trabalhos de: PERNAMBUCO, Marta M. C. A. e SILVA, Fernando W. V. da. Uma Retomada Histrica do Ensino de Cincias, in Atas do VI Simpsio Nacional de Ensino de Fsica, p. 116-125, Niteri, 1985. KRASILCHICK, Myriam. O Professor e o Currculo de Cincias. EPU, So Paulo, 1987 e Formao de Professores e Ensino de Cincias: Tendncias nos anos 90, in Formao Continuada de Professores de Cincias, EDUSP, 1996. MARANDINO, Martha. O Ensino de Cincias e a Perspectiva da Didtica Crtica. Dissertao de Mestrado, PUC-RJ, Rio de Janeiro, 1994. CARVALHO, Anna M. P. de. O Currculo de Fsica: Inovaes e Tendncias nos Anos Noventa, in Atas do XI Simpsio Nacional de Ensino de Fsica, Niteri, jan., 1995. Neste trabalho, enfocou-se principalmente as tendncias ou abordagens cognitivas (concepes alternativas) e as abordagens sociolgicas presentes na rea, entre outras.

Marandino, M.

63

inicialmente propostos e, algumas delas seriam: representaes grficas e textuais, filmes, excurses, experincias, leitura de textos, seminrios, palestras, participao em cursos, elaborao e realizao de pesquisas de campo, etc. Desde ento, em funo de aspectos relacionados s caractersticas das turmas, ao momento social e poltico, prioridades da equipe de Magistrio, etc., alguns objetivos so mais enfatizados que outros, ou mesmo substitudos, apontando assim para a flexibilidade do planejamento. Como apontado nos objetivos, um dos temas iniciais para discusso e reflexo sobre o objeto de estudo da Cincia. Considera-se de extrema importncia o aprofundamento neste tema j que comum entre os alunos uma viso ainda no sistematizada do que se entende por Cincia. Tratando-se especialmente de um curso de formao de professores, saber identificar o conhecimento cientfico e diferenci-lo de outras formas de perceber o mundo fundamental para que, ao atuarem como professoras, possam caracterizar melhor esta rea do conhecimento. Neste trabalho realiza-se um exerccio exploratrio sobre as concepes de Cincia e do trabalho do cientista, atravs de representaes grficas e discusses. Exemplos desta atividade foram apresentadas anteriormente neste texto (ver desenhos sobre concepo de Cincias), ao discutir as concepes de Cincia das alunas do magistrio. Prope-se tambm nesta abordagem, apontar as diferenas entre a Cincia e outras formas de perceber a realidade, por exemplo atravs de textos sobre mitos, confrontando-os com o conhecimento cientfico a respeito de determinados temas. Aps a discusso ento, constri-se coletivamente um texto sobre o tema. Outro tema desenvolvido diz respeito ao trabalho cientfico. Prope-se a realizao de trs atividades relacionadas respectivamente aos contedos da Fsica, da Qumica e da Biologia, nas quais encerram-se procedimentos caractersticos do trabalho cientfico. Procurando evitar a nfase num mtodo emprico, pretende-se nesta atividade levantar alguns elementos inerentes a investigao cientfica. Ao final desta etapa, as discusses surgidas so confrontadas atravs de um texto elaborado pelo professor da disciplina, onde se discute os temas acima citados. Pretende-se assim uma elaborao crescente, por parte das alunas, de elementos que fazem parte do objeto de estudo da cincia e do trabalho cientfico. Sobre a relao entre Cincia, Tecnologia e Sociedade, uma experincia positiva tem sido a utilizao do filme Tempos Modernos , de Charles Chaplin. Apesar de ser um filme muito difundido entre educadores para abordar este tema, seu efeito, seja pela clareza e sensibilidade do autor, seja pela sua atualidade, tem ainda grande apelo entre as jovens. Procura-se, neste trabalho, uma abordagem que contextualize as principais questes levantadas no filme nos dias de hoje: desenvolvimento tecnolgico, desemprego, violncia, participao social e poltica, fome, entre outros. Neste momento tambm, de forma integrada com a disciplina de Histria, procura-se apresentar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico luz da histria da civilizao humana.

64

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

No sentido de propor uma discusso sobre a construo do conhecimento cientfico, diferentes estratgias foram propostas nestes trs anos de trabalho. Fundamentalmente pretende-se, como apontado por Vianna e outros (1994:81): (...) apresentar a cincia como produto no acabado, como conseqncia de um desenvolvimento cientfico e tecnolgico, desmistificando uma concepo de cincia a-histrica. (...) Enfatizamos que a cincia e a tecnologia tm ligaes intrnsecas com o desenvolvimento e necessidades sociais. Enfim, que esta cincia de que tanto falamos produzida por homens, que tm seus erros e seus acertos; que nem tudo que foi verdade num determinado momento continuar correto pela eternidade, j que acontecem rupturas (...) . Estratgias como discusso de textos que apresentam a construo de algumas das teorias cientficas so utilizadas, a partir de um roteiro que procura enfatizar a no-linearidade e as relaes entre cincia e sociedade. Ressalta-se porm que a dificuldade em encontrar textos que abordam tais temas numa linguagem acessvel e interessante alunos de 2 grau muito grande, o que tem dificultado este tipo de trabalho. No que diz respeito s discusses especficas sobre o ensino de cincias, a experincia nesta disciplina vinha mostrando que a importncia e o interesse quanto s metodologias e estratgias de ensino dada pelas alunas era maior do que a questo do contedo especfico. Este fato certamente possui uma relao direta com as dificuldades de formao nas reas especficas das cincias, como abordado anteriormente. comum, no planejamento de atividades feito pelas alunas, surgirem propostas muito criativas do ponto de vista de estratgias, porm estas no consideram as tendncias das pesquisas na rea de ensino das cincias e, na maioria das vezes, do um tratamento superficial, inconsistente e isolado dos contedos cientficos, quando no errados, com uma forte nfase nos temas relativos Biologia. Na tentativa de romper com estas posturas foi proposta uma atividade em que as alunas deveriam elaborar um plano de aula com temas das reas presentes no currculo de 1 a 4 srie. Realizou-se uma seleo prvia, onde foram includos contedos que geralmente se apresentam com especial dificuldade para serem trabalhados nestas sries. Alguns deles foram dias e noites e estaes do ano, seres vivos/seres brutos e queima/combusto. Os resultados desta experincia foram bastante significativos. As alunas puderam perceber a dificuldade, ou mesmo a impossibilidade de caminhar muito alm nas propostas metodolgicas sem o domnio de conceitos bsicos envolvidos nos temas propostos. Logo surgiram dvidas tais como: Por que realmente ocorrem os dias e

Marandino, M.

65

noites e estaes do ano?6 O que determina o conceito de ser vivo? Uma flor um ser vivo? Um ser morto um ser vivo? Tudo queima? O que necessrio para se ter queima? Assim, ficou patente para as alunas a necessidade do domnio dos conceitos bsicos para que as aulas pudessem ser elaboradas. Foi interessante constatar tambm que um elemento motivador foi introduzido com esta dinmica, j que a curiosidade para compreender melhor os conceitos foi aguada e, a todo momento, durante as aulas posteriores da disciplina, as alunas perguntavam sobre quando iriam aprender realmente esses conceitos. Ressaltamos assim o que afirmam Delizoicov e Angotti (1991) sobre a relao entre mtodo e contedo: Consideramos artificial dicotomizar mtodo-contedo. Enquanto disciplina isolada no currculo, Metodologia do Ensino de Cincias cristalizar essa artificialidade, podendo tornar-se simplesmente um discurso quando, na realidade, tem como funo servir de instrumento didtico para o professor, numa perspectiva crtica. Uma alternativa seria consider-la como prtica de Ensino de Cincias e reflexo sobre essa prtica - que deve permear todo o processo de ensino-aprendizagem das Cincias ao longo do curso Magistrio (p.17). A dinmica realizada com as alunas foi tambm pretexto para introduzir uma reflexo sobre o que devero saber e saber fazer os professores de Cincias , tendo como referncia o trabalho de Carvalho e Gil-Prez (1995:19), onde enfatiza-se, entre outras coisas, a importncia do contedo especfico e de temas como a histria da cincia na formao do professor. Dando continuidade aos objetivos da disciplina, o prximo contedo proposto foi a reflexo acerca da realidade do ensino de cincias hoje. Neste caso foi utilizada a dinmica j explicitada neste texto, quando as alunas realizaram uma atividade com recorte de revistas que caracterizasse esta realidade. A discusso foi enriquecida pela experincia pessoal de cada uma como aluna, j que procedem de diferentes escolas e, por isso, possuem vivncias diversificadas sobre este tema. Chegou-se ento, de forma coletiva, percepo de que h um predomnio de uma prtica tradicional, livresca, com pouca experimentao - muitas vezes somente no nvel da demonstrao -, no ensino de cincias. No entanto, surge tambm a percepo de que se multiplicam as experincias inovadoras, participativas, dialogais e dinmicas nesta rea, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos professores.

6 Nesse caso em especial, na medida em que o planejamento era feito, as alunas percebiam que somente os modelos de rotao e translao no explicavam a totalidade desses fenmenos.

66

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

Neste momento ento, procurou-se avanar no tema da histria do ensino de cincias, utilizando para isso estratgias de aulas expositivas com transparncias, trabalho em duplas com textos de referncia, discusso e sntese, enfatizando a relao entre as diferentes perspectivas e metodologias adotadas no ensino de cincias com os diferentes momentos sociais e polticos no Brasil e no mundo. Ressalta-se que este trabalho foi facilitado pelo fato de que a relao entre as abordagens de ensino e o contexto scio-poltico so temas tambm trabalhados em outras disciplinas do curso, como Didtica Geral, Sociologia da Educao e Psicologia da Educao, articulando tambm com Histria. Nesses trs anos de experincia da disciplina de Didtica de Cincias, as alunas tm sido convidadas para participarem do Curso de Construo de Mdulos do Brincando com a Cincia, oferecido pelo Museu de Astronomia e Cincias Afins MAST/CNPq. A presena das alunas no curso muito grande, apesar de ser uma atividade extracurricular, realizada durante um fim de semana. Neste curso, as alunas alm de construrem uma srie de mdulos com materiais domsticos de baixo custo, que tratam de conceitos bsicos principalmente da Fsica, mas tambm da Qumica e da Astronomia, tem a oportunidade de entrar em contato com experincias de ensino que levam em considerao algumas das principais linhas de pesquisa em ensino de cincias. O curso em questo se insere numa perspectiva construtivista de ensino e trabalha enfaticamente com a questo das concepes espontneas. Alm disso, elementos relativos a histria da cincia de alguns dos conceitos trabalhados so apontados, no sentido de levar s alunas a perceberem que muitas de suas concepes alternativas, espontneas ou errneas estiveram presentes na histria da construo de alguns conceitos cientficos. Alm das oportunidades citadas, a proposta de realizao do curso tem por finalidade estimular essas alunas para que, ao se tornarem professoras, busquem sempre a continuidade na formao. Um incentivo a mais o fato de que, alm do certificado, as horas do curso so computadas como estgio. Outro destaque seria a nfase do curso nos contedos da Fsica, o que tem a funo de romper com a predominncia da Biologia nos currculos de 1 a 4 sries. Todos esses elementos indicados no curso so retomados em aula, na disciplina de Didtica de Cincias. As alunas realizam trabalho sobre o curso, retomando alguns dos conceitos trabalhados e refletindo sobre a metodologia empregada. Numa experincia onde as alunas apresentaram os mdulos construdos no curso durante a Mostra de Cincias da escola, foi realizada por elas uma pesquisa emprica procurando levantar as concepes prvias do pblico sobre os conceitos envolvidos nos mdulos. Esses dados foram discutidos posteriormente em aula. O tema das Concepes Espontneas foi destacado e trabalhado mais intensamente. Utilizando os contedos bsicos da Astronomia - por serem temas de grande interesse e pela facilidade do acesso a textos que sintetizam pesquisas sobre concepes de crianas acerca da forma da Terra, dias e noites e estaes do ano - o conceito e a importncia de se considerar as concepes dos alunos discutido.

Marandino, M.

67

A partir tambm do curso, outros contedos da disciplina so encaminhados: a discusso sobre o papel da experimentao no ensino de cincias, o tema relativo s metodologias e estratgias de ensino, a questo da seleo de contedos adequados ao 1 segmento do 1 grau, ao papel da disciplina de Cincias nas sries iniciais, etc. Quanto a este ltimo tema, convidou-se um professor de Fsica com experincia em trabalho nessas sries para um bate-papo informal sobre a importncia e os desafios do ensino de Cincias no incio da escolarizao. A etapa final deste trabalho a elaborao de planos de aulas/atividades pelas alunas, a partir das discusses realizadas durante o ano. De forma coletiva, so elaborados os objetivos gerais para o ensino de Cincias e, a partir de uma seleo temtica, as alunas, em duplas, planejam suas aulas e apresentam para o restante do grupo. Em alguns casos, essas aulas so aplicadas no estgio. Quanto a avaliao, esta tem carter diagnstico e, desta forma, os diferentes trabalhos individuais, em grupos ou em duplas, os textos coletivos, as provas - onde so tambm avaliados contedos especficos de cincias - e a participao, so instrumentos utilizados. Para finalizar, destaca-se ainda duas experincias interessantes deste curso ao longo desses trs anos. A primeira, mais recente e mais pontual, diz respeito a um trabalho que est sendo construdo pela turma atravs do levantamento de msicas, histrias em quadrinhos, literatura infantil, e audiovisuais e vdeos que abordam temas cientficos e a criao de um banco de dados com este material para ser utilizado pelo grupo nas suas aulas. A segunda diz respeito a uma experincia bastante significativa ocorrida no ano de 1996, a partir do projeto do curso de Magistrio como um todo, onde se estudou a trajetria poltico-profissional do educador Paulo Freire. Cada disciplina do curso procurou ento desenvolver sub-projetos onde tal reflexo fosse contemplada. O trabalho em Didtica de Cincias, apresentado durante o XI Simpsio de Ensino de Fsica, ocorrido em janeiro de 1997, foi articulado com os objetivos especficos desta disciplina. Assim, ao trabalhar o tema relativo ao planejamento de aulas de cincias, este foi desenvolvido tomando por base elementos da educao problematizadora e dialgica. Para isto, utilizou-se como referncia terica os trabalhos de Delizoicov e Angotti (1991) e de Pernambuco (1993)7.

7PERNAMBUCO, M. Quando a Troca se Estabelece (a relao dialgica), in Ousadia no Dilogo. p. 19-35, Edies Loyola, So Paulo, 1993. DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. Metodologia do Ensino de Cincias, Ed. Corts, 1991

68

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

VI- Concluso
A experincia aqui relatada teve o papel de apresentar algumas propostas para a disciplina de Didtica de Cincias, com base nos pressupostos tericos e prticos apontados. importante porm aprofundar um pouco mais na reflexo sobre os desafios que se colocam para educao no enfrentamento do prximo milnio. Como nos provoca Candau (1997:18), qual ser o papel da escola na sociedade global? , como construir uma viso orgnica do conhecimento, que espaos haver para uma anlise crtica do conhecimento e da sociedade? Onde os valores sero confrontados, discutidos e propostos? E ainda, Que contedos, valores, habilidades e prticas devero integrar a chamada cultura escolar? Como repensar a cultura da escola, seus ritos, smbolos, espaos e tempos? Esses desafios se colocam de forma particular no ensino das cincias. Considera-se assim fundamental que a disciplina de Didtica de Cincias tenha como preocupaes a reflexo sobre o objeto de estudo da Cincia, sobre a construo do conhecimento cientfico e sobre sua relao com a sociedade, na busca de romper com a viso hegemnica a-histrica e dogmtica desta rea do conhecimento. A nfase dada ao contedo de Biologia deve ser relativizada, no abrindo mo dos temas fundamentais desta rea, mas apresentando uma Fsica e uma Qumica mais palatvel e mais relacionada com os contedos que sero abordados na escola de 1 grau, especialmente no primeiro segmento/primeiro e segundo ciclos, atravs da seleo de contedos que possuam significado para este grupo em especial. O tratamento didtico aplicado a determinados contedos destas reas, atravs de dinmicas e abordagens mobilizadoras, criativas e participativas, certamente podem auxiliar. de extrema importncia tambm que neste curso as alunas tenham a oportunidade de discutir temas relativos ao papel da Educao e do Educador na sociedade brasileira, numa perspectiva de crtica predominncia de uma viso apoltica, tcnica, romantizada, a-histrica e esttica do ensino. Neste sentido, imprescindvel que essas alunas se apropriem dos resultados das pesquisas mais recentes na rea de ensino das cincias, discutindo assim a importncia deste conhecimento para as sries iniciais e a necessidade de se considerar as concepes prvias dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Como este trabalho diz respeito a um relato de experincia, os resultados junto s alunas vm sendo avaliados no processo de realizao e elaborao da disciplina de Didtica de Cincias, ao longo desses anos. Para identificar e caracterizar o impacto sobre a futura prtica pedaggica das alunas a partir das discusses levadas a cabo sobre os temas indicados, seria necessria uma investigao sistemtica. Contudo, pode-se afirmar, a partir das avaliaes feitas durante o ano, tanto formais (provas, trabalhos e textos produzidos) como informais (bate-papos e debates em aula), que as concepes alternativas de Cincia e de Ensino de Cincias, alm daquelas relativas conceitos e fenmenos cientficos, so colocadas em questo atravs das atividades propostas. Acredita-se que essas sejam estratgias ricas para possibilitar mudanas
Marandino, M. 69

conceituais nas alunas, apesar de estarmos conscientes que este processo no simples, nem se d no tempo determinado pelo ano letivo escolar. Ressaltamos ainda que uma proposta nesta linha deve buscar sempre uma articulao com as demais didticas presentes na grade curricular e com as disciplinas cientficas, alm de outras. Sem dvida este um grande desafio para os cursos de Magistrio, j que implica num compromisso individual e coletivo dos professores, alm de uma opo poltica firme dos coordenadores e direo, que promova espaos de aprofundamento, de troca, de planejamento e de construo de um projeto comum. Se queremos uma escola diferente, no mais possvel manter a mesma estrutura tradicional dos cursos de Magistrio. Como aponta Candau (ibid.) trata-se de questionar a naturalizao da atual cultura escolar e da escola e atrever-nos a desconstru-las para poder recri-las . Acreditamos que o ensino de cincias e, em especial, a Didtica de Cincias, possa contribuir como mais um espao na escola para se refletir sobre tais questes.

VII- Referncias Bibliogrficas


CANDAU, Vera M. A Didtica em Questo, Petrpolis, RJ, Ed. Vozes, 1983. ---------------------- Desafios para a educao, in Revista Nuevamerica, No 73, p. 14 -18, Buenos Aires, Argentina, maio, 1997. CARVALHO A. M. P. de e GIL-PREZ D. Formao de Professores de Cincias, So Paulo. Corts, 1995. CHASSOT, Attico I. Para que (m) til o Ensino da Cincia, in Presena Pedaggica. Ano I, No 1, Belo Horizonte, Minas Gerais, jan./fev., 1995. DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Cincias, So Paulo, Corts, 1991. MORAES, A. G. de e outros. Representaes sobre Cincia e suas implicaes para o Ensino da Fsica, in Caderno Catarinense de Ensino de Fsica. V. 7 (2), p.120127, ago., 1990. OSTERMANN, F. e MOREIRA, M. O Ensino de Fsica na Formao de Professores de 1a a 4a sries do 1o grau: entrevistas com docentes, in Caderno Catarinense de Ensino de Fsica. V. 7 (3), p.171-182, dez, 1990.

70

Cad.Cat.Ens.Fs., v. 16, n. 1: p. 54-71, abr. 1999.

TEIXEIRA, Sonia K. e QUEIROZ, Glria P. As Revolues que no convencem. Universidade Federal Fluminense, Instituto de Fsica, Rio de Janeiro, ago., 1991. VIANNA, D. M., PINTO, K. N. e LIMA, S. F. Pode o Ensino de Fsica modificar a concepo de Cincia do futuro professor de 1o segmento do 1o grau?, in Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, V. 11, No 2, p.79-87, ago., 1994.

Marandino, M.

71

You might also like