You are on page 1of 18

Parque tecnolgico da UFRRJ

Objetivos do empreendimento

Desenvolver, na rea da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e regies limtrofes, um ambiente de inovao, propcio transformao dos conhecimentos desenvolvidos e armazenados nas unidades da UFRRJ e de suas entidades e empresas parceiras em produtos, processos e servios no estado do Rio de Janeiro, levando s suas comunidades maior riqueza e bem-estar.

PESAGRO EMBRAPA

UFRRJ

Parque

UFRRJ

Porto

Estrada de ferro Estrada pblica

Parque

UFRRJ

Competncias detectadas no workshop

Discriminao das competncias


1- Biocombustveis possibilidades de diferenciao tecnolgica na melhoria da produtividade canavieira. Este aspecto foi ressaltado como um dos elementos crticos da cadeia produtiva dos biocombustveis.
2- Agricultura familiar possibilidades de transferncias de tecnologias da UFRRJ, da Embrapa, do Sebrae-RJ, da Pesagro, atravs de parcerias com rgos que possuem grande capilaridade, como a Emater, para milhares de famlias que vivem da agricultura em nosso estado.

Discriminao das competncias


3- Meio Ambiente Recuperao de reas degradadas, reciclagem e recuperao de materiais.
4- Certificao socioambiental e dos Alimentos.

Unidades da UFRRJ e suas especialidades acadmicas, cientficas e tecnolgicas:

- Biocombustvel. Cana-de-acar - Polmeros e Plsticos/Arquitetura-reciclagem e recuperao de materiais, p de madeira. - Qualidade e Segurana de produtos animais e vegetais. Avicultura. Extrato herbal. Bovinocultura. Cunicultura. - Recuperao de reas degradadas.

Unidades da UFRRJ e suas especialidades acadmicas, cientficas e tecnolgicas:

- Agricultura Familiar/Orgnica. Hortalias orgnicas. Fruticultura. Agroqumica. Cultura de cereais. - Geocincias: Identificao e caracterizao de minerais e rochas. - Economia - mercado de trabalho. - Educao Ambiental. Produtos Florestais. Qualidade da gua de consumo.

Anlise SWOT do empreendimento Oportunidades


- Desenvolvimento regional esse empreendimento apresenta oportunidades de transformao econmica, social, cultural e ambiental para essa regio do Estado do Rio de Janeiro, inclusive por estar em uma rea articulada por uma rede de infraestrutura expressiva. Notadamente, as estruturas rodovirias, ferrovirias, e o sistema virio das cidades da regio apresentam-se passveis de ampliao.

Anlise SWOT do empreendimento Oportunidades


- Desenvolvimento regional Outro aspecto importante, alm das empresas a localizadas, so as conexes com a metrpole carioca. Assim, a localizao absolutamente estratgica para a insurgncia de novos capitais, alm do Parque se firmar como uma nova referncia na produo de tecnologias.

Anlise SWOT do empreendimento Oportunidades


- Construo do Arco Rodovirio O projeto vai potencializar grandes investimentos no estado, como a CSA (Companhia Siderrgica do Atlntico), em Itagua, e o Complexo Petroqumico de Itabora, alm de beneficiar outros plos econmicos, como o Gs-Qumico (Duque de Caxias), e grandes empresas, como a Reduc (Refinaria de Duque de Caxias) e a expanso da Gerdau, na Zona Oeste do Rio.

Anlise SWOT do empreendimento Oportunidades


- Inteno

de Seropdica de se caracterizar como plo de tecnologia, com apoio da Universidade Rural do Rio de Janeiro, da Embrapa e da Pesagro-RJ.

- Planejamento de aes que visam ao desenvolvimento do municpio de Seropdica, a partir de um Plano Diretor Participativo do Municpio. - Rede de escolas tcnicas no entorno. -700.000 m de rea disponvel

Anlise SWOT do empreendimento Ameaas

- O Rio de Janeiro est em evidncia em assuntos no relacionados ao desenvolvimento de novos empreendimentos, como por exemplo: cidade-sede da Copa de 2014, cidade-sede das Olimpadas de 2016, pr-sal, violncia urbana. Esses assuntos absorvem investimentos e mdia, tirando espao de de outros assuntos, que, atualmente, no geram PIB relevante para o estado. -Dificuldade de obteno de recursos para o Plano Diretor e para infra-estrutura.

Parcerias pblico alvo


rgos Governamentais que precisam atingir objetivos de Estado. Setor privado empresas que precisam de conhecimentos cientficos e tecnolgicos para aperfeioamento de seus produtos, e servios inovadores; Entidades de C&T&I entidades direcionadas com a poltica nacional, regional e setorial de desenvolvimento.

O que temos que fazer

O novo Parque dever contemplar em seu discurso de formao os aspectos de eficincia energtica, o tratamento de resduos e reuso da gua, potencializando, assim, a sustentabilidade de suas aes; h, ainda, a necessidade de instituir um corpo gestor para o empreendimento - uma espcie de gerenciamento de todo o sistema e sua manuteno;

Instituies parceiras

Embrapa, Pesagro, empresas incubadas da UFRRJ, Prefeitura de Seropdica, Sebrae, Redetec, Sedeis, escolas tcnicas da regio.

You might also like