You are on page 1of 3

Meio Ambiente Porque existe a preocupao com o meio ambiente?

R: Podemos citar o desmatamento e a poluio do ar, que desencadearam outros efeitos negativos, como o aumento da temperatura do nosso planeta e dos desertos, e o aparecimento de doenas ameaando todas as formas de vida do planeta. Qual a principal funo da Educao Ambiental? R: A principal funo da educao ambiental a construo de um novo olhar da sociedade, da escola e das famlias sobre o meio em que se vive. necessria uma educao que colabore no desenvolvimento da hbitos, de atitudes e valores, os quais se revertem em aes de respeito, cuidado e colaborao social com tudo o que rodeia cada cidado. Como o meio ambiente deve ser entendido na prtica educativa? R: A incluso da prtica ambiental ultrapassa as atividades espordicas e pressupe atitudes e reflexes ticas sobre a manuteno da vida e a responsabilidade social com o meio ambiente. O que o meio ambiente? R: O termo meio ambiente no tem um conceito definido, mas de acordo com o PCN, o termo meio ambiente tem sido utilizado para indicar um espao em que um ser vive e se desenvolve, trocando energia e interagindo com ele, sendo transformado e transformando-o. Desenvolvimento Sustentvel Concorda-se que fundamental a sociedade impor regras as crescimento, explorao e distribuio dos recursos de modo a garantir as condies da vida no planeta. O que desenvolvimento sustentvel? R: O desenvolvimento sustentvel o que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. A educao ambiental para a sustentabilidade um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Quais so os critrios e quais os meios para se chegar as desenvolvimento sustentvel? Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos; Melhorar a qualidade de vida humana; Conservar a vitalidade e a diversidade do Planeta Terra; Modificar atitudes e prticas pessoais; Permitir que as comunidades cuidem de seu prprio ambiente; Constituir uma aliana global. A educao o meio de se desenvolver o respeito pelas diferentes culturas e tambm a maneira mais direta e funcional de se atingir um desenvolvimento sustentvel do planeta. O que a agenda 21? R: A agenda 21 rene propostas de ao para os pases e os povos em geral, bem como estratgias para que essas aes possam ser cumpridas. Fazem parte dos contedos da educao ambiental: Sustentabilidade; Saneamento Bsico; Destinao do lixo; Combate s diferentes formas de destruio do meio ambiente; Planejamento urbano. Sade Como os PCN entendem a sade? R: Os PCN procuram compreender a sade a partir da mudana de atitudes que o professor e toda a comunidade escolar transmitiro aos alunos durante o convvio escolar.

O que sade? R: Sade o estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doena. De acordo com os PCN, quais so os mecanismos de sustentao da sade? R: Os condicionantes biolgicos; O meio fsico; O meio socioeconmico e cultural; O acesso a educao formal e ao lazer; Recuperao da sade. Prevenir e Remediar O que se observa no poder pblico um cuidado maior nas aes curativas, preocupando-se principalmente com a doena quando j est instalada no indivduo e no com a preveno das causas que levam ao aparecimento de tal doena. Prevenir e Remediar. O que so estes conceitos? R: Prevenir preocupar-se com as causas que levam ao aparecimento de tal doena. Remediar preocupar-se principalmente com a doena quando esta j est instalada no indivduo. Sade na Escola A escola tem um papel fundamental, que o de dar nfase para a preveno e na educao para a sade. Quais so as aes das escolas para levar as crianas a terem mais sade? R: A avaliao das condies de sade das crianas; Promoo da preveno; Educao permanente dos profissionais da educao. Pluralidade Cultural O que pluralidade cultural? R: A pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e a valorizao das caractersticas tnicas e culturais presentes nos diversos grupos sociais, a identificao das desigualdades socioeconmicas, as relaes sociais discriminatrias e excludentes presentes na sociedade brasileira. Educar para a cidadania pressupes respeito s diferenas culturais existentes em nosso pas. Ao se exercer a cidadania, as diferenas so valorizadas, porque se considera a diversidade entre os indivduos como sendo constitutivas da cultura, prpria da formao do povo brasileiro. O que cultura? R: As culturas so produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histrias, na construo de suas formas de subsistncia, na organizao da vida social e poltica, nas suas relaes com o meio e com os outros grupos, na produo de conhecimentos e etc. Preconceito e Discriminao Apesar da diversidade cultural, o Brasil vive uma relativa paz social, mas o preconceito e a discriminao pelas outras culturas revelam que h racismo ativo, embora camuflado por uma falsa ideia de igualdade . Diferencie: Preconceito um julgamento prvio negativo que se faz das pessoas estigmatizadas por esteretipos; Discriminao a violao dos direitos das pessoas com base em critrios injustificados e injustos, tais como: raa, sexo, idade, opo religiosa e etc; Racismo a ideologia que postula a existncia de hierarquia entre grupos humanos; Esteretipos atributos dirigidos a pessoas e grupos, formando um julgamento, um carimbo; as pessoas deixam de avaliar os membros desses grupos pelas suas reais qualidades e passam a julg-las pelo seu rtulo. O preconceito e a discriminao ferem os Direitos Humanos e comprometem a dignidade das pessoas. Educar para a pluralidade exige respeito ao outro.

No ao Preconceito A finalidade de abordarmos a pluralidade cultural na escola para os alunos valorizarem a diversidade cultural e repudiarem as discriminaes e desigualdades sociais. A pluralidade cultural est presente em todas as disciplinas. Orientao Sexual Porque a sexualidade foi escolhida como um dos Temas Transversais? R: A sexualidade foi escolhida como um dos Temas Transversais e tem a funo de questionar e orientar os educandos sobre os valores e os padres de conduta presentes na sociedade. Portanto, cabe escola desenvolver uma ao crtica, reflexiva e educativa com os adolescentes. Sexualidade nas Diversas Fases da Vida A sexualidade est presente em todas as fases da nossa vida. Em cada uma das fases da vida, a sexualidade vai se desenvolver e apresenta caractersticas diferentes. Que opinies existiram ao longo da histria sobre a sexualidade das crianas? R: Ao longo da histria da humanidade, a sexualidade infantil era vista como algo pecaminoso, sujo, feio, relacionado a ms influncias de adultos. O que os PCN entendem sobre a Orientao Sexual? R: Os PCN buscam considerar a sexualidade como algo inerente vida e a sade, que se expressa desde cedo no ser humano. Engloba o papel social do homem e da mulher, o respeito por si e pelo outro e o avano da AIDS e da gravidez indesejada na adolescncia. Qual a diferena entre sexo e sexualidade? R: Sexo algo biolgico, entendido como responsvel pela reproduo da espcie. Sexualidade algo humano, porque envolve afetividade, relao sociais, desejo e prazer Como trabalhar a orientao sexual na escola? R: De acordo com os PCN, a escola deve informar e discutir os diferentes tabus, preconceitos, crenas e atitudes existentes na sociedade, sem impor determinados valores. Para que o trabalho com orientao sexual seja produtivo, fundamental que haja uma relao de confiana entre alunos e professores, alm disso requer que a famlia seja envolvida em todas as atividades desenvolvidas na escola e informada de todos os passos.

You might also like