You are on page 1of 2

OS CINCO PRINCPIOS DO TRABALHO EM EQUIPE DADOS POR JESUS

Extrado de A Igreja em Clulas Larry Stockstill


Rev. Jos Emiliano da Cunha IPJ - 2005

QUARTO PRINCPIO: PROTEGER (Jo. 16). a Contexto: Jo. 16.1 Tenho vos dito estas coisas para que no vos escandalizeis. A palavra escandalizar vem do grego scandalon (), que significa arapuca. Jesus viu que seus discpulos poderiam cair em alguma arapuca ou armadilha espiritual. b Aplicao: Uma Clula providencia um ambiente seguro. Isso no acontece no atacado da Igreja. A prestao de contas princpio ativo na preservao e proteo dos cristos. A comunho espiritual traz proteo. Porque os gansos voam em V?

b Aplicao: Toda atuao em equipe se baseia, primeiramente, numa disposio de abrir mo de privilgios pessoais, e na preocupao de suprir as necessidades do prximo Larry Stockstill. A pergunta que paira na mente de muitos cristos : Onde e a quem devo servir? Quantos, aps ouvir um bom sermo sobre o Bom Samaritano, sero capazes de identificar um homem cado beira do caminho no seu dia-a-dia? Quando dois cristos servem um ao outro deixam de ser apenas conhecidos para se tornarem parceiros. Ao servirmos um ao outro, essa relao passa a ter um sentido de parceria. Temos parte um com o outro. Os cristos hoje em dia, precisam muito fazer parte de grupos onde encontrem pessoas a quem possam servir. Uma Igreja estruturada em Clulas prov um ambiente propcio para que todos se ajudem mutuamente.

INTRODUO: No livro de Joo, captulos 13 a 17, encontramos o relato dos ltimos ensinamentos dados por Jesus antes de sua morte. Reunidos no andar superior de uma casa, os doze ouviram as palavras do Mestre. Ele os estava instruindo acerca do que iriam realizar futuramente. Jesus sabia que seus discpulos traziam no corao as sementes do individualismo e da diviso. A essncia do conceito de uma Igreja em Clulas este: grupos de pessoas que deixam de lado seus prprios interesses para atuar em equipe. PRIMEIRO PRINCPIO: SERVIR. a Contexto (Jo. 13): Os discpulos no se detiveram diante da bacia de gua colocada entrada do recinto. Julgavam-se importantes demais para lavar os ps uns dos outros. Enquanto discutiam entre eles a respeito de sua posio no Reino de Deus, Jesus, silenciosamente, se afastou um pouco. Ao retornar, colocou-se aos ps de cada um. Havia tirado a tnica e tinha uma toalha nas mos. Ao se aproximar de Pedro para lavar-lhe os ps, Pedro se mostrou indignado e no quis permitir que Cristo o servisse. Cristo respondeu: Se eu no te lavar, no tens parte comigo (Jo. 13.8). A palavra parte nesse texto vem do grego meros (), que significa dividir, compartilhar. Jesus queria dizer: Se eu no te servir, no somos scios.

QUINTO PRINCPIO: ORAR (Jo. 17). a Contexto: A orao sacerdotal no cap. 17 de Joo um exemplo clssico de intercesso pelos companheiros. Em vez de orar por todas as pessoas do mundo, Jesus pediu ao Pai que protegesse seus companheiros e os fizesse prosperar. b Aplicao: No podemos orar com sucesso por todos os membros e freqentadores da Igreja, mas fcil orar por um grupo pequeno. Mt. 18.19-20 Vida em Clula produz vida de intercesso. CONCLUSO: Saber ou praticar? Eis a questo! de suma importncia que cada um de ns, Lderes de Clulas, coloquemos estes princpios em prtica em nossa vida pessoal e, em nossas Clulas. Vida em grupo. Vida de corpo. Esse era o alvo de Jesus para os discpulos. Eles aprenderam. Tanto que, quando a Igreja foi perseguida e devastada, ela no se fragmentou nem dispersou, antes continuou sua caminhada de edificao e proclamao. Era um corpo unido. Esse o alvo de Jesus para sua Igreja hoje.

SEGUNDO PRINCPIO: DIZER PALAVRAS DE INCENTIVO E CONSOLO (Jo. 14).

Uma Clula coesa pode unir pessoas, criando assim uma famlia, cujos membros buscam estimularem-se ao amor e s boas obras (Hb. 10.24). TERCEIRO PRINCPIO: MELHORAR A PRODUTIVIDADE (Jo. 15). a Contexto: No captulo 15 Jesus fala sobre a videira e enfatiza o dar fruto. (Jo. 15.2,4,5,8,16 = 8 vezes). b Aplicao: Na Clula a evangelizao uma constante atravs da vida em grupo. A produtividade de duas pessoas no o resultado da soma de seus esforos. O fato de trabalharem em equipe gera uma multiplicao. O nome desse fenmeno sinergia. A soma do todo maior que a soma das partes (Ex: Um cavalo pode arrastar at duas toneladas. Dois juntos arrastam 23). Aqueles que participam de grupos de trabalho tendem a estabelecer metas e a unir esforos para alcanar estes alvos. A produtividade resultado de trabalho em equipe.

a Contexto: Jesus percebeu que seus discpulos ficaram abatidos e tristes ao ouvirem que o Senhor iria partir. O tom de seu discurso mudou para lhes oferecer esperana. Jo. 14.1 No se turbe o vosso corao. b Aplicao: Causas de um corao entristecido: divrcio, decepes, fracassos, doena, depresso, desemprego, desequilbrio nas finanas, filhos ... Quantos irmos ou no crentes se acham nestas condies? Veja as promessas de Jesus: Pensem nas moradas do Reino de Deus (Jo. 14.2). Deus atender vossas peties (Jo. 14.13,14). O Consolador estar com vocs (Jo. 14.26). Nas Clulas a ateno dos cristos se volta para as maravilhas que Deus pode operar, em vez de se aterem aos problemas que os deixam deprimidos.

You might also like