You are on page 1of 42

AUDITORIA ENERGTICA AO PALCIO DE BELM Relatrio Sntese

RESIDNCIA OFICIAL DO PRESIDENTE DA REPBLICA PALCIO DE BELM


2007

Sumrio executivo
Caracterizao e anlise energtica global A presente Auditoria Energtica teve como objectivo principal a caracterizao energtica da Residncia Oficial do Senhor Presidente da Repblica, Palcio de Belm, ao nvel da qualidade trmica dos edifcios e dos seus sistemas energticos, e recolher informao que permita a determinao de economias de energia numa ptica de Eficincia Energtica e de Utilizao Racional de Energia, que induza redues, no s dos consumos energticos e respectiva factura energtica, mas tambm nas emisses dos gases de efeito de estufa - dixido de carbono (CO2). A Residncia Oficial do Presidente da Repblica, Palcio de Belm, incluindo a Secretaria Geral da Presidncia, Casa Civil e Casa Militar, Centro de Documentao e Informao, Museu da Presidncia e respectivos edifcios auxiliares, esto situados em Lisboa (Belm) ocupando uma rea de aproximadamente quatro hectares. A instalao consumiu no perodo de referncia deste trabalho (Maio de 2006 a Abril de 2007) um total de 1,46 GWh de energia elctrica, correspondendo a 424 tep, o que em termos de emisses de CO 2 para a atmosf era, equival e a cerca de 643 ton CO2 eq/ano. Em termos de custos, a factura de energia elctrica durante o perodo de referncia foi de 127 131 . No que respeita ao consumo de energia elctrica por seces/equipamentos, os maiores consumidores de energia esto instalados no quadro elctrico existente para a alimentao do Centro de Documentao e Informao (CDI), representando 23.9% do consumo de energia. No que respeita aos Quadros Elctricos do Palcio Tnel 1 e Tnel 2, representam respectivamente 13,3 % e 15,9 % do consumo de energia elctrica. O quadro elctrico do edifcio Anexo ao Palcio, representa 15,6 % do consumo de energia elctrica, enquanto que o Quadro Elctrico da Secretaria Geral representa cerca de 9,4 %, o Quadro Elctrico do Museu 4.3 %, o Quadro Elctrico da Portaria 3,2 % e o Quadro Elctrico do ncleo de informtica representa 2,2 %. Existem ainda outros consumos que representam 12 % do consumo global de energia elctrica. No que diz respeito ao consumo elctrico por sectores, estima-se que 40% corresponda a iluminao, 35% climatizao e os restantes 25% aos circuitos de tomadas (incluindo os equipamentos informticos). Nas instalaes do Palcio de Belm a energia trmica (gs natural e gasleo) consumida em caldeiras e equipamento de cozinha. Existem ainda dois conjuntos de painis solares que funcionam como apoio produo de guas quentes sanitrias. O abastecimento com gs natural ao Palcio de Belm efectuado atravs da Rede de Distribuio de Gs Natural da Lisboa gs, em regime de Baixa Presso por trs pontos de entrega com as seguintes localizaes: Calada da Ajuda, Rua da Junqueira e Travessa dos Ferreiros. O abastecimento de gasleo assegurado por dois reservatrios de combustvel instalados no Palcio de Belm.

O consumo de energia trmica, no perodo de referncia, foi de 47 tep o que em termos de emisso de CO 2 para a atmosfera corresponde a 123 ton CO 2 eq . Relativamente ao gs natural, em termos globais, no perodo em anlise, verificou-se um consumo anual de 32.528 m3, com um custo de 18.175 e relativamente ao gasleo verificou-se um consumo de 20.200 l, com um custo de 11.618 . Em termos globais - energia trmica e elctrica - a instalao consumiu 471 tep, correspondentes emisso de 771 ton CO2 eq, resultando num custo de total de 156.924 . Identificao de oportunidades de interveno e formulao de recomendaes A execuo desta Auditoria Energtica permitiu identificar algumas situaes de aumento da eficincia energtica da instalao, nomeadamente:
>

Integrao de Energias Renovveis

O Palcio j possui dois sistemas independentes para produo de guas quentes sanitrias, para os quais so propostas algumas medidas simples, relacionadas com a sua insero no sistema convencional de aquecimento, as quais permitiro melhorar o seu desempenho global. Foram tambm detectadas outras reas onde novos sistemas de energias renovveis podero ser aplicados, como sejam: 1)a cantina alojada no edifcio CDI, cujo consumo de gua quente poder ser reduzido em 75% com a aplicao de um sistema solar trmico de 50 m2 de rea de captao; 2) sistema solar fotovoltaico com a mesma rea (50m2) e com uma potncia de 5kWp, a instalar igualmente na cobertura do edifcio CDI; 3) A piscina existente poder igualmente ver reduzidos os seus consumos de energia atravs da aplicao nocturna de uma cobertura de plano de gua.
>

Energia Elctrica

Aumento da eficincia energtica na seco de AVAC ( A quecimento, Ventilao e Ar Condicionado ), Aumento da eficincia energtica no sector da iluminao, Reviso do Tarifrio de energia elctrica Consumos residuais e nocturnos, Sistema de Gesto de Consumos, Realizao de Aces/Campanhas de sensibilizao para uso racional de energ ia. De um modo global as medidas de Utilizao Racional de Energia Elctrica propostas, proporcionam uma diminuio anual de aproximadamente 447 000 kWh (130 tep, 196,5 ton CO 2 eq.), o que em termos de custos representa uma economia de 50 840 (incluindo a optimizao do tarifrio), sendo necessrio para a sua implementao um investimento estimado de cerca 95 000 , traduzindo-se num retorno simples do investimento de 1,9 anos.

>

Energia Trmica

A instituio utiliza gs natural e gasleo como combustveis para produo de energia trmica e dispe de duas instalaes de painis solares que complementam a produo de gua quente sanitria. Foi realizada a caracterizao energtica dos principais equipamentos de produo de energia trmica, sugerindo-se que sejam tomadas as seguintes medidas: Afinar as caldeiras a gs natural: 3 Estima-se que a economia anual de gs natural ser de 2660m (n), correspondentes a 28009 kWh, ou 2,4 tep, o equivalente a cerca de 1200 /ano. A reduo anual de CO 2 ser de 5666 kg. Esta alterao no envolve custos, devendo fazer parte da regular manuteno dos equipamentos. Chama-se tambm a ateno para os elevados valores medidos de emisses difusas de compostos orgnicos volteis (COV), no exterior da caldeira RocaG40, situada na Garagem Velha, necessitando de interveno urgente por questes de segurana. Desligar os termoacumuladores aos fins de semana: Estima-se que a economia anual de gs natural ser de 793 m3(n), correspondentes a 8350kWh, ou 0,72 tep /ano, o equivalente a cerca de 357 /ano. Esta alterao no envolve custos. A reduo anual de CO 2 ser de 1690 kg. Isolar a tubagem da central de caldeiras da cozinha do Palcio: O isolamento das tubagens de gua quente situadas na central de caldeiras da residncia permitir economizar 3775 kWh, o equivalente a 470 kgep/ano, possibilitando uma economia anual de 346 . A reduo anual de CO 2 ser de 1417kg. Esta interveno tem um custo estimado de 140 . Existindo actualmente viabilidade tcnica para a converso dos consumos de gasleo para gs natural, existe assim uma oportunidade para melhorar a eficincia do sistema, diminuindo as emisses contaminantes e baixando os custos de explorao. Como complemento ao novo sistema de gs natural, seria tambm desejvel a optimizao/ampliao das instalaes de colectores solares, com o objectivo de melhorar a eficincia do sistema de produo de gua quente. A implementao de um sistema integrado gs natural/solar trmico para a produo de AQS dever ser considerada na cantina do CDI. O investimento previsto para a converso de gasleo para gs natural de 39.978 , estimando-se de acordo com o balano econmico uma poupana anual de 5.376 , o que corresponde a uma reduo nos custos de explorao com os combustveis de 20% e um retorno do investimento de 7,5 anos; Considerando a adopo da soluo integrada gs natural/solar trmico o investimento associado de 55.978 , estimando-se de acordo com o balano econmico uma poupana anual de 6.550,45, o que corresponde a uma reduo nos custos de explorao com os combustveis de 20% e um retorno do investimento de 8,6 anos; A converso da totalidade do consumo de gasleo para gs natural representa uma reduo nas emisses de CO2 de cerca de 15 ton/ano; A adopo do sistema integrado gs natural/solar trmico representa uma reduo nas emisses de CO2 de cerca de 25 ton/ano;

Por Ultimo, ser necessria uma correcta manuteno de todos os sistemas instalados e a instalar, para que o rendimento dos mesmos seja maximizado. Anlise das condies de segurana das instalaes de electricidade Foi efectuada uma avaliao tcnica dos requisitos de segurana instalao elctrica dos vrios edifcios do Palcio de Belm. Este trabalho consistiu sobretudo na avaliao dos circuitos finais, quadros elctricos, posto de transformao e respectivo grupo de emergncia da instalao. Esta avaliao permitiu identificar algumas situaes de incumprimento da regulamentao elctrica aplicada, nomeadamente a falta de proteco contra contactos directos, contactos indirectos, falta de continuidade do condutor de proteco, falta de proteco diferencial (mdia e alta) e proteco incorrecta de circuitos que comprometem a segurana das pessoas/utilizadores, bem como defeitos de isolamento dos circuitos que comprometem indirectamente a segurana das pessoas/utilizadores e directamente o estado de funcionamento da instalao elctrica, podendo originar eventuais curto-circuitos ou sobrecargas que podero danificar seriamente a referida instalao e originar possveis danos (ex. risco de incndio). Verificou-se que a inexistncia de plantas actualizadas com a localizao dos quadros elctricos bem como o traado da sua alimentao. Anlise das condies de segurana das instalaes de gs Em cumprimento da legislao vigente foi realizada uma vistoria s partes visveis das instalaes de Gs Natural do Palcio de Belm, por uma Entidade Inspectora o Instituto Tecnolgico do Gs (ITG). De acordo com o relatrio emitido por esta entidade observaram-se as seguintes incidncias, que devero ser corrigidas: Ponto de entrega da Travessa dos Ferreiros Substituir as condutas de evacuao das caldeiras dos balnerios, que se encontram abaixo das entradas de ar dos edifcios contguos. Ponto de entrega da Rua da Junqueira As instalaes de gs nas Habitaes dos Funcionrios, a jusante do grupo de contagem, no devero estar fixadas em paredes de madeira; as vlvulas de seccionamento existentes no exterior dos edifcios no se encontram com acessibilidade. A instalao de gs da Lavandaria, atravessa a instalao sanitria, no cumprindo com o estipulado na alnea b) do ponto 3, do art. 16 da Portaria 361/98 de 26 de Junho. As caldeiras do Museu encontram-se dentro de um armrio fechado. De modo a avaliar o estado de toda a instalao, necessria a realizao de ensaios de estanquidade e a verificao das condies de ventilao e exausto dos produtos de combusto, pelo que o Palcio de Belm dever solicitar a realizao de uma Inspeco Peridica s suas instalaes de gs, que segundo o estabelecido na Portaria n 362/2000 de 20 de Junho, devem ser feitas de acordo com o disposto no artigo 13. do Decreto-Lei n. 521/99, de 10 de Dezembro, com a periodicidade de dois anos, para as instalaes de gs afectas indUstria turstica e de restaurao, a
5

escolas, a hospitais e outros servios de sade, a quartis e a quaisquer estabelecimentos pblicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas. Anlise trmica dos edifcios Foram monitorizados, nos principais edifcios do Palcio de Belm as condies de conforto trmico em cerca de 18 espaos distintos, tendo-se verificado no geral um comportamento trmico aceitvel, com algumas situaes pontuais a necessitarem de interveno. Foram identificadas reas de interveno ao nvel do reforo de isolamento trmico nas coberturas de alguns dos edifcios, a possibilidade de alterar algumas das actuais solues de caixilharia (situao que j se verifica em alguns casos) e intervir no sombreamento exterior dos vo a nascente do CDI, como medida de evitar os picos de temperatura no perodo da manh. So propostas classificaes em termos de classes energticas, no mbito da Certificao Energtica de Edifcios, verificando-se as seguintes classificaes; Palcio de Belm e Residncia Oficial do Sr. Presidente da Repblica CLASSE C Casa Civil e Militar CLASSE BCentro de Documentao e Informao CLASSE B

SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAO ENERGTICA E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR NOS EDIFCIOS


Certificado de desempenho energtico e da qualidade do ar interior
Tipo de edifcio: Morada/ Situao: Localidade: Concelho: Data de emisso do certificado: Nome do perito qualificado: Imvel descrito na sobo n 1349-022Lisboa Lisboa 1 deJulhode2007 INETI PALCIODE BELM Calada da Ajuda, n1 1 Freguesia: Regio: Validade do certificado: Nmero do perito qualif.: Fraco autn. Ajuda Lisboa

N CER12345679/ano

Conservatria do Registo Predial de Art. matricial n

Este certificado resulta de uma verificao efectuada ao edifcio ou fraco autnoma, por um perito devidamente qualificado para o efeito, emrelao aos requisitos previstos no Regulamento das Caractersticas de Comportamento Trmico dos Edifcios (RCCTE, Decreto-Lei 80/2006 de 4 de Abril), classificando o imvel em relao ao respectivo desempenho energtico. Neste certificado podero estar identificadas possveis medidas de melhoria de desempenho aplicveis fraco autnoma ou edifcio, suas partes e respectivos sistemas energticos e de ventilao, quer no que respeita ao desempenho energtico,

1. Etiqueta de desempenho energtico INDICADORES DE DESEMPENHO


Necessidades anuais globais estimadas de energia til para climatizao e guas quentes Necessidades anuais globais estimadas de energia primria para climatizao e guas quentes Valor limite mximo regulamentar para as necessidades anuais globais de energia primria para climatizao e guas quentes Emisses anuais de gases de efeito de estufa associadas en. primria para climatizao e guas quentes 10 1 kWh/m 2.ano

CLASSE ENERGTICA

A A+ B
-

B
C

1.20

kgep/m 2.ano

C D

0.94

kgep/m .ano

E F G

3.698*

toneladas de CO 2 equivalentes por ano


2

*Factor de converso utilizado 0.0012 tonCO

/kgep/m

Figura 1- Exemplo do modelo de certificado energtico.

ndice
1 I NTRODUO ............................................................................................................................... 1.1 mbito ....................................................................................................... 1.2 Objectivos .................................................................................................. 1.3 Metodologia ...............................................................................................
9 9 9 9

2 C ARACTERIZAO ENERGTICA DOS EDIFCIOS ............................................................. 11 2.1 Anlise Trmica dos Edifcios ................................................................. 12 2.2 Caracterizao dos consumos de energia elctrica ............................... 19 2.3 Caracterizao dos consumos de Gs Natural e Gasleo ...................... 22 2.4 Caracterizao do sistema solar trmico existente ................................. 29 3 M EDIDAS DE OPTIMIZAO ENERGTICA ............................................................................ 30 3.1 Medidas de boa gesto energtica .......................................................... 30 3.2 Medidas de interveno estrutural ........................................................... 35 4 A NLISE S CONDIES DE SEGURANA DAS INSTALAES DE GS E ELECTRICIDADE . ..................................................................................................................... 40 4.1 Instalaes de gs ................................................................................... 40 4.2 Instalaes de electricidade ..................................................................... 41

1 I NTRODUO 1.1 mbito A Auditoria incide sobre a eficincia energtica dos edifcios ao nvel da iluminao, da climatizao, do comportamento trmico e do aquecimento de guas sanitrias, assim como sobre a segurana das instalaes de gs e electricidade. Para alm da identificao das fragilidades do edifcio em matria de eficincia e segurana energtica, a auditoria formula recomendaes visando a correco dos problemas identificados. 1.2 Objectivos A presente Auditoria Energtica teve como objectivo principal a caracterizao energtica da Residncia Oficial do Senhor Presidente da Repblica, Palcio de Belm, ao nvel da qualidade trmica dos edifcios e dos seus sistemas energticos, e recolher informao que permita a determinao de economias de energia numa ptica de Eficincia Energtica e de Utilizao Racional de Energia, que induza redues, no s dos consumos energticos e respectiva factura energtica, mas tambm nas emisses das emisses dos gases de efeito de estufa dixido de carbono (CO2). tambm objectivo deste trabalho a anlise da qualidade do ambiente interior nos diferentes edifcios que envolve a determinao da concentrao de gases, partculas, bactria e fungos no ar interior, assim como a determinao em diferentes superfcies de bactrias e fungos e da presena de Legionella sp . 1.3 Metodologia A metodologia seguida baseou-se nos termos de referncia indicados pela Casa Civil do Presidente da Repblica tendo envolvido as seguintes fases: Recolha de informao existente; Realizao de trabalho de campo na instalao consumidora; Elaborao do Relatrio Final da Auditoria Energtica;

O Relatrio Final da Auditoria Energtica composto por: Relatrio Sntese dos resultados obtidos com a Auditoria e das recomendaes formuladas, incluindo um Sumrio Executivo. Relatrios parciais e respectivos anexos elaborados pelas trs instituies que participam na Auditoria (INETI, EDP e GALP). Adenda com os resultados da Qualidade do Ar Interior. A auditoria foi realizada, em regime de parceria, entre o INETI, a EDP e a GALP, com a seguinte afectao:

Equipa de Trabalho do IN ETI Caracterizao Trmica dos Edifcios (Palcio e Residncia, Casa Civil e Militar, Centro de Documentao e Informao) Avaliao do Comportamento Trmico do Edifcio e respectivas condies de Conforto Trmico. Caracterizao dos sistemas de energias renovveis existentes. Caracterizao dos equipamentos consumidores de Gs natural e Gasleo e determinao de emisses. Identificao de oportunidades de integrao de energias renovveis (Solar Trmico e Solar Fotovoltaico). Simulao trmica para prever futura certificao energtica do edifcio Equipa de Trabalho da EDP Caracterizao dos consumos de energia elctrica dos edifcios. Anlise das condies ambientais de funcionamento do edifcio. Identificao de oportunidades de interveno para racionalizao dos consumos de energia elctrica; Anlise s condies de segurana das instalaes elctricas. Equipa de Trabalho da GALP Caracterizao dos consumos de gs natural e gasleo. Identificao de oportunidades de interveno para racionalizao dos consumos de gs natural e gasleo. Anlise s condies de segurana das instalaes de gs.

10

2 C ARACTERIZAO ENERGTICA DOS EDIFCIOS A Residncia Oficial do Presidente da Repblica, Palcio de Belm, incluindo a Secretaria Geral da Presidncia, Casa Civil, Casa Militar, Centro de Documentao e Informao, Museu da Presidncia e respectivos edifcios auxiliares, esto situados em Lisboa (Belm) ocupando uma rea de aproximadamente quatro hectares. No quadro seguinte apresentam-se as reas teis consideradas por cada edifcio. Quadro 1- reas teis por edifcio Edif cio Casa Civil e Militar GNR Loja do Museu Palcio PSP Residncias/Lavandaria Secretaria-geral Garagem Velha Museu CDI Total rea coberta rea (m2) 1 950 350 340 3000 1 100 680 3 189 2 000 1 740 3 600 17 950

A instalao consumiu no perodo de referncia deste trabalho (Maio de 2006 a Abril de 2007) um total de 471 tep dos quais 424 tep correspondem a Electricidade consumida e 47 tep a Gs Natural e Gasleo, o que corresponde a um consumo especfico de energia de 16,08 kgep/m 2. O custo total desta energia foi de 156.924 (127 131 para a electricidade e 29.793 para o Gs Natural e Gasleo). Este consumo energtico equivale, em termos de emisses de C02 para a atmosfera, a cerca de 771 ton CO 2 eq/ano . Estes consumos tm a ver com o comportamento trmico dos edifcios existentes e que dspar devido diversidade de edifcios, construdos em pocas distintas com materiais diferentes e com utilizaes tambm distintas, com os consumos de energia associados s necessidades de iluminao e climatizao e com os consumos dos equipamentos instalados no complexo de edifcios, nomeadamente equipamento de informao, de comunicao de tratamento de documentao etc. Nos pargrafos seguintes aborda-se a caracterizao dos consumos energticos que foi efectuada no complexo do Palcio de Belm nomeadamente em termos dos trs grandes tpicos: comportamento trmico dos edifcios, consumos de electricidade e consumos de gs natural e gasleo. Aborda-se tambm a utilizao dos sistemas de energias renovveis actualmente existentes no complexo.

11

2.1 Anlise Trmica dos Edifcios O objectivo desta componente da Auditoria Energtica ao Palcio de Belm a caracterizao arquitectnica e construtiva dos edifcios que constituem o complexo do Palcio de Belm, com vista determinao das respectivas condies trmicas de funcionamento e caracterizao energtica dos edifcios. So tambm avaliadas as condies trmicas interiores atravs da medida da temperatura de bolbo seco e da humidade relativa e identificadas oportunidades de interveno para melhoria da qualidade trmica do edifcio. O desempenho energtico do Palcio de Belm e Residncia, da Casa Civil e Militar e do Centro de Informao e Documentao e Informao avaliado com base na metodologia adoptada pela nova regulamentao energtica de edifcios, nomeadamente o Regulamento das Caractersticas de Comportamento Trmico dos Edifcios, (RCCTE, Decreto-Lei n. 80/2006 de 4 de Abril) e Regulamento dos Sistemas Energticos e de Climatizao de Edifcios (Decreto Lei 79/2006 de 4 de Abril). O RCCTE de 2006 procura traduzir a eficincia energtica global de um edifcio, por quatro indicadores numricos ou ndices trmicos fundamentais que so as necessidades nominais de energia para: aquecimento (Nic), arrefecimento (Nvc), produo de guas quentes sanitrias (Nac) e ainda de energia primria (Ntc). Para alm daqueles ndices trmicos fundamentais e, tambm de acordo com o estipulado no Artigo 4., a caracterizao do comportamento trmico fez-se ainda com base na quantificao de parmetros complementares sob condies especficas: coeficientes de transmisso trmica superficiais e lineares dos elementos da envolvente, classe de inrcia do edifcio/fraco autnoma, factor solar dos vos envidraados e taxa de renovao de ar. Importa realar que a metodologia adoptada no RCCTE tem em conta a concepo e a localizao em relao aos aspectos climticos, orientao e influncia de edifcios e estruturas vizinhas, e ainda as caractersticas tcnicas dos equipamentos para produo de guas quentes sanitria e de condicionamento ambiente. A Classe de Eficincia Energtica determinada pela razo entre as necessidades nominais globais de energia primria Ntc de um edifcio e o valor limite Nt, estimado a partir dos valores Ni, Nv e Na. No caso do RSECE calculado um Indicador de Eficincia Energtica (IEE) que quantifica os consumos nominais de um edifcio de servios (kgep/m2) valor este que no poder ultrapassar determinado valor em funo do tipo de edifcio e da sua utilizao (IEEnominal < I EEreferncia). No Quadro 2 encontram-se as diferentes classes e os respectivos intervalos para os edifcios novos e para os j existentes no caso do RCCTE.

12

RCCTE - Classes de Eficincia Energtica para Edifcios Novos e Existentes.


Quadro 2 RCCTE Classes de Eficincia Energtica

Classe A+ A B BC D E F G

R= Ntc Nt R 0,25 0,25 < R 0,5 0 0,50 < R 0,7 5 0,75 < R 1,0 0 1,00 < R 1,5 0 1,50 < R 2,0 0 2,00 < R 2,5 0 2,50 < R 3,0 0 R < 3,00

A Classe de Eficincia Energtica foi obtida para o Palcio e a Residncia Oficial, Casa Civil e Militar e Centro de Documentao e Informao. Para a avaliao do comportamento trmico dos edifcios e das respectivas condies de conforto trmico foram monitorizadas as condies de clima exterior bem como as condies no interior dos edifcios. Para a caracterizao dos parmetros exteriores utilizou-se durante o perodo de medio uma estao meteorolgica composta por um piranmetro de medio da radiao solar global na horizontal, por uma sonda de temperatura e humidade e por um transdutor integrado para a medio da intensidade e direco do vento. Para a aquisio dos dados relativos ao ambiente no interior da habitao utilizou-se um mini datalogger , com sensores internos de temperatura e humidade. Os registos dos diversos parmetros, radiao, temperatura e humidade relativa, foram realizados em intervalos de 60 minutos. Este conjunto de sensores permitiu obter a evoluo da temperatura ao longo do ms de Maio de 2007 e avaliar a mdia das temperaturas mnimas e mximas e comparar com os mesmos valores medidos pela estao meteorolgica instalada no exterior. Convm aqui referir que o ms analisado (Maio) corresponde a uma perodo de transio pelo que uma avaliao das situaes extremas dever ser efectuada efectuando medidas quer num ms de Vero quer num ms de Inverno.

Durante este perodo os dados exteriores mdios so os que constam do Quadro 3.


13

Quadro 3 - Clima exterior Maio 2007 Radiao global Temperatura [C] [kW/m2] Mdia das mnimas Mdia das mximas 190,9 14,0 21,7

Mdia 17,6

Apresentam-se de seguida os valores obtidos para cada um dos edifcios analisados e que constituem o complexo do Palcio de Belm.

PALCIO DE BELM E RESIDNCIA


Das medidas efectuadas durante o ms de Maio obtiveram-se resultados que se apresentam no quadro 4. Quadro 4 Temperaturas interiores e exterior Local Gabinete do Presidente Sala de Recepo Sala de Jantar Sala Imprio Exterior Temperatura [C] Mdia das mnimas Mdia das mximas 22,1 25,1 21,6 24,7 21,2 22,8 21,6 23,9 14,0 21,7

Mdia 23,7 23,0 21,9 22,6 17,6

Apresenta-se a ttulo de exemplo os resultados das medies efectuadas no Palcio de Belm nos seguintes espaos: Gabinete do Sr. Presidente da Repblica, Sala de Recepo, Sala de jantar e Sala Imprio.
Palcio de Belm - Edifcio Temperaturas - Maio 2007
1 27 53 79 105 131 157 183 209 235 261 287 313 339 365 391 417 443 469 495 521 547 573 599 625 651 677 703 729 3

Text TGabPres TSalRec TSalJan TSalImp

0 Horas

Figura 2 Temperaturas medidas no interior do Palcio e temperatura exterior.

14

Em termos regulamentares obtiveram-se os seguintes valores em termos de aplicao do RCCTE ao Palcio e Residncia Oficial. Quadro 5 Indices Energticos Palcio e Residncia Oficial

Construo Actual
Necessidades de Aquecimento: Nic
2

Ni (Artigo 5)

88.9 (kWh/ m .ano) 51,51 (kWh/ m 2.ano) Necessidades de Arrefecimento: Nvc Nv (Artigo 6). 12.3 (kWh/ m 2.ano) 32,00 (kWh/ m 2.ano) Necessidades de AQS: Nac Na (Artigo 7). 0,43 (kWh/ m 2.ano) 1,38 (kWh/ m 2.ano) Necessidades to tais em Energia Primria: Ntc Nt (Artigo 8) 1,20 (kgep/m 2.ano) 0,94 (kgep/m 2.ano)

Como j referido a estas condies corresponde uma classificao energtica da classe C. 1. Etiqueta de desempenho energtico INDICADORES DE DESEMPENHO
Necessidades anuais globais estimadas de energia til para climatizao e guas quentes Necessidades anuais globais estimadas de energia primria para climatizao e guas quentes Valor limite mximo regulamentar para as necessidades anuais globais de energia primria para climatizao e guas quentes Emisses anuais de gases de efeito de estufa associadas en. primria para climatizao e guas quentes 11 0 kWh/m 2.ano

CLASSE ENERGTICA

A A+ B
-

1.20

kgep/m 2.ano

C D

0.94

kgep/m .ano

E F G

3.698*

toneladas de CO 2 equivalentes por ano


2

*Factor de converso utilizado 0.0012 tonCO

/kgep/m 2

Figura 3 - Exemplo do modelo de certificado energtico Palcio de Belm e Residncia Oficial

15

CASA CIVIL E MILITAR


O comportamento trmico do edifcio foi realizado para 4 espaos distintos tendo-se observado os seguintes valores de temperaturas: Quadro 6 Temperaturas interiores e exterior Temperatura [C] Mdia das Mdia das Salas mnimas mximas Gabinete da Dra. M. Cavaco Silva 22,6 23,8 Sala de Reunies 21,4 22,2 Gabinete Dr. J. Moreira da Silva 22,1 23,6 Gabinete Norte 20,5 22,7

Mdia 23,3 21,7 22,7 21,4

Na Figura 4 representa-se a evoluo horria da temperatura do ar interior para as 4 salas monitorizadas e da temperatura do ar exterior.
Palcio de Belm - Casa Civil Temperaturas - Maio 2007
Horas 3

Text TGabMCavSil TSalReu TGabJMorSil

TGabNor

0 1 29 57 85 113 141 169 197 225 253 281 309 337 365 393 421 449 477 505 533 561 589 617 645 673 701 729

Figura 4 Evoluo da temperatura horria no exterior e gabinetes da Casa Civil e Militar Em termos de caracterizao energtica utilizando o RCCTE, apresentam-se os resultados obtidos para os diferentes parmetros, bem como a classe energtica no mbito da Certificao Energtica de Edifcios para a situao actual.

16

Quadro 7 Indices Energticos Casa Civil e Militar

Soluo actual da Casa Civil e Militar


Necessidades de Aquecimento: Nic Ni (Artigo 5) 61,84 (kWh/ m 2.ano) 51,51 (kWh/ m 2.ano) Necessidades de Arrefecimento: Nvc Nv (Artigo 6). 20,84 (kWh/ m 2.ano) 32,00 (kWh/ m 2.ano) Necessidades de AQS: Nac Na (Artigo 7). 1,79 (kWh/ m 2.ano) 2,08 (kWh/ m 2.ano) Necessidades totais em Energia Primria: Ntc Nt (Artigo 8) 0,80 (kgep/m 2.ano) 1,03 (kgep/m 2.ano)

1. Etiqueta de desempenho energtico INDICADORES DE DESEMPENHO


Necessidades anuais globais estimadas de energia til para climatizao e guas quentes Necessidades anuais globais estimadas de energia primria para climatizao e guas quentes Valor limite mximo regulamentar para as necessidades anuais globais de energia primria para climatizao e guas quentes Emisses anuais de gases de efeito de estufa associadas en. primria para climatizao e guas quentes 85 kWh/m 2.ano

CLASSE ENERGTICA

A A+ B
-

0.8

kgep/m 2.ano

C D E F G

1.03

kgep/m .ano

1.63*

toneladas de CO 2 equivalentes por ano


2

*Factor de converso utilizado 0.0012 tonCO

/kge p/m

Figura 5 Exemplo do modelo de certificado energtico Casa Civil e Militar.

17

CENTRO DE DOCUMENTAO E INFORMAO (CDI)


O desempenho energtico do Centro de Documentao e Informao (CDI) avaliado com base na metodologia adoptada pelo novo Regulamento dos Sistemas Energticos de Climatizao em Edifcios, (RSECE, Decreto-Lei n. 79/2006 de 4 de Abril). O RSECE de 2006 procura traduzir a eficincia energtica global de um edifcio pela quantificao de todos os consumos energticos, traduzidos em termos de energia primrio no denominado ndice de Eficincia Energtica (IEE). Para alm dos ndices trmicos fundamentais de verificao de conformidade do RSECE a fraco ter que verificar os requisitos mnimos impostos pelo regulamento RCCTE aplicados correspondente regio climtica, em termos de coeficientes de transmisso trmica superficiais e lineares dos elementos da envolvente, o factor solar dos vos envidraados relativo tambm classe de inrcia da fraco e a taxa de renovao de ar mnima obrigatria. Os valores nominais obtidos para o CDI cumpre o requisito regulamentar, uma vez que se verifica a condio de IEEnom<IEEref. Estes valores apresentam-se na proposta de Certificado Energtico do Edifcio que corresponde Classe B.

1. Etiqueta de desempenho energtico


INDICADORES DE DESEMPENHO CLASSE ENERGTICA

Consumo anual global de energia primria para aquecimento (Qaq), arrefecimento (Qarr ) e outros fins (Q out ) Indicador de Eficincia Energtica calculado combase nos padres nominais regulamentares (IEE nom ) Valor mximo aplicvel para o Indicador de Eficincia Energtica permitido pelo RSECE (IEE ref ) Emisses anuais de gases de efeito de estufa associadas ao consumo anual global de energia primria

71539.6 kgep/ano

A A+ B
-

22.4 kgep/m 2.ano

C D

28.1 kgep/m .ano

E
2

*Factor de converso utilizado 0.0012 tonCO

toneladas CO 86.0* equivalentes por ano


2

F G

/kge p/m

Figura 6 - Exemplo do modelo de certificado energtico (CDI). O CDI foi analisado em termos de comportamento trmico em dois gabinetes a nascente, por serem aqueles que apresentam uma maior apreenso por parte dos seus utilizadores. No quadro seguinte apresentam-se os valores mdios das temperaturas medidas nesses gabinetes. Verificam-se valores na mdia das temperaturas mximas relativamente elevadas (26.9C e 25,2C) para os dois gabinetes monitorizados. Em termos horrios verificam se de facto situaes de temperaturas no interior desses gabinetes de cerca de 28/29C, que correspondem a situaes de desconforto trmico.
18

Quadro 8 Quadro temperaturas interiores - Maio de 2007 Temperatura [C] Local Mdia das mnimas Mdia das mximas Gabinete n-1 21,8 26,9 Gabinete n-2 22,2 25,5 Gabinete s-3 19,8 25,2 Gabinete s-4 20,3 24,3 Exterior 14,0 21,7

Mdia 24,0 23,8 22,4 22,3 17,6

Palcio de Belm - CDI Temperaturas - Maio 2007

3 1

57

113

169

225

281

337

393 Horas

449

505

561

617

673

729

Figura 7 - Evoluo da temperatura horria no exterior e gabinetes do Centro de Documentao e Informao.

Apresentam-se os restantes resultados no relatrio do INETI na anlise do Text 0 comportamento trmico de cada edifcio.
2

TGab n-1 TGab n-2

2.2 Caracterizao dos consumos de energia elctrica


5

A instalao de energia elctrica do complexo do Palcio de Belm encontra-se 2 actualmente a ser fornecida no Sistema Regulado (EDP Distribuio), em que o contrato de fornecimento de energia em Mdia Tenso cuja tarifa em Mdias Utilizaes, com um tarifrio em Ciclo Dirio, uma Potncia instalada de 1 000 kVA e 0 com uma Potncia Contratada de 465 kW. A instalao consumiu no perodo de referncia deste trabalho (Maio de 2006 a Abril de 2007) um total de 1.46 GWh de energia elctrica, correspondendo a 424 tep, o que
1

19

em termos de emisses de CO 643 ton CO 2 eq/ano.

para a atmosfera, equivale a cerca de

Quadro 9 Consumo eltrico, custo e emisses de CO Belm

no complexo do Palcio de

Consumo
Gs Natural e Electricidade Gasleo TOTAL 10%
(inclui Gs Natural e Gasleo)

Custo

424 tep 127.131 471 tep 156.711

Emisses de Gs Natural e CO2 643 ton Gasleo CO19% 2 eq 771 ton CO 2

Consumo

Custo

Electricidade 90%

Electricidade 81%

Figura 8 Repartio dos consumos e energia por fonte e custos associados. Em termos energticos a electricidade consumida no complexo do Palcio corresponde a cerca de 90 % da energia consumida o que em termos de custo corresponde a cerca de 64 % da factura energtica. O custo mdio do kWh foi de 0.087 /kWh o que se traduziu num encargo total anual de 127 131 . Na distribuio mensal dos consumos de energia elctrica da figura abaixo pode verificar-se que os valores mnimos de consumos se situam nos meses de Maro, Abril, Maio e Outubro o que corresponde a meses de transio entre os perodos de consumo elevado do Vero e do Inverno. A variao entre mximo e o mnimo de consumo de energia elctrica corresponde a cerca de 37 %.

20

160 140 120 100 80 60 40 20 0 Jan-07 Fev-07 Mar-07 Abr-07 Mai-06 Jun-06 Jul-06 Ago-06 Set-06

Figura 9 Consumo de energia elctrica no perodo de referncia. Pela anlise da seguinte, constata-se que o ms em que se verificou maior encargo com a energia elctrica, foi em Fevereiro com o valor de 12 581 e o ms em que se verificou menor encargo foi em Maro com o valor de 8 609 . Relativamente ao custo mdio mensal verifica-se que se mantm praticamente constante durante os meses correspondentes ao ano de 2006, sofrendo um ligeiro aumento (7 %) nos meses do ano de 2007. Durante todo o perodo de referncia o valor mdio foi de 0.087 / kWh.

Figura 10 Evoluo mensal dos encargos com energia elctrica e custo mdio mensal do kWh. No que respeita ao consumo de energia elctrica por seces/equipamentos, os maiores consumidores de energia esto instalados no quadro elctrico existente para a alimentao do Centro de Documentao e Informao (CDI), representando 23.9% do consumo de energia. No que respeita aos Quadros Elctricos do Palcio Tnel 1 e Tnel 2, representam respectivamente 13.3 % e 15.9 % do consumo de energia elctrica. O quadro elctrico do edifcio Anexo ao Palcio, representa 15.6 % do consumo de energia elctrica, enquanto que o Quadro Elctrico da Secretaria Geral representa cerca de 9.4 %, o Quadro Elctrico do Museu 4.3 %, o Quadro Elctrico da Portaria 3.2 % e o Quadro Elctrico do ncleo de informtica representa 2.2 %.
21

Existem ainda outros consumos que representam 12 % do consumo global de energia elctrica. Na figura seguinte pode ver-se a distribuio do consumo de electricidade pelos diferentes edifcios:

Edifcio Anexo 16% Ncleo Informtica 2%

Outros 12%

Secretaria Geral 9%

Portaria 3% CDI 25% Museu 4%

Palcio Tnel 2 16%

Palcio Tnel 1 13%

Figura 11 Distribuio dos consumos de electricidade por edifcio. No que diz respeito ao consumo elctrico por sectores, estima-se que 40% corresponda a iluminao, 35% climatizao e os restantes 25% aos circuitos de tomadas (incluindo os equipamentos informticos), como se pode ver na figura seguinte:

Tomadas 25%

Iluminao 40%

Climatizao 35%

Figura 12 Distribuio dos consumos de electricidade por sector. 2.3 Caracterizao dos consumos de Gs Natural e Gasleo Na vertente dos combustveis, lquidos e gasosos, foi objectivo da presente auditoria avaliar as instalaes existentes, interpretar os dados relativos ao consumo de gs natural e gasleo, bem como analisar e propor solues para a utilizao mais racional da energia. Neste mbito determinaram-se os consumos de energia trmica da instalao, global e detalhados por tipo de combustvel, ao longo de um ano (perodo de anlise) usando como informao base os consumos de gs natural indicados nas facturas (perodo de Abril de 2006 a Abril de 2007) e os consumos de gasleo registados internamente na Presidncia da Repblica (perodo de Maro de 2006 a Maro de 2007).

22

A repartio do consumo de combustveis da instalao em toneladas equivalentes de petrleo (tep) a seguinte:

17,2tep

29,5 tep

G N s atural

Gasleo

Figura 13 Distribuio do consumo de Gs Natural e Gasleo 2006-2007. Nas instalaes do Palcio de Belm a energia trmica (gs natural e gasleo) consumida em caldeiras e equipamento de cozinha. Existem ainda dois conjuntos de painis solares que funcionam como apoio produo de guas quentes sanitrias. O abastecimento com gs natural ao Palcio de Belm efectuado atravs da Rede de Distribuio de Gs Natural da Lisboa gs, em regime de Baixa Presso por trs pontos de entrega com as seguintes localizaes: Calada da Ajuda, Rua da Junqueira e Travessa dos Ferreiros. O abastecimento de gasleo assegurado por dois reservatrios de combustvel instalados no Palcio de Belm. A potncia simultnea mxima da totalidade dos equipamentos abastecidos com gs natural e gasleo instalados no Palcio de Belm de 1.394,00 kW e destina-se produo de guas quentes sanitrias, climatizao e cozinhas. Em termos globais o consumo de gs natural e custos apurados, durante o perodo abrangido por este relatrio foram os seguintes:

9.000 8.000 7.000 6.000 5.000 4.000 3.000 2.000 1 .000 0 Abr-06 / M ai-06 M ai-06 / Jul-06 Jul-06 / Set-06 Set-06 / N v-06 o Nov-06 / Jan-07 Jan-07 / M ar-07

Figura 14 Consumo de Gs Natural 2006-2007.


23

5 .000 4.500 4.000 3 .500

Figura 15 Custos com Gs Natural 2006-2007.

3 .000 No Quadro seguinte apresentam-se os valores acumulados de Consumos, Custos e 2.500 Custo mdio do gs natural no perodo em anlise (Abr06 a Abr07): 2.000 1.000 Quadro 10 Resumo dos Consumos/Custos de Gs Natural 500 0 Abr-06 / M i-06 a M ai-06 / Jul-06 / Set-06 / N v-06 o N ov-06 / Jan-07 / M ar-07 1.5 00

Perodo Abr06 Abr07

Jul-06 et-06 Volume [mS3]

Jan-07 Custo []

Custo mdio [/m 3] 0,587

32 528

19 084

Valores com IVA (5%)

Em termos globais o consumo de gasleo e custos apurados, durante o perodo abrangido por este relatrio foram os seguintes: Figura 16 Consumo de Gasleo 2004-2007.

1 .0 0 0 0 9 0 .0 0 8 0 .0 0 7 0 .0 0 6 0 .0 0 5 0 .0 0 4 0 .0 0 3 0 .0 0 2 0 .0 0 1 0 .0 0 0

24

9.000 8.000

Figura 17 Custos com Gasleo 2004-2007.

No quadro seguinte apresentam-se os valores acumulados de Consumos, Custos e 7.000 custo mdio do gasleo no perodo em anlise (Mar06 a Mar07): 6.000
5.000 4.000 3.000 2.000 1.000 0 Perodo Mar-04 Nov-04 Fev-05 Abr-05 Dez-05 Fev-06 Mar-06 Set-06 Fev-07 Abr-07

Quadro 11 Resumo dos Consumos/Custos de Gasleo Volume [l]


20 200

Custo []
13 012

Custo mdio [/l]


0.644

Mar06 Mar07
Valores com IVA (12%)

Caracterizao energtica dos equ i pamentos trm icos. Do ponto de vista dos equipamentos trmicos consumidores de gs natural e de gasleo, foram analisados os seguintes dispositivos instalados no Complexo do Palcio de Belm: 1 Caldeira ROCA G40 constituda por dois mdulos Potncia nominal: 161 kW Combustvel: Gs natural Localizao: Garagem velha Funo: Climatizao do Centro de Documentao e Informao (CDI) e AQS da Garagem Velha Designao neste relatrio: ROCA G40 Dimenses exteriores: Altura: 0,95 m; Largura: 1,10 m; Profundidade: 0,90 m

2 Termoacumuladores A.O.Smith Potncia nominal unitria: 38 kW Combustvel: Gs natural Localizao. Cozinha do CDI Funo: Aquecimento de guas sanitrias (AQS) da cozinha e balnerios do CDI Desig nao neste relatrio: Smith 1, Smith2 Dimenses exteriores de cada termoacumulador: Altura: 1,5m; Dimetro: 0,7m

25

1 Caldeira ROCA Kadet Tronic Potncia nominal: 237 kW Combustvel: Gasleo Localizao: Ptio dos Bichos Funo: Aquecimento ambiente dos sales do Palcio Designao neste relatrio: Roca Dimenses exteriores: Altura: 0,95 m; Largura: 0,75 m; Profundidade: 1,40 m

1 Caldeira IGNIS Potncia nominal: 186 kW Combustvel: Gasleo Localizao: Cozinha do Palcio Funo: Aquecimento ambiente a AQS da Residncia Designao neste relatrio: IGNIS Dimenses exteriores: Altura: 1,0 m; Largura: 0,83 m; Profundidade: 1,53 m

1 Caldeira auxiliar Potncia nominal: 29 kW Combustvel: Gasleo Localizao: Cozinha do Palcio Funo: AQS da Residncia Designao neste relatrio: CaldPeq Dimenses exteriores: Altura: 0,75 m; Largura: 0,40 m; Profundidade: 0,65 m

A anlise teve como objectivo determinar a qualidade da combusto, as perdas trmicas verificadas e o rendimento trmico de cada equipamento ensaiado. A partir das medies efectuadas foi possvel realizar os balanos de energia dos diferentes equipamentos com determinao dos consumos de combustvel e dos rendimentos trmicos. No Quadro e Grficos seguintes apresentam-se os valores obtidos. As medies foram realizadas aps um perodo inicial de aquecimento de cada equipamento por forma a se obter um regime de funcionamento prximo da estacionaridade e contnuo, isto , sem paragens nem arranques dos queimadores. A anlise dos resultados permite salientar os baixos rendimentos trmicos dos equipamentos a gs natural, devido fundamentalmente aos elevados valores do excesso de ar de combusto e s temperaturas dos gases relativamente elevadas, tendo em ateno o tipo de combustvel utilizado. Esta situao exige uma interveno adequada a levar a efeito pelos servios de manuteno.

26

Quadro 12 Consumos de combustvel e rendimentos trmicos


Equ ipamento Caldeira RocaG40 Termoacumulador Smith 1 Termoacumulador Smith 2 Caldeira Roca Caldeira IGNIS Caldeira auxiliar Gasleo Gs Natural Combustvel Consumo combustvel 12,8 m3(n)/h 3,7 m (n)/h 3,6 m (n)/h 12,9 kg/h 12,3 kg/h 9,7 kg/h
3 3

Rend imento trmico 83,7 % 82,8 % 78,7 % 91,3 % 86,0 % 71,1 %

Balano de Energia da Caldeira Roca G40

Balano de Energia do Termoacumulador "Smith 1"

Calor perdido nos gases de exausto 19,5%

pelas paredes Figura 18 Calor perdido pelas de energia das caldeiras e termo acumuladores Balano 3,3%
paredes 0,5%

Calor perdido

Calor perdido nos gases de exausto 13,3%

Erro de fecho 0,5%

Calor perdido Calor perdido Calor de nos gasesde aquecimento Calor perdidoq e im n n gases de os C perdido alor a u c e to exausto exausto da pelas paredes gua pelas paredes da gua Errode fecho 13,2% Balano deEnergia da Caldeira 1,8% (Residncia) 14,6% 0,7% 86,0% Balano de 4,9% IGNIS Energia do Termoacumulador "Smith2"78,7%

Calor de aquecimento da gua 80,1% de Calor

Calor Calor perdido perdido nos gasesnos gases de de Calor perdido Calor perdido aquecimento aquecim ento exausto exausto pelas paredes pelas paredes da gua da gua 27,5% 8,3% de Energia CaldeiraCaldeira (Residncia)91,3% Balano de Energia da Auxiliar Roca Balano 1,4% 0,4% 71,1%

Calor de aquecimento da gua Calor de 82,8% Calor de

27

Durante a realizao dos ensaios procedeu-se monitorizao do efluente gasoso, para determinao de poluentes gasosos (CO, NO x, SO 2) e de compostos orgnicos volteis (COVs) nas caldeiras a gs natural e, tambm, recolha de amostras para determinao de partculas totais em suspenso (PTS) no caso das caldeiras a gasleo. No quadro seguinte resumem-se os resultados obtidos para cada um dos efluentes analisados. Quadro 13 - Concentraes das emisses de poluentes Parmetro
RocaG40* Smith1

Concentrao mg/m 3(n) gs seco, 8%O


Smith2 Ignis** CaldPeq***

Roca

VLE

PTS NOX SO2 CO COV

135 < LD <LQ 3

192 <LD <LQ 7

194 <LD <LQ 2

n.deter. 130 <LD 27 < LD

n.deter. 143 <LD 261 <LD

61 103 <LQ 18 < LD

300 1500 2700 1000 50

* durante regime estacionrio (contnuo) ** mdia do ciclo *** anomalia de funcionamento

Todos os valores determinados encontram-se abaixo dos Valores Limite de Emisso (VLE). No entanto, nem todos os valores apresentados correspondem a condies normais de funcionamento, conforme descrito em seguida. Equipamentos a Gs Natural Os valores apresentados no Quadro 10 para a caldeira RocaG40, correspondem ao perodo de funcionamento em regime estacionrio (contnuo). Os valores inicialmente medidos no dia 11/06/2007 apresentavam um elevado teor em compostos orgnicos volteis (COV), motivo pelo qual foi decidida a repetio deste ensaio de monitorizao. No dia 21/06/2007 no se mediram COV; no entanto, os teores de O 2 neste dia encontravam-se substancialmente mais baixos (descendo de 12,1 para 8,2%) e foram medidas emisses difusas de COV no painel frontal do mdulo da 3 esquerda da caldeira, atingindo o valor mximo de 340 ppm, ou seja, 140 mg/m (n), sem converso para o O 2 de referncia, valor mais de duas vezes superior ao VLE, mesmo no corrigindo o teor em oxignio. Os termoacumuladores apresentaram emisses consideravelmente abaixo dos VLE. Equipamentos a Gasleo Dado o funcionamento descontnuo da caldeira a gasleo Ignis, no foi possvel realizar a determinao do teor em partculas totais em suspenso (PTS). Os gases foram determinados e registados em contnuo, apresentando-se no Quadro 10 a mdia obtida durante um ciclo de arranque, funcionamento e paragem, representado graficamente na Figura abaixo. No entanto, constatou-se que mesmo considerando a mdia de um ciclo de funcionamento, os valores encontram-se abaixo dos VLE para todos os poluentes medidos.

28

Figura 19 Emisses da CaldeiraIgnis durante um ciclo de funcionamento. 2

100 9

Na caldeira CaldPeq no foi possvel determinar as PTS devido sada de fumo pelo 2 8 painel frontal do equipamento e o cheiro a queimado constatado no decorrer do 7 ensaio, situao confirmada pelo aumento do teor em CO. Os valores apresentados 1 6 no Quadro referem-se mdia do ensaio realizado, com a ressalva de que no 5 corresponde ao funcionamento habitual. 1 4
3 A caldeira Roca, situada no Ptio dos Bichos e que serve para o aquecimento dos 5 2 sales do Palcio apresentou valores sempre abaixo dos VLE, aparentando estar o 1 sistema de combusto afinado e a funcionar em boas condies, como se constata 0 0 pelas baixas emisses de PTS observadas e o elevado rendimento energtico obtido.

2.4 Caracterizao do sistema %CO2 trmico existente solar ppm CO %O 2 ppm NOx Foi efectuada uma vistoria s duas instalaes solares trmicas do Palcio de Belm em Lisboa para deteco de possveis anomalias ao nvel de projecto, de instalao e/ou de integrao no sistema convencional, justificativas das disfuncionalidades que os utentes tm vindo a detectar no respectivo funcionamento. Trata-se de duas instalaes independentes, diferentes na dimenso e na aplicao: uma para fornecer gua quente a uma casa de banho privativa e outra para preparar a gua quente da cozinha. INSTALAO A A instalao A uma instalao em circulao forada que abastece de gua quente as IS de apoio a um gabinete de trabalho privativo.
2 O campo de colectores formado por um colector CPC com cerca de 2 m que no apresenta sinais de degradao, mas que, devido a constrangimentos de natureza arquitectnica, est colocado praticamente na horizontal, prejudicando desta forma o funcionamento no Inverno.

A anlise do lay-out da instalao no oferece comentrios de maior, a no ser no que se refere ao sistema de apoio. De facto o posicionamento da resistncia elctrica de

29

apoio na parte inferior do depsito aliada e a incorrecta programao do relgio pem em causa a prioridade ao Sol que deve ser o funcionamento normal da instalao. INSTALAO B A instalao B assegura o fornecimento de guas quentes sanitrias cozinha do Palcio, integrando um campo de colectores CPC com cerca de 8 m 2 de rea, O sistema solar assim como a integrao do apoio esto bem executados. No entanto, alguns componentes no esto a corresponder em termos de funcionamento e o posicionamento de algumas vlvulas de passagem deve ser corrigido. Verificou-se, nomeadamente, que pelo facto do anel de circulao de gua quente ligar os dois depsitos (solar e de apoio) se est a promover a transferncia de energia entre o depsito de apoio e o depsito solar, eliminando a estratificao da gua no depsito solar e prejudicando desta forma a contribuio do sistema solar. Por outro lado o depsito ligado ao sistema solar no deve ter outra fonte de energia, da a necessidade de eliminar permanentemente as resistncias elctricas incorporadas.

3 M EDIDAS DE OPTIMIZAO ENERGTICA Do ponto de vista das medidas de optimizao energtica, que so sugeridas na sequncia da auditoria energtica efectuada, podem considerar-se dois grandes grupos, os quais, de um modo geral, se diferenciam quer pela escala temporal (medidas de muito curto prazo e medidas de mdio prazo) quer em termos oramentais (medidas de custo reduzido ou mesmo nulo e medidas de algum impacto ora mental). Deste modo so sugeridas Medidas de boa gesto energtica cuja implementao pode ser imediata e que no envolvem custos apreciveis mas que tm um impacto importante na reduo dos consumos energticos e consequentemente na reduo das emisses de CO 2, e Medidas de interveno estrutural, cuja aplicao dever ser analisada no mdio prazo, envolvendo algum investimento, mas com tempos de retorno em geral reduzidos e que conduzem a fortes redues dos consumos energticos e possibilidade de certificao energtica dos edifcios podendo mesmo estes vir a ser classificados em classes elevadas. Nos pargrafos seguintes focam-se as medidas propostas subdivididas nestes dois grandes grupos. 3.1 Medidas de boa gesto energtica As medidas de boa gesto energtica ou de boas praticas com aplicao imediata e custos reduzidos ou mesmo nulos
.

a. Mudana de tarifrio A alterao do actual tarifrio de fornecimento de electricidade para Longas Utilizaes e Ciclo Semanal, corresponder a uma reduo nos custos com energia elctrica de aproximadamente 10 800 /ano (8 %), uma vez que o custo mdio do

30

kWh estimado para o actual tarifrio ser de 0.0926 /kWh, enquanto que com o tarifrio recomendado ser de 0.0852 /kWh. Esta medida no tem custos. b. Reduo dos consumos residuais (consumos de stand-by) Recomenda-se que qualquer equipamento, como por exemplo televises, PCs e monitores, impressoras, scanners e fotocopiadoras que no esteja a ser utilizado dever permanecer totalmente desligado e no em modo de stand-by. Estima-se que esta aco possa representar uma poupana de energia anual de cerca de 4941 kWh (1.43 tep/ano) o que corresponde a uma reduo de 430 /ano e a um total de emisses evitadas de 2.17 ton CO 2 eq/ano. c. Afinao de caldeiras a gs natural (Roca G40, Smith 1 e Smith 2) As caldeiras a gs natural apresentam rendimentos energticos muito baixos para este tipo de combustvel (entre 78,7 e 82,8%), pelo que se deve proceder a uma reviso das caldeiras e afinao dos queimadores tendo em vista a deteco das causas e sua possvel correco. Considerando que o rendimento pode atingir os 90% em equipamentos semelhantes, estima-se que a economia anual de gs natural ser de 2660m 3(n), correspondentes a 28009 kWh, ou 2,4 tep, o equivalente a cerca de 1200 /ano. A reduo anual de CO 2 ser de 5666 kg. Chama-se a ateno para os elevados valores medidos de emisses difusas de COV, no exterior da caldeira RocaG40, necessitando de interveno urgente por questes de segurana. Esta alterao no envolve custos, devendo fazer parte da regular manuteno dos equipamentos. d. Desligar os termoacumuladores aos fins de semana (Smith 1 e Smith 2) Actualmente os termoacumuladores que fornecem gua quente cozinha e aos balnerios do CDI, mantm-se continuamente em funcionamento. A colocao de um temporizador que permita deslig-los aos fins de semana, permitir uma economia anual de gs natural de 793 m 3(n), correspondentes a 8350kWh, ou 0,72 tep /ano, o equivalente a cerca de 357 /ano. A reduo anual de CO 2 ser de 1690 kg. Esta alterao no envolve custos. e. Emisses O funcionamento de alguns dos equipamentos durante os ensaios poder no representar o seu comportamento habitual, dado no se encontrarem em perodo de Inverno, sendo de admitir possveis diferenas nas emisses gasosas. Assim, sugere se que os equipamentos trmicos sejam ensaiados nas condies habituais, durante o prximo Outono/Inverno. Esta interveno no envolve custos.

31

f. Isolamento da tubagem da central de caldeiras da cozinha do Palcio e CaldPeq)

(Ignis

O isolamento das tubagens de gua quente situadas na central de caldeiras da residncia permitir economizar 3775 kWh, ou 537 L/ano de gasleo, o equivalente a 470 kgep/ano, possibilitando uma economia anual de 346 . A reduo anual de CO ser de 1417 kg. Esta interveno tem um custo estimado de 140 . g. Alterao de horrio de funcionamento dos sistemas AVAC Propomos, no edifcio do CDI, alterao do horrio de funcionamento do sis tema de AVAC, nomeadamente do chiller, actualmente com um perodo de funcionamento de 24 h/ dia durante todo o ano, propondo-se a seguintes alteraes: Quadro 14 CDI - proposta de horrio de funcionamento do sistema AVAC
Equipamento Inverno Incio Chiller 6:45 h Fim 19:00 h Vero Incio 6:30 h Fim 19:30 h

h. Alterao do modo de controlo do sistema de extraco de fumos da Garagem Alterao do modo de controlo do funcionamento dos ventiladores de extraco de fumos da garagem. Recomenda-se que seja efectuada a reparao ou a eventual substituio do programador existente para controlo dos ventiladores de extraco de fumos, que funcionam atravs da deteco de monxido, de modo a que deixem de funcionar 24 h/dia como acontece presentemente. i. Alterao dos perodos de ventilao das cozinhas

Recomenda-se que o funcionamento dos ventiladores existentes para extraco de ar existentes na cozinha passe a ser efectuado automaticamente em funo das reais necessidades, dentro do horrio normal de funcionamento do refeitrio, em detrimento do controlo manual que efectuado actualmente. j. Funcionamento da bomba de circulao de gua quente do sistema de climatizao do CDI As bombas de circulao de gua quente para climatizao do CDI esto em funcionamento 365 dias/ano, incluindo o perodo em que as caldeiras se encontram paradas, recomenda-se que o funcionamento das bombas de circulao de gua quente passe a ser efectuado em funo do funcionamento das caldeiras existentes para climatizao do edifcio do CDI. k. Alterao dos sistemas solares trmicos existentes Na instalao A.

32

Atendendo ao muito baixo consumo da gua quente produzida por este sistema, a resistncia elctrica de apoio dever ser desligada em permanncia, e apenas em situaes extremas se deveria providenciar o seu accionamento pelo sistema de relgio. Os perodos de accionamento tambm se recomendam ser encurtados. Esta alterao no envolve custos. Na instalao B. Nesta instalao dever proceder-se a uma modificao do sistema que passa por retirar o anel de circulao de gua quente do depsito solar, adquirir e instalar uma vlvula de 3 vias motorizada com sensor de temperatura, a colocar na parte superior do depsito solar, para permitir a entrega de gua previamente aquecida pelo sistema solar, corrigir o posicionamento das vlvulas de passagem de forma a garantir a exclusividade de abastecimento de gua da rede a partir do depsito solar e o consumo a partir do depsito de apoio e desactivar permanentemente as resistncias elctricas alojadas no depsito solar. Esta alterao envolve um custo estimado de 500 Euros, relacionado com a aquisio e instalao da vlvula de 3 vias motorizada que foi referida. l. Cobertura da piscina

No que se refere piscina de uso privativo, trata-se de uma piscina descoberta e por isso de uso exclusivo nas estaes quente e mdia onde seria pouco significativa a contribuio de um sistema solar (necessidades muito baixas), para alm de nas imediaes no haver possibilidade de instalao da rea de captao que seria necessria. Sugere-se isso sim que seja instalada uma cobertura de plano de gua que reduziria consideravelmente as perdas nocturnas mantendo a temperatura da gua, aquecida diariamente atravs da incidncia directa dos raios solares. Esta interveno tem um custo estimado de 1000 Euros. m. Sistema de Gesto de Consumos A implementao de um sistema de contagem de energia de elctrica permitir acompanhar de forma pormenorizada os consumos dos diversos sectores e/ou equ ipamentos energeticamente mais representativos. Salienta-se ainda que toda a informao dada pelo sistema de gesto de consumos, com base na qual se poder criar uma contabilidade energtica, tornando-se assim numa ferramenta imprescindvel para detectar eventuais desvios ao consumo padro da instalao, bem como acompanhar a evoluo dos consumos aps a implementao das medidas de UREE- Utilizao Racional de Energia Elctrica. Este sistema, quando conjugado com a disponibilizao de dados on-line em tempo real e com a Gesto de Energia, tem como vantagens: Anlise das melhores opes tarifrias; Capacidade de estabelecimento de perfis tpicos de consumo; Alarmes adaptados s necessidades do Cliente; Imputao de custos de energia a diferentes departamentos ou sectores; Controlo de ponta: potncia tomada e potncia em horas;
33

Exportao de dados para outras aplicaes; Associao de dados de produo aos respectivos consumos de energia. on-line do Sistema de Gesto de

A figura abaixo apresenta uma viso do portal Consumos da EDP Corporate.

Figura 20 - Portal on-line do Sistema de Gesto de Consumos da EDP Corporate n. Aco de Sensibilizao Sobre Utilizao Racional de Energia A tomada de conscincia, de que cada vez mais importante, desenvolver aces concretas de preservao do meio ambiente, pode ser concretizada, atravs da modificao de posturas e comportamentos ligados utilizao de energia. Atravs de medidas simples de boa gesto de energia possvel, em parte, atingir esse desiderato, com os consequentes benefcios ambientais associados diminuio da factura energtica. Como o objectivo de sensibilizar os colaboradores/funcionrios do Palcio de Belm, para a importncia de, no seu dia a dia, adoptarem comportamentos conducentes a uma correcta utilizao de energia, atravs da adopo de medidas simples que evitem o desperdcio de energia, propomos a realizao de campanhas de esclarecimento, juntos dos colaboradores da Residncia Oficial do Presidente da Repbl ica.

34

No quadro seguinte resumem-se as Medidas de boa gesto energtica propostas, os respectivos custos e impactos. Quadro 14 Propostas de medidas de boa gesto energtica, custos e impactos Benefcio Economia Emisses Medida Valor de energia evitadas [/ano] [tonCO 2 e/ano [kWh/ano] ] Mudana de tarifrio n.a. n.a. 10800 Reduo dos consumos residuais (consumos de 2.17 430 Afinao de caldeiras 28.009 5.7 1200 Desligar termoacumuladores 8.350 1 .7 357 Isolamento de tubagens 3.775 1 .4 346 Alterao de horrio de funcionamento dos 22.740 10.0 1.978 Alterao do modo de controlo do sistema de 32.850 14.05 2.860 extraco de fumos Alterao dos perodos de ventilao das cozinhas 2.080 1 .0 180 Funcionamento da bomba de circulao de gua 15.972 7.0 1.390 quente do sistema Alterao dos sistemas solares trmicos existentes n.a n.a 500 Cobertura da piscina n.a n.a 1000 Sistema de Gesto de Consumos1 Aco de Sensibilizao Sobre Utilizao Racional n.a. n.a. 12000 deTotais Energia 113.776 43.5 33 041

3.2 Medidas de interveno estrutural Este tipo de medidas envolve um maior investimento e poder a. Medidas envolvendo a trmica dos edifcios Para cada um dos edifcios analisados foram estudadas algumas alteraes nos respectivos edifcios que no implicassem modificaes arquitectnicas. Apresentamse sumariamente as solues estudadas. No Palcio de Belm e na Residncia Oficial foram estudadas 3 situaes para alm da situao actual: 1- Soluo existente com uma modificao da caixilharia existente por uma nova (classe 3 de acordo com a nova regulamentao energtica) 2- Soluo existente com os actuais caixilhos acrescentando uma janela dupla (c/Caixilharia classe 3) com correco de algumas pontes trmicas 3- Colocar isolamento nas coberturas (20cm)

Medida de gesto energtica de impacto indirecto, no entanto estudos revelam que a implementao deste tipo de sistema de controlo energtico pode conduzir a economias de energia compreendidas entre 5% e 10% do consumo anual das instalaes
1

35

A situao mais razovel ser porventura a n2 na qual se acrescenta um novo caixilho aos j existentes, soluo alis j testada em alguns vos do Palcio. A soluo n 3 a mais eficiente mas concerteza a mais difcil de concretizao prtica.. Os resultados obtidos nestas 3 solues correspondem a uma reduo nas necessidades globais de energia primria, de 1,2 kgep/m2ano para 1,14 (n1); 1,04 (n2) e 0,7 (n3), traduzindo-se em redues de ton. CO2 eq. de 7,7 para 7,3(n1); 6,7 (n2) e 4,5 (n3). Na Casa Civil e Militar tambm foram avaliadas 2 situaes para alm da situao actual: 1- Soluo existente com uma modificao da caixilharia existente por uma nova ( classe 3 de acordo com a nova regulamentao energtica) 2- Soluo existente com os actuais caixilhos acrescentando uma janela dupla (c/Caixilharia classe 3) com correco de algumas pontes trmicas 3- Colocar isolamento nas coberturas (20cm) No Centro de Documentao e Informao (CDI) verifica-se uma situao pontual de sobreaquecimento na parte da manh nos gabinetes virados a nascente, o que se traduz em situaes de desconforto que carecem de uma soluo redutora deste problema. A melhor soluo corresponde a uma soluo de sombreamento exterior dos vos nessa orientao. Tal pode ser realizado com uma estrutura leve ou atravs de uma situao mais intervencionista com a instalao de estores mveis exteriores. Esta seria concerteza, a melhor situao, apresenta no entanto dificuldades que se prendem com o impacto na soluo arquitectnica inicial. b. Aumento da eficincia energtica nos sistemas de iluminao interior e exterior Face ao consumo verificado nas medies directas e ao nmero de horas de funcionamento atribudos aos circuitos de iluminao, so propostas as seguintes solues para o aumento da eficincia energtica da instalao. No que diz respeito Iluminao Interior, propomos: Substituio nas armaduras existentes com lmpadas fluorescentes tubulares equipadas com balastros ferromagnticos, por lmpadas fluorescentes tubulares economizadoras de energia e balastros electrnicos de Classe de Eficincia Energtica A. Nos casos em que no possvel recuperar as armaduras com lmpadas fluorescentes tubulares e balastros convencionais, proposta a sua integral substituio por luminrias de alto rendimento energeticamente mais eficientes equipadas com balastros electrnicos de alta-frequncia e lmpadas fluorescentes tubulares T5. Substituio de lmpadas incandescentes normais, instaladas sobretudo em candeeiros de p ou de tecto, por lmpadas fluorescentes compactas equipadas com balastro electrnico. Substituio dos balastros ferromagnticos nas luminrias equipadas com lmpadas fluorescentes compactas por balastros electrnicos e lmpadas de classe de eficincia energtica A.

36

Substituio de transformadores ferromagnticos e lmpadas incandescentes de halogneo de 50W, por transformadores electrnicos e lmpadas incandescentes de halogneo de tecnologia IRC com 35W. Instalao de clulas de deteco d e movimento/presena de modo a controlar a iluminao do local considerado, em funo de
Exemplo de lmpada

presena.
econom izadora para substituio em candeeiros

Implementao de Interruptores horrios programveis, para comando da iluminao das seguintes zonas (ex): Armazm da Garagem, arquivo, dispensa e Biblioteca. Redefinio de alguns circuitos elctricos existentes para comando da iluminao das seguintes zonas (ex): Biblioteca, arquivo e arquivo Chancelaria. No que diz respeito Iluminao Exterior, propomos: Para controlo do horrio de funcionamento dos circuitos de iluminao exterior, em detrimento do sistema actual (interruptor horrio, clula crepuscular e controlo manual), prope-se a instalao de dois relgios astronmico, um para a iluminao de exterior comandada do quadro elctrico do CDI e outro para a iluminao exterior comandada a partir do quadro elctrico da Portaria. Este tipo de equipamento, permite uma regulao rigorosa do tempo de funcionamento dos circuitos de iluminao exterior, em funo da latitude/longitude onde se encontra instalado, adaptando diariamente o horrio de funcionamento da iluminao exterior, consoante o nascer e pr-do-sol. Substituio das lmpadas de halogneo por lmpadas de iodetos metlicos (energeticamente mais eficientes c. Converso dos consumos de gasleo para gs natural Uma vez que a energia obtida a partir do gs natural mais econmica, a sua utilizao permitir reduzir a factura de energia no final do ano e evitar custos adicionais relativos utilizao de outros combustveis. Efectuado o Balano Energtico/Econmico aos consumos de combustveis do Palcio de Belm, verificou-se que do ponto de vista econmico a converso dos equipamentos consumidores de gasleo para gs natural, permite uma reduo de custos globais para a instituio de 5.376 , o que corresponde a uma reduo dos custos de explorao com estes combustveis de cerca de 20%. A utilizao de gs natural como combustvel para a produo de energia trmica tem ainda outras vantagens das quais se destacam as seguintes: A adopo do gs natural como combustvel contribui para atingir os objectivos ambientais exigidos nas directivas europeias dado que apresenta emisses de CO2 mais reduzidas comparativamente com os outros combustveis fsseis;
37

A ausncia de enxofre, cinzas e outras partculas nocivas na composio do gs natural garante, por um lado, um nvel mnimo de poluio e, por outro, uma conservao mais fcil dos aparelhos, ocasionando um desgaste menor e uma descida no custo de manuteno corrente e extraordinria; Com gs natural, o rendimento em condies reais apresentar valores 3 a 6% superiores a outros combustveis, particularmente nas caldeiras, devido sobretudo deposio dos produtos residuais da combusto do gasleo sobre a superfcie de permuta de calor; As caldeiras equipadas com queimadores a gasleo podero ser aproveitadas havendo que proceder, unicamente, substituio dos queimadores existentes por outros adequados queima de gs natural; O espao dedicado ao armazenamento pode ter outra utilizao;

Desaparecem os inconvenientes e perigos associados s descargas e armazenamento; Eliminam-se os custos associados ao Stock dado que deixa de haver armazenamento. Assim, considerando o Balano Energtico/Econmico efectuado, as vantagens de utilizao do gs natural anteriormente referidas e a disponibilidade do mesmo nas instalaes do Palcio de Belm, analisou-se a reestruturao da rede interna de distribuio de gs j existente de forma a permitir a converso do actual consumo de gasleo para o gs natural. Para poder adequar a instalao aos requisitos do novo combustvel, ser necessrio construir novos troos de rede enterrada e area para interligao das redes j existentes com os novos locais de consumo e substituir os queimadores actuais de gasleo por outros apropriados para queimar gs natural, de acordo com o Projecto da Instalao Receptora de gs natural anexo a este relatrio, sendo o investimento total estimado para a realizao destes trabalhos de 39.978,00 e o retorno do investimento de 7,5 anos. A converso da totalidade do consumo de gasleo para gs natural representa uma reduo nas emisses de CO 2 de cerca de 15 ton/ano; Assim, dado que a instituio j dispe de gs natural e existe viabilidade tcnica para a converso dos actuais consumos de gasleo para o referido combustvel, existe uma boa oportunidade para melhorar a eficincia do sistema, aumentando o rendimento, diminuindo as emisses contaminantes e baixando os custos de explorao. Como complemento ao novo sistema de gs natural, seria tambm desejvel a optimizao/ampliao das instalaes de colectores solares, com o objectivo de melhorar a eficincia do sistema de produo de gua quente. Considerando a soluo integrada de produo de AQS gs natural/solar trmico a implementar na cantina do CDI, verifica-se que o consumo anual de gs natural passa a ser de 45.678 m3. De acordo com os novos consumos de gs natural foi recalculado o balano energtico-econmico. Do ponto de vista econmico este novo sistema

38

integrado gs natural/solar trmico resulta numa reduo de custos globais para a instituio de cerca de 20% relativamente soluo actual (6.550,45 /ano). Considerando a estimativa de custos para a implementao do sistema solar de 16.000 (dados INETI) e o investimento associado converso dos actuais consumos de gasleo para gs natural de 39.978 o perodo de retorno do investimento no sistema gs natural/solar trmico ser de 8,6 anos. A adopo do sistema integrado gs natural/solar trmico representa uma reduo nas emisses de CO 2 relativa situao actual de cerca de 25 ton/ano.

d. Instalao de novos sistemas de energias Renovveis (Solar trmico e Solar fotovoltaico). Da anlise dos consumos de gua quente nas instalaes do complexo do Palcio de Belm verifica-se que uma importante contribuio poderia ser dada ao sistema de AQS da cantina. A recolha de informao no local permitiu fazer uma estimativa de consumo de cerca de 2500 litros em cada dia til da semana. Desta forma um sistema solar com cerca de 50 m 2 permitiria poupar anualmente cerca de 75% da energia necessria e ocuparia uma rea muito reduzida da cobertura da cantina (a qual possui uma rea de 100 m x7 m). Esta instalao tem um custo estimado de 16000 e permite poupar cerca de 4760 m de gs natural por ano, o que ao preo corrente deste gs leva a um tempo de retorno do investimento no sistema solar trmico de 8 anos (quando o tempo de vida til de 20 anos em mdia). As emisses de CO 2 equivalente evitadas sero de cerca de 12 toneladas por ano.
3

A instalao de um sistema Solar Fotovoltaico para produo de energia elctrica com 2 5 kWp de potncia na cobertura da cantina do CDI (cerca de 50 m , com uma inclinao dos mdulos de 30), ligado rede elctrica poder permitir a produo anual de 7538 kWh. O custo do sistema ser da ordem dos 25000 e se a energia elctrica produzida for vendida rede de acordo com o tarifrio da legislao actual (DL 225/2007 0.542 /kWh para centrais fotovoltaicas de microgerao com potncia at 5 kW), o retorno ser de 4086 /ano, ou seja, um pay-back simples de 6,1 anos. As emisses de CO 2 equivalente evitadas sero de cerca de 5,3 toneladas por ano. No quadro seguinte resumem-se as os respectivos custos e impactos. Medidas de interveno estrutural propostas,

39

Quadro 15 Medidas de interveno estrutural Benefcio Medida Medidas envolvendo a trmica dos edifcios Aumento da eficincia energtica nos sistemas de iluminao interior e Converso dos consumos de gasleo para Instalao de novos sistemas de energias Renovveis (Solar trmico) Instalao de novos sistemas de energias Renovveis (Solar fotovoltaico) Custo
n.a* 92000 39978 16000 25000

Economia de energia
[kWh/ano]

Emisses evitadas
[tonCO 2 e/ano]

Valor [/ano]
n.a 21200 5376 5759** * 4086

82 000 ** 230.000 n.a 35091 7538

2 101 15 12.0 5,3

*reabilitaes requerem estudo minucioso de interveno especializada


**Poupanas obtidas no Palcio e Residncia com a soluo n2 e Casa Civil e Militar (n3) de acordo com a metodologia do RCCTE (Necessidades Energticas). *** Valor mdio calculado ao 10 ano

4 A NLISE S CONDIES DE SEGURANA DAS INSTALAES DE GS E ELECTRICIDADE 4.1 Instalaes de gs No mbito da segurana das instalaes de gs devero ser consideradas as seguintes recomendaes: Conhecimento das condies de segurana, por parte dos utentes da instalao no que respeita colocao em funcionamento dos diversos equipamentos de queima; Manuteno preventiva da instalao, incluindo a verificao do estado da instalao nas suas partes visveis e comprovando a inexistncia de fugas em todo o seu percurso; Promover a realizao de Inspeces Peridicas s instalaes de gs que, segundo o estabelecido na Portaria n 362/2000 de 20 de Junho, devem ser feitas de acordo com o disposto no artigo 13. do Decreto-Lei n. 521/99, de 10 de Dezembro, com a periodicidade de dois anos, para as instalaes de gs afectas indstria turstica e de restaurao, a escolas, a hospitais e outros servios de sade, a quartis e a quaisquer estabelecimentos pblicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas; Manuteno correctiva, sempre que se detecte uma anomalia, quer como consequncia do relatrio de Manuteno preventiva, quer como consequncia de uma Inspeco Peridica. Em cumprimento da legislao vigente, a 20 de Abril de 2007, foi realizada uma vistoria s partes visveis das instalaes de Gs Natural do Palcio de Belm, por uma Entidade Inspectora o Instituto Tecnolgico do Gs (ITG). De acordo com o relatrio emitido por esta entidade observaram-se as seguintes incidncias, que devero ser corrigidas: Ponto de entrega da Travessa dos Ferreiros

40

Substituir as condutas de evacuao das caldeiras dos balnerios, que se encontram abaixo das entradas de ar dos edifcios contguos. Ponto de entrega da Rua da Junqueira As instalaes de gs nas Habitaes dos Funcionrios, a jusante do grupo de contagem, no devero estar fixadas em paredes de madeira; as vlvulas de seccionamento existentes no exterior dos edifcios no se encontram com acessibilidade. A instalao de gs da Lavandaria, atravessa a instalao sanitria, no cumprindo com o estipulado na alnea b) do ponto 3, do art. 16 da Portaria 361/98 de 26 de Junho. As caldeiras do Museu encontram-se dentro de um armrio fechado. De modo a avaliar o estado de toda a instalao, necessria a realizao de ensaios de estanquidade e a verificao das condies de ventilao e exausto dos produtos de combusto, pelo que o Palcio de Belm dever solicitar a realizao de uma Inspeco Peridica s suas instalaes de gs.

4.2 I nstalaes de electricidade A verificao tcnica instalao elctrica visou avaliar a conformidade da mesma perante os requisitos mnimos regulamentares de segurana em vigor e as boas regras da tcnica. A verificao efectuada ao longo desta avaliao tcnica teve como ponto de partida, unicamente, o estado em que a instalao foi encontrada no perodo das verificaes visuais e instrumentais. No , por isso, possvel identificar causas absolutamente conclusivas relativamente a estados anteriores e/ou posteriores da instalao, devido a eventuais alteraes da instalao elctrica, nomeadamente o manuseamento de equipamentos, variaes de humidade do ar e do terreno e ainda condensaes nas canalizaes. Neste sentido, foi efectuada uma inspeco visual e instrumental baseada na anlise dos circuitos elctricos, incidindo sobre o ponto de vista da segurana elctrica, tendo sido diagnosticados as seguintes situaes: Apesar da instalao ter sido executada de acordo com as regras contidas nos regulamentos anexos ao Dec. Lei 740/74 de 26 de Dezembro e que, entretanto, se encontra revogado para as novas instalaes elctricas ou instalaes elctricas remodeladas, com data posterior a 11 de Novembro de 2006, a instalao elctrica no respeitaria em vrios requisitos a regulamentao vigente na altura de sua execuo. Evidenciam-se alguns incumprimentos da regulamentao elctrica aplicvel, nomeadamente a falta de proteco contra contactos directos, contactos indirectos, falta de continuidade do condutor de proteco, falta de proteco diferencial (mdia e alta) e proteco incorrecta de circuitos que comprometem a segurana das pessoas/utilizadores;

41

Detectaram-se alguns defeitos de isolamento dos circuitos que comprometem indirectamente a segurana das pessoas/utilizadores e directamente o estado de fu ncionamento da instalao elctrica, podendo origi nar eventuais curto-circu itos ou sobrecargas que podero danificar seriamente a referida instalao e originar possveis danos (ex. risco de incndio); Conforme o disposto no Dec. Lei 517/80 de 31 de Outubro, com as alteraes introduzidas pelo Dec. Lei 101/2007 de 02 de Abril, dever existir um projecto actualizado respeitante instalao elctrica actual e disponvel para efeitos de manuteno e ou reparao; Recomenda-se a colocao de tomadas com obturadores nas zonas acessveis a crianas e ao pblico em geral; Colocar com urgncia anteparos nos apliques e candeeiros cujos suportes de lmpada permitem o contacto directo no sentido de se evitar riscos de electrocusso; Recomenda-se a utilizao de proteco contra contactos indirectos de alta sensibilidade para os circuitos nos locais, BB2, BB3 e BC3 de acordo com as influencias externas caracterizadas na seco 322.2 e 322.3 das R.T.I.E.B.T.; Em todos os locais onde existem duas alimentaes elctricas distintas dever existir um dispositivo de aviso indelvel junto dos aparelhos de corte geral de cada quadro informando a existncia de outros quadros alimentados;

No que respeita aos registos termogrficos no se evidenciaram temperaturas anmalas, tendo em considerao a hora e a data a que se efectuaram os registos. De salientar que algumas temperaturas se encontravam prximas do valor limite. Recomenda-se uma monitorizao quando a temperatura ambiente for mais elevada.

42

You might also like