You are on page 1of 10

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia de Produo Mecnica


5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso Direcionar o estudante para a emancipao intelectual Colocar o estudante em uma condio diferenciada no mercado de trabalho Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:
Paulo Roberto R. Lima Faculdade Interativa de Sumar

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 2 de 10

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e servios de Engenharia. Supervisionar a operao e a manuteno de sistemas. Avaliar a viabilidade econmica de projetos de Engenharia.

DESAFIO
A equipe dever elaborar um plano de implantao de um Sistema de Gesto Integrada da Qualidade (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001), em uma empresa identificada. O plano dever ser apresentado em forma de um relatrio (+/- 8 pginas), contendo custos envolvidos, aes e definies a serem tomadas pela alta direo e grupo de colaboradores, sugesto de organismos certificadores, envolvimento de rgos municipais, estaduais e federais, treinamentos necessrios, vantagens obtidas com a certificao e outras atividades inerentes ao processo de implantao. Para tanto, dever ser feita uma anlise em grupo e obter um diagnstico da estrutura organizacional e do grau de maturidade dos processos j existentes na empresa escolhida; identificar a existncia dos requisitos exigidos pelas normas, em suas ltimas verses; preparar um cronograma de eventos, apresentando Atividades, Descrio da Atividade, Responsvel e Durao, o qual dever estar representado em meses/ano (vide modelo abaixo).
CRONOGRAMA DE IMPLANTAO DO SGI

Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 3 de 10

Figura 1 Cronograma de implantao ISO 9001

Ao final do semestre, o aluno dever ser capaz de avaliar e recomendar empresas a no utilizar o gerenciamento da qualidade baseado somente na norma ISO 9001, mas tambm, no gerenciamento ambiental, norma ISO 14001 e no gerenciamento da sade ocupacional e segurana no trabalho, OHSAS 18001, de forma integrada (SGI). Espera-se, tambm, que possa encontrar alternativa quando deparar-se com limitaes de disponibilidade de materiais e/ou equipamentos, realizando as adaptaes necessrias e sabendo avaliar e otimizar economicamente as opes sua disposio.

Objetivo do desafio
A importncia deste desafio est na aplicao prtica dos conceitos desenvolvidos em sala de aula, cuja compreenso fundamental aos Gestores de Qualidade das indstrias modernas, cada vez mais preocupadas com a otimizao dos recursos disponveis, custos envolvido e diferencial no mercado.

Produo Acadmica
Relatrios parciais com os resultados obtidos nas etapas. Apresentao final em Microsoft Power Point. Grficos, cronogramas, fluxogramas e/ou ferramentas operacionais utilizadas nas etapas. Aula a ser ministrada para a classe.

Participao
Para a realizao dessa atividade os alunos devero previamente organizar-se em equipes (sugesto: de 6 a 12 participantes), devero entregar com nome, RA e e-mail ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ANBT, com o seguinte padro: em papel branco formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espacejamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espacejamento simples entre linhas; com capa contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina;cidade e data de entrega, apresentao ou publicao.

Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 4 de 10

ETAPA 1 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Conceito de Qualidade. Essa atividade, a ser realizada em grupo, fundamental para conhecer e entender o conceito do Sistema de Gesto Integrada e qual a importncia para as empresas brasileiras perante o mercado nacional e internacional. Para realiz-la, devem ser executados os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Identifique uma empresa. Como sugesto, a empresa escolhida pode ser uma indstria na qual trabalhe um dos integrantes da equipe, sendo que preferencialmente no seja certificada ou, no mnimo, esteja em processo de certificao. Passo 2 (Equipe) Descreva detalhadamente a empresa selecionada, considerando pontos como nome; localizao; segmento em que atua; porte/tamanho; misso e valores (se j estiverem definidos); justificativa da escolha da empresa; nome e cargo do contato da equipe na empresa. Passo 3 (Equipe) Descreva detalhadamente sobre a importncia da certificao para a empresa selecionada. Preparar um relatrio e entregar ao professor. Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio com o material produzido nas etapas anteriores e entregue ao professor responsvel em uma data previamente definida.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 3 horas)


Aula-tema: Qualidade de produtos e servios. Essa atividade importante para entender quais so os benefcios e vantagens, bem como, as dificuldades de uma empresa para implantar e obter a certificao ISO. Para realiz-la, devem ser executados os passos descritos:

Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 5 de 10

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Rena toda sua equipe para debater a seguinte questo: Por que ter a certificao ISO?; Quais os benefcios e vantagens?. Sugesto: para que esse processo seja mais produtivo, procure se utilizar da ferramenta brainstorming. Acesse o documento Ferramentas de Criatividade: Brainstorming. Disponvel em: <http://criatividade.files.wordpress.com/2007/02/brainstorming.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2010.

Figura 2 Brainstorming [Fonte http://criatividade.files.wordpress.com]

Passo 2 (Equipe) Considere a ferramenta utilizada na etapa anterior, definir e escolher uma ou mais respostas que justifiquem a implantao do SGI. Passo 3 (Equipe) Elabore um texto que resuma as principais idias da equipe. O material produzido dever ser entregue ao professor, inclusive rascunhos produzidos durante o brainstorming. Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio com o material produzido nas etapas anteriores e entregue ao professor responsvel em uma data previamente definida.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 3 horas)


Aula-tema: Mtodos de amostragem e inspeo por amostragem

Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 6 de 10

Aps ter sido definido, justificado e decidido pela implantao do SGI (Sistema de Gesto Integrada), a prxima etapa dever ser a de elaborar o plano de ao para a execuo. Para realiz-la, devem ser executados os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Defina as normas a serem seguidas (verso e ano). Consultar o site da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), conforme link a seguir: <http://www.abntcatalogo.com.br/> . Acesso em: 18 nov. 2010. Passo 2 (Equipe) Defina o rgo certificador a ser contratado. Procurar optar por um rgo certificador que seja conhecido e usual no segmento da empresa definida. Isso ser um facilitador junto aos clientes. Em seguida, faa um breve relatrio, contendo as definies tomadas nessa etapa, explicando e justificando sua escolha. Passo 3 (Equipe) Elabore, no mnimo, 3 modelos de indicadores da qualidade, os quais sero utilizados para medir o desempenho dos processos. Ex: ndice de rejeio (quantidade de relatrios de no conformidade abertos / quantidade de produtos expedidos); quantidade de reclamaes recebidas de clientes; horas de retrabalhos / R$ faturado no ms; quantidade de horas-acidente com afastamento / quantidade de horas totais trabalhadas; % de reduo de consumo de energia obtido em um determinado perodo etc. Os modelos devero ser apresentados em forma de grfico de barras, indicando metas e perodo apurado (vide modelo abaixo).

Figura 3 Indicadores

Passo 4 (Equipe)
Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 7 de 10

Elabore um relatrio com o material produzido nas etapas anteriores e entregue ao professor responsvel em uma data previamente definida.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 3 horas)


Aula-tema: Mtodos Padronizados Essa etapa de vital importncia para todo o trabalho, pois a definio dos indicadores, metas e objetivos, ser a base para a anlise dos resultados obtidos. Para realiz-la, devem ser executados os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Defina a Poltica da Gesto Integrada da empresa. Como orientao bsica, a poltica de uma empresa deve ter como foco principal o Cliente, o atendimento s suas necessidades e expectativas. Em se tratando de SGI (Sistema de Gesto Integrada), outros dois fatores tambm devem figurar na descrio da poltica (Meio ambiente e sade e segurana ocupacional). Modelos e sugestes de polticas focadas em Gesto Integrada podem ser obtidas na internet. Dentre alguns, recomendamos consultar o documento Desmistificando os requisitos para os Objetivos da Qualidade na ISSO 901:2000. Disponvel em: <http://www.multidata.com.br/qualidade/Pol%C3%ADtica%20da%20Qualidade%20&%20Ob jetivos%20da%20Qualidade.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2010. Passo 2 (Equipe) Elabore um modelo de Poltica da Gesto Integrada, com o logo da empresa, exatamente com se apresentam nas recepes e sites das empresas (vide um modelo de Poltica da Qualidade a seguir). Modelos e sugestes podem ser obtidos na internet.

Figura 4 Poltica da Qualidade

Passo 3 (Equipe)
Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 8 de 10

Defina, no mnimo, trs indicadores do Sistema de Gesto Integrada, os quais sero utilizados para medir o desempenho da gesto do sistema. Ex: ndice de rejeio (quantidade de relatrios de no conformidade abertos / quantidade de produtos expedidos); quantidade de reclamaes recebidas de clientes; horas de retrabalhos / R$ faturado no ms; quantidade de horas-acidente com afastamento / quantidade de horas totais trabalhadas; % de reduo de consumo de energia obtido em um determinado perodo; quantidade de dias trabalhados sem acidentes; n de propostas de melhoria apresentadas etc. Os modelos devero ser apresentados em forma de grfico de barras, indicando metas e perodo apurado (vide modelo abaixo).

Figura 5 Indicadores

Passo 4 (Equipe) Entregue o material produzido no Passo 1 (modelo da Poltica de Gesto Integrada) e Passo 2 (grficos indicadores de gesto do sistema) ao professor.

ETAPA 5 (tempo para realizao: 3 horas)


Aula-tema: Ferramenta de Qualidade. Com base nas etapas j realizadas, o grupo deve definir e elaborar o Cronograma de Implantao do SGI (ISO 9001/14001/18001), incluindo treinamentos, reunies de anlise crtica e auditorias (internas e externas). Outras atividades consideradas relevantes podem ser includas mediante deciso do grupo. Para realiz-la, devem ser executados os passos descritos:

PASSOS
Passo 1
Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 9 de 10

Reuna a equipe e, mais uma vez, usando a ferramenta brainstorming, elaborar uma lista das atividades que iro compor o cronograma. Passo 2 (Equipe) Ainda em grupo e, usando a mesma ferramenta, listar as atividades em uma sequncia lgica (qual atividade deve vir antes ou depois da outra). Estimar o tempo de execuo para cada uma delas e atribuir o/os responsveis. Passo 3 (Equipe) Elabore o cronograma, apresentando de forma resumida a Atividade, de maneira mais detalhada sua Descrio, o (os) Responsvel, o tempo de Durao (normalmente apresentado em dias nesse campo) e a seguir o grfico, em forma visual de matriz do tempo (ex.: meses, conforme modelo abaixo).

Figura 7 Cronograma de implantao ISO 9001

Passo 4 (Equipe) Entregue todo material produzido nessa etapa ao professor, inclusive rascunhos utilizados durante o brainstorming.

ETAPA 6 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Ferramentas de melhorias da qualidade Essa a etapa de fechamento do processo quando, com base nos dados analisados e apresentados, define-se pela implantao ou no do SGI na empresa.
Paulo Roberto LIma

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Gesto de Sistemas da Qualidade

Pg. 10 de 10

Para realiz-la, devem ser executados os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Calcule todos os custos envolvidos no processo de implantao, como: custos com o rgo Certificador, treinamentos, compra de equipamentos (ex.: segurana), documentos legais (ex.: licenas ambientais), obras civis etc. Verifique informaes sobre a implantao do SGI (Sistema de Gesto Integrada) em uma empresa. Recomenda-se usar o Processo de Transformao de Input em Output (Slack,1997), a seguir:

Figura 8 Processo de transformao Imput em Output

Nota: para maiores detalhes acesse o documento Uma proposta de modelo de anlise dos custos de implementao da Norma ISO 14001. Disponvel em: <http://www.ecoeco.org.br/conteudo/publicacoes/encontros/i_en/mesa4/2.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2011. Passo 2 (Equipe) Elabore uma planilha com a apresentao de todos os custos envolvidos alocados no tempo (quanto vai ser gasto e quando x cronograma da Etapa 5) Passo 3 (Equipe) Apresente o resultado final, contendo a concluso do desafio proposto. Passo 4 (Equipe) Entregue todo material produzido nessa etapa ao professor em uma data definida previamente.

Paulo Roberto LIma

You might also like