You are on page 1of 3

TIRO ESPORTIVO1 Historia: O tiro esportivo um esporte que requer preciso e velocidade em atirar com uma arma que

e pode ser tanto de fogo como de ar comprimido. As primeiras competies de tiro esportivo aconteceram no sculo XIX na Sucia e logo a modalidade se espalhou pela Europa. Em 1814, na Gr-Bretanha, o coronel Peter Hawker publicou um livro contendo as primeiras regras para competies. A Federao Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) foi criada nos Estados Unidos por volta de 1871 e hoje possui 154 pases filiados. O Tiro um esporte olmpico desde as Olimpadas de Atenas, em 1896. Desde ento, s ficou fora das Olimpadas de 1904, em St. Louis, nos Estados Unidos, e em 1928, nas Olimpadas de Amsterd, na Holanda. Nos Jogos Olmpicos de Paris, na Frana, em 1900, pombos vivos foram utilizados como alvos possveis nas competies de tiro. Os pases de maior destaque no tiro esportivo esto: Sua, Dinamarca, Frana, Noruega, Holanda e Estados Unidos. Todas as normas so criadas e modificadas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) que, atualmente tem sede na Alemanha. Regras: Existem trs categorias diferentes no tiro esportivo, que se subdividem em outras provas: pistola (sport, pistola livre, pistola de ar e tiro rpido),carabina (trs posies, deitado e carabina de ar) e tiro ao prato (skeet, fossa olmpica e fossa dubl). Em todas elas, o objetivo acertar o maior nmero de alvos para marcar mais pontos. As provas de pistola so todas disputadas com uma arma de mesmo nome, menor que a carabina. A prova sport (s para mulheres) dividida nas fases rpida e de preciso. Na primeira, a atiradora precisa acertar um alvo mvel (exposto durante trs segundos e oculto por sete) em seis sries com cinco tiros disparados em cada. J na fase de preciso, o alvo tambm mvel, mas so feitas seis sries de cinco tiros cada, sendo que cada uma tem seis minutos de durao. Na prova de pistola livre, o atirador precisa acertar um alvo fixo (que fica a 50 m) em seis sries de 60 tiros cada. Os disparos devem acontecer com apenas uma mo segurando a arma. A prova de pistola de ar segue a mesma linha da prova livre, mas disputada com armas de ar comprimido ou dixido de carbono, e os alvos ficam a uma distncia de 10 m. A prova de pistola com tiro rpido (disputada somente por homens) consiste em acertar o maior nmero de vezes um alvo mvel em quatro sries de oito segundos, quatro sries de seis segundos e quatro sries de quatro segundos, sendo que a cada cinco tiros o atirador precisa acertar outro alvo. Na prova de carabina com trs posies, homens e mulheres atiram com tipos diferentes de armas. No masculino, utilizada uma carabina livre com at 8 kg, enquanto as mulheres usam carabina standard com at 5,5 kg.
1

Trabalho elaborado pelos acadmicos Joo Luiz, Douglas Fank, Gustavo Benetti e Edson, na disciplina Educao Fsica, sob orientao do professor Joo Batista Lopes da Silva, do 1 Semestre de Engenharia Civil, UNEMAT, Sinop.

Os homens atiram 40 vezes em cada posio (deitado, em p e ajoelhado), com limite de tempo: uma hora deitado, uma hora e 30 minutos de p e uma hora e 15 minutos ajoelhado. J as mulheres disparam 20 tiros em cada posio, com tempo total para trmino da prova estabelecido em duas horas e 30 minutos. Na carabina deitado (disputada s por homens), os atiradores devem acertar um alvo mvel de 50 m com 60 tiros no tempo de uma hora e 30 minutos. Na carabina de ar, por sua vez, homens e mulheres utilizam uma arma com ar comprimido ou de dixido de carbono. No masculino, so 60 tiros em um alvo de 10 m de distncia, enquanto as mulheres tm de acertar em 40 oportunidades. Na prova de skeet, os pratos so lanados de duas caixas que ficam nas duas pontas de um semicrculo, e os atiradores devem acertar o maior nmero possvel em cinco sries de 25 (para homens) e trs sries de 25 (para mulheres). Na prova de fossa olmpica, homens disputam cinco sries de 25 pratos, enquanto as mulheres competem com trs sries tambm de 25 pratos. Na fossa dubl, a categoria masculina precisa cumprir trs sries de 50 pratos, dez a mais que o estabelecido para a feminina, que tambm deve faz-lo em trs sries. Local: Existem dois tipos de campo para a prtica do tiro esportivo: o normal e o de skeet. O primeiro deve ter cabinas de tiro (cujo nmero varia de acordo com a prova) em um lado e, frente, uma rea mnima de tiro de 15 m de comprimento e 20 m de largura. J o campo de skeet tem um formato diferente. O ponto de onde devem partir os pratos e onde devem estar os atiradores precisa ser demarcado por um semicrculo. Em cada ponta da marcao deve existir um caixa (alta e baixa). Uma delas lana os pratos a 3,05 m de altura, enquanto a outra o faz a 1,07 m. Nesses campos, a rea de tiro deve ter, no mnimo, 15 m de comprimento e 36,82 m de largura. Tticas: A preciso e a concentrao so elementos bsicos para um atleta de tiro esportivo. O primeiro para um melhor aproveitamento dos tiros disparados em cada prova, e o segundo especialmente nas provas lentas, nas quais o atleta chega a ficar uma hora mirando nos alvos. Nas provas rpidas, muitas vezes a preciso deixada um pouco de lado pelos competidores. Como o tempo de exposio dos alvos sempre pequeno, a prioridade do atleta acertar o maior nmero deles possvel. Equipamentos: Os alvos so, na verdade, uma folha de papel com dez crculos concntricos demarcados de um a dez (sendo que dez o mais centralizado). J os pratos utilizados nas provas so feitos de argila, calcrio e alcatro. Existem dois tipos de armas usadas no tiro esportivo: a pistola e a carabina. A primeira tem calibre 22 (exceto a de ar comprimido), pode ter mira ptica e

dispara apenas um tiro por vez. J a segunda mais longa, tambm tem calibre 22 (exceto a de ar comprimido) e comporta apenas dois cartuchos para dois tiros. O atirador, por sua vez, precisa vestir um colete no qual guarda as munies para uso durante a prova. Normalmente, os atletas tambm usam um bon, com o intuito de proteger os olhos da luz solar, bem como um tampo de ouvido, o qual impede a desconcentrao com o barulho dos tiros. Brasil: A modalidade chegou ao pas ainda no sculo XIX, com os imigrantes alemes. Aos poucos, a prtica se tornou comum e foi ganhando adeptos em todo o territrio nacional. Em 1906, foi criada a Confederao Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e os primeiros resultados mais expressivos no tardaram a aparecer. Em 1920, nos Jogos Olmpicos da Anturpia, na Blgica, Guilherme Paraense conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze nas provas de tiro rpido e pistola livre por equipes, respectivamente. Empolgada com o resultado, a Confederao se filiou Unio Internacional do Tiro. No houve, porm, uma seqncia de trabalho. Nesse perodo, o bom desempenho dos brasileiros no Pan superior ao dos Campeonatos Mundiais devido ao nvel dos adversrios. A ausncia dos europeus, que mantm a hegemonia da modalidade, torna a competio mais fcil e melhora o desempenho dos nossos atletas. Tiro Paraolmpico: O tiro estreou nas Paraolimpadas em Toronto-1976. Na primeira edio, apenas os homens competiram. As mulheres tiveram a sua primeira participao quatro anos depois, em Arnhem, Holanda, inclusive disputando provas mistas. Os atletas atiram de posies diferentes daquelas determinadas pelas normas internacionais. Os atiradores podem praticar os seus disparos sentados ou em p, j que um sistema de classificao equipara as chances nas duas categorias. Em Pequim, o Brasil teve representantes do tiro pela primeira vez na histria, com Carlos Henrique Garletti, do Paran. O esporte comeou a ser praticado h dez anos no pas, no Centro de Reabilitao de Polcia Militar do Rio de Janeiro. Desde ento, o Comit Paraolmpico Brasileiro (CPB) investe em clnicas da modalidade para sua difuso. As disputas do tiro paraolmpico so realizadas em uma fase de classificao e uma final. As pontuaes das fases so somadas e vence quem fizer mais pontos. O alvo dividido em dez circunferncias que valem de um a dez pontos. Estas circunferncias so subdivididas, cada uma, entre 0.1 e 0.9 pontos. A menor e mais central circunferncia a que vale mais, dez pontos. Sendo assim, o valor mximo que pode ser conseguido de 10.9. O tiro conta com uma tecnologia de ponta. Durante os Jogos Paraolmpicos, os alvos so eletrnicos e os pontos so imediatamente projetados num placar, de modo a facilitar a visualizao para os atletas.

You might also like