You are on page 1of 31

EJA GRUPO MARILENE DE SOUZA C.

PINHEIRO N 39 SOLANGE NOVAIS N 48 GEOVANI N18 CLEMENCIA N10 LUCINIA ANGELA N 35 PROF DAIANA BIOLOGIA

BIOLOGIA
MITOSE

E MEIOSE

Processos da Diviso Celular - Mitose e Meiose MITOSE


Processo de diviso celular, caracterizado pela duplicao de todos os componentes celulares e pela distribuio uniforme desses elementos nas clulas filhas. Na mitose uma clula original 2n, d origem a duas clulas filhas tambm 2n. So idnticas entre si e idnticas clula original, pois conservam o mesmo nmero de cromossomos. A mitose garante a reproduo dos organismos unicelulares e o crescimento por aumento do nmero de clulas dos organismos pluricelulares. Atua tambm na renovao tecidual e na regenerao.

Mitose

Produz clulas filhas idnticas a clula me.

Diviso celular MITOSE


Mitose= um tipo de diviso celular em que uma clula diplide da origem a duas novas clulas geneticamente idnticas, a clula me. Mitose= um processo de multiplicao da clula que se caracteriza por uma duplicao cromossmica e uma diviso celular. O resultado que as clulasfilhas possuiro o mesmo nmero de cromossomos que a clula-me.

46 2n

46 2n 46 2n

Diplide ou 2n=que possue


o nmero duplo de cromossomos

Clulas somticas=clulas do
corpo

Conceitos bsicos Clula Diplide ou 2n=que possue o nmero duplo de cromossomos.


Clulas Haplide ou n= que possue o nmero impar de cromossomos.

Clulas somticas=clulas do corpo. Cromossomos autossmicos= cromossomos do corpo=44 Cromossomos sexuais= determinam o sexo=2 Clulas possuem: 44 Autossmicos + 2 Sexuais 46 cromossomos 44xx Mulher 44xy Homem

Meiose Homem 46 46 2N

n Sptz 22x 22y 22x 22y

n vulo 22x 22x 22x 22x Gametas

Mulher

46

22y Sptz n

22x vulo n

44 A XY S Ovo ou Zigoto 2n

FASES DO CICLO CELULAR

CICLOCELULAR INTERFASE FASE MITTICA MITOSE CITOCINESE

INTERFASE A interfase o perodo que precede a diviso de uma clula. H clulas que ficam alguns dias em intrfase. Outras, algumas horas e, depois, j iniciam seu processo de diviso. A mitose no iniciase antes que a duplicao do DNA se complete.

ETAPAS DA MITOSE A

mitose se divide em quatro fases fundamentais: Prfase, Metfase, Anfase e Telfase

Na prfase: * Os cromossomos, que foram duplicados durante a fase S da intrfase, se condensam. * O nmero de cromossomos varia de espcie para espcie, mas em humanos o nmero de cromossomos diplides 46. * Os microtbulos citoplasmticos so desarranjados e a clula se prepara para a reorganizao destes microtbulos formando o fuso mittico.

Prfase
-

Incio da condensao do DNA, Migrao dos centrolos para os plos da clula, Desaparecimento da carioteca, Desaparecimento do nuclolo

O cromossomo mittico consiste em duas cromtides que esto conectadas por uma regio denominada de Centrmero.

Na superfcie deste centrmero existem dois cinetocoros, um deles est associado a cromtide. * O outro cinetocoro est associado ao fuso mittico e atravs dele que resulta a movimentao cromossomal. * Desorganizao do envelope nuclear. * A clula segue para a metfase.

Metfase (meta = depois)


Durante a metfase * Alguns dos microtbulos que formam os aparatos do fuso se prendem aos cinetocoros formando o fuso mittico. * Os cromossomos iniciam uma srie de movimentos que resultam num alinhamento de todos os cromossomos na regio equatorial do fuso . * uma fase onde a clula se prepara para a anfase.

METAFASE
-

Centrolos nos plos opostos da clula, Cromtides presas pelas fibras do fuso, Cromossomos localizados na placa equatorial celular.

Anfase: * o momento onde as cromtides iniciam a migrao para cada plo da clula, em direo aos centrolos, provocando a separao das cromtides irms. * Acredita-se que a fora que movimenta as cromtides tem origem atravs da polimerizao de protenas dos microtbulos (actina, miosina e tubulina).

Trmino da anfase e incio da Telfase.

ANAFASE (ana = para cima)


-

separao das duas cromtides de cada cromossomos cromossomos filhos seguem(migrao) para os plos chegada dos cromossomos aos plos (final da anfase)

TELOFASE
-

Cromossomos chegam aos plos opostos da clula, Descondensao dos cromossomos, Reaparecimento do nuclolo e carioteca Diviso do citoplasma (citocinese) Formao da duas clulas filhas idnticas

Durante a telfase * Separao completa das cromtides irms para cada plo da clula. * Reconstituico do envelope nuclear ao redor dos cromossomos. * Descondensao dos cromossomos. * Dissoluo do aparato mittico. * Formao de uma constrio ao nvel da zona equatorial da clula-me, que vai progredindo e termina por dividir o citoplasma e suas organelas em duas partes iguais. * Neste ponto a clula termina a fase de diviso celular (Mitose) e entra na fase de replicao do DNA (Intrfase) iniciando um novo ciclo.

- Citocinese a diviso do citoplasma no final da mitose; centrpeta.

Fases da mitose

Etapas da Mitose

CITOCINESE

ltima etapa do processo, que, no entanto se inicia ainda durante aanafase

Interfase

Profase

Metafase

Anfase

Telfase

MITOSE.GIF
www.ib.usp.br/~crebs/ bio435/anime/MITOSE.GIF

MEIOSE
Importncia Reduo do nmero de cromossomos a metade. Finalidades Diviso celular onde uma clula d origem a quatro clulas, cada uma com a metade do nmero de cromossomos da clula original. o processo atravs do qual formam-se as clulas reprodutoras (gametas). Se no ocorresse reduo numrica de cromossomos durante a meiose, os gametas seriam diplides e a cada gerao o nmero de cromossomos duplicaria nas clulas somticas dos indivduos.

Meiose Meiose= um tipo de diviso celular em que uma clula 2n da origem a 4 novas clulas, geneticamete diferentes. Ocorre nas clulas germinativas (sexuais). Da uma maior variedade gentica. 23 46 23 23 23

You might also like