You are on page 1of 5

Cinto de segurana salva vidas, se usado corretamente

quarta-feira, 8 de fevereiro, 2012

O Cdigo de Trnsito Brasileiro determina, em seu art. 65, que obrigatrio o uso do cinto de segurana para condutores e passageiros em todas as vias do territrio nacional, mesmo em trajetos curtos. nas cidades que ocorrem 80% dos acidentes. O fato de o trajeto ser curto no justifica o no uso do equipamento de segurana. A funo do cinto frear o movimento que o corpo humano adquire com a desacelerao brusca do veculo aps uma coliso. Sem o cinto, o ocupante do veculo pode ser levado contra o volante, painel, para-brisa, colunas e em certos tipos de coliso, o cinto tambm evita que o corpo seja jogado para fora do carro. Isto quer dizer que mesmo no banco de trs, o uso do cinto, alm de obrigatrio, muito importante para a segurana de todos os passageiros. Em muitos casos, os ocupantes do banco de trs, sem o cinto de segurana, podem ser projetados para frente e causar ferimentos e at a morte dos ocupantes do banco dianteiro. Uso correto Antes de ligar o carro, preciso analisar se os cintos no tm cortes e se no existem dobras que impeam a elasticidade. Testar o travamento para ver se est funcionando perfeitamente importante. Verifique tambm se os cintos dos bancos traseiros esto disponveis para utilizao dos ocupantes. Para usar o cinto corretamente os ocupantes do veculo devem ajust-lo firmemente ao corpo, sem deixar folgas. O cinto nunca deve passar pelo pescoo, e sim pelo ombro e meio do peito. A faixa inferior dever ficar abaixo do abdmen. Gestantes No existe proibio legal que impea mulheres grvidas de dirigir, mas o questionamento que fica : at quando dirigir durante a gestao seguro?. No quesito tempo, no h unanimidade entre mdicos e especialistas de trnsito. O bem estar o melhor termmetro. Alguns mdicos defendem que o ltimo trimestre da

gestao mais arriscado, pois a criana se movimenta bastante e pode tirar a ateno da futura me. O fato que muitas gestantes acabam ficando com medo de dirigir, mas de acordo com o cdigo atual no existe restrio alguma. Esse receio pode ser fortalecido por causa do antigo cdigo de trnsito, que proibia a grvida de dirigir a partir do quinto ms. Entre os mdicos, a restrio costuma ser feita a partir do oitavo ms de gestao. Para as que decidem enfrentar o trnsito o cinto de segurana de extrema importncia. Um estudo feito pela Associao Mdica Brasileira revelou que em caso de acidente, a unio do cinto com a proteo de air bag reduz a mortalidade em 68%. Segundo a especialista em trnsito e consultora do Portal o mais indicado para as gestantes o cinto de trs pontos. A faixa diagonal deve passar no meio do ombro, entre os seios e ficar lateralmente ao abdmen. Nunca deve ser colocada debaixo do brao ou da axila. A faixa abdominal deve ser encaixada no quadril, abaixo da barriga.

Proteo do air bag depende de uso correto do cinto de segurana


Pgina Publicada em: junho, 8 de 2010 as 3:58 pm. Na Categoria: Dicas do Cesvi A crena de que veculos dotados de sistema air bag dispensam o uso do cinto de segurana completamente equivocada e de alto risco. Por isso, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentao e Segurana Viria) alerta que o air bag um sistema de proteo complementar ao cinto de segurana, sendo este o mais importante equipamento de segurana. A eficincia do air bag est diretamente relacionada ao uso correto do cinto de segurana, pois foi projetado para ser acionado nas situaes em que somente o cinto de segurana no seja suficiente para garantir a devida proteo, na tentativa de se evitar as leses graves ou fatais. O cinto de segurana proporciona um alto ndice de proteo, porm dependendo da intensidade da coliso, existem casos em que o peito do motorista ou do passageiro pode tocar o volante ou o painel de instrumentos. Nessas situaes que o air bag atua, minimizando ainda mais os riscos de leses graves e/ou fatais. Alm de segurar o corpo dos ocupantes para dar tempo que a bolsa do air bag infle totalmente, o cinto de segurana garante a trajetria dos mesmos em direo bolsa, explica Marcus Romaro, gerente tcnico do CESVI BRASIL. O Contran (Conselho Nacional de Trnsito) estabeleceu, na resoluo 311, a obrigatoriedade do dispositivo de reteno suplementar (air bag) na posio frontal para o motorista e o passageiro, nos veculos de transporte de passageiros com at nove lugares (incluindo o motorista) e para veculos de transporte de cargas que tenham uma massa mxima no superior a 3,5 toneladas. A implantao da medida gradativa e teve incio em janeiro de 2010. A partir de 2014, toda a frota de automveis dever sair de fbrica com o equipamento.

O estudo Potencial de efetividade do air bag, realizado pelo CESVI em 2008, j chamava ateno para os benefcios do dispositivo. As concluses do estudo apontaram que, no Brasil, considerando-se apenas os condutores de automveis e caminhonetas, o potencial do air bag poderia contribuir para manter a vida de aproximadamente 490 pessoas (1,4% dos 35 mil que morrem por ano) que hoje morrem no trnsito, ou evitar ferimentos em mais de 10 mil pessoas, em mdia, proporcionando um impacto econmico positivo de cerca de 315 milhes de reais por ano. O centro de pesquisa ainda estima que seria possvel reduzir 1.600 mortes por ano, se a taxa de adeso do cinto de segurana aumentasse em 10%. CESVI esclarece dvidas frequentes em relao ao air bag - O air bag pode disparar em alguma situao que no seja necessrio? Esse sistema foi desenvolvido para no disparar em colises frontais de baixa intensidade, situaes estas em que somente o cinto de segurana suficiente para garantir a proteo do ocupante. O air bag frontal tambm no dispara em colises laterais, traseiras, capotamentos ou em condies abusivas de rodagem passagens por valetas, lombadas, queda em buracos, guias etc. - Se o veculo estiver parado e sofrer um impacto frontal, o air bag acionado? Depende. acionado se o impacto for muito intenso e se o contato estiver ligado. Entretanto, se desligado por mais de 20 segundos, o dispositivo no acionado. - A partir de qual velocidade o air bag acionado no momento do impacto? O acionamento do air bag no depende diretamente da velocidade do impacto, mas sim, da necessidade de proteo aos ocupantes, nas situaes em que somente o cinto de segurana no seja suficiente. Em uma coliso de baixa a mdia intensidade, por exemplo, h pouca troca de energia e as deformaes ocorrem nas partes de acabamento e/ou nas partes que no so estruturais. Nesse caso, os ocupantes da frente tm pouco ou nenhum contato com as partes internas e somente o cinto de segurana garante a proteo necessria. Os impactos de mdia intensidade podem ocasionar deformaes na travessa frontal do chassi, suspenso e/ou longarina, porm sem diminuio significativa do compartimento do motor. Nessas situaes, pode ocorrer o contato do ocupante com as partes internas do veculo, mas com baixa probabilidade de leses graves. Por isso, nesse caso, o uso do cinto de segurana aliado ao pr-tensionador confere uma proteo eficiente. J os impactos frontais de alta intensidade, caracterizam-se por grandes deformaes estruturais que podem reduzir o espao necessrio para a sobrevivncia dos ocupantes. Neste caso, necessria a mxima proteo disponvel para amenizar o impacto com as partes internas do veculo, ou seja, a combinao de cinto de segurana, pr-tensionador e air bag. - Como a manuteno de cintos de segurana e do air bag?

Cintos de segurana: verifique o estado do cadaro (pode ocorrer o desprendimento de partculas devido deteriorao pelos raios solares). O cinto, quando no est sendo utilizado, deve ter seu fecho virado para a coluna do veculo e no para seu interior, caso contrrio estar como cadaro torcido e no garantir uma a eficcia da proteo em caso de necessidade. Verifique se o fecho trava e libera a lingueta do cinto facilmente. O cadaro deve correr livre durante o uso, porm deve travar em caso de um deslocamento forte, freada brusca e/ou trepidao excessiva do veculo. Em caso de coliso, efetue a troca de todo o conjunto (cinto, retrator e fecho); Air bag: o sistema de air bag no necessita de manuteno, porm, caso a lmpadapiloto do painel de instrumentos acenda, leve o veculo imediatamente a uma oficina especializada. - A reparao inadequada de algum elemento do veculo pode afetar o acionamento do air bag? preciso estar atento reparao de elementos estruturais do veculo que deve passar por uma avaliao detalhada. O reparo somente recomendado quando no so afetadas as reas de deformao programada. Para realizar o processo de substituio parcial, a regio de corte do componente deve ser seguida de acordo com a recomendao do fabricante. A modificao da estrutura causada pela reparao inadequada da longarina pode variar o tempo de acionamento do air bag, fazendo-o abrir antes ou aps o tempo especificado, ou seja, afeta a calibrao do dispositivo. Equipamentos eletroeletrnicos no originais, instalados de forma inadequada , tambm podem ser um risco na medida em que podem vir a ocasionar o acionamento involuntrio do air bag. Alm disso, proibida a montagem de qualquer componente no original na regio frontal do veculo, pois ir comprometer a calibrao do sistema e o air bag fatalmente no funcionar como projetado. - A cadeirinha de beb pode ficar no banco da frente do passageiro em veculos que possuem air bag? A cadeirinha de beb somente deve ser colocada no banco traseiro do veculo, sendo uma exigncia estabelecida por lei. Ela deve ser usada de acordo com a idade, peso e altura da criana. Pois o cinto de segurana de adulto somente protege crianas com mais de quatro anos de idade, que tenham peso prximo aos 20 kg. O air bag infla algo em torno de 30 litros de gs, em 30 milsimos de segundo, e a uma velocidade de aproximadamente 320 km/h. Sendo assim, ele projetado para que os ocupantes s venham a toc-lo aps a bolsa estar totalmente inflada. Por isso muito importante o uso correto do cinto de segurana como tambm o posicionamento dos bancos, garantindo a distncia e tempo necessrios para que a bolsa infle totalmente. Caso contrrio, grande o risco de leses pelo impacto da bolsa com o rosto dos ocupantes durante o enchimento. - Os gases emitidos pelo air bag fazem mal sade?

Esses gases no so txicos, portanto no prejudicam a sade. O p branco que eventualmente solto na abertura da bolsa de ar, apenas um talco com funo de lubrificao.

You might also like