You are on page 1of 6

1

30 de abril a 6 de maio de 2005 - no 035 - Ano 1

A lder das empregadas domsticas


A infncia de Creuza Maria Oliveira, foi encerrada aos dez anos por conta da necessidade de sobrevivncia. Arrumou o primeiro trabalho na casa de uma famlia em Santo Amaro da Purificao, na Bahia. O combinado, inicialmente, era que iria apenas brincar com a filha da patroa e teria oportunidade de estudar. A promessa no foi cumprida.

Passou por vrias privaes desde sempre e ouviu o que h de pior em ofensas racistas. Mesmo assim, no perdeu a ternura e o sorriso franco. Aos 12 anos tornou-se rf e passou a cuidar da prpria sobrevivncia como faz at hoje. S foi escola para ser alfabetizada aos 16 anos. Creuza no esmoreceu e continuou na estrada, lutou. Hoje, muitos anos depois, a atual presidenta da Fenatrad (Federao Nacional dos Trabalhadores Domsticos) e conselheira do CNPIR (Conselho Nacional de Promoo da Igualdade Racial) uma das principais autoridades quando o tema trabalho domstico.
Vitria - Creuza Oliveira batalhou e construiu o Sua fala cristalina e objetiva. Uma figura emblemtica seu prprio destino: optou pela luta contra o pela sua luta e obstinao na busca por melhorias na vida preconceito e o desrespeito aos direitos de sua classe. dos trabalhadores domsticos, que rene mais de oito milhes de trabalhadoras, a grande maioria mulheres e negras. Elas apostam que a 1 Conferncia Nacional de Promoo da Igualdade Racial, que acontece no final de junho em Braslia, ser um momento para reivindicarem seus dire Na semana passada, durante as comemoraes do 27 de abril, Dia Nacional da Empregada Domstica, Creuza participou de encontro em Braslia. Em meio calorosa recepo das companheiras vindas de todo o Brasil, conversou com Destaque Seppir. Abaixo, os principais trechos da entrevista.

Primrdios Comecei a trabalhar como domstica aos dez anos. Nasci em Salvador, em Cosme de Farias. Depois que meu pai morreu, mudei para Santo Amaro da Purificao. Trabalhei na roa e fiquei com minha me. Fui para a cidade trabalhar como bab. A pessoa que me levou disse que era s para eu brincar com a criana e que eu estudaria. Quando cheguei l, isso no aconteceu. Trabalhava como uma pessoa adulta. Alm de tomar conta da criana, lavava os pratos, cuidava da casa, s no fazia cozinhar. Mas cuidava de varrer, lavar fraldas e a histria de ir para escola nem se falava. Aprendi na marra. Em meio aos diversos xingamentos.

Voc imagina uma criana ouvindo isso o tempo todo. Sempre gritos e reclamaes. Nunca ouvia nada de elogios. Era o tempo todo reclamando das coisas que saam mal feitas. Fiquei nessa casa at os 12 anos, quando minha me morreu e tornei-me rf. Por conta da pobreza, que era grande, eu no tinha mais onde morar e nos dois anos seguintes passei por vrias casas na cidade. Mobral Aos 14 anos, eu retornei a Salvador, continuei trabalhando. Escola que bom, nada. Aos 16 anos comecei a freqentar o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetizao) criado pelo Governo Federal na dcada de 70.

Estudei e depois tinha sempre aquela questo: uma patroa permite que voc estude, outra no. E a eu estava sempre abrindo mo do estudo porque para mim o trabalho era uma questo de sobrevivncia. Se eu no tinha nem para onde voltar. Quando voc tem me e pai se voc perde o trabalho, volta para casa. E acabava ficando sem estudar. Mesmo assim, aprendi a ler e escrever. Estudei at a stima srie e parei por 12 anos.

As exigncias colocadas pelas patroas eram: "no quero empregada que estude", "tem que estar aqui noite para servir o jantar", "eu fecho minha casa s dez horas", "no dou chave para empregada", "no vou esperar empregada para abrir porta", "tem que arrumar a cozinha noite pois eu no permito prato sujo na pia". Quando eu voltei tive que comear tudo novamente. Conclui o primeiro grau, fiz o supletivo. Agora estou no primeiro ano do segundo grau e pretendo fazer Direito. Histria O trabalho domstico no Brasil est diretamente ligado ao perodo colonial e a escravido. Por isso que tem a ver com a questo racial.

A luta

A nossa principal luta para dar visibilidade para os diversos problemas que envolvem essa rea. O processo de escravizao com as mulheres e homens no Brasil no foi brincadeira. E ainda hoje ns lutamos para resgatar a auto-estima e a cidadania que foram roubadas da populao negra. Nesse universo est a trabalhadora domstica negra. uma categoria imensa de mo-de-obra feminina. A grande maioria de mulheres negras e jovens. A encontramos tambm a explorao do trabalho infanto-juvenil. Quando ns falvamos da explorao do trabalho infantil, as pessoas diziam que no era verdade, que no era bem assim. Insistamos que havia explorao. Em 95, a OIT (Organizao Internacional do Trabalho) e outras organizaes despertam para essa situao e fizeram uma pesquisa sobre o tema. Descobriu-se a que no Brasil havia 500 mil crianas e adolescentes, de 5 a 17 anos, atuando. Hoje os dados apontam que esse nmero recuou em 17%. Isso foi devido a nossa luta. Legislao Enquanto ns mulheres, trabalhadoras adultas, existe ainda a discriminao na legislao pois as leis que amparam os trabalhadores no do a mesma assistncia para a nossa categoria. Ns somos regidas por uma Lei separada. Existe a CLT (Consolidao das Leis do Trabalho) e ns no somos contempladas ali. O trabalho domstico regulado pela Constituio Federal, no artigo 7. Ns estamos lutando pela equiparao de direitos, valorizao do trabalho domstico e mostrar o valor social que esse trabalho tem para a sociedade.

Cotidiano A discriminao acontece porque esse trabalho feito por mulheres negras, com baixa escolaridade e a, infelizmente, nesta sociedade machista, capitalista e racista, os trabalhos que tm valor so aqueles que exigem a passagem por uma faculdade. Se a profisso no precisa de curso superior no valorizada. Isso acontece com o trabalhador domstico, da construo civil, do comrcio, enfim, em vrias reas.

Laudelina Dona Laudelina de Campos Mello foi a nossa primeira guerreira e lder maior nessa luta pela

3
conquista de direitos da trabalhadora domstica. Chegou a encontrar-se com o presidente Getlio Vargas para que fossem aprovados os projetos com os nossos direitos. Naquela poca, em 1930, ela criou a primeira Associao de Trabalhadoras Domsticas do Brasil. Fez parte da Frente Negra, que lutou pelos direitos civis dos negros. Nos anos 60, criou a associao em Santos e o movimento de domsticas ganhou fora em outros Estados.

Habitao Lutamos ainda hoje pelo direito moradia. Para se ter uma idia, no existe nenhuma categoria que more no local de trabalho, s a domstica. Todos os trabalhadores vo ao local de trabalho, prestam seus servios e voltam para suas casas. Tm sua cidadania, trabalham e tm o seu tempo para ficar com sua famlia. No caso da domstica, isso no acontece. Tem que estar l 24 horas disposio do patro. Ainda est sujeita a violncia moral, psicolgica, fsica e sexual. Muitas vezes, ela tem casa mas a pr-condio para conseguir um trabalho morar no emprego. Tem que largar o marido e os filhos e ficar na casa dos outros, indo para a casa somente nos finais de semana. A explorao maior para aquelas que moram no local de trabalho.

Procura-se Na Bahia, segundo pesquisa, 70% das trabalhadoras domsticas moram no local de trabalho. s dar uma olhada nos jornais do Estado. A grande maioria das vagas ofertadas exige que a profissional durma no emprego, more no trabalho, no estude. Isso acontece e por mais que ns estejamos atuando para mostrar sociedade e as patroas que a trabalhadora precisa ter a sua cidadania, os empregadores ainda tm aquela coisa da casa-grande e senzala. Essa herana permanece, a trabalhadora domstica tem que estar ali sempre perto para atender os patres. Mentalidades A mentalidade no Brasil atrasada, arcaica. Achar que um grupo pode dominar outro uma boa prova. a questo da raa, da classe social, de gnero. Se os homens agridem as suas mulheres e filhas, imagine o que acontece com aquela pessoa que ele considera subalterna, que empregada dele e est ali para cumprir ordens? A mudana de mentalidade fundamental para alterar esse quadro. A sociedade brasileira precisa perceber que as trabalhadoras domsticas so seres humanos e que tm que ter a cidadania plena.

Despertar A partir do momento em que a trabalhadora domstica tiver conscincia do valor social do seu trabalho e do seu poder teremos dado um grande passo. No dia em que dissermos todas juntas "no vamos trabalhar", o Brasil pra, e a os patres percebero a nossa importncia. Sete dias na semana

Eu sempre tinha uma angstia muito grande. Trabalhava de segunda a sexta mas nos finais de semana que eu estava trabalhando ficava revoltada. Via meus patres sarem para ir praia, ao cinema, ao clube e eu presa ali no local de trabalho com folgas de 15 em 15 dias. E ainda s podia sair depois de botar uma mesa, fazer um caf e por a vai. Isso sempre me incomodou porque todo mundo tinha seus direitos e ns domsticas, nada.

Luz no fim do tnel

Certo dia, ouvi no rdio que um grupo de domsticas se reunia no Colgio Antonio Vieira, que no perodo noturno tinha bolsas de estudo para trabalhadores de baixa renda. A grande maioria era de

4
trabalhadoras domsticas e tinha vergonha disso. Pouqussimas diziam que eram trabalhadoras domsticas. A comearam a discutir o porqu disso. Foi quando surgiu o Grupo de Domsticas de Salvador no final dos anos 1970.

Alicerces Em 1986, esse grupo fundou a Associao Profissional das Trabalhadoras Domsticas. Depois entrei para o Movimento Negro e o Movimento de Mulheres. Tudo isso, escondido da minha patroa. S depois de um longo tempo eu disse que participava. Ela tentou me desestimular dizendo que eu j tinha casa e comida e o que eu queria mais? Disse que ns queramos ter direitos. "Onde que vocs vo ter direitos?", disse ela.

Mesmo assim, continuei participando. Chamava minhas primas, minha irm. E a a luta foi crescendo e em 13 de maio de 1990 ns criamos o Sindicado da Trabalhadora Domstica da Bahia. Comeamos a participar dos grupos de domsticas pelo Brasil. Fui a Durban, na frica do Sul, convidada pela ONU (Organizao das Naes Unidas) para falar sobre a mulher negra trabalhadora domstica. A Fenatrad

Em 2002, assumi a presidncia da Fenatrad, criada em 1997. Antes disso, eu fazia parte da entidade como representante regional. uma entidade nacional que agrega os sindicatos dos Estados. Sou tambm secretria de formao do Sindicato da Bahia, fao parte do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e do CNPIR (Conselho Nacional de Promoo da Igualdade Racial). Desde que eu comecei a militar no movimento, por meio do grupo de domsticas, procurei ampliar os horizontes de luta. As mulheres negras, pobres, vistas como escravas, como coisas, violentadas no local de trabalho em todos os sentidos.

Nossas crianas

Tem muita gente que acha que as nossas crianas, pelo fato de serem negras, tm que trabalhar antes da idade adulta. Na classe mdia branca voc no v os filhos deles trabalhando quando criana. Quando eles vo trabalhar, com 16 anos, no escritrio do pai, ajudando. Sem nenhuma obrigao. Tm direito de fazer curso de lnguas, natao, diverso. Enquanto nossas crianas, com cinco anos, j esto no mercado de trabalho. Isso tem a ver com racismo. Discriminao Durante minha trajetria, fui vtima de uma srie de agresses racistas. Algumas prolas foram: "nega feia", "nojenta", "do cabelo duro". Nos locais onde eu trabalhava ouvia isso o tempo todo. Uma patroa minha dizia para a filha dela: "se voc no estudar voc vai ser graxeira", em referncia ao trabalho considerado inferior, desprezvel. Tudo isso me marcou muito na vida. Mas eu no tenho mgoa, eu transformo tudo isso que eu passei em luta para melhores condies da minha categoria. Futuro Eu no tenho filhos, mas meus sobrinhos, os filhos das minhas companheiras, quero que no passem o que eu, minha av, minha me e minhas colegas passaram. Eu quero que as crianas negras tenham um futuro diferente do meu. E isso poder ir para a escola e estudar, brincar e quando chegar idade adulta, escolher. Ter o direito de disputar o mercado de trabalho com outros trabalhadores e no ser jogado no trabalho domstico sem opo. Hoje, as pessoas so obrigadas por no ter estudado.

5
Tudo agora

A gente no tem quase nada ento ns queremos tudo. Todas as bandeiras de reivindicaes de direito tm o nosso apoio. Ns queremos moradia, sade, educao, participao poltica. CNPIR Esse governo Lula de participao popular. Eu acredito que o governo no ir resolver todas as questes em um ou dois mandatos. Mas foram criadas coisas importantes. Como o caso da Seppir e do CNPIR. No houve nenhum governo que tivesse essa preocupao. O governo Lula teve. A criao da Seppir no foi toa. resultado da luta do povo negro, do Movimento Negro no pas que reforou a sua criao. Tem tudo a ver com a necessidade de darmos visibilidade a populao que esquecida: negros, ndios, ciganos.

Diversidade O CNPIR tem o papel de dar visibilidade a esses segmentos. E l, estamos discutindo o encaminhamento de polticas pblicas para esses grupos. O conselho tem tudo a ver com a luta do povo negro no Brasil pela promoo da igualdade racial. As cotas, Estatuto da Igualdade Racial, entre outros. Como trabalhadora domstica, ter um assento neste conselho a prova de que nossa luta no est parada. Estamos atuando em vrias instncias, seja no CNPIR, seja no Conselho de Polticas para as Mulheres, seja dentro do Movimento Negro, nos sindicatos, nas federaes, nos partidos. Participamos de aes junto com outros setores discriminados. caso dos gays e lsbicas que ainda lutam pela sua cidadania plena, a questo da intolerncia religiosa, a causa dos ciganos, dos sem-terra, dos sem-teto nas reas urbanas.

Coro nico

O resultado de tudo isso ter muitas vozes juntas, dizendo: "ns queremos polticas pblicas, ns tambm somos cidados, ns tambm votamos". Ns no queremos ser somente eleitoras. Queremos ser lembradas na hora da formulao de polticas pblicas.

Expectativa A minha expectativa de implementarmos polticas pblicas e dar visibilidade s questes das populaes menos favorecidas. A instituio de 2005 como Ano Nacional de Promoo da Igualdade Racial uma vitria de todos ns. Participo ativamente da elaborao da Conferncia Estadual da Bahia. Ela no resolver todas as questes. Mas um passo muito importante. Mulheres, negras, trabalhadoras domsticas ainda mais importante. Eu espero que o Brasil cresa em todos os sentidos. Hoje a gente pode pelo menos falar das coisas que esto erradas. Estamos tendo espaos importantes. Vida Eu moro na periferia de Salvador, no bairro da Mata Escura. um bairro extremamente violento, onde tem grupos de extermnio da juventude negra e uma srie de problemas. Tenho minha casa prpria e no a troco por outra em qualquer bairro no centro da cidade. Depois de toda essa batalha, muita coisa mudou na minha vida. S a conquista da minha conscincia poltica no h preo que algum possa pagar. Foi por meio da luta que cresci, politicamente, racialmente, na questo de gnero. Pude entender melhor o porqu desta situao de desigualdade, de desrespeito, de violncia. aquela coisa: quando voc no tem conscincia, acha que tudo natural. Que foi Deus quem quis e tal. Mas

6
quando se desperta essa conscincia, passa-se a perceber as questes polticas, raciais e de gnero que levam grupos a sofrer certos tipos de violncia e discriminao.

Em frente - Sempre disposta, a presidenta da Fenatrad atua nos movimentos sindical, negro e de mulheres.

You might also like