You are on page 1of 5

PROVA de HISTRIA MDULO III do PISM (2003-2005) QUESTES OBJETIVAS

01. Leia, com ateno, o texto abaixo: A Revoluo foi filha da guerra no sculo XX: especificamente a Revoluo Russa de 1917, que criou a Unio Sovitica, transformada em superpotncia pela segunda fase da Guerra dos trinta e um anos (1914-1945)
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. So Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 61.

Com essas palavras, Hobsbawm atesta a forte relao entre as duas guerras mundiais e a trajetria da Rssia no breve sculo XX. Leia as afirmativas abaixo: I. A participao da Rssia na I Guerra causou inmeros problemas no pas, como a crise de abastecimento da populao, que suscitou vrios levantes populares, comprometendo a legitimidade do governo de Nicolau II. II. Diante da crise, os bolcheviques entraram em cena, organizando greves e passeatas. O crescente descontentamento levou queda do Czar, em maro de 1917, precipitando os acontecimentos que levariam Revoluo de Outubro. III. O papel decisivo desempenhado pela URSS na vitria dos Aliados sobre o Eixo, na II Guerra, contribuiu para transformar a URSS em superpotncia no ps-Guerra.

Aps a leitura, pode-se afirmar que: a) Apenas I e II esto corretas. b) Apenas II e III esto corretas. c) Apenas I e III esto corretas.

d) Todas esto corretas. e) Todas esto erradas.

02. Sobre o processo de industrializao no Brasil, leia as afirmativas abaixo: Durante a Primeira Repblica, o Rio de Janeiro se transformou no principal centro industrial do pas, graas abundncia de energia hidrulica e grande presena de imigrantes com conhecimentos tcnicos. II. A Primeira Guerra Mundial interrompeu o processo de industrializao do pas, dada a impossibilidade de importar matrias-primas. III. Com a crise de 1929 e o declnio das exportaes de caf, reduziu-se a capacidade de importao da economia brasileira, levando o governo a adotar medidas que acabaram impulsionando a industrializao substitutiva. Aps a leitura, pode-se afirmar que: a) Apenas I e II esto erradas. b) Apenas II e III esto erradas. c) Apenas I e III esto erradas. I.

d) Todas esto erradas. e) Todas esto certas.

03. A opo por lutar contra o nazi-fascismo colocou em xeque a manuteno de uma ditadura no Brasil, contribuindo para o declnio do Estado Novo, um processo que culminou em 1945, mas que teve incio bem antes. Todas as afirmaes abaixo relacionam-se com o contexto de declnio do Estado Novo, EXCETO: a) Devido crescente oposio a seu governo, Vargas comeou, em 1942, a se movimentar no sentido de preparar a transio controlada de um Estado autoritrio para um regime mais aberto. b) O Ministro do Trabalho fez uma campanha de popularizao da figura de Vargas nos meios de comunicao, principalmente atravs do programa radiofnico Hora do Brasil, com o objetivo de assegurar o apoio popular a Vargas. c) A turbulncia poltica do perodo expressa-se no movimento queremista de 1945, cujas principais palavras de ordem eram Queremos Getlio e Constituinte com Getlio. O queremismo ganhou as ruas, deixando as elites civis e militares preocupadas com as intenes continustas de Vargas. d) Com a renncia de Vargas, em 1945, Joo Goulart eleito Presidente da Repblica.Os militares reagem e, por meio de um golpe de estado, nomeiam o General Eurico Gaspar Dutra para a presidncia, cujo governo inconstitucional se estende at 1950. e) Na conjuntura final do Estado Novo, foram criados os principais partidos polticos brasileiros atuantes at o Golpe de 1964: a UDN, o PSD e o PTB. A constituio de partidos de carter nacional rompia com a tradio regionalista da poltica partidria brasileira. 1

04. Leia, com ateno, o texto a seguir: Pel esticou para Tom Jobim. De batuta, Tonzinho fez umas desarmonias com Vinicius e tocou para Oscar Niemeyer. Niemeyer desenhou umas colunas no ar, abriu uma alvorada, viu que Rubem Braga estava marcado, escrevendo Ai de Ti, Copacabana na Manchete de Janeiro, e resolveu ele mesmo arrematar a gol.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Feliz 1958. Rio de Janeiro: Record, 1998, p. 13.

A citao acima refere-se ao Brasil dos anos 1950, perodo marcado por grande otimismo em relao aos rumos da Nao. Entre as afirmaes abaixo, indique aquela que NO diz respeito aos Anos Dourados : a) A vitria da seleo brasileira de futebol na Copa do Mundo na Sucia contribuiu para o clima de otimismo da sociedade brasileira no perodo. b) Apesar da democracia, o perodo foi de forte represso sobre determinadas manifestaes culturais, como o cinema novo, a poesia concreta e as telenovelas. c) Nesse perodo nasceu a Bossa Nova, um gnero prprio, um estilo musical intimista, muitas vezes confundido com a americanizao do samba brasileiro. d) A arquitetura modernista, que inspirou a construo de residncias e prdios pblicos, expressa bem o clima de otimismo dos anos 1950. e) A dcada de 1950 foi tambm o perodo da Juventude Transviada, representada por James Dean, que inspirou jovens brasileiros rebeldia comportamental.

05. Na noite do dia 13 de dezembro de 1968, o Brasil viveu uma de suas passagens mais dramticas com a divulgao do AI-5, consolidando o Estado militar no Brasil. Qual das afirmaes abaixo NO est relacionada ao perodo da ditadura militar no pas? a) Com o anncio do AI-5 e de um novo Ato Suplementar, o Congresso foi fechado e os direitos civis e constitucionais foram suspensos. b) Durante o perodo, os programas de televiso que eram considerados pelos militares como uma manifestao de oposio ao regime passaram a ser censurados. c) O clima de insegurana tomou o pas depois da instituio do AI-5. A imprensa diria foi proibida e todos os jornais fechados, at a abertura poltica, no final da dcada de 70. Por outro lado, as rdios s transmitiam os programas elaborados pelos prprios militares. d) O exrcito criou dois organismos de operaes especiais, voltados para investigar, prender e conter os opositores do regime: o Destacamento de Operaes e Informaes (DOI) e o Centro de Operaes de Defesa Interna (Codi). e) Entre os movimentos de oposio ao regime militar, destacou-se o trabalho das pastorais organizadas por lideranas progressistas da Igreja Catlica. Alm disso, muitos padres colocavam advogados disposio das famlias de presos polticos.

06. Embora URSS e Estados Unidos fossem protagonistas da Guerra Fria, o confronto entre as duas potncias em geral se manifestou por meio de suas aes sobre outros pases. Sobre essas aes, marque a INCORRETA: a) No segundo Ps-Guerra, decidida a impedir o estabelecimento de regimes capitalistas hostis na regio que considerava sua esfera de influncia, a URSS imps o regime comunista em pases do Leste Europeu. b) No incio dos anos 1950, quando da invaso da Coria do Sul pela Coria do Norte, os Estados Unidos enviaram tropas regio, destinadas, num primeiro momento, a conter o avano do comunismo. c) No incio dos anos 1960, os Estados Unidos incentivaram a invaso da Baa dos Porcos por cubanos anticastristas, que tinham por objetivo derrubar o regime de Fidel Castro. d) No episdio conhecido como crise dos msseis, os EUA lanaram msseis em direo a Cuba, destruindo parte da capital do pas. e) No final dos anos 1960, temendo que o Vietn do Sul se tornasse comunista, a exemplo do Vietn do Norte, os Estados Unidos intervieram militarmente para deter a ao do Vietcongue.

07. Reunidos em Washington, em 1989, funcionrios do governo dos EUA, de organismos internacionais e economistas latino-americanos discutiram um conjunto de reformas para que a Amrica Latina superasse a crise econmica e retomasse o caminho do crescimento. O resultado desse encontro passou a ser denominado de Consenso de Washington, cujas diretrizes, de carter neoliberal, serviriam de guia para os formuladores da poltica econmica no Brasil, durante os anos 1990. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NO tem relao com esse enunciado: a) O consenso defendia um conjunto de medidas em favor da economia de mercado, para a recuperao das economias latino-americanas. b) Alguns dos principais problemas econmicos do Brasil, no perodo em que se realizou o encontro, eram: elevada dvida externa, estagnao econmica e inflao crescente. c) Para contrabalanar as medidas neoliberais no plano da economia, o Estado atuou fortemente na reduo das desigualdades sociais, reforando a legislao trabalhista (CLT) e impondo limites s demisses, para conter o desemprego. d) As medidas propostas pelos presidentes que se sucederam no Brasil dos anos 1990 apontavam para a reduo do papel do Estado na economia, expressa na privatizao das empresas estatais e na abertura comercial e financeira. e) Apesar da adoo das medidas neoliberais, a dcada de 1990 se encerrou com baixo crescimento econmico e elevado desemprego no Brasil.

08. No ps-II Guerra, a Europa Ocidental iniciou um processo de integrao que resultou na Unio Europia. Sobre esse processo, assinale a alternativa INCORRETA: a) No intuito de colaborar para a reconstruo das economias dos pases da Europa Ocidental, os Estados Unidos lanaram o Plano Marshall, que acabou contribuindo para a integrao econmica daqueles pases. b) A instituio do Mercado Comum Europeu, em fins dos anos 1950, foi um importante passo na trajetria da integrao europia. c) No final dos anos 1970, o ritmo de integrao dos pases europeus se acelerou, com a criao de um Parlamento Europeu e de uma corte de justia. d) Em 2002, o Banco Central Europeu comeou a colocar em circulao as notas e moedas de Euro, outro importante passo na integrao das economias europias. e) A integrao econmica tem sido acompanhada de significativos avanos na integrao jurdica e poltica, expressa no consenso em torno da aprovao da Constituio Europia entre os pases membros.

QUESTES DISCURSIVAS Questo 01

(cada questo vale at quatro pontos)

Os fragmentos de texto que se seguem referem-se a um contexto que marcou a histria recente de quase todos os pases da Amrica do Sul. Leia, atentamente e, em seguida, responda ao que se pede: Pela primeira vez fui parte de uma comunidade, tinha carta branca para fazer perguntas indiscretas e divulgar minhas idias, mas isso terminou bruscamente em1973. Da noite para o dia tornei-me uma estrangeira em minha prpria terra, at que por fim tive que partir, pois no podia viver e criar meus filhos em um pas onde o medo imperava e onde no havia lugar para dissidentes como eu.
Isabel Allende escritora chilena

Falava-se em Brasil Grande, Brasil Potncia. Distribuam-se adesivos com a inscrio Brasil, ame-o ou deixe-o. Pas, futebol, Copa, seleo e governo misturavam-se num grande Carnaval de junho. Vivia-se um ciclo de crescimento indito na histria nacional (...) o Brasil tornara-se a dcima economia do mundo, oitava do ocidente, primeira do hemisfrio sul.
Elio Gaspari jornalista brasileiro

a) A que contexto as citaes se referem?

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

b) Indique, com suas prprias palavras, dois aspectos que a autora do primeiro texto lamenta em relao ao referido contexto.

I) _________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ II) ________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

c) Indique, com suas prprias palavras, dois aspectos que caracterizam tal contexto, ressaltados pelo autor da segunda citao.

I) _________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ II) ________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________


4

Questo 02
Os problemas enfrentados pela populao africana, nos dias atuais, associam-se histria da utilizao do territrio africano. Leia a citao abaixo e observe o mapa. Em seguida, responda s questes propostas:

frica: domnios coloniais

EUROPA

Todo ingls nasce com uma espcie de poder miraculoso, que o torna mestre do mundo (...). Quando precisa de um novo mercado para suas mercadorias (...) envia um missionrio para ensinar o evangelho da paz. Os nativos matam o missionrio, e ele corre s armas em defesa da cristandade; e se apossa do mercado como uma ddiva do cu.
Bernard Shaw escritor ingls

N
0 760 1520

Possesso belga Possesso francesa

Possesso italiana Possesso portuguesa

Possesso espanhola Possesso inglesa

Antigas colnias alems Pas independente

Fonte: Latlas jeune afrique de continent africain. Paris, Ls ditions de Jaguar, 1993.

a) Indique dois problemas que afetam boa parte da populao africana atualmente.

1) _______________________________________________________________________________ 2) _______________________________________________________________________________

b)

Analise a relao desses problemas com a histria da frica no sculo XX.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

You might also like