You are on page 1of 27

O Princpio da Proporcionalidade e seus Aspectos ticos Linda Luiza Johnlei Wu*

O cientista, para conhecer o sistema jurdico, precisa identificar quais os princpios que o ordenam. Sem isso, jamais poder trabalhar o direito. (Carlos Ari Sundelfeld)1

Resumo: O princpio da proporcionalidade apenas adquiriu um fundamento dogmtico claro e preciso em meados do sculo XX. Somente apenas no segundo ps-guerra que o princpio se desenvolveu amplamente, graas jurisprudncia e a doutrina alem, que o elevou ao status de princpio constitucional. Sendo coincidncia ou no, foi justamente na prpria Alemanha onde se verificou que o princpio da legalidade em sentido estrito no bastava para proteger os direitos fundamentais dos homens de certas arbitrariedades, pois, no nazismo, os abusos foram realizados sob proteo deste mesmo princpio. A nova concepo alem do princpio da proporcionalidade servir como exemplo a inmeros pases, principalmente queles que optaram pelo modelo Estado Democrtico de Direito, que busca sobretudo uma igualdade material, preservao da liberdade e realizao da justia, sendo que, sua realizao s ser possvel com a aplicao do princpio da proporcionalidade, conforme demonstraremos no presente trabalho. Isto porque, assim como a
* Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista; Advogada inscrita na OAB/SP. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Curso de Graduao e Ps-graduao da Faculdade de Educao So Lus de Jaboticabal e Professora titular da disciplina de Direito do Consumidor da Faculdade Barretos. 1 SUNDFELD, Carlos Ari; Fundamentos de Direito Pblico. 2a. ed. So Paulo: Malheiros, 1996, p. 137.

justia, o princpio defende o equilbrio, a moderao, a ponderao, a medida certa, sendo portanto, um princpio fundamentalmente tico. Palavras-chave: Princpios. Justia. Proporcionalidade. Direito Justo. Necessidade. Adequao. Sumrio: Introduo; 1. Os Princpios e o Ordenamento Jurdico; 2. Aspectos Histricos e Fundamento do Princpio da Proporcionalidade; 2.1. Contexto Histrico; 2.2. Fundamento; 3. Conceito e Elementos do Princpio da Proporcionalidade; 3.1. Conceito; 3.2. Adequao; 3. 3. Necessidade; 3.4. Proporcionalidade em Sentido Estrito; 4. O Princpio da Proporcionalidade e a Justia; Concluso; Bibliografia. Introduo Os princpios ajudam na compreenso global do nosso sistema jurdico, alm do que so peas chaves na construo da cincia jurdica. Analisando a parte prtica, os princpios so verdadeiras normas jurdicas, que devem ser observados na soluo do caso concreto. Dessa forma, conhecer os princpios do direito condio sine qua non para aplic-los corretamente. O jurista que s conhece a regra e ignora o princpio, est ignorando justamente a parte que faz dela um todo coerente, lgico e organizado, podendo por vrias vezes incidir no erro de aplicar uma regra que afronta o sistema, cometendo assim flagrante inconstitucionalidade. Conforme a Constituio Federal vigente, estamos constitudos em um Estado Democrtico de Direito. A partir da possvel extrair vrios princpios implcitos, indispensveis para a realizao de uma igualdade material e da justia, valores buscados por todos os Estados que optaram por este modelo.

MANIGLIA, Mariana Bolliger. O Princpio da Proporcionalidade no Direito Penal Brasileiro. 2004. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso) Faculdade de Histria e Servio Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2004, p. 25. 3 Apud LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 33.

O princpio da proporcionalidade justamente um dos princpios que se encontram implcitos na Constituio Federal de 1988, possvel de ser extrado devido ao modelo de Estado ora escolhido. Isto porque exerce papel fundamental na concretizao da justia e da igualdade material proposta. um princpio que possui um grande contedo tico, pois ao propor a ponderao, a moderao, o equilbrio, est na verdade buscando por valores ticos como o bom, o bem, o belo e o justo; sem dvida alguma, um dos princpios do Direito Justo. 1 . Os Princpios e o Ordenamento Jurdico Os princpios so os alicerces do ordenamento jurdico; o ordenamento jurdico deve ser construdo observando-os sempre como referencial, pois so eles que propiciaro lgica e racionalidade ao sistema, iro reger todo o ordenamento jurdico, atravs de diversas funes. Eles so fundamento da ordem jurdica, com eficcia derrogatria e diretiva; exercem funo orientadora do trabalho interpretativo; tm funo integrativa e diretiva, e, ainda, limitativa2. Os princpios so as idias centrais de um ordenamento jurdico, atravs dela que todo o sistema se organiza, devendo o sistema estar em harmonia com os princpios adotados. Portanto, h uma subordinao de todo o sistema a eles. Conforme Esser3, el principio no es por s mismo el mandato, sino que es la base, el criterio o la justificacin del mandato, assim, alm dos princpios servirem como base, serviro tambm como justificativa ou critrio da norma.

LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 33. 5 Apud BONABIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 9 ed. So Paulo: Malheiros, 2000, p. 259.

atravs dos princpios que todo aplicador do direito deve orientar-se. No caso de haver uma lei que esteja em confronto com um determinado princpio, essa ser desconsiderada em detrimento do princpio, pois a lei no pode contradizer o princpio; isto porque, este contm valores fundamentais inerentes sociedade, que orientam a constituio, o regime e o ordenamento jurdico. Embora tenham carter abstrato, uma vez que, no contm sanes e figuras tpicas, sua aplicao deve ser concreta. H uma concretizao dos princpios quando so observados na feitura da lei e na sua aplicao. necessrio avaliar, se a lei no confronta com nenhum princpio e se os princpios foram respeitados naquela lei. O momento oportuno de se corrigir a falha verificada devido ao descompasso da lei com o princpio, o do provimento judicial. neste momento que o princpio deve ser lembrado, pois eventualmente foi esquecido pelo legislador na feitura da lei. Segundo Karl Larenz, Los princpios indicam slo la direccin en la que est situada la regla que hay que encontrar. Podemos decir que son un primer paso para la obtencin de la regla, determina los pasos posteriores. Como al establecer las reglas de comportamiento humano se elige entre diferentes posibilidades y, para ello, se realiza una valoracin esto se estima en ms que esto otro -, los principios contienen predecisiones sobre los ulteriores valores que hay que encontrar y que se tienen que mantener dentro del marco sealado por la predecisin, que debe dar satisfaccin al principio.4 Segundo o jurista Crisafulli5, os princpios so fonte bsica e primria, sobrepondo-se s leis e costumes, com fora para ger-los e invalid-los.

MELLO, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 13 ed. So Paulo: Malheiros, 2001, p.772. 7 Direito Administrativo Moderno. 2 ed. rev. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998, p. 132. 8 SUNDFELD, Carlos Ari; Fundamentos de Direito Pblico. 2a. ed. So Paulo: Malheiros, 1996, p. 144.

Portanto, em uma hierarquia piramidal do ordenamento jurdico, os princpios esto no topo da pirmide normativa e possuem uma supremacia em relao s demais regras. Assim, violar um princpio muito mais grave que transgredir uma regra qualquer. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio, mas a todo sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme escalo do princpio atingido, porque representa insurgncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremissvel a seu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra. Isto porque, com ofend-lo, abatem-se as vigas que o sustm e alui-se toda a estrutura nelas esforada6. Conforme Medauar7: Constituem as bases nas quais assentam institutos e normas jurdicas. Embora alguns princpios estejam implcitos, estes tambm formam parte do nosso ordenamento jurdico e devem ser respeitados. O artigo 5, 2 os prev e os adota, uma vez que, so decorrentes do regime e dos demais princpios que nela esto explcitos. Segundo Carlos Ari Sundedfeld8: Os princpios implcitos so to importantes quanto os explcitos; constituem, como estes, verdadeiras normas jurdicas. Por isso, desconhec-los to grave quanto desconsiderar quaisquer outros princpios. Dessa forma, imensurvel a importncia do tema, requerendo profundo estudo, principalmente devido ao seu carter abstrato e geral. Embora h muito seja objeto de investigao dos juristas, tanto no campo da teoria do direito como na dogmtica jurdica, a formulao de uma definio do princpio da proporcionalidade no tarefa simples. Conforme
Apud STEINMETZ, Wilson Antnio; Coliso de Direitos Fundamentais e o princpio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 147.
9

Bonavides, mencionando idia de Xavier Philippe, princpios se oferecem mais compreenso do que definio9. Nortearo todas as atividades estatais, pois, conforme supramencionado, so valores fundamentais que devero ser observados, permanecendo nsitos sociedade. Assim, devero ser obedecidos desde a elaborao das normas at a sua aplicao, ou seja, at adequao da norma ao caso concreto, sendo fundamental tambm, a observncia dos mesmos na compreenso e integrao do ordenamento jurdico. 2. Aspectos Histricos e Fundamento do Princpio da Proporcionalidade 2.1 Contexto Histrico Desde a Antiguidade j se aludia a uma idia de proporcionalidade entre o ato praticado e a sano imposta, ou seja, j havia um ideal de proporo, de moderao, no sentido de que a sano deve ser imposta na medida do dano causado. Podemos verificar tal afirmao, ao analisarmos a Lei de Talio do Cdigo de Hamurabi, cujo ditame era: olho por olho dente por dente, que posteriormente foi adotado pelo povo hebreu na Lei Mosaica e pelos romanos na Lei das Doze Tbuas. Verificamos, dessa forma, que desde a Antiguidade os povos j buscavam por uma proporcionalidade entre o ato praticado e a sano imposta, dentro logicamente de seus parmetros. Portanto, para os antigos, aquele que feriu com fogo, com fogo tambm dever ser ferido. Ressaltase que, apesar de buscarem pela proporo certa, todavia, estavam distantes de

10
11

RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.109. CANOTILHO, J. J. G. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1999, p.259

traar as idias mestras que envolveriam o princpio da proporcionalidade, isto porque, a proporcionalidade, naquela poca, restringia-se apenas na retribuio na mesma medida. E, conforme verificaremos posteriormente, a reciprocidade jamais poder ser sinnimo de proporcionalidade. Na Grcia, Aristteles foi um dos filsofos que se preocupou com a proporo, com a medida certa, j adiantando que: O justo , por conseguinte, uma espcie de termo proporcional.10 Procurou ainda, demonstrar como alcanaramos este termo proporcional. Analisando o princpio (nos moldes similares aos atuais) num contexto histrico mais recente, observa-se que sua origem e evoluo acompanham a origem e evoluo dos direitos e das garantias individuais da pessoa humana, verificada com o surgimento do Estado de Direito na Europa. Assim, sua origem remonta aos sculos XII e XVIII, poca em que o direito era concebido como algo natural, imutvel, a-temporal, a-histrico, inscrito, anterior e inerente ao prprio homem (Jusnaturalismo). Dessa forma, era dever do soberano respeit-lo. na Inglaterra que se observa a primeira manifestao do princpio de uma forma mais concreta, pois, foi no Estado Absolutista ingls, em 1215, que surgiu o primeiro documento (Magna Carta) com a finalidade de limitar o poder do monarca, evitando-se as arbitrariedades costumeiras praticadas contra os sditos. Portanto, o princpio da proporcionalidade nasceu no mbito do Direito Administrativo, como princpio geral do direito de polcia11, e se desenvolveu como evoluo do princpio da legalidade.

Com as revolues burguesas do sculo XVIII, de ideais iluministas, o princpio da proporcionalidade foi levado ao campo constitucional, principalmente em relao intangibilidade do homem e no respeito sua dignidade. Assim, o poder do monarca passou a ser limitado pelo respeito ao homem e sua dignidade. Desejava-se a garantia de alguns direitos individuais, principalmente queles ligados classe burguesa, ou seja, o da liberdade individual, direito este, pleiteado na Revoluo Francesa. Buscou-se a criao de mecanismos capazes de controlar o Poder Executivo no exerccio de suas funes, evitando-se, assim, a arbitrariedade e o abuso de poder. A Constituio Francesa de 1791, no seu artigo 3, previu expressamente o princpio da legalidade. Desde ento, procurou-se pela sua efetivao, atravs de instrumentos processuais, que continham o princpio da proporcionalidade implcito neles. Como exemplo, pode-se citar o rcours pour excs de pouvoi, mecanismo que permitiu pleitear, perante o Conselho do Estado, recurso para reformar qualquer ato administrativo que violasse o princpio da legalidade ou que abusasse do poder. Assim, tornou-se possvel contestar os atos do Poder Executivo, indagando a proporo entre os fins almejados e os meios utilizados, delineando, dessa forma, o princpio da proporcionalidade. Posteriormente, a Alemanha, sob influncia da Frana, formulou o princpio da proporcionalidade em mbito constitucional, no campo dos direitos fundamentais. na Alemanha que o princpio da proporcionalidade vai ser definido melhor, servindo, posteriormente, de exemplo para outros pases. Apesar de ter sido recepcionada pela Constituio de Weimar de 1919, foi aps a 2 Guerra Mundial que os tribunais alemes proferiram vrias sentenas, no sentido do legislador no ter poder ilimitado para a criao de leis que restringissem os direitos fundamentais.

O princpio da proporcionalidade vista sob o mbito constitucional se deu com a Lei Fundamental de Bonn. A partir de sua promulgao, o controle de constitucionalidade passou a considerar trs aspectos fundamentais: a necessidade, a adequao e a proporcionalidade na medida restritiva. Os direitos fundamentais foram colocados como ncleo principal de toda a ordem jurdica, assegurando a limitao do poder do Estado em observncia aos direitos naturais. Isto se deve ascenso do modelo Estado Democrtico de Direito, o qual encontra-se vinculado diretamente ao princpio da constitucionalidade, sendo que o princpio da proporcionalidade serviu para incrementar e expandir tal princpio. Portanto, foi com a evoluo da importncia dos direitos fundamentais e a defesa por um carter social legislao, que surge o princpio da proporcionalidade com sua formulao atual, como um a forma garantidora dos direitos dos cidados. Paradigmtica a deciso proferida pelo Tribunal em processo sobre armazenagem de petrleo em 1971. Assim exprimiu-se: o meio empregado pelo legislador deve ser adequado e necessrio para alcanar o objetivo procurado. Desde ento este princpio tem sido largamente utilizado, permitindo-se afirmar que a trasladao do princpio da proporcionalidade do Direito Administrativo para o Direito Constitucional tem sido, em ltima anlise, obra dos tribunais, notadamente da Corte Constitucional alem12. atravs dessa deciso do Tribunal Constitucional alemo de 16 de maro de 1971, que se observa clara e precisamente a formulao do princpio da proporcionalidade, inclusive acompanhado de seus elementos. Portanto, foi atravs da doutrina e jurisprudncia alem que a idia de proporcionalidade ascendeu a categoria de princpio.
SOUZA, C. A P. de; SAMPAIO, P. R. P. O princpio da razoabilidade e o princpio da proporcionalidade: uma abordagem constitucional. Disponvel em: < http: www. Puc-rio.br/ sobrepuc/depto/ direito/ pet_jur/ cafpatrz.html >.
12

No Brasil, o princpio da proporcionalidade foi recepcionado a partir da influncia portuguesa, a qual havia apreendido seu conceito e contedo, juntamente com os demais pases europeus, baseados nas fontes alems. O surgimento do princpio da proporcionalidade no ordenamento jurdico portugus, como princpio normativo da ordem constitucional, bastante recente e data de 1976. No ordenamento jurdico brasileiro no h ainda, nenhuma norma prevista sob o princpio, mas a Constituio o prev implicitamente, tanto que, o princpio da proporcionalidade encontrase em todos os ramos do direito brasileiro, atuando de forma mais incisiva em alguns que em outros. 2.2 Fundamento O Estado Democrtico de Direito, tem o princpio da legalidade como um alicerce, mas diferente do Estado de Direito, busca sobretudo uma igualdade material (no apenas formal) e a realizao da justia. Exige-se que o Estado tenha uma atuao positiva e concreta no campo social, de modo a preservar valores socialmente aceitos, que esto sintetizados na dignidade da pessoa humana. A funo estatal viabilizar a convivncia humana, atendendo aos interesses da maioria e respeitando os direitos fundamentais. Para tanto, faz-se necessria a existncia de normas reguladoras, que no podem, nem mesmo, ser derrogadas pela vontade da maioria. Contudo, isso ainda no o suficiente, havendo a necessidade de ponderao dos limites de preferncia do todo em relao s partes, devendo para tanto, valer-se do princpio da proporcionalidade,

Acesso em: 20 de junho de 2005. 13 GUERRA FILHO, Willis Santiago. Direitos Fundamentais, Processo e Princpio da Proporcionalidade. Dos Direitos Humanos aos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997, p. 267. 14 CANOTILHO, J. J. G. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1999. 15 STEINMETZ, Wilson Antnio; Coliso de Direitos Fundamentais e o princpio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 160.

preservando-se a dignidade da pessoa humana. Ento o relacionamento existente entre o Estado, a comunidade e os integrantes desta viabilizado pela mxima da proporcionalidade.13 Do princpio da proporcionalidade decorre que, na atuao do Estado frente aos interesses pblicos, faz-se necessrio o sopesamento destes com os interesses individuais e coletivos, guardando assim todos os direitos dos cidados e realizando as intervenes proporcionais. Para Canotilho14, o princpio do Estado de Direito concretizado atravs de seus subprincpios: o princpio da legalidade da administrao, os princpios da segurana jurdica e da proteo da confiana dos cidados; e finalmente o da proporcionalidade. Partindo-se da anlise do modelo de Estado adotado, conclui-se que o princpio da proporcionalidade um princpio garantidor da realizao do Estado Democrtico de Direito, uma vez que este preza pela proteo da liberdade e pela igualdade de todos os indivduos. O Tribunal Constitucional Federal alemo argumentou que o Estado de Direito no tem apenas um sentido formal, mas tambm um sentido material. Neste ltimo, est presente a idia de justia. Assim, o princpio da proporcionalidade um princpio concretizador da idia de justia presente no princpio do Estado de Direito15. Importante ressaltar que, no Estado Democrtico de Direito, no se almeja uma igualdade genrica, mas o que se procura um tratamento diferenciado, onde se deva procurar adequar a lei s necessidades e peculiaridades de cada indivduo, tentando chegar-se a uma igualdade material.

16

LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 141.. 17 LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 142.

Para Karl Larenz16, o princpio da proporcionalidade na verdade, subsidirio do princpio da igualdade, pois pode haver motivos dentro da sociedade que possam vir a justificar ou ainda fazer necessria uma parcial desigualdade. Quando estes motivos existem, o princpio da igualdade substitudo pelo princpio da proporcionalidade. Segundo este ltimo princpio, a desigualdade no pode ir mais alm do que a causa objetiva justifique. Assim, no lugar da igualdade estrita, temos uma igualdade relativizada pela proporcionalidade, demonstrando assim a preocupao de tratar os desiguais desigualmente na medida de sua desigualdade, para obter assim a igualdade material. Observa-se como exemplo da igualdade relativizada, devido ao princpio da proporcionalidade, a obrigatoriedade do servio militar aos homens e de sua iseno s mulheres, ou ainda a graduao dos impostos, conforme a capacidade contributiva. Conforme Larenz17: Donde se introducen diferencias, el principio de la proporcionalidade exige que la diferenciacin de las consecuencias jurdicas se produzca en correspondencia con las diferencias que consideradas objetivamente son significativas en relacin con los hechos regulados. Neste diapaso, o fundamento do princpio encontra-se no modelo de Estado adotado. A Constituio Federal brasileira, em seu artigo 1, caput, prev que estamos constitudos num Estado Democrtico de Direito. Este modelo de Estado prima pela justia nos seus aspectos de igualdade e de direitos fundamentais e, o Princpio da Proporcionalidade, conforme supramencionado a sua concretizao lgica, sendo tambm indispensvel para a consecuo de
SOUZA, C. A P. de; SAMPAIO, P. R. P. O princpio da razoabilidade e o princpio da proporcionalidade: uma abordagem constitucional. Disponvel em: < http: www. Puc-rio.br/ sobrepuc/depto/ direito/ pet_jur/ cafpatrz.html >. Acesso em: junho de 2005.
18

um dos principais objetivos do Estado brasileiro, reduzir as desigualdades sociais e regionais (artigo 3, III, Constituio Federal) 18. H ainda autores que acreditam que o fundamento do princpio da proporcionalidade est na proteo dos direitos fundamentais, que a nossa Constituio Federal trata como clusula ptrea. Para haver a proteo dos direitos fundamentais decorrentes da dignidade da pessoa humana, valor fundamental no nosso Estado Democrtico de Direito, sem dvida alguma, imprescindvel a aplicao de tal princpio. Isto porque, o princpio da legalidade por si s no consegue afastar as injustias que eventualmente o legislador possa cometer no exerccio de suas atribuies. Aprendeu-se com a experincia que o princpio da legalidade no basta para evitar desrespeitos aos direitos fundamentais. No nazismo, os direitos fundamentais da pessoa foram transgredidos, sob a proteo do princpio da legalidade. Assim necessrio, se faz o princpio da proporcionalidade, na medida em que, esta procura estabelecer uma adequao justa da medida adotada em relao ao fim a ser alcanado. Portanto, nesta outra perspectiva, o princpio da proporcionalidade est fundamentado na proteo da dignidade da pessoa humana, nos direitos fundamentais da pessoa. Entretanto, ... somente se consagram esses direitos atravs da concretizao do modelo de Estado atual, cuja maior funo a sntese dos valores constantes nos Direitos Fundamentais, como por exemplo, a dignidade da pessoa humana e os outros dela decorrentes: vida, liberdade,

19

MANIGLIA, Mariana Bolliger. O Princpio da Proporcionalidade no Direito Penal Brasileiro. 2004. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso) Faculdade de Histria e Servio Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2004, p. 25. 20 LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 141.

etc... Ento o Princpio da Proporcionalidade no se fundamenta nos Direitos Fundamentais, mas sim no Estado Social Democrtico de Direito, onde aqueles se concretizam19. Apesar da divergncia quanto ao fundamento do princpio da proporcionalidade, conclui-se que nas duas idias defendidas, tal princpio encontra-se fundamentado no nosso ordenamento jurdico, uma vez que, ele se configura como exigncia da manuteno da escolha de modelo de Estado, que busca pela preservao dos direitos fundamentais da pessoa. 3. Conceito e Elementos do Princpio da Proporcionalidade 3.1 Conceito Verifica-se que o princpio da proporcionalidade implica na restrio de se impor aos indivduos, obrigaes, sanes e restries que atentam contra a sua dignidade, sendo que a medida imposta ao indivduo no pode ser alm da estritamente necessria para o atendimento do interesse pblico. Segundo Karl Larenz20, ... el derecho de libertad del ciudadano frente al Estado slo puede quedar limitados en la medida indispensable para proteger los intereses pblicos. El principio de la proporcionalidad suministra un criterio jurdico-constitucional para llevar a cabo una ponderacin ajustada de los intereses a proteger, es decir, del campo de proteccin de los derechos fundamentales, por una parte, y los intereses dignos de defensa por otra.

21

STEINMETZ, Wilson Antnio; Coliso de Direitos Fundamentais e o princpio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 160. 22 OLIVEIRA ROCHA, L. O. de. O princpio da proporcionalidade como instrumento de controle constitucional de normas penais. Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 772, 2000, p. 472.

Fundamental ainda, a adequao dos meios aos fins, isto porque, a proporcionalidade remete primeiramente a uma idia de correspondncia, de sopesamento e de moderao. O princpio ordena que a relao entre o fim que se pretende alcanar e o meio utilizado deve ser proporcional, racional, no-excessiva e no-arbitrria. Isso significada que entre o meio e o fim deve haver uma relao adequada, necessria e racional ou proporcional21. O Tribunal Constitucional alemo j afirmou em diversas oportunidades, que a aplicao do princpio da proporcionalidade, envolve comprovar se o meio utilizado para proteger penalmente um bem jurdico, considerada a limitao que pressupem os direitos fundamentais, encontra-se em situao de equilbrio razovel com a pretendida proteo do mesmo bem jurdico22. Neste diapaso, o princpio um critrio de justia, pois prima por uma relao adequada entre meios e fins. atravs do princpio que se obtm o justo, o moderado; o mesmo possibilitar o controle de qualquer excesso ao confrontar os motivos com os efeitos da invaso da autoridade estatal na esfera privada. Portanto, o princpio da proporcionalidade ser sempre o ponto de partida da anlise entre os meios soberanos utilizados nas intervenes do Estado na esfera privada, se esta se mantm em proporo ao fim almejado. Ou ainda, entre o nus imposto ao indivduo e o fim almejado e, com base neste princpio que se avalia o nus recebido, ou seja, se este foi necessrio, justo e o mais adequado, ou se houve excessos na medida imposta ao indivduo.

23

MELLO, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 13 ed. So Paulo: Malheiros, 2001, p.81. 24 VILA, Humberto. Teoria dos Princpios. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 105-106.

Conforme Celso Antnio Bandeira de Mello23: Este princpio enuncia a idia singela, alis, conquanto freqentemente desconsiderada de que as competncias administrativas s podem ser validamente exercidas na extenso e intensidade proporcionais ao que seja realmente demandado para cumprimento da finalidade de interesse pblico a que esto atreladas. Segue-se que os atos cujos contedos ultrapassem o necessrio para alcanar o objetivo que justifica o uso da competncia ficam maculados de ilegitimidade, porquanto desbordam do mbito da competncia; ou seja, superam os limites que naquele caso lhes corresponderiam. Assim, ele espelha a necessidade da adequao entre o fim de uma norma e os meios que esta designa para atingi-lo, encontrando-se a aplicao do princpio da proporcionalidade somente quando existe uma relao de causalidade entre um meio e um fim. Portanto, a aplicabilidade desse princpio no irrestrita, dependendo sua aplicao de trs elementos essenciais, quais sejam, um meio, um fim concreto e uma relao de causalidade entre eles24. Na verdade, a proporcionalidade mais do que um critrio, regra ou elemento de juzo utilizado para firmar conseqncias jurdicas, ele um princpio consubstancial ao Estado Democrtico de Direito com plena e necessria funcionalidade, apresentando-se a sua utilizao como uma das garantias bsicas que devem ser observadas em todas as hipteses em que os direitos e liberdades fundamentais possam ser lesionados25. O princpio da proporcionalidade manteve-se com o mesmo contedo proposto pela mais alta corte alem, sendo assim composta por trs elementos, quais sejam: adequao, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.

25

PENALVA, Ernesto Pedraz. Constitucin, Jurisdiccin y Proceso. Madrid: Akal, 1990, p.313. 26 VILA, Humberto. Teoria dos Princpios. So Paulo: Malheiros, 2003.

3.2 Adequao O princpio da adequao tambm denominado de princpio da idoneidade ou princpio da conformidade. O aspecto da adequao exige a apreciao da adequao da norma. fundamental analisar se, para o fim almejado, foi utilizado um meio adequado e idneo e se o meio escolhido contribuir para a obteno daquele determinado fim. Trata-se de estudar se a medida idnea, apta, til, apropriada para atingir o fim perseguido. A lei ser considerada inidnea e inadequada quando incapaz de produzir o resultado pretendido. H portanto, a exigncia de causalidade entre o meio a ser empregado e o fim a ser alcanado. Assim, o fim alcanado, necessariamente deve estar atrelado ao meio utilizado, devendo o fim ser resultado do meio. Humberto vila26, ensina que a anlise da adequao deve ser feita em trs aspectos: quantitativo, qualitativo e probabilstico. Na anlise quantitativa, deve-se avaliar a intensidade de um meio, ou seja, em qual intensidade ele promover o fim desejado. Ou ainda, se no h outro meio capaz de promover em maior quantidade o fim desejado. No aspecto qualitativo, examina-se o meio empregado em detrimento de outro meio, se o meio empregado promover melhor, igual ou pior o fim desejado, ou seja, a anlise a qualidade proporcionada.

27

VILA, Humberto. Teoria dos Princpios. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 113. 28 CANOTILHO, J. J. G. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1999.

Quanto ao aspecto probabilstico, a anlise no mbito da probabilidade, a fim de se determinar qual o grau de certeza propiciado pelo meio empregado, com relao a se alcanar o fim. Ou melhor, se no h outro meio que propicie uma maior certeza de se atingir o fim desejado. Vejamos a anlise da adequao e seus vrios aspectos num caso concreto27: o Supremo Tribunal Federal examinou o caso de uma lei que determinava, para o exerccio legal da profisso de corretor de imveis, a exigncia de comprovao de condies de capacidade. O Tribunal, no entanto, entendeu que o exerccio de tal profisso no dependia da referida comprovao. Declarando que o meio (atestado de condio de capacidade) no promovia o fim (controle do exerccio da profisso). 3. 3 Necessidade Este princpio conhecido como princpio da exigibilidade, da indispensabilidade, da menor ingerncia possvel, da interveno mnima. Ao tratarmos da necessidade, necessrio observar se a medida adotada realmente indispensvel ao indivduo, se optou-se pela medida mais eficaz e menos gravosa ao caso concreto. Canotilho28 o denominou como o princpio da menor ingerncia possvel. A medida torna-se necessria quando no houver como escolher um outro meio to eficaz quanto o escolhido, ou seja, quando no houver outro meio que limite em menor grau o direito fundamental. Assim, fundamental questionar se a medida restritiva de direitos aplicada ao caso

29

Apud STEINMETZ, Wilson Antnio; Coliso de Direitos Fundamentais e o princpio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 151. 30 STEINMETZ, Wilson Antnio; Coliso de Direitos Fundamentais e o princpio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 151.

em tela, imprescindvel para a preservao do direito ora infringido, se no h outro meio to eficaz quanto e menos nocivo. Conforme informa Gavara de Cara, [...] el Tribunal Constitucional alemn h establecido que una medida legislativa es necesaria cuando no puede ser elegida otra medida igualmente efectiva que limite menos el derecho fundamental o que suponga una menor carga para el titular29. Percebe-se a necessidade de sopesar o direito que ser restringido com o direito que fora transgredido, sendo que este dever estar em um patamar de importncia maior, pois s assim encontra-se fundamento para a sua restrio. Portanto, primeiramente analisa-se a eficcia dos meios e, logo aps, avalia-se qual o meio menos danoso. O meio a ser utilizado dever ser o menos nocivo possvel e dever por conseguinte produzir o fim desejado. Contudo, de acordo com a doutrina e jurisprudncia alem, a eficcia do meio menos prejudicial dever no mnimo ser igual ao do meio mais prejudicial. Caso contrrio, no ser exigvel a substituio deste por aquele30. Divide-se a necessidade em quatro aspectos: exigibilidade material, que nos leva a refletir se a restrio indispensvel; espacial, que exige a delimitao do mbito de atuao; temporal, que requer a extino da restrio com o decurso do tempo e, por ltimo, pessoal, impondo a delimitao da pessoa ou do grupo de pessoas que devero ter seus interesses afetados.

31

VILA, Humberto. Teoria dos Princpios. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 116. 32 STEINMETZ, Wilson Antnio; Coliso de Direitos Fundamentais e o princpio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 152.

Com o intuito de visualizar melhor as idias propostas acima, vejamos um exemplo dado por Humberto vila31: o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a lei que previa a obrigatoriedade da pesagem do botijo de gs vista do consumidor tanto porque impunha um nus excessivo s companhias como porque a proteo dos consumidores poderia ser preservada de outra forma menos restritiva de direitos fundamentais, como a medida de fiscalizao por amostragem. 3.4 Proporcionalidade em Sentido Estrito Segundo Manuel Medina Guerrero32 este terceiro princpio implica que los medios elegidos deban mantenerse en una relacin razonable con el resultado perseguido. Na verdade, est intimamente relacionado a um sistema de valorao, pois para garantir-se um direito, na maioria das vezes se faz necessrio restringir-se outro. Para que seja legtima a restrio, imprescindvel que haja uma avaliao teleolgica, chegando-se concluso que o direito juridicamente protegido apresenta contedo valorativamente superior ao restringido. Portanto, este princpio traz consigo, uma proposta de valorao entre o direito garantido e o direito restringido. Exige-se a ponderao da importncia da realizao do fim e a intensidade da restrio aos direitos fundamentais. Deve haver um equilbrio entre o bem comum da sociedade e as garantias dos indivduos que a compem.. Conforme Humberto vila deve-se

33
34

VILA, Humberto. Teoria dos Princpios. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 116. CANOTILHO, J. J. G. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1999, p. 263 35 RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.110

questionar se: as vantagens causadas pela promoo do fim so proporcionais s desvantagens causadas pela adoo do meio?33 Segundo Canotilho34, o juzo de proporcionalidade permite um perfeito equilbrio entre o fim almejado e o meio empregado, isto , o resultado obtido com a interveno na esfera de direitos do particular deve ser proporcional carga coativa da mesma. E ainda: meios e fim so colocados em equao mediante um juzo de ponderao, com o objectivo de se avaliar se o meio utilizado ou no desproporcionado em relao ao fim. Portanto, o princpio da proporcionalidade em sentido estrito a ponderao de bens propriamente dita, o mandato de ponderao. Neste diapaso, ao tentar adequar o caso concreto com o princpio da proporcionalidade, sem afront-la, necessrio se faz a adequao da medida em relao ao fim almejado, sendo que esta medida deve ser exigvel, por no haver outra que ocasione um menor dano, isto porque, o menor mal considerado um bem em comparao com o mal maior, uma vez que o mal menor deve ser escolhido de preferncia ao mal maior, e o que digno de escolha um bem, e entre duas coisas a mais digna de escolha um bem ainda maior35. As vantagens obtidas devem, assim, ser maior que as desvantagens. Destaca-se, finalmente, que as constituies costumam conter um longo elenco de propsitos e finalidades mas, na maioria das vezes, so breves na explicitao dos meios a serem utilizados. Assim, desde cedo a doutrina compreendeu que, se uma constituio define um

36

SOUZA, C. A P. de; SAMPAIO, P. R. P. O princpio da razoabilidade e o princpio da proporcionalidade: uma abordagem constitucional. Disponvel em: < http: www. Puc-rio.br/ sobrepuc/depto/ direito/ pet_jur/ cafpatrz.html >. Acesso em: junho de 2005. 37 RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.125. 38 RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.125 39 Apud LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 48.

determinado fim a ser alcanado pelo Estado, ela tambm lhe defere os meios, da a importncia da interpretao extensiva para a hermenutica constitucional36. Por conseguinte, quando a lei estabelece uma lei geral e surge um caso que no abarcado por essa regra, ento correto (visto que o legislador falhou e errou por excesso de simplicidade), corrigir a omisso, dizendo que o prprio legislador teria dito se estivesse presente, e que teria includo na lei se estivesse previsto o caso em pauta37. Vrios juristas modernos, afirmam a possibilidade da aplicao do princpio mesmo que contra legem, em defesa das garantias constitucionais. Segundo Aristteles38, toda lei universal, mas no possvel fazer uma afirmao universal que seja correta em relao a certos casos particulares. 4 . O Princpio da Proporcionalidade e a Justia O tema justia vem sendo investigado desde Aristteles e at hoje so vrios os autores que tentam defini-la. So numerosas as afirmaes na literatura moderna sobre o que seria justia, a maioria divergindo no particular, porm possuindo traos comuns. Henkel39 destaca duas mximas que desde a Antiguidade, fazem parte do princpio de justia: dar a cada um o que seu e tratar de forma igual ao essencialmente igual e ao

40

Apud LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 48. 41 Apud LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 48. 42 Apud LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 48. 43 Apud LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 48. 44 Apud LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 48. 45 LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 33. 46 RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.111.

desigual desigualmente na proporo de sua desigualdade. Engisch40 fala das tradicionais idias formais de igualdade, proporcionalidade e equivalncia, e Fikentscher41 de justia igualitria e justia material. Para Ryffel42, o significado fundamental da palavra justia reside na suposio de um ordenamento correto subtrada a arbitrariedade humana, segundo o qual dever reger o comportamento dos homens. Segundo Tammelo43, a palavra justo significa uma qualidade valorativa de carter social, tico e positivo, que refere a cada um, relaes correlativas de direito e dever e a distribuio do conveniente. Finalmente Rawls44 entende que homens com idias diferentes da justia podem, no entanto, estar de acordo em que as instituies so justas se ao atribuir os direitos e deveres fundamentais, no se estabelece nenhuma diferena arbitrria entre os homens e se as regras produzem um equilbrio significativo entre as pretenses concorrentes para o bem da vida social. Larenz entende justia no sentido estrito como el procedimiento de la igualdad normatizada45, consiste no igual ser tratado de forma igual e o desigual desigualmente ainda que segundo o critrio do igual. Para Aristteles, cabe ao juiz observar que as pessoas no so iguais e no recebero coisas iguais. A distribuio deve ser feita de acordo com o mrito de cada um, o que justo com relao distribuio, tambm deve ser com o mrito em certo sentido46.

47

RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, pgs.109 e 111. 48 LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis DezPicazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, pgs. 47 e 145.

Tomando Fikentscher como exemplo, podemos fazer a distino entre a justia igualitria e a justia material. Sendo que a justia igualitria aparece em quase todas as formulaes anteriores, percebemos que os demais pontos de vista tm como finalidade a justia objetiva. Para haver uma justia igualitria, fundamental que o comportamento de todos seja julgado com as mesmas regras e as mesmas medidas, a partir da subtramos a regra que prevalece na maioria das constituies: todos os homens so iguais perante a lei. Portanto, uma das formas visveis de injustia seria adotar medidas diferentes para aplicar uma sano, em atitudes de iguais reprovaes, em funo do bem jurdico tutelado ser o mesmo. Dessa forma, verifica-se que, para considerar uma deciso como justa ou injusta, imprescindvel analisar a medida adotada e, ao tratar de medida ideal, inevitvel remeter-se questo de proporo. Segundo Aristteles, ...o justo neste sentido o meio-termo, e o injusto o que viola a proporo, pois o proporcional o intermedirio, e o justo o proporcional. E ainda, se os litigantes conseguirem o meio termo obtero o que justo 47. Portanto, para o filsofo, a justia envolve uma questo de proporo, havendo a exigncia de se manter a moderao e a ponderao. No mesmo sentido tambm o entendimento de Karl Larenz48, pois para o jurista, o princpio da proporcionalidade, em seu sentido de proibio da excessividade, um princpio do Direito Justo que deriva imediatamente da idia de justia. Sem dvida alguma, conecta com a idia de moderao e de medida justa no sentido de equilbrio. Segundo o jurista supramencionado: Una sentencia justa es la que da a cada uno lo que le corresponde.

49

LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Lus DezPicazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 33. 50 LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Lus Dez-Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991, p. 145.

Percebe-se ainda, o quo complicado estabelecer o que seria proporcional, por isso na maioria das vezes mais fcil de se verificar a injustia do que a justia. Segundo o autor: Por ello, la mayor parte de las veces es ms fcil decir que esto o aquello es absolutamente injusto, inadecuado o desproporcionado, que decir que es precisamente lo justo, lo adecuado y lo proporcionado49. E ainda, Casi siempre hay un espacio para arbitrio, mas, lo general, puede decirse con bastante seguridad lo que es desproporcionado o excesivo, tras una ponderacin de los biene y una comparacin con otros casos50. Aristteles ao tratar do tema demonstrou que para se verificar a justia ou a injustia, primeiramente deve haver alteridade (relao do eu com o outro), sendo que o justo ser o ponto intermedirio, o meio-termo, ou seja, o justo se relaciona com a quantia e quantidade intermediria, ao passo que a injustia se relaciona com os extremos, com o excesso ou com a falta. Na justia corretiva, o justo envolver quatro requisitos, quais sejam: duas pessoas e dois objetos distribudos. Fazendo a conexo com o princpio da proporcionalidade, percebe-se que h uma relao lgica entre o princpio e a justia, uma vez que, para aplicar o princpio, necessariamente deve haver duas partes e cada uma possui um direito. So portanto, dois direitos que a serem sopesados e, fundamental ainda que haja dois objetos a serem analisados, o meio e o fim, sendo que o princpio procurar um meio-termo, no sentido de tentar encontrar uma medida que atinja o fim de forma mais eficaz possvel e, no entanto, que seja o menos gravoso para o indivduo.

51
52

RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.1110 RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.1112 . 53 Na mitologia grega, Radamanto um dos juzes dos mortos. 54 RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003, p.113.

Nesta perspectiva, o princpio da proporcionalidade um princpio que prima pelo justo, pois o justo proporcional, e o injusto o que viola a proporo. Quanto a este ltimo, um dos termos se torna grande demais e o outro muito pequeno, como efetivamente acontece na prtica, pois o homem que age injustamente fica com uma parte muito grande daquilo que bom, e o que injustamente tratado fica com uma parte muito pequena51. Aristteles52 demonstra ainda que a reciprocidade no se identifica com a justia, assim a justia de Radamanto53: Se algum sofrer o mesmo que fez, ento a devida justia ter sido feita, trata-se na verdade de uma medida injusta, isto porque, a reciprocidade deve fazer-se de acordo com uma proporo e no na base de uma retribuio exatamente igual. Vejamos um exemplo de uma retribuio proporcional, ou seja, justa, proposta por Aristteles54: suponhamos que A um arquiteto, B um sapateiro, C uma casa e D um par de sapatos. O arquiteto deve receber do sapateiro o produto do trabalho deste, e dar-lhe o seu em retribuio. Se houver uma igualdade proporcional de bens e ocorrer uma ao recproca, o resultado que mencionamos ser verificado. Se no for assim, a permuta no ser igual, nem vlida, pois nada impede que o trabalho de um seja superior ao do outro, e neste caso, os produtos devero ser igualados. Do mesmo modo o direito, para que haja justia; imprescindvel que o direito a ser restringido tenha um valor menor do direito a ser preservado com a restrio. Portanto, a realizao da justia depender sempre da aplicao do princpio da proporcionalidade, isto porque atravs do princpio que se encontrar o meio-termo, ou seja,

atravs do princpio que se encontrar uma medida que atinja o fim de forma mais eficaz possvel e, no entanto, que seja o menos danoso para o indivduo. Concluso Aplicar o princpio da proporcionalidade significa aplicar um direito que vai alm da letra fria da lei, a realizao de um Direito Justo, porque acolhe os valores e os anseios defendidos pela sociedade, deixa interagir o senso de justia em detrimento da regra. Permite ao aplicador do direito interpretar e aplicar a norma jurdica priorizando as legtimas expectativas sociais. Quando se verificou que o princpio da legalidade no bastava para proteger o homem de arbitrariedades contra os seus direitos fundamentais, lesando assim a sua dignidade, despertou-se para uma nova realidade, qual seja , a regra por si s no basta, muitas vezes desprotege com o seu aval. Percebeu-se, assim, a fraqueza do princpio da legalidade, surgindo, neste contexto, o princpio da proporcionalidade. O princpio da proporcionalidade surgiu justamente com o intuito de resguardar o homem e seus direitos fundamentais, valorizando a sua dignidade; e, fundamentalmente, buscar pela concretizao da justia. O princpio se faz fundamental ainda para a realizao de uma igualdade material, sendo subsidiria do princpio da igualdade. atravs do princpio que se procurar realizar a mxima: tratar de forma igual ao essencialmente igual e ao desigual desigualmente na proporo de sua desigualdade.

Neste diapaso, apesar de ser um princpio relativamente recente, pois adquiriu um fundamento dogmtico, claro e preciso, apenas em meados do sculo XX, um princpio que exige respeito em todas as reas do direito. Pois um princpio que se caracteriza fundamentalmente pela busca da justia, uma vez que procura dar a cada um o que lhe devido, segundo uma proporcionalidade. Com efeito, a busca pela justia deve ser a eterna obsesso do cientista e do operador do direito, pois nosso dever lutar pelo Direito; mas no dia em que encontrarmos o Direito em conflito com a Justia, lutemos pela Justia (Mandamento 4o. do Declogo do Advogado, elaborado pelo jurista uruguaio Eduardo J. Couture em 1949). Referncias bibliogrficas RISTTELES. tica A Nicmaco; traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Martin Claret, 2003. VILA, Humberto. Teoria dos Princpios. So Paulo: Malheiros, 2003. BONABIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 9 ed. So Paulo: Malheiros, 2000. CANOTILHO, J. J. G. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimbra: Almedina, 1999. COPETTI, Andr. Direito Penal e Estado Democrtico de Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.

GUERRA FILHO, Willis Santiago. Direitos Fundamentais, Processo e Princpio da Proporcionalidade. Dos Direitos Humanos aos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. LARENZ, Karl. Derecho Justo: Fundamentos de tica Jurdica; traduo e apresentao de Luis Dez Picazo. Madrid: Editora Civitas S.A, 1991. MAGIONI, J. F. A teoria fruits of the poisonous tree e o princpio da proporcionalidade no processo penal brasileiro. Revista de Estudos Jurdicos UNESP, n. 10, ano 6, jan-dez 2001. MANIGLIA, Mariana Bolliger. O Princpio da Proporcionalidade no Direito Penal Brasileiro. 2004. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso) Faculdade de Histria e Servio Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2004. MEDAUAR, O. Direito Administrativo Moderno. 2 ed. rev. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. MELLO, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 13 ed. So Paulo: Malheiros, 2001. MENDES, G. F. O princpio da proporcionalidade na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. Disponvel em: <http:

//geocities.yahoo.com.Br/profpito/oprincipiodaproporcionalidadegilmar.html>. Acesso em: 19 de junho de 2005. OLIVEIRA ROCHA, L. O. de. O princpio da proporcionalidade como instrumento de controle constitucional de normas penais. Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 772, 2000. PENALVA, Ernesto Pedraz. Constitucin, Jurisdiccin y Proceso. Madrid: Akal, 1990. ROLIM, Luciano Sampaio Gomes. Uma viso crtica do princpio da proporcionalidade. Jus Navegandi, Teresina, a. 6, n. 56, abril 2002. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp/id=2858> Acesso em: 20 de junho de 2005. SECATTO, Osvaldo Antonio. O Princpio da Proporcionalidade na Aplicao das Sanes aos Atos de Improbidade Administrativa. 2003. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso) Faculdade de Histria e Servio Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2003. SOUZA, C. A P. de; SAMPAIO, P. R. P. O princpio da razoabilidade e o princpio da proporcionalidade: uma abordagem constitucional. Disponvel em: <http: www. Puc-rio.br/ sobrepuc/depto/ direito/ pet_jur/ cafpatrz.html>. Acesso em: 20 de junho de 2005. STEINMETZ, Wilson Antnio; Coliso de Direitos Fundamentais e o princpio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. SUNDFELD, Carlos Ari; Fundamentos de Direito Pblico. 2a. ed. So Paulo: Malheiros, 1996.

You might also like